Sei sulla pagina 1di 2

Pag.

Site: josiasmoura.wordpress.com

A PARBOLA DO JUIZ INQUO


O que voc faz quando tem um problema muito srio pra ser resolvido e percebe que sozinho no conseguir encontrar uma soluo? Talvez hoje mesmo voc tenha um problema assim: uma questo de sade, de trabalho, de finanas, de relacionamento, de estudo.... um problema difcil demais pra voc. Essa histria que Jesus contou fala de uma viva, simbolizando algum indefeso, sem muitas condies, e que diante de um grande problema vai pedir ajuda a um juiz injusto e insensvel. H lies preciosas pras nossas vidas nessa parbola. LER LUCAS 18:1-8 Se houve um ensino que Jesus fez questo de insistir repetidas vezes com seus discpulos a fim de que eles realmente aprendessem e praticassem foi o ensino sobre a ORAO. Essa parbola nos ensina sobre o poder que h na orao persistente.

I. Quando precisamos de ajuda


Todos ns vivemos situaes difceis em que precisamos recorrer a ajuda de algum. Por vezes, os problemas so quase insolveis e o desespero pode at nos rondar. Aquela viva precisava de um julgamento numa causa, por isso ela procura um juiz. Infelizmente, esse juiz no temia a Deus e nem se importava com os homens e, por isso, por muito tempo no atendeu reivindicao daquela viva. DEUS NO NADA PARECIDO COM ESSE JUIZ INJUSTO! De maneira nenhuma Jesus quis assemelhar Deus com esse juiz. O carter de Deus completamente diferente: Deus perfeitamente justo, Deus bom, misericordioso, fiel, poderoso... s pra citar algumas qualidades inerentes pessoa de Deus. Por isso Ele a melhor pessoa a quem devemos recorrer quando precisamos de ajuda. Mas, infelizmente, a maioria das pessoas quando est diante de uma necessidade recorre a tudo e a todos, mas no recorre quele que tudo pode. A quem voc procura quando tem um problema? No pecado ir ao mdico, ao advogado, ao amigo, ao familiar. Mas pecado procurar por tudo isso e no por Deus.

II. A orao uma arma poderosssima


A orao move o brao daquele que tudo pode! Quantas coisas poderamos conquistar se aprendssemos e praticssemos essa verdade!!!! Por vezes murmuramos, choramos, agimos, corremos atrs de solues, mas no dedicamos o mesmo empenho em orar. E s perdemos com isso. Falta f no corao das pessoas. F uma certeza!!! Se as pessoas tivessem certeza do poder da orao, certamente orariam mais. Por isso Jesus termina a parbola questionando? Quando o Filho do homem vier, encontrar f na terra? Ele no estava dizendo que no haveria crentes na terra quando Jesus voltasse, mas que a f no seria a caracterstica marcante dessas pessoas. Tenha f: se voc orar insistentemente, Deus atender a sua causa e o far da melhor maneira.

III. A demora no pode lhe desencorajar

Pag. 2

Site: josiasmoura.wordpress.com

Jesus no diz quanto tempo essa viva insistiu at ser atendida. Mas sabemos que ela insistiu AT QUE...... Esse deve ser o nosso propsito. Quando intercedemos por algo ou por algum no podemos permitir que a demora na resposta nos desencoraje e nos leve a desistir. Se a viva tivesse desistido, no teria recebido o que precisava. Devemos orar sempre e nunca desanimar! At quando? AT QUE.... Alguns judeus do tempo de Jesus ensinavam que tnhamos que limitar o nosso tempo de orao para no cansar Deus. Isso um absurdo. Deus no se cansa! Voc pode insistir nas suas oraes.

IV. Deus Deus


No tambm uma resposta de orao. Deus Deus! Ele Soberano! Ele tem vontade! A nossa orao pode mov-lo em nosso favor, mas Ele Pai! Sabe o que melhor pra ns e sabe dizer No quando isso o melhor. Precisamos aprender a aceitar as respostas de Deus, mesmo quando elas no condizem com a nossa vontade, crendo que a vontade de Deus boa, perfeita e agradvel. Outra verdade: o tempo de Deus no o nosso tempo. O que nos parece demorado, pode ter um propsito maior que no entendemos no momento. Se at um juiz injusto pode s vezes fazer justia, muito mais devemos esperar que o nosso Deus justo far tambm justia aos seus escolhidos que: esto grandemente necessitados; percebem que a sua nica esperana est em Deus; oram com persistncia incansvel. Qual o problema que lhe aflige hoje? Em quem ou em qu voc tem colocado a sua esperana? Voc cr que Deus pode lhe atender? Voc tem clamado a Ele? Voc desistiu de clamar por algum ou por algum problema porque a resposta estava demorando? Hoje Deus lhe convoca a orar sempre e nunca esmorecer! Um estudo sobre orao sempre propcio pra TODOS os discpulos. Precisamos criar uma cultura de orao no nosso povo e sermos verdadeiramente uma igreja que ora, um povo que ora. Aproveite ao mximo essa oportunidade de ensinar isso aos discpulos. E, mais que isso, seja um crente de orao. Tudo o que voc quer que os outros faam, faa antes e faa mais.

Pr Josias Moura de Menezes

Potrebbero piacerti anche