Sei sulla pagina 1di 4

232-

faz para passar, mas at PASSAR!!!


W i l l ia m D o u g l a s

Concurso no se

(Assistente Adm. 2007) Para que o oramento seja a expresso fiel do programa de um governo, indispensvel que se obedea a determinados princpios. Portanto, o Princpio que orienta quanto incluso no oramento, exclusivamente de assuntos que sejam pertinentes o:

a) Princpio da Unidade porque deve-se evitar que se incluam na lei de b) c) d) e)


oramento, normas relativas a outros campos jurdicos e, portanto, estranhas previso da receita e da fixao da despesa. Princpio da Exclusividade porque deve-se evitar que se incluam na lei de oramento, normas relativas a outros campos jurdicos e, portanto, estranhas previso da receita e da fixao da despesa. Princpio da Clareza porque deve-se evitar que se incluam na lei de oramento, normas relativas a outros campos jurdicos e, portanto, estranhas previso da receita e da fixao da despesa. Princpio da Anualidade porque deve-se evitar que se incluam na lei de oramento, normas relativas a outros campos jurdicos e, portanto, estranhas previso da receita e da fixao da despesa. Princpio da Universalidade porque deve-se evitar que se incluam na lei de oramento, normas relativas a outros campos jurdicos e, portanto, estranhas previso da receita e da fixao da despesa.

(CEPERJ2009) O instrumento de planejamento governamental institudo pela Constituio Federal de 1988 e utilizado nas demais esferas de governo, que estabelece as metas e prioridades da administrao pblica para o exerccio financeiro; dispe sobre alteraes na legislao tributria e critrios e formas de limitao de empenhos, estabelecendo tambm a poltica de desenvolvimento, denominado: a) b) c) d) e) Plano Plurianual Lei de Diretrizes Oramentrias Lei Oramentria Anual Plano de Desenvolvimento Econmico Plano Anual de Financiamento da Dvida Pblica (CEPERJ2009) O mecanismo de alterao oramentria autorizado pelo Poder Legislativo e aberto pelo Poder Executivo, que se destina a atender despesas no previstas no oramento vigente ou para as quais no haja dotao oramentria especfica, denominado crdito: a) extraoramentrio b) extraordinrio c) complementar d) especial e) suplementar (CEPERJ2009) O comprometimento da dotao oramentria realizada por um ente pblico, admitido para as despesas contratuais e outras sujeitas a parcelamento durante a sua vigncia, como os aluguis de equipamentos, bens imveis e prestao de servios por terceiros, feito atravs do seguinte tipo de empenho: a) estimativo b) ordinrio c) global d) total e) especial (CEPERJ2009) O princpio oramentrio que estabelece que devam ser includas na Lei Oramentria Anual todas as receitas e todas as despesas do Estado, seus fundos, rgos e entidades da administrao direta e indireta, aquele denominado: a) unidade b) anualidade c) universalidade d) oramento bruto e) especificao (Assistente Adm. 2007) " um plano de mdio prazo, atravs do qual procura-se ordenar aes do governo que lem o atingimento dos objetivos e metas fixados para um perodo de quatro anos, a nvel do governo federal e tambm de quatro anos ao nvel dos governos estadual e municipal". Assinale a alternativa correta referente afirmativa anterior: a) b) c) d) e) Plano Anual. Diretrizes Oramentrias Plano Estratgico Operacional. Plano Plurianual. Oramento Anual.

227-

233-

(CEPERJ2007) O oramento no Brasil do tipo:

228-

a) b) c) d) e) 234-

executivo; legislativo; judicirio; participativo; misto.

(EAGS 2009-2) As empresas podem ser constitudas de capital(is) a) b) c) somente privado. pblico, privado e misto. somente pblico e privado. privado e misto.

229-

d)

235- (EAGS 2009-2) Considerando o objeto da Contabilidade Pblica,


sabe-se que alguns bens no integram o patrimnio dos rgos da Administrao Pblica, consequentemente, no so objeto de relevao contbil. Indique a alternativa que contm um exemplo desse bem.

230-

a) b) c) d) 236-

praa pblica prdio pblico estoques pblicos bens de uso especial

(CEPERJ2007) As despesas empenhadas, no liquidadas e no pagas at 31 de dezembro, sero inscritas em: dvida ativa; restos a pagar no processados; restos a pagar processados; dvida fundada; dvida consolidada.

231-

a) b) c) d) e) 237-

(CEPERJ2007) Conforme a Lei 4.320/64, a despesa pblica posta no estgio denominado:

a) b) c) d) e)

fixao; pagamento; licitao; empenho; liquidao.


2012 - Sem 2o.

238-

(CEPERJ2007) Para a compra emergencial de um marca passo, por determinao judicial, sabendo que tal gasto no consta da Lei Oramentria Anual, ser utilizado o seguinte crdito adicional: a) suplementar; b) ilimitado; c) especial; d) extraordinrio; e) global.

tradicional ou unidimensional.

244-

(UFC 2009/CE) Quanto a organizao da administrao pblica, identifique a opo correta para caracterizar autarquia.

a) Servio autnomo, criado por lei, com personalidade jurdica,


patrimnio e receitas prprios para executar atividades tpicas da administrao pblica, que requeiram para seu melhor funcionamento gesto administrativa e financeira descentralizada. b) Instituio sem fins lucrativos, criada para desenvolver atividades que no exijam execuo por rgos ou entidades de direito pblico, com autonomia administrativa e patrimnio impenhorvel. c) Entidade dotada de personalidade jurdica de direito privado, com patrimnio prprio, criado por lei para explorao de atividade econmica. d) Entidade pblica pertencente a administrao indireta, atua em reas que o governo tenha interesse, tambm chamada de paraestatal. e) Entidade criada por lei, com personalidade jurdica, patrimnio prprio, gesto administrativa e financeira centralizada.

239-

(DETRAN 2007/AC) Qual o campo de aplicao da Contabilidade Pblica? a) Patrimnio pblico. b) Fazenda pblica. c) Gesto pblica. d) Oramento pblico. e) Rdito do exerccio. (DETRAN 2007/AC) Segundo a Constituio Federal, cabe ao Poder Executivo a iniciativa de propor os instrumentos de planejamento governamental em forma de Lei, na seguinte ordem hierrquica: a) Lei do Plano Plurianual Lei de Diretrizes Oramentrias Lei do Oramento Anual. b) Lei do Plano Plurianual Lei dos Recursos Disponveis Lei de Plano de Trabalho. c) Lei do Plano Quinquenal Lei dos Rendimentos Tributveis Lei do Fundo de Reserva. d) Lei do Plano Quinquenal Lei das Metas Oramentrias Lei do Oramento Anual. e) Lei das Diretrizes Oramentrias Lei do Oramento Anual Lei de Projetos e Metas

240-

245-

(UFG 2008) O Poder Executivo prestar contas, anualmente, ao Poder Legislativo, conforme prescrio da Lei n. 4.320/64, no prazo estabelecido nas Constituies e nas Leis Orgnicas dos Municpios. As contas do Poder Executivo, ao serem submetidas ao Poder Legislativo, devero conter parecer prvio a) do Tribunal de Contas ou de rgo equivalente. b) do Ministrio da Fazenda ou de rgos equivalentes nos Estados e Municpios. c) da autoridade competente do Ministrio Pblico ou do Poder Judicirio. d) do Superior Tribunal de Justia ou de rgo equivalente nos estados.

241-

(DETRAN 2007/AC) Considerando-se os conceitos trabalhados pela Contabilidade Pblica, crditos adicionais so a) aqueles discriminados pelos rgos e unidades oramentrias, devidamente autorizados pelo Poder Legislativo. b) variaes positivas entre o que foi previsto e o que foi arrecadado da receita pblica. c) autorizaes de despesas no computadas ou insuficientemente dotadas na Lei do Oramento. d) todos os crditos de origem desconhecida que venham a ser agregados ao oramento ao longo do exerccio. e) o conjunto de todas as receitas oriundas de prestao de servio realizada pelo Estado.

246-

(UFG 2008) Nos termos da Lei n. 4.320/64, que estatui normas gerais de Direito Financeiro para elaborao e controle dos oramentos e balanos da Unio, dos Estados, dos Municpios e do Distrito Federal, so princpios oramentrios, para discriminao da receita e despesa do governo, os seguintes: a) b) c) d) publicidade, legalidade e universalidade. unidade, universalidade e anualidade. unidade, moralidade e legalidade. legalidade, impessoalidade e publicidade.

247-

242so: a) b) c) d) e)

(UFC 2009/CE) Os estgios bsicos da despesa oramentria

(UFG 2008) A Lei n. 4.320/64 estabelece vrios estgios de despesas pblicas. O estgio que se constitui em ato emanado da autoridade competente, que cria para o Poder Pblico obrigao de pagamento das despesas, denomina-se: a) b) c) d) adiantamento empenho liquidao escriturao

previso, lanamento e recolhimento. programao, empenho e pagamento. empenho, liquidao e pagamento. empenho, liquidao e recolhimento. empenho, liquidao e suprimento.

248-

243-

(UFC 2009/CE) O processo oramentrio pblico no Brasil tem as seguintes caractersticas: a) no possui uma crescente transparncia. b) total autonomia na elaborao para cada ente efetivo. c) utilizao de indicadores de desempenho associados aos programas. d) no processo oramentrio no h subordinao ao princpio da universalidade. e) metodologicamente caracteriza-se como um oramento

(UFG 2008) Segundo a Lei n. 4.320/64, a despesa oramentria pblica classificada em despesas correntes e despesas de capital. So despesas de capital, entre outras, a) b) c) d) as despesas com equipamento e instalaes. as subvenes sociais e econmicas. o salrio-famlia e o abono familiar. as despesas com material de consumo e servios de terceiros.

2011 - Sem 2o. Estude com quem Aprova!!!

corretamente a afirmativa anterior:

249-

(UFG 2008) Conforme a Lei n. 4.320/64, constituem crditos adicionais as autorizaes de despesa no computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Oramento. Essas despesas classificam-se em: a) especiais, que so destinadas a reforo de dotao oramentria. b) suplementares, que so destinadas a despesas para as quais no haja dotao oramentria especfica. c) eventuais, que so destinados a cobrir gastos com obras no previstas na lei de oramento em vigor. d) extraordinrias, destinadas a cobrir despesas no previstas em caso de guerra, comoo intestina ou calamidade pblica.

a) b) c) d) e)

Escriturao Contbil Codificao Licitao Empenho ordinrio Empenho por estimativa

256-

(Mozart2009) A Lei de Diretrizes Oramentrias de iniciativa do: a) b) c) d) Poder Executivo. Poder Judicirio. Poder Legislativo. Senado Federal.

250-

(EAGS 2006) O art. 35 da Lei 4320/64 estabelece de forma taxativa que pertencem ao exerccio financeiro as receitas nele arrecadadas e as despesas nele empenhadas. Dessa maneira, podese afirmar que, para a Contabilidade Pblica no Brasil, foi estabelecido o regime

257- (Mozart2009) Despesas Correntes compreendem as


despesas de: a) Pessoal, equipamentos e instalaes, servios de terceiros, encargos diversos e transferncias correntes. Investimentos, inverses financeiras, e transferncia de capital. Pessoal, material de consumo, servio de terceiros, encargos diversos e transferncias correntes. Investimentos, pessoal e transferncias correntes.

a) b) c) d) 251-

de caixa. misto. de competncia. de resultado.

b) c) d)

(EAGS 2010-2) Assinale a alternativa que apresenta uma das etapas da elaborao do oramento-programa.

258a) b) c) d) Edital Projeto Licitao Empenho

(Mozart2009) Sobre a Contabilidade Pblica no Brasil, podemos afirmar que (exceto): a) b) c) d) instrumento de registro e controle da execuo do Oramento aprovado pelo Poder Legislativo. adota o regime de competncia para as receitas e despesas. no contabiliza praa e arruamentos. adota o sistema de partidas dobradas.

252-

(EAGS 2010-1) A Lei Oramentria no conter matria estranha previso da receita e fixao da despesa, o que determina o Princpio da a) b) c) d) unidade. anualidade. especificao. exclusividade.

259- (Mozart2009) No caso das receitas o Tesouro Pblico ter


sempre uma disponibilidade residual desconhecida, representada pelos ingressos que esto se processando no dia e pelos valores em trnsito das agncias para a conta centralizadora. Somente ser considerada receita efetiva quando estiver na fase da (o) a) b) c) d) fixao. recolhimento. arrecadao. empenho.

253-

(EAGS 2009-2) O Princpio oramentrio que probe autorizaes globais, tanto de arrecadar receita quanto de realizar despesa denominado a) b) c) d) Unid ade . Especificao. Periodicidade. Exclusividade.

260- (Mozart2009) O Princpio da (o) ____________evita as 254De acordo com a Lei n. 4.320/64, o Controle da Execuo Oramentria, que poder ser Externo ou Interno, compreender a legalidade dos atos de que resultem a arrecadao da receita e realizao da despesa, a fidelidade funcional dos agentes da administrao e o cumprimento do programa de trabalho expresso em termos monetrios e de realizao de obras e servios. O Controle Interno e Externo so exercidos respectivamente pelo Poder Judicirio e pela Procuradoria Geral da Unio. Tribunal de Contas e pelo Ministrio Pblico. Poder Legislativo e pelo Poder Judicirio. Poder Executivo e pelo Tribunal de Contas. famosas caudas oramentrias. a) Especificao b) Exclusividade c) Universalidade d) Unidade

261- (Mozart2009) O oramento anual compreende:


a) b) c) d) a) Levantamento das necessidades, Indicao das Fontes de Recursos e Metas Governamentais. b) Oramento Fiscal, Oramento de Seguridade Social e Oramento de Investimento das Empresas. c) Plano Plurianual, Planejamento Oramentrio e Lei de Diretrizes Oramentrias. d) Receita Prevista, Despesas Fixadas e Execuo Oramentria.

255-

(Prefeitura 2009/ES) ___________ destina-se a garantir a o b s e r v n c i a d o p r i n c p i o c o n s t i t u c i o n a l da i s o n o m i a e a s e l e c i o n a r a proposta mais vantajosa para a Administrao e ser processada e julgada em estrita conformidade com os princpios bsicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculao ao instrumento convocatrio do julgamento objetivo e dos que lhes so correlatos." Assinale a alternativa que completa

2011 - Sem 2o. Estude com quem Aprova!!!

262I.

(Mozart2009) Considere os itens seguintes.

268-

Todas as receitas e as despesas constaro na Lei Oramentria pelos seus totais, vedadas quaisquer dedues. II. A Lei Oramentria dever conter apenas matrias financeiras, excluindo-se dela qualquer dispositivo estranho estimativa da receita e fixao da despesa para o prximo exerccio. III. A Lei Oramentria no consignar dotaes globais destinadas a atender indiferentemente despesas de pessoal, material, servios de terceiros, transferncias ou quaisquer outras. IV. Os Princpios Oramentrios so preceitos que devero ser observados na elaborao da proposta oramentria. No tocante aos princpios oramentrios: a) b) c) d) Todos os itens so corretos. Apenas os itens I, II e III so corretos. Apenas os itens II e IV so corretos. Todos os itens so incorretos. (EAGS 2006) O princpio que veda a incluso de matrias estranhas Leide Meios denominado Princpio da a) b) c) d) Exclusividade. Especificao. Unidade. Universalidade.

(DETRAN Contador RO/2009) Com base no artigo 35 da Lei n 4.320/64, podemos afirmar que a gesto financeira do Oramento Pblico feita pelo seguinte regime: a) b) c) d) e) caixa; competncia; misto; prudncia; registro.

269-

(DETRAN Contador RO/2009) Conforme a Lei n 4.320/64, o ato que consiste na verificao do direito adquirido pelo credor, tendo por base o ttulo e documento comprobatrio do respectivo crdito : a) o empenho da despesa; b) a emisso do contrato; c) a liquidao da despesa; d) a reserva do valor para a execuo da despesa; e) o pagamento da despesa. (STN Analista Financeiro DF/2005) O regime contbil consagrado pela Lei n 4.320/64 para contabilidade pblica o de caixa para a Receita e de competncia para a Despesa. Assinale a opo que indica exceo ao regime de caixa para a receita. O reconhecimento da receita na inscrio da Dvida Ativa. O recebimento de receitas oriundas de operaes de crdito. O recebimento de doaes em dinheiro. O recebimento de tributos. O recebimento de transferncias financeiras.

263-

270-

264- (EAGS 2006) A melhor denominao para o instituto de que


dispe o poder pblico para estimar receita e programar despesas a) receita de capital. b) Plano Plurianual de Investimento. c) Oramento. d) inverso financeira.

a) b) c) d) e)

271-

(STN Analista Financeiro DF/2005) A liquidao da despesa de que trata o Art. 36 do Decreto n 93.872/96 tem por finalidade, entre outras: a) estimar o montante da despesa quando o empenho no for ordinrio. b) definir a importncia exata a pagar. c) deduzir o valor da despesa da dotao autorizada. d) informar ao credor o compromisso da administrao em realizar a aquisio. e) comprometer recursos com o credor.

265-

(EAGS 2006) No compreende(m) a administrao pblica federal diretaou indireta a) b) c) d) a Presidncia da Repblica. a Autarquia. o SENAI. os Ministrios.

266a) b) c) d) e)

(DETRAN Contador RO/2009) No O r a mento P bli co o s C r d ito s Ad i cio n ai s classificam-se em: Complementares,Ordinrios e Extraordinrios. Suplementares, Especiais e Extraordinrios. Amortizaes, Provises e Diferido. Arrecadados, Recolhidos e Fixados. Complementares, Arrecadados, Recolhidos. (DETRAN Contador RO/2009) So Receitas Correntes:

272-

So exemplos de locues sinnimas de oramento pblico as expresses (exceto): a) b) c) d) Lei Oramentria Lei Anual Lei de Meios Lei da Publicidade e da Transparncia.

267a)

Que o Senhor sobre ti levante o rosto e te d a Aprovao!!!

Contribuio de Melhoria, Receita Agropecuria, Receita Industrial e Receita Patrimonial. b) Transferncias de Capital, Receita Tributria e Transferncias Correntes. c) Receita de Servios, Receita de Contribuies, Alienao de Bens e Receita Industrial. d) Amortizao de Emprstimos, Transferncias de Capital, Transferncias Correntes e Receitas Tributrias. e) Alienao de Bens, Receita Agropecuria, Receitas Tributrias e Receita de Servios.

2011 - Sem 2o. Estude com quem Aprova!!!

Potrebbero piacerti anche