Sei sulla pagina 1di 8

Analista de Sistemas

LEIA COM ATENO 01 - S abra este caderno aps ler todas as instrues e quando for autorizado pelos fiscais da sala. 02 - Preencha os dados pessoais. 03 - Autorizado o incio da prova, verifique se este caderno contm 50 (cinqenta) questes. Se no estiver completo, exija outro do fiscal da sala. 04 - Todas as questes desta prova so de mltipla escolha, apresentando como resposta uma alternativa correta. 05 - Ao receber a folha de respostas, confira o nome da prova, e seu nome e nmero de inscrio. Qualquer irregularidade observada, comunique imediatamente ao fiscal. 06 - Assinale a resposta de cada questo no corpo da prova e s depois transfira os resultados para a folha de respostas. 07 - Para marcar a folha de respostas, utilize apenas caneta esferogrfica preta e faa as marcas de acordo com o modelo ( ). A marcao da folha de resposta definitiva, no admitindo rasuras. 08 - S marque uma resposta para cada questo. 09 - No risque, no amasse, no dobre e no suje a folha de respostas pois isso poder prejudic-lo. 10 - Se a Comisso verificar que a resposta de uma questo dbia ou inexistente, a questo ser posteriormente anulada e os pontos a ela correspondentes distribudos entre as demais. 11 - Os fiscais no esto autorizados a emitir opinio nem prestar esclarecimentos sobre o contedo das provas. Cabe nica e exclusivamente ao candidato interpretar e decidir. 12 - Esta prova ter durao de 4 horas.

Nome: I d en ti dade: Assi natura:

I n scri o : rg o Expedidor:

COMISSO DE PROCESSOS SELETIVOS E TREINAMENTOS Fone: (0XX81) 3412-0800 Fax: (0XX81) 3412-0805

01. O ttulo do texto 1 se refere:

Portugus
TEXTO 1 O MAISCULO E O MINSCULO lastimvel quando algum simplifica em demasia as realidades complexas: perde a proporo dos fatos e se pe a fazer afirmaes desprovidas de qualquer fundamento. [] o que tem ocorrido ultimamente com uma certa discusso em torno da lngua. Nessa rea, h, sem dvida, questes maisculas a serem enfrentadas. O Brasil precisa desencadear um amplo debate com vista elaborao de uma nova poltica lingstica para si, superando os efeitos deletrios de uma situao ainda muito mal resolvida entre ns. Essa nova poltica dever, entre outros aspectos, reconhecer o carter multilnge do pas (o fato de o portugus ser hegemnico no deve nos cegar para as muitas lnguas indgenas, europias e asiticas que aqui se falam, multiplicidade que constitui parte significativa do patrimnio cultural brasileiro). Ao mesmo tempo, dever reconhecer a grande e rica diversidade do portugus falado e escrito aqui, vencendo de vez o mito da lngua nica e homognea. Ser preciso incluir, nessa nova poltica, um combate sistemtico a todos os preconceitos lingsticos que afetam nossas relaes sociais e que constituem pesado fator de excluso social. E incluir, ainda, um incentivo permanente pesquisa cientfica da complexa realidade lingstica nacional e ampla divulgao de seus resultados, estimulando com isso, por exemplo, um registro mais adequado, em gramticas e dicionrios, da norma padro real, bem como das demais variedades do portugus, viabilizando uma comparao sistemtica de todas elas, como forma de subsidiar o acesso escolar ao padro oral e escrito. Apesar de termos essas tarefas maisculas frente, foi uma questo minscula que, a partir de uma grosseira simplificao dos fatos, acabou por tomar corpo em prejuzo de todo o resto: a presena de palavras e expresses da lngua inglesa em determinadas reas do nosso cotidiano. Uma observao cuidadosa e honesta dos fatos nos mostra que, proporcionalmente ao tamanho do nosso lxico (composto por cerca de 500 mil palavras), esses estrangeirismos no passam de uma insignificante gota d'gua num imenso oceano. Mostra-nos ainda mais: muitos deles, pela prpria ao dos falantes, esto j em pleno refluxo (a maioria ter, como em qualquer outra poca da histria da lngua, vida efmera). Dinmica do emprstimo. Uma simples passada de olhos, alis, pela histria do portugus (como de qualquer outra lngua) revela, com absoluta transparncia, que os estrangeirismos nunca constituram problema: os falantes, sem a tutela de ningum e sem leis esdrxulas, sempre souberam gerir a dinmica do emprstimo lexical. Se adotam, num determinado momento, pelas mais diversas razes, um nmero grande de palavras estrangeiras, s conservam, com o passar do tempo, emprstimos sentidos como realmente necessrios, descartando simplesmente todo o resto. por isso que desse processo resulta sempre enriquecimento e nunca empobrecimento da lngua.
FARACO, Carlos Alberto. Folha de S. Paulo, 13/05/2001.

A) B) C)

D)

E)

opinio do autor, de que h, acerca da lngua, questes mais, ou menos relevantes para serem discutidas. duplicidade de viso que existe entre os lingistas, de que os emprstimos podem causar enriquecimento ou empobrecimento da lngua. existncia concomitante, no portugus do Brasil, de palavras estrangeiras (maisculas) e de outras nacionais (minsculas). o "maisculo", ao amplo debate acerca da lngua que, hoje, est acontecendo no Brasil; o "minsculo", resistncia que esse debate vem sofrendo por parte de alguns polticos. importncia, maior ou menor, com que os polticos vm tratando as lnguas indgenas, europias e asiticas que so faladas no Brasil.

02. A respeito dos emprstimos lingsticos, o autor do


texto 1 defende que eles: A) B) C) D) E) configuram-se como uma questo da maior relevncia. tm alterado significativamente o tamanho do nosso acervo lexical. fazem parte da dinmica das lnguas, e so, em sua maioria, passageiros. afetam a vida dos falantes e precisam ser controlados por leis. carecem de uma nova poltica, que combata os preconceitos lingsticos.

03. Quanto presena de estrangeirismos no portugus


brasileiro, o autor do texto 1 posiciona-se de maneira: A) B) C) D) E) favorvel. contrria. neutra. indiferente. intransigente.

04. A respeito da lngua, o autor do texto 1 considera que


so questes importantes: 1) 2) 3) 4) lutar contra toda forma de preconceito lingstico, os quais geram excluso social. reconhecer que o nosso portugus, tanto o falado quanto o escrito, rico e diversificado. promulgar leis que controlem o uso de palavras e expresses da lngua inglesa em nosso cotidiano. superar a idia, to ainda arraigada em nossa sociedade, de que temos, no Brasil, uma lngua nica e homognea.

Esto corretas: A) B) C) D) E) 1, 2, 3 e 4. 2 e 3, apenas. 1, 2 e 3, apenas. 1 e 3, apenas. 1, 2 e 4, apenas.

"Apesar de termos essas tarefas maisculas frente, foi uma questo minscula que () acabou por tomar corpo em prejuzo de todo o resto:"

D) E)

por fazerem parte de um passado longnquo, podem ser retirados do nosso lxico. surgem naturalmente nas lnguas e resultam de contatos entre diferentes povos.

05. No trecho acima, podemos reconhecer uma relao


semntica de: A) B) C) D) E) concesso. causa. condio. tempo. concluso.

08. "No existe maneira de fechar a porteira." Com essa


afirmao, o autor do texto 2 pretendeu afirmar que: A) B) C) D) E) no possvel reter os emprstimos lingsticos no mbito do territrio nacional. impossvel controlar a introduo, em nosso pas, de palavras e expresses de outras lnguas. no existem meios possveis para dimensionar nosso vasto lxico. impossvel fechar nossas fronteiras territoriais, medida capaz de impedir a contaminao de nosso lxico. o futuro de nossa lngua sombrio, j que sua histria revela a aquisio de muitos emprstimos.

06. Analise os enunciados a seguir, no que se refere


obrigatoriedade no emprego do sinal indicativo de crase. 1) 2) 3) 4) Muitas pessoas ainda esto preocupadas com a invaso ianque terra do idioma ptrio. Os estrangeirismos ligados bens e servios poderiam trazer dificuldade de comunicao. Importamos palavras estrangeiras, mas as adaptamos a Fonologia do portugus. Uma poltica lingstica sria uma boa medida, qual todos os falantes tm direito.

09. Os textos 1 e 2 concordam em que:


A) os emprstimos lingsticos constituem um problema mais complexo do que imaginam os estudiosos, e, por isso, precisam ser tratados com mais seriedade. a nica possibilidade de controlar a introduo dos emprstimos lingsticos, no Brasil, atravs da adoo de uma poltica lingstica sria e comprometida com a nossa realidade social. a aquisio de palavras e expresses estrangeiras contribui para a descaracterizao do idioma nacional e, dessa maneira, para o seu empobrecimento. a adoo de palavras e expresses estrangeiras constitui-se em um processo natural ao qual as lnguas esto sujeitas, sendo parte de sua histria e de sua formao. a ameaa s lnguas no se d pela introduo de palavras e expresses estrangeiras, mas sim pelo uso indiscriminado desses emprstimos em situaes do nosso cotidiano.

Est(o) correta(s): A) B) C) D) E) 1, 2, 3 e 4. 1 e 4, apenas. 3, apenas. 1, 3 e 4, apenas. 1, apenas. TEXTO 2 JB - Mas ser que com um brother aqui, um deletar ali, no estamos abrindo a porteira para que a lngua seja mais profundamente ameaada? FIORIN - O lxico, que representa a cristalizao de toda a vida material e espiritual de um povo, se forma por trs caminhos: o primeiro o idioma de origem que, no caso do portugus, o latim. Segundo, os termos formados a partir do prprio portugus. Por exemplo, de bom surgiu bondade. E, em terceiro lugar, vm os emprstimos lingsticos, que aparecem em funo dos contatos culturais entre os povos. No portugus, temos emprstimos lingsticos do rabe. Por qu? Porque eles ocuparam a Pennsula Ibrica durante sete sculos. H emprstimos de lnguas africanas, porque trouxemos para c escravos africanos. No se pode tirar do lxico essas palavras. Elas fazem parte da histria da formao do povo brasileiro. No existe maneira de fechar a porteira.
Trecho da entrevista concedida por Jos Luiz Fiorin ao Jornal do Brasil, junho/2001.

B)

C)

D)

E)

10. Assinale a alternativa em que o emprego inadequado


dos sinais de pontuao prejudica a inteligibilidade do enunciado. A) A lngua reflete o que o Brasil hoje, a hegemonia norte-americana. Mas o portugus que usamos na hora das palavras de amor, da prece, da poesia, de ternura e consolo. Precisamos, de uma poltica mais agressiva de bolsas de estudo para alunos estrangeiros estudarem o portugus. Essa, seria uma lei que eu gostaria de ver. A lngua que fornece mais palavras por emprstimo aquela que pertence a um povo hegemnico, num determinado perodo da Histria. Hoje, o ingls. Mas j foi o francs. O idioma no est sendo descaracterizado, porque no est sendo atingido em seu sistema fnico, no sistema gramatical e no fundo lxico comum. Em portugus, a regra diz que no existem palavras que terminem em t ou g. Quando aparece um t ou um g numa palavra estrangeira, nossa tendncia colocar um i. A gente compra hot dog mas diz "roti dogui".

B)

C)

07. A respeito dos emprstimos lingsticos, o texto 2 nos


informa que eles: A) B) C) representam a cristalizao da vida material e espiritual de um povo. por no poderem ser controlados, ameaam o idioma de origem. originam-se exclusivamente do contato com o rabe e com as lnguas africanas.

D)

E)

Conhecimentos Especficos
11. Analise as seguintes afirmaes, relativas gerncia
de memria em sistemas operacionais. Com a abordagem de swapping, sempre possvel alocar todos os processos ativos na memria principal. 2) A utilizao de memria virtual permite que partes do programa sejam alocadas na memria principal, e o restante, no disco. 3) O processo de transferncia de pginas da memria secundria para a memria principal conhecido como paginao. 4) Somente aps uma pgina no ser encontrada nas memrias primria e secundria, a CPU envia uma mensagem de page fault para o sistema operacional. Esto corretas apenas: A) 1 e 2 B) 2 e 3 C) 3 e 4 D) 1 e 3 E) 2 e 4 1)

14. O principal papel da camada de enlace :


A) B) C) D) E) estabelecer uma sesso entre as mquinas da rede. controlar a rota dos pacotes pela rede. deixar transparente o tratamento de erros de transmisso durante a comunicao. quebrar os dados em unidades menores antes que sejam enviados pela rede. multiplexar vrias mensagens atravs de um nico canal de comunicao.

15. Em relao ao modelo TCP/IP, utilizado na Internet, e


a servios existentes alternativa correta. A) B) C) nesta rede, assinale a

D)

12. Analise as seguintes afirmaes relativas gerncia


de processos em sistemas operacionais. Um processo que esteja rodando fora da sua regio crtica pode conduzir a uma condio de corrida (racing condition). 2) Semforos so variveis que permitem a sincronizao entre processos, de modo a evitar condies de corridas, cujas operaes so atmicas (indivisveis). 3) Thread, assim como processos, no compartilham recursos de memria. 4) Um thread possui os mesmos estados que um processo, ou seja, BLOQUEADO, RODANDO e PRONTO. Esto corretas apenas: A) 1 e 2 B) 2 e 3 C) 3 e 4 D) 1 e 3 E) 2 e 4 1)

E)

DNS um servio da camada de transporte que mapeia nome em endereos IP. Exemplos de protocolos usados em servios de e-mail so: POP3, SNMP e IMAP. HTTP e FTP so servios da camada de aplicao que utilizam o protocolo UDP para transferncia de pginas e arquivos na World Wide Web (www). No modelo de referncia TCP/IP, esto presentes todas as camadas OSI, exceto as de apresentao e sesso. Uma das grandes causas da lentido na Internet que o protocolo TCP oferece um servio datagrama no confivel e sem conexo.

16. Se uma rede usa mscara de sub-endereamento


255.255.255.224, o endereo da sub-rede a que pertence o endereo IP 150.161.179.31, : A) B) C) D) E) 150.161.179.0. 150.161.179.147. 150.161.179.159. 150.161.179.224. 150.161.179.255.

17. Voc est projetando uma base de dados para um


sistema de pedidos. A base de dados contm uma tabela dos CLIENTES e uma tabela dos PEDIDOS. Para cada pedido, pode haver um e somente um cliente, e para cada cliente pode haver zero ou mais pedidos. Como devem ser criadas as chaves primrias e estrangeiras para as tabelas CLIENTES e PEDIDOS? A) Uma chave primria deve ser criada para a coluna ClienteID, na tabela CLIENTES, e tambm para a coluna PedidoID, na tabela PEDIDOS. Uma chave primria deve ser criada para a coluna ClienteID, na tabela CLIENTES, e uma chave estrangeira deve ser criada para a coluna ClienteID, na tabela PEDIDOS. Uma chave primria deve ser criada para a coluna PedidoID, na tabela CLIENTES, e tambm para a coluna ClienteID, na tabela PEDIDOS. Uma chave primria deve ser criada para a coluna ClienteID, na tabela CLIENTES, e uma chave estrangeira deve ser criada para a coluna PedidoID, na tabela PEDIDOS. Uma chave primria deve ser criada para a coluna PedidoID, na tabela PEDIDOS, e uma chave estrangeira deve ser criada para a coluna ClienteID, na tabela CLIENTES.

13. Considere um sistema operacional que implementa


memria virtual com poltica de alocao global de pginas. Este sistema operacional trabalha com endereos virtuais de 16 bits. O tamanho das pginas do sistema 1Kbyte. Se este sistema est sendo executado em um computador com 32 Kbytes de memria, qual o tamanho mximo que um programa pode ter neste sistema operacional? A) B) C) D) E) 2 Kbytes 6 2 Kbytes 10 2 Kbytes 16 2 Kbytes 32 2 Kbytes
4

B)

C)

D)

E)

18. Voc est projetando uma base de dados para um


colgio, com as entidades ALUNOS, TURMAS, MATRIAS e PROFESSORES. As turmas so grupos de alunos, e cada aluno pertence a somente uma turma. Cada professor ministra a mesma matria em uma ou mais turmas. Uma turma recebe aulas de vrias matrias. No h mais de um professor por matria. Com referncia aos tipos de relacionamentos que ocorrem entre estas entidades, considere os pares: 1) Professor Aluno 2) Aluno Turma 3) Matria Professor 4) Turma - Matria Para cada par de entidades apresentadas, o tipo de relacionamento , respectivamente: A) N:M, N:1, 1:1, 1:N B) 1:N, 1:1, 1:N, 1:N C) N:M, N:1, 1:N, N:M D) 1:N, 1:1, 1:N, 1:N E) N:M, N:1, 1:1, N:N

21. No problema das torres de Hani, encontramos 3


colunas de discos que funcionam tais quais pilhas (estruturas de dados). Adicionalmente, neste problema, nenhum disco pode estar acima de um outro de menor tamanho.

Obedecendo-se poltica da estrutura de dados acima, assinale a alternativa que indica a quantidade de operaes (push e pop) que deveriam ser realizadas para mover um nmero arbitrrio N de discos de uma coluna para outra. N A) 2 N B) 2 -1 N C) 2 + 1 N 1 D) 2 N+1 E) 2

22. Sobre o tempo de insero, atualizao e remoo


em estruturas de dados, assinale a alternativa correta. A) B) C) D) E) O tempo de atualizao de ndice em uma lista ligada maior que em um array. Filas implementam estruturas de dados com polticas LIFO. A ordem de busca em uma rvore AVL balanceada de O(log n). A busca em profundidade se diferencia da busca em largura, por visitar todos os vrtices adjacentes primeiro. O nmero mximo de ns em um nvel i de uma i rvore binria 2 1.

19. As instrues SQL COMMIT e ROLLBACK so


empregadas para garantir a: A) B) C) D) E) consistncia dos dados no banco de dados. gravao correta dos dados no log do sistema. integridade referencial do banco de dados. existncia de chaves candidatas no banco de dados. dependncia funcional entre os atributos do banco de dados.

20. Observe a tabela abaixo:


FUNCIONARIO DEPARTAFILIAL MENTO Mdico Recife

NOME Andr Elaine Srgio

Mdico Recife 2.100,00 Financeiro Macei 6.200,00 AdministraMnica Matemtico Macei 3.900,00 tivo Jos Fiscal Financeiro Recife 6.200,00 Considerando que o campo NOME a chave primria da tabela FUNCIONARIO, e que os campos DEPARTAMENTO e SALARIO tm uma dependncia funcional para o campo CARGO, analise as seguintes afirmaes. 1) A tabela FUNCIONARIO encontra-se na segunda forma normal. 2) O campo FILIAL possui redundncia de informao. 3) O campo SALARIO possui uma dependncia transitiva na chave primria. 4) A tabela FUNCIONARIO apresenta anomalias de insero e atualizao 5) Esta tabela deveria ter sua chave primria composta dos campos NOME e CARGO, para que estivesse totalmente normalizada Esto corretas apenas: A) 1, 2 e 3 B) 2, 4 e 5 C) 1, 3 e 4 D) 2, 3 e 4 E) 1, 3 e 5

CARGO Dentista Tc. de Enfermagem Fiscal

SALARIO

23. O nmero mximo de arcos bidirecionais distintos


(com o vrtice de origem e de destino diferentes), em um grafo com N vrtices, : A) B) C) D) E) N N 1 2 N -1 1 2 N (N 1) /2 N (N 1)
2

4.200,00

24. Sobre subprogramas, assinale a alternativa correta.


A) B) Subprogramas possuem mais de um ponto de entrada. O invocador de um subprograma pode executar atividades em paralelo execuo do subprograma. Subprogramas estabelecem abstraes de dados reutilizveis. Abstraes funcionais permitem que dada uma mesma entrada, diferentes resultados possam ser retornados ao invocador em diferentes instantes de tempo do sistema. O nome dado ao valor de um parmetro passado a um subprograma, durante sua invocao, conhecido como parmetro real.

C) D)

E)

25. Uma das formas de executar programas submetlos a uma fila de execuo, sem que se esteja conectado mquina. Qual dos tipos de processamento abaixo possui este comportamento? A) B) C) D) E) Processamento em lote Processamento transacional Processamento online Processamento Distribudo Processamento Centralizado

30. No paradigma de orientao a objetos e nos tipos


abstratos de dados, a importante caracterstica de abstrao de representao de dados suportada pelo seguinte conceito: A) B) C) D) E) Mdulo. Classe. Information hiding. Herana. Pacote.

26. O que um stakeholder?


A) B) C) D) E) Um ator nos diagramas de Casos de Uso. O representante do cliente nas fases de entrevistas e levantamento de requisitos. Qualquer pessoa que influenciar direta ou indiretamente os requisitos do sistema. Os engenheiros que desenvolvem e mantm um software. Donos da empresa, gerentes de negcio ou qualquer pessoa que tome as decises de como o sistema ser construdo.

31. Quando

comparada a mtodos tradicionais de desenvolvimento, a orientao a objetos sugere um novo estilo de decomposio/modularizao, baseado em: A) B) C) D) E) processos concorrentes e troca de mensagens entre estes. casos de uso da aplicao e seus fluxos de eventos. funes a serem suportadas pela aplicao. mtodos pblicos que formam a interface da aplicao. dados (entidades) que a aplicao manipula.

27. Sobre o levantamento e a anlise dos requisitos,


assinale a alternativa correta. A) Na etnografia, o analista inserido no ambiente de trabalho em que o sistema ser utilizado para compreender seus requisitos sociais e organizacionais. Todos os stakeholders tm o mesmo ponto de vista sobre o problema. Cenrios so utilizados apenas em fluxos normais de eventos de um ou de um pequeno nmero de interaes do sistema. Cada caso de uso s envolve um requisito funcional do sistema. A verificao dos requisitos (completude e consistncia) no faz parte do processo de levantamento e anlise dos requisitos.

32. A estratgia de desenvolvimento de software topdown: A) direciona o desenvolvedor a iniciar, a partir de uma viso abstrata das funcionalidades da aplicao, e, progressivamente, refin-la; o processo de refinamento pode ser modelado por uma estrutura em rvore. , comprovadamente, a forma mais efetiva de se desenvolver software. a estratgia adotada no paradigma orientado a objetos. direciona o desenvolvedor a identificar entidades independentes na aplicao, model-las e, progressivamente, combin-las em componentes mais complexos. promove reutilizao das entidades e estruturas de dados da aplicao.

B) C) D) E)

B) C) D)

E)

28. Sobre o desenvolvimento de aplicativos Web,


assinale a alternativa correta. A) B) C) D) E) A tecnologia J2EE especfica para plataformas Unix. O SOAP um padro para a chamada remota de objetos (RPC) utilizado em Web Services. Exemplos de servidores que suportam aplicaes .NET so o Web Microsoft IIS e o Apache. Javascript uma linguagem interpretada que estende a sintaxe da linguagem Java e inclui todos os conceitos de Java. Cookies so mecanismos que permitem que clientes guardem informaes em aplicaes HTTP servidoras.

33. Os testes caixa preta:


A) B) C) D) E) so utilizados para detectar erros de interface e de performance. so utilizados para testar as estruturas de dados internas de um componente. so predominantes na realizao de testes de unidade. so equivalentes a testes de integrao. permitem verificar aderncia a algum padro de codificao.

34. Sobre a realizao de testes, pode-se afirmar que:


A) o processo pode ser sempre exaustivo, garantindo que o software seja entregue sem erros para o cliente. a comparao do resultado dos testes com os resultados esperados produz uma indicao da qualidade e da confiabilidade do produto. os custos associados s falhas de software no justificam um processo de testes cuidadoso e bem planejado. os casos de testes de funcionalidade devem ser construdos com base no cdigo da aplicao. processos de desenvolvimento sistematizados eliminam a necessidade de testes.

29. Quais dos seguintes padres, usados em aplicaes


Web, definem um conjunto de regras para projetar formatos de texto que lhe permitam estruturar seus dados? A) B) C) D) E) HTML XML ASCII SQL CSS B) C)

D) E)

35. Com o objetivo de verificar que a introduo de uma


nova funcionalidade no sistema no causa efeitos colaterais em uma verso j em produo, o tipo de teste apropriado a ser realizado : A) B) C) D) E) Unidade. Integrao. Campo. Regresso. Caixa branca.

39. Com relao ao mapeamento de um modelo de objetos


para o relacional, recomendvel que o mapeamento de herana obedea seguinte estratgia: A) B) C) D) unificar a hierarquia de heranas em uma nica tabela, pois isso otimiza o espao. criar uma tabela para cada classe concreta da hierarquia, pois isso evita redundncia. criar uma classe para cada classe da hierarquia, pois isso otimiza o acesso. analisar caso a caso a hierarquia e criar uma ou vrias tabelas, de acordo com os requisitos de acesso e espao. criar duas tabelas, uma para armazenar o tipo do objeto, e outra, os dados.

36. A linguagem de modelagem UML permite vrios tipos


de relacionamentos entre classes, introduzindo diferentes graus de acoplamento. Assinale a alternativa que apresenta a seqncia de tipos de relacionamentos, em grau crescente de acoplamento. A) B) C) D) E) Generalizao, composio, associao, dependncia. Dependncia, associao, composio, generalizao. Dependncia, associao, agregao, generalizao. Generalizao, agregao, associao, dependncia. Associao, composio, generalizao, dependncia. agregao, agregao, composio, composio, agregao, E)

40. Cada processo de software tem suas caractersticas


prprias. Entretanto, uma das caractersticas listadas a seguir comum a processos modernos: tanto os mais elaborados como o RUP quanto processos leves, como Extreme Programming. Assinale essa caracterstica. A) B) C) D) E) Documentao de todas as atividades do desenvolvimento. Programao em pares. Definio de uma arquitetura robusta nas fases iniciais do desenvolvimento. Elaborao de testes antes da codificao. Desenvolvimento iterativo.

37. Considere duas classes, A e B, que possuem um


relacionamento de clientela. Boas prticas de projeto orientado a objetos recomendam que: A) a navegabilidade seja definida nos dois sentidos, pois facilita a referncia mtua entre objetos das classes. a navegabilidade seja priorizada em um dos sentidos, com base na freqncia de acesso e na estimativa de nmero de instncias. uma terceira classe seja criada, se o relacionamento for m para n. o relacionamento seja estabelecido indiretamente atravs de atributos chaves, ao invs de uma associao explcita entre as classes. o relacionamento de clientela seja modelado atravs de generalizao.

41. Uma importante motivao para modelar um sistema


em camadas : A) B) C) D) E) eficincia. reduo do tamanho do cdigo. facilidade de evoluo e reso. suporte a uma tecnologia especfica. combinar aspectos, como apresentao, negcio e acesso a dados, em uma mesma camada.

B) C) D) E)

42. O Modelo Cascata de ciclo de vida de software, como


proposto originalmente: A) B) C) D) E) facilita a adoo de mecanismos de acompanhamento no desenvolvimento. estimula a descoberta de erros em uma fase inicial. facilita a eliminao de riscos no incio do desenvolvimento. um processo iterativo. permite a ordenao das fases em uma ordem arbitrria.

38. Uma das tcnicas para evitar herana mltipla


utilizar: A) B) C) D) E) Inner Classes. Information hiding. Delegao. Abstrao de dados. Encapsulamento.

43. Um dos importantes modelos de ciclo de vida de


software considerado um meta-modelo, uma vez que pode ser especializado para vrios outros modelos. Um desenvolvimento baseado neste modelo iterativo, e cada ciclo inclui: uma etapa de definio de objetivos e alternativas; outra de avaliao de alternativas e identificao e resoluo de riscos; uma terceira etapa de validao e verificao e, finalmente, a do planejamento da etapa seguinte. Trata-se do modelo: A) B) C) D) E) Exploratrio Espiral Contratual Evolucionrio Prototipagem

44. O Capability Matutity Model da SEI:


A) B) um modelo voltado para a qualidade de servios em organizaes de software. pode ser considerado uma alternativa aos modelos ISO, em particular s normas de qualidade de produto. inclui conceitos tericos que no se aplicam na prtica. constitui um modelo de qualidade, estruturado em cinco nveis, que permite avaliar o grau de maturidade de uma organizao de desenvolvimento de software. est vinculado a alguns processos de software especficos.

47. Para que uma parte de uma aplicao seja


devidamente modelada como um subsistema, essencial que: A) B) C) D) E) os elementos do subsistema candidato no referenciem outros elementos da aplicao. os elementos da aplicao no referenciem elementos internos do subsistema. os elementos internos do subsistema possuam apenas relacionamentos de associao. o subsistema disponibilize vrias interfaces de acesso. o subsistema seja um componente externo aplicao.

C) D)

E)

48. Considere um objeto (instncia) de uma classe A com 45. Em certas aplicaes, um importante requisito
independncia de uma tecnologia especfica de acesso a dados. As regras de negcio da aplicao devem conhecer apenas os servios de acesso disponibilizados, mas no sua implementao, que pode ser completamente distinta, se o acesso for: a um banco relacional, a um banco orientado a objetos, ou mesmo a um arquivo. Para conseguir esta independncia, os servios de acesso devem ser modelados como: A) B) C) D) E) Classe abstrata. Classe. Protocolo. Pacote. Interface. um mtodo que possui um parmetro, cujo tipo uma classe B. Assumindo que esta a nica forma de relacionamento entre A e B, pode-se afirmar que este relacionamento uma: A) B) C) D) E) dependncia. associao. agregao. composio. generalizao.

49. Sobre o conceito de pacote em linguagens de


modelagem como a UML, e sobre a organizao de um modelo em pacotes, pode-se afirmar que: A) B) C) um pacote deve possuir uma interface bem definida, com os servios a serem oferecidos. um pacote no deve ser utilizado para agrupar elementos de um subsistema. critrios recomendveis para a diviso em pacotes so: forte coeso entre os elementos internos a um pacote e baixo acoplamento entre elementos de pacotes distintos. cada pacote em um modelo d origem a um componente executvel na implementao. pacotes dificultam a evoluo e o reso do modelo, devido distribuio dos elementos em unidades distintas.

46. Uma aplicao de folha de pagamento inclui somente


funcionrios horistas e mensalistas. Ambos possuem o mesmo conjunto de atributos e mtodos, diferindo apenas no mtodo que efetua o clculo do pagamento. Neste cenrio, as boas prticas de modelagem recomendam que: A) B) sejam definidas duas classes: uma para representar funcionrios horistas, e outra, para os mensalistas, sem relacionamento entre elas. sejam definidas duas classes: uma representando funcionrios horistas, e outra, os mensalistas, com uma relao de herana entre elas. seja definida uma interface para representar funcionrios e duas implementaes desta interface: classes representando horistas e mensalistas. seja definida uma classe abstrata para representar funcionrios e duas classes concretas (que herdam da abstrata) para representar horistas e mensalistas. sejam definidas trs classes concretas, para representar funcionrios, horistas e mensalistas, com as duas ltimas herdando da primeira.

D) E)

50. Considere o relacionamento entre uma classe


Funcionario e uma outra Dependente. Sabe-se, ainda, que objetos que representam os dependentes de um funcionrio so criados apenas quando o funcionrio includo no sistema, e que a remoo do funcionrio implica a remoo de todos os seus dependentes. Este relacionamento pode ser precisamente capturado por: A) B) C) D) E) composio. agregao. associao simples. generalizao. dependncia.

C)

D)

E)

Potrebbero piacerti anche