Sei sulla pagina 1di 40

INSTRUES

ESTAS PROVAS DEVERO SER RESPONDIDAS POR TODOS OS CANDIDATOS. Para a realizao destas provas, voc recebeu este Caderno de Questes e uma Folha de Respostas. NO AMASSE, NO DOBRE, NO SUJE, NO RASURE ESTE MATERIAL. 1. CADERNO DE QUESTES ?? Verifique se este Caderno de Questes contm as seguintes provas: PORTUGUS 10 questes objetivas. CINCIAS HUMANAS E LNGUA ESTRANGEIRA I (Ingls / Francs / Espanhol) 21 questes objetivas. ?? Responda s questes de Lngua Estrangeira de acordo com sua opo. ?? Registre seu nmero de inscrio no espao reservado para esse fim, na capa deste Caderno. ?? Qualquer irregularidade constatada neste Caderno deve ser imediatamente comunicada ao fiscal de sala. ?? Neste Caderno, voc encontra apenas um tipo de questo: Objetiva de proposies mltiplas ? questo contendo 5, 6 ou 7 proposies, indicadas pelos nmeros 01, 02, 04, 08, 16, 32 e 64. Para responder a esse tipo de questo, voc deve ?? identificar as proposies verdadeiras e as falsas; ?? somar os nmeros correspondentes s proposies verdadeiras; ?? marcar, na Folha de Respostas, os dois algarismos que representam o nmero resultante da soma das proposies verdadeiras. A no incluso de uma proposio na soma significa consider-la falsa. A identificao de uma proposio verdadeira como falsa ou de uma proposio falsa como verdadeira ser considerada erro, descontando-se, ento: ?? 0,5 (meio ponto) para um nico erro, nas questes com 5, 6, ou 7 proposies; ?? 0,75 (setenta e cinco centsimos do ponto) para dois erros, apenas nas questes com 6 ou 7 proposies; ?? 1,0 (um ponto inteiro) para dois ou mais erros, nas questes com 5 proposies; para trs ou mais erros, nas questes com 6 ou 7 proposies. 2. FOLHA DE RESPOSTAS DESTINADA S QUESTES OBJETIVAS Exemplo da Marcao na Folha de Respostas:

Essa Folha de Respostas pr-identificada; confira os dados registrados no cabealho e assine-o com caneta esferogrfica de TINTA AZUL-ESCURO. No ultrapasse o espao reservado para esse fim. ?? Nessa Folha de Respostas, cada questo est representada por um nmero, abaixo do qual se encontram colunas paralelas com nmeros de 0 a 9, que possibilitam a marcao de qualquer resposta numrica inteira de 00 a 99. ?? Faa a marcao, preenchendo os espaos correspondentes aos algarismos da resposta encontrada, com caneta esferogrfica de TINTA AZUL-ESCURO, de ponta grossa. No ultrapasse os limites dos espaos. ?? Para registrar a resposta a cada questo, marque, na coluna da direita, o algarismo correspondente unidade e, na coluna da esquerda, o correspondente dezena. Quando a resposta for um nmero menor que dez, marque zero na coluna da esquerda (Ex.: 03). Se a resposta for zero, marque zero nas duas colunas (Ex.: 00). ?? A Folha de Respostas com marcaes indevidas ou feitas a lpis no ser processada. ?? Marque o horrio de trmino da prova no espao indicado.

________________________________________________________________________ PORTUGUS QUESTES de 01 a 10 INSTRUO: Assinale as proposies verdadeiras, some os nmeros a elas associados e marque o resultado na Folha de Respostas. QUESTES de 01 a 04 Texto I CONSUMINDO O FUTURO
A globalizao parece ser a consagrao mxima do capitalismo, a sua expanso tanto no plano macro quanto no micro, a nveis at ento inimaginveis. Ora, desde o incio da dcada de 70, Deleuze e Guattari j advertiam que o capitalismo vive da carncia, que a falta constitutiva do seu sistema de produo e consumo. Mas eles no estavam se referindo carncia por necessidade, que escraviza os pobres, e sim carncia no mbito do desejo, que move o impulso do consumidor ocidental. Como se misria material dos pobres correspondesse a misria libidinal dos ricos, habilmente manipulada pelas foras de mercado. As promessas de que o desenvolvimento tecnocientfico iria permitir a incluso progressiva de todos numa sociedade moderna esfumaram -se e s se mantm no ar graas ao assdio permanente que as mdias e a publicidade fazem mente dos espectadores. Ao fim da utopia socialista correspondeu o fim da trade liberdade-igualdade-fraternidade, que embasava poltica e ideologicamente a sociedade capitalista, tornando a integrao na vida econmica e a ascenso social cada vez mais problemticas. Mas deixemos de lado os excludos, pois, embora imersos na carncia criada pelo capitalismo, no participam do universo do consumo o que, no Brasil, sempre bom lembrar, significa mais ou menos uns 70% da populao. Fiquemos apenas com a sociedade dos includos. O que se passa com eles? No campo dos includos, a libertao da carncia talvez no seja uma questo jurdico-poltica: no h como voltar atrs para restaurar a cidadania perdida nem como almejar a sua construo, l onde ela foi interrompida. Tanto os includos quanto os descartveis encontram-se nus, diante do futuro. Como vimos, para uns e outros o capitalismo contemporneo reserva um futuro de carncia, de falta, de ansiedade e de antecipao. Mas, por mais intensa que seja a sua devorao do tempo, o capitalismo no d conta de controlar todo o futuro, de abarcar todos os devires. O jogo no acabou. O jogo no acabou, no acaba nunca continua em outro plano, em outro paradigma, em outro espao-tempo. No h porque deixar-se deprimir com as novas regras da sociedade de controle e da nova economia; talvez seja melhor descobrir como, no jogo infinito, elas podem ser desreguladas.

5-

10 -

15 -

20 -

25 -

SANTOS, Laymert Garcia dos. Consumindo o futuro. Folha de S. Paulo, 27 fev.2000. Mais! Suplemento. p. 6-8. (pssim)

Texto II SE VOC PARAR PARA PENSAR...


Na correria do dia-a-dia, o urgente no vem deixando tempo para o importante. Essa constatao, carregada de estranha obviedade, obriga-nos quase a tratar como uma circunstncia paralela e eventual aquela que deve ser considerada a marca humana por excelncia: a capacidade de reflexo e conscincia. Alis, em alguns momentos, as pessoas usam at uma advertncia (quando querem afirmar que algo no vai bem ou est errado): Se voc parar para pensar.... Por que parar para pensar? Ser to difcil pensar enquanto continua fazendo outras coisas ou, melhor ainda, seria possvel fazer sem pensar e, num determinado momento, ter de parar? Ora, pensar uma atitude contnua, e no um evento episdico! No preciso
UFBA 2002 1 etapa Port. - 1

5-

________________________________________________________________________
de parar? Ora, pensar uma atitude contnua, e no um evento episdico! No preciso parar nem se deve faz-lo sob pena de romper com nossa liberdade consciente. Isso, de certa forma, retoma uma sria brincadeira feita pelo escritor francs Anatole France (Nobel de Literatura em 1921, um mestre da ironia e do ceticismo) quando dizia: O pensamento uma doena peculiar de certos indivduos, que, a propagar-se, em breve acabaria com a espcie. Talvez pensar mais no levasse necessariamente ao trmino da espcie, mas, com muita probabilidade, dificultaria a presena daqueles no mundo dos negcios e da comunicao que s entendem e tratam as pessoas como consumidores vorazes e insanos. Talvez um pensar mais nos levasse a gritar que basta de tantos imperativos. Compre! Olhe! Veja! Faa! Leia! Sinta! E a vontade prpria e o desejo sem contornos? E (ainda lembra?) a liberdade de decidir, escolher, optar, aderir? Ser um basta do corpo e da mente que j no mais agentam tantas medicinas, tantas dietas compulsrias, tantas ordens da moda e admoestaes da mdia; corpo e mente que carecem, cada dia mais, de horas de sono complementares, horas de lazer suplementares e horas de sossego regulamentares, quase esgotados na capacidade de persistir, combater e evitar o amortecimento dos sentidos e dos sonhos pessoais e sinceros. Essa demora em pensar mais, esse retardamento da reflexo como uma atitude continuada e deliberada, vem produzindo um fenmeno quase coletivo: mais e mais pessoas querendo desistir, largar tudo com vontade imensa de sumir, na nsia de mudar de vida, transformar-se, livrando-se das pequenas situaes que as torturam, que as amarguram, que as esvaem.Vm tona impulsos de romper as amarras da civilidade e partir, cleres, em direo ao incerto, ao sedutor repouso oferecido pela irracionalidade e pela inconseqncia. Desejo grando de experimentar o famoso primeiro a gente enlouquece e, depois, v como que fica... Cansao imenso de um grande serto com diminutas veredas? Quando o ingls (nascido na ndia) George Orwell, no final dos anos 40 do sculo passado, publicou a obra 1984 uma assustadora utopia negativa quanto ao futuro das sociedades, nas quais no haveria liberdade, individualidade e privacidade , despontou no Ocidente um disfarado e ansiado consenso (apoiado em uma simulada expectativa): tudo aquilo que ele colocara no livro jamais poderia acontecer nem se relacionava com o porvir do mundo capitalista. No entanto a macabra histria sobre uma sociedade totalitria vai alm de fatos abstratos e atinge hoje, em cheio, o terreno da mercadolatria. Orwell disse que, numa sociedade como a que prenunciou, o crime de pensar no implica a morte, o crime de pensar a prpria morte. Pouco importa, dado que ser humano ser capaz de dizer no ao que parece no ter alternativa. Apesar dos constrangimentos e da tentativa de seqestro da nossa subjetividade, pensar no , de fato, crime e, por isso, claro, no se deve parar.

10 -

15 -

20 -

25 -

30 -

35 -

40 -

CORTELLA, Mrio Srgio. Se voc parar para pensar. Folha de S. Paulo, 24 maio 2001. Folha Equilbrio. p.15.

Questo 01 Considerando-se o ponto de vista do autor do texto I, constitui caracterstica do processo de globalizao: (01) Atingir igualmente includos e excludos atravs da carncia gerada pela necessidade ou pelos desejos artificialmente criados. (02) (04) Substituir a utopia de construo de um mundo socialista pela perspectiva concreta de uma sociedade liberal, que impea o arbtrio e a injustia. Promover, no Brasil, um processo gradual de incluso de camadas de excludos no processo de produo capitalista, o que representa 70% da populao.

(08) Representar o apogeu do capitalismo como um sistema de produo e consumo que consagra a carncia como seu elemento constitutivo bsico.

UFBA 2002 1 etapa Port. - 2

________________________________________________________________________ (16) (32) (64) Criar um novo paradigma para o futuro, no sentido de superar os aspectos socialmente injustos da distribuio e da socializao dos bens de consumo. Frustrar a promessa de que todos poderiam, no futuro, usufruir do progresso cientfico e tecnolgico e participar do universo de consumo. Aprimorar os mecanismos de promoo social e de reduo das diferenas entre ricos e pobres, o que representa a plenitude do capitalismo.

Questo 02 Constitui argumento do autor do texto II para discutir a importncia do pensar: (01) A existncia de uma sociedade cada vez mais competitiva condiciona o homem a refletir antes de agir. (02) (04) O poder de escolha do homem frente s presses de uma sociedade que impede o exerccio de sua individualidade pode ser resgatado. O mundo contemporneo estimula um comportamento humano conciliador, estabelecendo um equilbrio entre os valores convencionais e os inovadores.

(08) O homem, embora sujeito ao apelo miditico, preserva a individualidade e o livre arbtrio na sua convivncia diria com o outro. (16) (32) (64) A ausncia do exerccio de reflexo pode conduzir o homem ao evasionismo e busca de outras alternativas de existncia. O homem capaz de reagir ao envolvimento ditado pela linguagem imperativa mercadolgica, atravs do exerccio de refletir para agir. A ruptura com os esquemas lgicos do pensamento o caminho mais apropriado para a conquista, pelo homem, da liberdade e da privacidade.

Questo 03 comum aos dois textos: (01) Utilizao do pensamento de diferentes a utores para dar fundamentao s crticas formuladas pelos articulistas. (02) (04) Confiana no potencial humano de reao aos mecanismos coercitivos da sociedade capitalista. Viso crtica sobre a atuao do mercado como instrumento deformador da individualidade do homem.

(08) Anlise de um fenmeno comportamental do homem contemporneo que, cada vez mais, considera-se capaz de superar situaes frustradoras. (16) (32) (64) Aluso internacionalizao da economia como a vitria maior do sistema capitalista. Meno necessidade de o homem buscar uma nova utopia que ocupe o espao deixado pelo fim do socialismo. Considerao do progresso tecnolgico como mecanismo de insero dos despossudos num mundo socioeconomicamente equilibrado.

UFBA 2002 1 etapa Port. - 3

________________________________________________________________________ Questo 04 Sobre as relaes sintticas ou semnticas presentes nos dois textos, correto afirmar: (01) (02) (04) esfumaram-se (texto I, ?. 9) e se mantm (texto I, ?. 9) referem-se a diferentes sujeitos. mais ou menos (texto I, ?. 16) e quase (texto II, ?. 26) so expresses que denotam aproximao. para uns e outros (texto I, ?. 21) e como uma atitude continuada e deliberada (texto II, ?. 26) tm valor restritivo nos seus respectivos contextos.

(08) Na correria do dia-a-dia (texto II, ?. 1) e na nsia de mudar de vida (texto II, ?. 27-8) expressam, respectivamente, causa e finalidade. (16) carregada de estranha obviedade (texto II, ?. 2) e uma atitude contnua (texto II, ?. 9) so termos que trazem informao sobre o sujeito. a propagar-se (texto II, ?. 13), respeitando-se a equivalncia modo-temporal, pode ser substituda por se fosse propagada.

(32) at (texto II, ?. 5) e s (texto II, ?. 17) tm funo expletiva. (64)

Questo 05
Ali, por essa ocasio, no houve mais fala nem entendimento com eles, pois a algazarra era tamanhamente brbara que ningum mais se podia entender. Acenamos-lhes que fossem embora. Assim o fizeram e se encaminharam para o outro lado do rio. E saram trs ou quatro homens nossos dos batis, encheram no sei quantos barris dgua que ns levvamos. Ento, retornamos s naus. E quando dessa maneira vnhamos, nos fizeram sinal de voltar atrs. Retornamos e ento eles mandaram o degredado que no queriam que ficasse l com eles, o qual levava uma bacia pequena e duas ou trs carapuas vermelhas para dar de presente ao chefe, se um chefe ali existisse. No se preocuparam de tomar-lhe coisa alguma, pelo contrrio, mandaram-no de volta com todas as suas coisas. Mas ento Bartolomeu Dias o fez retornar, ordenando que lhes desse tudo aquilo. Ele retornou praia e deu todos os presentes, diante de nossos olhos, quele que o agasalhara no primeiro encontro. Logo voltou e ns o trouxemos para bordo. Esse que o agasalhara era j de idade e andava por galanteria cheio de penas pegadas pelo corpo, de tal maneira que parecia um So Sebastio cheio de flechas. Outros traziam carapuas de penas amarelas; outros ainda, de vermelhas; e outros mais, de verdes. E uma daquelas moas era toda tingida, de baixo a cima, daquela tintura; e certamente era to bem feita e to redonda, e sua vergonha que ela no tinha! to graciosa, que a muitas mulheres de nossa terra, vendo-lhe tais feies, provocaria vergonha, por no terem as suas como a dela. Nenhum deles era circunciso, mas, ao contrrio, todos eram assim como ns. E com isto nos tornamos e eles se foram.
CASTRO, Slvio. A Carta de Pero Vaz de Caminha. Porto Alegre: L & PM, 1996. p. 82-3.

No fragmento e no contexto da obra, evidencia-se (01) a relao de poder, desde o primeiro contato, do elemento europeu sobre o nativo brasileiro. (02) (04) a hostilidade do indgena em face da tentativa de o portugus desrespeitar os seus valores. um conjunto de aspectos socioculturais do cotidiano indgena, contrapondo-se, de forma amistosa, cultura lusitana.

UFBA 2002 1 etapa Port. - 4

________________________________________________________________________ (08) a espontaneidade ingnua dos nativos como um diferencial ante as atitudes pensadas e calculadas dos futuros colonizadores. (16) (32) (64) uma viso sobre os nativos centrada em valores europeus, desconsiderando diferenas culturais. a avaliao crtica e irnica do narrador, revelando-se um cronista sincero, at mesmo malicioso e com senso de humor. a existncia de uma hierarquia rgida entre os nativos, o que os aproxima do padro europeu de organizao social.

Questo 06 A.
.................................................. O tempo me tem mostrado que por me no conformar com o tempo e co lugar estou de todo arruinado: na poltica de estado nunca houve princpios certos, e posto que homens espertos alguns documentos deram, tudo o que nisto escreveram, so contingentes acertos. Muitos por vias erradas tem acertos mui perfeitos, muitos por meios direitos no do sem erro as passadas: coisas to disparatadas obra-as a sorte importuna, que de indignos coluna. E se me h de ser preciso lograr fortuna sem siso, eu renuncio fortuna. .................................. Eia, estamos na Bahia, onde agrada a adulao, onde a verdade baldo, e a virtude hipocrisia: sigamos esta harmonia de to ftua consonncia, e inda que seja ignorncia seguir erros conhecidos, sejam-me a mim permitidos, se em ser besta est a ganncia. ..................................................... Dei por besta em mais valer, um me serve, outro me presta; no sou eu de todo besta, pois tratei de o parecer: assim vim a merecer favores e aplausos tantos pelos meus nscios encantos, que enfim, e por derradeiro, fui galo de seu poleiro, e lhes dava os dias santos. .................................................... Seja pois a concluso, que eu me pus aqui a escrever o que devia fazer, mas que tal faa, isso no: decrete a divina mo, influam malignos fados, seja eu entre os desgraados exemplo de desventura: no culpem minha cordura, que eu sei que so meus pecados.

MATOS, Gregrio de. Recusa-se a agir de conformidade com o tempo e o lugar. In: MENDES, Cleise Furtado. Senhora Dona Bahia: poesia satrica de Gregrio de Matos. Salvador: EDUFBA, 1998. p. 98, 100-1.

B.
Vou beber um refresco, resolveu Perilo Ambrsio, mas, antes de poder chegar ao quiosque armado para a festa que nunca mais queria terminar, j o rodeavam em rapaps e j os moleques o admiravam distncia, desviando o olhar quando ele os encarava. Muitos bons dias, Senhor Baro, como passou o Senhor Baro? Tinha chegado a uma concluso sobre como portar-se diante do populacho e dos pequenos funcionrios e comerciantes que o cercavam, pescoos
UFBA 2002 1 etapa Port. - 5

________________________________________________________________________
espichados, faces solenes, para ouvir suas opinies sobre o mundo e os acontecimentos. Sempre falara com desenvoltura, isto no era problema, mas calhava bem fazer algumas pausas, alguns gestos expressivos, mostrar a profundeza de esprito de onde retirava suas observaes. Sacou o leno da algibeira, cheirou-o com discrio. (...) (...) Tirou da algibeira uma sacola de camura, deu moedas aos meninos, velhos e aleijados que o sitiaram. Uma velha recurvada e coberta por um xale preto lhe beijou a mo, disse-lhe que conheceu muito o senhor seu pai e a senhora sua mezinha, antes que tivessem sido corridos para Portugal. J a velha estava sendo empurrada pelo meirinho Desidrio, envergonhado por haver ela mencionado assunto to molestoso para o baro, quando Perilo Ambrsio o deteve e , com a naturalidade simples dos grandes homens e heris, disse-lhe: deixa-a, Desidrio, tambm eu , ai de mim, sinto falta de meus pais e da famlia, fortuna muito maior do que a que hoje pesa nas minhas omoplatas. Congelou-se a paisagem, silenciaram todos. E Perilo Ambrsio, mordendo o lbio inferior, falou exatamente da maneira que havia planejado com tanta freqncia: Entre a Ptria e a famlia, minha boa mulher, Deus h sempre de me dar foras para escolher a primeira, eis que vale mais o destino de um povo que a sina de um s. (...) No cu de Cachoeira, misturada luminosidade e vibrao quente do firmamento, a almazinha do Alferes Brando Galvo, ainda entontecida pela vso do Imperador, com as grandezas i que se sucediam de roldo e com o lindo quadro em que j acreditava piamente, acompanhou os atos do baro l de cima, estremecendo de admirao e reverncia.
RIBEIRO, Joo Ubaldo. Viva o Povo Brasileiro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. p. 34-5.

Com base nos fragmentos e nas obras de onde foram extrados, correto afirmar: (01) Em A e B, atravs do sujeito potico e dos personagens, respectivamente, so revelados aspectos da realidade poltica e sociocultural brasileira. (02) (04) (08) Em B, a cena apresentada evidencia oniscincia do narrador e uma percepo aguada da realidade. Em ambos os textos, o homem visto como incapaz de resistir ao apelo da ambio e do poder, corrompendo-se para realizar os seus objetivos. No romance, os personagens Perilo Ambrsio e o Alferes Brando Galvo so contrastantes: aquele, um falsificador da realidade histrica; este, um jovem soldado idealista. Tanto Perilo Ambrsio quanto o sujeito potico do poema gregoriano so exemplo de caracteres que se aproximam quanto abdicao de proveitos prprios em face de compromissos com a ptria.

(16)

(32) O personagem Perilo Ambrsio e o sujeito potico do poema agem de forma idntica para experimentar o poder, abrindo mo de suas convices polticas e ticas. (64) A hipocrisia e a bajulao esto presentes nos dois textos: no primeiro, como caminhos para estar bem com os poderosos; no segundo, exemplificadas pelo comportamento de Perilo Ambrsio.

UFBA 2002 1 etapa Port. - 6

________________________________________________________________________ Questo 07
Dom Antnio tinha ajuntado fortuna durante os primeiros anos de sua vida aventureira; e no s por capricho de fidalguia, mas em ateno sua famlia, procurava dar a essa habitao construda no meio de um serto todo o luxo e comodidade possveis. ................................................................................................................................................................... Assim, a casa era um verdadeiro solar de fidalgo portugus, menos as ameias e a barbac, as quais haviam sido substitudas por essa muralha de rochedos inacessveis, que ofereciam uma defesa natural e uma resistncia inexpugnvel. Na posio em que se achava, isto era necessrio por causa das tribos selvagens, que, embora se retirassem sempre das vizinhanas dos lugares habitados pelos colonos, e se entranhassem pelas florestas, costumavam contudo fazer correrias e atacar os brancos traio. ................................................................................................................................................................... Assim vivia, quase no meio do serto, desconhecida e ignorada essa pequena comunho de homens, governando-se com as suas leis, os seus usos e costumes; unidos entre si pela ambio da riqueza, e ligados ao seu chefe pelo respeito, pelo hbito da obedincia e por essa superioridade moral que a inteligncia e a coragem exercem sobre as massas. ................................................................................................................................................................... D. Antnio aproximou-se de Peri e apertou-lhe a mo: O que eu te devo, Peri, no se paga; mas sei o que devo a mim mesmo. Tu voltas tua tribo: apesar da tua coragem e esforo, pode a sorte da g uerra no te ser favorvel, e cares em poder de algum dos nossos. Este papel te salvar a vida e a liberdade; aceita-o em nome de tua senhora e no meu. ................................................................................................................................................................... O fidalgo abriu os braos e deu em Peri o abrao fraternal, consagrado pelo estilo da antiga cavalaria, da qual j naquele tempo apenas restavam vagas tradies.
ALENCAR, Jos de. O Guarani . So Paulo: tica, 1978. p. 14, 15, 16, 102 e 104.

Sobre os personagens em evidncia, nesse texto e considerando-se o contexto da obra, correto afirmar: (01) So exemplo de relacionamento cordial, pois, como mediadores entre dois grupos tnicos antagnicos, conseguem manter a estabilidade poltica e social da colnia. (02) (04) O mundo do selvagem e o mundo aristocrtico de Dom Antnio aproximam-se quando o fidalgo estabelece uma identidade de nobreza entre eles. A liderana de Dom Antnio sobre os seus vassalos exercida sem violncia ou arbitrariedade, de forma autntica e espontnea.

(08) O relacionamento de Peri com Dom Antnio inicialmente hostil pelo fato de haver competio na liderana dos nativos. (16) (32) (64) Dom Antnio de Mariz representa o fidalgo patriota que, durante o perodo da dominao espanhola, luta para consolidar a soberania de Portugal na colnia. O fidalgo Dom Antnio consegue manter, no Brasil colonial, uma sociedade estruturada nos moldes da Corte, mas preservando a identidade do nativo. Peri e Dom Antnio possuem dimenso herica, j que so enfocados como seres que esto acima das fragilidades humanas.

UFBA 2002 1 etapa Port. - 7

________________________________________________________________________ QUESTES 08 e 09
A inteligncia do heri e stava muito perturbada. Acordou com os berros da bicharia l em baixo nas ruas, disparando entre as malocas temveis. E aquele diacho de sagi-au que o carregara pro alto do tapiri tamanho em que dormira... Que mundo de bichos! que despropsito de papes roncando, mauaris juruparis sacis e boitats nos atalhos nas socavas nas cordas dos morros furados por grotes donde gentama saa muito branquinha branqussima, de certo a filharada da mandioca!... A inteligncia do heri estava muito perturbada. As cunhs rindo tinham ensinado pra ele que o sagi-au no era sagim no, chamava elevador e era uma mquina. De-manhzinha ensinaram que todos aqueles piados berros cuquiadas sopros roncos esturros no eram nada disso no, eram mas clxons campainhas apitos buzinas e tudo era mquina. As onas pardas no eram onas pardas, se chamavam fordes hupmobiles chevrols dodges mrmons e eram mquinas. Os tamandus os boitats as inajs de curuats de fumo, em vez eram caminhes bondes autobondes anncios-luminosos relgios faris rdios motocicletas telefones gorgetas postes chamins...Eram mquinas e tudo na cidade era s mquina! O heri aprendendo calado. De vez em quando estremecia. Voltava a ficar imvel escutando assuntando maquinando numa cisma assombrada. Tomou-o um respeito cheio de inveja por essa deusa de deveras foruda, Tup famanado que os filhos da mandioca chamavam de Mquina, mais cantadeira que a Me-dgua, em bulhas de sarapantar. Ento resolveu ir brincar com a Mquina pra ser tambm imperador dos filhos da mandioca. Mas as trs cunhs deram muitas risadas e falaram que isso de deuses era gorda mentira antiga, que no tinha deus no e que com a mquina ningum no brinca porque ela mata. A mquina no era deus no, nem possua os distintivos femininos de que o heri gostava tanto. Era feita pelos homens. Se mexia com eletricidade com fogo com gua com vento com fumo, os homens aproveitando as foras da natureza. Porm jacar acreditou? Nem o heri! Se levantou na cama e com um gesto, esse sim! bem guau de desdm, t! batendo o antebrao esquerdo dentro do outro dobrado, mexeu com energia a munheca direita pras trs cunhs e partiu. Nesse instante, falam, ele inventou o gesto famanado de ofensa: a pacova.

5-

10 -

15 -

20 -

25 -

ANDRADE, Mrio de. Macunama: o heri sem nenhum carter. Texto revisto por Tel Porto A. Lopez.Belo Horizonte/Rio de Janeiro: Garnier, 2000. p.42-3. (Coleo dos Autores Modernos da Literatura Brasileira)

Questo 08 Constitui caracterstica da obra presente no trecho acima: (01) No delimitao de fronteiras entre o fantstico e o real. (02) (04) Relato em que narrador e personagem so antagonistas. Presena da mitologia e de vocabulrio de origem indgena.

(08) Narrativa na primeira pessoa, pelo personagem principal. (16) (32) (64) Personagem caracterizado como heri, apesar de irreverente e desconfiado. Espao e tempo claramente delineados e lineares. Presena de regionalismos extrados da linguagem de So Paulo.

UFBA 2002 1 etapa Port. - 8

________________________________________________________________________ Questo 09 H correspondncia entre os trechos transcritos e a informao apresentada em (01) Acordou com os berros da bicharia l em baixo nas ruas, disparando entre as malocas temveis. (?. 1-2). morros furados por grotes donde gentama saa muito branquinha branqussima, de certo a filharada da mandioca!... (?. 5-6). H uma transfigurao da experincia cultural de Macunama para a nova experincia na cidade . (02) Que mundo de bichos! que despropsito de papes roncando, mauaris juruparis sacis e boitats nos atalhos nas socavas nas cordas d morros furados por os grotes (...) A inteligncia do heri estava muito perturbada. (?. 3-7). O romance descreve a saga de um personagem que enlouquece ao defrontarse, na cidade grande, com as marcas da civilizao e do progresso.

(04) Os tamandus os boitats as inajs de curuats de fumo, em vez eram caminhes bondes autobondes anncios-luminosos relgios faris rdios motocicletas telefones gorgetas postes chamins...Eram mquinas e tudo na cidade era s mquina! (?. 11-4). O romance constitui uma apologia do progresso, em oposio s tradies culturais brasileiras. (08) O heri aprendendo calado. De vez em quando estremecia. Voltava a ficar imvel escutando assuntando maquinando numa cisma assombrada. (?. 14-6). O heri reage negativamente a todas as suas experincias de contato com o progresso e com a cultura urbana. Tomou-o um respeito cheio de inveja por essa deusa de deveras foruda, Tup famanado que os filhos da mandioca chamavam de Mquina, mais cantadeira que a Me-dgua, em bulhas de sarapantar. (?. 16-8). O heri revela perplexidade frente a outra cultura, da o seu comportamento ilgico. Ento resolveu ir brincar com a Mquina pra ser tambm imperador dos filhos da mandioca. (?. 19-20). Porm jacar acreditou? Nem o heri! Se levantou na cama e com um gesto, esse sim! bem guau de desdm, t! batendo o antebrao esquerdo dentro do outro dobrado, mexeu com energia a munheca direita pras trs cunhs e partiu. (?. 24-7). Macunama um personagem que se ope ao verdadeiro heri do romance: a mquina. Se mexia com eletricidade com fogo com gua com vento com fumo, os homens aproveitando as foras da natureza. Porm jacar acreditou? Nem o heri! Se levantou na cama e com um gesto, esse sim! bem guau de desdm, t! (?. 23-5). O autor opera rupturas estilsticas e gramaticais na linguagem da narrativa e na fala dos personagens.

(16)

(32)

(64)

UFBA 2002 1 etapa Port. - 9

________________________________________________________________________ Questo 10
Um automvel est parado na rua. Enguiou. O chofer se mete debaixo do carro a procurar o motivo da encrenca. Um homem explica ao grupo: No estou dizendo? Mquina no vale de nada... O cavalo Fogoso nunca encrencou. Vocs j viram um cavalo encrencar? Antes ele estava contando a histria do cavalo Fogoso, que seu cunhado possua. Ele contra o cavalo motor. Faz a apologia do cavalo animal, do carro de boi. Citava a Bblia. Jubiab ouve encolhido. Os outros cortam a conversa com sinais de aprovao. Quando Jubiab chegou eles contaram o dinheiro que tinham ganho cinqenta e nove mil-ris, uma fortuna e ficaram se divertindo na Feira, que est animada. O urso vai atrs deles. Em frente barraca onde Joaquim bebe, eles todos param. E ficam ouvindo o homem que contava a histria do cavalo Fogoso: E naquele tempo, quando no tinha aquilo aponta o auto encrencado , os homens viviam muito... Matusalm viveu novecentos anos... T na Bblia. T mesmo apia um mulato claro e velho. Todo mundo vivia duzentos anos, trezentos. Cem ento era besteira. Veja na Bblia... Diz que papagaio vive mais de cem anos... O homem olhou zangado para o aparteante. Mas quando viu que era Rosenda fez um sorriso. Vivia mesmo. No viveu no sei quanto tempo. Naquele tempo era carro de boi. Bebeu a pinga. O mulato claro apoiou. Era, sim. O mulato queria provar que tambm tinha conhecimentos. Um negro apoiava com a cabea. Estava admirando o homem que citava a Bblia. Um homem saa de casa num carro de boi, sabia que chegava onde queria ir. Agora um sujeito sai num bicho destes apontava o auto desmoralizado e fica no meio do caminho... Falta gasolina. Em carro de boi nunca faltou gasolina. por isso que hoje os homens morrem meninos. Mquina no inveno de Deus. coisa do diabo. O mulato claro apoiou. O homem continuou: No tempo do carro de boi mulher dava luz com cem anos... T, nisso eu no acredito. Me desculpe, mas mulher parir com cem anos no me entra... declarou Antnio Balduno. Todos riram, menos o mulato claro. Pois est na Bblia... fez o homem. Mas no havia jeito de Antnio Balduno acreditar. Mulher parir com cem anos ? No, ele no ia nisso. Aquele homem estava fazendo eles de besta, bobeando todo mundo com aquelas histrias. E ele vai abrir a boca para dizer isto mesmo, quando Jubiab fala: No tempo do carro de boi tinha negro com fome. Hoje tambm tem. Pra negro a mesma coisa.
AMADO, Jorge. Jubiab. Rio de Janeiro: Record, 2000. p. 236 -7.

Sobre o texto acima ou a obra da qual foi retirado, correto afirmar: (01) O assunto do dilogo apresentado no texto representa uma reao contra o progresso e contra o advento da tecnologia, firmado no saudosismo e na religio. (02) O autor, nessa obra, rene caractersticas do realismo socialista, atravs da saga de Balduno, cor local, e religiosidade representadas, respectivamente, pela ambincia da cidade do Salvador e pelo pai-de-santo Jubiab. O processo de construo do personagem principal, nesse romance, ocorre pela descrio do seu percurso de vida, marcado pela rejeio sua origem social e tnica e pela assuno de novos valores.

(04)

UFBA 2002 1 etapa Port. - 10

________________________________________________________________________ (08) O romance, a partir do seu desfecho, desmistifica a utopia da possibilidade de construo de uma sociedade socialista a partir da tomada de conscincia por parte dos explorados. (16) O livro tenta demonstrar que a verdadeira ao revolucionria para a transformao da sociedade no advm do urbano, e sim, do rural, representado na obra pelo personagem Joaquim. O verdadeiro heri, no romance, o personagem que d ttulo obra, por seu desempenho na luta em prol da igualdade social. A fala do personagem Jubiab, no final do texto, expressa uma constatao que, para Antnio Balduno, representa a base de seu crescimento como cidado, no final do romance.

(32) (64)

UFBA 2002 1 etapa Port. - 11

________________________________________________________________________ CINCIAS HUMANAS E LNGUA ESTRANGEIRA I QUESTES de 11 a 31 INSTRUO: Assinale as proposies verdadeiras, some os nmeros a elas associados e marque o resultado na Folha de Respostas. Questo 11
O IMPRIO DE ALEXANDRE MAGNO
CUCASO

MA R

MAR NEGRO MACED NIA Tria Sardes Mileto sia Menor

C S P IO

Ecbtana Babilnia Mnfis

AFEGANISTO

EGITO Macednia em 336 a. C. Imprio de Alexandre Rota de Alexandre (334-323 a.C.) Alexandria - Cidades fundadas por Alexandre

Perspolis Golfo Prsico NDIA

Com base na anlise do mapa e nos conhecimentos sobre as relaes existentes entre os povos da Antigidade, pode-se afirmar: (01) O mundo alexandrino ocupou terras antes pertencentes aos egpcios, aos gregos, aos fencios, aos mesopotmios, aos medos e aos persas, entre outros. (02) (04) O imprio construdo por Alexandre resultou da aplicao de estratgias militares criativas, dentre as quais a "falange" organizada por Felipe da Macednia. As caractersticas pluriculturais e pluritnicas estiveram ausentes das estruturas polticas que dominaram a Civilizao Oriental e a Clssica.

(08) A organizao burocrtica do imprio de Alexandre possibilitou o nascimento do comrcio martimo entre os povos da Antigidade. (16) A nova forma de expresso cultural, resultante da fuso dos elementos da cultura grega com os das diversas culturas locais dos povos conquistados por A lexandre, denominou-se "helenismo". O imprio de Alexandre apresentava um carter cosmopolita, por considerar seus habitantes igualmente cidados, independentemente do local de nascimento. O carter autnomo das Cidades-Estado gregas no foi alterado, mesmo durante a permanncia da dominao macednica.

MA ME ER RV O LH

ARBIA OCEANO NDICO

(32) (64)

UFBA 2002 1 etapa C. Humanas e L.E. (I) - 12

________________________________________________________________________ Questo 12
Para a cristandade ocidental, o muulmano era o infiel e Maom, o anticristo por excelncia. A partir do sculo XI, a luta contra o infiel passou a ser o grande propsito da cavalaria medieval. Mas, apesar dessa mentalidade, que preconizava o dio aos muulmanos, durante a Idade Mdia havia significativas trocas comerciais entre islamitas e cristos. (...) Entre esses dois mundos adversrios houve tambm trocas intelectuais. Mesmo no perodo das Cruzadas, quando a cristandade europia comeou a reconquistar as terras ocupadas pelos muulmanos, os cristos eram atrados pelos centros de saber muulmanos situados na Europa.
(CCERES, p. 142)

A anlise do texto e os conhecimentos sobre a convivncia entre o mundo cristo feudal e o mundo muulmano, durante a Idade Mdia, permitem afirmar: (01) Os dois mundos vivenciaram um processo simultneo e paralelo de nascimento, centralizao e fortalecimento, entre os sculos XI e XV. (02) Os cristos e os muulmanos, na Pennsula Ibrica e na Palestina, viveram experincias de cooperao militar, possibilitando a administrao conjunta de seus respectivos territrios. A rivalidade registrada entre cristos e muulmanos decorria, entre outros fatores, do fato de ambos professarem religies intolerantes, dogmticas e associadas ao poder poltico.

(04)

(08) A convivncia comercial entre os referidos mundos possibilitou o intercmbio cultural entre o Oriente e o Ocidente, atravs da rota terrestre das sedas e da rota martima das especiarias. (16) A preservao de textos clssicos antigos e a difuso de conhecimentos de Matemtica, Medicina e Qumica, facilitada pelo manejo do papel, podem ser registradas entre as trocas intelectuais realizadas pelos dois mundos referidos. A conquista muulmana de territrios cristos, no norte da frica, registrou, como caracterstica principal, a iseno da cobrana de tributos aos vencidos. A perda do monoplio comercial no Mediterrneo e dos territrios conquistados na Pennsula Ibrica foi responsvel pela decadncia do poder poltico muulmano na Europa Ocidental.

(32) (64)

Questo 13 Dentre os fatos ocorridos no processo de transio entre o mundo feudal e o mundo moderno, pode-se identificar (01) a quebra da supremacia do poder da Igreja sobre as estruturas polticas feudais, em decorrncia da difuso do esprito crtico que emergiu a partir do movimento humanista. (02) o movimento da Reforma Protestante, que incentivava a fundao de ordens religiosas, enfatizava o valor da f e da experincia religiosa individual, fortalecendo o gosto pela vida em conventos e em mosteiros. a expanso comercial martima no sculo XV, concretizando-se a partir de acordos de cooperao entre as coroas italiana, portuguesa e espanhola.
UFBA 2002 1 etapa C. Humanas e L.E. (I) - 13

(04)

________________________________________________________________________ (08) a presena de navegadores portugueses no Oceano ndico, entre os sculos XV e XVI, iniciando o processo de desintegrao da rede de comrcio internacional, que articulava interesses japoneses, chineses e indianos. (16) a carncia de capitais oficiais portugueses para investimento na colonizao das terras do Brasil, permitindo a entrada de recursos flamengos (holandeses) na fundao de engenhos, no sculo XVI. o atrelamento da economia portuguesa aos interesses ingleses, no sculo XVIII, resultando na publicao do Alvar de D. Maria I, em 1785, proibindo a implantao de manufaturas no Brasil Colonial.

(32)

Questo 14
A Revoluo Francesa assim a revoluo do seu tempo, e no ap enas uma, embora a mais proeminente, do seu tipo. E suas origens devem portanto ser procuradas no meramente em condies gerais da Europa, mas sim na situao especfica da Frana. Sua peculiaridade talvez melhor ilustrada em termos internacionais. Durante todo o sculo XVIII a Frana foi o maior rival econmico da Gr-Bretanha (...). Mesmo assim a Frana no era uma potncia como a Gr-Bretanha, cuja poltica externa j era substancialmente determinada pelos interesses da expanso capitalista. Ela era a mais poderosa, e sob vrios aspectos a mais tpica, das velhas e aristocrticas monarquias absolutas da Europa.
(HOBSBAWM, p. 73)

Com base na anlise do texto e nos conhecimentos sobre as relaes internacionais no perodo referido, pode-se afirmar: (01) A Frana e a Gr-Bretanha participavam de uma poltica de cooperao mtua, com o objetivo de estender seu poder por todo o continente europeu. (02) A rivalidade entre a economia francesa e a inglesa pode ser contornada pela Gr-Bretanha, pois este pas estava articulado economicamente a uma marinha mercante poderosa, responsvel pelo comrcio martimo mais avanado de sua poca. A Revoluo Industrial, iniciada na Gr-Bretanha, no final do sculo XVIII, resultou principalmente da influncia exercida por empresrios e capitalistas franceses, que fugiram da revoluo, na sua ptria.

(04)

(08) A rivalidade entre a Frana e a Gr-Bretanha desenvolvia-se, em grande parte, em funo da luta que travavam pela posse das ilhas do Caribe, onde se localizavam suas mais importantes colnias. (16) (32) A Revoluo Francesa de 1789, responsvel por mudanas profundas nas estruturas de poder da Frana, limitou seu raio de ao situao especfica desse pas. Os interesses de expanso capitalista britnica explicam o envolvimento poltico da Inglaterra na transferncia da Corte Portuguesa para o Brasil e a presso pela abertura dos portos brasileiros ao comrcio internacional ingls. A Frana, do ponto de vista da estrutura monrquica absolutista e da ausncia de participao popular na poltica, assemelhava-se a outras monarquias europias, do mesmo perodo, a exemplo da ustria, da Prssia e de Portugal.

(64)

UFBA 2002 1 etapa C. Humanas e L.E. (I) - 14

________________________________________________________________________ Questo 15
"A diplomacia brasileira mudou acentuadamente durante a Primeira Repblica. Quando se observa a atividade internacional da nao nesses decnios, constatam-se trs tendncias gerais. O eixo diplomtico deslocou-se de Londres para Washington; os diplomatas demarcaram com xito as longas, controvertidas e vagas fronteiras; e o Brasil comeou a representar um papel mais ativo nos assuntos do hemisfrio e do mundo."
(BURNS. In: FAUSTO, p. 377)

Com base na anlise do texto e nos conhecimentos sobre a poltica internacional brasileira no sculo XX, pode-se afirmar: (01) As mudanas na diplomacia relacionavam-se com o novo direcionamento da poltica internacional, voltada sobretudo para acordos militares com pases africanos e asiticos. (02) O atrelamento dos interesses externos brasileiros a Washington ampliaram-se ao longo do sculo XX, envolvendo tambm os centros financeiros de New York. (04) O nvel de autonomia poltica do Brasil, no sculo XX, possibilitou ao pas estabelecer acordos nucleares com naes do Oriente Mdio, a exemplo do Iraque e do Ir, apesar da campanha dos pases ocidentais pelo controle desse tipo de armamento. (08) A referida demarcao de fronteiras no impediu, no final do sculo XX, o recrudescimento de questes territoriais no noroeste do pas, as quais estavam relacionadas presena do SIVAM, sistema responsvel pela vigilncia daquela rea. (16) A diplomacia brasileira, durante a chamada Guerra Fria, rompeu sua dependncia em relao aos Estados Unidos, fato concretizado a partir do Governo Dutra, seguido de todos os governos que antecederam o movimento militar de 1964. (32) Os antigos padres que ligavam o Brasil diplomacia europia foram substitudos por novas concepes procedentes de organismos de cooperao internacional, a exemplo da ONU e da OEA, aps a Segunda Guerra Mundial.

UFBA 2002 1 etapa C. Humanas e L.E. (I) - 15

________________________________________________________________________ Questo 16
REAS DE INFLUNCIA MUNDIAIS

Washington

Bruxelas Tquio

Bloco americano Bloco europeu Bloco japons

Com base na anlise do mapa e nos conhecimentos sobre a Nova Ordem Mundial, ps-Guerra Fria, correto afirmar: (01) O mapa representa os blocos econmicos que substituram a bipolaridade fundamentada na oposio econmica e ideolgica entre o mundo capitalista e o socialista, agrupados em torno do capitalismo, aps a desestruturao da antiga Unio Sovitica. (02) A desarticulao das repblicas socialistas do Leste Europeu marcou a crise do socialismo real e abriu espao para a emergncia de contradies regionais tnicas, culturais e polticas, at ento encobertas pelas estruturas de poder socialistas. (04) Os blocos econmicos delineados no mapa estruturam-se em torno de naes fortalecidas aps a Segunda Guerra Mundial, cuja liderana se fundamenta na fora de sua produo econmica e na sua capacidade de articulao poltica e diplomtica. (08) A liderana do bloco econmico NAFTA estende-se por todo o continente americano, resultando no fortalecimento da dependncia da Amrica Latina s suas diretrizes. (16) O reordenamento das relaes internacionais na nova configurao mundial envolve todas as regies dos diferentes continentes, constituindo-se fator de redistribuio de riqueza e de tecnologia para os hemisfrios Norte e Sul. (32) A liderana japonesa no Bloco Oriental tem sido contestada por outros pases asiticos altamente industrializados, a exemplo da ndia, das Filipinas e do Timor Leste.

UFBA 2002 1 etapa C. Humanas e L.E. (I) - 16

________________________________________________________________________ Questo 17
1999 147 milhes

1996 728 milhes

1999 276 milhes

2025 743 milhes

2025 153 milhes

1999 126 milhes

2025 335 milhes

RSSIA EUA EUROPA FRICA BRASIL


1951 361 milhes 2001 1,0 bilho 2050 1,5 bilhes

2025 126 milhes

NDIA

JAPO
Populao mundial atual de 6,1 bilhes, mas passar a 9,1 bilhes em trs anos. ndia, Paquisto, China, Nigria, Bangladesh e Indonsia tero aumento demogrfico significativo.

1999 164 milhes

1950 221 milhes 2001 794 milhes 2050 2,0 bilhes

2025 202 milhes

Com base na anlise dos dados expressos no grfico e nos conhecimentos sobre o contingente populacional do planeta nos dois ltimos sculos, XIX e XX, pode-se concluir: (01) A concentrao de populao em reas como a ndia, a China e o Paquisto explica-se pela disponibilidade de grandes extenses de terras produtivas para a alimentao de suas populaes. (02) A frica, embora atualmente apresente uma projeo de crescimento de populao, teve o continente sangrado demograficamente, entre os sculos XVI e XIX, em decorrncia do trfico de escravos. (04) A poltica de reconstruo nacional e a expanso de uma sofisticada tecnologia na rea de eletroeletrnicos desenvolveram-se na proporo inversa aos nveis de fertilidade e de nascimentos ocorridos no Japo, aps a Segunda Guerra Mundial. (08) Conhecimentos cientficos postos disposio da medicina e da farmacologia, a partir da Revoluo Industrial, explicam, em parte, o fenmeno da longevidade da populao europia. (16) O crescimento da populao brasileira, durante o sculo XX, foi pouco significativo e, segundo a projeo registrada no grfico, at o ano 2025, o pas ter um pequeno aumento populacional, mantendo a condio de "pas de jovens". (32) O avano da AIDS, as chacinas escolares e a onda de violncia explicam a queda acentuada de crescimento da populao norte-americana no final do sculo XX. (64) Muitos pases desenvolvidos da Europa dependem da migrao internacional para compensar um modesto crescimento populacional, apesar da grande onda de preconceito e de repulsa.

UFBA 2002 1 etapa C. Humanas e L.E. (I) - 17

________________________________________________________________________ Questo 18
(...) o clima est presente no cotidiano da sociedade e influencia diretamente a maioria das atividades do homem. Os elementos meteorolgicos (como as chuvas e a temperatura) so fatores importantes no dia-a-dia da maioria das regies do planeta, repercutindo na agricultura, na pecuria, no turismo e no lazer, nos transportes e na vida das grandes cidades.
(SANT'ANNA NETO & ZAVATINI, p. 4)

Considerando-se as informaes do texto e os conhecimentos bsicos sobre clima, suas origens, seus mecanismos e as caractersticas de seus elementos e fatores, correto afirmar: (01) A amplitude trmica anual mais elevada nas baixas latitudes, ocorrendo o inverso nas latitudes mdias. (02) O fenmeno "El Nio" corresponde a uma anomalia do comportamento trmico do Oceano Pacfico em sua parte tropical, provocando o agravamento da seca na regio semi-rida do Nordeste brasileiro. A inclinao do eixo de rotao da Terra sobre o plano da eclptica e o movimento de translao em torno do Sol permitem entender o ciclo anual da variabilidade climtica nos diferentes pontos do globo.

(04)

(08) As chuvas distribuem-se de forma muito desigual sobre o planeta Terra, sendo, em geral, abundantes, nos litorais afetados por correntes frias e em reas de alta presso, e raras, em reas ciclonais e nas regies litorneas banhadas por correntes quentes. (16) As massas de ar resultam da influncia dos fatores geogrficos (latitude, relevo, distribuio de terras e guas) sobre os mecanismos de absoro, reflexo e difuso da energia solar pela atmosfera, os quais se realizam diferentemente em cada ponto do globo terrestre. As oscilaes da Zona de Convergncia Intertropical (ZCIT) so responsveis, em grande parte, pela formao dos desertos quentes situados em torno da latitude de 30, nos hemisfrios Norte e Sul, devido baixa movimentao horizontal do ar (calmarias) resultante dessas oscilaes.

(32)

UFBA 2002 1 etapa C. Humanas e L.E. (I) - 18

________________________________________________________________________ Questo 19
Basicamente, as grandes calamidades naturais so de duas origens: meteorolgica ou geolgica. No primeiro caso, estariam os excessos de chuvas, responsveis por cheias, deslizamentos de encostas e destruies, e as secas muito prolongadas, que reduzem ao mnimo a gua do ambiente, aniquilando colheitas e desencadeando surtos de misria e fome. Nessa categoria tambm se incluem os extremos de frio ou de calor e as catstrofes produzidas pelos ventos, como os tornados e os ciclones. No segundo caso, esto os fenmenos originados nas camadas profundas do planeta, como o vulcanismo e os terremotos.
(CONTI, p. 33)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre os mecanismos que desencadeiam as chamadas calamidades, catstrofes ou desastres naturais, suas conseqncias e reas de ocorrncia, pode-se concluir: (01) O nmero de vtimas de catstrofes naturais revela o grau de desenvolvimento de uma nao, sendo, portanto, muito mais expressivo nos pases subdesenvolvidos. (02) As secas de grande amplitude espacial, como as que ocorrem no Nordeste brasileiro, no continente africano e no subcontinente indiano, so fenmenos passveis de terem suas conseqncias naturais e sociais totalmente controladas pelo homem, atravs da utilizao das tcnicas modernas de irrigao dos solos. O excesso de chuvas ocorre, freqentemente, como resultado de fenmenos atmosfricos de grande escala, nos quais o homem no tem possibilidade de intervir, porm suas conseqncias so agravadas pelos erros cometidos na explorao do meio ambiente. Os mais elevados ndices pluviomtricos do mundo acontecem no nordeste da ndia e em Bangladesh, devido ocorrncia das mones de vero, causando inundaes, que so agravadas pelo desmatamento das encostas do Himalaia e pelo conseqente assoreamento do leito dos rios. A maioria dos vulces ativos do globo e dos sismos mais violentos coincidem com o "Cinturo de Fogo" do Pacfico, que resulta da coliso das placas tectnicas do Pacfico com as placas continentais que circulam esse oceano.

(04)

(08)

(16)

(32) A fertilidade dos solos de origem vulcnica propicia todos os tipos de agricultura, at as mais intensivas, o que explica a excepcional densidade das populaes rurais na vizinhana e mesmo nos flancos de vulces ativos, como ocorre no Japo, na Indonsia e na Amrica Central, entre outros. (64) Os furaces, tambm chamados ciclones, tufes ou tornados, so grandes turbilhes atmosfricos, que podem atingir algumas centenas de quilmetros de dimetro e se originam sobre os oceanos subtropicais, em pontos onde ocorre uma elevao rpida da presso atmosfrica, atingindo, preferencialmente, o Hemisfrio Sul.

UFBA 2002 1 etapa C. Humanas e L.E. (I) - 19

________________________________________________________________________ Questo 20
"Seja por conscincia ou por necessidade, a sociedade vai aprender que gua no para ser desperdiada ou agredida com detritos. O preo do lquido est subindo por causa disso: s se d valor quando falta."
(BRAGA. In: GALLILEU, p. 49)

2,5% gua doce 68,9% Calotas polares e geleiras

97,5% gua salgada

29,9% gua subterrnea 0,3% Rios e lagos 0,9% Outros reservatrios

Com base nessa afirmao, na anlise do grfico e nos conhecimentos sobre a gua no espao geogrfico e as conseqncias de sua explorao, pode-se concluir: (01) O planeta Terra possui metade da sua superfcie coberta pela massa lquida dos oceanos, que constituem bacias fechadas e independentes, limitadas pelos continentes. (02) As calotas polares concentram a maior parte da gua doce do planeta em forma de geleiras, as quais continuam inalteradas, apesar do aquecimento progressivo do globo terrestre. (04) O orvalho e a geada se formam a partir do contato do vapor d'gua com a superfcie fria ou gelada, enquanto as chuvas, a neve e o granizo se originam na atmosfera e se precipitam sobre o solo. A gua doce o mais importante recurso da humanidade e corresponde a 2,5% da gua do planeta, dos quais o Brasil dispe de uma importante parcela, parte dela localizada na Regio Norte. O Brasil, juntamente com alguns pases sul-americanos que fazem fronteira com as regies Sul e Centro-Oeste, tem, em seu subsolo, um dos maiores aqferos do mundo. As bacias hidrogrficas que dispem de maior descarga mdia, como a Amaznica, a Platina, a do Congo, a do So Francisco e a do Volga, esto localizadas na Amrica do Sul, razo porque os pases a localizados no apresentam problemas de escassez de gua. O uso indiscriminado da gua nas diversas atividades humanas, aliado s variaes climticas, agrava o problema de sua escassez, o que exige uma utilizao racional e menos predatria desse recurso.

(08)

(16)

(32)

(64)

UFBA 2002 1 etapa C. Humanas e L.E. (I) - 20

________________________________________________________________________ Questo 21
Foi preciso chegar ao pesadelo atual do racionamento par a a nao se dar conta da importncia da questo energtica para o desenvolvimento do pas (...). A alterao de rotinas, gerada pelas dificuldades de abastecimento eltrico nos diversos segmentos produtivos e residenciais, est contribuindo para a mudana de hbitos arraigados cultura de desperdcio energtico.
(JORNAL DO BRASIL, p. 5)

A anlise do texto e da ilustrao e os conhecimentos sobre a explorao e a conservao dos recursos naturais no Brasil e no mundo permitem afirmar:

(01) A energia eltrica brasileira gerada basicamente em hidreltricas que dependem das chuvas para encher seus reservatrios e movimentar suas turbinas e, por isso, as condies climticas so essenciais para a gerao desse tipo de energia. (02) A Regio Norte, alm do maior potencial hidrulico, dispe de excedentes de energia, graas s poderosas hidreltricas de Tucuru (Tocantins) e de Boa Esperana (Parnaba), que abastecem toda a Amaznia, porm no esto integradas ao sistema eltrico do pas. (04) O Estado do Rio de Janeiro no possui dficit energtico porque soma ao desempenho das grandes hidreltricas nele existentes a produo das usinas atmicas de Angra I, II e III e o aproveitamento, pela Petrobrs, de todo o gs natural da Bacia de Campos. A utilizao do vento para a produo de energia eltrica conhecida, desde muito tempo, pela humanidade, sendo seu uso bastante difundido no Brasil e, segundo especialistas, a Bahia o Estado de maior potencial elico do pas. Os substratos orgnicos, conhecidos como biomassa, obtidos a partir de componentes como leos vegetais, bagao de cana, celulose ou lixo, so pesquisados em todo o mundo, visando produo de energia eltrica e calor, sendo o bagao de cana muito utilizado nas usinas de lcool e acar, no Brasil, sobretudo no interior de So Paulo. A maior parte da energia gerada no mundo provm de fontes renovveis, como os combustveis fsseis carvo, gs natural e petrleo , cujos maiores produtores esto na sia Oriental e os maiores consumidores na Amrica do Norte e na Europa. A poluio resultante da queima do gs natural menor que a gerada pela do carvo e do leo diesel, no entanto, tambm provoca emisso de gases, que agravam o efeito estufa.

(08)

(16)

(32)

(64)

UFBA 2002 1 etapa C. Humanas e L.E. (I) - 21

________________________________________________________________________ Questo 22
A populao o conjunto de pessoas que residem em determinado territrio, que pode ser uma cidade, um estado, uma regio, um pas ou mesmo o planeta, e que possui grande mobilidade.
(SENE & MOREIRA, p. 334)

A partir dessa afirmao e dos conhecimentos sobre a populao no espao brasileiro e mundial, pode-se concluir: (01) A China a nao que possui o maior crescimento vegetativo do mundo, porm a ndia ainda se mantm como o pas mais povoado da Terra. A baixa taxa da populao de idosos vivendo muito bem, nos pases desenvolvidos, contrasta com o nmero daqueles que moram nos pases subdesenvolvidos, e que, embora representem a maior percentagem do contingente populacional, so mal remunerados e vivem na dependncia de seus familiares. As migraes esto engajadas na dinmica demogrfica, podem ser classificadas em internas e internacionais e constituem fato importante no atual movimento da populao mundial. A segunda metade do sculo XX revelou duas reas dispersoras de populao no Brasil: do Nordeste para o Centro-Sul e para a Amaznia Legal e, mais recentemente, da Regio Sul para o Centro-Oeste e para a Regio Norte. O Brasil manteve uma acentuada expanso demogrfica at o incio dos anos 70 do sculo XX, quando a natalidade apresentava nveis extremamente elevados e a mortalidade mantinha-se em constante declnio.

(02)

(04)

(08)

(16)

(32) A Regio Nordeste, apesar de conter uma populao mal distribuda, a segunda mais populosa do Brasil e, juntamente com a Regio Norte, concentra uma grande percentagem de populao mestia.

UFBA 2002 1 etapa C. Humanas e L.E. (I) - 22

________________________________________________________________________ Questo 23
A ocupao do espao agrrio brasileiro foi delineada a partir dos traos fundamentais da evoluo das relaes de produo e do uso da terra, o que resultou em existirem, atualmente, espaos bastante diferenciados que, a grosso modo, podem ser definidos como reas j integradas ao processo produtivo nacional e reas que, progressivamente, vo sendo incorporadas s atividades agropecurias, sem que, em nenhum dos dois casos, tenha havido uma preocupao com o meio ambiente.
(DIAGNSTICO BRASIL, p. 97)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a agricultura brasileira, pode-se concluir: (01) A caracterstica fundamental da estrutura fundiria, no Brasil, o carter desconcentrador da propriedade rural, com elevao do nmero de pequenos estabelecimentos agrcolas, revelando uma melhor distribuio da terra e da renda no pas. (02) O uso intensivo do solo e o maior emprego de tecnologia e insumos modernos, principalmente de agrotxicos, provocam desequilbrios ecolgicos e conseqncias danosas aos agricultores e consumidores de produtos agropecurios. Uma rpida expanso das culturas alimentcias destinadas ao mercado interno em substituio aos produtos agrcolas de exportao tem ocorrido no Brasil, nas ltimas dcadas, em decorrncia da penetrao do capitalismo no campo.

(04)

(08) O avano considervel da mecanizao na agricultura foi um dos responsveis pela liberao de grande nmero de trabalhadores rurais e, conseqentemente, pela formao de intensos fluxos migratrios em direo s reas urbanas. (16) A atividade agropecuria sobretudo a criao de bovinos, eqinos e ovinos associada a prticas predatrias de manejo do solo, tem causado impactos na paisagem, atingindo, em algumas regies, nveis de desertificao quase irreversveis. A recente introduo do algodo, no Oeste Baiano, assim como a do caf irrigado, tem contribudo para consolidar a economia dessa nova fronteira agrcola brasileira. Os solos de massap, tpicos do litoral nordestino, por apresentar alto teor de argila, so excelentes para a mecanizao agrcola, prtica utilizada secularmente pela monocultura canavieira.

(32)

(64)

UFBA 2002 1 etapa C. Humanas e L.E. (I) - 23

________________________________________________________________________ Questo 24
3% 1%

10%

69%
A favor

17%
Contra

Indstria
33

Industria setor menos favorvel Em % Agropecuria


1 21 14

46
25

59
26

Construo Civil

Servios
2 5

56
18

14

Comrcio
2 8

83

10

72

18

Fonte: Datafolha

MAIORIA DOS EMPRESRIOS A FAVOR DA ALCA


Em % A favor Contra Depende Indiferente No sabe

Com base na anlise dos grficos e nos conhecimentos sobre as relaes internacionais do Brasil e a formao dos grandes blocos de poder, pode-se afirmar: (01) A ALCA uma proposta de integrao comercial que dever ser formada por todos os pases das Amricas, com exceo de Cuba. (02) A maioria dos empresrios brasileiros a favor da participao do Brasil na ALCA, pois a entrada do pas nesse bloco abre perspectivas de aumento do mercado externo e dos investimentos na economia brasileira. (04) Os maiores problemas a serem enfrentados pelas empresas brasileiras, com a formao da ALCA, em relao s norte-americanas, so as deficincias tecnolgicas, a falta de trabalhadores qualificados e a estrutura tributria inadequada. (08) A ALCA poder se transformar num dos maiores blocos comerciais do mundo, s suplantado pela Unio Europia, cuja populao representa o dobro da do bloco das Amricas porque j inclui todos os pases europeus. (16) A Unio Europia possui uma moeda nica, o euro, adotada e bem aceita por todos os pases dela participantes. (32) O NAFTA e o MERCOSUL apresentam grande semelhana, tanto na composio tnica, como no nvel de desenvolvimento dos pases-membros, constituindo, cada um dos blocos, unies aduaneiras. (64) Os problemas entre o Brasil e a Argentina, principais parceiros comerciais no MERCOSUL, aumentaram a partir de 1999 e sua origem est na desvalorizao do real e no atrelamento do peso ao dlar.

UFBA 2002 1 etapa C. Humanas e L.E. (I) - 24

________________________________________________________________________ INGLS - QUESTES de 25 a 31 QUESTES de 25 a 27

TIME TO DO EVERYTHING EXCEPT THINK Today's business people live in an overcommunicated world. There are too many Web sites, too many reports, too many bits of information bidding for their attention. The successful ones are forced to become skilful in this jungle of communication. They cut away at all the extraneous data that are encroaching upon them. They speed through their tasks so they can cover as much ground as possible, answering dozens of e-mails at a sitting and scrolling* past dozens more. After all, the main scarcity in their life is not money; it's time. They guard every precious second, the way a desert wanderer guards his water. The problem with all this speed, and the frantic energy that is spent using time efficiently, is that it undermines* creativity. After all, creativity is usually something that happens while you're doing something else: when you're in the shower your brain has time to create the odd connections that lead to new ideas. But if your brain is always multitasking, or responding to technoprompts*, there is no time or energy for undirected mental play. Furthermore, if you are consumed by the same information loop* circulating around everyone else, you don't have anything to stimulate you into thinking differently. You don't have time to read the history book or the science book that may acctually prompt you to see your own business in a new light. You don't have access to unexpected knowledge. You're just swept along in the same narrow current as everyone else, which is quick but not deep. So here's how I'm going to get rich. I'm going to design a placebo machine.* It'll be a little machine with voice recognition and everything. Wireless People will be able to log on* and it will tell them they have no messages. After a while, they'll get used to having no messages. They'll be able to experience life instead of information. They'll be able to reflect instead of react. My machine won't even require batteries.

5-

10 -

15 -

20 -

25 -

30 -

BROOKS, David. In: Newsweek. New York, n. 188, v.137, Apr. 2001. (Adaptado) "scrolling" (?. 6) - moving information on a computer screen up or down so that you can read it. "undermines" (?. 11) - makes gradually something less strong or effective. "technoprompts" (?. 16) - signs on a computer screen which show that the computer has finished one operation and is ready to begin the next. "loop" (?. 19) - a set of commands in a computer program. "placebo machine" (?. 26) - unreal machine. (Figurative sense) "log on" (?. 28) - to begin using the computer.

UFBA 2002 1 etapa C. Humanas e L.E. (I) - 25

________________________________________________________________________ Questo 25 Com base na leitura do texto, correto afirmar: (01) O tempo excessivamente gasto na Internet compromete a capacidade criativa daqueles que lidam com negcios. (02) A gama de informaes disponveis na Web torna os indivduos mais versteis e aptos aquisio de conhecimentos imprevistos. O acmulo de tarefas eletrnicas dificulta o interesse das pessoas atividades. por outras

(04)

(08) Os usurios da Internet que montam empreendimentos na Web custam a fazer fortuna. (16) Aqueles que se mantm conectados mesma rede de informaes tm dificuldade de desenvolver o pensamento divergente. As negociaes atravs da troca de e-mails vm estimulando cada vez mais o mercado competitivo. O autor utiliza-se de sua imaginao para lanar uma proposta convidativa reflexo para aquelas pessoas que se concentram em tarefas eletrnicas.

(32) (64)

Questo 26 H correspondncia entre o fragmento transcrito e a idia indicada a seguir nas proposies: (01) "There are too many Web sites, too many reports, too many bits of information bidding for their attention." (?. 1 3) Questionamento. (02) "The successful ones are forced to become skilful in this jungle of communication." (?. 3 4) Disputa. "After all, the main scarcity in their life is not money; it's time." (?. 6 7) Constatao.

(04)

(08) "They guard every precious second, the way a desert wanderer guards his water."(?. 7 8 ) Comparao. (16) "But if your brain is always multitasking, or responding to technoprompts, there is no time or energy for undirected mental play." (?. 15 7) Contradio. "You dont have access to unexpected knowledge." (?. 23 4) Imposio. "Itll be a little machine with voice recognition and everything." (?. 27) Inovao.

(32) (64)

UFBA 2002 1 etapa C. Humanas e L.E. (I) - 26

________________________________________________________________________ Questo 27 Considerando-se o seu uso no texto, pode-se afirmar que esto corretamente classificadas as palavras: (01) "ones" (?. 3) Numeral. (02) (04) "so" (?. 5) Conjuno. "sitting" (?. 6) Verbo.

(08) "second" (?. 8) Substantivo. (16) (32) (64) "that" (?. 22) Pronome. "access" (?. 23) Verbo. "unexpected" (?. 24) Adjetivo.

QUESTES de 28 a 31 PRESERVING A LIFE IN E-MAIL


In order to leave a paper trail for future generations, try hitting PRINT.

5-

10 -

15 -

20 -

25 -

It's a fact of digital life: an e-mail recording some detail of life a birth announcement, a wedding, a chatty family story comes from a relative. And then you erase it. "Correspondence makes up a good portion of the oral history of our society," says David Lambert of the New England Historic Genealogical Society in Boston. "Or at least it used to before people started discovering the DELETE buttons." While cleaning up the computer desktop might seem like the top priority in the present moment, future generations would disagree. "Your grandchildren won't be able to go to your attic* and sort through a bunch of deleted e-mails," he says. "The loss to them will be incalculable." To guard against this, Lambert instead wants everyone to start hitting the PRINT button, then filing* the printouts away*. And if you're keeping an online diary, make a copy of that as well. "Imagine how little we'd know about the Civil War, for instance, if it had occurred during the age of the deletable message," he says. "You'll be saving what looks like the most mundane message in the world but it just might turn to gold for someone looking back on it." E-mail has proved to be one of the best ways of bringing far-flung families together something Lambert discovered while researching his own ancestors. "I've gotten e-mails from distant relatives all over England, including some from people
UFBA 2002 1 etapa C. Humanas e L.E. (I) - 27

________________________________________________________________________ gotten e-mails from distant relatives all over England, including some from people whose great-grandparents were siblings with mine," he says. Recently someone in Virginia e-mailed Lambert a photograph of a daguerreotype* from the mid-1800s of a woman who was his daughter's sixth-great-grandmother. If he had deleted any of this without making a copy, he says. "my daughter would have every right never to forgive me."

30 -

RIST, Curtis. In: Time, New York, n. 18, v. 156, p.42, Oct. 2000. "attic" (?. 15) - a space immediately below the roof of a house. "filing (...) away " (?. 19) - saving (...) in a file. "daguerreotype" (?. 28) - an old type of photograph.

Questo 28 De acordo com o texto, so verdadeiras as proposies: (01) As pessoas que se correspondem por e-mails costumam apagar as mensagens enviadas por parentes. (02) O autor acredita que os e-mails acumulam informaes desnecessrias e, por isso, devem ser apagados. O escritores profissionais evitam trocar e-mails porque preferem preservar os manuscritos. David Lambert elaborou softwares genealgicas. destinados reconstruo de rvores

(04) As cartas, por seu valor documental, fazem parte da histria oral da sociedade. (08) (16) (32)

Lambert tirou uma cpia da reproduo de uma foto antiga, que lhe foi enviada por e-mail.

Questo 29 Com base na leitura do texto, pode-se afirmar: (01) Os e-mails de natureza afetiva so documentos que podero ser relevantes no futuro. (02) (04) O volume de mensagens pelo correio eletrnico j supera o correio tradicional. O correio eletrnico vem modificando o modo como as pessoas se relacionam distncia.

(08) A realizao de pesquisas genealgicas tem sido facilitada, de forma eficiente, pelo correio eletrnico. (16) (32) (64) As mensagens eletrnicas que se revestem de valor literrio so as mais importantes para serem preservadas. A utilizao de e-mails entre familiares provoca a desintegrao da famlia moderna. As geraes futuras podero no ter acesso a importantes documentos da vida familiar, que foram recebidos via e-mail.

UFBA 2002 1 etapa C. Humanas e L.E. (I) - 28

________________________________________________________________________ Questo 30 H correspondncia entre a palavra indicada esquerda e o termo transcrito direita em (01) "them" (?. 16) "grandchildren" (?. 14) (02) (04) "this" (??. 18) "loss" (?. 16) "it" (?. 21) "instance" (?. 21)

(08) "his" (?. 25) "ancestors" (?. 25) (16) (32) (64) "I" (?. 25) "Lambert" (?. 25) "some" (?. 26) "e-mails" (?. 26) "mine" (?. 27) "siblings" (?. 27)

Questo 31 Com referncia ao texto, correto afirmar: (01) Os vocbulos "announcement" (?. 3) e "incalculable" (?. 17) so formados pelo mesmo processo de derivao de palavras. (02) O uso do gerndio em "discovering" (?. 9) justificado pela mesma razo que em "making" (??. 30). (04) A frase "The loss to them will be incalculable." (?. 16-7) transforma-se, no discurso indireto, em He said that the loss to them would be incalculable. A partcula d em "wed" (?. 20) forma contrata da palavra would. A forma verbal "has proved" (?. 24) expressa uma ao associada ao presente. O s em "daughter's" (?. 29) corresponde forma contrata de has. O termo "right" (?. 30) est empregado como substantivo.

(08) (16) (32) (64)

UFBA 2002 1 etapa C. Humanas e L.E. (I) - 29

________________________________________________________________________ FRANCS - QUESTES de 25 a 31 QUESTES de 25 a 30

AU DIABLE LES COUPEURS* D'APPTIT


Pour vivre vieux, mangeons heureux

5-

10 -

15 -

20 -

25 -

30 -

35 -

40 -

Un jour que ma mre se dlectait d'oeufs au bacon dgoulinants de graisse, je lui ai fait remarquer que, si elle s'obstinait ngliger les conseils des dittistes, elle mourrait jeune. Cela peut sembler cruel dire une mre, mais la mienne avait l'poque 99 ans! Elle avait travers la plus grande partie du sicle sans jamais s'inquiter de savoir si certains aliments taient mauvais pour elle. a avait bon got, donc c'tait bon pour la sant. Point final. Je crois que c'est cette attitude sereine face la nourriture qui l'a maintenue dans une forme si resplendissante. Manger sans tre rong par le remords facilite la digestion. Au contraire, grignoter du bout des dents* une feuille de laitue en se culpabilisant l'ide de reprendre une cuillere de yogourt allg* gche* les plaisirs de la table. Votre systme se rebelle, et les maigres bienfaits que vous pourriez tirer de ces privations la mode sont largement clipss par les ravages du stress que vous vous infligez. Les gourous de la sant croient de leur responsabilit sociale de nous dire ce que nous devrions manger ou pas. Leur argumentation pche par deux dfauts. Premirement, ils changent d'ide comme de chemise: un aliment banni une anne devient miraculeusement bon pour la sant l'anne suivante. Deuximement, tous semblent avoir oubli que l'volution de l'espce humaine a fait de nous des omnivores et que c'est en mangeant de tout que nous avons finalement eu le dessus sur nos rivaux, les animaux. Donc plus notre nourriture sera varie, mieux nous nous porterons. Comme notre appareil digestif peut se dbarrasser facilement des surplus, une alimentation varie lui permettra de n'utiliser que ce dont il a besoin. Alors, pourquoi tant de gens souffrent-ils aujourd'hui d'obsit, d'indigestion et autres troubles alimentaires? La rponse est rechercher dans notre style de vie. Si nous restons inactifs, nous devrions avoir moins faim et, par consquent, manger moins. Mais il y a tellement de citadins inactifs qui vivent dans un tat de tension extrme qu'il n'y a rien de surprenant ce que leur systme digestif ragisse mal. Et, s'ils se mettent compenser en se suralimentant, ce n'est pas parce qu'ils ont faim, mais bien parce qu'ils sont stresss. La nourriture est faite pour tre dguste, savoure et digre loisir*. Si l'on se fie aux statistiques, je devrais tre mort depuis 10 ans dj. J'ai donc profit de mes dernires annes pour tenter au moins une fois toutes les expriences culinaires possibles et imaginables... et je suis toujours l. C'est peut-tre d en
UFBA 2002 1 etapa C. Humanas e L.E. (I) - 30

________________________________________________________________________ culinaires possibles et imaginables... et je suis toujours l. C'est peut-tre d en partie mon profond mpris pour toutes les rgles de sant dictes par les experts. Quand ma mre a t sur le point de quitter ce monde (...), je lui ai demand si quelque chose lui ferait plaisir. Un gin tonic, a -t-elle dit. Si je dois absolument partir, autant le faire avec un petit remontant*.

45 -

MORRIS, Desmond. In: Slection-Reader's Digest. Montral (Qubec), v. 108, n. 644, p. 35-6, fv. 2001. "coupeurs" (ttulo) - inibidores. "grignoter du bout des dents" (?. 17) - comer sem vontade. "allg" (?. 18) - leve, diettico. "gche" (?. 18) - estraga. " loisir" (?. 38) - sem pressa. "remontant" (?. 46) - estimulante.

Questo 25 Com base na leitura do texto, correto afirmar: (01) O sedentarismo pode causar perda do apetite. (02) (04) O estresse um dos fatores determinantes nos casos de obesidade. As concluses das pesquisas realizadas pelos nutricionistas so indiscutveis.

(08) A qualidade de vida do idoso o grande desafio da medicina moderna. (16) (32) (64) A preocupao excessiva com a alimentao tira o prazer de comer. Os problemas de ordem alimentar decorrem do estilo de vida. A obedincia s regras alimentares garantia de longevidade.

Questo 26 A leitura do texto permite depreender que o autor se mostra (01) cmplice de sua me, ao adotar seus hbitos alimentares. (02) (08) (16) (32) crtico mordaz dos especialistas em nutrio. contrrio a um tipo diferenciado de alimentao para os idosos. intransigente com referncia ao uso de bebidas alcolicas. espirituoso, ao relembrar o bom humor caracterstico de sua me diante do inevitvel. (04) convencido da eficcia de uma alimentao sem restries.

UFBA 2002 1 etapa C. Humanas e L.E. (I) - 31

________________________________________________________________________ Questo 27 "Pour vivre vieux, mangeons heureux" (subttulo) A idia contida na frase acima est expressa nos trechos transcritos em (01) "si elle s'obstinait ngliger les conseils (...) elle mourrait jeune." (?. 3-5). (02) (04) "a avait bon got, donc c'tait bon pour la sant." (?. 11-2). "Manger sans tre rong par le remords facilite la digestion." (?. 16).

(08) "Au contraire, grignoter du bout des dents (...) gche les plaisirs de la table." (?. 16-8). (16) (32) (64) "ils changent d'ide comme de chemise" (?. 23). "l'volution de l'espce humaine a fait de nous des omnivores" (?. 25-6). "La nourriture est faite pour tre dguste, savoure et digre loisir." (?. 38).

Questo 28 No texto, podem ser substitudas, uma pela outra, sem alterao do significado, as expresses: (01) "Un jour" (?. 1) "toujours "(?. 41). (02) "certains" (?. 9) "tant de" (?. 31). (04) "donc" (?. 11) "par consquent" (?. 33). (08) "systme" (?.19 ) "appareil digestif " (?.28 ). (16) "privations" (?. 19) "troubles" (??.32 ). (32) (64) "pourquoi" (?. 31 ) "parce qu' "(?. 37). "quitter ce monde" (?. 44) "partir" (?. 46).

Questo 29 Com referncia ao texto, pode-se afirmar: (01) "si" (?. 3) e "si" (?. 15) tm a mesma traduo. (02) (04) "cette" (?. 13) a forma feminina de "ce" (?. 44). "qui" (?. 14), "que" (?. 19) e "dont" (?. 29) so pronomes relativos.

(08) "nos" (?. 27) constitui o plural de "notre" (?. 27). (16) "lui" (?. 29) se refere a "alimentation" (?. 29). (32) (64) "depuis" (?. 39) significa depois. "Si je dois" (?. 45) equivalente a s'il me faut.

UFBA 2002 1 etapa C. Humanas e L.E. (I) - 32

________________________________________________________________________ Questo 30

SLECTION-READER'S DIGEST. Montral (Qubec), v. 108 n. 644, p. 19, fv. 2001.

De acordo com as idias do texto e com a anlise da figura, poderia ser dito ao personagem: (01) Ne vous inquitez pas trop de savoir si ces aliments sont bons pour la sant. (02) Mangez sans vous culpabiliser. (04) Adoptez une nourriture varie et vous vous sentirez mieux. (08) Rsistez la tentation, vous en serez rcompens. (16) Ne vous stressez pas en vous privant des aliments que vous aimez. (32) Consultez les dittistes propos de vos proccupations alimentaires.

Questo 31 MANGER MIEUX, UNE QUESTION DE GOT Vous n'aimez pas le brocoli? Le chou de Bruxelles* vous fait horreur? Patience, vos papilles finiront bien par s'y habituer. Une tude de l'Universit du Michigan ralise auprs de 329 femmes montre pourquoi on consomme plus de ces lgumes en vieillissant: la perception de l'amertume* s'mousse*.
L'ACTUALIT. Montral, v. 25, n. 2, p. 66, fv.2000. "chou de Bruxelles" (?. 1) - repolho minsculo. "amertume" (?. 4) - gosto amargo. "s'mousse" (?. 4) - se atenua.

So perguntas que encontram resposta no texto: (01) Qui est le responsable du sondage ralis? (02) Quand l'tude cite a t ralise? (04) Combien de spcialistes ont conduit le sondage? (08) Comment les spcialistes expliquent-ils le phnomne tudi? (16) Pourquoi seulement les femmes ont t consultes? (32) O la culture du brocoli est-elle la plus dvloppe? (64) Quelle caractristique est commune au brocoli et au chou de Bruxelles?

UFBA 2002 1 etapa C. Humanas e L.E. (I) - 33

________________________________________________________________________ ESPANHOL - QUESTES de 25 a 31 QUESTES de 25 a 29 LA OTRA CARA DE LA GLOBALIZACIN Est muy bien que se empiece a hablar del "rostro humano de la globalizacin", porque ciertamente lo tiene. Es un grandioso fenmeno que nos acerca unos a otros de un modo impensable hace tan slo una dcada. Pero lo interesante es que si hay un rostro humano es porque cual Jano bifronte tambin tiene otra cara, menos humana, deshumanizadora quiz. Por fortuna, han pasado los das del entusiasmo indiscriminado y poco reflexivo por la globalizacin, una de cuyas ms notorias paradojas es su carcter escasamente global: slo afecta al 15% de la poblacin mundial, mientras que gran parte del resto sigue viviendo en unos niveles que van desde el neoltico hasta los bordes inferiores de la civilizacin romana. Baste apuntar que el 65% de los habitantes del planeta nunca ha hecho una llamada telefnica y que en la isla de Manhattan hay ms conexiones electrnicas que en toda frica. As las cosas, podemos afirmar que lo primero que se ha globalizado es la pobreza. La irrupcin de los procesos mundializadores ha conducido a que la distancia de riqueza entre los pases y entre sus diversos niveles sociales haya crecido en los ltimos lustros. Quiz esta dinmica de desigualdad brote de las necesidades internas del nuevo modo de trabajar y comunicarse, pero yo dira que un rgimen que no proporciona a los seres humanos ninguna razn humana para cuidarse entre s no puede preservar por mucho tiempo su legitimidad. Estamos ante una globalizacin monocntrica, que habla (mal) ingls y tiene su ncleo en Estados Unidos y "pases satlites". Se trata de una estructura unilateral y esttica en la que no hay apenas retroalimentacin ni descentralizacin sistmica. Ahora bien, la propia estructura tecnolgica y econmica en la que se apoya la mundializacin abre la posibilidad de establecer en los lugares ms insospechados del planeta una dinmica endgena que puede dejar desconcertados a los presuntos rbitros de la situacin. La posibilidad de ese "dinamismo endgeno" reside en la elevacin del nivel educativo y cultural, para lo que resulta decisivo distinguir la informacin del conocimiento. La informacin es algo externo al ser humano, algo que hay que extraer, transmitir, organizar, procesar y, si se tercia, manipular. El conocimiento, en cambio, constituye el rendimiento vital por excelencia del ser humano. Es un crecimiento en su ser, un avance hacia s mismo; no es propiedad de nadie, no se agota nunca, se acrecienta al compartirlo. Su intercambio presenta caracteres antitticos a los del mercado. Mientras que la cara excluyente y cerrada de la mundializacin es el mercado universal, cuyas transacciones siempre acaban beneficiando casualmente a los mismos, su lado ms humano se asemeja al arepago: un espacio libre y abierto para un saber que se hace accesible a todos.

5-

10 -

15 -

20 -

25 -

30 -

35 -

LLANO, Alejandro. In: EL PAS DIGITAL. www.elpais.es , 27 jun. 2001. (Adaptado)

UFBA 2002 1 etapa C. Humanas e L.E. (I) - 34

________________________________________________________________________ Questo 25 A leitura do texto permite concluir que, na opinio do autor, (01) a globalizao possui duas faces opostas, que, ao se complementarem, fazem dela algo grandioso. (02) a globalizao resulta no retrocesso a nveis de desenvolvimento anteriores ao processo civilizador. a mundializao atinge, hoje, uma pequena parte da populao mundial, contradizendo a sua pretenso de possuir um alcance global.

(04)

(08) a validade do sistema pode ser posta em questo, devido sua incapacidade para criar vnculos entre os seres humanos. (16) as diferenas, na produo e distribuio de riqueza entre os pases ricos e pobres, so conseqncia da mundializao das relaes econmicas. as sociedades mais avanadas, ao longo dos ltimos anos, vm conseguindo reduzir as diferenas de renda entre as classes sociais, ao contrrio do que tem acontecido nos pases pobres, nesse mesmo perodo. o enorme poder de expanso da tecnologia associada ao processo globalizador pode ser utilizado para a difuso do conhecimento.

(32)

(64)

Questo 26 De acordo com o texto, pode-se afirmar: (01) A globalizao, atualmente, depende de um reduzido ncleo de poder. (02) (04) A comunicao em escala global no existe realmente, visto que a populao dos pases subdesenvolvidos pouco tem acesso a ela. A facilidade de acesso informao o motor principal do desenvolvimento.

(08) O conhecimento constitui uma poderosa arma para humanizar a globalizao. (16) A causa da perpetuao da desigualdade pode ser intrnseca ao funcionamento do sistema. Os efeitos perversos da globalizao podem ser neutralizados atravs de suas prprias ferramentas. A globalizao tem o poder de inverter os efeitos nocivos da economia de mercado, por tornar a informao acessvel a todos.

(32) (64)

UFBA 2002 1 etapa C. Humanas e L.E. (I) - 35

________________________________________________________________________ Questo 27 Com base na anlise do texto, correto afirmar: (01) Os termos "empiece" (?. 1) e "puede" (?. 19) so formas de subjuntivo, que desempenham a funo de verbo principal das oraes nas quais se inserem. (02) A forma verbal "hay" ( 4) no tem sujeito e "un rostro humano" (?. 4) funciona, na ?. frase, como objeto direto. Os vocbulos "carcter" ( . 7) e "caracteres" (?. 33) ilustram a regra pela qual as ? palavras paroxtonas terminadas em consoante perdem o acento grfico, quando passam para o plural.

(04)

(08) A expresso "sigue viviendo" (?. 9) um exemplo de "perfrasis verbal", cujo significado todava vive. (16) As formas "lo" (?. 13) e "los" (?. 34) so pronomes pessoais tonos, funcionando como objeto direto. A palavra "mal" ( . 20) pode ser classificada como advrbio, sendo que, se fosse ? adjetivo, sua forma seria malo. O termo "la", na expresso "en la que" (?. 22), pode ser suprimido, por se tratar de um artigo com funo substantivadora.

(32)

(64)

Questo 28 Com referncia aos termos transcritos, so verdadeiras as informaes: (01) "paradojas" (?. 7), em relao ao seu equivalente portugus, heterogenrico. (02) (04) "ms" (?. 12) e "ms" (?. 24) so conjunes e possuem acento de diferenciao. "ante" (?. 20) uma preposio com valor semelhante ao da locuo delante de.

(08) "que" (?. 20) um pronome relativo com funo substantiva subjetiva, e o seu antecedente o mesmo de "que" (?. 22). (16) "hay que" ( 29) constitui uma construo impessoal, que expressa obrigao ou ?. necessidade. "se acrecienta" (?. 33) classifica-se como uma forma verbal reflexiva, tal como "cuidarse" (?. 19).

(32)

UFBA 2002 1 etapa C. Humanas e L.E. (I) - 36

________________________________________________________________________ Questo 29 Os termos transcritos esquerda que, sem alterao de significado, podem ser substitudos, no texto, pelas expresses indicadas direita so (01) "hablar" (?. 1) charlar. (02) "quiz" (?. 5) tal vez. (04) "Por fortuna" (?. 6) casualmente. (08) "mientras que" (?. 8) en tanto que. (16) "apenas" (?. 22) casi. (32) "en cambio" (?. 31) variable. (64) "hacia" (?. 32) en direccin a.

QUESTES 30 a 31
NOS LLAMAN MARGINALES PORQUE NUNCA ENTRAMOS BIEN EN SUS ENCUADRES

EL ROTO. In: El fogonero del Titanic. Madrid: Temas de Hoy, 1999. p.75.

Questo 30 Com base na interpretao do quadro, pode-se inferir que o autor pretende (01) (02) (04) justificar o recurso da violncia para aqueles que no tm outra alternativa. trazer tona os problemas dos habitantes da periferia dos grandes centros urbanos. censurar a falta de oportunidades para aqueles que no se inserem na sociedade estabelecida.

UFBA 2002 1 etapa C. Humanas e L.E. (I) - 37

________________________________________________________________________ (08) denunciar a passividade dos governos na adoo de providncias contra a marginalidade. (16) (32) (64) evidenciar a relao existente entre diferena e excluso. exemplificar a associao entre pobreza e delinqncia. apelar para a conscincia da imprensa, no sentido de refletir a realidade da marginalizao social.

Questo 31 Comparando-se o texto e o quadro, pode-se afirmar que, embora partindo de ngulos diferentes, ambos (01) coincidem na tentativa de mostrar que uma atitude comum dos poderosos a de desconsiderar as desigualdades. (02) (04) abordam o vnculo entre riqueza e desumanizao. mostram que a revoluo tecnolgica acentua as diferenas entre as classes sociais.

(08) pem em destaque a possibilidade de mudanas futuras, tendo os desfavorecidos como protagonistas. (16) (32) (64) frisam a importncia do conhecimento para a superao dos problemas. ilustram o problema da excluso social daqueles que no se adaptam ao modelo social majoritrio. chamam a ateno para a falcia da universalizao do progresso.

UFBA 2002 1 etapa C. Humanas e L.E. (I) - 38

________________________________________________________________________

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BRAGA, Darci. In: PEGORIN, Flvia. Dossi gua: est na hora de poupar. Galileu, So Paulo, ano 10, n. 119, jun. 2001. BURNS, E. Bradford. In: CONTI, Jos Bueno, Clima e meio ambiente. Coordenao de Sueli Angelo Furlan & Francisco Scarlato. So Paulo: Atual, 1998. CCERES, Florival. Histria Geral. 4 ed. rev. ampl. e atual. So Paulo: Moderna, 1997. DIAGNSTICO BRASIL: A ocupao do territrio e o meio ambiente. Coordenao de Rivaldo Pinto de Gusmo et. al. Rio de Janeiro: IBGE, Diretoria de Geocincias, 1990. FAUSTO, Boris (Coord.). O Brasil republicano. In: Histria da civilizao brasileira. Rio de Janeiro/So Paulo: Difel, 1977. v.2. HOBSBAWM, Eric J. A era das revolues: Europa 1789-1848. Traduo por Maria Tereza Lopes Teixeira e Marcos Penchel. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. Traduo de: The Age of Revolution: Europe 1789-1848. (Coleo Pensamento Crtico) JORNAL DO BRASIL. Editorial. Rio de Janeiro, 13 maio 2001. Suplemento adaptado. SANT'ANNA NETO, Joo Lima & ZAVATINI, Joo Afonso. (Org.) Variabilidade e mudanas climticas: implicaes ambientais e socioeconmicas. Maring: Eduem, 2000. SENE, Eustquio de & MOREIRA, Joo Carlos. Geografia Geral e do Brasil: espao geogrfico e globalizao. So Paulo: Scipione, 1998. FONTES DAS ILUSTRAES A TARDE. Salvador, 15 abr. 2001. p. 18. Internacional. (Questo 17) FOLHA DE S. PAULO. So Paulo, 10 jun. 2001. Folha Dinheiro, p. B1. (Questo 24) GALILEU. So Paulo, ano 10, n. 119, p. 43, jun. 2001. (Questo 20) JORNAL DO BRASIL. Rio de Janeiro, 13 maio 2001. Capa. (Questo 21) VICENTINO, Cludio. Histria Geral. 8. ed. atual. e ampl. So Paulo: Scipione, 1997. p. 80. (Questo 11) ___________________. Histria integrada: o sculo XX - Brasil Geral. So Paulo: Scipione, 1996. v. 4, p. 122. (Questo 16)

UFBA 2002 1 etapa C. Humanas e L.E. (I) - 39

Potrebbero piacerti anche