Sei sulla pagina 1di 13

Marcio Gabriel dos Santos

REVISO ELETROSTTICA ELETRIZAO E FORA ELTRICA 1. (UEL-PR) Dois corpos, A e B, de materiais diferentes, inicialmente neutros, so atritados entre si, isolados de outros corpos. Aps o atrito, a) ambos ficam eletrizados negativamente. b) ambos ficam eletrizados positivamente. c) um fica eletrizado negativamente e o outro continua neutro. d) um fica eletrizado positivamente e o outro continua neutro. e) um fica eletrizado positivamente e o outro, negativamente. 2. (UEL-PR) conhecido que "cargas eltricas de mesmo sinal se repelem e cargas eltricas de sinais contrrios se atraem". Dispe-se de quatro pequenas esferas metlicas A, B, C e D. Verificase que A repele B, que A atrai C, que C repele D e que D est carregada positivamente. Pode-se concluir corretamente que: a) C est carrega negativamente. b) A e C tm cargas de mesmo sinal. c) A e B esto carregadas positivamente. d) B tem carga negativa. e) A e D se repelem. 3. (Mackenzie-SP) Tm-se 4 esferas idnticas, uma carregada eletricamente com carga Q e as outras eletricamente neutras. Colocando-se, separadamente, a esfera eletrizada em contato com cada uma das outras esferas, a sua carga final ser de:

4. (UEL-PR) Trs esferas condutoras A, B e C tm o mesmo dimetro. A esfera A est inicialmente neutra e as outras duas esto carregadas com cargas QB = 1,2 C e QC = 1,8 C. Com a esfera A, toca-se primeiramente a esfera B e depois a C. As cargas eltricas de A, B e C, depois desses contatos, so, respectivamente: a) 0,6 C, 0,6 C e 1,8 C. b) 0,6 C, 1,2 C e 1,2 C. c) 1,0 C, 1,0 C e 1,0 C. d) 1,2 C, 0,6 C e 1,2 C. e) 1,2 C, 0,8 C e 1,0 C. 5. (Cefet-PR) Duas esferas metlicas inicialmente eletrizadas com cargas de 10 C e -2 C so postas em contato. Aps o equilbrio eletrosttico, as esferas so separadas. Percebe-se que a primeira fica com carga de 5 C e a outra, com 3 C. correto afirmar que durante o contato a segunda esfera: a) recebeu 3 C de prtons. b) perdeu 2 C de eltrons. c) perdeu 5 C de eltrons. d) recebeu 5 C de prtons. e) perdeu 3 C de prtons.

6. (Fuvest-SP) Aproximando-se uma barra eletrizada de duas esferas condutoras, inicialmente descarregadas e encostadas uma na outra, observa-se a distribuio de cargas esquematizada na figura:

Em seguida, sem tirar do lugar a barra eletrizada, afasta-se um pouco uma esfera da outra. Finalmente, sem mexer mais nas esferas, remove-se a barra, levando-a para muito longe das esferas. Nessa situao final, a figura que melhor representa a distribuio de cargas nas duas esferas :

7. (PUC-RJ) Antes da primeira viagem Lua, vrios cientistas da NASA estavam preocupados com a possibilidade de a nave lunar se deparar com uma nuvem de poeira carregada sobre a superfcie da Lua. Suponha que a Lua tenha uma carga negativa. Ento ela exerceria uma fora repulsiva sobre as partculas de poeira carregadas tambm negativamente. Por outro lado, a fora gravitacional da Lua exerceria uma fora atrativa sobre estas partculas de poeira.

Suponha que a 2 km da superfcie da Lua a atrao gravitacional equilibre exatamente a repulso eltrica, de tal forma que as partculas de poeira flutuem. Se a mesma nuvem de poeira estivesse a 5 km da superfcie da Lua: a) a gravidade ainda equilibraria a fora eletrosttica, mas apenas se a poeira perdesse carga. b) a gravidade ainda equilibraria a fora eletrosttica, e as partculas de poeira tambm flutuariam. c) a gravidade ainda equilibraria a fora eletrosttica, mas apenas se a poeira perdesse massa. d) a gravidade seria maior que a fora eletrosttica, e a poeira cairia. e) a gravidade seria menor que a fora eletrosttica, e a poeira se perderia no espao.

8. (Uniube-MG) Duas cargas eltricas positivas e iguais a Q produzem entre si uma fora eltrica repulsiva de 1,6 N, quando esto separadas de 3 m no vcuo. Sendo a constante eletrosttica no vcuo K0 = 9.109 N.m2/C2, o mdulo da carga Q de: a) 4.10-4 C. b) 4.10-5 C. c) 4.10-6 C. d) 1,6.10-4 C. e) 1,6.10-5 C. 9. (PUC-SP) Seja F a intensidade da fora de atrao eltrica entre duas partculas carregadas com cargas +q e -q, separadas por uma distncia d. Se a distncia entre as partculas for reduzida para d/3, a nova intensidade da fora de atrao eltrica ser: a) 3F. b) F/3. c) 6F. d) 9F. e) F/9. 10. (Mackenzie-SP) Com base no modelo do tomo de hidrognio, no qual se considera um eltron descrevendo uma rbita circunferencial ao redor do ncleo, temos um exemplo de M.C.U. O raio dessa rbita da ordem de 10-10 m. Sabe-se que a carga elementar e = 1,6.10-19 C, a constante eletrosttica do meio k = 9.109 N.m2/C2, a massa do eltron me = 9,1.10-31 kg e a massa do prton mp = 1,67.10-27 kg. Nesse modelo atmico, a velocidade escalar do eltron , aproximadamente: a) 1,6.104 m/s. b) 3,2.104 m/s. c) 1,6.106 m/s. d) 3,2.106 m/s. e) 1,6.109 m/s. 11. (UEL-PR) Duas esferas idnticas com cargas eltricas +5,0.10-6 C e -1,0.10-6 C, a uma distncia D uma da outra, se atraem mutuamente. Por meio de uma pina isolante foram colocadas em contato e, a seguir, afastadas a uma nova distncia d, tal que a fora de repulso entre elas tenha o mesmo mdulo da fora de atrao inicial. Para essa situao, a relao D/d vale:

12. (Fuvest-SP) Trs objetos com cargas eltricas idnticas esto alinhados como mostra a figura. O objeto C exerce sobre B uma fora igual a 3,0.10-6 N. A fora eltrica resultante dos efeitos de A e C sobre B : a) 2,0.10-6 N. b) 6,0.10-6 N. c) 12.10-6 N. d) 24.10-6 N. e) 30.10-6 N. 13. (Univali-SC) Trs cargas eltricas pontuais de valores +Q, -2Q e +4Q esto em equilbrio e dispostas conforme a figura. As cargas extremas esto fixas e sua separao 6 cm.

Na condio de equilbrio, a distncia entre -2Q e +Q, em centmetros, : a) . b) . c) 2.d) 3. e) 4.

14. (UFRGS-RS) Duas partculas, cada uma com carga eltrica positiva q, esto colocadas nas posies A e B, conforme indica a figura. Outra partcula, com carga eltrica negativa -q, ocupa a posio C. A fora eltrica exercida sobre a carga em B, devido s cargas em A e C, tem mdulo 2 F Se a carga que est em A for colocada na posio P, a fora eltrica exercida sobre a carga em B ter mdulo: a) 1 F. b) 2 F. c) 3 F. d) 4 F. e) 5 F. 15. (Mackenzie-SP) Duas cargas eltricas positivas e iguais, cada uma de valor Q, so fixadas nos vrtices opostos de um quadrado. Nos outros dois vrtices colocam-se duas outras cargas iguais q, conforme mostra a figura. Para que as cargas q fiquem em equilbrio sob ao de foras eltricas somente, deve-se ter: a) q = -2 b) q = c) q = 2 Q. Q. Q.

d) q = Q. e) q = 2Q.

RESPOSTAS

1. e 2. d 3. b 4. d 5. c 6. a 7. b 8. b 9. d 10. c 11. b 12. d 13. c 14. e 15. a

CAMPO ELTRICO 1. (UFU-MG) A figura abaixo representa uma carga Q e um ponto P do seu campo eltrico, onde colocada uma carga de prova q.

Analise as afirmativas abaixo, observando se elas representam corretamente o sentido do vetor campo eltrico em P e da fora que atua sobre q.

So corretas: a) todas as afirmaes. b) apenas I, II e III. c) apenas II, III e IV. d) apenas III e IV. e) apenas II e III.

2. (UFRGS-RS) O mdulo do vetor campo eltrico produzido por uma carga eltrica puntiforme em um ponto P igual a E. Dobrando-se a distncia entre a carga e o ponto P, por meio do afastamento da carga, o mdulo do vetor campo eltrico nesse ponto muda para: a) E/4. b) E/2. c) 2E. d) 4E. e) 8E. 3. (PUC-MG) A figura representa duas cargas eltricas fixas, positivas, sendo q1 > q2.

Os vetores campo eltrico, devidos s duas cargas, no ponto mdio M da distncia entre elas, esto mais bem representados em:

4. (Unitau-SP) No ponto P, o vetor campo eltrico melhor representado por:

5. (UMC-SP) Na figura, Q1 uma carga positiva e Q2 uma carga desconhecida. No ponto P o campo eltrico total devido s duas cargas tem a direo e o sentido indicados. Podemos afirmar que: a) Q2 positiva e seu mdulo menor que Q1/4. b) Q2 negativa e seu mdulo igual a Q1/4. c) Q2 negativa e seu mdulo menor que Q1/4. d) Q2 positiva e seu mdulo maior que Q1/4. e) Q2 negativa e seu mdulo maior que Q1/4. 6. (PUC-RS) Duas cargas eltricas de valores +Q e +4Q esto fixas nas posies 3 e 12 sobre um eixo, como indica a figura.

O campo eltrico resultante criado por essas cargas ser nulo na posio: a) 3. b) 4.

c) 5. d) 6. e) 7. 7. (Cesgranrio-RJ) Duas cargas pontuais distam d uma da outra. Consideram-se os dois pontos M e N (ver figura). Tais que OM = ON. Qual das seguintes figuras representa corretamente o vetor campo eltrico em M e N?

a)

b)

d)

e)

c)

8. (Fuvest-SP) Duas pequenas esferas, com cargas eltricas iguais ligadas por uma barra isolante, so inicialmente colocadas como descrito na situao I. Em seguida, aproxima-se uma das esferas de P, reduzindo-se metade sua distncia at esse ponto, ao mesmo tempo em que se duplica a distncia entre a outra esfera e P, como na situao II. O campo eltrico em P, no plano que contm o centro das duas esferas, possui, nas duas situaes indicadas:>

a) mesma direo e intensidade. b) direes diferentes e mesma intensidade. c) mesma direo e maior intensidade em I. d) direes diferentes e maior intensidade em I. e) direes diferentes e maior intensidade em II.

9. (Mackenzie-SP) No vcuo , colocam-se as cargas QA = 48.10-6 C e QB = 16.10-6 C, respectivamente nos pontos A e B representados na figura. O campo eltrico no ponto C tem mdulo igual a:

b) 55.105 N/C. c) 50.105 N/C. d) 45.105 N/C. e) 40.105 N/C.

a) 60.105 N/C.

10. No campo eltrico de uma carga eltrica puntiforme Q, os vetores campo nos pontos A e B tm intensidades iguais a 4,0.105 N/C. A intensidade do vetor campo eltrico no ponto C vale:

a) 4,0.105 N/C. b) 3,0.105 N/C. c) 2,0.105 N/C. d) 4,0/ .105 N/C. 5 e) 8,0.10 N/C. 11. (Unirio-RJ) Quando duas partculas eletrizadas com cargas simtricas so fixadas em dois pontos de uma mesma regio do espao, verifica-se, nessa regio, um campo eltrico resultante que pode ser representado por linhas de fora. Sobre essas linhas de fora correto afirmar que se originam na carga: a) positiva e podem cruzar-se entre si. b) positiva e no se podem cruzar entre si. c) positiva e so paralelas entre si. d) negativa e podem cruzar-se entre si. e) negativa e no se podem cruzar entre si. 12. (Acafe-SC) A figura representa, na conveno usual, a configurao de linhas de fora associadas a duas cargas puntiformes Q1 e Q2. Podemos afirmar que: a) Q1 e Q2 so cargas negativas. b) Q1 positiva e Q2 negativa. c) Q1 e Q2 so cargas positivas. d) Q1 negativa e Q2 positiva. e) Q1 e Q2 so neutras. 13. (Mackenzie-SP) Existe um campo eltrico uniforme no espao compreendido entre duas placas metlicas eletrizadas com cargas opostas. Um eltron (massa m, carga -e) parte do repouso, da placa negativa, e incide, aps um tempo t, sobre a superfcie da placa oposta, que est a uma distncia d. Desprezando as aes gravitacionais, o mdulo do campo eltrico a) md/et2. b) 2md/et2. c) md/2et2. d) d/2met2. e) 4md/et2. entre as placas :

14. (Fatec-SP) Uma partcula de massa 1,0.10-5 kg e carga eltrica 2,0 C fica em equilbrio quando colocada em certa regio de um campo eltrico uniforme. Adotando-se g = 10 m/s2, o campo eltrico naquela regio tem intensidade, em N/C, de: a) 500. b) 0,050. c) 20. d) 50. e) 200. 15. (Unaerp-SP) Durante uma aula no laboratrio de eletricidade, foi realizado um experimento em que uma partcula de 0,4 g de massa permaneceu em repouso quando colocada num campo eltrico | | direcionado para baixo. Calcule a carga eltrica q da partcula e assinale a opo correta. Considere g = 10 m/s2 e | | = 800 N/C. a) q = -10 C. b) q = 10 C. c) q = -5 C. d) q = 5 C. e) q = 8 C.

RESPOSTAS

1. a 2. a 3. c 4. c 5. e 6. d 7. a 8. b 9. d 10. c 11. b 12. b 13. b 14. d 15. c


POTENCIAL ELTRICO 1. (FMTM-MG) Duas cargas eltricas pontuais q e -2q esto fixas como mostra a figura:

Em P, o potencial V e o mdulo E do campo eltrico sero: a) V = 0 e E = 1,5 vezes o campo eltrico gerado pela carga q. b) V = 0 e E igual metade do campo eltrico gerado pela carga q. c) V 0eE 0. d) V = 0 e E = 0. e) V 0 e E = 0. 2. (U. Caxias do Sul-RS) As cargas eltricas Q1 = -2C e Q2= +4 C esto fixas nos pontos A e B, respectivamente. O ponto C o ponto mdio do segmento de reta AB. A constante eletrosttica k0 igual a 9.109Nm2/C2. O potencial eltrico resultante no ponto C:

a) negativo. b) positivo. c) nulo. d) vale 2V. e) vale 6V.

3. (UNIC-MT) Duas cargas puntiformes de valores +Q e -3Q esto separadas conforme a figura:

O ponto A tem potencial nulo. A distncia entre a carga Q e o ponto A : a) 104 cm. b) 26 cm. c) 50 cm. d) 60 cm. e) 90 cm. 4. (Univali-SC) Uma carga eltrica Q est fixa no vcuo, cuja constante eletrosttica k. O trabalho realizado pelo campo eltrico dessa carga, no deslocamento de uma carga q desde o ponto A at B (eqidistantes de Q), :

a)

.b) zero.c)

.d)

.e)

5. (ECMAL) Duas cargas puntiformes, q1 = 4C e q2 = -5C, encontram-se separadas pela distncia de 15 cm. Considere o ponto A na metade dessa distncia, o ponto B a 12 cm de q1 e 9 cm de q2 e K0 = 9.109Nm2/C2. O trabalho necessrio para levar uma carga de 2C do ponto A ao ponto B : (01) (02) (03) (04) (05) 0,16J. 0,32J. 0,58J. 0,64J. 0,75J.

6. (UEM-PR) Duas cargas puntiformes +q e -q, com q > 0, so mantidas, em equilbrio, nos vrtices do retngulo de lados a = 3 m e b = 4 m, conforme a figura. Considere a constante de coulomb igual a K e o potencial V = 0, no infinito. Nessas condies, assinale o que for correto.

(01) O potencial no ponto B maior que o potencial no ponto A, ou seja, VB > VA. (02) No cruzamento das diagonais do retngulo, o potencial nulo. Porm, o campo eltrico diferente de zero. (04) VA - VB = ( ) volts. (08) O trabalho necessrio para deslocar uma terceira carga q', em equilbrio, de A at B, igual energia potencial do sistema formado pelas trs cargas. (16) O campo eltrico resultante, no ponto A, igual ao campo eltrico resultante no ponto B.

(32) (VA - VB) (VB - VA). D como resposta a soma dos nmeros que precedem as afirmativas corretas. 7. (Cesgranrio-RJ) Nas figuras, trs cargas positivas e pontuais q so localizadas sobre a circunferncia de um crculo de raio R de trs maneiras diferentes. As afirmaes seguintes se referem ao potencial eletrosttico em O, centro da circunferncia (o zero dos potenciais est no infinito): I. O potencial em O nas figuras 1 e 3 dirigido para baixo. II. O potencial em O tem o mesmo valor (no-nulo) nos trs casos. III. O potencial em O na figura 2 nulo.

Est(o) certa(s) a(s) afirmao(es): a) I e II somente. b) II somente. c) III somente. d) I somente. e) I e III somente. 8. (UECE) No vcuo, 12 prtons de carga q esto igualmente espaados e fixos ao longo de uma circunferncia de raio R e centro C. Considerando V = 0, o valor do potencial eltrico no infinito e k a constante eletrosttica, o potencial, em volts, e o campo eltrico em V/m gerados pelos prtons no ponto C so, respectivamente:

a)

b) 0,

c) 12

d)

, 0.

9. (UFSM-RS) So feitas as seguintes afirmaes a respeito de linhas de campo e superfcies eqipotenciais: I. O sentido de uma linha de campo eltrico indica o sentido de diminuio do potencial eltrico. II. As linhas de campo so perpendiculares s superfcies eqipotenciais. III. Uma carga de prova em movimento espontneo num campo eltrico uniforme aumenta a sua energia potencial. Est(ao) correta(s): a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas III d) Apenas I e II. e) Apenas II e III. 10. (PUC-MG) A figura abaixo mostra vrias curvas que representam a interseo de vrias superfcies com o plano em que est situado um dipolo eltrico. Escolha a opo correspondente letra que representa a interseo de uma superfcie eqipotencial com o plano mencionado.

a) A (circunferncia envolvendo as duas cargas). b) B (linha pelo ponto mdio da separao das cargas). c) C (linha curva envolvendo as duas cargas). d) D (circunferncia envolvendo o ponto mdio da separao das cargas). e) E (circunferncia envolvendo a carga positiva). 11. (UEGO) Linhas de fora so linhas tangentes ao vetor campo eltrico em cada um de seus pontos, sendo essas linhas de fora orientadas no sentido do vetor campo e perpendiculares s superfcies eqipotenciais. Das figuras a seguir, qual(is) pode(m) representar as linhas de fora de um campo eltrico produzido por cargas eltricas estacionrias?

a) Apenas a figura I. b) As figuras I e IV. c) As figuras I, II e IV. d) As figuras I, III e IV. e) Todas as figuras.

12. (UFC-CE) Considere o campo eltrico uniforme, E, representado pelo conjunto de linhas de fora na figura abaixo. Sobre o potencial eltrico nos pontos A, B e C, marcados com o sinal (+), correto afirmar que:

a) o potencial eltrico o mesmo em todos os pontos. b) o potencial eltrico do ponto A igual ao do ponto B. c) o potencial eltrico do ponto A igual ao do ponto C. d) o potencial eltrico do ponto B maior que o do ponto C. e) o potencial eltrico do ponto A menor que o do ponto B. 13. (UEPB) Duas placas metlicas paralelas, A e B, so ligadas a uma bateria, estabelecendo entre elas uma tenso UAB = 360 V, como mostra a figura.

Suponha que a distncia entre as placas de d = 4,0 cm, e que um eltron de carga qe = 1,6.1019 C liberado, a partir do repouso, nas proximidades da placa negativa. A partir das informaes dadas, pode-se afirmar que a intensidade do campo entre as placas e a intensidade da fora eltrica que atua no eltron valem, respectivamente: a) 8.103N/C e 15,6.10-20N. b) 7.104N/C e 13,4.10-16N. c) 9.103N/C e 14,4.10-16N. d) 11.102N/C e 12,4.10-18N. e) 6.104N/C e 16,4.10-17N.

14. (Uesb-BA) Uma carga eltrica q > 0, abandonada em repouso na regio de um campo eltrico uniforme , ir se movimentar:

(01) em sentido contrrio orientao de . (02) em trajetria retilnea, mantendo velocidade constante.

(03) sujeita a uma fora eltrica de mdulo igual a (04) aumentando a sua energia potencial eltrica. (05) mantendo constante a sua energia mecnica.

15. (UEM-PR) Uma pequena esfera, negativamente carregada e com massa igual a 100 g, encontra-se em equilbrio entre duas placas paralelas, horizontalmente dispostas, como mostra a figura. Considerando que a distncia entre as placas de 10 cm, que a diferena de potencial entre elas de 10V e que a acelerao da gravidade g = 10 m/s2, assinale o que for correto.

(01) A intensidade do campo eltrico entre as placas igual a 1 V/m (02) A esfera eletrizada possui carga igual a 1.10-2C. (04) Ao dobrar-se a diferena de potencial entre as placas, para que a esfera permanea em equilbrio, deve-se dobrar o valor da sua carga. (08) Aumentando em 1% o valor da carga sobre a esfera, nas condies iniciais do enunciado, o tempo que esta levar para atingir a placa superior ser de 1 s. (16) Com o aumento em 1% do valor da carga, a velocidade da esfera, ao atingir a placa superior, ser de 0,1 m/s. (32) Ao inverter-se a polaridade das placas, a esfera eletrizada sofrer uma acelerao constante. D como resposta a soma dos nmeros que precedem as afirmativas corretas.

RESPOSTAS

1. b 2. b 3. b 4. b 5. (01) 6. 54 (02+04+16+32) 7. b 8. d 9. d 10. b 11. d 12. e 13. c 14. (05) 15. 58 (02+08+16+32)

Potrebbero piacerti anche