Sei sulla pagina 1di 12

Redescobrindo as crianas no corao da misso

Keith White

E um pequenino os guiar (Is 11:6)


INTRODUO H um equvoco muito grande entre os cristos de achar que a Bblia fala pouco sobre as crianas. Depois de uma rpida pesquisa bblica, este captulo vai sugerir as bases de uma estrutura teolgica para o nosso papel na misso divina entre as crianas em risco. No vamos menosprezar o significado da nossa tarefa hoje. O que no estamos entendendo bem ou negligenciando nos ensinamentos de Deus a respeito das crianas e da infncia? Em que nveis o mau entendimento ou a negligencia s palavras de Deus nessas questes afetam a histria, a vida e a forma da igreja? E se por nossa culpa no fomos sal e luz do mundo? E se a nossa viso sobre o reino apenas um reflexo tmido daquilo que Jesus revelou? Os desafios so enormes (o padro muito alto) e marcam hoje o comeo de um processo que pode ter um impacto significativo no desenvolvimento da teologia, na misso e na forma da igreja. O que oferecido aqui apenas um esboo. Foi escrito enquanto as responsabilidades de cuidar de crianas em risco eram mais importantes do que escrever. Vem tanto do corao quanto da mente de algum que dedicou a maior parte dos ltimos doze anos trabalhando numa nova verso da Bblia, destinada crianas de todas as culturas que esto descobrindo as Escrituras pela primeira vez. AS CRIANAS NA BBLIA

Crianas do Antigo Testamento


Ismael (Gn 16) significa Deus escuta. Sua me Hagar, quando grvida, tinha tudo, mas perdeu as esperanas. Entretanto, Deus foi infinitamente gracioso com essa me solteira e seu futuro filho. Isaque (Gn 22) prefigurou o sacrifcio de Jesus na histria da provao de Abrao. Jos (Gn 37), o sonhador de dezessete anos, foi aquele por intermdio de quem seus pais e os filhos de Israel foram salvos. Benjamim (Gn 44,45) foi o garoto de quem veio a reconciliao entre Jos e seus irmos. Moiss (x 1) foi salvo pelo olhar atento da sua irm Mirian. A histria do xodo comea com a matana dos pequenos meninos judeus como uma prefigurao do nascimento de Cristo. A ultima das dez pragas do xodo envolveu a morte dos primognitos. O ponto mais importante do livro de Rute o nascimento de um beb, Obede, um dos ascendentes de Jesus.

Samuel (1 Sm 3) foi a criana por meio de quem Deus mostrou sua vontade quando os adultos falharam. Ele um modelo de vida espiritual e obedincia. Davi (1 Sm 17) foi a pessoa por meio de quem foi revelado que Deus no dependia da fora dos adultos ou do seu treinamento. Por intermdio de um garoto, os filisteus foram derrotados. Tanto Elias quanto Eliseu trouxeram de volta vida um filho de viva (1 Rs 17.21; 2 Rs 4). Deus usou uma criana serva para curar Naam, o comandante do exrcito (2 Rs 5). Josias, que reformou a poltica e a religio, era um rei jovem (2 Rs 22). Era ainda um garoto quando comeou suas reformas radicais (2 Cr 34) Ester, a futura rainha que iria salvar o povo Judeu, era uma garota rf. (Et 2.7) Jeremias foi escolhido por Deus, embora fosse apenas uma criana (Jr 1) E no simplesmente o fato de que essas pessoas mencionadas eram crianas. O importante que algumas das mais importantes obras e revelaes de Deus foram feitas por intermdio delas. A f e as aes dessas crianas so essenciais para o desdobramento e a realizao dos propsitos divinos.

Infncia no Antigo Testamento O Antigo Testamento muito mais do que um registro da importncia de uma criana ou de outra. As crianas e a infncia so de grande importncia na vida social de Israel e na forma como o Antigo Testamento apresentado como um todo. A adorao era visual e dramatizada acessvel da mesma forma para crianas e adultos. As instrues para a Pscoa presumem o que as crianas perguntariam sobre ela (x 12.26-28). Da mesma forma, as doze pedras que foram erigidas depois de terem sido retiradas do leito do rio Jordo permaneceram como um sinal para a instruo das futuras geraes (Js 4.6-7). O povo de Deus o serve e o adora atravs de rituais e prticas descritas no livro de xodo e Levtico. H muito pouca separao entre adultos e crianas. Em Esdras 10, quando a Lei lida, as crianas so mencionadas como parte da multido, relembrando a ocasio da renovao da aliana em Josu 8.35. As crianas so vistas como um sinal de bno de Deus no Antigo Testamento e, mesmo assim, so os primeiros a sofrer quando o pecado, a fraude, a guerra e a fome afetam a tribo ou a cidade. Os filhos de Ac morreram por causa do pecado do pai. H relatos vvidos e tristes do sofrimento de crianas no Antigo Testamento (Sl 106; Jr 31; Lm 1,2,4; Jl 3; Am 2; Sf 1). Uma das maiores preocupaes de um adulto responsvel com o bem-estar e o cuidado dos filhos. Na maioria das vezes, cabe s famlias sustent-los, mas quando isso no possvel, por causa de doenas, morte, fome ou guerra, o cuidado desses rfos entregue ao corao de Deus (Sl 10, 146; Is 1; Sf 1.8). O relacionamento de Deus com o seu povo retratado de vrias maneiras no Antigo Testamento, mas uma dessas figuras (posteriormente ampliada no Novo Testamento) a de Pai. Em Deuteronmio 8, Deus exorta queles a quem escolheu. Salmo 27.10 diz que um filho pode ser abandonado pelo seu pai ou me, mas no por Deus, o Pai celeste. A misericrdia de Deus como a de um pai ao seu filho (Sl

103). A literatura da Sabedoria amplamente escrita como de um pai ao seu filho (Sl 34; Pv 1-7). O povo judeu era freqentemente chamado de filhos de Israel ou filhas de Sio. O relacionamento me-filho expressivamente usado para descrever o elo entre Deus e ns, seus filhos. H uma linda descrio da criana desmamada nos Salmos 131, representando a alma calma e sossegada. A me pode at se esquecer do filho que ainda mama, mas Deus nunca se esquece (Is 49.1516). O ltimo captulo do livro do profeta Isaas apresenta uma sensvel descrio de um parto e conclui: Como uma me conforta seu filho, assim Eu vos consolarei (66.13). Osias relata os primeiros dias de Israel: Quando Israel era menino, eu o amei, e do Egito chamei o meu filho (Os 11.1). possvel encontrar mais motivos para reflexo ao ler Eclesiastes 11 e 12: Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade; Cntico dos Cnticos 8, referindo-se irm mais nova; Ezequiel e o filho do homem (2.1); o final do Antigo Testamento, que termina descrevendo um relacionamento renovado entre as geraes entre filhos e pais (Ml 4.6). E essas so apenas amostras!

Temtica do Antigo Testamento Existem trs temas profundamente significantes sobre os quais ainda no falamos e que devemos abordar antes de deixar o Antigo Testamento. Primeiro, o Salmo 8 expressa uma verdade facilmente negligenciada, da mesma forma que se negligencia a imensido do cu noite. Jesus chama especialmente a ateno para o fato, razo para pararmos e observarmos: Da boca dos pequeninos e crianas de peito suscitaste fora, por causa dos teus adversrios, para fazeres emudecer o inimigo e vingador (v. 2). As crianas foram criadas e destinadas para louvar a Deus e a sua glria. Elas no so consumidores ou adultos em miniatura, mas adoradores do Deus Criador. Seus ouvidos, olhos, ps, mos e vozes foram feitos para louvar a Deus. Esta a sua verdadeira natureza e finalidade. Porm, mais do que isso, elas tm um papel especial de silenciar os inimigos de Deus. Quando tudo o mais falhar, as crianas (como Samuel e Davi, por exemplo) sero os instrumentos de moral, virtude espiritual e poder. Isto no surpreendente? A criana moldada, moral e espiritualmente, semelhana do Pai da humanidade. Isso nos leva a uma segunda grande descoberta, encontrada em Isaas 11. Essa passagem retrata brilhantemente o reino messinico: O lobo habitar com o cordeiro e o leopardo se deitar junto ao cabrito; o bezerro, o leo novo e o animal cevado andaro juntos, e um pequenino os guiar. Qual o lugar das crianas? Liderando! E eis que ser um lugar seguro onde as crianas podero brincar ao contrrio dos centros urbanos, da guerra, da selva do mercado dominado e consumista dos dias de hoje (ver tambm Is 65). As crianas ocupam o lugar mais importante no reino dos cus. Nunca podemos perder isso de vista se quisermos entender os ensinamentos de Jesus, nosso relacionamento com Deus e nossa misso na Terra. H um papel culminante para a criana no Antigo Testamento. Isaas fala sobre a ira santa de Deus contra o pecado e a hipocrisia da humanidade. Esta situao parece desanimadora e sem esperana e, ainda assim, Deus d um sinal: A virgem conceber e dar luz um filho e lhe chamar Emanuel (Is 7.14). O fim da ao salvadora de Deus uma luz para aqueles no vale da sombra da morte: Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo est sobre os seus ombros (Is 9.6).

O foco no sobre um rei guerreiro, um sbio mestre ou um sumo sacerdote, mas sobre uma criana. O lugar normal e comum para procurar pela salvao em toda parte e em todos mas o governo estar nos ombros dessa criana. E, assim, o cenrio est formado e a etapa pronta, para nos aprofundarmos no Novo Testamento.

O Novo Testamento e as crianas nos Evangelhos que encontramos a continuao e o desenvolvimento de cada um dos temas do Antigo Testamento. Jesus encontra vrias crianas durante sua vida, por exemplo: a filha da mulher canania (Mt 15; Mc 7); o jovem endemoninhado (Mt.17; Mc. 9; Lc. 9); o filho do oficial em Cafarnaum (Jo 7); a filha de Jairo (Mt 9; Mc 5; Lc 8); o filho da viva em Naim (Lc 7); e o garotinho que ofereceu a Ele 5 pes e dois peixes (Jo 6). As crianas so muito especiais para Jesus e elas so trazidas a ele. Seu mtodo preferido para ensinar, atravs de histrias e sinais, , como a adorao e os rituais do Antigo Testamento, acessvel da mesma forma para crianas e adultos. Existem quatro aspectos das narrativas dos Evangelhos que chamam a nossa ateno. O primeiro o nascimento de Jesus, a encarnao. Os Evangelhos de Mateus e Lucas dedicam seus captulos iniciais a isso. Mateus cita a passagem de Isaas sobre a virgem e a criana (Is 7.14). Os magos saram em busca do recm-nascido. Quando o acharam, o adoraram se ajoelhando e ofereceram presentes. A narrativa do xodo recriada e revisitada quando Herodes percebe que foi enganado. Mais uma vez, os menininhos foram mortos. Em Lucas existem vrios relatos sobre os nascimentos de Joo Batista e de Jesus. Lucas fala do sinal aos pastores, que se refere profecia de Isaas: Encontrareis uma criana envolta em faixas e deitada em manjedoura (Lc 2.12). Simeo fala do significado da criana, Eis que este menino est destinado tanto para runa como para levantamento de muitos em Israel e para ser alvo de contradio (2.34). E para aqueles que almejavam a redeno de Jerusalm veio a profetisa Ana e falou a respeito do menino (2:38). A palavra criana repetida vrias vezes em todos os Evangelhos nesse ponto da histria. O significado de tudo isso que Deus escolheu vir ao mundo para revelar-se como um beb e como uma criana. Talvez estejamos to acostumados ao natal que no percebemos o quanto isso radical. O telogo Nestor ficou to transtornado com as implicaes desse fato que escreveu: Eu no consigo conceber que Deus tenha dois ou trs meses de idade! Karl Barth, descrevendo o beb indefeso, escreveu: Este o seu Deus! O supremo Deus criador uma criancinha to pequenininha? Ser isso possvel? Se , o que significa? Escritores de nossos hinos depararam-se com esse paradoxo e escreveram versos como num bero de palha dormia Jesus, o meigo menino... ao mesmo tempo em que Cristo, o Todo-Poderoso, nasce em Belm... e outras formas de total deslumbramento. Se difcil imaginar como a grandeza da mente de Deus pde habitar no ser humano muito mais incrvel o desafio de ver a imagem de um bebezinho em contraste com a de Deus Todo-poderoso! Do ponto de vista divino no h complicao nenhuma, mas isso abala nossos preconceitos. Um beb pequeno, fraco, dependente e vulnervel,

precisa de educao, treinamento e linguagem... e Deus nos fala que precisamos aprender a sair dos palcios e dos encontros eruditos e poderosos para a manjedoura e para a criana. O segundo aspecto que encontramos nos evangelhos diz respeito a crianas e infncia. Para ver isso preciso algum esforo de nossa parte, de forma a entender a mente de Jesus. preciso voltar ao captulo 17 de Mateus e ler at o captulo 21. Esse trecho cobre o perodo entre a transfigurao e a entrada de Jesus no templo em Jerusalm. (Tambm narrado em Marcos 9-11 e Lucas 9-19.) Esses captulos contm alguns dos ensinamentos mais claros de Jesus sobre a natureza do reino. A primeira atitude de Jesus depois da transfigurao foi curar um jovem endemoninhado. Em seguida, ensinou sobre impostos, pagamentos e filiao. No captulo 18 de Mateus encontramos a famosa lio se no vos tornardes como crianas, de modo algum entrareis no reino dos cus. H tambm referncia queles que causarem mal aos pequeninos e histria da ovelha perdida aplicada aos pequeninos. Depois disso, Jesus ensinou sobre o perdo e o divrcio e fez ponderaes sobre outros questionamentos de adultos. E, de novo, colocou as crianas no lugar mais importante do reino (19.1315). Um jovem rico foi ordenado a vender tudo o que tinha para entrar no reino (isto , tornar-se como uma criana). A parbola sobre os trabalhadores na vinha demonstra a surpreendente natureza do reino e seguida por mais referncias morte de Jesus. A me de Tiago e Joo queria lugares privilegiados para seus filhos. Estava completamente equivocada quanto natureza do reino e do quanto ser criana representa a esse respeito. Os dois cegos (20.29-34) fizeram muito melhor! Jesus, ento, entrou em Jerusalm e multides o saudaram. No templo, as coisas continuaram como se Cristo e o reino de Deus no houvessem chegado. Apenas as crianas continuaram a louvar a Jesus. Elas foram reprimidas. Mas Jesus confirmou que essas crianas faziam exatamente aquilo para que foram criadas: louvar e adorar a Deus (Sl 8.2) O que descobrimos? Uma linha, que vai da transfigurao ao templo, da montanha ao monte Sio, uma linha que liga o ensinamento sobre a morte de Jesus ao reino dos cus. Todos os principais comentrios deixam de lado o fato que as crianas so o elo e muitas tradues falham por traduzir nepioi (criancinha) como inocente (Mt 11.25; Lc 10.21). O terceiro aspecto a considerar nos Evangelhos sobre o reino dos cus. O que Jesus ensina sobre o reino dos Cus? A grandeza nesse reino no tem nada a ver com status, poder, fora, influncia, riqueza ou qualquer outra coisa normalmente associada grandeza humana. preciso mudar (arrepender-se) para entrar no reino. preciso tornar-se como uma criana para entrar no reino dos Cus. Ao acolher as criancinhas, estamos acolhendo o Senhor do reino! O reino pertence queles que se tornam como crianas. O reino no , de forma alguma, como um reino da Terra o oposto, em todos os aspectos. A melhor maneira de descrev-lo no como um lugar ou territrio, mas como a maneira que Deus age. Quando entendemos isso, todas as histrias do reino mudam de lugar. Outro grande paradoxo do reino diz respeito sua completa instalao e o seu princpio. O reino j foi iniciado, mas ainda no est inteiramente instalado. O conhecimento das crianas nos ajuda a
5

entender: Elas so, ao mesmo tempo, inteiramente humanas (agora), porm no esto inteiramente desenvolvidas (ainda no so adultas). A infncia e o reino se explicam mutuamente. O quarto e ltimo aspecto uma descrio simples e poderosa de que, para entrar no reino, preciso tornar-se como uma criana. Este o ensinamento de Jesus a Nicodemus (Jo 3): Voc precisa nascer de novo. O que Jesus est ensinando? Exatamente esta mesma verdade: preciso arrepender-se, deixar de lado todos estes preconceitos adultos, de cultura barata e tornar-se um bebezinho. preciso recomear em Cristo. Isso no uma metfora ou ensinamento isolado. Assim como Mateus, Marcos e Lucas, Joo est registrando a necessidade de um adulto tornar-se como uma criana porque, de outra forma, no ser possvel ver o reino de Deus. Esta verdade est mostrada no Evangelho de Joo no relacionamento entre Jesus e o Pai. Esse um referencial para ns. Assim, quando oramos, em vez de dizer Poderoso Deus, Criador ou Senhor Deus, podemos dizer... Pai Nosso. Esse relacionamento a concretizao da esperana contida no Antigo Testamento. O Evangelho de Joo comea falando sobre os filhos de Deus e a vida de Jesus mostra de forma terna e bem clara o que isso significa. Nos Evangelhos e no reino, as crianas so o centro como o garotinho que ofereceu cinco pes e dois peixes para os discpulos adultos que chamaram a ateno de Jesus dizendo que aquilo no seria suficiente. E o restante do Novo Testamento? Romanos e Glatas mostram a natureza do nosso relacionamento com Deus em Cristo. Fomos adotados na famlia de Deus e podemos conhecer a Deus como Abba, como pai. Devemos viver cada aspecto da vida de Cristo e viver como filhos da luz. Uma das nossas descries favoritas dos seguidores de Jesus filho amado. As epstolas descrevem um novo modo de vida, em Cristo, de forma que no h nem macho nem fmea, judeu ou grego, servo ou livre! Como vimos, a Bblia tem muito a dizer sobre as crianas. Quais so as implicaes de tudo isso?

Preparando o terreno Vamos primeiro ver alguns erros do passado para evit-los antes de comear a delinear uma estrutura teolgica para o futuro. 1.Ns cometemos vrios erros sobre o reino de Deus e sobre a misso. Ns o concebemos de acordo com a nossa cultura. Reino, imprio e colonialismo, tudo se resumia a poder, territrio e conquistas. Pensamos que misso aquilo que fazemos; que o reino de Deus depende do nosso trabalho. 2.Passamos longe do sentido de teologia. Ela tem sido uma ocupao adulta de dar muita nfase filosofia, doutrina, teologia sistemtica e hermenutica. Muito pouca ateno dada para as historias, paradoxos e sinais do reino. 3.Cometemos erros na igreja. Nossas prioridades so confusas. Algumas vezes no conseguimos distinguir entre reino e igreja. Muitas vezes menosprezamos o lugar e a ajuda das crianas. Pensamos sinceramente que no temos nada a aprender com elas! 4.Fomentamos sociedades nas quais adultos, poder, riqueza e bens o que parece contar para quase tudo, e os ensinamentos de Jesus sobre vender tudo o que temos, para muitos, impossvel de vislumbrar. O ser criana se perdeu, ou foi resumido por nossa vida adulta, por nosso comercialismo e por programas

adultos de educao. As crianas esto num segundo plano no sistema poltico. Elas sofrem imensamente, e a ira de Deus parece que no tem nos comovido a fazer a coisa certa. Com o que foi colocado, vamos pensar numa base teolgica para a nossa futura misso ao lado das crianas e entre elas. Eu me baseei no maravilhoso trabalho Misso Transformadora de David J. Bosch1, o telogo sulafricano que morreu num acidente de carro em 1992, e no Pacto de Lausanne e da indicao subseqente de Manila. Eles organizam a vida de Jesus em princpios centrais. , na forma e na nfase, uma estrutura cristocntrica. Assim como qualquer seguidor de Jesus, somos chamados a apresentar os nossos corpos como sacrifcio na sua obra; a permitir que a viso e a mente de Cristo estejam presentes em todos os pensamentos e atitudes; a servir a Jesus como Senhor; a viver novos relacionamentos e uma nova comunidade de tamanha unidade e amor que as pessoas saibam que somos discpulos dEle; a levar em frente suas prioridades e sua misso. Esse o nosso chamado. Mas qual o chamado especfico para aqueles envolvidos no trabalho com crianas e jovens em risco? UMA BASE CRISTOCNTRICA PARA A NOSSA MISSO Vamos tomar como base os seis maiores eventos da vida de Jesus e perceber como eles iluminam a nossa misso e tarefa.

A encarnao (o modelo da nossa misso) A teologia evanglica protestante tendeu a ser relativamente fraca neste ponto e, de certa forma, desgastou a cruz e a redeno. Precisamos encontrar as implicaes e responsabilidades deste surpreendente evento da encarnao. Deus veio ao mundo num tempo e lugar, e Jesus com a sua vida e seus ensinamentos trouxe perdo e cura para pessoas sem funo, identidade ou classe. As origens, famlias, comunidades, trabalho e descanso so to importantes para Jesus que Ele trouxe restaurao para as pessoas e para os relacionamentos. O Novo testamento v os relacionamentos como algo central no nosso chamado como seguidores de Jesus. Jesus nos chama a segui-lo, e perguntamos o que Jesus faria? Descobrimos o ministrio de Jesus como um guia simples e vvido. Os cristos esto buscando continuar a obra de Jesus em cada famlia, cidade e rua, em cada trilha, montanha, rio e poo, em cada ferida e doena. A transcendncia e a divindade de Jesus so reveladas distintamente no evangelho de Joo atravs de sua humanidade. Atravs da sua vida diria, com poeira em seus ps e sentindo sede, Ele revelou a graa e a glria de Deus. As dimenses social e poltica do evangelho so implcita na agonia, no suor e no sangue de Jesus no s na cruz, mas tambm na sua vida e no seu ministrio. A luta e o sofrimento como ponto principal do Pacto de Lausanne representa a luta e o sofrimento segundo o evangelho. O mal no est

David J. Bosch, MISSO TRANSFORMADORA: Mudanas de Paradigma na Teologia da Misso. Editora Sinodal. So Leopoldo, RS. Pedidos: www.editorasinodal.com.br

apenas no corao humano, mas est tambm nas nossas estruturas sociais, e no existe evangelho sem solidariedade (encarnao). Nisso tudo e em outras coisas reconhecemos as implicaes da encarnao para a nossa vida e para o nosso chamado em Cristo. Mas nossa vida junto s crianas em situao de risco nos leva a clarear alguns aspectos obscuros da encarnao. Tradicionalmente, o credo teolgico ocidental enfatiza que Jesus tornou-se homem (homo factus est). As narrativas dos evangelhos, por outro lado, enfatizam o Jesus criana. Profetizado por Isaas, o sinal no Evangelho de Lucas de que aquele era realmente o escolhido de Deus, o Messias, era de fato um bebezinho deitado em uma manjedoura. As implicaes da encarnao envolvendo um beb e uma criana no foram muito bem trabalhadas na teologia ocidental. Ser que os credos precisam ser modificados? Puer factus est: Ele se tornou um garoto. Esta tendncia de menosprezar o significado de Jesus criana justifica os comentrios sobre o seu ministrio e seus ensinamentos. O principal ensinamento sobre a infncia, necessria para entender e entrar em seu reino geralmente ignorado ou desprezado. Ns no vemos as crianas como um sinal do reino. Cristo aquele que nasce de novo, que se torna como uma criana. Esse processo profundamente interligado com a encarnao: Jesus criana em ns, e ns nele.

A cruz (o preo da nossa misso) A vida e a morte de Jesus no podem ser separadas. Esto ligadas de modo indissolvel. Filipenses 2 resume sua vida e morte: Achado em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente ate morte e morte de cruz! Quando Cristo chama um homem Ele o desafia a vir e a morrer, escreveu Bonhoeffer pouco tempo antes de ser executado. A cruz o smbolo da nossa salvao, por intermdio da morte sacrifical de Cristo. A cruz , tambm, uma lembrana que o sofrimento a maneira divina de agir na histria... (Schutz, 1930, p. 245). No h como seguir a Jesus sem cicatrizes. Como seguidores de Jesus, vivemos sob a sombra da cruz. uma lembrana constante, smbolo da realidade e da feroz crueldade do pecado humano, da rebelio e do sofrimento. Ns nos iludimos se minimizarmos a extenso do sofrimento e da degradao humana. A cruz nos lembra da necessidade constante de arrependimento e mudana, como pessoa e como comunidade. No h misso sem lgrimas. A cruz o lembrete de Deus de que no podemos salvar a ns mesmos por meios humanos: nossa situao muito difcil. No estamos apenas perdidos, mas mortos em nossos pecados. A cruz aponta, tambm, para o sacrifcio de Jesus, aquele que no teve pecado, para que pudssemos estar em conformidade com Deus. No h cura ou perdo fora do sangue inocente que foi vertido. A cruz desafia, constantemente, nossas prprias razes e compromissos: nos chama a amar independente de recompensa ou retorno. A cruz , tambm, um smbolo de reconciliao, unindo pessoas independentemente do credo, identidade ou classe. um lugar onde nos encontramos no mesmo patamar. Atravs de todas essas coisas reconhecemos as implicaes da cruz para nossa vida em Cristo. Mas para aqueles chamados a viver ao lado e entre as crianas, somos constrangidos a clamar em favor do sofrimento de crianas ao redor do mundo, de todas as culturas e economias. As crianas esto sofrendo como ovelhas em silncio nos altares dos nossos deuses.

Como adultos nos tornamos to obcecados com nossas prprias ambies, receios e obrigaes que permitimos o sofrimento de vrias geraes de crianas. Nossas instituies e estruturas refletem isso. A cruz nos chama a identificar, acima de tudo, aqueles oprimidos e os que sofrem cronicamente. As crianas inocentes que sofrem em nosso mundo encontram, em Jesus e na cruz, algum que as entendem mais do que qualquer um jamais possa entender.

A ressurreio (a ordem para a nossa misso) Somos um povo que celebra a Pscoa e Aleluia a nossa cano! Por meio de Jesus as coisas futuras alegria, esperana e vitria fazem-se presentes. Os cristos no so amargos, furiosos e consumidos por desejos de destruir e fazer vingana, porque a cruz substituiu esses desejos pelo amor, e porque o tmulo vazio abre novos horizontes. Cremos que no existe situao que no possa ser transformada pelo poder do Senhor ressurreto. E, vislumbrando a realidade da transformao do reino de Deus, podemos identificar e ficar firmes contra as foras da morte, explorao e destruio. No sentimos medo de desmascarar dolos e falsos deuses. Somos preparados a nos tornar sementes, que morrem para que a vida de Deus possa ser revelada em toda a sua glria. Damos valor a cada pessoa na Terra e a cada relacionamento luz do amor de Deus... vemos alm da vida humana, alm das sepulturas e dos campos de morte. Em todas essas coisas nos identificamos com os irmos em Cristo ao redor do mundo, mas para aqueles que trabalham ao lado e entre as crianas em risco encontramo-nos constrangidos a levar em conta as formas com que as crianas nos falam sobre a ressurreio. Contemplamos, na capacidade e na resistncia das crianas, no olhar de perda, no sofrimento e humilhao, o desejo de lutar por um mundo melhor ressurreio em ao. No nosso mundo as crianas so sinais da Pscoa, como galhinhos verdes depois de um inverno duro. A ascenso (o motor para a nossa misso) O significado da ascenso de Jesus para a nossa vida e para a misso de Deus foi, tambm, ignorado. A ascenso o sinal de que Jesus Cristo Rei e que o seu reinado j comeou. Somos chamados a viver como o povo do Messias, num mundo que no reconhece a Jesus como Senhor. Somos chamados a resistir ser comprimidos em moldes do mundo e modelos eclesisticos e institucionais que distorcem os valores e prioridades de Cristo. H uma viso bblica muito vasta deste novo reino ao longo de todas as escrituras, e somos chamados a viv-lo em nossas vidas, em nossas famlias, em nossos pases, em nossa cultura e no mundo inteiro. Na histria das misses outras vises moldaram, inconscientemente, a vida e a proclamao do reino de Deus. De certo modo, poder e status foram mais valorizados do que o dom do amor e o dom do servir. Este reino exige que invertamos o status quo. As crianas so o centro desta viso; Isto um contraste revolucionrio com o reino poltico de hoje em dia, que perdeu o contato com o esprito da criana nas suas preocupaes com questes adultas e suas solues.

As crianas e a infncia nos apresentam, com vises da natureza e da dinmica do reino de Deus, especialmente o agora e o ainda no. Isto uma fora criativa. Vemos uma criana e um cordeiro sacrificado no centro da misso. um reino eterno onde cada parte da criao vive em harmonia, sem medo ou dor.

Pentecostes (o poder para a nossa misso) O Esprito de Deus poderoso na vida e no testemunho do seu povo. O amor e a irmandade do povo de Deus so partes da mensagem que a igreja proclama. A diferena desta comunidade que ela existe para os outros, existe para ser servos de toda a irmandade mostrando a retido e a justia pelas atitudes. A comunidade da igreja um retrato do reino de Deus na Terra, mas no o reino em si mesmo. uma comunidade de seguidores de Jesus, no mover e em resposta aos planos, chamada e ao tempo de Deus. Nenhum cristo sozinho ou em comunidade existe independente da capacitao do Esprito e de sua Koinonia. Cristo nos v atravs do seu povo. Todos os que trabalham com crianas esto conscientes de que a igreja tem repetido, com muita freqncia, crenas e costumes da cultura na qual est inserida, a custa do exemplo de Cristo. As crianas no tm sido o centro da nossa vida e da nossa adorao em comunidade. Muitas vezes, como o menino Jesus, elas so relegadas a um segundo plano. Incomodamo-nos muito com a questo do batismo infantil, da Ceia do Senhor e se as crianas so salvas ou no e em qual idade. Em todo esse tempo fomos negligentes, como os discpulos de Jesus, sobre a forma na qual viemos ao mundo, como crianas. Somos tendenciosos a ver o trabalho com crianas como se estivesse fora do corpo principal da igreja e da adorao. Precisamos reconhecer o chamado bblico para repensar a nossa pauta. A segunda vinda (a urgncia da nossa misso) Todo o nosso trabalho, nossas iniciativas e estruturas, como a celebrao da Ceia de Senhor, so permanentes. Vivemos o perodo entre a sua primeira e segunda vindas. Vemos em parte (agora); o reino concebido em partes. Entretanto o veremos face a face, e o reino ser revelado em sua plenitude. Estamos em alerta; estamos na escuta; trabalhamos sabendo que Ele pode vir a qualquer momento. Trabalhamos em todas as partes do mundo, porque essa a sua ordem. Ele no tem preferncia com povos ou culturas: todos so objetos da sua graa e amor, e todos os povos estaro igualmente jubilosos enquanto tomam parte no novo reino. Sabemos que Jesus pode voltar hoje mesmo, o sofrimento de milhes de crianas provocar a sua ira fulminante e julgamento sobre aqueles povos e governos que oprimem e maltratam as crianas. E os que trabalham com crianas precisam reconhecer o lugar e o papel especiais que elas ocupam no reino de Cristo. Elas vo conduzir a adorao, porque para isso que foram criadas. Elas estaro no centro, os sculos de marginalizao, de abuso, de vtima, sero trocados por uma experincia de perfeita liberdade e harmonia.

10

ALGUMAS DAS IMPLICAES DE REDESCOBRIR AS CRIANAS NA MISSO Esta abordagem e esse contorno tm implicaes radicais, e capazes de abalar o mundo. Vamos listar algumas dessas implicaes mais bvias e tentar pensar outras. Teologia Aconteceram mudanas muito grandes na tradio teolgica do Ocidente nas dcadas recentes, entre mulheres, povos e culturas no europeus. O velho modelo colonial est desmoronando. No podemos ler o Antigo Testamento, ver Jesus, ou entender o Novo Testamento e os Evangelhos da mesma forma. Como pudemos perder verdades transcendentais e ter sido esmagado por nossas limitaes, abordagens superficiais e suposies? Comeamos a entender o nosso Senhor e Salvador em novas e vivas formas: o Jesus que nunca chegamos a conhecer. Na teologia, de forma geral, as crianas foram tudo, menos invisveis. O ponto inicial da teologia deveria ser o ensinamento de Jesus: agindo, no apenas escutando, nascendo de novo e se tornando como criana. H muito mais que precisamos desaprender toda a estrutura adulta, dos anos de enfado. (Arnold, 1997, pp.29-30). Igreja Ao lado das mudanas no entendimento e no processo teolgico vieram novas vises da natureza da igreja. Por sculos, o consenso Europeu, entre as diferentes denominaes de igreja, foi de instituies adorando num templo com uma liderana masculina. Na Europa, esse modelo chegou a um ponto de crise: h um declnio geral e crnico, especialmente entre as crianas e jovens. Existem outras maneiras de ser uma igreja? Em seu recente estudo, Anne Wilkinson-Hayes e Stuart Murray (2000) contemplam exemplos de diferentes partes do mundo. E uma de suas descobertas foi que, em muitos casos, as crianas so imprescindveis no caminhar da igreja. Eu me lembro da euforia e do sentimento de que se estivesse diante de uma grande descoberta, no ltimo Cutting Edge, quando Stuart Christine falou sobre a mudana dramtica no seu entendimento sobre a igreja, quando viu crianas no centro do ministrio, da vida e da adorao. Precisamos redefinir o centro e as margens da igreja... sempre renovando. E o centro claramente definido nas Escrituras: vivas, rfos, estrangeiros e os pequeninos. Se quisermos estar na vanguarda da obra de Deus, temos um trabalho muito grande a fazer. Sociedade O chamado para mudar o mundo de acordo com os contornos do reino de Deus nosso. Os cristos no podem aceitar o status quo e devem ser sal e luz em todos os nveis: vivendo de uma outra maneira, desafiando o mal, o poder e as tradies. A cano proftica de Graham Kendrick: Quem pode sondar as profundezas da dor no corao paternal de Deus?, poderia tornar-se como um hino para aqueles de ns envolvidos com crianas em risco.

11

Cristos que trabalham com crianas em risco precisam desafiar conceitos adultos e preferncias, e as influncias do mercado que corrompem as crianas e a infncia. O modelo e o entendimento das famlias e dos pais precisam ser repensados. Os cristos devem se envolver pessoalmente e em conjunto em aes e polticas, com indivduos e instituies, com idias e estruturas. Obedincia Ns no escolhemos a Jesus; Ele nos escolheu. Ele nos amou e se deu por ns. Ele nos enche com o seu Esprito e nos guia para a sua misso. E, ao nos guiar para estar entre as crianas, Jesus nos confia o centro da sua misso e do seu reino. Ele nos adverte do preo e dos perigos e, tambm, nos promete que, ao abrir o corao a uma criana, estamos recebendo a Ele prprio. Atualmente temos um chamado maravilhoso para estar ao lado de crianas em risco, e para remodelar o processo, a natureza e as estruturas da igreja, da misso e da sociedade. Se falhamos, no so apenas as crianas que continuam a sofrer, mas toda a sociedade como Deus a v. No s as crianas deixam de ter o seu verdadeiro lugar, mas o prprio Jesus ser mal entendido e no reconhecido. Ele ter batido porta das nossas almas e dos nossos irmos em vo. Mas quando ns recebemos uma criana em seu nome, abrimos o nosso corao a Ele. - QUESTES PARA PENSAR 1 Freqentemente em nosso trabalho com crianas, as enxergamos mais como um problema e uma questo difcil do que a criana em si mesma. Reflita sobre os desafios apresentados nesse captulo e discuta como voc pode responder a eles. 2 Crie um grupo de discusso com seus colegas de trabalho ou pessoas com quem estuda, e discuta como colocar as crianas no centro da misso. Tome nota das discusses como uma proposta para a sua entidade (ou organizao). 3 Escreva uma breve teologia da misso, reunindo o material bblico e as reflexes contidas nesse captulo.

* Captulo 25 do livro Celebrating Children.

Mos Dadas Revista de Apoio aos que trabalham pela dignidade de nossas crianas e adolescentes. Caixa Postal 88 Cep: 36.570-000 Viosa MG Brasil cartas@maosdadas.net

12

Potrebbero piacerti anche