Sei sulla pagina 1di 32

Fichamento:OCoraodaAlmaGaryZukav

Fichamento:OCoraodaAlmaGaryZukav
Dadosbibliogrficos:ZUKAV,Gary.Ocoraodaalma.Trad.CarlosSzlak.SoPaulo:Novo Paradigma,2004.

ANOVAHUMANIDADE
1. Anecessidadedesesentirseguro,importanteeamadoestnocentrodaexperincia humana.umanecessidadetoprofundaquantoadealimentoeabrigo.P.21 2. Ocrescimentoespiritualaocontemplaromundointeriorestsubstituindoabusca do poder exterior que agarra o externo para manipular e controlar , como cura insegurananomagodaexperinciahumana.Emvezderearranjarascircunstncias externas para nos sentirmos mais seguros, importantes e amados, estamos aprendendo como olhar para dentro de ns, para descobrirmos as razes de nossas inseguranasearrancIasfora.P.24. 3. No presente, toda a tentativa de obter poder externo gera apenas violncia e destruio. (...) Enquanto o mundo externo for buscado para mitigar a dor de nos sentirmosindignos,ouomedodenotermosumlugarprprio,traremosviolnciae destruio para nossas vidas, individual e coletivamente. Aquilo que permitiu nossa espciesobreviverportantotempoagoraummauremdio.P.25. 4. ComohpartesdevocquebuscamomundoexternoparafazIosesentirseguro, importante e amado, voc tem de identificIas e tratIas. H partes de voc que buscam segurana por meio do cultivo da aparncia, de novas roupas, de uma casa maioretudoomaisquefaavocsesentirmaisvontadenoUniversoeaceitopelos seuscompanheirosdeesprito.P.;26. 5. Avelhahumanidadeexplorouomundofsicoeissogerouseguranapelamanipulao econtroledoquefoidescoberto.Anovahumanidadecriaseguranapelaobservao do mundo interior, para descobrir as causas da insegurana e curIas. Esse o caminhoparaopoderautntico.P.28.

OPODERAUTNTICO

UesleiCBarbosa

Pgina1de32

Fichamento:OCoraodaAlmaGaryZukav 6. O poder autntico representa o alinhamento da sua personalidade com sua alma. (...) A criao do poder autntico envolve um esforo que dura a vida inteira. Exige tomarconscincia,instanteainstante, detudooquevocsenteedasdecisesque toma.Acriaodopoderautnticooconfrontacomsuaspartesmenossaudveis:as partesqueresponsabilizam,criticam,julgam,guardamrancor,invejameodeiamos outros,vocmesmoeoUniverso.Essaspartesprecisamserreveladas,reconhecidas emodificadas.Tambmsoaspartesqueamaioriadesejamudarnosoutrosemvez demudaremsimesma.P.29. 7. O poder autntico a experincia humana sem as limitaes do medo, da dvida pessoal e do dio contra si mesmo. Quando voc localiza e desafia as partes que julgam,criticam,desesperamse,invejameodeiam,voceliminaaquiloqueficaentre voceopoderautntico.Quandovoclocalizaeaalimentaaspartesqueapreciamo mximodaVida,incluindosuaprpriavida,voccultivaopoderautntico.P.32. 8. UmapessoaautenticamentedotadadepoderparceriadoUniverso.Quantomaisela desenvolve essa parceria, mais sua vida tornase autenticamente dotada de poder. Essa a jornada rumo ao crescimento espiritual. Todos ns somos estudantes da escoladaTerraeestamosfazendoomesmocurso:poderautnticooque,como criIoecomousIo.P.34.

ASEMOES
9. As emoes so correntes de energia que o atravessam. So mais do que efeitos de interaesqumicas,hormnioseexcessooudeficinciadeneurotransmissores.Esses efeitossoascincoexplicaessensoriaisdoprocessoemocional.P.35. 10. Voc ser incapaz de crescer espiritualmente se no aprender como se desligar de suas emoes e entendlas como produto da maneira pela qual a energia processadaemseusistema.(...)Suasemoesvmdoseusistemadeenergiaeno dasinteraescompessoasoucoisas.P.38/39. 11. Suas emoes trazemlhe o presente mais precioso que o Universo capaz de oferecer. Essas emoes contamlhe como seu sistema de energia est funcionando. Semesseconhecimento,vocnocapazdemudar.Comele,vocsabeexatamente o que precisa ser modificado e como. Conselheiro algum pode lhe dar essa informao. Assim como nenhum professor, pai ou padre. Suas emoes so uma canocompostaapenasparavoc.SeutrabalhoconsisteemescutIa.P.41. 12. Cadaemooumamensagemdasuaalma.P.41.

AESCOLADATERRA
13. Suasemoestornamseofocodesuaateno,enopessoasoucircunstnciasque parecem estar provocando suas emoes. Em vez de se zangar com uma pessoa ou uma circunstncia ou se deprimir, invejar, sentir medo agradea o fato de essa pessoa ou circunstncia terlhe causado emoes particulares. Em vez de tentar modificar as circunstncias ou as pessoas, analise as emoes que voc est experimentando.Essasemoesvmdoseuinteriorenodefora.Elaschegamcomo velhasamigas.P.46.
UesleiCBarbosa Pgina2de32

Fichamento:OCoraodaAlmaGaryZukav 14. Sua tarefa como estudante da escola da Terra no modificar seus pais, chefe, empregados ou colegas de classe. modificar a si mesmo. Suas emoes mais dolorosasmostramaquiloemquevocapresentamaiorresistnciamudana.So asemoesqueaparecemcommaisfreqncia,poisvocnofezsualiodecasae seuprogressonaescoladaTerraclaudicounessamatria.P.48. 15. Estudar um assunto com seriedade no significa ler a respeito, discutir e escrever ensaios.Significaolharparaseuinterior.Issocomeaquandovocpassaaconsiderar aidiadequevoc,enoasoutraspessoas,acausadesuasemoes.Aoaderira essaidia,vocpradetentarexplicarcomoaspessoaseascircunstnciasfazemno sesentirdamaneiracomosesente.Sevocquebrarumossodoseup,elenovai parar de doer at voc tomar conta dele. A dor no o problema. A dor est chamandosua atenopara umproblema.As emoesdolorosasagemdo mesmo modo.Elaschamamsuaatenoparaaquiloqueprecisasertratadoparaquevoc alcanceseumximopotencial.P.49. 16. Sua personalidade seu corpo, sua estrutura intuitiva (como voc experincia a intuio) e as maneiras especficas pelas quais voc percebe, pensa e sente. Sua personalidadenasceuemumacertadataemorreremoutradata.P.52.

PROCESSANDOAENERGIAPARTEI

17. Ostimocentroestlocalizadonotopodasuacabea.olugarpeloqualaenergia entranoseusistemadeenergia.EssecentrooconectacomoUniversonofsico.P. 52. 18. Durante toda sua vida, voc opta, momento a momento, se aprender por meio do medoedadvidaoupeloamoreconfiana.Noimportaamaneiraquevocescolhe: aenergiacontinuaaentrarnoseusistemadeenergiapelacoroadasuacabeaeasair porcadaumdoscentrosdoseusistemadeenergia.(...)Umindivduoautenticamente poderoso aquele que aprendeu a liberar sua energia com amor e confiana. Para tornarse autenticamente dotado de poder, voc deve aprender a diferena entre liberar sua energia com amor e confiana e liberIa com medo e dvida. (...) Ao se
UesleiCBarbosa Pgina3de32

Fichamento:OCoraodaAlmaGaryZukav familiarizarcomsuasemoeseseusistemadeenergia,vocsercapazdeperceber qual dos seus centros est irradiando energia e se a energia est saindo por esse centrocomamoreconfianaoucommedoedvida.Issoconscinciaemocional.P. 54. 19. Osextocentrosituaseemsuatesta,entreseusolhos.Essecentropossibilitaquevoc veja mais do que seus cinco sentidos so capazes de mostrar. Permite que voc conheaasintenesdosoutros,mesmoquandoelesnoasexpressam.Capacitaoa reconhecer as oportunidades que suas experincias lhe oferecem para crescer espiritualmente. (...) Quando a energia sai desse centro com amor e confiana, voc enxergasabedoriaeacompaixodoUniversoondequerquedirijaoolhar.Quandosai commedoedvida,oquevocenxergaparecefrioeassustador.P.55.

PROCESSANDOAENERGIAPARTE2
20. Toda emoo uma experincia fsica. As emoes so sensaes fsicas que acontecem emdiferentespartes do seucorpo. Quandoaenergiasaiporumcentro doseusistemadeenergia,produzsensaesfsicas.P.57. 21. Esse centro est prximo sua garganta (quinto centro). Quando a energia sai do quinto centro com amor e confiana, voc se expressa com clareza e facilidade. Sua vozclaraeforte.Nohhesitao,nohtentativa.P.58. 22. Reconhecerondeecomoaenergiasaidoseusistemadeenergiaofundamentodo crescimentoespiritual.Vocnoconsegueestarautenticamentedotadodepodereao mesmo tempo ignorar seus medos. Ignorar suas emoes ignorar seus medos e tambmsuasalegrias.P.58. 23. Oprximocentroestnoseupeito(quartocentro).Quandoaenergiasaidessecentro com amor e confiana, voc irradia afeto e compaixo. Voc se sente totalmente conectadoVida.Todasaspessoastornamseseusparentes.Asplantas,osbichos,os pssaroseosinsetostambmsetornamseusparentes.Vocsenteadoreaalegria dosoutros.Voccuidadosoutros.Vocestabertoereceptivo.Quandoaenergiasai desse centro com medo e dvida, voc fica frio e distante. As pessoas parecem objetos.Vocficainteressadoemcoisasenoemvizinhos.Seusrelacionamentosso superficiais; voc analisa, compara e avalia as pessoas do mesmo jeito que analisa, compara e avalia idias e teorias. Voc avalia as pessoas que podem ser teis e descartaasquenotmutilidade.Vocestfechadoedefensivo.P.59/60.

PROCESSANDOAENERGIAPARTE3
24. O prximo centro (terceiro centro) tambm provoca sensaes fsicas claramente identificveisquandoliberaenergia,emespecialquandoirradiaenergiacommedoe dvida. Esse centro est situado perto do plexo solar. O plexo solar fica acima do estmagoepoucoabaixodeondeascostelasondeelassejuntamnomeiodopeito. Esseocentroquevocsentequandoestpreocupado.Quandoaenergiasaidesse centrocommedoedvida,vocasentena"bocadoestmago".Qualquerrgoda reacentraldocorpoafetadoquandoaenergiasaidessecentrocommedoedvida,
UesleiCBarbosa Pgina4de32

Fichamento:OCoraodaAlmaGaryZukav masoestmagoparticularmentesensvel.Vocsentedornessaregiotodavezque temenosercapazderealizaralgoimportanteparavoc.P.63. 25. O prximo centro de energia (segundo centro) situase na regio dos sus rgos reprodutores. A maioria das pessoas associa esse centro com o sexo. mais do que isso. a base de sua criatividade. Desse centro, brotam novas idias, insights, percepesecompreenses.Cadadecisoummomentodecriatividade.Oquevoc cria,cabeavocdecidir.Quandoaenergiasaidessecentrocommedoedvida,voc criamaneirasdeseaproveitardascircunstnciasedosoutros.Aliberaodaenergia dessecentrocommedoedvidaprovocafortesdesejossexuais.Vocprocuraalgum para satisfazIos, mas fica preocupado com o bemestar da outra pessoa. Voc fica preocupado com suas prprias necessidades. Os estranhos tornamse magneticamente atraentes. Voc fantasia interaes sexuais. Uma pessoa to til paravocquantoaprxima,etodossosubstituveis.(...)Ainteraosexualuma soluotemporria.Odesejoardentesemprevolta.Aquestonoodesejosexual, masaenergiaquesaidessecentrodoseusistemadeenergiacommedoedvida.(...) Quandoaenergiasaidessecentrocommedoedvida,transformaosoutrosevoc empredadoresmtuos,queseatacam.Quandosaicomamoreconfiana,transforma suasexperinciasemcelebraesdecriaocoletivadaVida.Aoidentificaratraes sexuais,fantasiasedesejosardentescomoinformaessobreseusistemadeenergia, esobrecomoeondeestsendoprocessadaaenergia,voccomeaaganhardomnio sobre alguns dos seus mais poderosos impulsos. Voc comea a analisar a dinmica quegerasuasemoes.P.66. 26. Oltimocentrodeenergia(primeirocentro)estlocalizadonabasedotronco,perto da rea genital. Fica exatamente na parte mais baixa do tronco fsico. Tal centro o conecta com a Terra. (...) Quando a energia sai desse centro com amor e confiana, voc se sente em casa na Terra. A Terra o nutre, assim como a rvore alimentada pelaTerra.(...)Quandoaenergiasaidocentrocommedoedvida,aTerranoparece umlar.Tudonelatornaseumaameaa.P.67.

ADICIONANDOCOR
27. Conscincia emocional medicina preventiva. Ela permite que voc perceba circunstncias no seu sistema de energia que provocaro disfunes dolorosas no seu corpo muito antes que apaream. Se voc no se conscientizar dessas circunstncias,nofimseconscientizardasconseqnciasnaformadedoenaedor nocorpo.Otratamentomdicodeumadisfunofsicaotratamentodeemergncia de um sintoma desenvolvido durante um longo tempo. O sintoma uma flor sobre umaplanta.altimapartedaplantaasedesenvolver.Tratarosintomaequivalea arrancaraflor.Aplantacontinuaintacta.(...)Umsintomafsiconopodeaparecerno seucorposemaliberaocrnicadeenergiacommedoedvidadoseusistemade energia, do mesmo modo que uma flor no capaz de surgir sem uma planta. A medicina o estudo das flores. O crescimento espiritual representa o estudo das plantas.Comeacomaconscinciaemocional.P.74.

UesleiCBarbosa

Pgina5de32

Fichamento:OCoraodaAlmaGaryZukav

OEXAMEMINUCIOSO
28. Seucorposeuveculo;vocnoseucorpo.Vocumaalmatemporariamente utilizandoseucorpo.P.78. 29. Suas emoes so os instrumentos que revelam como seu sistema de energia est funcionando. Examinar com ateno os instrumentos do seu sistema de energia significa prestar ateno em suas emoes. Significa estar consciente de como a energiaestsendoprocessadaemcadacentro.Emparticular,significapercebercomo seucorposesentenavizinhanadecadaumdessescentrosacadamomento.P.79.

PENSESOBREISSO
30. Pensamentoseemoeschegamjuntos.Amaioriadaspessoasnotemodompara reconhecer essa combinao. Para elas, as emoes parecem ser poderosas e incontrolveis. Quanto mais intensa for uma emoo, mais dolorosas sero as sensaesnoseucorpoemaiscompulsivosseuspensamentos.P.83. 31. Procuraradorquevocestsentindonotendoconscinciadadornoomesmo queinventarumador.Prestaratenoapartesdiferentesdoseucorponocriardor. Procurar atentamente por algo que voc est sentindo no seu corpo no criar dor. (...)Aonoterconscinciadequeseucorpoestdoendo,vocnopodefazernadaa respeito. Se voc no fizer coisa alguma sobre isso, a causa da dor continuar. Essa causa a liberao da energia do seu sistema de energia com medo e dvida. a experinciadeumapessoaquetemeserinadequadaeduvidaquedevesseestarsobre aTerra.Suacriatividadededicaseconstruodedefesascontraosoutros,contrao autoconhecimentoecontraaVida.P.87.

OMOMENTOPRESENTE
32. Vocestsemprenomomentopresente.Vocnemsempreestconscientequeest no momento presente. O momento presente perdura, independentemente de sua conscincia. A diferena diz respeito ao poder. Quando se tem conscincia do momento presente, temse a opo de poder. Quando no tem conscincia do momentopresente,vocnotempoder.Noterpodersignificaestarsobocontrole dascircunstnciasexternas.Possuiraopodegerarpodersignificavocsercapazde decidir o que vai dizer e fazer a seguir, e as conseqncias que provocar com suas palavras e aes. Todas as possibilidades existem no momento presente. Quando se tem conscincia do momento presente, temse acesso a todas as possibilidades oferecidaspelomomentopresente.p.97. 33. Voc no conseguir ver nada da paisagem externa que o cerca enquanto no tiver conscincia da sua paisagem interior. Sua paisagem interior a ncora de sua experincia. a base de sua vida. Quando voc vive sua vida sem vIa, ela perde a razodeser.Vocficaentreguescircunstnciascomoumabandeiraaovento.Voc tornase um bote deriva. As correntes de sua vida levamno aonde elas vo, independentementesevocdesejairounoparal.P.98.
UesleiCBarbosa Pgina6de32

Fichamento:OCoraodaAlmaGaryZukav 34. OpontoquevocestnaTerraparacrescerespiritualmenteeoferecerddivasque s voc capaz de oferecer. Essas ddivas no surgem no mundo exterior, mas nas suas partes mais profundas. So seu potencial espera de emergir como gros na terraqueaguardambrotar.Sua"terra"suapaisageminterior.Quantomaisateno vocderaela,maisfamiliarizadoficarcomsua"terra",equantomaisfamiliarizado, maiscapazdeveroquequercultivarouremover.(...)Suasemoessoocampode foradasuaalma,nooprodutodehormnios,enzimaseneurotransmissores.Soas experincias de sua alma, que o alcanam de um modo dramaticamente ntimo. As emoesdolorosascomoraiva,medo,invejaeespritovingativosoexperincias de partes de sua alma que ela deseja curar. As emoes que o alimentam como gratido,satisfaoeestimasoexperinciasdepartesdesuaalmajsaudveis.P. 98.

EMOES,PODEREOMOMENTOPRESENTE
35. Adoremocionalumadorfsica.Seucorpodi,algumasvezesintensamente.Aose conscientizardoqueestsentindo,vocseconscientizadessadorquandoelasurge. Nosepreocupecomqueemoesestsentindo.Dirijasuaatenoparaoqueseu corposente.Suasexperinciassoasemoesquevocprocura.P.103. 36. Domnios inteiros de atividade intelectual foram criados para desviar a ateno daquelesqueoscriaramdasemoesquenoqueriamsentir.Oesforointelectuale aconscinciaemocionalnosomutuamenteexcludentes,masquandoumaatividade intelectual tornase compulsiva, ela est sendo usada para desviar a ateno de emoesdolorosas.P.104. 37. A segunda maneira de evitar emoes dolorosas refugiarse em uma atividade. (...)Aoseusarumaatividadeparadesviaraatenodasemoesdolorosas,elase torna compulsiva. (...) Quando a atividade um desvio da dor emocional, a proximidade da concluso ameaadora. A atividade esconde uma necessidade, e quandoaatividadeterminaanecessidadereaparece,exatamentecomoadordeuma feridaanestesiadaquereaparecequandopassaoefeitodoanestsico.P.104/105. 38. Compulsonoomesmoquepaixo.Apaixoodesdobramentodaalegria.Abre possibilidades.Criaecontribui.Acompulsoodesdobramentodomedo.Bloqueia possibilidades e percepes. Exclui. Imobiliza o compulsivo. A diferena entre a alegriadaVidaeaobsessoemterminarumprojetoadiferenaentreliberdadee deteno.P.105. 39. Aprximavezquesurgiradorrelativaraiva,asesentirinferior,asesentirsuperior, inveja, ao esprito vingativo ou ganncia, tente experimentIa sem desviar a atenopordoisminutos.Aprendacomonadarantesdemergulharnagua.Asguas desuaalmasomuitoprofundas.Vocnasceuparamergulharnessasguas.Faaisso com conscincia. A conscincia emocional o primeiro passo. Se voc no est consciente do que est sentindo em seu corpo e do que est pensando, no est consciente do momento presente. Voc no tem poder. Mais importante: voc no temconscinciadesimesmo.Vocnotemamemriadesimesmocomoumaalma, comoumainflunciasobreosoutros,arespeitodoseucontratocomoUniversoeda
UesleiCBarbosa Pgina7de32

Fichamento:OCoraodaAlmaGaryZukav extensoembitodesuacapacidadecriativa.Conscientizarsedissoexigequevocse conscientizedesuasemoes.P.106/107. 40. A conscincia do momento presente requer distanciamento tanto de sua paisagem exterior como de sua paisagem interior. At voc se conscientizar de suas paisagens interior e exterior, voc no ser capaz de enxergIas, muito menos com distanciamento. Ao se conscientizar de sua paisagem exterior, mas sem distanciamento, voc ficar absorvido no que est acontecendo ao seu redor, e no conseguirexperimentarsuasemoes.Aoseconscientizardesuapaisageminterior, massemdistanciamento,vocficarabsorvidonassuasemoes,enoconseguirse afastardelasosuficienteparaenxergIascomclareza.Dumpassoatrsemrelao aoqueestsentindo,assimvocnoficamaiscegadoporissoouinconscientedisso como um sentimento. D um passo para longe, assim voc pode deixar sua emoo comear a fazer seu percurso atravs de voc sem penetrar to profundamente quanto penetra relativamente criao de ao, os pensamentos negativos, a introverso emocional e todas as outras reaes criadas no seu interior no passado. Distanciese um passo do que est sentindo, e a todo o momento voc ser capaz disso,ganhandomaisemaiseaindamaisdistanciamento.P.112. 41. Quando voc no adquire distanciamento de suas emoes, voc no capaz de se separar delas, e as emoes o dominam. Voc d socos, introvertese ou grita. Envenenaseuespritocomressentimentoouridescontroladamente.P.113.

INTIMIDADE
42. Aintimidadenaturalparans.Nsansiamosexperimentaraintimidadeesomos destinados a nos tornar ntimos, afetivos, sensveis e amorosos em relao aos outros. Quando nos tornamos ntimos, ficamos satisfeitos. Todo encontro satisfatrio ou fecundo, com potencial para um insight mais profundo e para o crescimento espiritual. Ao no sermos afetivos, sensveis ou amorosos quando a intimidadeestfaltando,nadasatisfaz.Todainteraofriae,algumasvezes,cruel. Avulnerabilidadeperigosa.umaexperinciamuitodolorosa.Vocsesenteisolado es.NoconseguealcanarosoutroseelesnopodemalcanIo.Vocseesfora para cumprir as atividades e atingir os objetivos em vez de criar relacionamentos. O nicorelacionamentoquevocbuscadotipofuncionalaquelequeoajudaaobter oquevocquer.Aintimidadeeabuscadepoderexternoacapacidadedemanipular econtrolarsoincompatveis.Ondeumaexiste,aoutranopodeexistir.P.117/118. 43. Omedoeadesesperanacaminhamjuntos.Vocconsiderasuacondiocomoalm de sua capacidade para modificIa, ou no ficaria amedrontado. (...) Quanto mais amedrontadovocfica,maisvirtuosovocsetorna,emaisosoutrosparecemestar errados.(...)Tudooquevocvaoseuredor,todasaspessoasqueencontraetudoo que voc experiencia interiormente so reflexos de um medo que permeia sua conscincia.Atvocsercapazdeenfrentarseusprpriosmedos,serumprisioneiro deles.P.119.

UesleiCBarbosa

Pgina8de32

Fichamento:OCoraodaAlmaGaryZukav 44. Lembresedequetodasasemoesdolorosassoexpressesdemedocomoraiva, inveja, tristeza, esprito vingativo e ganncia , so emoes que chegam com pensamentosrelativosajulgarasimesmoeosoutros.P.119.

ARAIVA
45. A raiva um fenmeno tipo iceberg. o pice de uma estrutura maior, invisvel, excetopelotopo.(...)Domesmomodo,noexistealgocomoaraivasemumaimensa subestruturaemocional. (...)Sob todaexperinciaderaivaestumimensocorpode experincia emocional. Sem uma clara viso dessa enorme subestrutura, a raiva no podeserapreciada;nomaisdoqueumamontanhapodeserapreciadaobservando seumretratodocumeapartirdoprpriocume.P.131/132. 46. Araivaatacaumalvo.Oalvooutrapessoa,umgrupodepessoasouoUniverso.A raivajustaepresunosa.Araivanoescutaosoutros,norespeitaousepreocupa comeles.Consideraosoutroserrados,culpados,inferioresouinadequados.Preocupa seapenasconsigo.Araivadesejaoquequer,quandoquerenascondiesquequer. Adotaopapeldejuiz,jriealgoz.Nohdireitodeapelao.P.132. 47. Amaioriadaspessoasqueficazangadacomfreqnciapensaqueestfamiliarizada com suas emoes, por causa de seus acessos. (...) Os acessos de raiva so experincias dolorosas, mas no so investigaes emocionais. (...) Toda hostilidade tem origem no medo. O medo o lugar de origem de todo impulso noamoroso. Uma pessoa amorosa destemida. Uma pessoa zangada, invejosa, vingativa, deprimidaouavarentaestcheiademedo.Oamordestemido.Oamornoameaa formaalgumadevida.amigodetodos.Oamor,comnaturalidade,alimenta,apiae preocupasecomosoutros.Nocombateomedo,nomaisdoqueosolcombatea escurido. No conhece o medo. Onde um est, o outro no pode estar. A raiva impedeoamoreisolaapessoaqueasente.umatentativa,emgeralbemsucedida, de afastar o que mais almejado: companhia e compreenso. uma rejeio do humanitarismodooutro,assimcomoumarejeiodoseuprpriohumanitarismo.P. 133. 48. Entreopavorearaivahumaoutraexperincia:ador.Emoutraspalavras,soba raiva jaz a dor; e sob a dor jaz o medo. No possvel experimentar o medo sem primeiroexperienciarador.P.134. 49. Quanto mais a dor negada, maior e mais freqente a raiva que o envolve. Uma pessoaqueestiradacomfreqnciatemumadorincessante.p.135. 50. Araivanoresistnciaaumacircunstnciaespecfica.resistnciaaomundono serdojeitoquevocgostariaquefosse.Araivapurafrustraodenosercapaz dearranjarsuavidaeadosoutroscomovocdesejaria.Araivanuncacontrauma pessoa,umaorganizao,umacomunidadeouqualqueroutroalvo,independentede quanto parea ser. A raiva uma torturante experincia de impotncia. Atacar com raivaumatodefraqueza.Jurarvinganaeprovarculpasoexpressesdedesespero edesamparo.P.135. 51. Suaraivaumsinalclaro,inequvoco,quevocsofrededor.P.136.

UesleiCBarbosa

Pgina9de32

Fichamento:OCoraodaAlmaGaryZukav 52. Nohexceoaessaregra,nem"talvez"ou"se".Opodereabelezadeumavidana escola da Terra o encontro contnuo com o que sua alma deseja encontrar exatamente. Aoresistiraisso,vocresisteaopropsitodesuavida.Vocresisteao beneficiente Universo. Voc resiste sua orientao e ajuda nofsica. Essa resistnciasuador.P.137.

53. Acausaessencialdaraivaafaltadevalorprprio.aexperinciadaimpotncia.A impotncia faz com que, voc se considere sem valor, incapaz de imaginar que voc fazdiferenaparaalgumouparaalgumacoisa.P.138.

VCIOEMTRABALHO
54. Ovcioemtrabalhoumafugadasemoes.umadrogatoeficazquantoomais poderoso anestsico. Como todas as drogas, no consegue mascarar a dor indefinidamente. Um paciente que usa um anestsico deve consumiIo com regularidade.Sediminuirseuconsumo,adorretorna.P.142. 55. Ovcioemtrabalhoautilizaodaspessoasedascircunstnciasparaevitarador. umfocoestreito,queocultaumapaisagemmaior.oequivalenteausarantolhos,de modoquetudooquevocpossaversejaoprojetoouanecessidadediantedesi.Seu mundo fica muito pequeno. Voc no v os outros ou o que eles esto sentindo, excetoquandoafetamoquevocestfazendo.P.145. 56. Quandovocseviciaemtrabalho,peestranhosparacuidardesuavida,enquanto dirigesuaatenoparaprojetosinsignificantes.Mesmoqueseuprojetosejacriarum imprio, ele insignificante se comparado criao de uma jornada significativa, consciente,compassivaeplenanaescoladaTerra.P.146. 57. A conscincia emocional permite que voc caminhe pela Terra desperto e no em umtranseautoimposto.navegarcomseusonarligadoemvezdetentarenxergar icebergsnaescurido.P.146. 58. O vcio em trabalho um sono profundo. um transe autoinduzido, que temporariamente mantm as emoes dolorosas afastadas da conscincia. (...) o cochilodolorosoqueimpedeoeternomomentopresente.p.149.

EFEITOPASSAGEMESTREITA
59. Conscinciaemocionalrequerateno.Aconscinciaemocionalenfocaaexperincia da emoo. Uma coisa ter uma emoo enquanto sua ateno est em algo
UesleiCBarbosa Pgina10de32

Fichamento:OCoraodaAlmaGaryZukav diferente.Outracoisa,muitodiferente,terumaemooenquantosuaatenoest naprpriaemoo.P.151. 60. As pessoas compulsivamente intelectuais no sabem o que esto sentindo. Muitas vezes, pensam que no tm emoes. Elas sabem que no so emocionalmente conscientes. Precisam procurar suas emoes, e mesmo quando experimentam intensidades de raiva ou medo, acreditam que no demonstram emoes nessas experincias.P.155. 61. Adepresso,porexemplo,umfenmenoemocionalsuperficial,aindaquesejauma experincia muito dolorosa. A experincia de ficar deprimido uma combinao complexade diversaslinhasdeforaquesecruzam.(...)Aexperinciadadepresso sem a perspectiva que permite que ela seja usada como um instrumento de crescimento espiritualamesmaque flutuarsobreumoceano dedoremumnavio forte e resistente e no dedicar o tempo para aprender como navegar. Voc sacudidopelasondas,movidopeloventoe carregadoportoda corrente.(...)Araiva tambmnoumfenmenosimples.muitomaisdoquedesequilbriosqumicosdo sistema hormonal ou do crtex cerebral. Toda experincia de raiva surge a partir de uma interao de diversos sistemas de energia. H milhares e, s vezes, milhes dessessistemasdeoutrosperodosdavida,deoutroscamposdeenergia,decampos de energia que voc est atravessando e da evoluo da dinmica da raiva humana. Tudoissoestematividadeemumepisdioderaiva.P.158. 62. Araivaprecipitadapelomundonoserdojeitoquevocgostariaquefosse.Uma pessoa amada morre, um negcio fracassa, um relacionamento desmorona ou voc recebeodiagnsticodeumadoenaterminale,subitamente,enchesederaiva.Voc tratadorudemente,umamigodesonesto,seucarronovotemproblemasinsolveis earaivarugedentrodevoc.maisfcilzangarsedoqueexperienciaradorquejaz sob a raiva. A raiva o caminho de menor resistncia. a estrada mais trafegada. Raiva, introverso emocional, ressentimento turbulento, criticismo compulsivo e desejodevinganamascaramumadortointensaqueincomparvel.Atadorser reconhecidaeexperienciada,continuaraprovocarraivaedepresso.(...)Sobador quejazsobaraivaexisteumoceanodemedo.Essemedomaiordoqueomedodo escuro,deumanimaloudeserrejeitado.omedodeestarvivodenopertencer, de ficar sozinho e de ser incapaz de sobreviver. Esse pavor no uma reao a circunstnciasespecficas.ohorrordeviveremummundoparaoqualvocsesente despreparadoenoqualsesenteimpotente.(...)Nofundodessadinmicaemocional est a origem de todas essas experincias dolorosas: a falta de valor prprio, a experinciadeexistirsemvalorparasi,paraosoutroseparaoUniverso.Afaltade valorprprioaprincipalfontedetodaadoremocional.araizdaplanta.Araivae adepressosoasflores.Dorpelomundonoproduzirosramosdojeitoquevoc quer.Opavordeestarvivootronco.Faltadevalorprprioaraiz.(...)Afaltade valor prprio subjacente a essa complexa dinmica emocional existe independentementedesuasrealizaesoufaltaderealizaes.Geracontinuamente pavor, dor emocional, raiva e depresso. No pode ser extirpada pela mudana do mundo externo. (...) Eis a experincia da insegurana, da indignidade e da falta de valor. a experincia nuclear de impotncia. Alcanar o exterior para saciar esse
UesleiCBarbosa Pgina11de32

Fichamento:OCoraodaAlmaGaryZukav vaziointerioroufaltadevalorprprioabuscadopoderexternoacapacidadede manipularecontrolar.Abuscadepoderexternofoiomeiopeloqualahumanidade evoluiu desde sua origem. Agora, isso est mudando. O novo caminho evolutivo da humanidadeestcontemplandoointerior,buscandoasfontesdesuasinseguranase curandoas.Eisabuscadopoderautnticooalinhamentodapersonalidadecoma alma.P.160.

PERFECCIONISMO
63. Operfeccionismoasuposiodequeomundonoperfeito.Essasuposioest incorreta.Todacircunstnciaperfeita.Anaturezaimaculadaeummontedelixoso ambosperfeitos.(...)Operfeccionismoassumequeumaopomelhordoqueoutra. Todas as opes geram conseqncias perfeitas. Algumas opes geram conseqnciasquesomaisdestrutivasdoqueascriadasporoutrasopes.Algumas opes geram conseqncias mais construtivas, mas todas as opes geram conseqncias perfeitas conseqncias que no poderiam ser diferentes, dadas as opesqueasgeraram.P.161. 64. Esforarse para evitar a imperfeio intil. A imperfeio no existe. Toda circunstncia perfeita, dada as opes que a geraram. Voc apenas pode escolher sua circunstncia perfeita entre as muitas que criar. Ao julgar uma circunstncia superioraoutra,vocconfundesuasprefernciascomperfeio.Elasnosoiguais. Oquevocpreferenosuperioraoqueosoutrospreferem.Oquevocgeracom suasopesnosuperiorscriaesdosoutros.Aotentarimporsuaspreferncias sobre os outros, voc no cria um mundo mais perfeito, mas um mundo de imposio insensvel. (...) A busca do poder externo a capacidade de manipular e controlar sustenta que as circunstncias de sua preferncia so perfeitas para os outros. Isso gera apenas violncia e destruio. Respeitar as preferncias dos outros cria harmonia, partilha e cooperao. Reverencia a Vida. Essa a busca do poder autnticooalinhamentodapersonalidadecomaalma.P.163.

65. O perfeccionismo o processo de desconsiderar o que j perfeito. uma fuga do poder do momento presente e medo de sentilo. O perfeccionismo um exerccio intelectual que desvia a ateno das emoes e impede a explorao do seu poder criativo. evitar sua responsabilidade. Estar perpetuamente construindo castelos de
UesleiCBarbosa Pgina12de32

Fichamento:OCoraodaAlmaGaryZukav areia diante de uma mar que sobe. Cada desmoronamento do castelo cria uma necessidade urgente de construir outro. Nem os castelos nem as mars so importantes, apenas a eterna construo importante. Essa a experincia do perfeccionismo.P.165. 66. O perfeccionismo uma tentativa de habitar um mundo imaginrio para evitar experienciaromundoemquevocvive.P.166. 67. Evitar emoes dolorosas gera listas de tarefas compulsivas ao menos, temporariamentedelimpeza,organizaoecomplementao.P.167. 68. Todo impulso para criar a perfeio envolve a busca de poder externo. olhar para fora numa tentativa de suavizar experincias dolorosas, rearranjando o mundo externoemvezdeolharparadentroparalocalizarasfontesdesuadorecurIas.(...) Operfeccionismoojuzocontnuodesiedosoutroscomoimperfeitos.Quantomais vocjulga,maisdefeitosvocenxerga.(...)Operfeccionismoeaansiedadecaminham juntos.Aansiedadeeaslceras,adorgstrica,atensomuscular,apressoaltaea fadigacrnicatambmandamjuntas.P.168.

QUERERAGRADAR
69. O desejo de querer agradar asoutraspessoas uma maneira poderosa de desviar a ateno do que voc est sentindo. Ao procurar no descontentar aos outros, voc estmuitodescontenteconsigomesmo.Esttensoeprontoparaopior.Seufocoest nas outras pessoas e no que elas esto experienciando. Voc ignora suas prprias experincias, exceto as associadas ansiedade e ao medo. O impulso de querer agradarasoutraspessoasumadinmicapoderosa,produzidapelomedodaperda. Voc supe ser incapaz de viver sem o que teme perder e, dessa maneira, tornase intenso o desejo de obter a aprovao, a admirao, a ateno e o amor das outras pessoas.P.171. 70. A raiva a revolta contra circunstncias ou contra os outros. a busca de poder externo a capacidade de manipular e controlar, a objetivo da raiva alterar o comportamento dos outros. Se o objetivo for alcanado, aquele que tem raiva se sentir melhor, a desejo de querer agradar a outra face da mesma dinmica, o desejodequereragradarumatentativademudarosoutrosparadeixaraqueleque quer agradar se sentindo melhor. A raiva e a necessidade de querer agradar so ambasproduzidaspelomedodeemoesextremamentedolorosas.P.172. 71. Aspessoasquetentamagradareasquetmraivapossuemproblemasassociados autoridade. Elas competem na busca de poder externo. Aquele que se enraivece buscao abertamente, enquanto o que tenta agradar persegueo secretamente. Apenasaformademanipulaodifere.Ambosmantmosoutrosdistncia.Ambos pretendem controlar os outros e esto amedrontados, as dois tentam encontrar a mesmapeaperdida,masdejeitosdiferentes.P.172. 72. Aintenodesetornaraquiloquevocachaqueumaoutrapessoaquerquevocse tornequebraaharmonia,aindaquepossareduziratensotemporariamente.Impede a cooperao e o compartilhamento. Voc no consegue expressar sua criatividade, excetoaquelaspartesdesimesmoqueimaginaserembemvindas.Vocnocapaz
UesleiCBarbosa Pgina13de32

Fichamento:OCoraodaAlmaGaryZukav derespeitarosoutrosrelacionarsecomelesdealmaparaalmae,assim,vocno consegueutilizardvastopodereaprofundidadedesuapresenanaTerra,ouapreci Ios.P.173. 73. A pessoa aprende a no ter opinio alguma. Quando lhe pedem uma opinio, fica paralisada.Nofalarpelomedodeserrejeitada.Escutarasopiniesdosoutrosem primeiro lugar, para no melindrar. A opinio dos outros, igual s necessidades dos outros,somaisimportantes,paraeladoqueassuasprprias.Quereragradarparece natural,poiselanosevcomodignadointeressequedirigeaomundoexterior.Sua estratgiaestemseconcentrarnosoutros,demodoquesejaaceitoporeles.Uma pessoa que deseja agradar pe seu valor prprio nas mos dos outros e depende inteiramentedojulgamentodelesemboraseesforceaomximoparainfluenciIo.A pessoa se negligencia. Como no se cuida, espera que os outros se preocupem com ela. Sentese indigna de perguntar por suas vontades. Ao no satisfazIas, tornase ressentida.Temaimpressodequesuadedicaocompulsoemsepreocuparcom osoutrosnoretribuda.P.176. 74.

UesleiCBarbosa

Pgina14de32

Fichamento:OCoraodaAlmaGaryZukav

Facesdiferentesdamesmadinmica
Necessidadedequereragradar Ressentimento/raiva

Comoparecemserdiferentes
Submisso Preocupaseemcomoseapresentaparaos outros Idiasrelacionadascompossibilidades amedrontadoras Aprendeanoteropinioalguma Esforaseparaseraprovadopelosoutros Manipulapormeiodealgumaaoparaos outros Sepultaoressentimento Compulsoemsepreocuparcomosoutros Concentrasenosoutros Medodeperda Enfurecesequandosuficientementeseguro Dominador Nosepreocupacomosoutros

Sentesejusto

Opinioso Procurasinaisderejeio Manipulapormeiodaraiva

Ressentimentomanifestado Repeleosoutros Murodeseparaoemrelaoaosoutros Rebelasecontraascircunstncias Queragradarquandoamedrontado

Comosoosmesmos
Senteseindigno Corpotenso Problemascomautoridade Intenodecontrolarosoutros Buscapoderexterno(dissimuladamente) Amedrontado Senteseindigno Corpotenso Problemascomautoridade Intenodecontrolarosoutros Buscapoderexterno(abertamente) Amedrontado

Objetivodetodos
Evitaremoesdolorosas,vergonhosas Evitaremoesdolorosas,vergonhosas

UesleiCBarbosa Pgina15de32

Fichamento:OCoraodaAlmaGaryZukav 75. Como a necessidade de sempre querer agradar um objetivo inalcanvel, voc se impeumesforoincessantequecontinuamenteoafastacadavezmaisdosprprios sentimentos.Esseoobjetivodoatodequereragradar:evitarvivenciarasemoes muitodolorosasouvergonhosasdeseenfrentar.umatcnicaparaisolIodomedo daperdadeamor,ummtododeprotegIodaexperinciadedesmerecimentoedo pavorqueaacompanha.umafugadetudoaquiloqueoUniversoprocuratrazer ateno,eumadefesacontrasuaprpriaplenitude,riquezaegrandeza.P.179.

AUSENTARSE
76. Ausentarsedevaneio,desatenoeincapacidadedemanterofoconatarefadiante de si. E abandonar uma atividade para executar outra antes que a primeira esteja concluda, mas sem conscincia do momento que abandona a primeira e dirige sua atenoparaasegunda.Ausentarsecomotirarfriasseguidas,umaapsaoutra.O trabalho sob sua responsabilidade no feito porque voc est de frias. conveniente e saudvel um tempo para relaxar e revigorarse depois de muito trabalho,ouquandovocprecisaenfocaroutravezsuaspercepeseintenes.Mas ausentarseno.umafugadotrabalhointeriorquetemdefazer.Aoabordaresse trabalho,vocvoltaatirarfrias.P.181. 77. Suaalmaapartedevocquealmejaharmonia,cooperao,compartilhamentoe respeito pela Vida. tambm a parte de voc que imortal. Sua alma possui uma orientaodelongoprazocomrespeitovida.Noesttointeressadanumanova bicicleta,numnovoemprego,numanovanamoradaounamoradoquantovoc.Est interessadanoquevocaprendedesuasexperincias,incluindoaquelasrelacionadas a sua nova bicicleta, sua nova namorada, seu novo namorado etc. Sua alma est interessadaemcomovocusaaenergia,noquevoccria,esevocbuscaalcanar seupotencialmximo.Enxergaasexperinciasdesuavidacomopartedeumretrato maior,maisricoemaiscompletodoquevocconsegueenxergar.Enxergapadresde conexoqueoligamatodosaquelesquecruzamseucaminho,comprofundidadeou brevemente. Aprecia a enormidade de sua vida na Terra, o mbito de seus poderes criativoseaextensodesuaresponsabilidadesobrecomovocutilizaessespoderes. Consumarotrabalhoquevocnasceuparafazerumfatoquepreenche,satisfaze traz felicidade. Completao, momento a momento. Seus dias so preenchidos por atividade expressiva, e suas noites so tranqilas e reparadoras. Os insights e o entendimento inspiram, deleitam e nutrem. Sua criatividade pega fogo. Suas palavras e seus gestos so adequados. Voc sabe que digno de sua vida e est gratoporela.VocestimaosoutroseapreciaaTerra.P.182. 78. Vocanulasuaconscinciadomomentopresente,eissoomesmoqueignorarum eventoimportanteparaassistiratevsempensarsobreoqueestfazendo.Oevento importantesuavida,enquantoosdevaneioseasfantasiassoatev.Serquevoc nuncasentiu,depoisdeassistiraumprogramadetev,queperdeualgoimportante enquantoestaval?Eseoprogramadetevdurasse30anos?Esedurasse50anos? Quando voc anula sua conscincia do momento presente, o momento presente perdura.Notemfimenemcomeo,aocontrriodoseutemponaTerra.P.183.
UesleiCBarbosa Pgina16de32

Fichamento:OCoraodaAlmaGaryZukav

79. Quandovocvivenomomentopresente,suavidaocativa.(...)Adistnciaentrequem voc agora e aquele personagem que se preocupa com outras pessoas, vive uma vida interessante e assume a responsabilidade por aquilo que contribui Vida a distncia que voc tem ainda de percorrer no seu caminho espiritual. Ao anular sua vida ao adentrar em perodos de distrao, em que sua ateno vagueia , voc ignora esse caminho. Desperdia o tempo precioso que tem, na Terra. No h vergonha ou crtica nisso. H simplesmente a oportunidade perdida no momento. O momento seguinte trar mais oportunidades. As oportunidades que o Universo proporcionaparavocreescreveroroteirodesuavidanocessamdesdeomomento emquevocentranaescoladaTerraatomomentoemqueadeixa.Afinalidadede suamatrculavoluntriautilizaressasoportunidadesparacriarapersonalidadeque, naturaleplenamente,manifestaosvalores,aspercepeseosobjetivosdesuaalma: harmonia, cooperao, compartilhamento e respeito pela Vida. Voc no precisa temer fracassar nessa escola no h fracasso. H apenas a escolha incessante de diferentesmaneirasdeaprender.Oaprendizadopormeiodoamoredaconfianao mais gratificante e satisfatrio, e um meio fcil de utilizar as oportunidades que se apresentam. O aprendizado por meio do medo e da dvida o mais difcil. Demora maistempoemaisdoloroso.P.186 80. Se voc no tiver conscincia do que est sentindo, no ser capaz de perceber as diferenas.Continuaratermedoedvidas,eseucorpocontinuaraexperimentar sensaes dolorosas de ansiedade, raiva, fria, esprito vingativo, inveja, dio para consigo mesmo e desconfiana. Essas experincias so indicaes de que voc escolheuumcaminhodifcilparaaprenderharmonia,cooperao,compartilhamento e respeito pela Vida. Na realidade, voc escolheu sentir o que sua vida traz quando vocnobatalhaporessascoisas.P.186. 81. Sua vida est sempre esperando por voc quando voc finalmente desliga a tev, independentemente de quantas vezes voc a ligue ou por quanto tempo a assista. Algumas pessoas atravessam a vida sem a conscincia de si mesmas como personagensprincipaisdosseusprpriosfilmes.Desconhecemaexperinciadedirigir
UesleiCBarbosa Pgina17de32

Fichamento:OCoraodaAlmaGaryZukav aatenoparadentrodesi.Concentramseemquereragradaroucontrolarosoutros, emcomer,emfazeramor,emrealizaesouemficareminvisveis.Imaginamqueos momentos de dor, aflio e alegria so a plena experincia de suas emoes. No sabemnadasobreseusistemadeenergiaoucomofunciona.Duvidamatmesmode suaexistncia.p.188. 82. Ajornadaemquevocseencontradirigesetotalidade.Porqueprocurardesvios? Porqueretardarsuachegadaaumdestinomuitomaissatisfatrio,plenoeagradvel do que aquele que voc est agora? Por que no tentar trocar uma experincia temporria de perambulao sem conscincia por uma experincia permanente de poderebeleza?P.189.

TDIO
83. O tdio representa uma fuga do que importante. Como o vcio em trabalho e o perfeccionismo,tratasedeumamaneiradeseevitarasexperinciasinteriores.(...)A experinciadotdioincluiaresistnciadeconscientizarsedoqueseestsentindo. uma experincia fecunda, pois ocorre apenas quando a busca de meios externos de distraofracasa.P.191. 84. Otdioumadefesacontraaconscinciaemocionalparaworkholicseperfeccionista. P.192. 85. Voc no nasceu para se perder em atividades. Sua finalidade na Terra oferecer ddivas que sua alma deseja dar, aquelas que criam harmonia, cooperao, compartilhamentoerespeitopelaVida,noimportaaformaassumida.Voctalvez constituaumafamlia,monteumnegcio,vireumencanadorouvescola.Suaalma sempre criar meios de se expressar quando voc localizar e curar as partes que obstruemsuasintenes.Aspartesqueseopemsintenesdaalmaharmonia, cooperao,compartilhamentoerespeitopelaVidasoaquelascommedo,asque produzem o vcio em trabalho, o perfeccionismo e o tdio. O tdio, como o perfeccionismoeovcioemtrabalho,umafugadoseupotencialmximo.omedo da transformao que quer crescer, e que acontecer quando voc examinar suas emoes.suaresistnciaaocrescimentoespiritual.P.192.

86. Opoderautnticooalinhamentodapersonalidadecomaalma.Obrigaalocalizare mudar as partes da personalidade que no esto alinhadas com a alma. A alma
UesleiCBarbosa Pgina18de32

Fichamento:OCoraodaAlmaGaryZukav anseiaporharmonia,cooperao,compartilhamentoerespeitopelaVida.Aspartes dapersonalidadequeseopemaessasintenessoaspartesamedrontadas.So as partes iradas, vingativas, invejosas, deprimidas, compulsivas, obcecadas e viciadas.P.195. 87. Ao aparecer uma imperfeio, ela precisa corrigiIa. Ao ficar entediado com outra pessoa,amesmacoisaacontece.Vocconsideraaquelapessoacomoindignadesua ateno, e a mente fica alhures. Os olhos se embaam e voc fica irritadio, impaciente ou sonolento. Essas so experincias de perda de poder. Acontecem quando voc considera a pessoa diante de si indigna de sua companhia. Em outras palavras,vocperdepoderquandoapessoadiantedesinoexigeseurespeito.(...)O tdioumtorporautoimposto.umrefugiarsenumaconcha,ouaexperinciade desconexo,resultantedafaltaderespeitodosoutros,desimesmooudasuaVida. o tdio o contrrio do respeito. O respeito a considerao por todos e todas as coisas, simplesmente. enxergar alm da casca da aparncia e ver a essncia. O tdio impedeo de estimar as pessoas, as circunstncias e as oportunidades de crescimento espiritual continuamente oferecidas. Afastao da experincia relativa ao seu sistema de energia. Impedeo de respeitar os outros, a Terra e a si mesmo. P. 196/197.

IDOLATRIA
88. Idolatriasignificaadoraodeumaimagem.Aidolatriareverenciaoudominadapor um ideal. A imagem idolatrada perfeita e poderosa. (...) A imagem possui muito poderparaoadorador.P.199. 89. O dolo o papel que o adorador imagina que deva desempenhar. Um idlatra no achaquesuasatividadestenhamvalor,excetoquandosatisfazemodolovenerado.P. 199. 90. Sevocusaumpapelparacriarseusentidodevalorprprio,vocumidlatra.O dolo que voc venera a imagem do que imagina que deva ser para sentirse seguro, admirado e valorizado. A idolatria se origina pela falta de valor prprio ou impotncia. Em vez de analisar a dor da impotncia, voc finge que essa dor no existe, enquanto segue as suas regras. Essas regras estabelecem como voc deve pensar, falar e agir para sentirse poderoso, admirado e digno de amor. Seguir tais regrasforneceapenasexperinciasbrevesdeseguranaesatisfao.Sobessasregras jazomedodenosercapazdedesempenharseupapelodoloquevocadora.Seu dolonoaquestofundamental.Aquestocentralquevocescolheuadorarum dolo,desviandoaatenodesuasemoes.P.201.

UesleiCBarbosa

Pgina19de32

Fichamento:OCoraodaAlmaGaryZukav

91. Estar amedrontado parte da experincia humana. Jaz sob todo impulso de crescimentoespiritualadescobertadasrazesdomedoesuaextirpao.P.204. 92. Ele (o adorador do dolo) se meteu numa competio impossvel de ser ganha, pois est tentando encher um recipiente todo furado. Mesmo que ele despeje um novo contedo no recipiente a cada momento, ele nunca ficar cheio, pois o mesmo no consegue manter o que despejado. O recipiente furado a imagem de si mesmo. Baseiaseinteiramentenaavaliaodosoutrose,dessamaneira,elenuncaconsegue deixardeseprovarparaosoutros.Aomesmotempo,nopercebequeasimesmo quemaisqueragradar.P.207. 93. Idlatraalgumcumpridordeumpapelrelacionasehonestamenteconsigomesmo ou com os outros; e os outros no conseguem se relacionar honestamente com ele. Elesserelacionamcomsuaimagem,comoele.Suaimagemapessoaqueelemostra ser,masnotudoaquiloque.Noalcanasuasprofundezasoutocasuasriquezas. P.208. 94. Umavidagloriosaexigeacoragemparaenfrentarodesafiomaisdifcilqueumser humano pode enfrentar a dor da impotncia, de no se sentir amado e no merecedor de amor e mudar. Idlatra algum, nem mesmo um Valento, possui coragemparafazerisso.P.210.

OTIMISMOINSONDVEL
95. Ootimistainsondvelbloqueiasuasemoesatrsdasuposio"tudocomamelhor das intenes". Essa suposio est correta. A crise ocorre porque ele usa essa suposio para bloquear as emoes. Em vez de experimentIas, analisIas e aprendercomelas,ootimistainsondvelastemeeasevita.Asinformaesquetais emoes fornecem passam despercebidas. Finalmente, as emoes que ele tenta ignorarconfrontamnocomumaforaqueeleincapazdeignorar.P.212. 96. As emoes ancoramno em sua alma. Elas dizem o que sua alma quer que voc saiba.Sosualigaodiretacomaalma.Semaconscinciadasemoes,vocflutua numoceanodeexperincias.P.214. 97. Ootimismofalsoumantolho.Impedeodeenxergaraquiloquevocnoquerver, mas no consegue impediIo de pisar em falso, pelo que voc no enxerga. Voc se chocacontramurosecaiemprecipcios.Apenasaretiradadosantolhospodeimpedir isso.Ousodeantolhosumafugatemporriadador.Aremoodelesoprimeiro
UesleiCBarbosa Pgina20de32

Fichamento:OCoraodaAlmaGaryZukav passo para mudar permanentemente o que provoca as emoes dolorosas. P. 214/215.

SENTIRSENODIREITO
98. Sentirsenodireitoacrenadequevoctemaprerrogativasobrealgoquedeseja, no importando o desejo dos outros. (...) Voc se considera acima dos outros. As atividadesdelessoindignasdevoceenfadonhas.Sentirsenodireitoapercepo dequevocbasicamentesuperior.P.217. 99. Osentirsenodireitoumanegao.Anegaonosignificarecusaemadmitiroque voc sabe. cegueira. no perceber algo importante sobre si mesmo. At tomar conhecimento do que voc nega, voc no ficar livre. Se voc nega um medo, no conseguir se livrar desse medo at experienciIo. Voc criar conseqncias dolorosas e depois ser surpreendido por elas. Por exemplo, o sentirse no direito evitaaintimidade.Afaltadeintimidadecriaoisolamento,que,porsuavez,geraa experinciadeserdesconsiderado.P.218.

100. Sentirse no direito como voar acima das nuvens, sem querer descer. Voc acreditaqueocupertencesavoc.Quandooutrosvoadoresaparecem,vocno quer vIos. Voc se considera acima de todas as pessoas e coisas. Assume ares de superioridade. At prefere estar muito mais alto do que elas para no vIas. Comportase como se fosse um rei ou uma rainha. No gosta da companhia dos outros, exceto quando os desejos delas esto alinhados com os seus. Quer toda montanha,campo,trilhaouoceanoparasi.Sobosentirsenodireitoestotemordo ridculo e da rejeio. O sentirse no direito e a impresso de ser indispensvel so diretamenteproporcionais.Quandoestaimpressoaumenta,omesmoacontececom osensodesesentirnodireito.Quandoosensodesentirsenodireitomuitoforte, nenhuma interao significativa com os outros possvel. O toma l d c impossvel. Voc no escuta com interesse nem partilha com autenticidade. (...) O sentirsenodireitoexigeaaparnciadeinvulnerabilidade.Tornaimpossvelopedido deajudaeseurecebimento.Osentimentoqueningum,excetoumigual,podese associaravoc.Osentirsenodireitoumasentenaautoimpostadeconfinamento
UesleiCBarbosa Pgina21de32

Fichamento:OCoraodaAlmaGaryZukav solitrio numa cela, onde voc sofre sozinho porque ningum mais tem o direito de entrar.Adorestalmdacompreensodosoutros.P.219.

LCOOLEDROGAS
101. Oalcoolismoeoconsumodedrogassosintomas.Acausadessessintomas um problema mais profundo, que precisa ser descoberto para tais sintomas serem eliminados de modo permanente. Se os sintomas forem tratados independentemente de sua causa, reaparecero, e continuaro a reaparecer enquanto a causa continuar inalterada. A causa do alcoolismo e do consumo de drogasaintensadoremocional.P.223. 102. A dor emocional tambm tem uma causa. Descobrir e tratar a causa da dor emocional o mago do crescimento espiritual. o trabalho que cada pessoa na escola da Terra nasceu para fazer. As causas da dor emocional so partes da personalidade no alinhadas com a alma. (...) Toda experincia de tristeza, desesperana,espritovingativo,inveja,ressentimento,raivaemedoumaindicao clara, apontado para uma parte da personalidade que sofre de falta de confiana. Descobrir e tratar essas partes da personalidade cria uma personalidade integrada, sadia,alegre,conscienteeresponsvel.Eisaexperinciadopoderautntico.(...)Sobo alcoolismo e o consumo de drogas jazem camadas e camadas de dor emocional. O alcoolismo e o consumo de drogas so as camadas externas. Eles encobrem a dor emocional,queencobreoutradoremocionalaindamaisintensa.P.224. 103. O lcool e as drogas sufocam temporariamente a experincia da dor emocional, mas, tal qual um incndio florestal que se espalha sob uma cobertura vegetal de folhas de pinheiro, a fonte da dor emocional no pode ser tratada to facilmente.Essafontededoremocionaltambmsedifundesobasuperfciedeuma vida, chamejando de modo inesperado e em ocasies imprevistas. At o fogo ser trazidoluz,expostoporinteiroedepoisextinto,elecontinuaraqueimar.Issoexige trabalho,coragemecompromisso.Olcooleasdrogasapagamaexplosodechamas temporariamente, mas o fogo oculto continua a queimar. A superfcie arde sem chamasevoltaapegarfogo.Quantidadealgumadelcooloudrogaspodeapagaro fogoquefontedaexplosodechamas.(...)Apenasvocpodeextinguirafontede sua dor emocional. A dor emocional que produz mais dor emocional e vcio um chamado da alma. O lcool e as drogas so maneiras de ignorar os chamados por umahora,umdia,ummsouumavida,masnosocapazesdeinterrompIos.P. 227.

COMER
104. Voc continuamente alimentado pelo Universo. Ao se fechar a essa alimentao, voc sente a necessidade de proporcionIa a si mesmo. Eis quando a comida tornase magntica. Voc no consegue se prover com o alimento desejado; desse modo, o ato de comer tornase incessante. No so calorias que voc busca, mascontatocomsuaalmaecomoUniverso.(...)Aonoteroalimentodesuaalmae do Universo, voc procura substitutos. A comida um substituto. Voc pode comer
UesleiCBarbosa Pgina22de32

Fichamento:OCoraodaAlmaGaryZukav comida em excesso. Comer mais do que voc necessita no necessariamente um sinal de desequilbrio qumico, embora possa provocar desequilbrios qumicos. sempre sinal de um desequilbrio mais fundamental, que precisa ser corrigido. At a correoserfeita,oapetitecompulsivocontinuar,lembrandooquehumtrabalho internoaserfeito.P.229. 105. ...asdoenassosintomasdedinmicasmaisprofundas,queserelacionam diretamente com o propsito de sua vida na Terra e se voc o est cumprindo. P. 230. 106. Seu propsito na Terra criar poder autntico, para alinhar sua personalidadecomsuaalma.Tambmofertarasddivasdesejadasporsuaalma, contribuindo para a experincia humana. Se voc segue essa direo, sua vida preenchese de sentido, finalidade, clareza e alegria. O amor tornase um meio de vida. Quando voc se afasta disso, o sentido escorre da sua vida, as atividades tornamse incumbncias opressivas, e seu foco dirigese cada vez mais para seus prpriosinteresses.Suavidapreenchesedemedo.P.230.

107. Otamanhodoseucorponoestemquesto,masomotivopeloqualvoc come. Quando voc come para satisfazer um apetite que a comida no pode satisfazer,seucorpotornasemaiordoqueprecisaser.Nohcorpoideal.Hapenas o caminho de vida pela escola da Terra, abrindose diante de voc, desde o seu nascimento at sua morte. H nutrio abundante ao longo do caminho cada experinciaumpossvelalimento.Honrarcadaexperinciaecadaemooreceber esse alimento. Ao afastar sua emoo, voc o rejeita. Se voc aprender a receber o alimentofornecidopeloUniverso,etornarseperitoemreceblo,seucorpoassumir umaformaqueexpressarseuprprioequilbrio.P.234.

UesleiCBarbosa

Pgina23de32

Fichamento:OCoraodaAlmaGaryZukav

108. Sua atrao por comida, e a confiana nela para aliviar suas emoes dolorosas, uma tentativa de criao de uma vida significativa e satisfatria, que voc nasceu para criar, mas sem fazer o trabalho necessrio. um atalho ilusrio, quelevadisfunofsica.Atrasaotrabalhointeriorqueprecisaserfeito,masno eliminaanecessidadedefazlo.P.236.

SEXO
109. O ato de encontrar um possvel parceiro sexual est acompanhado por um choquedeentusiasmoedemedodesproporcionalemrelaoocasio.Essapessoa pode ser algum que voc no conhea ou que conhea h muito tempo. Subitamente, voc fica entusiasmado e amedrontado com a idia de fazer sexo com essa pessoa, e seu entusiasmo e medo so surpreendentemente (algumas vezes, escandalosamente) intensos. Esse tipo de atrao sexual atrao sexual viciada uma defesa contra a conscincia da mais dolorosa experincia na escola da Terra: a experincia da impotncia. o pavor de no se sentir amado e de achar que no mereceamor.omedodedescobrirqueseuntimoimprprioerepulsivo;omedo de ser rejeitado e ficar sozinho. Quanto mais fortes so essas emoes, e a falta de disposiodesentiIas.maiorsetomaaobsessocomsexo.(...)Umviciadoemsexo umapessoaquesofreumadorintensa.Consomeseemsentimentosdeinadaptao. Alguns viciados em sexo so controlados pela necessidade de agradar aos outros. Algunsapresentamfantasiasviolentasetmumaraivaexplosiva.P.238. 110. Elasnoconseguemparardepensaremsexo.Vodeumencontroaoutro. Cada experincia sexual traz apenas um alvio temporrio para o desejo mas ele rapidamenteressurge.Quantidadealgumadeatividadesexualcapazdesatisfazer taldesejo.Issoocorreporqueodesejonoporsexo,masporalgomaisprofundo, mais significativo e mais difcil de se obter. (...) Um viciado em sexo enxerga uma possvel parceira sexual como algum que detm a resposta para sua questo mais difcil.Essaparceirapareceserasubstnciaqueelenecessitaparapreenchersuavida vazia.Pareceterasqualidadesqueeleprecisaparasecompletar.Umviciadoemsexo passa de uma pessoa para outra, em uma busca interminvel por satisfao sexual, sempreesperandoqueaprximaparceirarepresentesuasalvao.Aexperinciada atraosexualviciadaumabandeiraquesinalizaumdesejoporsentido,propsitoe
UesleiCBarbosa Pgina24de32

Fichamento:OCoraodaAlmaGaryZukav valor. Esse desejo jaz sob o desejo sexual: o impulso controla dor. Quando no identificado, produz irresistvel atrao sexual para pessoas nas mesmas circunstncias.Fraquezaatraifraqueza.Defato,umatradopelooutroporcausada dor interna, que espera que o outro elimine de sua vida. Eis o motivo pelo qual as interaes sexuais viciadas nunca satisfazem. So momentos breves de alvio do desejo sexual ardente, mas esse desejo sempre regressa. Esse o indcio de que h algomaisdoquesexoenvolvidonaatraosexualviciada.Umhomemquesesente impotenteamedrontado,nodesejado,semvalorequenomereceamorpossui um radar interno. Esse radar analisa cada aposento visitado com um objetivo especfico: uma mulher que se sinta to impotente quanto ele. Ao localizIa, o homem sente uma atrao sexual. No tem conscincia de se sentir impotente, amedrontado,nodesejadooudesmerecedordeamor.Sentesesexualmenteatrado. Temcertezaqueaquelamulherativousuaatrao.Noentanto,algomuitodiferente inflamousedentrodesi:anecessidadedeutilizaraoutrapessoaparaproduziralvio (mesmoseapenasporummomento)dadordesentirseamedrontado,nodesejado, semvaloredasoutrasexperinciastorturantesdeimpotncia.(...)Seeleconseguisse enxergarcomclareza,seriarejeitado.Assimcomoela.Umacoisaconstatarquesua parceira no significa nada para voc, outra coisa constatar que voc no significa nada para ela. Seu interesse por ela limitase satisfao temporria do desejo. Ele no nota que ela simplesmente tem o mesmo interesse nele. Ele substituvel para ela,comoelaparaele.Ambosseusamparasentiremsedignosdeapreo.Essaa dinmica que jaz sob a experincia da atrao sexual viciada. o mago da negatividadehumana.todesagradveldeverquantodeexperienciar.P.239/240. 111. Quanto mais intensa tornase a dor do medo, do desmerecimento e do sentirse indigno de amor, mais obsessiva tornase a necessidade de interao sexual. Depois que essa dor cede, a obsesso sexual diminui ou desaparece temporariamente.Quandoapessoavoltaaficarestressada,a obsessoreaparece. Issoacontececomparceiroscasados,assimcomocompessoassolteiras.P.241. 112. Eis por que as interaes sexuais viciadas so barreiras contra a intimidade, aindaquepareamntimas.Comoaintimidadepossvelquandoaspessoasseusam? Comoqualquerumadelaspodeservulnervel,partilharoqueimportante,analisar seussentimentoseestimaraoutra?Nopode,poisasinteraessexuaisviciadasso encontros em que os participantes no se preocupam um com o outro. A interao sexualviciadaumlugardestitudodeempatiaeternura.Cadaparticipanteenxerga seuparceirocomosubstituvelporoutros.Cadaumumadrogaparaooutro,comoo lcool para o alcolatra e a herona para um viciado. Todo viciado em sexo predadorevtima,sedutoreseduzido.Todossenutremdosoutros.Ovcioemsexo difcildeserpercebido.Quantomaisdolorosasasemoessubjacentesaovcio,mais difcil descobriIas. O vcio em sexo o mais infiltrado na experincia humana. Todo impulsoparasatisfazerumdesejopormeiodaexploraodeoutrapessoagerado por um desejo mais profundo e mais potente: viver uma vida plena de sentido e propsito.Afrustraodessedesejorepresentaaorigemdetodaemoodolorosa.P. 242/243.
UesleiCBarbosa Pgina25de32

Fichamento:OCoraodaAlmaGaryZukav 113. Aintimidadesexualamorosarequerumadinmicadiferente.Expressacuidado e estima. um darse recproco, no um tomar recproco. uma arena em que as pessoasnutremumassoutrasemvezdeusarumasasoutras.Naintimidadesexual amorosa, os parceiros sexuais no so substituveis. So nicos nas histrias, nas atitudes,nosesforosenasalegrias.Conhecemumaooutroesecuidam.Empatizam se. Esto interessados um no outro. Usam a intimidade fsica para aprofundar sua intimidade emocional. Riem juntos. Prestam ateno no que sentem. Esto comprometidos em crescer juntos. Suas interaes sexuais so sagradas e eles so sagrados um para o outro. impossvel ter uma interao sexual sem aprofundar a ligao emocional entre os parceiros. Tal aprofundamento emocional no encontra canaldeexpressonasinteraessexuaisviciadas.Aonoserexpressado,cria,nofim, disfunespsicolgicasefsicasque,porsuavez,contribuemparaoreservatriodas emoes dolorosas Que provocam a atrao sexual viciada. (...) Toda atrao sexual viciadaumaresistnciaconscinciaemocional.P.244/245.

CONFLITOSDEPODER
114. Os conflitos de poder so a caracterstica mais proeminente da experincia humana, o elemento dominante na paisagem. A histria humana a crnica dos conflitosdepoderentreindivduos,tribos,raas,religies,sexosenaes.P.249. 115. Todoconflitodepoderamanifestaodeumentendimentosobreoquala experincia humana foi construda at agora o poder como capacidade de manipularecontrolar.P.249/250. 116. Esforarse para manipular e controlar o que parece ser externo, incluindo outraspessoas,envolveabuscadepoderexterno.Criarpoderexternomantevevivaa espciehumanaepermitiuqueelaprosperasse.Produziuabrigo,agricultura,cinciae espaonaves. Tudo o que no acontece naturalmente produto do poder externo, como esse livro, a cadeira em que voc est sentado, o carro que o transporta, o telefonequeoconectaeasroupasquevocveste.Ahistriadaevoluohumanaat agora e a busca por poder externo so a mesma histria. Foi uma histria gloriosa, exceto quando buscamos poder externo sem respeito. Essa a origem de toda violncianaexperinciahumana.Abuscadepoderexternosemrespeitoacausade todoconflito,todacrueldadeeemoodolorosa.P.250. 117. O respeito a estima do sagrado. uma percepo venervel. Enxerga a essncia,muitoalmdacascadaforma.Dvaloratudo,simplesmente.Orespeito umaapreciaodaVidaemtodasassuasformas,acompreensodequehapenas a Vida. A busca de poder externo sem respeito devastou a Terra, destruiu culturas, matoucrianasdefomeecercounosdebrutalidade.Abuscadepoderexternosem respeito produziu uma coisa: conflitos de poder. Com ou sem respeito, a busca de poderexternoagoralevaapenasviolnciaedestruio.P.251. 118. A busca de poder externo no mais uma opo compatvel com a sobrevivnciadahumanidade.Mesmoabuscadepoderexternocomrespeitono mais uma opo. Essa busca no tem futuro, nem qualquer relacionamento ou estrutura social construda sobre isso o ter. No h conseqncias construtivas que
UesleiCBarbosa Pgina26de32

Fichamento:OCoraodaAlmaGaryZukav venham do conflito de poder, pois a percepo do poder como capacidade de manipularecontrolarnosatisfazmaisaevoluohumana.Essaperceposustenta todo conflito de poder. Acumulao, competio, discrdia e explorao so conseqnciasdabuscaporpoderexternosemrespeito.Emumconflitodepoder,seu desejodemanipularecontrolarosoutrosconflitacomodesejodelesdemanipulloe controllo.Talvezaquestopareaserquemestcertoequemesterradoouque idiaverdadeiraequalfalsa.Masnuncaisso.Aquestosemprepoderexterno. P.251. 119. Quandooresultadomaisimportanteparavocdoqueaatividade,vocest numconflitodepoder.Aspessoasautenticamentedotadasdepodertambmmoram em casas, comem e usam roupas, mas no usam suas casas, roupas ou tecnologias parasesentiremmaissegurasoumaisimportantesdoqueoutraspessoasououtras formas de Vida. Empregam tudo para criar harmonia, cooperao, partilhamento e respeitopelaVida.Essassoasintenesdaalma.Lerlivroseusarcomputadorespara contribuircomaVida,enoexploraraVida,representaabuscadepoderautntico. Cooperarparacriarharmonia,enoconflito,representaabuscadepoderautntico. Produzir alimentos para dividir, e no para sobreviver, representa a busca de poder autntico.P.252. 120. Abuscadepoderexternosempreumatentativadeevitarador.Contemplar ointerioremvezdoexterior,assimcomodescobrirafontedadoretransformIaem umafontedegratido,representamabuscadopoderautntico.Opoderautntico oalinhamentodapersonalidadecomaalma.Acriaodopoderautnticoutilizaseu desejodemudaravida,enoavidadosoutros.oreconhecimentodequevoctem umpropsitonaTerra,paradescobriloevivlo.P.255.

BUSCANDOOSALVADOR
121. Abuscaporsalvaoocorreforadaexperinciainterior.Abuscadosalvador envolveoesforoparaencontrarumapessoaouumacircunstnciaquepossalibert Iododesconforto.Abuscatalvezsejaporumperfeitocompanheiro,lar,trabalhoou automvel.Talvezsejapordinheiro,fama,educao,esbeltezoumsculos.Asalvao parecevirdefontesdiversasparapessoasdiversas.Emcasoalgumasalvaovemde dentro.P.259. 122. Aatraoromnticaaexperinciadelocalizarumsalvador.Elatemtudoo que voc precisa para complementar sua vida. Ele charmoso, forte, bonito e competente.Elaquente,afetiva,afveleatraente.Aatraopelacapacidadeda pessoa em resolver seus problemas, eliminar seus conflitos interiores e levar sua experincia a um novo nvel de conforto. O colapso da atrao romntica o fim da luademelcomeaquandoosalvadornoconseguemaislibertar.P.259. 123. Abuscadesalvaodesviaaatenodoquevocsenteeafazrecairsobreas circunstncias externas. A conscincia emocional posta de lado. A expectativa de uma vida sem dor temporariamente substitui a dor que voc sente. Eis o poder da atraoromntica:apromessadeumaliberaopermanentedador.P.260.

UesleiCBarbosa

Pgina27de32

Fichamento:OCoraodaAlmaGaryZukav 124. Essaabuscadepoderexterno.Vocrealiza,vesteseefalaparainfluenciar osoutros.EsforaseparamanipulIosecontrolIospormeiodasuaaparncia,das coisasquepossui,dosseustalentos,atitudeserealizaes.Valorizasetantoquanto os outros o valorizam. Quando os outros o desaprovam, a sensao de bemestar diminui ou desaparece. Quando os outros o estimam, voc se sente maravilhoso. Reciprocamente, a atrao romntica preenche a necessidade de ambos os participantesdeserestimados.P.261. 125. O poder externo pode ser perdido, adquirido, herdado, merecido e ganho. Vemevai.Elameama;elanomeama.Adiferenaalegriaeexubernciaporum lado,edorporoutro.Todatentativadebotarasalvaonasmosdeoutrapessoa umatentativadefugirdasemoesdolorosas.Vocrenunciaresponsabilidadepor suasemoesesuacriao.Vocseconsideraumavtimaedependedealgumoude algumacoisaparasalvlo.Vocenxergaasemoesdolorosascomocastigo,injustia ou acaso. Voc tenta separar as intenes, as idias, as palavras e as aes das experinciasemocionais.P.261/262. 126. Sevocconcedertantaatenoparaoqueestsentindoquantoconcedena buscadeumsalvador,vocsetornarsuaprpriasalvao.Voccontemplaomundo interiorenooexterior.Oquevocencontraadorqueolevouabuscarasalvao emumapessoaoucircunstncia.P.262. 127. Curaradornopeitorequeroperdo.(...)Salvadoralgumpodeperdoarpor voc.Apenasvocpodeabenoar,eapenassuasbnospodemaliviaradornoseu corao.P.262. 128. Voc a fonte de sua felicidade. No um presente dado a voc, nem um tesouro descoberto por voc. uma criao, e voc o nico que pode criIa. As emoes dolorosas revelam o que precisa ser mudado em voc e no em outras pessoas.P.264.

JULGAMENTO
129. JulgarosoutrosumamaneiradetentarmudaromundoouordenIopara sua aprovao. (...) Ao julgar os outros, voc se esquece de quem , quais so seus objetivosedesejos,e,maisimportante,doqueestsentindo.Oimpulsoparajulgaros outros um ingresso para um filme que voc j viu e que ainda o atrai. Ao agir por impulso,vocentranocinema.Nofilmequeestsendoexibido,vocsuperioraos outrosetemodireitodeimporsuavontade.P.265. 130. Ao menosprezar os outros, ou sentir raiva deles, essas pessoas ocultam seu prprio desconforto. At serem capazes de sentir esse desconforto, ficarem familiarizadas com ele e desafiIo, elas obrigatoriamente descobrem defeitos nas circunstnciasenosoutros.Quandoumapessoaconcordaemmudarparasatisfazer seus critrios, o alvio temporrio. A necessidade de mudar o mundo e os outros julgarnoseoriginanomundoexterno.produtodeumdesequilbriointerior,que perduraatasuacorreo.P.266. 131. Ao frustrar a compulso para julgar, voc imediatamente sente a dor subjacente que produz a compulso. Frustrar o impulso significa interromper o que
UesleiCBarbosa Pgina28de32

Fichamento:OCoraodaAlmaGaryZukav voc est fazendo, incluindo julgar, e perceber o que sente. Se no sentir nada, seja paciente.Adorestali.Vocsaberqueessadorestalisesentiransiadecontinuar ajulgarsevoccontinuaraenxergarcoisassujeitasaobjeesnascircunstnciase nosoutros.P.267. 132. Ao julgar os outros, voc se julga. Procura evitar a dor desse julgamento, achandoqueestjulgandoosoutros.Essemtodocomplexodeevitaroquesesente umarecusadecontemplarascaractersticasdesimesmoquenoaprova.Aidiade que essas caractersticas existem em voc dolorosa ou vergonhosa. Voc at mesmo incapaz de imaginIas. O desprezo por essas caractersticas encontra expresso quando voc as identifica em uma outra pessoa. Voc fica zangado, amedrontado, frustrado ou desapontado em relao ao outro em vez de consigo mesmo.Essaaorigemdojulgamento.P.267. 133. At conseguir reconhecer que voc possui as mesmas caractersticas que julga severamente nos outros, voc ficar enfurecido, desapontado, irado e desdenhosoquandopercebIasnosoutros.Quantomaistempovocasnegar,mais manifestassetornaroessascaractersticas.Aomesmotempo,maisjudiciosovocse tornar em relao a essas caractersticas nos outros. Aparecero ou reaparecero pessoasnasuavidaqueoperturbam.Vocasjulgaratfinalmenteperceberqueseu descontentamentojulgamentoemrelaoatantoscolegasestudantesnaescolada Terra um descontentamento consigo mesmo e um juzo severo a respeito de si mesmo.Ento,vocsercapazdemudaressascaractersticasemsimesmo.P.268. 134. O impulso para julgar os outros sinal de que a ateno precisa ser dirigida paraomundointerior.Informalhedequestesnoresolvidasdasuapersonalidade. ResolvIas seu trabalho e no resolver, das outras pessoas. Ao julgar os outros, vocfogedaautoinvestigao.P.269. 135. Seu sistema de energia funciona quer voc preste ateno nele ou no. Interromper a dor que cria a compulso de julgar ou beber, trabalhar demais, comprar, fazer sexo, comer ou exercitarse exige mudar a maneira pela qual a energia processada enquanto essa energia se move pelo seu sistema de energia. Para fazer isso, voc precisa se conscientizar de como e onde isso acontece. Isso exatamenteoquejulgarosoutrosouascircunstnciaoimpededefazer.P.270. 136. Julgaroimpedederevelarseparasieparaosoutros.umabarreiracontraa vulnerabilidade. Julgar uma ofensiva contnua numa guerra contra as experincias dolorosasdosoutrosoudoUniverso.Julgarevitaaintimidadeeasemoesativadas pelosrelacionamentosntimos.P.270. 137. Julgar um ataque preventivo contra o que voc mais quer intimidade e aceitao , que voc empreende antes que possa ser rejeitado ou ver rejeitada a amizade. Todo julgamento uma efuso de medo e da dor de experiencilo. Ao julgarcontinuamente,aefusotransformasenumriodeenergia,quevocpoderia terusadoparamoldarsuavidadeumamaneirasignificativaesatisfatria.P.270.

ALMDOESTRESSE

UesleiCBarbosa

Pgina29de32

Fichamento:OCoraodaAlmaGaryZukav 138. Oestresseconseqnciadaresistncia.(...)causadopelaresistnciaem relaovida.possvelencontrarumagrandevariedadedecircunstncias,masa resistncia a tais circunstncias que causa o estresse. Ao resistir a uma circunstncia da vida, essa consome energia e isso produz o estresse. Uma coisa observar uma circunstncia e outra resistir a ela. So coisas diferentes desafiar, modificar e ao mesmo tempo resistir circunstncia. Desafiar uma situao representa utilizar sua vontade para modificar o que voc est experienciando, isto , mudar a dinmica dentrodesiqueestproduzindoasituao.Resistirdesejarnaquelemomentoque voc no estivesse passando por aquela situao. uma tentativa de interromper a experincia.P.273. 139. Resistiraalgorequerenergia,eaperdadeenergiaestresse.Aquantidade de estresse na vida determinada pela quantidade de energia que voc gasta resistindo vida. Quanto mais voc resiste s circunstncias, mais estresse voc provocanavida.Seresistiratudo,avidaseencherdeestresse.P.273. 140. Oestresseaindicaodequevocestresistindoexperincianomomento presente.Aresistnciaexperinciavecustosa.Custasadeecapacidadedecriar construtivamente. A resistncia o mantm confinado em uma vida menor, mais constringida, menos satisfatria e menos produtiva. Impedeo de se expandir para umapossibilidademaisplena,dearrebatamentoesatisfao.P.275. 141. O momento presente no pode ser dividido em partes. Ao resistir a alguma coisa, voc resiste ao momento presente. O momento presente a totalidade da experincia. Experincia alguma existe fora do momento presente.(...) Ao resistir a algo que experiencia, resistese ao momento presente. Ao resistir ao momento presente,resistesevida.Aoresistirvida,geraseestresse.P.276. 142. Aceitaravidasignificaestarpresentenela,momentoamomento.Modificar a vida comea quando voc aceita a vida como ela . Ao fazer isso, voc est no pontodemodificIa.Vocsabeondeest,almdesaberaondequerir.P.278. 143. Ao resistir s emoes, voc gera estresse. Voc incapaz de mudar as emoes enquanto elas se movem por voc. Essas emoes possuem uma dinmica prpria.Quandoumaemoosurge,porumarazo.Enovaiemboraporquevoc nogostadela.Suaresistnciaaessaemooprovocaestresse.Oprimeiropassopara modificaradinmicaquecriaumaemooexperiencila.P.278. 144. Resistir vida representa falta de confiana no Universo. Voc aceita algumas experincias, mas no todas. Ao no aceitlas, a energia sai com medo e dvida.Vocpersistenaspercepes,nosvaloresenosobjetivosdapersonalidade;e desconsidera as percepes, os valores e os objetivos da alma. Isso doloroso. A jornada pela escola da Terra proporciona oportunidades do alinhamento da personalidadecomaalma.Essasoportunidadesperduramdesdeomomentoemque voc nasce at o momento em que voc morre. Ao uslas para alinhar a personalidadecomaalma,voccriaopoderautntico.P.279. 145. Opoderautnticorepresentalibertarsedomedoeconscientizarsedopoder criativo como alma. o reconhecimento da sabedoria e da compaixo do Universo. Essaumavidasemestresse.Vocvalorizaasexperincias,utilizaasparaguiIona criaodopoderautnticoe,durantetodootempo,noresisteaoprocesso.P.279.
UesleiCBarbosa Pgina30de32

Fichamento:OCoraodaAlmaGaryZukav

ANEXOS QUADROS
QUANDOAENERGIASAIPELO... Centro Stimo MedoeDvida SentesedesconectadodoUniverso nofsico Omundoparecefrioeamedrontador; comapenascincopercepes sensoriais Expressocontrada Medo;amorimpossvel;fechado; defensivo;aspessoasparecem objetos Ansioso;senteseincapazdeseprover ousedefender Fortedesejosexual;exploraosoutros ATerranopareceserumlar; desconfortvelemrelaovida AmoreConfiana Senteseconectadocomo Universonofsico Enxergaasabedoriaecompaixo doUniverso;sentidoemcada experincia Expressoclaraepoderosa Senteseconectadocomtudona vida

Sexto

Quinto Quarto

Terceiro

Confiante;relaxado

Segundo Primeira

Criativo;celebraaVida NolarevontadenaTerra

Nota: os textos em negrito no constam desta forma destacado no original. Alguns textos entre parnteses foram adicionados para melhor entendimento do contexto da frase. Os textosemitlicoconstamdooriginal.Aleituracompletadolivroomelhorcaminhoparao corretoentendimentodostextosaquidestacados.livreautilizaodestestextosdesdeque citandoafonte. Braslia,julhode2008. UESLEIC.BARBOSA olemac@gmail.com

UesleiCBarbosa

Pgina31de32

Fichamento:OCoraodaAlmaGaryZukav

OPOTENCIALDECADAPADRODEENERGIA
Padro
Raiva Vcioemtrabalho Efeitopassagemestreita

PercepoDoentia
Tenhotododireitodesentirraiva. Tenhovalorpeloquefao. Mereosertratadocomindulgnciaemcadaemooquesinto.

PercepoSadia
Utilizoaenergiadaraivaparagerarumavidasignificativa ecriativa. Tenhovalorpelofatodeser. Sintominhasemoeseutilizoascomoinformaosobre mimmesmo. Vejoquetudoestperfeitocombasenasabedoriadas escolhasquefiz. Soucompleto,e,comnaturalidade,entregomeaos outrosdemaneiraadequada. Estougratoporestarnomomentopresente. Vejovaloremtudoeemtodos,inclusiveemmimmesmo. Sintomedignocomosou. Tudooqueacontece,incluindominhasemoes dolorosas,comamelhordasintenes. Tenhooquepreciso. Agradecidamente,recebosustentodoUniversoeposso verdadeiramentenutrirosoutros. Souminhaprpriasalvao.

Perfeccionismo

Tenhodefazertudoperfeito.

Quereragradar Ausentarse Tdio Idolatria Otimismo Sentirsenodireito Comer Sexo

Tenhodeagradarosoutrosparasentir. Divagoemfantasiaseatividadesirrelevantes. Novejosentidonasatividadesexternasenaspessoas. Soumeupapel. Fingequeesttudobem. Sousuperioretenhodireitoatudoquedesejo. Precisodosustentodoalimento,poisnoestouobtendodoUniverso. Minhasalvaoestnomeuprximoparceirosexual.

UesleiCBarbosa Pgina32de32

Potrebbero piacerti anche