Sei sulla pagina 1di 7

CONCORDNCIA VERBAL CONCO CONCORDNCIA NOMINAL

Concordncia
Concordncia: mecanismo gramatical pelo qual as palavras evidenciam, por meio de desinncias, que esto relacionadas. Quanto ao tipo de palavra flexionada para evidenciar um vnculo com outra, a concordncia pode ser classificada em: CONCORDNCIA Verbal: a forma verbal altera sua terminao para se adequar palavra que funciona como ncleo do sujeito. Um urso negro entrou em um camping. Dois ursos negros, entraram em um camping. Nominal: artigos, adjetivos, pronomes adjetivos e numerais adjetivos flexionam-se para se adequarem ao substantivo, pronome ou forma substantivada a que se referem. Um urso negro entrou em um camping. Dois ursos negros entraram em um camping. Sujeito composto formado por pessoas gramaticais diferentes Havendo 1 pessoa, o verbo vai para a 1 pessoa do plural (ns): Eu, l
1 p. s

tu / voc l
2 p. s.

e ele l
3 p. s.

samos atrasados l
1 p. pl

Marcos, l
3 p. s

tu / voc l
2 p. s.

e ele l
1 p. s.

samos atrasados l
1 p. pl

Havendo 2 e 3 pessoas, o verbo vai para a 2 pessoa do plural (vs) ou o que mais usual para a 3 pessoa do plural (vocs): e ele l
3 p. s.

Tu l
2 p. s

sastes. 2 p. pl. (vs) saram. 3 p. pl. (vocs) partistes. 2 p. pl. (vs) partiram. 3 p. pl. (vocs)

Marcos l
3 p. s

tu l
2 p. s

Concordncia verbal Como regra geral, o verbo e o ncleo do sujeito concordam em pessoa e nmero. Observe: Sujeito Eu Tu Voc O agente florestal (ele) Ns Vs Vocs Os agentes florestais (eles) Predicado Capturei o urso. Capturaste o urso. Capturou o urso. Capturou o urso. Capturamos o urso. Capturastes o urso. Capturaram o urso. Capturaram o urso.

Havendo 2 pessoa representada pelo pronome voc e uma 3 pessoa, o verbo vai para a 3 pessoa do plural (vocs): e ele l
3 p. s.

Voc l
2 p. s

saram. 3 p. pl. (vocs)

Marcos l
3 p. s

voc l
2 p. s.

saram. 3 p. pl. (vocs)

Sujeito composto resumido por um pronome indefinido Quando o sujeito composto vier resumido por um pronome indefinido, o verbo concordar com o pronome indefinido: Agentes florestais, bombeiros, conseguiu captura-lo.
resumitivo

CONCORDNCIA COM O SUJEITO COMPOSTO populares,


pronome

Sujeito composto antecedendo o verbo: a forma verbal faz concordncia no plural. Sujeito composto posposto ao verbo: a forma verbal faz concordncia: plural:
verbo no plural

ningum l
indefinido

Mel, cerveja, donuts, tudo foi usado para apanhar o urso. l


pronome indefinido resumitivo

l Chegaram ontem noite o tcnico e os atletas. l l


ncleos do sujeito

O menino, o pai, a me, o primo, todos ficaram assustados. l


pronome indefinido resumitivo

com o ncleo mais prximo:

verbo no singular (concordando com o sujeito mais prximo)

l Chegou ontem noite o tcnico e os atletas. l


ncleo do sujeito mais prximo da forma verbal

Ncleos do sujeito composto ligados pelas conjunes ou/nem Quando as conjunes tm valor excludente (um ou outro, nem um nem outro), a forma verbal faz concordncia no singular: Joo ou Pedro ser o futuro prefeito. l
valor excludente=s um deles ocupar o cargo

Casos especiais de concordncia com o sujeito composto

Nem Joo nem Pedro se candidatou anteriormente. l


valor excludente=nenhum deles se candidatou

Quando as conjunes no tm valor excludente, a forma verbal faz concordncia no plural: Campos do Jordo ou Gramado so bons lugares para as frias de julho. l
valor no excludente=ambos os lugares so bons

coletivo especificado (de desempregados)

verbo na 3 pessoa do singular

___l___ l Uma multido de desempregados protestava em frente ao palcio.


coletivo especificado (de desempregados) verbo na 3 pessoa do plural

Nem a chuva nem o frio impediram que ela sasse. l


Valor no excludente=ambas as situaes no impediram que ela sasse

___l___ l Uma multido de desempregados protestavam em frente ao palcio.

Ncleos do preposio com

sujeito

composto

ligados

pela O sujeito uma expresso partitiva Quando o sujeito uma expresso partitiva (parte de, metade de, grande parte de, etc.), seguida de substantivo ou pronome plural, a forma verbal pode fazer concordncia no singular (construo mais usual) ou no plural: Parte dos alunos vinha (ou vinham) de nibus. Grande parte dos ursos nunca invadiu (ou invadiram) parques. Metade dos trabalhadores no aderiu (ou aderiram) greve.

Quando os ncleos do sujeito composto esto ligados pela preposio com, o verbo vai para o plural: O agente florestal com o bombeiro capturaram o urso. O pai com o filho assistiram ao jogo. Ncleos do sujeito unidos por expresses correlativas Quando os ncleos do sujeito esto ligados por expresses correlativas (no s... mas tambm; no s... mas ainda; no somente... como tambm; tanto... como; tanto... quanto, etc.) de preferncia, a forma verbal faz concordncia no plural: No s a paisagem como tambm o clima agradaram aos visitantes. No somente o prato principal mas tambm a sobremesa estavam excelentes. Tanto Paulo quanto Claudete estiveram presentes na reunio.

O sujeito exprime porcentagem Quando o sujeito exprime porcentagem, a forma verbal faz concordncia com o numeral:

Dez por cento no compareceram. Quarenta por cento votaram contra. Um por cento anulou o voto. Se ao numeral que exprime porcentagem seguir expresso formada por preposio (de) + substantivo, em geral, a concordncia feita com o substantivo:

Casos especiais de concordncia O sujeito um pronome de tratamento Quando o sujeito um pronome de tratamento, a forma verbal faz concordncia na 3 pessoa (singular ou plural), dependendo do nmero do pronome de tratamento: Vossa Excelncia me permite um aparte? l l
pronome de tratamento no singular verbo na 3 pessoa do singular

Um por cento dos eleitores anularam o voto. Menos de meio por cento das respostas estavam erradas. Vinte por cento da cidade ficou s escuras. Sessenta por cento da assemblia votou contra.

Vossas Excelncias assinaro o acordo? l l


pronome de tratamento no plural verbo na 3 pessoa do plural

O sujeito formado pelas expresses cerca de, perto de Quando o sujeito formado por expresses que indicam quantidade aproximada (cerca de, perto de + substantivo), a forma verbal faz concordncia no plural: Cerca de trinta pessoas aguardavam na fila. Perto de duzentos atletas formavam a olmpica brasileira.

Sua Majestade deve comparecer ao jantar. l l


pronome de tratamento no singular verbo na 3 pessoa do singular

delegao

Suas Majestades firmaram um acordo. l l


pronome de tratamento no plural verbo na 3 pessoa do plural

O sujeito o pronome relativo que Quando o sujeito representado pelo pronome relativo que, a forma verbal faz concordncia com o antecedente do pronome relativo:
o pronome relativo que retoma o pronome eu

O sujeito um coletivo Quando o coletivo no vem especificado, a forma verbal faz concordncia no singular:

Um peloto desembarcou na ilha. l l


coletivo no especificado verbo na 3 pessoa do singular

l Sou eu que devo fazer o discurso de formatura l


verbo na 1 pessoa do singular

Quando o coletivo vem especificado, a forma verbal pode fazes concordncia no singular (mais usual) ou no plural:

o pronome relativo que retoma o pronome nos

l Fomos ns que escolhemos o orador.

l
verbo na 1 pessoa do plural

O sujeito formado pelas expresses alguns de ns, muitos de vs, quantos de ns, quais de vocs, etc. Quando o sujeito formado por um pronome indefinido plural (alguns, muitos, poucos, etc.) ou um pronome interrogativo plural (quais?, quantos?) seguido da preposio de ou dentre + os pronomes pessoais ns ou vs/vocs, a forma verbal pode fazer concordncia com o pronome indefinido / interrogativo na 3 pessoa do plural ou com o pronome pessoal:

o pronome relativo que retoma o pronome eu

l Foram os alunos que elegeram o paraninfo. l


verbo na 3 pessoa do plural

O sujeito o pronome relativo quem Quando o sujeito representado pelo pronome relativo quem, a foram verbal pode fazer concordncia na 3 pessoa do singular (concordando com o pronome relativo) ou fazer concordncia com o antecedente do pronome relativo: Sou eu quem deve fazer o discurso de formatura. Sou eu quem devo fazer o discurso de formatura. Fomos ns quem escolheu o orador. Fomos ns quem escolhemos o orador. Foram os alunos quem elegeu o paraninfo. Foram os alunos quem elegeram o paraninfo.

Alguns de ns protestaram.

Alguns de ns protestamos.

Quantos dentre vs reclamaram?

Quantos dentre vs reclamastes?

Poucos de vocs sabem disso. O sujeito formado pelas expresses mais de um, mais de dois, mais de... Quando o sujeito formado pela expresso mais de seguida de um e a ao no exprime reciprocidade, a forma verbal faz concordncia no singular: Mais de um atleta brasileiro ganhou medalha. Quando o sujeito formado pela expresso mais de seguida de um e a ao exprime reciprocidade, a forma verbal faz concordncia no plural: Poucos de vocs sabem disso. Quando o sujeito formado por um pronome indefinido singular (algum, nenhum, etc.) ou um pronome interrogativo singular (qual?, quem?) seguido da preposio de ou dentre + os pronomes pessoais ns ou vs/vocs, a forma verbal faz concordncia com o pronome indefinido / interrogativo na 3 pessoa do singular:

Algum de ns protestou.

Mais de um atleta cumprimentaram-se. Quando o sujeito formado pela expresso mais de seguida de numeral com valor igual ou mais que dois, a forma verbal faz concordncia no plural: Qual dentre vs reclamou?

Nenhum de vocs sabe disso.

Mais de dois atletas brasileiros estaro na final dos 100m. Mais de dez mil veculos deixaram a capital no feriado prolongado.

O sujeito uma orao subordinada Quando o sujeito representado o sujeito representado por uma orao subordinada, o verbo da orao principal fica na 3 pessoa do singular: Estima-se que mais de duzentos mil contribuintes ainda no entregaram a declarao. l
sujeito = orao subordinada

O sujeito um nome prprio que s aparece no plural Quando o sujeito um nome prprio que s se utiliza no plural, a concordncia deve ser feita observando-se a presena ou no de artigo junto ao nome prprio: nome prprio no precedido de artigo forma verbal no singular Minas Gerais revelou grandes compositores. Vassouras fica no Rio de Janeiro. nome prprio precedido de artigo forma verbal no mesmo nmero do artigo

Ainda resta resolver algumas pendncias. l


sujeito = orao subordinada

Outros casos de concordncia verbal Concordncia do verbo acompanhado da partcula apassivadora se Quando a frase est na voz passiva sinttica (verbo transitivo direto + partcula apassivadora se), a foram verbal faz concordncia com o sujeito expresso na orao:
verbo na 3 pessoa do singular

As Minas Gerais revelaram grandes compositores. Os Estados Unidos invadiram o Iraque.

l Procura-se cachorro desaparecido. l

ncleo do sujeito singular verbo na 3 pessoa do singular

l Vende-se uma moto seminova. l


ncleo do sujeito singular verbo na 3 pessoa do plural

l A torre da igreja bateu dez horas. l


ncleo do sujeito singular (ela)

l Consertam-se sapatos. l
ncleo do sujeito plural verbo na 3 pessoa do plural

Quando no se indica que ou quem marca ou assinala o passar do tempo, o sujeito da orao o nmero de horas; portanto a forma verbal far concordncia com ele:

Deu uma hora. Deram quatro horas no relgio da matriz.

l Alugam-se bicicletas. l
ncleo do sujeito plural

Bateram cinco horas na torre da igreja.

Concordncia dos verbos impessoais Com o sentido de existir, o verbo haver impessoal, portanto deve permanecer na 3 pessoa do singular:

Concordncia do verbo acompanhado do ndice de indeterminao do sujeito se Quando o verbo da orao vem acompanhado do ndice de indeterminao do sujeito (se), a forma verbal permanece na 3 pessoa do singular: Precisa-se de mecnicos. Acreditava-se em dias melhores.

Havia muitos candidatos para poucas vagas. Indicando tempo transcorrido, os verbos haver e fazer so impessoais, portanto devem permanecer na 3 pessoa do singular:

H cinco meses que ele no d notcias. Faz cinco meses que ele no d notcias. Os verbos nevar, chover, trovejar, ventar, etc., que indicam fenmenos da natureza, so impessoais; portanto devem permanecer na 3 pessoa do singular:

A expresso haja vista A expresso haja vista invarivel: As coisas devem mudar, haja vista as ltimas pesquisas. As coisas devem mudar, haja vista os ltimos resultados.

Trovejou a noite inteira. Concordncia com a expresso um dos (...) que, uma das (...) que A concordncia no plural quando o que se declara na forma verbal se refere a todos os seres: Dioniso um dos deuses pagos que compem a mitologia grega. l
3 pessoa do plural (Dionsio um daqueles que compem a mitologia grega)

Concordncia do ver ser O verbo ser apresenta uma concordncia particular. Ora concorda com o sujeito, ora com o predicativo, ora com o termo da orao que se quer enfatizar. Veja abaixo os principais casos de concordncia desse verbo: Quando o sujeito do verbo ser for um dos pronomes interrogativos que ou quem, ele concordar obrigatoriamente com o predicativo:

Observe que, quando a forma verbal se refere a todos os seres, pode ser introduzido um demonstrativo: Paulo foi um dos que faltaram. Paulo foi um daqueles que faltaram. Mrcia uma das que reclamam. Mrcia uma dessas que reclamam. Dionsio um daqueles deuses pagos que compem a mitologia grega.

Que so metaplasmos? Quem foram os premiados? No sei quem so os autores da denncia. Quando estiver indicando hora, data ou distancia, o verbo ser concordar com o predicativo. Nesse caso, ele impessoal, ou seja, no possui sujeito:

Concordncias verbais que merecem destaque Concordncia indicando horas dos verbos dar, bater e soar

Na indicao de horas, os verbos dar, bater e soar concordam com o sujeito expresso na orao, que marca ou assinala a passagem do tempo:
verbo na 3 pessoa do singular

uma hora da tarde. So duas e trinta e cinco. Da sua casa ao clube um quilmetro. Daqui a Itu so cem quilmetros. 1 de abril, Dia da Mentira. So onze de agosto. Quando na orao houver pronome pessoal reto, o verbo ser concordar obrigatoriamente com o pronome reto, seja ele sujeito ou predicativo:

l O relgio da matriz deu quatro horas. l


ncleo do sujeito singular (ele)

O responsvel pelo servio sou eu. Eu sou o responsvel pelo servio.

verbo na 3 pessoa do singular

Ns fomos os primeiros a chegar. Os primeiros a chegar fomos ns. Quando o verbo ser tem como sujeito os pronomes tudo, isso, isto e aquilo, em geral, a concordncia feita com o predicativo:

Os carros parecia voarem. Parecia os carros voarem. = l


orao subordinada substantiva subjetiva

Tudo so recordaes de um triste passado. Isto so sintomas de gripe. Aquilo eram atitudes de criana. Colocado entre um nome comum e um nome prprio, a tendncia do verbo ser concordar com o nome prprio:

Parecia que os carros voavam. l


orao subordinada substantiva subjetiva

Concordncia Nominal Como regra geral, artigos, adjetivos, pronomes adjetivos e numerais adjetivos concordam em gnero e nmero com o substantivo a que se referem. Observe: O urso negro entrou no parque. Dois ursos negros entraram nesses parques. Aquele urso negro entrou nos parques. Vrios ursos negros entraram naquele parque.

As esperanas da medalha era Leila. Leila era as esperanas de medalha. Colocado entre dois substantivos comuns de nmeros diferentes, a tendncia do verbo ser concordar com o substantivo plural:

A vida so esses pequenos momento de felicidade. Felicidade eram as brincadeiras daquela criana. Nas expresses muito, pouco, suficiente, que exprimem quantidade, peso, distncia, o verbo ser fica no singular:

Casos especiais de concordncia nominal Concordncia de um s adjetivo com mais de um substantivo Quando um nico adjetivo se refere a mais de um substantivo, podem ocorrer dois casos: Se o adjetivo est antes dos substantivos, faz concordncia com o substantivo mais prximo: Se o adjetivo est depois dos substantivos, faz concordncia com o substantivo mais prximo, ou vai para o plural concordando com ambos os substantivos:

Vinte reais muito. Dois metros pouco. Trs quilos suficiente. Concordncia do infinitivo pessoal O infinitivo pessoal apresenta flexo, portanto pode estabelecer concordncia. Veja abaixo os principais casos de flexo e, consequentemente, de concordncia do infinitivo pessoal: Quando tiver um sujeito prprio (expresso ou implcito): comum os jovens irem a festas. fundamental opinarmos sobre a questo. Quando o sujeito do infinitivo o separa de seu auxiliar causativo ou sensitivo:

Na festa, a aniversariante usava pulseira e colar valioso. Na festa, a aniversariante usava colar e pulseira valiosa. Na festa, a aniversariante usava colar e pulseira valiosos.

Concordncia de um s substantivo com mais de um adjetivo Quando um nico substantivo modificado por mais de um adjetivo, h trs possibilidades: O substantivo vai para o plural e no se usa artigo antes dos adjetivos: culinrias francesa, italiana e

Deixe os funcionrios entrarem a partir das 8h na loja. Quando indica a indeterminao valendo-se da 3 pessoa do plural: do sujeito,

No trabalho, ouvi dizerem que os funcionrios entrariam em greve. Concordncia do verbo parecer + infinitivo Quando se emprega o verbo parecer seguido de um infinitivo, podem ocorrem duas situaes distintas: O verbo parecer funciona como verbo auxiliar da locuo, portanto manifesta concordncia com o sujeito da orao, ficando o verbo principal no infinitivo impessoal:

Apreciava as portuguesa.

O substantivo fica no singular e se emprega o artigo a partir do segundo adjetivo:

Apreciava a culinria francesa, a italiana e a portuguesa. O substantivo fica no singular e no se usa artigo antes dos adjetivos: culinria francesa, italiana e

Os carros pareciam voar. O verbo parecer funciona como verbo intransitivo e fica na 3 pessoa do singular, pois seu sujeito uma orao:

Apreciava a portuguesa.

Concordncia dos particpios

Os verbos no particpio, em relao concordncia, comportam-se como adjetivos: Iniciada a sesso, os documentos foram analisados com cuidado. Iniciados os trabalhos, a prova foi apresentada pela defesa.

Nesse ano ele faltou bastantes vezes. Quando funcionam como advrbios, permanecem invariveis:

Ela deixou a porta meio aberta. No fim do dia, as pessoas estavam meio cansadas. So pessoas bastante preocupadas com o futuro. Elas conversaram bastante durante a reunio.

Concordncia dos pronomes de tratamento A concordncia dos adjetivos que se referem a pronomes de tratamento deve ser feita com o sexo da pessoa representada pelo pronome de tratamento: Vossa Alteza me parece um pouco cansado. l
refere-se a um prncipe

As palavras muito, pouco, apresentam-se em casos diferentes:

caro

barato

Quanto se referem a um substantivo, concordam com ele:

Muitas pessoas compravam produtos baratos. Poucos compradores mercadorias caras. se interessavam por

Vossa Alteza me parece um pouco cansada. l


refere-se a um princesa

Concordncia dos substantivos empregados como adjetivos Substantivos empregados como adjetivos no variam: Gostava de usar blusas laranja, calas gelo e sapatos vinho. Organizaram vrios comcios relmpago.

Quando funcionam como advrbios, permanecem invariveis: So pessoas pouco simpticas. Os produtos importados custam muito caro.

A palavra s apresenta-se em dois casos diferentes: Quando adjetivo (equivale a sozinho), faz concordncia em nmero com o substantivo ou pronome a que se refere.

Casos especiais de palavras e expresses

concordncia

de

algumas

As palavras mesmo, prprio, anexo, incluso e obrigado concordam em gnero e nmero com o substantivo ou pronome a que se referem: O prprio autor ilustro o livro. As mesmas pessoas enviaram os documentos anexos. Ela prpria disse: muito obrigada. Os documentos seguem inclusos.

Terminada a cerimnia, os cnjuges disseram: Enfim ss. l


adjetivo = sozinhos

Quando advrbio (equivale permanece invarivel:

somente),

S dois candidatos disputaro o segundo turno. l


advrbio = somente

A palavra quite concorda em nmero substantivo ou pronome a que se refere: Ivan est quite com o servio militar. Eles esto quites com o fisco.

com

Quando a palavra possvel compe uma expresso superlativa junto com o mais, a menos, o pior, a melhor, os maiores, as menores, os piores, as melhores, h duas possibilidades: Se a palavra intensificada um adjetivo, este faz concordncia com o substantivo a que se refere e, consequentemente, todas as palavras da expresso superlativa harmonizam com ele:

A palavra leso concorda substantivo a que se refere:

normalmente

com

o Procurava lugares os mesmos frios possveis. l


adjetivo

Tratava-se de crime de leso-patriotismo. Aquela atitude era um crime de lesa-humanidade.

As estradas eram as piores possveis. l As palavras meio e bastante apresentam-se em dois casos diferentes: Quando se referem a substantivo, variam e fazem concordncia com ele:
adjetivo

Procurava uma casa no lugar mais perto possvel. l


adjetivo

Comprou meio quilo de carne e meia dzia de ovos. Bastantes atitude. pessoas se indignaram com aquela

Se a palavra intensificada um advrbio, este e, conseqentemente, a expresso superlativa ficam invariveis:

Do avio j se via a maravilhosa Rio de Janeiro. Vamos sair o mais rpido possvel. l
advrbio

Ela quer morar o mais perto possvel dos pais. l


advrbio

No exemplo de silepse de gnero, o adjetivo maravilhosa concorda com a cidade (feminino), idia subentendida na palavra Rio de Janeiro (masculino).

As palavras menos e pseudo nunca variam: Neste instante havia menos alunas na sala. Na prova de ontem havia menos questes que na anterior. Aquele homem era um pseudo-humanista. Aquela pintura era na verdade pseudo-arte.

As expresses bom, necessrio, proibido, permitido, preciso, timo e similares apresentamse em dois casos diferentes: Quando o substantivo que funciona como sujeito delas vier desacompanhado de artigo ou outro determinante, no variam:

Dizem que acerola bom. necessrio pacincia. proibido entrada. Quando o substantivo que funciona como sujeito delas vier acompanhado por artigo ou outro determinante, faz-se a concordncia normalmente:

A feira de domingo boa. Foi necessria muita pacincia. proibida a entrada de menores de idade.

Concordncia ideolgica Em alguns casos a concordncia (nominal e verbal) no feita de acordo com a regra gramatical, mas com o sentido. A esse tipo de concordncia d-se o nome de concordncia ideologia ou silepse. Quanto ao tipo de concordncia, a silepse se classifica em: SILEPSE De pessoa: Os abaixo-assinados solicitamos uma audincia.

No exemplo de silepse de pessoa, o verbo no concorda com a forma gramatical os abaixo-assinados (eles), mas com o pronome pessoal ns, que se subentende. Dessa forma, conclui-se que o falante tambm faz parte do grupo dos abaixo-assinados. No nmero: Os Sertes foi publicado em 1902. No exemplo de silepse de nmero, o verbo no concorda com a forma gramatical. Os Sertes (plural), mas com a idia que se subentende (a obra, o livro). De gnero:

Potrebbero piacerti anche