Sei sulla pagina 1di 3

Centro de Ensino Mtodo Bioqumica Prof Kelly Oliveira

Determinao de carboidratos e glicoprotenas na membrana das hemcias


Relatrio da aula do dia 09 de novembro do 2011

Anglica n 1 Juliana n 14 Marcia n 23 Rita n 30

Introduo Eritoblastose fetal ou Doena Hemoltica do Recm Nascido (DHRN)


Mulheres que tem no sangue fator Rh- produzem anticorpos anti-Rh ao gerarem filhos Rh+. Durante a gravidez, e principalmente na hora do parto, ocorrem rupturas na placenta, com passagem de hemcias da criana Rh+ para a circulao da me. Isso estimula a produo de anticorpos anti-Rh e adquirir a memria imunitria, ficando sensibilizada quanto ao fator Rh. Na primeira gravidez a sensibilizao geralmente pequena e o nvel de anticorpos no sangue no chega a afetar a criana. Na hora do parto, porm, a sensibilizao grande, de modo que, em uma segunda gestao, se o feto for Rh+, o sistema imunolgico j est preparado e "vacinado" contra o fator Rh+, os anticorpos anti-Rh atravessam a placenta e destroem as hemcias fetais, processo que ocorre incessantemente ao longo de todo perodo da gestao, facilitando assim um aborto natural. A destruio das hemcias leva anemia profunda, e o recm-nascido adquire ictercia (pele amarelada), devido ao acmulo de bilirrubina, produzida no fgado a partir de hemoglobina das hemcias destrudas. Como resposta anemia, so produzidas e lanadas no sangue hemcias imaturas, chamadas de eritroblastos. A doena chamada de Eritroblastose Fetal pelo fato de haver eritroblastos em circulao ou doena hemoltica do recm-nascido. Se o grau de sensibilizao da me pequeno, os problemas se manifestam apenas aps a criana nascer. Nesse caso, costuma-se substituir todo o sangue da criana por sangue Rh-. Com isso, os anticorpos presentes no organismo no tero hemcias para aglutinar. Como as hemcias tm em mdia trs meses de vida, as hemcias transferidas vo sendo gradualmente substitudas por outras fabricadas pela prpria criana. Quando o processo de substituio total ocorrer, j no haver mais anticorpos da me na circulao do filho. Logo aps uma mulher Rh- dar luz um filho Rh+ injeta-se nela um a quantidade de anticorpos anti-Rh, imunoglobulina, cuja funo destruir rapidamente as hemcias fetais Rh+ que penetram na circulao da me durante o parto, antes que elas sensibilizem a mulher, para que no haja problemas nas seguintes gestaes.

Objetivo
Determinar carboidratos e glicoprotenas na membrana das hemcias de cada aluna do grupo, por meio da utilizao de reagentes com anticorpos contra acar A (anti-A), B (anti-B) e D (anti-D).

Material
Gaze Alcool 70% 3 lminas 1 par de luvas para procedimentos 1 lanceta descartvel Essa quantidade de material utilizada para cada participante do grupo.

Mtodo
Calar a luva de procedimento em uma das mos. Fazer a assepsia do dedo a ser puncionado, sem a luva, com a gaze embebida em lcool 70%. Pressionar o dedo e puncionar. Apertar para sair o sangue e dispor uma gota em cada lmina. Pingar o reagente anti-A no sangue na primeira lmina, anti-B na segunda e anti-D na ltima. Homogeneizar. O procedimento deve ser feito antes que o sangue seque na lmina. Observar se houve aglutinao.

Discusso
O objetivo proposto no incio da aula foi atingido, pois conseguimos verificar a tipagem sangunea e Rh de todos os componentes do grupo com sucesso.

Concluso
O resultado obtido nas tipagens sanguneas da Juliana e da Rita por meio do reagente A foi que ao se misturarem com a amostra de sangue na primeira lmina, houve homogeneizao. No entanto, o anti-A no reagiu em contato com o sangue e o mesmo se deu com o reagente B na segunda lmina. O anti-B em contato com a amostra de sangue na terceira lmina criou aglutinao concluindo que o sangue O+. No sangue da Marcia, houve aglutinao do sangue na primeira lmina, a que continha anti-A e nada ocorreu na homogeneizao na segunda lmina, com anti-B, o que mostrou que o sangue era do tipo A. Em contato com a lmina com anti-D o sangue tambm aglutinou, portanto verificamos se tratar de um sangue do tipo A+. Referente ao sangue da Angelica, na primeira lmina, com o reagente anti-A, houve homogeneizao. Na segunda lmina, com o reagente anti-B, houve aglutinao, mostrando assim que o sangue tipo B e na terceira lmina, com reagente anti-D, tambm ocorreu aglutinao, concluindo-se que trata-se de um sangue tipo B+.

Referncia Bibliogrfica
http://biobloguia.blogspot.com/2009/08/eritoblastose-fetal-ou-doenca.html

Potrebbero piacerti anche