Sei sulla pagina 1di 5

Introduo a Sociologia II Apostila 02

APORTES TERICOS SOBRE O FUNCIONALISMO DE MILE DURKHEIM


Biografia: mile Durkheim nasceu na cidade de
pinal (regio de Lorena,Franca) no dia 15 de abril de 1858. Faleceu em Paris, capital francesa, em 15 de novembro de 1917. considerado, junto com Max Weber, um dos fundadores da sociologia moderna. Teve uma famlia muito religiosa, pois seu pai era um rabino. Porm, no seguiu o caminho da famlia, optando por uma vida secular. Desde jovem, foi um opositor da educao religiosa e defendia o mtodo cientfico como forma de desenvolvimento do conhecimento.Em boa parte dos seus trabalhos, procurou demonstrar que os fenmenos religiosos tinham origem em acontecimentos sociais. Aos 21 anos de idade, Durkheim foi estudar na Escola Normal Superior (cole Normale Suprieure) e passou a dedicar-se ao mundo intelectual. Formou-se em FIosofia, no ano de 1882. Cinco anos aps sua formatura, foi trabalhar na Universidade de Burdeos como professor de pedagogia e cincia social. Neste perodo, comearam seus estudos sobre sociologia.

Fonte:.

http://www.suapesquisa.com/biografias/emile_durkheim.htm (Acessado em 29.02.2012) mile Durkheim (1858- 1917) considerado um dos pais da sociologia moderna. Durkheim foi o fundador da escola francesa de sociologia, posterior a Mafuso, que combinava a pesquisa emprica com a teoria sociolgica. reconhecido amplamente como um dos melhores tericos do conceito da coeso social. Partindo da afirmao de que "os fatos sociais devem ser tratados como coisas", forneceu uma definio do normal e do patolgico aplicada a cada sociedade. O normal seria aquilo que ao mesmo tempo obrigatrio para o indivduo e superior a ele, o que significa que a sociedade e a conscincia coletiva so entidades morais, antes mesmo de terem uma existncia tangvel. Essa preponderncia da sociedade sobre o indivduo deve permitir a realizao desse, desde que consiga integrar-se a essa estrutura.

A sociologia fortaleceu-se graas a Durkheim e seus seguidores. Suas principais obras so: Da diviso social do trabalho (1893); Regras do mtodo sociolgico (1895); O suicdio (1897); As formas elementares de vida religiosa (1912). Fundou tambm a revista L'Anne Sociologique, que afirmou a preeminncia durkheimiana no mundo inteiro. Por sua vez, E. Durkheim, em Da Diviso do Trabalho Social, de 1893, coloca duas questes sobre as relaes entre os indivduos e a coletividade:
CONSENSO, REGRAS E NORMAS Para que reine certo consenso nessa sociedade, deve-se favorecer o aparecimento de uma solidariedade entre seus membros. Uma vez que a solidariedade varia segundo o grau de modernidade da sociedade, a norma moral tende a tornar-se norma jurdica, pois preciso definir, numa sociedade moderna, regras de cooperao e troca de servios entre os que participam do trabalho coletivo (preponderncia progressiva da solidariedade orgnica).

Como pode um conjunto de indivduos constiturem uma sociedade? Como este conjunto de indivduos consegue obter um consenso para a convivncia?

SOLIDADERIEDADE MECNICA ORGNICA Segundo Emile Durkheim, duas formas de solidariedade social podem ser constatadas: a solidariedade mecnica, tpica das sociedades pr-capitalistas, onde os indivduos se identificam atravs da famlia, da religio, da tradio, dos costumes. uma sociedade que tem coerncia porque os indivduos ainda no se diferenciam. Reconhecem os mesmos valores, os mesmos sentimentos, os mesmos objetos sagrados, porque pertencem a uma coletividade.

E a solidariedade orgnica, caracterstica das sociedades capitalistas, onde, atravs da diviso do trabalho social, os indivduos tornam-se interdependentes, garantindo, assim, a unio social, mas no pelos costumes, tradies etc. Os indivduos se assemelham, mas so diferentes e necessrios, como os rgos de um ser vivo. Assim, o efeito mais importante da diviso do trabalho no o aumento da produtividade, mas a solidariedade que gera entre os homens. CONSCINCIA COLETIVA E CONSCINCIA INDIVIDUAL Algumas idias fundamentais decorrem desta anlise, como o conceito de conscincia coletiva: "O conjunto de crenas e de sentimentos comuns entre os membros de uma mesma sociedade, forma um sistema determinado que tem sua vida prpria; podemos cham-la de conscincia coletiva ou comum. Sem dvida, ela no tem como substrato um rgo nico; , por definio, difusa, ocupando toda a extenso da sociedade; mas nem por isso deixa de ter caractersticas especficas, que a tornam uma realidade distinta. Com efeito, a conscincia coletiva independente das condies particulares em que se situam os indivduos. Estes passam, ela fica. a mesma no Norte e no Sul, nas grandes e nas pequenas cidades, nas diferentes profisses. Por outro lado, no muda em cada gerao, mas ao contrrio liga as geraes que se sucedem. Portanto, no se confunde com as conscincias particulares, embora se realize apenas nos indivduos. o tipo psquico da sociedade, tipo que tem suas propriedades, condies de existncia, seu modo de desenvolvimento, exatamente como os tipos individuais, embora de outra maneira"]. Nas sociedades dominadas pela solidariedade mecnica a conscincia coletiva abrange a maior parte dos membros desta sociedade. Nas sociedades dominadas pela solidariedade orgnica h uma reduo desta conscincia coletiva porque os indivduos so diferenciados. Por isso, nesta ltima, em oposio as primeiras, ocorre um enfraquecimento das reaes coletivas contra a violao das proibies sociais e h, especialmente, uma margem maior na interpretao individual dos imperativos sociais. Emile Durkheim defende tambm o primado da sociedade sobre o indivduo:

As sociedades tm prioridade histrica sobre os indivduos

As sociedades tm prioridade lgica sobre os indivduos, porque se a solidariedade mecnica precede a solidariedade orgnica, no se pode explicar a diferenciao social a partir dos indivduos, pois a conscincia de individualidade no pode existir antes da solidariedade orgnica e da diviso do trabalho social.

Da que os fenmenos individuais devem ser explicados a partir da coletividade, e no a coletividade pelos fenmenos individuais. Assim, a diviso do trabalho ser compreendida como um fenmeno social que s pode ser explicado por outro fenmeno social, como a combinao do volume, densidade material e moral de uma sociedade, sendo que o nico grupo social que pode proporcionar a integrao dos indivduos na coletividade a corporao profissional.

Os cruzamentos tericos de Emile Durkheim

Em outra importante obra, publicada em 1912, As Formas Elementares da Vida Religiosa, Emile Durkheim prope a elaborao de uma teoria geral da religio fundamentada nas formas mais simples e primitivas das instituies religiosas. Emile Durkheim acredita, assim, que se possa apreender a essncia de um fenmeno social observando suas formas mais elementares. Por isso parte do estudo do totemismo nas tribos australianas, chegando concluso de que os homens adoram uma realidade que os ultrapassa, que sobrevive a eles, mas que esta realidade a prpria sociedade sacralizada como fora superior. Para Durkheim, nem as foras naturais, nem os espritos, nem as almas so sagradas por si mesmas. S a sociedade uma realidade sagrada por si mesma. Pertence ordem da natureza, mas a ultrapassa. ao mesmo tempo causa do fenmeno religioso e justificativa da distino entre sagrado e profano. Qualquer crena ou prtica religiosa semelhante s prticas totmicas. AS REGRAS DO MTODO SOCIOLGICO

Em As Regras do Mtodo Sociolgico, de 1895, Durkheim prope, com sua sociologia formular uma teoria do fato social, demonstrando que pode haver uma cincia sociolgica objetiva e cientfica, como nas cincias fsico-matemticas. Para que haja tal cincia so necessrias duas coisas: um objeto especfico que se distinga dos objetos das outras cincias e um objeto que possa ser observado e explicado, como se faz nas cincias. Da duas outras importantes afirmaes de Durkheim: Os fatos sociais devem ser considerados como coisas Os fatos sociais exercem uma coero sobre os indivduos.

E explica: " um fato social toda a maneira de fazer, fixada ou no, suscetvel de exercer sobre o indivduo uma coao exterior; ou ainda, que geral no conjunto de uma dada sociedade tendo, ao mesmo tempo, uma existncia prpria, independente das suas manifestaes individuais" . E na concluso deste mesmo livro resume as caractersticas deste mtodo sociolgico: "Em primeiro lugar, independente de qualquer filosofia (...) Em segundo lugar, o nosso mtodo objetivo. totalmente dominado pela idia de que os fatos sociais so coisas e devem ser tratados como tais (...) Mas, se consideramos os fatos sociais como coisas, consideramo-los como coisas sociais. A terceira caracterstica do nosso mtodo ser exclusivamente sociolgico O fato social s pode ser explicado por um outro fato social e, simultaneamente, como este tipo de explicao possvel assinalando no meio social interno o motor principal da evoluo coletiva (...) Tais nos parecem ser os princpios do mtodo sociolgico. (Texto selecionado e organizado pelo professor da disciplina a partir de consultas em sites e material bibliogrfico especializado).

Potrebbero piacerti anche