Sei sulla pagina 1di 18

Derrotando a potestade chamada Mamom

Por Silvio Galli / Texto Base: Mateus-6.0-24:24

1. QUEM MAMOM E QUAIS SO SUAS EXIGNCIAS?: Jesus quando se refere a Mamom ele diz que ele um deus e aquele que o serve, jamais poder servir ao Deus vivo, pois so opostos entre si. Mamom uma entidade espiritual, adorado como deus das finanas. Como toda entidade, seu ataque no direto ele atua pelo engano, influenciando atravs do dinheiro, dizendo que este possui poderes inerentes, levando as pessoas a enxergarem-se valorizadas pelo que tm. Aqueles que servem a Mamom, vivem em densas trevas e no sabem, ele possui um grande poder de seduo que vai afetando o corao at a afetar toda a vida daqueles que por ele so influenciados, afetando a dignindade pessoal, afetando a auto-imagem, afetando o relacionamento familiar e at mesmo o relacionamento com Deus. Mamom chamado de deus, pois atua tomando realmente o lugar de Deus: a um deus me d segurana b um deus determina o valor das coisas c um deus exige temor d um deus aquele que governa e um deus exige adorao As pessoas sentem-se seguras com o dinheiro e temem se no o tiverem, quando tm dinheiro sentem-se valorizadas e at mesmo sua auto-estima proporcional ao valor de dinheiro que possuem, muitos trabalham simplesmente porque a profisso que exercem d mais dinheiro, a adorao a Mamom implica nas atitudes. 2. QUAIS OS SINTOMAS DA INFLUNCIA DE MAMOM? I Pe. 5.7: Teste para saber se tem sido influenciado por Mamom. a- Voc uma pessoa movida por dinheiro? - Voc trabalha naquilo que foi chamado ou somente pelo dinheiro? - O seu estado de humor muda pela quantidade de dinheiro que voc tem? - Voce vive contente com aquilo que tem ou vive cobiando o que no tem? b- Voc um gastador compulsivo? - Gasta para suprir um sentimento de inferioridade? - Gasta para ser aceito pelas pessoas? - Gasta e depois de cinco minutos se arrepende? c- Voc vive escravizado pelas dvidas? - Voc est sempre pagando juros para financeiras e bancos? - Voc j teve seu nome sujo no SPC por vrias vezes?

- Voc sabe diferenciar entre desejos e necessidades? d- Voc uma pessoa Avarenta? - Voc consegue usufruir o que Deus te deu ou voc se entristece toda vez que tem que gastar? - Voc fica triste na hora de separar o dzimo e a oferta? - Voc um doador generoso ou voc do tipo que s venha a ns? TRS PENSAMENTOS PARA FICAR LIVRES DAS PREOCUPAES: 1 Tudo o que tenho um presente de Deus. 2 Tudo o que tenho cuidado por Deus. 3 Tudo o que tenho est disponvel ao Reino de Deus. 3. COMO POSSO DESPREZAR E DERROTAR ESSA POTESTADE? Mt. 23.19: Quebrando suas influncias atravs da orao e do jejum; renovando a maneira de pensar; fazendo da doao e generosidade um estilo de vida; santificando no Altar a oferta; uma verdadeira obra da graa, Deus permitir que tragamos dinheiro diante dele, o dinheiro uma das coisas mais imundas que existe, ele reivindica a mesma lealdade que temos ao nosso Deus, querendo nos levar idolatria. O que faz o dinheiro tornar-se uma oferta a inteno do corao.

PROTEJA SEU DINHEIRO


Mensagem pregada pelo Pr. Noidy, na SHALOM, em 14/09/03

Ningum pode servir a dois senhores; porque ou h de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotar a um e desprezar ao outro. No podeis servir a Deus e s riquezas. Por isso, vos digo: no andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. No a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? Observai as aves do cu: no semeiam, no colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, no valeis vs muito mais do que as aves? Qual de vs, por ansioso que esteja, pode acrescentar um cvado ao curso da sua vida? E por que andais ansiosos quanto ao vesturio? Considerai como crescem os lrios do campo: eles no trabalham, nem fiam. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomo, em toda a sua glria, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanh lanada no forno, quanto mais a vs outros, homens de pequena f? Portanto, no vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? ... pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justia, e todas estas coisas vos sero acrescentadas Mateus 6:24/33 Orao Ns dividiremos esta mensagem, em duas partes: A ECONOMIA DE MAMOM e A ECONOMIA DE DEUS. I - A ECONOMIA DE MAMOM - De incio vamos entender algo muito importante: Na verso Revista e Corrigida o v. 24, est assim: Ningum pode servir a dois senhores, porque ou h de odiar um e amar o outro ou se dedicar a um e desprezar o outro. No podeis servir a Deus e a Mamom Quem mamom? Jesus usou essa palavra do aramaico, para designar uma entidade que existe no reino espiritual, adorado como deus das finanas. Como toda entidade, o ataque no direto, ele opera de maneira encoberta, pelo engano. Se ele fosse aparecer diretamente para as pessoas, revelando sua identidade, poucos se submeteriam a ele. A principal ttica de mamom que o dinheiro

contem poderes inerentes. Tais como: O dinheiro compra tudo As pessoas so valorizadas e honradas, pelo que tem O dinheiro em si no bom nem mau; apensas perigoso; j o amor por ele pode tornar-se malfico; com o dinheiro o homem pode fazer muita coisa boa e muita coisa ruim. Com o dinheiro pode-se praticar o bem e o mal O dinheiro no tem poder, o poder est no esprito de mamom, que est por trs do dinheiro. Quando Jesus disse que ambos, Deus e Mamom, no poderiam ser servidos, Jesus no falou a respeito de uma proibio, mas de uma impossibilidade de fazer tal coisa. Ele no est afirmando que Seria errado tentar servir ambos, Ele diz: impossvel. Pois o amor ao dinheiro uma fonte de todos os tipos de males. E algumas pessoas, por quererem tanto ter dinheiro, se desviaram da f e encheram a sua vida de sofrimentos I Timteo 6:10 Mamom prende o rico com medo de perder o que tem e o pobre, pelo medo de faltar proviso Voc entende agora, porque o dinheiro exerce tanto poder sobre a vida das pessoas? Porque por trs dele, existe um deus que quer ganhar, prender, escravizar o ser humano. Um rival de Deus. Descobrimos ento, que existem dois sistemas econmicos operando no mundo: O sistema de Deus e o satnico. Um concorre com o outro. A maioria das pessoas lida com o dinheiro seguindo os princpios do mundo e no os de Deus, por isso, tanta gente se matando para ganhar dinheiro, tanta gente endividada, tanta gente pagando juros exorbitantes. Quando pagamos juros, multas, estamos financiando o reino deste mundo dando dinheiro suado, consagrado, para mamom. Quando voc entender isso, vai comear a fazer os clculos dos juros, antes de comprar qualquer coisa a prazo. Quando voc entender isso, vai cuidar dos prazos de vencimentos dos compromissos, para no pagar multa, nem juros.

A economia de mamom cruel, ingrata e complicada. A matemtica financeira difcil. (HP). Os clculos dos juros so complicadssimos. A economia frgil, o que acontece l no oriente, reflete aqui..... por qu? vive de rumores. A economia do mundo ganhar, ganhar..... No tem escrpulo; Ludibria; Mata; Rouba; Tira a roupa; Entrega a filha menor a prostituio; Trai; barganha.... Endivida-se: (segundo a SERASA, so 21 milhoes de pessoas inadimplentes = pessoas com restries, que no podem ter cheques, firmas = pessoas que no tem nome). - Ganha, ganha, mas no aproveita escorrega pelos vos dos dedos Ageu 1:6 diz que o que recebe salrio, recebe-o para p-lo num saquitel furado PREJUZOS: 1. Sade muita gente adoecida, por causa de problemas financeiros 2. Famlia- Dinheiro a primeira causa de conflitos matrimoniais. Segundo estatsticas, 50% dos divrcios, tem a ver com finanas. Relacionamentos tm sido quebrados por causa de dinheiro. 3. Vida Espiritual- O gerenciamento de dinheiro tem profundo impacto em nosso relacionamento com Deus. Se tem muito.... ou se est faltando.... A ECONOMIA DO PONTO DE VISTA DE DEUS Voc sabia que o Novo Testamento, contem aproximadamente dez vezes mais versculos que falam sobre o dinheiro e finanas, do que sobre salvao e f. - S o Novo Testamento, contem 215 versculos relacionados a f, 218 versculos sobre salvao e 2084 versculos tratando de administrao e contabilidade de dinheiro e finanas. Voc sabia que dezesseis das trinta e oito parbolas de Jesus tratam de dinheiro?

Deus tem muito a nos dizer a respeito de finanas e nos tem dado Sua Palavra para nos instruir. A Bblia nos ensina como ganhar, gastar, economizar, dar, investir ... segredo: Tratar das nossas finanas de acordo com os princpios bblicos. Voc no pode violar esses princpios e esperar que pela f, Deus traga libertao, crescimento e multiplicao. COMO GANHAR DINHEIRO? A Bblia no nos ensina, como ganhar dinheiro fcil. Ela nos fala sobre o Trabalho. A primeira coisa que O Senhor fez com Ado foi atribuir-lhe trabalho Tomou, pois, O Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do den para o cultivar e o guardar Gen. 2:15. No NT Paulo bem direto quando diz, se algum no quer trabalhar tambm no coma II Tess. 3:10. Importante: 1. Todos os ambientes de trabalho, tm as suas dificuldades ....... Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o corao, como para O Senhor, a no ser para os homens, cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herana. A Cristo, O Senhor que estais servindo Colossensses 3:23/24. A pergunta mais importante que voc precisa responder todos os dias, ao comear a trabalhar : Para quem trabalho? Quando voc entender isso, as dificuldades podem no desaparecer, mas voc ir para o trabalho mais contente. 2. No abra mo do certo pelo duvidoso HOJE: No abra mo do duvidoso, pelo mais duvidoso ainda. 3. Tem muita gente querendo o seu emprego. No abra mo, se no tiver um MUITO melhor e seguro.

4. Nos nossos dias no d para escolher trabalho. As pesquisas mostram que um trabalhador, muda pelo menos trs vezes na vida de ramo de atividade. 5. Comece a trabalhar cedo. Orao por quem est sem emprego. FORMAS DE ADQUIRIR DINHEIRO, QUE O SENHOR NO APROVA. 1. Jogos- Com as dificuldades financeiras, cresce o nmero de jogatinas. (As loterias Federal, Federal Instantnea, Lotogol, Lotomania, Loteca, Duplacena, Quina, Mega-sena, Sorteios, Rifas, Bingos). Os chamados jogos de azar, dependem do infortnio de muitos para alguns poucos ganharem. a desvantagem de muitos pela vantagem de poucos. Muitos perdem, para que poucos ganhem. No entra nem um critrio de inteligncia, habilidade. Depende apenas da boa ou m sorte e muitas das vezes, de atos desonestos. Esses jogos no so recomendados para o crente. - Muitas vezes os jogos so feitos em nome da filantropia. A Lei Zico, ampliou uma lei j existente. Qualquer entidade desse tipo poderia fazer sorteios e destinar os lucros para sua casa ou causa. (No h dados de quanto do arrecadado chega s instituies). Os jogos so responsveis por muitos males sociais. H pessoas que passam a vida toda jogando sem nunca ganhar, s perdem. Quantos efeitos negativos do jogo em milhares de fzinhas. Quantas tristezas e desgosto ... A bno do SENHOR enriquece, e, com ela, ele no traz desgosto Prov. 10:22 Ele despreza o lucro desonesto, o enriquecimento por meios errneos. 2. Desonestidade- O desejo de nossa natureza humana agir com desonestidade, levar vantagem em tudo.

O SENHOR Deus detesta os que praticam o mal, mas amigo dos que so direitos - Prov. 3:32 A riqueza que fcil de ganhar fcil de perder... Prov. 13:11 3. Suborno- Suborno definido como algo dado a uma pessoa para influenci-la a praticar um ato ilegal ou errado. Sabe aquela histria de esquentar a mo do guarda, do fiscal .....aceitar suborno claramente proibido pelas Escrituras. Tambm suborno no aceitars, porque o suborno cega at o perspicaz e perverte as palavras dos justos xodo 23:8. Quem procura ficar rico por meios desonestos pe a sua famlia em dificuldades; quem odeia o suborno viver mais Prov. 15:27 A riqueza que ganha desonestamente acaba logo e uma armadilha mortal Prov. 21:6 COMO USAR O SEU DINHEIRO? 1. EQUILIBRAR OS GASTOS COM OS GANHOS. Se um de vocs quer construir uma torre, primeiro senta e calcula quanto vai custar, para ver se o dinheiro d Lucas 14:28 BLH PLANEJAMENTO/ORAMENTO so as palavras chaves. Um oramento introduz uma atitude de controle nos gastos, necessrios para se alcanar objetivos financeiros. 1. Tarefa: Coloque num papel, qual a sua receita mensal. Parece simples, mas muitas pessoas, no sabem o quanto ganham ..... - Fazer oramento no divertido. Quase todos os oramentos comeam com os gastos excedendo os ganhos. 2. Tarefa: Coloque no papel, item por item, centavo por centavo dos seus gastos. Voc vai se assustar. Voc sabe quanto voc gasta de combustvel por ms? Voc sabe quanto voc gasta de energia eltrica por ms? Voc sabe quanto voc gasta de telefone por ms? Voc sabe quanto gasta no supermercado?

- Tudo isso muito importante. Com a sabedoria se constri o lar e sobre a prudncia ele se firma. Na casa da pessoa sbia os quartos ficam cheios de coisas bonitas e de valor Prov. 24:3/4 Um oramento se for usado de maneira apropriada, economizar milhares de reais para voc e o ajudar a no gastar mais do que ganha e conseqentemente no entrar em dvidas. 2. CONTENTAR-SE COM O QUE TEM Faa um esforo para viver com simplicidade. aprendi a estar satisfeito com o que tenho. Sei o que estar necessitado e sei tambm o que ter mais do que preciso. Aprendi o segredo de me sentir contente em todo lugar e em qualquer situao, quer esteja alimentado ou com fome, quer tenha muito ou tenha pouco. Com a fora que Cristo me d, posso enfrentar qualquer situao Filip. 4:11/13 George Fosshee, autor do livro: Voc pode derrotar o aperto financeiro, afirma: As pessoas compram aquilo que no precisam com o dinheiro que no possuem para impressionarem pessoas que nem conhecem ou gostam. A ttica de ataque da sociedade provocar insatisfao e desejo em ns, convencendo-nos de que precisamos estar constantemente em busca de alguma coisa que no temos, a qual nos far felizes. A indstria da propaganda usa mtodos poderosos para fazer com que compremos, compremos. Estar contente em Cristo de fato uma fonte de lucro. - O Cristo gasta menos....... vv. 7/11 Se temos comida e roupas, fiquemos contentes com isso. Porm os que querem ficar ricos caem em pecado, ao serem tentados, e ficam presos na armadilha de muitos desejos tolos, que fazem mal e levam as pessoas a se afundarem na desgraa e na destruio. Pois o amor ao dinheiro uma fonte de todos os tipos de males. E algumas pessoas, por quererem tanto ter dinheiro, se desviaram da f e encheram a sua vida de sofrimentos. Mas voc, homem de Deus, fuja de tudo isso BLH

Na pea de Shakespeare Rei Henrique VI h um momento em que o rei esta vagueando pelo seu reino e encontra dois homens que o reconhecem. Um deles pergunta: Mas se tu s rei, onde est a tua coroa? E o rei d uma resposta maravilhosa: Minha coroa est no corao e no na cabea; no adornada de diamantes nem de pedras indianas. No visvel; minha coroa chama-se contentamento; uma coroa que poucos reis possuem. Estar contente com a nossa atual situao uma arte que devemos aprender e no uma virtude com a qual j nascemos Cuidados: 1. CARTO DE CRDITO: As pessoas gastam aproximadamente um tero a mais quando usam cartes de crdito em vez de dinheiro. 2. CHEQUE ESPECIAL: De janeiro a julho deste ano, chega a 5 milhes de ttulos protestados de pessoas fsicas e 2,8 milhes de empresas. 3. CRDITO FCIL = Juros exorbitantes. Quanto mais fcil o crdito, mais altos so os juros quem toma emprestado escravo de quem empresta Provrbios 22:7 4. SUPERMERCADO: Gasta-se R$ 2,00 a cada minuto de permanncia no supermercado. 5. SHOPPING: Compra por impulso. 85% dos brasileiros, decidem comprar quando est diante do produto. H muita gente de olho no seu dinheiro Quantos produtos so oferecidos a voc, quando voc vai ao banco? (ttulo de capitalizao). Quantos telefonemas voc recebe (o senhor foi selecionado dentre os clientes especiais...) quem passou o seu telefone? RECOMENDAES BBLICAS:

a. No seja fiador de ningum.


- Ainda esta semana, fiquei sabendo de um Pastor, j jubilado, querido na igreja e na cidade onde morava. Tornou-se fiador de algum que no pode honrar seus compromissos. Esse velho Pastor, precisou se desfazer de todos os seus bens que no foram suficientes para pagar aquela dvida e envergonhado, mudou-se de cidade. Quantos casos, voc conhece, assim?!

Quem fica por fiador de outrem sofrer males, mas o que foge de o ser estar seguro Prov. 11:15 Somente um tolo aceitaria ficar como fiador do seu vizinho - Provrbios 17:18 b. No faam sociedade com incrdulos. No se juntem com descrentes para trabalhar com eles. Pois como que o certo pode ter alguma coisa a ver com o errado? Como que a luz e a escurido podem viver juntas? 2 Corntios 6:14 BLH 6. GENEROSIDADE - Aqui est outra grande diferena entre a economia de mamonesca e a economia divina. - Momom ensina a ganhar, receber, tomar, segurar, guardar. - Deus ensina, dar, contribuir, ajudar, distribuir.
Lembrem das palavras do Senhor Jesus: mais feliz quem d do que

quem recebe. Atos 20:35 Quem d liberalmente, ainda se lhe acrescenta mais e mais; .... A alma generosa prosperar Provrbios 11: 24/25 ... aquele que semeia pouco, pouco tambm ceifar; o que semeia com fartura com abundncia ceifar. ... Deus ama a quem d com alegria. Aquele que d semente ao que semeia e po para alimento tambm suprir e aumentar a vossa sementeira e multiplicar os frutos da vossa justia, enriquecendo-vos, em tudo... Porque o servio desta assistncia no s supre a necessidade dos santos, mas tambm redunda em muitas graas a Deus - II Cor. 9:6/12 A matemtica divina tremenda: Estes versos ensinam claramente que dar, resulta em acrscimo material e Graa de Deus.

Na economia de Deus, uma oferta dada com a atitude correta beneficia mais quem d, do que quem recebe. Trazei todos os dzimos casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exrcitos, se eu no vos abrir as janelas do cu e no derramar sobre vs bno sem medida. Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que no vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo no ser estril, diz o SENHOR dos Exrcitos Malaquias 3:10/11 A Bblia est nos ensinando que quando dizimamos: 1. Estamos provendo mantimento para a Casa de Deus. 2. Ele abre as janelas dos cus para que bnos caiam sem medida. 3. Ele move as Suas mos para impedir a ao do devorador 4. Ele mantm a fertilidade da semente. Portanto, nossa obedincia em entregar os dzimos, protege-nos e abre as comportas dos cus de bnos sem medida.

5. QUANDO O DINHEIRO NO SUFICIENTE Vamos encerrar, com o nosso texto de Mateus 6.33: v. 33 - Ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dar todas essas coisas (comida e vesturio) O mesmo Deus que alimentou os filhos de Israel com o man durante os 40 anos no deserto; que alimentou 5.000 pessoas com apenas 5 pes e 2 peixinhos; que enviou os corvos para alimentar Elias, de dia e de noite, com po e carne (I Reis 17:4/6); que supriu as necessidades da viva, enchendo as vasilhas de azeite (II Reis 4); prometeu suprir as nossas necessidades Vivemos em um tempo onde a todo o momento muitas pessoas esto sendo despedidas e demitidas de seus empregos. Se dependermos somente do nosso trabalho, estaremos vivendo com medo. Quando eu entendo que o meu sustento e minha felicidade vem de Deus, no fico atemorizado, pois a sei que a minha fonte Deus, nunca falha.

Quem tem a fonte de sua proviso e felicidade em Deus, age diferente: 1. Perdeu o emprego? Cr que Deus a fonte de sua proviso, levanta com f e vai buscar nEle nosso prximo trabalho. 2. Bateu o carro? 3. Foi roubado? Ele o nosso provedor. Deus pode dar muito mais do que vocs precisam para que vocs tenham sempre tudo o que necessitam e ainda mais do que o necessrio... II Cor. 9:8 Orao

Dinheiro, pra que dinheiro...

Conceitos errados ou m compreenso sobre alguma ideia ou assunto determinaro impreterivelmente comportamentos errados sobre aquela rea da vida. Isso igualmente verdade em relao ao dinheiro. Assim, uma maneira de pensar sobre o dinheiro que causa sempre grandes problemas para muitas pessoas que, embora no possam viver sem ele, o dinheiro a raiz dos males do mundo.

Um dos maiores erros sobre o dinheiro vem da m interpretao das palavras de Paulo: Porque o amor ao dinheiro a raiz de todos os males (1 Tm 6.10). Assim, muitas pessoas acham que o dinheiro mau. Mas o dinheiro no mau nem bom em si mesmo.

O que o texto diz que o amor ao dinheiro a raiz de todos os males. No mesmo texto, antes disto, Paulo denuncia o comportamento das pessoas que querem ficar ricas e supervalorizam o dinheiro a ponto de am-lo como a principal coisa de suas vidas.

Salomo tambm categrico quando insinua que o amor ao dinheiro uma priso que gera a obsesso de querer sempre mais: Quem ama o dinheiro, jamais dele se farta (Ec 5.10).

O entendimento errado dessa verdade advm do fato de que as pessoas no leem o que a Bblia diz, mas o que querem que a Bblia diga. Muitos crentes fiis, direitos e santos, pensam com sinceridade que Deus no quer que eles tenham dinheiro ou bens. Mas isso um erro. Deus no somente quer que tenhamos dinheiro, mas que o tenhamos mais do que o suficiente para suprir as nossas necessidades, e ainda mais: que sobre para investir no seu Reino e ajudar aos pobres.

Quando Salomo afirma que por tudo o dinheiro responde (Ec 10.19), ele est fazendo uma clara aluso de que o dinheiro tem a

habilidade de responder por boas coisas e por coisas ms. Depende de quem o usa e com que propsito. Seu dinheiro benfico, se voc o usa para o bem. A nica maneira de o dinheiro ser malfico coloc-lo sob o controle de uma pessoa cuja ndole seja m.

O dinheiro no mau nem bom em si mesmo, mas tem o poder de manifestar ao mundo o que algum mantm escondido em seu corao. Porque onde est o vosso tesouro, a estar tambm o vosso corao (Mt 6.21).

Nisso ele pode ser malfico ou benfico. Um bobalho sem dinheiro, se ganhar dinheiro, ser um bobalho com dinheiro. Um infiel sem dinheiro ser um infiel com dinheiro. O dinheiro, por si s, no muda isso. A nossa atitude em relao ao dinheiro que vai determinar a sua capacidade de dano ou bno nas nossas vidas.

Ento, por que o dinheiro pode causar danos? Porque h uma entidade espiritual maligna por trs do dinheiro chamada Mamom. Por isso ele pode causar muitos danos a quem o ama. Essa ao maligna subjacente ao dinheiro foi denunciada por Jesus. Para Jesus, estar a servio da riqueza pela riqueza seria o mesmo que assumir idolatricamente a malignidade por trs do dinheiro e se colocar contra Deus. Assim, Jesus afirmou: No podereis servir a Deus e a Mamom (Lc 16.13).

A estratgia divina para vencer o poder malfico do dinheiro no fuga ou renncia dele; antes, fazer do dinheiro uma fonte de bno, ou seja, ser generoso em do-lo. Reter dinheiro estar sob sua influncia direta, estar sob o domnio de Mamom. Mas quando o usamos tambm para ajudar a obra de Deus e para abenoar os pobres, a fora de Mamom se esvai e nos habilitamos a ser abenoados mais ainda.

Uma velha mxima sobre o dinheiro estatui: O dinheiro d a cama, mas no o sono; a comida, mas no o apetite; o livro, mas no o conhecimento; uma casa, mas no um lar; uma posio, mas no o respeito; as pessoas, mas no amigos; o remdio, mas no a sade; a diverso, mas no a felicidade; a cruz, mas no a f; um lugar no templo, mas no no cu.

Paulo aconselha aos que possuem dinheiro e bens: No sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperana na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento (1 Tm 6.17).

O ponto central na questo em relao ao dinheiro, entretanto, no basicamente se o temos muito ou no, se ele bom ou mau; mas na nossa atitude, o que fazemos com ele para benefcio prprio, para ajudarmos aos outros e para o engrandecimento do Reino de Deus.

As Mentiras de Mamom

Ouo de gente bem intencionada que o dinheiro neutro. Legal, parece uma filosofia equilibrada, mas quando lemos o evangelho no parece que Jesus teve essa opinio. Ele diz claramente que o dinheiro frequentemente um obstculo para o crescimento espiritual e para a entrada no Reino de Deus. Vocs no podem servir a Deus e as riquezas (1) mais fcil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus. (2) Ele diz que as riquezas rivalizam com Deus. O dinheiro exerce uma fora invisvel no corao do ser humano. Se voc for ingnuo ser dominado rapidamente sem se perceber como um caboclo dormido se v enrolado e devorado vivo por uma sucuri. Como o Um Anel da saga de Tolkien, o dinheiro arromba a alma humana exigindo dela devoo e preocupao total. muito fcil planejar ser generoso com o dinheiro dos outros, muito fcil ter as melhores intenes quando o dinheiro no est na nossa mo, mas uma vez que est a coisa muda de figura. Observe a histria das pessoas que ganharam altas somas de dinheiro na loteria, e veja como a esmagadora maioria perdeu tudo que tinha em bem pouco tempo sem fazer quaisquer benfeitorias conforme planejou. Veja como voc mesmo muda quando tem dinheiro na mo. Nos ltimos anos vim a entender que o dinheiro uma entidade espiritual, que tem sua lgica e espiritualidade prprias. Nele habitam poderes e promessas que impedem o servir a Deus. Um discpulo deve aprender a lidar com esse poder. E no uma orao simples de Sai Mamom em nome de Jesus, mas uma vida que diariamente submete seu corao ao escrutnio e poder do Mestre. As mentiras do dinheiro tem determinado que a vida das pessoas se torne angustiada, ansiosa e tragicamente longe de Deus. Vamos desmascarar algumas delas: A primeira grande mentira de Mamom: se tenho dinheiro, tenho segurana. Segurana conforme buscamos, no existe em lugar nenhum nesta terra. Mas todo poltico ou lder inescrupuloso sabe que vender segurana um grande negcio entre os homens. Os perigos esto sempre a espreita em cima de nossa cabea, ao nosso lado e em lugar nenhum. Se formos objetivos veremos que apegar-se ao dinheiro como fonte de segurana na verdade um maximizador de aflies. Um pai de famlia morreu tropeando em seu prprio ptio e batendo a cabea em um canteiro. O bilionrio morreu vtima de uma doena rara e incurvel. A segunda grande mentira de Mamom: se tenho dinheiro, sou importante. Sempre fomos importantes, sempre seremos importantes, porque est consumado! Independentemente do que avaliam meus pares, da cotao na bolsa de valores, uma ponderao realista me diz que sou p como qualquer outro ser humano, mas tambm sou gloriosamente menor apenas que os anjos como Deus fala que sou.(3) A terceira grande mentira de Mamom: se tenho dinheiro, posso controlar meu futuro (e o dos outros). Claro que o dinheiro nos d muitas possibilidades, mas o desejo pelo controle que nos move na busca desenfreada por mais jamais ser satisfeito pelo

dinheiro. Alguns pais que possuem muito percebem quando seus filhos crescem que no conseguem que eles faam tudo o que planejaram para eles apenas pelo fato de terem dinheiro. Os discpulos de Mamom so implacveis em meio a seus delrios! O que voc acha que George Bush pensou quando entrou naquela guerra no Iraque? Certamente ele nunca imaginou que teria tantos problemas e que lanaria sua nao em um perodo de recesso histrico. Mas trilhes de dlares sabem contar uma boa mentira. A quarta grande mentira de Mamom: se tenho dinheiro, desfruto mais a vida. o antigo pensamento de que para desfrutar de algo preciso possuir um pedao ou comprar algo para mim. Assim que vamos praia e cremos que teremos mais prazer quando tivermos um pedao daquele lugar, visitamos a serra e queremos ter uma casa ali, quando na verdade teremos mais desgastes. Aproveitar simples, voc s precisa abandonar a necessidade de possuir. A quinta mentira de Mamom: se tenho dinheiro, todos devem me servir. Aqui assumimos um complexo de Deus, que faz exigncias de todo poderoso. o ltimo estgio que nos coloca contra o mundo e contra o amor. Nossas relaes sero amaldioadas transformando-se em puro negcio. Quando voc morrer, o que acontece com 100% das pessoas deste mundo, voc deixar tudo que ajuntou para algum, s levar aquilo que pode habitar o corao. Ser mais lucrativo para voc que fosse o amor. Se voc conseguir enxergar o dinheiro como Jesus enxerga, voc ser um discpulo de grande utilidade no Reino e livre como poucos para dizer o que precisa ser dito e fazer o que precisa ser feito. Um abrao quebra costelas. O discpulo gaudrio. (1) Mateus 6:24 (2) Mateus 19:24 (3) Salmos 8

Potrebbero piacerti anche