Sei sulla pagina 1di 211

De:

Para:

Biba Arruda

GrVIDA
Com a fora de Deus

Copyright 2000 by Ana Beatriz Tereza de Arruda Capa Lay-out: Walkiria Suleiman Produo: Emanuel Publio Dias Grafismo: Arnoldo Escolano denao: Mauro Salles Fotos da Capa e da pgina 13 Srgio Tegon Agente Literrio Marco Polo Ribeiro Henriques Ilustrao Infantil Ana Thereza de Arruda Simes Produo Grfica Equipe Tcnica Elevao Dados Internacionais de Catalogao na Publicao (CIP) (Cmara Brasileira do Livro, SP, Brasil) Arruda, Biba Grvida: com a fora de Deus/ Biba Arruda. -- So Paulo: Elevao, 2000 1. Anjos 2. Auto-ajuda Tcnicas 3. Gravidez 4. Mulheres grvidas Vida religiosa 5. Vida espiritual I. Ttulo. 00-2771 CDD 248.8431 ndices para catlogo sistemtico: 1. Mulheres grvidas: Vida crist: Cristianismo 248.8431 ISBN 85-86623-77-6 Todos os direitos desta edio reservados Fundao Jos de Paiva Netto Av. Rudge, 480 Bom Retiro So Paulo/SP Brasil CEP 01134-000 Tel.: (11) 3225-4800 Fax: (11) 220-5803

Coor-

Consagro este livro, meu trabalho, minha famlia e toda minha vida ao

Sagrado Corao de Jesus e de Maria

Biba Arruda

Existem inmeras legies de anjos e mais anjos espalhadas por toda parte. Anjos das flores, das cores, dos amores... Uma grVIDA acompanhada freqentemente por dois lindos anjos:

o seu anjo da guarda; o anjo da guarda do beb!


Voc j os cumprimentou hoje?! J perguntou os seus nomes?! Experimente! Aproveite, eles so exclusivamente seus, e de mais ningum! Converse com eles, divirta-se imaginando como so, de que cores, qual o formato. O primeiro nome que surgir em seu pensamento o nome dos anjos!

GrVIDA

Santo anjo do Senhor, Meu zeloso guardador Se a ti me confiou A Piedade Divina Sempre me rege, me guarda, governa e ilumina.
Eu e minha filha cantarolamos esta orao para o nosso beb na barriga, com uma melodia especial criada por ela. H dias em que vai no ritmo de rap, tem outros que vai no de cantiga de ninar, no ritmo de valsa ns j tentamos! Divertimo-nos imaginando que, enquanto cantamos, alguns anjos tocam harpas, clarins, enquanto outros flautas. Ana Thereza, animada, diz: Olha, mama, Nossa Senhora esta batendo palmas e Jesus sorrindo para a gente! Que momento este! Claro que nosso beb est sentindo tudo e ns nos aproximamos cada vez mais desse amor divino.
9

GrVIDA

Dedicatria
dedico especialmente a esses Jesus, este livro eu mestres que o Senhor colocou em maravilhosos anjos e minha vida: nossos filhos muito amados. Ofereo este tratado de amor queles que j conheo e os que ainda esto por vir... Ana Thereza, a primeira desta srie, foi o fio condutor que me levou a encontrar a Linha Direta com Deus. Ela para mim a expresso viva, vibrante e alegre de quanto o Senhor me ama e confia em mim. Ser me dela um privilgio! Obrigada, obrigada, profundamente obrigada, Jesus, por destinar-me tamanha misso! Por caridade, Senhor, faze-me sempre digna deste merecimento. medida que minha barriga cresce, preparando este novo mensageiro de Deus, meu amor por Ana Thereza tambm aumenta! Fico maravilhada imaginando como possvel amar tanto assim... E eu, que pensava ter alcanado a capacidade mxima de amar, surpreendo-me com a elasticidade e a imensido deste sentimento que no se pode tocar, nem tampouco descrever ou dimensionar. Simplesmente cresce, triplica, estica como o ventre que guarda esta nova esperana de vida! Penso ento, meu Pai, no Teu amor a cada um de ns, Teus filhos to amados! Meu corao exulta de alegria. Se eu, que sou humana, posso amar tanto assim, que dir tu, meu Deus!
11

Biba Arruda

Uma onda de ternura e confiana percorre todo o meu corpo, uma corrente eltrica toma conta de mim, ento eu louvo e agradeo ao Senhor. Obrigada, Jesus! Obrigada por nos amar tanto assim e demonstrar com tantos sinais claros e concretos que est no meio de ns! fascinante sentir a evoluo de nossa menininha linda, transbordando de alegria e entusiasmo, vivendo suas descobertas, cheia de opinies prprias e sentimentos. E pensar que, um dia, ela j esteve dentro de mim... Estar novamente grVIDA me faz relembrar os muitos momentos e etapas que vivemos at chegarmos aqui. Nem sempre foi fcil. Mas o que antes era um mistrio, uma caixinha de surpresa, agora tem forma e fisionomia. E o melhor de tudo que as experincias vividas nos revelam a todo instante a certeza de que o Senhor e Sua Me esto sempre conosco, orientando-nos sobre como proceder com estas jias raras, generosamente a ns confiadas e por Ti guardadas. Compartilhar com minha filha o deslumbrante milagre da vida desvendando-se mais uma vez dentro de meu ventre um verdadeiro prmio. Gera em mim, Senhor, outra vez, uma infinita gratido por Tua brilhante pedagogia e sabedoria. O Senhor mesmo um Deus de propsitos claros, precisos e muito bem definidos. Obrigada, Pai, por esta lio e mais esta oportunidade. Amo ainda mais minha filha por poder relembrar as emoes de t-la carregado dentro de mim e ver quantas alegrias e conquistas vivemos nestes anos de vida. Amo incondicionalmente nossa nova criana, por tudo o que ela nos traz e proporciona, pela esperana viva desta linda promessa de vida desenhando-se diante de ns. Amo profundamente este novo ser que, antes mesmo de chegar, j presenteia nossas famlias com tamanha ddiva.
12

GrVIDA

Estas emoes sero perpetuadas atravs das geraes, pelos sculos dos sculos, e o que eu no consigo descrever em palavras, vocs, filhos amados, sentiro com os seus filhos. Obrigada, Jesus, por uma arquitetura to perfeita!!! Que fique registrado eternamente nas pginas deste livro, nas estrelas, nas flores, nas cores e sabores quanto divino e maravilhoso pertencer ao plano divino de Deus.

13

GrVIDA

Obrigada, obrigada, profundamente obrigada


J entrou numa pequena aldeia. Dez leprosos pararam a
esus peregrinava nos confins da Samaria e Galilia, quando poucos passos Dele e gritaram: Jesus, Mestre, tem compaixo de ns! Ele os viu e disse-lhes: Ide e mostrai-vos ao sacerdote. Para surpresa deles, no meio do caminho, antes que chegassem a qualquer lugar, todos ficaram curados. Um deles, vendo-se curado, voltou. Glorificando a Deus em alta voz, prostrou-se aos ps de Jesus e o agradecia. E era um samaritano. Jesus indagou: No ficaram curados os 10? Onde esto os outros 9? No se achou seno este estrangeiro que voltasse para agradecer a Deus!? e acrescentou: Levanta-te e vai, tua f te salvou. (Lucas 17: 11-19). Definitivamente eu tambm quero pertencer tribo deste homem que, agradecido, voltou para louvar e bendizer a Jesus. A gratido contagia, engrandece e nos faz reconhecer a imensa misericrdia divina, nos ensina a encontrar Deus em todas as circunstncias. eletrizante sentir a gratido pulsando nas veias, d uma vontade incontrolvel de gritar para o mundo as
15

Biba Arruda

bem-aventuranas, contar a todos que os milagres so possveis e esto por toda a parte, sim! Ento voc sente seu corao transbordar de alegria e emoo, e descobre, finalmente: A gratido a grande tnica da vida! Os anjos me ensinaram a ver a vida por este prisma. Confesso que desde ento nunca mais fui a mesma. Agradeo at mesmo quando tropeo. Antes de prosseguir, pare um pouquinho. Tente lembrar-se de um momento em que se sentiu muito, muito agradecida. No precisa ser nada mirabolante, comece com as pequenas graas, para compreender as delicadezas divinas. Por exemplo, que gratido imensa, quando voc est atrasadssima, vem correndo pensando que no vai alcanar o elevador e algum est esperando com a porta aberta. Ou mesmo quando precisa atravessar um cruzamento sem semforo, exatamente no pior horrio de engarrafamento, e algum, que voc no faz a menor idia de quem seja, pra o trnsito para que voc possa passar. Lembra-se daquele trabalho de escola que seus colegas lhe ajudaram tanto?! Ou ainda... Feche os seus olhos e viaje nesta emoo. Meu Deus! contagiante... Quanto mais agradecemos, mais percebemos como infinita a lista de graas e arrANJOS. A gratido nos aproxima fortemente da f e de Deus! o melhor caminho para aprender a louvar. Quanto temos para agradecer! Mesmo no meio da tempestade, no olho do furaco, nos incndios interminveis. Sempre temos o que agradecer. Estar grVIDA, me sentir cheia de graa, completamente preenchida pelo Esprito Santo de Deus, me d vontade de gritar para todo o mundo como so grandes os milagres divinos! Que mximo compactuar com esta sublime fora! Certamente todos os livros que escrevo so o resultado dos incrveis arrANJOS que vivencio. Jesus sempre escala
16

GrVIDA

um time de primeira linha para acompanhar cada obra Sua. Fico extasiada e muito agradecida diante de tantas evidncias e provas de amor. Sempre tem algum normalmente quem eu menos imagino pronto para me indicar um caminho, a leitura de uma Palavra, o ttulo de um livro, um filme ou alguma situao que inspire a seqncia do que vou escrevendo. Basta estar aberto e atento... e agradecido antecipadamente. Fico maravilhada com a vida prpria que cada obra possui. Penso estar escrevendo num sentido e, quando termino, percebo que caminhei em outra direo, sob outro ponto de vista! Esta entrega incentiva-me a consagrar literalmente toda a minha vida aos divinos desgnios. E sempre sou surpreendida por acontecimentos inebriantes, que me levam a agradecer, e agradecer. Cada vez que assisto premiao do Oscar, encanto-me com a emoo das pessoas revendo em segundos o valor de tantas pessoas envolvidas para chegar a um resultado final. Adoro ler os agradecimentos dos livros, os crditos enfim, adoro sentir que o poder da gratido renova, restaura e revigora a alma para todas as batalhas. Faz-nos perceber o imenso exrcito, o rebanho de Jesus, unido. Ahhh!!! quantos anjos na Terra... Um dia ainda escrevo um livro s sobre a gratido! Quero deixar gravado na histria meu obrigada, obrigada, profundamente obrigada ao meu arcanjo e marido: Renozinho, mais uma vez, Eu te amo!!! Obrigada obrigada, profundamente obrigada por tudo, por tudo, sempre. Obrigada a minha famlia, por todo o apoio, carinho e desafios! Obrigada, querida anja na terra, Ailel, jamais esquecerei que foi voc quem me ensinou que muito mais importante que falar sentir Jesus. Obrigada, por sua entrega e dedicao, obrigada por aceitar ser este anjo designado

17

Biba Arruda

por Deus e nos ensinar na prtica o que verdadeiramente o amor incondicional. Apesar da distncia, aprendo com voc todos os dias. Obrigada, Cesar Romo, por sua infinita ateno e carinho. Obrigada, amigo, por viver na prtica exatamente o que escreve em seus livros. Ns ainda no nos conhecamos pessoalmente, mas falvamos pelo telefone como velhos amigos. Comentei minha alegria diante de toda sua disponibilidade, doao e generosidade ao compartilhar suas experincias profissionais e de vida. Com a maior simplicidade, Cesar foi complementando: As pessoas gostam de construir muros ao redor de si, eu prefiro construir pontes! Que gratido saber que tantas pessoas esto a postos para ligar um ponto ao outro, e formar um lindo e colorido desenho. Obrigada, obrigada, profundamente obrigada, Ldia Weber...Voc uma anja, mesmo! Obrigada, Marco Polo, obrigada, companheiro de viagem, por abrir as velas deste nosso barco para que ele navegue com mais eficincia em tantos oceanos. Obrigada, obrigada, profundamente obrigada a todos, todos que passaram pelo meu caminho durante minha vida e que com suas contribuies tornaram mais este livro uma realidade. Obrigada, Dr. Cornlio de Souza Pinto, nosso obstetra, obrigada por participar durante quatro dcadas do nascimento de tantas geraes, obrigada por dividir conosco tanta sabedoria. Obrigada por responder enxurrada de perguntas que levvamos a cada consulta, mesmo aquelas que no eram pertinentes gravidez. Obrigada, Walkiria Sulemain, Nininha querida, e Srgio Tegon por embarcarem nesta linda viagem deste livro, e darem a cara da capa!
18

GrVIDA

Obrigada, Mara, Andria, Dona Djanira, por cuidarem da nossa casa, da nossa famlia e sempre terem uma palavra de carinho e uma comidinha especial para nos fazer felizes! Obrigada, Gabriela Marques, nossa querida nutricionista, por desenvolver cardpio to especial, para uma gravidez tranqila e saudvel. Obrigada, obrigada, obrigada, profundamente obrigada ao Grupo de Orao Nossa Senhora das Graas, obrigada por tanto amor, por tanta inspirao. Vocs tm sido mais do que maravilhosas! Encontr-las toda semana engrandece a minha alma. Obrigada, Thereza, por ter sido a estrela guia que me conduziu a esse bonito encontro. Obrigada, Mauro, pela poesia to linda! Mais que isto... obrigada pelo momento sublime daquele domingo ensolarado. Eu havia deixado o original deste livro sbado noite, vocs chegariam tarde, talvez sem oportunidade de ler prontamente. Qual no foi nossa surpresa quando o telefone tocou na manh seguinte e fomos coroados por sua linda poesia, grVIDA, feita no caf da manh. Emocionada, pedi que voc lesse mais uma vez, chamei o Renozinho, coloquei o som em viva-voz, para que desfrutssemos daquele instante juntos. Por um arrANJO, nosso telefone fica perto do nosso altar. Enquanto sua voz ecoava, nossos olhos contemplavam Jesus docemente, compartilhando aquela emoo conosco. De repente, l estvamos ns, sem que esperssemos nada, surpreendidos por aquele momento precioso. Ns dois, nossa reluzentemente barriga de nove meses contemplados por mais esta delicadeza de Jesus. Obrigada, obrigada, profundamente obrigada, Pai, por todo dia termos tesouros divinos como este para Te agradecer!
19

GrVIDA

Prefcio
B
iba Arruda uma pessoa especial em muitos aspectos! Tornou-se, porm, verdadeiramente especial quando engravidou pela primeira vez, mais especial ainda na segunda e, imensamente especial, agora engravidando pela terceira vez, quando gerou este lindo livro. Quando uma mulher fica grvida, ela deixa sua marca no Universo, transformando-o, pois o dom do milagre da vida foi designado s mulheres. Uma gravidez causa grandes transformaes em todos os envolvidos, deixando at o homem grvido, que, de inveja daquela barriga linda da mulher, at engorda com ela; fica louco esperando que ela tenha um desejo para poder satisfaz-lo, sem contar os insights de abobalhao que rondam seus atos masculinos durante esses mgicos nove meses. Neste livro, Biba Arruda abre seu corao e, o mais lindo de tudo isso, ela o escreveu durante sua gravidez. No existe nada mais belo que uma escritora elaborar um livro sobre o assunto vivendo-o. O escritor Victor Hugo afirmava que o homem morre onde termina a terra, e que a mulher nasce onde comea o cu... Ele estava certo, o cu o lugar das mulheres e com certeza este caminho se abre no momento em que elas engravidam. Veja a ecologia do Universo, pura troca: o vento
21

Biba Arruda

derruba a folha, a folha fertiliza o solo; a nuvem faz a chuva, a chuva fertiliza a terra... Ns, homens, nos manifestamos de maneira a desejar nesta ecologia, mas a mulher... Ah! A mulher a luz a ser seguida, pois ela quem fertiliza as margens desse Universo ecolgico, no instante de sua gravidez. Especialistas da gentica j afirmam que em breve a mulher no precisar de um homem para gerar um filho, mas o homem sempre precisar de uma mulher para t-lo. Mulher, o elemento transmutador do Universo, gerador e reprodutor da maior criao do Inventor desta imensido de mundo. Deus deixou para elas e suas lindas barrigas a misso de encantar com a gerao da vida e, para ns, homens, a misso de servi-las e am-las sobre todas as coisas. Biba Arruda vai encantar-lhe com este livro, assim como todas as mulheres encantam em seu estado mais magnfico: o da gravidez. Voc no vai parar de ler este livro. Mas tome cuidado!Esta obra tem o poder de engravid-la quando chegar ao final, e tomara que voc engravide mesmo, pois eis a a maior manifestao do Criador.
Cesar Romo Escritor

Nota da autora:

Cesar e Thais ficaram grvidos pouco tempo depois dele entregar o texto acima! Bem-vindo mais um anjo do Senhor!

22

GrVIDA

Meu Deus, que presente mais lindo! Meu Deus, soube hoje, vou ser me. este, Biba, o dilogo mais profundo que podemos ter com nosso Deus, com nosso Pai. Que esta criana, quando nascer e depois, quando crescer, veja sempre uma me de joelhos a louvar, agradecer e confiar que cada nascimento seja um ato de louvor ao Pai e Virgem Maria, a me das mes.

Maricy Trussardi

Biba, Deus abenoe muito a voc. Os frutos do apostolado de voce son tao pero tao grandes que das semilla dos libros agora tem un bosque de eucaliptos de virtude no desierto da humanidade, asim como o gran presidente catlico de Ecuador no sculo pasado, levo un puado de semillas de eucalitos para sembrar no Quito e agora todo o Ecuador tem uma superpopulacao de estos arboles. Voc contribuy a construir o bosque das graas, aquele bosque que e pulmao natural do mundo para que os homens respiren o oxigeno perfumado da graca de Deus... Aquelo jamais o esquecer

Ivn, O Anjo de Cali Editor Internacional do Jornal El Ocidente Cali Colmbia

23

Sumrio
1. Positivo: Este o resultado que voc tem em suas mos. Voc est GrVIDA! ........28 2. O Princpio da Vida ............................34 3. Provas reais da Divina Providncia: O tempo de Deus diferente do nosso!...54 4. O milagre da criao ........................130 5. Gerar um filho gravar na vida uma histria ................................................152 6. Grvida do corao ..........................160 7. Grvida com a fora de Deus ............168 ArrANJOS Visuais ...............................197 Linha Direta com Deus ........................201

Magnificat
Ento disse Maria: Minha alma glorifica ao Senhor, meu esprito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamaro bem-aventurada todas as geraes, porque realizou em mim maravilhas Aquele que poderoso e cujo nome Santo. Sua misericrdia se estende de gerao em gerao sobre os que o temem. Manifestou o poder do seu brao: desconcertou os coraes dos soberbos. Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes. Saciou de bens os indigentes e despediu de mos vazias os ricos. Acolheu a Israel, seu servo, lembrando da sua misericrdia conforme prometera a nossos pais, em favor de Abrao e sua posteridade, para sempre.
Lucas 1: 46-56

Captulo I

Este o resultado que voc tem em suas mos. Voc est Grvida!

POSITIVO!

28

L nas entranhas Chega a vida Penetrada Inaugurando a alma Confirmando vises do amanh L nas entranhas acorda o futuro Faz pose para o vdeo-som D pontaps na parede uterina Procura a sada. Esperada L nas entranhas o calor da me Esconde o mistrio De formas ignoradas Da voz pressentida No choro No canto que vai nascer L nas entranhas O ser agasalhado Amadurece novas esperanas A continuidade da famlia Os segredos de Deus e do Amor L das entranhas Partir pequenino No caminho da luz Anunciada Que iluminou a Virgem de Belm E se reflete Na mo que acaricia o ventre Cheio de promessas.
GrVIDA, Para Drica e Biba, por Mauro Salles

29

GrVIDA

alvez voc estivesse esperando ansiosamente para que este brilhante sonho se realizasse, talvez voc tenha sido surpreendida por esta imensa novidade... No importa se estava esperando ou no, a partir deste grande marco sua vida jamais ser a mesma! Sua cabea gira, o batimento do seu corao incontrolvel... No existem palavras que possam descrever o turbilho de emoes vividas nesta hora encantada. Voc no sabe se ri, se chora, se pula, se grita, se canta, se reza... Por mais ctica que possa ser, voc se surpreender dizendo: Meu Deus!!! Vou ser me! A confirmao deste momento nico e precioso resgata dentro de ns a certeza da continuidade da vida, da preservao da espcie humana. Sempre ouvimos falar de uma fora superior, que rege a tudo e a todos... Mas uma coisa ouvir falar e outra bastante diferente vivenciar a experincia do Deus vivo dentro do prprio corpo! Estar grVIDA compactuar diretamente com a natureza, a convico plena de que realmente fazemos parte deste grande plano divino. A mulher d luz, assim como da terra se originam as plantas. A me alimenta, como fazem as plantas. Por isso, a magia da me e a magia da terra esto diretamente ligadas. A mulher quem d vida s formas e sabe de onde estas provm. Provm daquilo que est alm do masculino e do feminino, daquilo que est alm do ser e do no-ser. Aquilo que ao mesmo tempo e no . Est alm de todas as categorias da mente e do pensamento. Antes que seu filho nasa, certamente voc presenciar o nascimento de muitas novidades ao seu redor: primeiramente, uma nova mulher surgir bem diante do seu nariz!
31

Biba Arruda

Gradativamente, limites sero quebrados, a capacidade de doao que vivenciar no perodo de gestao ser infinitas vezes superior que jamais pde imaginar. S ento ser possvel compreender verdadeiramente o significado da expresso: Corao de Me. No apenas sua barriga ou seu tero estaro flexveis para crescer imensamente. A partir da fecundao, a me, o pai e as pessoas sua volta estaro expostos infinita elasticidade do grande amor universal. fascinante descobrir quanto possvel amar incondicionalmente algum que ainda nem conhecemos. Esta verdade faz toda a diferena: vocs estaro propensos a redescobrir a compaixo, a compreenso, o perdo, a f... Ento, sentiro o dedo de Deus em sua vida! Neste momento especial, que construdo minuto a minuto durante os nove meses e para o resto de nossa existncia, Deus nos envia uma legio de anjos, ainda que no estejamos atentos, para acompanhar cada descoberta, cada pequeno e grande milagre que certamente vivenciaremos. A maneira de ver a vida, de se relacionar com o seu companheiro, seus pais, seus familiares e at suas experincias sero encaradas de uma nova maneira. Estar grVIDA o exerccio pleno de prestar ateno aos pequenos e grandes milagres da vida, s delicadezas de Jesus. o momento ideal de descobrir a cano da sua prpria Existncia, o momento divino para se encontrar com o sagrado, abrir o corao e permitir que uma revoada de anjos invada seu viver. Uma mulher grVIDA capaz de emanar tamanha luz a ponto de ningum, seja na sua famlia, no ambiente do trabalho, no supermercado, no elevador, enfim, ningum mesmo ficar imune ao brilho de aura daquela que est gerando uma nova vida e espalhando esperana para novos dias.
32

GrVIDA

Tive imensa alegria e a bno de passear de mos dadas com Deus pelas experincias divinas de mulheres que vivenciaram grandes encontros e descobertas neste perodo to rico da vida que a gravidez. Por isso, o livro GrVIDA ajudar voc a entender melhor as mudanas que ocorrero fatalmente em sua histria, trazendo Deus para mais perto e fortalecendo sua f, fazendo voc compreender a magnitude desta bno. Parabns! Daqui por diante sua vida nunca mais ser a mesma!

33

Biba Arruda

CAPTULO II

O PRINCPIO DA VIDA

34

Senhor, vs me perscrutais e me conheceis, sabeis tudo de mim, quando me sento ou me levanto; de longe penetrais meus pensamentos. Quando ando e quando repouso, vs me vedes, observais todos os meus passos. A palavra ainda no me chegou lngua, e j, Senhor, a conheceis toda.Vs me cercais por trs e pela frente, e estendeis sobre mim a vossa mo.Conhecimento assim maravilhoso me ultrapassa,ele to sublime que no posso atingi-lo. Para onde irei, longe de vosso Esprito? Para onde fugir, apartado de vosso olhar? Se subir at os cus, ali estareis, se descer regio dos mortos, l vos encontrareis, tambm. Se tomar as asas da aurora, se me fixar nos confins do mar, ainda vossa mo que l me levar e vossa destra que me sustentar. Se eu dissesse: Pelo menos as trevas me ocultaro, e a noite, como se fora luz, me h de envolver. As prprias trevas no so escuras para vs: a noite transparente como o dia e a escurido, clara como a luz. Fostes vs que plasmastes as entranhas do meu corpo, vs me tecestes no seio de minha me. Sede bendito por haverdes feito de modo to maravilhoso. Pelas vossas obras to extraordinrias,conheceis at o fundo de minha alma.Nada de minha substncia vos oculto quando fui formado ocultamente, quando fui tecido nas entranhas subterrneas.Cada uma das minhas aes vossos olhos viram,e todas elas foram escritas em vosso livro; cada dia de minha vida foi prefixado, desde antes que um s deles existisse. Deus, como so insondveis para mim vossos desgnios! E quo imenso o nmero deles! Como cont-los? So mais numerosos que a areia do mar; se pudesse chegar ao fim, seria ainda com vossa ajuda.
Salmo 138

GrVIDA

u e voc j passamos por este processo. Seja como filhos, seja como pais, dele ningum escapa. Nem mesmo Jesus Cristo, que foi gerado no ventre Imaculado de Maria. Voc j deve ter estudado, lido ou algum j lhe contou como se d essa evoluo fantstica, mas neste instante eu desejo que voc realmente se entregue, deixe-se guiar pelos caminhos deste Sbio Senhor de todas as coisas. Sinta a delicadeza da Criao divina; sem dvida nenhuma, ela muito mais do que perfeita. E com toda a certeza esta riqueza fortalece e alimenta nossa f.

Antes que no seio fosses formado, eu j te conhecia; antes do teu nascimento, eu j te havia consagrado, e te havia designado profeta das naes.
Jeremias 1:5

O nico meio pelo qual o ser humano alcana a imortalidade biolgica reproduzindo-se na forma dos filhos. Em vez de uma pessoa viver para sempre, uma gerao segue-se outra. quase como uma corrida de revezamento. Antes que um corredor comece a cansar-se, homem ou mulher, passa o basto para o que segue, e assim por diante. Mas, ao contrrio de uma corrida de revezamento, em que os corredores so adultos e esto treinados e prontos para correr, a prxima gerao tem de nascer durante a corrida. Cada novo ser comea a viver quase como uma partcula invisvel de gelatina implantada na parede vermelha e esponjosa do tero de sua me. Poucos dias depois, a diminuta partcula de vida comea a desenvolver as caractersticas de um ser vivo. Neste ponto, algo difcil crer que esta partcula to nfima possa se transformar em uma
37

Biba Arruda

pessoa. Durante as primeiras semanas do desenvolvimento, o ser humano se parece muito com um peixe. medida que cresce, a minscula criatura comea a tomar nova forma e, em menos de doze semanas, comeam a surgir as inconfundveis caractersticas de um ser humano. Essa transformao ocorre num globo cheio dgua, chamado saco amnitico, que aumenta dia a dia para proteger o beb em formao. (Deus sempre sabe o que necessrio para nos proteger!) Enquanto se acha protegido no meio aquoso de sua cpsula privada, esse novo ser depende inteiramente do oxignio e dos nutrientes que circulam no sangue materno. O novo ser est ligado a essa fonte vital por meio de um tubo formado por seus prprios vasos sangneos, que se chama cordo umbilical. Esses vasos saem e entram no corpo do novo ser em formao em um ponto que mais tarde se converter no umbigo. Este sinal concreto do milagre da vida significa o elo de amor, doao, sobrevivncia e gratido. Estrategicamente, Deus o posicionou bem no centro do nosso corpo, para que no nos esqueamos de que j passamos um dia por esse processo divino. No fim do cordo, os vasos sangneos penetram na espessa parede do tero, onde se ramificam para formar um sistema chamado placenta. tudo perfeita e milimetricamente arquitetado por um Criador subli-me. O sangue do novo ser humano no se mistura com o da me, mas as duas correntes fluem to perto uma da outra que o oxignio e os nutrientes podem passar livremente entre elas. Que sabedoria! Duas vidas que correm juntas, mas separadas. Que grande ensinamento, que lio de respeito e espao! No fim dos nove meses, a eficincia do funcionamento desse sistema dar origem a um indivduo capaz, ento, de sobreviver sem ele. Como pode to pequena partcula de gelatina transfor38

GrVIDA

mar-se em um ser humano? Porque uma clula viva e contm instrues codificadas dizendo-lhe o que fazer. Essas instrues esto dispostas numa srie de fitas microscpicas chamadas cromossomos. O vulo fecundado do ser humano contm 46 deles. Vinte e trs so fornecidos pelo pai e 23 pela me. O conjunto dos 46 fornece todas as instrues que so necessrias para o crescimento e desenvolvimento de um ser humano, desde o vulo at a fase adulta. Entre os 23 pares de cromossomos que cada clula contm, h um que determina se o beb ser um menino ou uma menina. L se encontram tambm as heranas genticas, no somente a cor de seus cabelos e olhos, mas a histria da rvore genealgica de toda a famlia, possivel-mente deficincias que acompanham sua linhagem. Por isso to importante rezar pela cura de geraes, como falaremos adiante. Enquanto o novo ser humano est desenvolvendo os membros e os rgos de que vai precisar para sua prpria vida, fica guardado secretamente um nmero de clulas para benefcio da prxima gerao. (Uau! Deus pensa em tudo!!!) Essas clulas chamam-se germinais e so como a semente do milho que o agricultor guarda para a colheita da prxima estao. Num menino, essas clulas germinais, chamadas espermatozides, so fabricadas e guardadas num par de glndulas em forma de ameixas: os testculos. Nas etapas iniciais do desenvolvimento, os testculos esto dentro do abdme. Mais tarde, eles descem lentamente para uma bolsa enrugada entre as pernas, chamada escroto fora do abdme, j que o espermatozide frtil no amadurece adequadamente temperatura normal do corpo. Meu Deus! tudo muito pensado, nada existe sem que tenha um propsito. Se prestarmos ateno grandiosidade
39

Biba Arruda

das obras do Pai, ns nos certificaremos de que no podemos simplesmente terminar este ciclo com a morte.

Vida Nova
Na menina, as clulas germinais chamam-se vulos e acham-se num par de glndulas com a forma de amndoas chamadas ovrios. Ao contrrio de todas as outras clulas do corpo, as clulas germinais so as nicas capazes de criar uma nova gerao. Mas para que isso possa ocorrer, o espermatozide e o vulo tm de se unir num processo conhecido como fecundao. Veja a riqueza e a maravilha do processo da vida: os animais que vivem em lagos, rios e mares podem lanar seus espermatozides e vulos na gua, no qual a fecundao pode ocorrer sem dificuldade. Em terra, a fecundao exige outro caminho. O espermatozide tem de ser introduzido no vulo, dentro da clida umidade do corpo da mulher. Para que isso possa ocorrer, cada testculo est unido por meio de um tubo a um rgo o pnis capaz de bombear o espermatozide para dentro do corpo da mulher. Meu Deus! Que mquina absolutamente perfeita somos ns, tudo encaixa, tudo faz sentido, tudo sincronizado. No momento da concepo, uma exploso de sentimentos, o amor indescritvel, um total encontro com Deus, o milagre da criao divina! O resultado da exploso de amor, do encontro entre um homem e uma mulher, s pode gerar um ser absolutamente novo! Cheio do Esprito Santo de Deus, de bnos e glrias. Essa explicao est bem clara em Hebreus 9:25-28.
40

GrVIDA

Ele no teve que se oferecer muitas vezes, como o sumo sacerdote que todos os anos entra no santurio com sangue que no seu. Se assim fosse, ele deveria ter sofrido muitas vezes desde a criao do mundo. Entretanto, ele se manifestou uma vez por todas, no fim dos tempos, abolindo o pecado pelo sacrifcio de si mesmo. E dado que os homens morrem uma s vez e depois disso vem o julgamento, assim tambm Cristo se ofereceu de uma vez por todas, para tirar o pecado de muitos. Ele aparecer uma segunda vez, sem nenhuma relao com o pecado, para aqueles que o esperam na salvao.
Enquanto os testculos fabricam incontveis milhes de espermatozides, o ovrio muito mais parcimonioso no nmero de vulos que produz. Quando uma menina nasce, ela tem cerca de dois milhes de vulos armazenados dentro de si e, no decorrer de sua vida, este nmero reduzir a cada ciclo menstrual. Por volta dos 50 anos, cessar completamente. Tudo isso para resultar em uma nova vida, herdando geneticamente todo o material de pai e me. O tero um rgo surpreendentemente pequeno, mas durante a gravidez seu tamanho aumenta cerca de 20 vezes. tudo to perfeito! Perceba por quantos milagres passamos at chegarmos aqui! As paredes do tero so musculares; quando chega a hora do parto, elas podem impelir o beb maduro para o mundo exterior. Na entrada do tero, uma imensa quantidade de espermatozides inicia sua perigosa viagem pela estreita passagem do crvix ou colo do tero. Movendo-se a uma velocidade aproximada de 2,5cm a cada vinte minutos,
41

Biba Arruda

o espermatozide avana para dentro da obscuridade. A maioria deles cai exausta, mas os sobreviventes so mais do que suficientes para alcanar o objetivo final. Enquanto isso, na extremidade oposta do tero, soltou-se um vulo maduro vindo do ovrio. Cada vulo cercado por um halo de cerca de seis mil clulas nutritivas, que se liberam com ele durante a ovulao. Elas protegem e alimentam a preciosa Ana Thereza exatamente carga. O vulo cai na tuba no dia em que nasceu de Falpio, onde flutua suavemente para baixo, transportando sua preciosa carga de cromossomos. Os espermatozides que sobreviveram viagem renem-se em torno do prmio. Embora apenas um consiga ser o vitorioso e romper as paredes gelatinosas do vulo, substncias qumicas criadas pelos outros competidores facilitam a penetrao do candidato vitorioso. Uma vez que o espermatozide entra no vulo, todos os cromossomos se renem: um grupo do pai e um grupo da me. Essas informaes genticas agora reunidas na clula determinam que no somente o feto vai se desenvolver como um ser humano, mas que tambm vai ser distinguido como um indivduo especfico e nico! As instrues necessrias para o processo de fabricao de um ser humano esto agora completas. O que se segue a maior exploso criadora da natureza! Apoiado por seu abrigo nutritivo, o embrio se desenvolve dia a dia. Comeam a aparecer pequenos botes que marcam os
42

GrVIDA

lugares em que vo se desenvolver quatro membros. Dentro desses botes as clulas se juntam em blocos de tecido que vo acabar formando os ossos e os msculos. Aps 16 semanas de gravidez, esses tornaram-se to bem-formados que a me pode sentir a dana do beb em crescimento. O pequenino corao comea a bater, bombeando o sangue pelo cordo umbilical e para a placenta. O sangue da me e do filho so separados na placenta por uma simples camada de clulas, fina o bastante para permitir que o oxignio e o alimento passem da circulao da me para o beb em crescimento. No fim de nove meses, o beb ter evoludo a ponto de poder sobreviver sem o sistema de apoio vital de que dependia. O tero deve ento iniciar a sua segunda tarefa: o trabalho de parto. Perto da data de nascimento esperada, as paredes do tero comeam a se preparar para a rdua tarefa de empurrar o beb para a outra fase da vida. Semanas antes, a me j comea a sentir leves contraes musculares avisando que o dia do parto est chegando. No incio do trabalho de parto, as contraes ficam mais fortes e regulares. A cabea do beb desce suave at pousar sobre a borda inferior do tero. Isso provoca contraes mais fortes, e a abertura do crvix aumenta de modo a permitir a passagem da cabea da criana. a primeira fase do trabalho de parto. A qualquer momento dessa fase, a bolsa dgua, ou saco amnitico, na qual o beb flutua em segurana, rompe-se. Durante o trabalho de parto, a placenta permanece firmemente unida parede do tero, passando o oxignio para o beb, que ainda no comeou a respirar sozinho. Este o momento mais delicado de todo o processo, porque durante as contraes fortes a proviso de sangue materno para a placenta cessa e o beb
43

Biba Arruda

s pode obter oxignio durante os perodos cada vez mais curtos de relaxao do tero. Durante sua descida, a cabea do beb mantm-se curvada para a frente com o queixo contra o peito, de modo que a parte mais estreita do crnio se apresente para a sada. Pela mesma razo, os braos e as pernas so fortemente dobrados. Quando a cabea emerge da vagina, limpa-se a gua e a baba da boca do beb, antes de ajudar cuidadosamente a sada dos ombros e dos braos. Ento, o beb desliza para o primeiro dia na Terra, acompanhado por muitos anjos, arcanjos e serafins, sempre sob os olhos do Senhor. Essa seqncia de milagres fabulosos que descrevem o princpio da vida no uma fico. Com a tecnologia avanada de hoje, podemos ver cenas filmadas dentro do corpo humano, que comprovam cada passo descrito com extrema nitidez. Nesse processo to bem articulado, percebemos as inmeras transformaes e at ainda perdas que um indivduo vive antes mesmo de respirar sua primeira arfada de ar. Uma certeza nos conforta: a mo de Deus est atenta, cuidando de cada nova etapa; se nenhuma folha cai de uma rvore sem seu consentimento, imagine os passos de um filho muito amado! Ento, voc pode se perguntar: Por que temos de passar por tamanhas tribulaes? O plano de Deus absolutamente perfeito, sua Misericrdia tambm. Se ns perdemos o paraso por causa de Eva, nossa salvao justamente chega por outra mulher: Maria. Repare que, quando dizemos AVE, Maria, estamos praticamente dizendo o contrrio de EVA. Se Eva apresentou a Ado o fruto proibido, Maria apresentou a Jos o fruto do profundo Amor e Salvao: Jesus Cristo.
44

GrVIDA

Como reflete e conclui sabiamente Santo Agostinho em um de seus brilhantes Sermes: A Ressurreio nos foi primeiramente apresentada por uma mulher: Madalena. Como grande a confiana e responsabilidade que Deus conferiu mulher!

Sementes, Flores e Frutas


Se viajarmos pelo tnel do tempo, perceberemos que nas sociedades primitivas a caa era ento um ritual de sacrifcio. Os caadores encenavam atos de expiao diante dos espritos dos animais que partiam, esperando coagi-los a retornar para serem sacrificados de novo. As feras eram vistas como enviados do outro mundo. Assim sendo, estabelecia-se um mgico acordo entre caador e caa, como se eles estivessem aprisionados num crculo mstico atemporal de morte, sepultamento e ressurreio. As pinturas nas paredes das cavernas e sua literatura oral ganharam forma e impulso, e passaram a se chamar religio. Quando nossos ancestrais descobriram novas possibilidades e da caa passaram para o plantio, as histrias que contavam para explicar os mistrios da vida mudaram tambm. Ento, a semente se tornou o smbolo mgico do ciclo infinito. A planta morria, era enterrada e sua semente renascia. Todas as religies do mundo incorporaram esse smbolo da revelao da Verdade eterna: o milagre da transformao. A vida provm da morte: A bemaventurana provm do sacrifcio. Jesus, o grande Mestre de todos os tempos, partilha conosco toda a sua sabedoria. Seus grandes olhos viram a magnificente realidade num gro de mostarda.
45

Biba Arruda

Em verdade, em verdade, vos digo, a menos que caia na terra e morra, o gro de trigo ficar inerte e abandonado; mas, se morrer, dar muitos frutos

Palavras de Jesus. Evangelho de So Joo

Partilhar tesouros. Renascer. Conhecer o melhor do que conhecido, criar uma corrente de idias verdadeiras e estimulantes. Experimentar na prpria conscincia um emocionante frescor de vida, propiciar o crescimento da prpria imaginao e contagiar todo aquele que est ao seu lado, sobretudo algum que est intrinsecamente ligado a voc por meio de um cordo umbilical. Durante a gestao, o feto, posteriormente seu beb, j sensvel a tudo o que o rodeia. Por isso, procure enviar boas referncias, bons costumes. Leia, pesquise, interesse-se por temas construtivos e edificantes, de certa maneira isso estar sendo gravado na memria do filho que est gerando. Dar asas liberdade do ser. Esse o verdadeiro milagre da transformao, abrir-se para torrentes de bnos, graas e glrias. Danar a msica dos anjos, a cano do Universo essa msica que ns danamos mesmo quando no somos capazes de reconhecer a melodia. Este o som que est por toda a parte; cabe a cada um de ns busc-lo e encontrar o ritmo perfeito para bailar, conduzir sua vida consagrada a Jesus, compondo assim a letra e o arrANJO da sua prpria cano. Uma legio infinita dos anjos do Senhor est a postos com harpas e liras. Voc membro atuante desta brilhante orquestra! Ainda que os repetitivos e insistentes acordes iniciais no o agradem muito, persevere!
46

GrVIDA

Eles nem sempre so agradveis de ouvir, mas so necessrios para afinar os instrumentos, esquentar sua orquestra e finalmente comear sua sinfonia, regida pelo grande Maestro, Jesus Cristo, sob a luz do Esprito Santo. Fora, Guerreiro da Luz! Voc consegue!

Debulhar o trigo, recolher cada bago do trigo, forjar no trigo o milagre do po e se fartar de po. Decepar a cana, recolher a garapa da cana, roubar a doura do mel e se lambuzar de mel.

Milton Nascimento

47

Biba Arruda

Parbola do semeador
Um agricultor saiu para semear suas sementes. Andou, andou e andou por todo o campo, espalhando-as. Algumas caram na estrada e no penetraram no solo, logo servindo de comida para os pssaros. Outras sementes caram num solo pedregoso. Brotaram rapidamente, mas suas razes no puderam se aprofundar. Logo murcharam e morreram. Algumas sementes caram entre as plantas espinhosas que margeavam o campo. Elas brotaram, mas os espinhos no deixaram que elas crescessem. Finalmente, algumas outras sementes caram em solo bom e frtil. Germinaram, cresceram e produziram sua safra de gros. Jesus explicou o significado da parbola: A semente a palavra de Deus, que chega a ouvidos diferentes. Alguns, como o solo batido, tm seu corao insensvel. Outros, como o solo rochoso, recebem a palavra de Deus com alegria, mas no permitem que criem razes, abandonando-as quando as coisas ficam difceis. Outros, como as sementes entre os espinhos, recebem a palavra de Deus, porm deixam que as preocupaes, a ganncia e o egosmo a sufoquem. Mas algumas so como o solo frtil: ouvem a Palavra de Deus e a conservam no ntimo de seus coraes. Acolhem-na e do fruto, trinta, sessenta e cem por um. Estes entendem e seguem o que Deus diz.
48

GrVIDA

A gravidez nos oferece muitos questionamentos, passamos a conviver com a sensao de acordar todos os dias com o novo, com o incontrolvel. Muitas vezes pode ser complicado ultrapassar tamanha instabilidade. Podemos at ter uma vaga idia sobre os processos que esto ocorrendo internamente, conversar com o mdico na hora da consulta, pesquisar em livros especficos o que est se passando, vamos encontrar: em determinado ms, estes ou aqueles rgos estaro se desenvolvendo, logo adiante as plpebras estaro comeando a abrir e fechar, a cor dos olhinhos ser definida no segundo trimestre! Apesar de todo o nosso interesse e curiosidade, tudo um grande e irreversvel mistrio, algo que no depende exclusivamente de ns, que transcende nossa vontade e controle. A barriga cresce, e a quantidade de perguntas, tambm! nesse momento que preciso estar conectadssimo com Deus, para no permitir que Suas Palavras sejam desperdiadas. Por isso, vale a pena ter bastante claro em que tipo de solo esta semente divina foi plantada. Releia a parbola do semeador, com estes olhos! Quando a terrvel tentao dos pensamentos negativos assolar Ser que meu filho ser perfeito? Como ser sua sade? Ser que seremos capazes de proporcionar todos os cuidados necessrios?... Como ser nosso relacionamento? Como conduziremos nossa relao matrimonial e nossa famlia? O mundo est atravessando muita violncia, como podemos estar colocando mais uma pessoa para sofrer tantas dificuldades!? Ser que darei conta de parir? Ser que este o momento apropriado de ter um beb? Nossa rotina vai mudar completamente, ser que estamos preparados? E minha carreira, como fica?! Voc, com certeza, j deve ter tido a sua dose de tentao. Reaja! No permita que
49

Biba Arruda

a fora contrria do inimigo a perturbe, com certeza ele vai encontrar inmeras formas de apavor-la, das maneiras mais sutis e astutas possveis, ainda mais em circunstncias desconhecidas e novas. Far to bem feito que voc pensar que somente um questionamento pertinente s transformaes que est vivendo. Refletir, meditar a respeito saudvel e faz parte da evoluo; permitir que a insegurana tome conta, isso um articulado plano diablico. No d brecha, feche todas as janelas para que ele no tenha acesso. Fique firme! Como bem diz Santa Teresa: Nada te perturbes, nada te preocupes, tudo passa. S o que no passa a Palavra de Deus. Preste ateno: F acreditar naquilo que no se pode ver nem tocar... nem explicar. Consagre sua gestao, entregue seu filho a Jesus. Pea que Ele cuide e esteja presente em cada etapa, capacitando voc e seu marido, para que vocs sejam realmente uma Sagrada Famlia. Rebata os maus pensamentos imediatamente com afirmaes precisas:

Este filho Teu, Senhor, toma-o em Tuas mos, forma-o segundo Tua imagem e semelhana. Eu Te louvo e bendigo, Senhor, por nos permitir vivenciar Tua misericrdia. Faze-nos dignos desta misso.
Obrigada, obrigada, profundamente obrigada pela oportunidade maravilhosa que estamos vivendo. Cuide do solo para que a semente cresa linda e forte, certifique-se de fazer todos os exames pr-natais necessrios, de cumprir da melhor maneira todos os requisitos para uma boa gestao, esteja atenta aos alimentos, para que sejam
50

GrVIDA

os melhores possveis. Aproveite essa fase espetacular de cumplicidade com Deus, para alimentar tambm sua alma e esprito, para que vocs sejam fortalecidos e que possam atravessar os possveis rios e incndios, dos quais Ele nos disse (Isaas, 43) que enfrentaramos, mas na certeza de que no nos afogaramos, nem tampouco nos queimaramos. A escolha, meu amado, minha amada, sua! Persiga a santidade, a impecabilidade, seja fiel aos princpios sagrados. Luz Divina. Os milagres existem e esperam por voc! Alis, o seu milagre tem data marcada para acontecer: nove meses! Quanto mais testemunhos de f forem espalhados, mais bnos, glrias e graas sero colhidas. O gro no germina sozinho: O Reino de Deus como um homem que lana a semente terra. Dorme, levanta-se, de noite e de dia, e a semente brota e cresce, sem ele perceber. Pois a terra por si mesma produz, primeiro a planta, depois a espiga e, por ltimo o gro abundante da espiga. Quando o fruto amadurece, ele mete-lhe a foice, porque chegada a colheita (Marcos, 4: 26-27). A gravidez assim tambm. Voc pode desejar muito que acontea em determinado ms, voc e seu marido podem planejar, querer... mas o tempo de Deus diferente do nosso. s vezes, estar grVIDA nem de longe fazia parte dos planos de vocs... Mas Nosso Senhor um Deus de propsitos firmes. Ele a chama pelo nome e a escolheu. Como podemos comprovar nas Escrituras: No fostes vs que me escolhestes, mas EU vos escolhi e vos constitu para que ide e produzis fruto, e o vosso fruto permanea. Eu assim vos constitui, a fim de que, tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vos conceda. O que mando que vos ameis uns aos outros(Joo 15:16-17) Estar grVIDA oportunidade de compreender a
51

Biba Arruda

respeitar o tempo. como receita de bolo, para ele ficar bem bonito, gostoso e fofinho no se pode abrir o forno a todo momento para ver como esto indo as coisas. A gente coloca todos os ingredientes, mistura com amor, unta a forma... depois de colocar tudo l dentro s esperar, acreditando que aps o tempo previsto poderemos retirar a receita prontinha. O mesmo acontece com nossa semente que est guardadinha dentro do nosso forno! Claro que nosso dever manter o fogo aceso, cuidar da manuteno enquanto est assando! Mas o milagre no depende mais de ns, a sorte est lanada! E veremos logo o resultado! Da mesma forma que as sementes plantadas possuem seu prprio ritmo e tempo. Veja que sentido mais lindo nos ensina esta passagem transcrita antes: De apenas um gro, se faz uma espiga repleta de sementes! Pense nisso... pura sabedoria. Jesus e o Reino de Deus sempre esto nos exemplificando a fartura e abundncia... Seja nesse exemplo vivo ou ainda no milagre da multiplicao dos pes, que alimentou cinco mil pessoas e ainda as sobras foram suficientes para encher doze cestos, simbolicamente representando o alimento para cada um dos meses que formam o ano. Para que haja esta colheita abundante, preciso viver a entrega, confiar, fazer sua parte e deixar-se conduzir pela luz Divina. Sem ansiedades, permitindo-se crer completamente na Divina Providncia, ela nunca falha!

52

A Divina Providncia nunca falha! Lembre-se: para Deus nada impossvel

Biba Arruda

Captulo III

Provas Reais da Divina Providncia: o Tempo de DEUS


diferente do nosso!

54 54

GrVIDA

Cantai ao Senhor um cntico novo, porque Ele operou maravilhas. Sua mo fez conhecer a sua salvao. Manifestou sua justia face dos povos. Lembrou-se de sua bondade e de sua fidelidade em favor da casa de Israel. Os confins da terra puderam ver a salvao de nosso Deus. Aclamai o Senhor, povos todos da terra, regozijai-vos, alegrai-vos e cantai. Salmodiai ao Senhor com ctara, ao som do saltrio e com a lira. Com a tuba e a trombeta elevai aclamaes na presena do Senhor rei. Que os rios aplaudam, que as montanhas exultem em brados de alegria diante do Senhor que chega porque ele vem para governar a terra. Ele governar a terra com justia e os povos com eqidade.
Salmo 97

55 55

GrVIDA

ou contar algumas histrias sobre como funciona a Providncia Divina. Quero que fique registrada no seu corao esta certeza: nenhuma orao volta vazia. NENHUMA!

O Som do Amor
Como qualquer me, quando Karen soube que um beb estava a caminho, fez todo o possvel para ajudar o seu outro filho, Michael, com trs anos de idade, a se preparar para a chegada. Os exames mostraram que era uma menina, e todos os dias Michael cantava perto da barriga de sua me. Ele j amava sua irmzinha antes mesmo de seu nascimento. A gravidez se desenvolveu normalmente. No tempo certo, vieram as contraes. Primeiro, a cada cinco minutos; depois a cada trs; ento, a cada minuto uma contrao. Entretanto, surgiram algumas complicaes e o trabalho de parto de Karen demorou horas. Todos discutiam a necessidade provvel de uma cesariana. At que, enfim, depois de muito tempo, a irmzinha de Michael nasceu. S que ela estava muito mal. Com a sirene no ltimo volume, a ambulncia levou a recm-nascida para a UTI neonatal do Hospital Saint Mary. Os dias passaram. A menininha piorava. O mdico disse aos pais: Preparem-se para o pior. H poucas esperanas. Karen e seu marido comearam, ento, os preparativos para o funeral. Alguns dias atrs estavam arrumando o quarto para esperar pelo novo beb. Agora, os planos eram outros. Enquanto isso, Michael todos os dias, pedia aos pais que o levassem para conhecer a sua irmzinha. Eu quero cantar para ela, dizia. A segunda semana de UTI entrou e esperava-se que o beb no sobrevivesse at o final dela.
57

Biba Arruda

Michael continuava insistindo com seus pais para que o deixassem cantar para sua irm, mas crianas no eram permitidas na UTI. Entretanto, Karen decidiu: ela levaria Michael ao hospital de qualquer jeito. Ele ainda no tinha visto a irm e, se no fosse naquele momento, talvez no a visse viva. Ela vestiu Michael com uma roupa um pouco maior, para disfarar a idade, e rumou para o hospital. A enfermeira no permitiu que ele entrasse e exigiu que fosse retirado dali. Mas Karen insistiu: Ele no ir embora at que veja a sua irmzinha! Ento, a enfermeira levou Michael at a incubadora. Ele olhou para aquela trouxinha de gente que perdia a batalha pela vida. Depois de alguns segundos olhando, ele comeou a cantar, com sua voz pequenininha: Voc o meu sol, o meu nico sol. Voc me deixa feliz mesmo quando o cu est escuro... Nesse momento, o beb pareceu reagir. A pulsao comeou a baixar e estabilizou-se. Karen incentivou Michael a continuar cantando. Voc no sabe, querida, quanto eu a amo. Por favor, no leve o meu sol embora... Enquanto Michael cantava, a respirao difcil do beb foi se tornando suave. Continue, querido!, pediu Karen, emocionada. Outra noite, querida, eu sonhei que voc estava em meus braos... O beb comeou a relaxar. Cante mais um pouco, Michael. A enfermeira comeou a chorar. Voc o meu sol, o meu nico sol. Voc me deixa feliz mesmo quando o cu est escuro... Por favor, no leve o meu sol embora...
58

GrVIDA

Na manh seguinte, a irm de Michael j tinha se recuperado e em poucos dias foi para casa. O Womans Day Magazine chamou essa histria de O milagre da cano de um irmo. Os mdicos chamaram simplesmente de milagre. A me, que tudo presenciou, chamou de milagre do amor de Deus.

O Arcanjo Gabriel anuncia a Isabel e Zacarias: A bno de ser agraciada na velhice


Nos tempos de Jesus, a Palestina estava ocupada pelas legies romanas. A regio foi dividida em trs partes: ao norte, a Galilia; no centro, a Samaria; ao sul, a Judia. Na Judia, a poucos quilmetros de Jerusalm, vivia um homem chamado Zacarias e sua mulher, Isabel, que era descendente de Levi, filho de Jac, prima de Maria, que morava bem distante, em Nazar, na Galilia. Apesar de se considerar o povo escolhido por Deus, as dificuldades materiais dos judeus eram muito grandes, chegando a ponto de haver fome entre eles; se no achavam como sobreviver em suas terras, decidiam procurar solues em outros lugares, sendo sempre um povo nmade procura da Terra Prometida. Assim, a instituio famlia sempre foi o maior patrimnio e segurana para os judeus at os tempos de hoje, a famlia significa o porto seguro, e o que h de mais slido para este povo. Zacarias e Isabel j eram bem idosos e no tinham ainda conseguido concretizar o sonho de perpetuar sua existncia por meio dos filhos, formando uma famlia. Oravam e pediam a Deus a bno de poder ter um filho, mas no tinham alcanado essa bem-aventurana.
59

Biba Arruda

Certa vez, no templo de Jerusalm, Zacarias estava de servio. Os sacerdotes mantinham sempre aceso o fogo sobre o altar do incenso. Zacarias, conforme o costume, honrava o Senhor com o incenso queimado; enquanto desempenhava sua funo de culto, as pessoas rezavam devotadamente em frente ao santurio. Nesse momento, Zacarias jogou um punhado de incenso sobre as brasas do altar. Uma densa nuvem perfumada subiu para o teto do Templo. Quando a coluna de fumaa se espalhou, o velho sacerdote viu do lado direito do altar um anjo do Senhor. Foi tomado por um grande temor, mas o anjo o tranqilizou: No temas, Zacarias! Venho trazer-te uma boa notcia. Tu e Isabel sempre desejastes um filho. O Senhor ouviu a vossa prece... O anjo falou em voz baixa, quase sussurrando. Zacarias balanou a cabea, como para espantar um susto. Esfregou os olhos, engasgou-se e balbuciou: Mas eu... sou velho... Isabel tambm.... Um filho? O anjo sorriu. Falou de novo, e sua voz parecia o sussurrar das folhas movidas pela brisa: Eu sou Gabriel e estou diante de Deus para servi-Lo. Tu ters um filho. O Senhor Deus o plenificar do Esprito Santo desde o nascimento. Tu o chamars Joo. Ele anunciar ao mundo a presena do Filho de Deus. Ser forte e poderoso como o profeta Elias. Zacarias perguntou: Como possvel tudo isso? Como posso acreditar no que dizes? O anjo tornou a falar, mas sua voz agora fez barulho como uma torrente de gua em dia de enchente. Gabriel no sorriu mais. Seu olhar se tornou severo. Ele disse:
60

GrVIDA

Porque no acreditaste nas minhas palavras, ficars mudo at o dia em que se cumprir a promessa que te fiz. Nada impossvel a Deus. Zacarias abriu a boca e disse: Mas eu no queria duvidar do Senhor... Mas essas palavras ficaram como que pregadas em sua lngua. Ele no as ouviu, seus ouvidos no as captaram. Zacarias emitiu algumas exclamaes de medo, espanto, embarao, mas de sua boca no saiu nenhum som inteligvel: estava completamente mudo. Tentou gritar, mas no conseguiu. Zacarias estava assustado com a mudez, mas seu corao estava contente. Aquela viso era mesmo um anjo do Senhor, agora sabia que o anjo estava dizendo a verdade. O velho sacerdote quis louvar o mensageiro celeste e jogou sobre as brasas ardentes outro punhado de incenso. Uma densa nuvem perfumada subiu pela segunda vez. Zacarias esperou a nuvem se dissipar, olhou para o lado direito do altar, mas no viu mais o anjo. Ao sair, depois de muito tempo que estava no Templo, tentou gesticular de todas as maneiras, procurando desenhar o anjo no ar. A postura nada cerimoniosa do sacerdote escandalizou os devotos. Mas Zacarias estava to exultante que s esperava que os seus dias de planto no Templo terminassem para correr para casa, encontrar Isabel e contar-lhe. Algum tempo depois, Isabel percebeu que estava grVIDA. Mas no contou a ningum. Ela pensou: Finalmente o Senhor me ouviu. Agora, no tenho mais motivo para sentir vergonha. A mim como a Sara, mulher de Abrao, o Senhor concedeu um filho na velhice!
61

Biba Arruda

Senhor de Firmes Propsitos


Esta histria se passou quase dois mil anos depois desta que voc acaba de ler; embora os personagens, a poca, as circunstncias, os hbitos e costumes sejam outros, Nosso Senhor continua inabalavelmente o mesmo. A Ele toda honra e glria, para sempre seja louvado! Mariza uma baiana que sorri com o olhar. Ela o tipo de pessoa que voc gosta antes mesmo que ela comece a falar... Pertencemos ao mesmo grupo de orao. Um dia, ela se aproximou de mim e disse com aquele sotaque encantador: Venha c, Biba, quero lhe contar uma coisa. A presena de Deus na minha vida no se faz de uma maneira sutil, mas bem concreta, verdadeira, mesmo! Por isso, milagre no um acontecimento extraordinrio, que ocorre de vez em quando, e sim o poder de Deus manifestado em cada instante, desde quando peo uma coisa mais simples, como uma vaga num estacionamento, at o que consideramos impossvel, como o exemplo que agora vou lhe contar. Casei com um paulista; portanto, logo aps nosso casamento e lua-de-mel, viemos para So Paulo iniciar nossa nova vida, cheios de amor, de esperana e sonhos... E nesses sonhos estava includa a maternidade! Da, procuramos uma ginecologista-obstetra, uma profissional renomada indicada pela mdica que me atendia em Salvador. Marcamos uma consulta e fomos ao seu consultrio. Aps um exame minucioso, com uma anamnese muito longa, na qual relatei que tenho diabetes do tipo I desde os nove anos de idade, ela nos deu seu diagnstico, que na verdade no era aquilo que espervamos: eu no poderia ser me: segundo ela, isso seria dificlimo ocorrer.
62

GrVIDA

Samos de l aos prantos, sem rumo, mas jamais me deixei levar pelo desespero, pela falta de f. Ento disse ao meu marido: Fernando, o nico que poder nos dizer se teremos um filho ou no Deus, mesmo que essa resposta demore 10 anos... Como o Criador sabe exatamente que sou muito imediatista, a sua resposta demorou somente o tempo de chegarmos em casa. Peguei a Bblia e abri aleatoriamente. Deus escolheu nos responder atravs do Evangelho de So Lucas, no qual relata que Zacarias no acreditava que Isabel lhe daria um filho, e ao aparecer em sonho Ele disse: Zacarias, o que para o homem impossvel, para Deus possvel, e ters um filho, que ser chamado Joo. Ento com lgrimas de f nos olhos, disse: Fernando, vamos ter um filho, no sei quando, se for menino se chamar Lucas, se for menina Maria. Fomos procurar outro mdico e ele no s confirmou o diagnstico anterior como deu incio a um tratamento de fertilidade, cujo primeiro passo seria o uso de uma medicao para induzir a menstruao, pois eu no menstruava h dois meses, embora para mim isso fosse normal, pois no tinha um ciclo regular nem peridico. Aps a primeira medicao, nada aconteceu, portanto o mdico mandou que retornasse, a fim de aplicar uma medicao mais forte. Segundos antes dessa aplicao, creio que o Esprito Santo o ungiu e ele decidiu fazer um exame de gravidez. No dia seguinte, para nossa surpresa, ele nos telefonou dizendo o resultado: POSITIVO. Depois o Dr. Motaury Moreira Porto, mdico que me acompanhou da em diante, disse que essa criana, que ainda era do tamanho de um gro de areia, no tinha sido abortada com a medicao (o que pensaramos que era uma simples menstruao) por obra do Esprito Santo.
63

Biba Arruda

E assim prosseguiu a minha gravidez, cheia de cuidados e preocupaes inerentes a uma paciente de alto risco, porm nunca perdemos a f que o final seria feliz. Aps sete meses e 23 dias nasceu LUCAS, um menino lindo o prprio mdico de Homens e de Almas: So Lucas. Grande, bem alvo e, imagine voc, com os olhos azuis, o que para ns tambm era impossvel. S mesmo para ns, porque para Deus tudo possvel! Hoje, Lucas tem 16 anos e um garoto muito especial em todos os sentidos, brilhante intelectualmente, mas acima de tudo espiritualmente. Trs anos aps o nascimento de Lucas, montei o meu consultrio e retomei minha atividade como odontopediatra, alis com muito empenho e dedicao. Assim foram passando os anos, e minha esperana de ter mais um filho foi sendo desestimulada pelos meus mdicos, pela minha famlia e at mesmo pelo Fernando, pois como portadora de Diabete Mellitus Tipo I, e devido a minha idade, os riscos de uma gravidez para minha sade se tornavam cada vez maiores. Nas minhas condies, uma gravidez deveria ter sido planejada para logo aps o nascimento de Lucas. Em meados de 1987, aps a missa a que assisto diariamente na Igreja de So Pedro e So Paulo, encontrei-me com Maria Pia Trussardi Ugolini, e ela me disse que havia tido uma locuo interior de Nossa Senhora. ELA dizia que eu ficaria grvida de uma menina. Maria Pia, preocupada, recomendou-me que procurasse meu mdico, pois sabia tanto do meu desejo de ter mais um filho como de meu estado de sade. Enquanto ela me falava tudo isso, eu pensava: Maria Pia est ficando pirada, pois impossvel que isso acontea. Ento, de repente, no sei por que disse Maria Pia: Se um dia eu tiver essa filha que voc est me dizendo eu colocarei nela o seu nome.
64

GrVIDA

Aps trs anos, fomos convidados por Maria Pia para passar a noite de Ano-Novo em sua casa, em Laranjeiras, no Rio de Janeiro. Foram dias maravilhosos, cheios de atividades. Na noite da passagem do ano notei que o zper de minha roupa fechou com dificuldade e que havia uma barriguinha indesejada, que atribu s qualidades culinrias da casa de Maria Pia. Dias depois, j de frias na casa de meus pais, na Bahia, fiquei intrigada com aquela barriga que insistia em aumentar, apesar do rigoroso regime ps-Laranjeiras que me impus. Desconfiada, pedi a meu pai, que era mdico, um exame de gravidez. Depois de uma hora, ele me ligou do laboratrio dando a notcia de que eu realmente estava grVIDA. Foi uma festa! Todos ficaram muito felizes, embora um tanto apreensivos com relao a minha sade. Retornando a So Paulo, comecei a preparar o enxoval e o quarto do beb, tudo em tons de rosa, apesar de no saber o sexo, o que s viemos a ter certeza no nascimento porque, pela posio do feto, os mdicos no conseguiam determin-lo. Mas minha certeza de que era uma menina era inabalvel. Aos oito meses de uma gestao cercada de cuidados mdicos, nasceu de fato uma menina, que recebeu nome de Maria Pia. Prematura devido minha diabete, Maria Pia teve ainda srias complicaes por causa do no-fechamento de uma membrana que separa o sangue venoso do arterial, normalmente aberta no feto, mas que deve se fechar aps o nascimento. Os mdicos da UTI neonatal comunicaram primeiro Fernando e os avs que Maria Pia seria mantida com respirao artificial durante 72 horas para aguardar a evoluo do seu caso e esperar o fechamento da tal membrana. Se nesse prazo ela no se fechasse naturalmente, deveria ser submetida a uma cirurgia, o que sempre representa um alto risco para uma criaturinha to frgil.
65

Biba Arruda

Aquele foi um momento muito difcil, mas no desanimei, pois nada me tirava a f na misericrdia do PAI. No dia seguinte, todos queriam nos visitar e eu pedi que viessem, principalmente minhas irms do nosso Grupo de Orao N. Sra. das Graas, que sustentaram meus oito meses de gestao com muitas oraes e que a partir da ajudariam Maria Pia a transpor os dias de luta pela sobrevivncia. Pedi ento que a cabeleireira e a manicure do hospital fossem at meu quarto e comecei a me arrumar. Foi quando Fernando chegou e me perguntou: Voc vai fazer chacrinha com sua filha entre a vida e a morte? E eu respondi sem titubear: Se na sua f existe dvida, na minha, no. Nossa Senhora demorou oito anos para me dar Maria Pia, e no agora que ela vai me tirar. Dois dias depois, os mdicos foram ao meu quarto e nos avisaram que a membrana tinha se fechado e que este fato era realmente um milagre diante da situao que Maria Pia se encontrava. E ainda acrescentaram: Maria Pia vai ser uma mulher batalhadora porque ela lutou bravamente para viver e conseguiu... Por tudo que Mariza me contou, s me resta dizer que Maria Pia representa a vitria da graa de NOSSA SENHORA. Na histria da Humanidade, observamos vrias vezes o milagre de mulheres estreis e at idosas recebendo como graa divina de Deus a bno de gerar um filho. A esterilidade era considerada uma grande vergonha para a mulher na antiga sociedade patriarcal judaica. A mulher era respeitada pelo que o seu ventre produzia. Esse milagre se repete pelo menos cinco vezes no Antigo Testamento; d uma olhada na histria dessas guerreiras na batalha para conseguirem gerar um fruto em seu ventre:
66

GrVIDA

Sara, mulher de Abrao (Gn 11:10-15-18-30); Rebeca, mulher de Isaac (Gn 25:21); Raquel (Gn 29: 31) a me de Sanso (Jz 13:2-4); Ana, me de Samuel (1 Sm 1:2). Livros Apcrifos nos contam que os pais de Maria Joaquim e Ana tambm esperaram muito at terem a to desejada filha. O Senhor ouviu ainda as preces de Isabel, e o Anjo Gabriel anunciou a Zacarias e os premiou com Joo Batista, que posteriormente tanto inspirou Jesus Cristo. Os filhos no so nossos, mas filhos de Deus! Apenas a Ele concedido o poder absoluto que nos permite a fecundidade ou no. Deus escolheu Maria para conceber seu prprio filho, Jesus, por obra do Esprito Santo. Quantas so as mulheres que ainda hoje sofrem imensamente com a esterilidade, esse vazio que nada consegue preencher o enorme desejo de ter filhos, seus prprios filhos. A medicina se apressa tentando ajudar e at teros externos ao colo da me j fabricam novos seres. Toda luta baseada na Luz vlida; no entanto, Deus Todo-Poderoso quem define e nomeia as mes. E muitas vezes a maioria o tempo de Deus diferente do nosso tempo. A mulher estril concebe sete vezes (1 Sm 2:4-5). Faz que a mulher estril viva em famlia, e seja alegre me de filhos. Aleluia. (Salmo 112: 9). Quantos nascimentos, quantas crianas crescidas em busca do eterno amor de me, que nunca tiveram. Jesus Cristo nos deu a sua Me, nos deu o Seu perdo e compreenso. A chance do recomeo, de uma nova etapa. Vamos refletir sobre todos ns, sobre nossas responsabilidades como pais, mes e filhos de um s Pai. Quais so Seus planos para ns?
67

Biba Arruda

Aproveitemos que estamos em pleno ar, voando nas asas dos anjos. chegada a hora de amar incondicionalmente com o corao de me, no apenas aqueles que tenham sido gerados em nosso ventre, mas a todos os filhos do mundo, filhos de Deus, essa a verdadeira essncia e sabedoria feminina. Este o grande ensinamento que a maternidade, a paternidade nos traz: AMOR. Dessa maneira poderemos estar mais prximos de Deus, e ento encontrar a to sonhada paz. Quanto ao resto... siga rezando! E acredite, afinal Jesus disse: Eu assim vos constitu, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai, em meu nome, Ele vos conceda. O que mando que vos ameis uns aos outros.

Fernando, Mariza, Lucas e Maria Pia Por meio dessa famlia, percebemos o Poder do Senhor

68

GrVIDA

Respostas Divinas
Em dezembro de 1999, estvamos radiantes com tantos milagres que vivamos, com certeza seria um Natal maravilhoso! Minha barriguinha de cinco meses era o prprio sol, de tanta luz que irradiava. Naquela manh ns havamos montado nosso pinheiro de Natal com muito capricho, cheio de anjos e muita, muita alegria. Ana Thereza e eu nos divertimos fazendo guirlandas de pipoca e decorando a rvore com estrelas pintadas por ela. Seria nosso primeiro Natal no apartamento novo... primeiro Natal esperando o novo membro de nossa famlia, ltimo Natal do milnio, tnhamos tanto o que agradecer e celebrar! Meu marido e eu chegamos tarde quela noite. Ana Thereza j dormia, a casa estava toda apagada, exceto nosso pinheirinho, que brilhava com suas luzinhas intermitentes, imitando o pulsar dos nossos coraes alegres. Paramos na porta e por alguns instantes ficamos ali, sem palavras, vendo aquela cena encantada. Meu Deus! O Esprito Santo estava ali conosco... parecia uma daquelas tpicas cenas de filme norte-americano, o casal apaixonado, o cenrio perfeito, s que era absolutamente real! Ns ramos os protagonistas daquele momento precioso. Ao nos aproximarmos da rvore, meu marido notou que tinha uma caixa dourada embaixo; brincou comigo: Parece que Papai Noel j passou por aqui... Quem ser que havia deixado aquele presente ali? Surpresos, abrimos com interesse, sem imaginar o que pudesse ser, nem quem o tinha colocado ali. Naquela caixinha de surpresas encontrei a prpria resposta de Deus: desembrulhamos primeiro um anjinho com um buqu de flores (hoje ele mora pertinho do meu computador!) e logo
69

Biba Arruda

percebemos que havia mais naquela caixinha mgica. Uau!! Um livro de milagres! Dona Laura, uma funcionria pblica de 54 anos, de So Jos do Rio Preto/SP, era a anja que estava nos proporcionando tamanha alegria, embora no a conhecssemos. Ela havia seguido as inspiraes e escrito seu prprio livro, conforme eu havia sugerido em meu livro Milagres, Curas e Bnos. Bate e a porta se abrir. Mas que capricho! Esta leitora querida teve o cuidado de colar fotos, editar, fotocopiar trechos dos textos que a tocaram, depois encadernar mais de 90 pginas escritas mo. Dona Laura realmente tinha seguido os passos do Sagrado, tinha materializado sonhos... Para mim tratava-se de um retorno, uma resposta divina de como e onde as Palavras semeadas nascem e do frutos. Foi um deleite ler seus relatos e sentir a fora de Deus. Acompanhe comigo e fortalea definitivamente sua f: 21/5/82
Eu estava em frias do trabalho e, como sempre fao no ms de maio, fui orar na Catedral de minha cidade. Dessa vez, no fui visitar a imagem do Cristo a caminho do Calvrio. Deu-me vontade de ir ao altar de Nossa Senhora do Lbano, junto qual nunca havia orado. Pedi-lhe iluminao para nossa vida conjugal, para que se abrisse um caminho que nos levasse deciso certa de concretizar nosso maior desejo. Depois de muitos tratamentos que culminaram em uma cirurgia, fui informada de que haveria uma chance em mil de poder engravidar, e desde ento (1977) ca numa tristeza e apatia que perdurou por muito tempo. Ter um beb em nossa casa era tudo o que queramos, no importava como, se nascido ou no de ns, se menino ou menina, mas que viesse com sade e que

70

GrVIDA

tudo se desenrolasse normalmente, sem nada forarmos. Desejava ardentemente que essa criana viesse a ser aceita e amada por todos, e, sobretudo, que me ensinasse a aceitar e a amar as pessoas com maior profundidade e, se meu pedido pudesse ser atendido, que me desse um sinal de sua graa. Disse-lhe ainda que no desejava nenhum bem material para mim, desejava simplesmente aprender a amar. Pedi-lhe proteo para mim e meu esposo; que cessassem as guerras que assolavam a Terra e desejei sinceramente que se cumprissem as Escrituras. Um dia, as armas sero transfor-madas em arados e haver paz e fartura na Terra inteira. Silenciei meus pensamentos por alguns momentos em que ali permaneci. De repente, comearam a passar pela minha mente, como um filme, todas as coisas boas que Deus j havia nos concedido e as vezes que Ele se manifestou em nossas vidas sem que tivssemos dado conta. Lembrei-me de um sonho em que eu olhava para o cu e via uma luz to forte e clara como a do sol e, no meio dela, formou-se uma mancha de um azul belssimo que aos poucos foi tomando a forma de um manto sobre a lindssima Senhora, que trazia consigo, pela mo, uma criana loira de olhos azuis, de uns cinco anos. No cansava de olhar tanta beleza e dizia euforicamente: Ela sempre esteve a, como que nunca a vi antes? Para meu espanto, nesse momento eu a reconheci na imagem de Nossa Senhora do Lbano. Imediatamente, pensei outra coisa. Quando eu era criana, morria de medo da imagem do Cristo a caminho do Calvrio. Aos 17 anos, procurei quebrar as barreiras e forar a mim mesma a me aproximar. Naquela mesma noite sonhei que estava junto imagem e eu dizia estar com sede. Dos olhos da imagem desceram lgrimas como se fosse uma fonte, abri as mos em concha e bebi, era um frescor inigualvel, ouvi Sua voz meiga e suave me convidar: Por que no vens sempre beber desta gua, tu, que sentes sede? No sei por que todas essas lembranas brotaram em minha mente em frao de segundos, causando em mim um tremendo impacto, uma fortssima emoo, transformada em torrente de lgrimas de gratido por compreender de repente quanto Deus nos ama e nos

71

Biba Arruda
protege em nossas vidas. Sinto ter sado da Catedral com uma enorme sensao de alegria e bem-estar, como se minhas foras tivessem sido renovadas, marcando uma nova etapa em minha vida... H mais de um ano havamos sido includos em uma grande lista de espera para a adoo em um dos hospitais da cidade. Emocionados, recebemos um telefonema perguntando se ainda estvamos interessados, porque a nossa chamada estava prxima e que ficssemos preparados para receber nosso beb nos prximos 40 dias. Dez dias depois de minha visita ao altar de Nossa Senhora do Lbano, era muito evidente a interveno de Maria nesta nossa histria... Foram dias de grande expectativa, muita emoo e grande euforia. Corri s lojas para complementar as roupinhas necessrias para o beb, passava as fraldas na mquina de costura, fazendo barrados decorativos, pintei algumas delas, comprei o carrinho do beb, montamos o bero. 22/6/82 J era quase noite quando recebemos o recado por telefone para preparar a malinha de roupas do beb e irmos para o hospital. Assim o fizemos; no trajeto, extravasamos as emoes que estvamos sentindo to intensamente. Nunca uma noite me pareceu to longa, tinha mpetos de chorar e rir, to grande era a nossa alegria. Meu marido continha as lgrimas, mas era ntida toda emoo que tinha em sua alma. A mais bela histria de amor em nossas vidas estava para acontecer... A espera chegara ao fim, minhas preces foram atendidas mais rapidamente do que esperava, desde o dia em que fiz minha total entrega no altar. Era uma menina! Fomos ao berrio e a enfermeira a trouxe. Era a menina que tanto espervamos! Meu corao saltava de alegria e, na minha emoo incontida, s sabia repetir: Ela linda! Ela linda! Ela linda! Muito mais do que espervamos! Repentinamente, eu j havia me transformado na maior coruja da parquia. Meu marido,

72

GrVIDA

feliz com nossa menina, feliz com minha felicidade. Voltamos para casa e chorei vrias vezes durante o dia. Era muito mais do que eu esperava! S poderamos busc-la dois dias depois... Como custou a passar esse tempo! Levantamo-nos cedo e nos aprontamos, para ir buscar Graziela no hospital. Enquanto esperava no carro defronte ao hospital, vestida de cala comprida branca e blusa azul celeste (as cores que mais amo), podia ver bem minha frente uma rvore do tamanho mdio e o sol brilhando vivamente sobre sua copa, no imenso azul do cu daquela manh maravilhosa de sexta-feira. Normalmente no consigo olhar para a luz do sol, pois meus olhos no suportam tanta claridade. Percebi que estava olhando sem nenhuma dificuldade em direo ao sol, e aquela imensa bola de luz branca foi se tornando suave aos meus olhos e lentamente foi adquirindo uma tonalidade azul. O mais belo azul brilhante, jamais visto em toda a minha vida... apenas o contorno permanecia com sua luz branca. Assustei-me, virei o rosto para outra direo, achei que estava tendo alucinaes. Tornei a olhar e a bola mais azul e mais incrivelmente brilhante j vista, continuava ali, como querendo me dizer alguma coisa. S ento me dei conta do que era! Associei a lembrana do sonho que tive h tantos anos e de que estranhamente voltei a me lembrar, no altar de Nossa Senhora do Lbano. A luz brilhante no cu, que tomava a forma de manto azul sobre os ombros de uma lindssima Senhora que trazia uma criana consigo, e a minha frase: Ela sempre esteve a, como que eu nunca a vi antes?! Chorei comovidamente. Ela estava ali, sim, no havia nenhuma dvida. Meu marido veio ver se estava tudo bem comigo; vendo-me chorando no sabia o que fazer. No tive coragem de lhe contar o que estava vendo, porque estava pasma! Logo que me propus a me acalmar, ele retornou ao hospital para terminar as providncias necessrias. A luz azul ainda permanecia resplandescente, e eu a olhava como hipnotizada. Acordei com a voz da assistente social me chamando: Eis aqui

73

Biba Arruda
a sua filhinha, toda sua! E, abrindo a porta do carro, colocou aquele pedacinho de gente no meu colo. As lgrimas desciam calmamente e ainda tornei a olhar o sol... Senti que naquele instante os efeitos daqueles raios luminosos penetraram em mim, como se me dotassem de todas as foras vivificantes necessrias para cuidar do pequeno ser, por toda a vida, em quaisquer circunstncias... Voltamos para casa e, olhando para o sol mais uma vez, pude constatar que tudo voltara normalidade, sua luz se tornara intensamente branca e eu no conseguia mais firmar a vista, tamanha a claridade. Nesse mesmo dia voltei a olhar o sol muitas vezes, mas no havia mais nenhum vestgio do que presenciara pela manh. Um sentimento de total gratido a Deus e Sua Me tomou conta de todo o meu ser e intimamente eu me indagava: Que fiz para merecer tamanhas graas em minha vida? Quem voc, Graziela, que chegou to mansamente em nossas vidas, acompanhada pela Virgem Maria, portadora das cores do cu? No fundo da minha alma, pude ouvir a resposta: Sou Graziela, um presente de Jesus e Maria em suas vidas. J se passaram 17 anos... Parece que foi ontem... Ainda vejo, em pensamento, o dia em que fui ao altar e, abrindo meu corao com toda a verdade da alma, disse: Quero aprender a amar tudo e a todos com maior profundidade... Pedi ao Senhor e Sua me que colocassem uma criana em nossas vidas, que enchessem nossa casa (at ento to silenciosa e vazia) de vida, entusiasmo e alegria! Eles me atenderam! enviando Graziela, uma criaturinha to frgil, to linda, um presente do cu... Nesses 17 anos, reproduziram-se em nossas almas todos os fenmenos imaginveis da natureza: temos tido dias de cu azul, sol irradiante, cu coberto de nuvens escuras, cortado por relmpagos e troves anunciando fortes temporais, vulces em erupo, furaces, torrentes de guas, cu salpicado de estrelas cintilantes, tardes amenas e a alegria exultante da primavera, tudo, enfim, que nos faz sentir vivos e palpitantes.

74

GrVIDA

Nos perodos de turbulncia, eu costumava acender uma vela para o anjo da guarda de minha filha, para que a protegesse e nos guardasse at que a calmaria voltasse. Em meio a uma tempestade dessas, ao acender uma vela, ouvi uma doce e meiga voz que segredou em meu corao: Troca a vela pela orao do rosrio! Desde essa data, passei a orar todas as manhs, pela paz e unio em nossa famlia. S agora percebo que esses anos foram uma verdadeira Escola, e todos os acontecimentos e experincias foram preciosas lies para nosso crescimento espiritual. Aprendi a acreditar na fora e no poder do AMOR AGAPE, e tenho perseverado no amor incondicional como Jesus nos ensinou. Alegro-me com os pontos bastante positivos do belo carter de nossa menina. Ela muito alegre, expansiva, sincera e explosiva, no faz discriminao de pessoas, conserva at hoje suas amizades de infncia, demonstrandolhes o mesmo carinho, interesse e dedicao. Ela tem prazer em lhes preparar surpresas carinhosas nas datas de seus aniversrios, est sempre pronta a ajud-los em tudo que for preciso e sabe ser uma amiga de verdade, solidria em todos os momentos decisivos. Nossa famlia tem evoludo muito. Sei que esta criana, este presente de Deus, foi o grande marco de mudana em nosso viver.

75

Biba Arruda

Ana e Joaquim
Esta uma histria que provavelmente poucas pessoas tm conhecimento, mas compreend-la fortalece nossa f e nos faz perceber a engenharia perfeita dos caminhos do Senhor. Ela foi ditada por Nossa Senhora no sculo 17, por meio de comunicaes espirituais com Maria de Jesus, a quem nossa Me pediu que escrevesse Sua vida. Foram 1.500 pginas escritas em 15 anos e traduzidas em quase todos os idiomas. Maria de Jesus nasceu em 1602 na Vila de greda, Espanha, por isso ficou conhecida como Maria de greda. Conforme uma manifestao de Deus a sua me, toda sua famlia foi consagrada ao servio do Senhor: Maria, sua irm e me foram para a Ordem da Imaculada Conceio, fundada por Santa Beatriz, em Toledo, em 1489, onde o carisma principal destas religiosas descalas era a vida contemplativa. Receberam o vu no dia 2 de fevereiro de 1620, coincidentemente dia da Purificao. Seu pai e dois irmos entraram para a Ordem de So Francisco. Maria de greda escreveu a obra clssica Mstica Cidade de Deus, dividida em trs partes. Aps dez anos de trabalho, por conselho de um confessor espiritual que afirmava que mulheres no deveriam escrever, queimou todos os originais. No entanto, os superiores que a acompanhavam, indignados com esse ato, pediram-lhe que retomasse os divinos desgnios de Deus e os escrevesse novamente. Nesta segunda etapa, a luz divina foi ainda mais intensa. maravilhoso ler esse tratado de vida e analisar a fora das mulheres! Tanto de Nossa Senhora, que conta sob Seu ponto de vista as passagens que vivenciou, quanto da escritora, que teve de quebrar muitos padres da poca para seguir os caminhos de Deus.
76

GrVIDA

Primeira pgina do manuscrito Mstica Cidade de Deus,1 conservado no Mosteiro Concepcionista de greda, na Espanha.

Muito interessantes os relatos, as perguntas e os esclarecimentos entre as duas. Mas... bem, voltemos linda histria. Joaquim morava com seus parentes em Nazar, povoado da Galilia. Sempre foi um homem justo e santo. Conhecia profundamente as Escrituras e sabia muito sobre os profetas. Era um homem de muita orao, bastante ho-nesto, de valores firmes e corao puro. Ana era uma felicssima moa
1 (Pedidos dessa belssima obra: Academia Marial de Aparecida, Caixa Postal 67 Torre da Baslica 12.570 Aparecida/SP).

77

Biba Arruda

que vivia em Belm, donzela castssima, humilde, linda, cheia de virtudes e santa desde a infncia. Sabia conduzir sua vida contemplativa de muita orao, mas tambm era muito ativa e laboriosa, estudava profundamente as Escrituras, portanto conhecia, por meio dos livros dos profetas, que Deus nos enviaria o Messias. Rezava incessantemente para que chegasse esse dia, e suas oraes foram ouvidas pelo Senhor. Ana, essa forte e decidida mulher, rezava muito, em suas oraes pediu a especial ateno do Senhor em lhe conceder, em matrimnio, esposo que a ajudasse na observncia da divina lei. Ao mesmo tempo que Ana fazia seus pedidos ao Senhor, ordenou sua providncia que Joaquim lhe dirigisse igual orao. (Cupidos?!! Puxa, eu no sabia que Ana e Joaquim haviam feito este pedido ao Senhor! Viu como as oraes no voltam vazias? Se voc ainda no encontrou seu par perfeito para ter seu filho, comece por aqui. Pea ao Senhor que encontre a esposa, o esposo ideal para, juntos, formarem uma sagrada famlia!) Continuando... Unidas, as preces foram apresentadas ao tribunal da Beatssima Trindade, onde foram deferidas! Em seguida ficou determinado que Joaquim e Ana se casariam e seriam os pais da Me do mesmo Deus humanizado. O arcanjo Gabriel, promotor das Boas-Novas, foi incumbido de avis-los. Para Ana, Gabriel apareceu materializado quando ela se encontrava em orao pedindo a vinda do Salvador ao mundo. Quando Ana viu tamanha luz e formosura, ficou um pouco perturbada e com medo, mas sentia dentro de si uma paz inigualvel. Prostrou-se diante do anjo com humildade, que logo a deteve e animou-a a se levantar. Gabriel j sabia dos planos de Deus: Ana seria a arca do verdadeiro man, Maria Santssima. O arcanjo conhecia essa revelao, os outros anjos que o acompanhavam ainda
78

GrVIDA

no sabiam desse grande mistrio que tambm no seria revelado a Ana. Gabriel disse-lhe: O Altssimo te abenoe e seja tua salvao. Sua Alteza ouviu teus pedidos, e quer que perseveres nelas e supliques a vinda do Salvador. sua vontade que recebas Joaquim como esposo, homem de corao reto e agradvel ao Senhor; em sua companhia ambos podero continuar na observncia da lei. Continua tuas oraes e splicas e de tua parte no faas outra diligncia, que o mesmo Senhor providenciar a realizao de tudo. Caminha pelas sendas retas da justia, e tua ateno interior seja sempre para as tuas alturas. Pede continuamente a vinda do Messias, e alegra-te no Senhor, que tua salvao. Com isso, o anjo desapareceu, deixando-a maravilhada com aquela luz radiante... Imagine s o que aquela mulher sentiu! Quantas vezes a gente reza, fala e nem sempre tem certeza de que est sendo ouvida. Quando terminei de ler esse trecho, pensei: Como ser que Deus far os dois se conhecerem se cada um de uma cidade?

A revelao de Joaquim
Joaquim no teve um encontro ao vivo e em cores com Gabriel. Para ele, o anjo apareceu em sonhos e lhe disse: Joaquim, bendito sejas pela divina destra do Altssimo, persevera em teus desejos e vive com retido e passos perfeitos. vontade do Senhor que recebas Ana por tua esposa, pessoa abenoada. Guarda-a e estima-a como presente do Altssimo, e d graas sua Majestade, porque te confiou. Maria de greda no descreveu o encontro de Ana e Joaquim, mas conta-nos que o casamento aconteceu
79

Biba Arruda

prontamente. Nenhum deles mencionou o encontro com o Anjo e as revelaes recebidas. O casal passou a viver em Nazar, e era muito feliz, cheio de paz e muita unio, de nada eles discordavam e um completava o outro. Cada dia a doura de Ana era mais evidente, crescia neles a vontade de ter um fruto de tamanho amor. No entanto, passaram vinte anos sem ter filhos, coisa que, naquela poca, era considerada grande infelicidade e desgraa. Por isso, sofreram muito desprezo dos vizinhos e conhecidos. Aqueles que no tinham filhos eram excludos de participar na vinda do Messias esperado. O Altssimo, porm, querendo test-los e disp-los por meio dessa humilhao para a graa que lhes reservava, tambm lhes deu pacincia e conformidade. (S mesmo a graa e os dons de Deus para nos confortar...) Juntos fizeram ardentes splicas do fundo do corao, pedindo a especial ateno de lhes conceder um filho; prometeram ao Senhor que o fruto daquele amor seria consagrado a servio de Deus. Essa promessa foi a inspirao especial para o Esprito Santo. Veja o plano divino. Aquela que seria a morada do Verbo Encarnado foi consagrada a Deus, mesmo antes de ter sido gerada. Deus deseja compartilhar com a aceitao, a cumplicidade e a participao dos homens em Seu plano sagrado; essa passagem de Joaquim e Ana mais uma demonstrao. O enamorado casal seguiu todo o tempo com suas oraes. Joaquim foi ao templo de Jerusalm fazer suas oraes e sacrifcios pela vinda do Messias e pelo fruto que desejava. Chegando l, na presena do sumo sacerdote, Isacar repreendeu asperamente o ancio Joaquim por vir fazer oferendas, j que ele era infecundo.
80

GrVIDA

Joaquim, por que vens fazer ofertas, sendo homem intil? Afasta-te dos demais e no irrites a Deus com tuas oferendas e sacrifcios, que no so gratos aos Seus olhos. Joaquim, confuso e envergonhado, voltou-se para o Senhor e disse: Por vossa ordem e vontade vim ao templo, mas quem est em vosso lugar me despreza. Meus pecados so a causa dessa ignomnia. Aceito-a como vossa vontade, no desprezeis a obra de vossas mos. Joaquim foi embora, contristado, porm sereno e em paz. Refugiou-se em uma casa de campo que possua e durante vrios dias rezava. (Deixe-me fazer uma observao: j reparou que sempre, antes de um grande acontecimento, preciso um perodo de retiro, de isolamento, para que se possa ouvir a voz do Senhor? At mesmo Jesus, o Homem-Deus, ficou 40 dias e 40 noites no deserto. Ser que ns temos observado esse princpio em nossas vidas? Vou transcrever a orao, a conversa de Joaquim, para que voc tambm se inspire em sua Linha Direta com Deus.) Joaquim rezava para o Senhor assim: Altssimo Deus eterno, de quem depende a existncia e a salvao da linhagem humana, prostrado ante vossa real presena, suplico-vos: digne-se vossa infinita bondade a olhar a aflio de minha alma e a ouvir meus pedidos e os de sua serva, Ana. Aos vossos olhos, so conhecidos todos os nossos desejos (Sl 37:10) e, se eu no mereo ser ouvido, no desprezeis minha humilde esposa. Santo Deus de Abrao, Isaac, Jac, nossos antigos pais, no afasteis vossa piedade em minhas oferendas como intil, por no me dardes filhos. Lembrai-vos, Senhor, dos sacrifcios (Dt 9:27) e oblaes de vossos servos e profetas, meus antigos pais, e tende presentes suas obras, gratas a vossos olhos. J que
81

Biba Arruda

me ordenais, Senhor meu, pedir-vos com confiana como o poderoso e rico em misericrdias, concedei-me o que por Vs desejo e peo. Pedindo, fao vossa santa vontade que deseja me conceder o que peo, e se minhas culpas impedem vossas misericrdias, afastai de mim o que vos desagrada. Poderoso sois, Senhor Deus de Israel, tudo quanto quereis podeis fazer, sem que nada vos impea. Cheguem a vossos ouvidos minhas splicas, porque, se sou pobre e pequeno, Vs sois o Rei dos reis, o Senhor dos senhores e Todo-Poderoso. A vossos filhos e servos enchestes, Senhor, de dons e bnos em suas geraes. A mim me ensinais a desejar esperar de vossa liberalidade o que fizestes a meus irmos. Se for vosso beneplcito conceder meu pedido, oferecerei e consagrarei ao vosso servio em vosso santo templo nossa descendncia, fruto recebido de vossa mo. A vossa vontade entreguei minha mente e corao e sempre desejei afastar meus olhos da vaidade. Fazei de mim o que for de vosso agrado e alegrai, Senhor, nosso esprito com o cumprimento de nossa esperana. Olhai do vosso trono ao humilde p, e levantai-o para que vos glorifique e adore, e em tudo cumpra-se vossa vontade, e no a minha. Enquanto So Joaquim permanecia em retiro, simultaneamente os anjos inspiraram Ana a perseverar em suas oraes pedindo-lhe os filhos to desejados. Ambos reforavam suas oraes, cada um a seu modo, respeitando sua prpria comunicao com o Senhor e pedindo que fosse cumprida a vontade de Deus, no somente a deles. As fervorosas preces de Joaquim e Ana foram ouvidas. Deus enviou Seu mensageiro Gabriel para anunciar-lhes a grande bno. Joaquim estava em orao quando viu a imagem linda do anjo, que lhe disse: Tua esposa, Ana, conceber e dar luz uma filha, que ser bendita entre as mulheres e as naes a chamaro
82

GrVIDA

bem-aventurada. A caridade comove o corao do TodoPoderoso e apressa Sua Misericrdias. Quer liberalmente enriquecer tua casa e famlia com a filha que Ana conceber, e a quem o mesmo Senhor d o nome de MARIA. Desde a infncia Ela dever ser consagrada ao templo como foi prometido. Essa filha, na vida e obras, ser prodigiosa, grande escolhida, poderosa e cheia do Esprito Santo, e, pela esterilidade de Ana, milagrosamente concebida. Louva, Joaquim, ao Senhor por esse benefcio, glorifica-o, pois como nenhuma outra nao o fez. Irs dar graas no templo de Jerusalm, e em prova de que te anuncio esta alegre e verdadeira notcia, encontrars, na porta urea tua irm Ana, que, pelo mesmo motivo, ir ao templo. Tudo isto foi revelado durante o sono que sobreveio a Joaquim numa longa orao. Do mesmo modo que depois foi revelado a So Jos, esposo de Maria, que a gravidez de sua esposa seria obra do Esprito Santo. Despertou com o corao repleto de gratido, exultante de alegria, e comeou a louvar o Senhor. Ana, simultaneamente, estava em orao e sentiu a mesma revelao. Mais formosos e refulgentes que o sol, Gabriel encontrou-a e disse: Boa a orao e a confiana humilde. O Senhor ouviu tuas splicas, porque est perto (Sl 144:18) dos que o chamam com viva f e esperana, aguardando com resignao serem atendidos. Se adia o cumprimento dos seus clamores, e se tarda em conceder as peties dos justos, para melhor prepar-los e obrigar-se a lhes dar muito mais do que pedem e desejam. A orao e a esmola abrem os tesouros do Rei onipotente (Tb 11: 8-9) e o inclinam a ser rico em misericrdias com os que O rogam. Tu e Joaquim pedistes descendncia, e o Altssimo determinou dar-vos admirvel e santa, e por ela enriquecer-vos de dons celestiais, concedendo-vos muito mais do que pedistes.
83

Biba Arruda

Porque vos humilhastes em pedir, o Senhor quer glorificar-se atendendo vossas splicas. Deus gosta das pessoas que rezam humildes e confiantes, no limitando Seu poder infinito. Persevera em orao e pede sem cessar a salvao da linhagem humana para inclinar o Altssimo. Moiss, com orao contnua, alcanou vitria de um povo inteiro (x 17:11). Ester, em orao e confiana, obteve libertao da morte (Et 4:11). Judite pela mesma orao foi destemida em ao to difcil (Jd 9: 1-1) como a que executou para defender Israel, apesar de ser dbil mulher. Davi (1Sm 17:41-51) saiu vitorioso contra Golias, porque orou invocando o nome do Senhor (II Rs 18:36). Elias obteve fogo do cu para seu sacrifcio, e com a orao abria e fechava os cus. A humildade, a f e as esmolas de Joaquim e as tuas chegam ao trono do Altssimo, e Ele enviou-me seu Anjo para te dar alegres notcias. Ters uma filha cheia do Esprito Santo e nela se cumpriro as profecias de vossos antigos pais. Ser a porta da vida e a salvao dos filhos de Ado. Joaquim recebeu a revelao de que ter uma filha ditosa e bendita, mas a ele no foi revelado que ela ser a Me do Messias. Por isso deves guardar segredo. Irs ao templo dar graas ao Senhor que tamanha graa vos concedeu, e na porta urea encontrars Joaquim, com quem conferirs essas mensagens. Os dois, cada um de seu lado, com o corao exultante, partiram em direo ao templo e l se encontraram conforme a orientao do anjo. Que momento deve ter sido este!!! Antes de continuar a ler, feche seus olhos e transporte-se para l. Meu Deus do Cu! Que bno, que glria, que milagre!!! Eles, que tanto esperaram pelo bendito fruto daquele amor, foram humilhados e excludos, mas nunca se deixaram abater. Agora, estavam diante da maior manifestao divina. Se voc j est com seu filho dentro de voc, agradea, agradea e agradea: essa graa divina!!! Se o seu beb
84

GrVIDA

ainda no est dentro de seu tero, continue suas oraes fervorosas. Creia, somente creia! Mantenha seus olhos absolutamente fixos nos olhos de Jesus, no tamanho de Sua glria. Esteja certo de que em breve voc ter muito, muito o que agradecer. Minha barriga de quase nove meses me d essa certeza! fascinante escrever mais este livro! Obrigada, Jesus, por tamanha prova de amor, apesar de todo o esforo e a falta de posio para me sentar diante do computador; passar a mo e sentir os calcanhares deste filho amado passeando dentro de mim me fortalece e me motiva a louv-lo a todo instante, porque eu sei que esta gestao tambm fruto de muita orao e pedidos. Obrigada, Senhor! Quando os dois se casaram, SantAna tinha 24 anos e Joaquim, 46. Depois do matrimnio, passaram 20 anos sem filhos; ento, Ana encontrava-se com 44 e Joaquim, com 66. A feliz me SantAna passava seu tempo de grVIDA toda espiritualizada com divinos efeitos e suavidades espirituais. Milhares de anjos cuidavam daquela famlia to especial. Neste momento voc tambm est vivendo um momento de graa... esteja em qual parte for da histria. Entregue-se a esse divino deleite de permitir o roar de asas e toque divino em seu viver. MARIA a vitria de Deus sobre o mal. Ento, o Senhor Deus disse serpente: Por teres feito isto, sers maldita entre todos os animais domsticos e entre os animais ferozes dos campos. Rastejars sobre o teu ventre, alimentar-te-s de terra todos os dias da tua vida. Farei reinar a inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendncia e a dela. Esta esmagar-te- a cabea, ao tentares mord-la no calcanhar. (Gnesis 3:14-15).
85

Biba Arruda

Desde o incio da humanidade, Maria recebeu de Deus o poder e a misso de esmagar a cabea da serpente maligna. Deus disse serpente: Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendncia e a dela. Ela te ferir a cabea, e tu lhe ferirs o calcanhar. Assim como o pecado entrou no mundo por meio da mulher, assim tambm a salvao haveria de chegar humanidade pela mulher. E esta mulher, a nova Eva, a nova Virgem, desde toda a eternidade Deus escolheu que fosse MARIA. Por isso, quando Jesus se dirige a sua me e a chama de mulher, em vez de cham-la de me, em Can e aos ps da cruz, para nos indicar qual a MULHER a que Deus se referiu em Gnesis. Essa MULHER Sua Me, a Virgem MARIA. Momentos antes de morrer, na cruz, Jesus nos d Sua Me para ser a nossa me e diz a ela: Mulher, eis a teu filho. Deus usou Maria para ludibriar a sagacidade da serpente. Cada uma de ns, mulheres, temos tambm esse incomparvel dom de Deus. Aproxime-se! Pea orientao de como pode vivenciar integralmente a misso para a qual voc foi incumbida. Gerar e criar um filho de Deus uma imensa misso! Voc pode conduzir essa tarefa, para cumprir seu divino papel, pois, se Deus quis precisar de Maria para Seu plano de salvao da humanidade, Ele tambm conta com voc como uma guerreira da luz, mulher vestida de sol. Maria, precedida pelo Anjo Gabriel, vem nos anunciar o nascimento da Divina Criana dentro de cada um de ns. Vem nos anunciar o nascimento da nossa conscincia crstica. Ela vem nos propor a ascenso, a transformao da matria
86

GrVIDA

da luz, para que cada um de ns encontre a si mesmo. Para que aprimoremos nosso relacionamento interno. Maria nos traz a paz, o final da dualidade, da inquietude, a integrao da luz com a matria. A luz a fonte de toda a criao. Fazemos parte de um processo de evoluo, e isso est ocorrendo porque todos ns somos criadores. Escolhemos estar neste planeta, nesta poca, para fazer parte de uma ascenso, para incorporar a luz do Esprito, a luz do equilbrio da alma. O filho que voc est gerando pertence a este Plano Divino. Maria quer que estejamos afinados com o todo, pois cada movimento, por menor que seja, est conectado com o Universo. Uma frase potica feita por importante fsico descreve a nossa interconexo: Quando uma borboleta bate suas asas no Japo, ocorre uma tempestade em Nova York. preciso muita ateno. Pense no poder de suas aes; saiba que cada ao ser refletida em algum ponto. Tudo est interligado, conectado, o microcosmo est diretamente ligado ao macrocosmo. Tudo que voc pensa, fala, age e atua. Principalmente este beb que voc traz no ventre, simbolizando o elo de ligao com o Sagrado, fruto do amor, da unio de duas pessoas que devem perseguir a excelncia do ser. Se uma pedra atirada na lagoa, ela provocar ondas e tudo ao seu redor receber suas vibraes e movimentaes, desde as plantinhas da margem at o fundo de areia tudo se mover em funo de um movimento e de uma ao. Assim, cada atitude e cada palavra tm fora e vida prprias. Vigiai e Orai. Por isso, cuide das palavras, no as jogue no ar impensadamente... As palavras podero se perder ao vento e voc poderia esquec-las; no entanto, elas daro a volta ao mundo e, quando voc menos esperar, estaro batendo sua porta...
87

Biba Arruda

Tudo fica registrado no Universo como um imenso e potente gravador. As palavras-chave so integrao, integridade, paz, amor. Maria representa o vnculo do pai e do filho. Ela a casa da manifestao. Est aqui para dar luz a Criana Divina que reside em cada um de ns. o exemplo da perfeita incorporao de Deus. Maria est aqui para mostrar o poder feminino. A feminilidade. A terra o tero dela, que deu o nascimento a todos os filhos de Deus. E est sendo anunciado que o tero de Maria est frtil. Dar luz incontestavelmente uma proeza herica, pois abrir mo da prpria vida em benefcio de outra. uma longa jornada. A mulher tem de abandonar a segurana conhecida e convencional, e assumir o risco. A mulher tem de se transformar de filha em me. uma grande mudana, que envolve muitos riscos. E quando retorna da jornada, com a criana, ela traz alguma coisa ao mundo. No apenas isso ela arranjou trabalho para o resto da vida. H um longo caminho a ser percorrido, com muitas provaes. Ns somos a imagem e a semelhana de Deus. Em cada corao habita um pouco de Maria e sua sabedoria divina. Ela tem doura de me e fibra de guerreira. Est disposta a duelar com o mal e a transmut-lo em Bem. Generosa e magnnima, espalha luz por nossas mentes e seu supremo saber nos contagia com sua fora exuberante. Maria derrama sobre ns as bnos da compreenso, do amor incondicional, da bondade, da compaixo, da paz e da misericrdia infinitas. Maria vem nos anunciar que o que tanto buscamos fora um tesouro maravilhoso escondido em nosso corao. Maria nos traz o resgate de valores. Orientanos a enfrentar as mudanas que suas mensagens anunciam. Como se converter, como se encontrar, como viver uma nova conscincia.
88

GrVIDA

Maria est recrutando seu exrcito de Guerreiros da Luz, para que essa luta velada entre Mal e Bem seja vencida definitivamente, e possamos ento viver unidos na santa paz de Deus, assim como era no princpio, agora e para todo o sempre. Bendita s tu entre as mulheres! Voltemos histria de Maria, ento em plena adolescncia... Passam-se seis meses desde que Isabel, a mulher estril de Zacarias, prima de Maria, recebera a visita do anjo (mas ser o Gabriel?!) anunciando a ela que seria contemplada com um filho. Deus envia Seu mensageiro, o arcanjo Gabriel, o transmissor de boas-novas a Nazar, uma pequena aldeia da Galilia. Gabriel, o anjo da esperana e promotor de mudanas, vai ao encontro da deslumbrante menina Maria, de aproximadamente 16 anos. Apesar de toda a vocao religiosa, Maria deixou o templo, pois era chegada a hora de constituir sua prpria famlia e se casar. Entre tantos candidatos que gostariam de desposar to formosa moa, o eleito foi o carpinteiro Jos, descendente do rei Davi. Tudo acordado entre as famlias, Jos e Maria viviam os esponsais, uma espcie de noivado, tempo em que ambos se preparam para o matrimnio. Normalmente, esse tempo chegava a quase um ano, e foi nesse nterim que Gabriel visitou-a, e ao chegar foi logo dizendo: Alegra-te, muito favorecida! O Senhor contigo. O Senhor est contigo! Ele te encheu de graa. Imagine a dimenso da luz que envolveu aquele momento sublime. Maria provavelmente deve ter ficado muito impressionada com a fora das palavras do anjo. Maria conhecia bem as Sagradas Escrituras que falam
89

Biba Arruda

acerca do Messias. No entanto, ela talvez nunca tenha pensado que fizesse parte to atuante dos planos divinos e fosse escolhida para ser a Me de Jesus. Coloque-se no lugar dela. Imagine a surpresa de receber a visita de um anjo dizendo que a escolhida para ser a me de Jesus! Quanta emoo viveu aquela moa com seus poucos 16 anos... Ser que Ela estava preparada? Ser que pde dizer que precisava pensar um pouquinho, e que o anjo voltasse depois para que Ela lhe desse a resposta? O que significa essa saudao? Maria fechou os olhos e observou o anjo. Os anjos so melhor vistos se fecharmos os olhos, pois eles, sobretudo, esto dentro do corao. Gabriel fala docemente: No te perturbes, Maria! Foste escolhida por Deus. Ters um filho e lhe dars o nome de Jesus. Ele ser grande. O Deus que habita nos cus altssimos o chamar Seu filho. O Senhor far dele um rei, o colocar sobre o trono de Davi, Seu pai, e Ele reinar para sempre sobre o povo de Israel. Seu reino nunca ter fim. Maria, emocionada, lhe perguntou: Como isso vai acontecer? Como ser isto, pois no tenho relao com nenhum homem? O anjo respondeu: Descer sobre ti o Esprito Santo e o Poder do Altssimo te envolver com a sua sombra; por isso tambm o Ente santo que h de nascer ser chamado Filho de Deus. Tambm Isabel, tua prima, que diziam estril, espera um filho na velhice. Todos pensavam que ela no poderia mais gerar filhos, e no entanto j est no sexto ms. Nada impossvel para o Todo-Poderoso.
90

GrVIDA

E eis que tambm Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice, e este o sexto ms daquela que diziam estril, porque para Deus nada impossvel (Lc 1:36). Maria no tinha muito tempo para refletir, precisava decidir logo. No tinha oportunidade de dormir uma noite, e na manh seguinte ponderar novamente. O anjo estava diante dela e aguardava a resposta uma resposta bastante decisiva para a salvao do mundo. E Maria no hesitou nenhum instante; no se envolveu em falsa humildade, dizendo: No sou capaz para isso! Quantas vezes a gente cai nessa! O anjo vem nos anunciar, com destino certo e preces, e a gente diz que muito para ns... Maria no discutiu com o anjo, como Moiss diante do Senhor quando lhe ordenara que se apresentasse diante do Fara e realizasse coisas extraordinrias, para que Ele deixasse partir o povo de Israel. E, por fim, Moiss disse: Minha lngua pesada; Aaro deve falar em meu lugar. Maria de Nazar agiu muito diferente... Com confiana, olhou profundamente para os olhos do anjo e disse com toda a sua verdade: Eis-me aqui! Aqui est a serva do Senhor. Faa-se em mim segundo a tua palavra. Naqueles dias, Maria tomou a estrada e foi apressadamente at a regio montanhosa encontrar sua prima, Isabel, numa cidade de Jud. Entrando na casa de Zacarias, Maria saudou Isabel. Ouvindo a saudao de Maria, a criana de Isabel lhe estremeceu no ventre. O Esprito Santo desceu sobre ela e seu to desejado filho Joo Batista. Emocionada, Isabel pronunciou as palavras que at hoje repetimos cheios de f e amor no corao: Ave, Maria, Cheia de Graa, Bendita s tu entre as
91

Biba Arruda

mulheres e bendito o fruto do teu ventre. E de onde me provm que me venha visitar a me do meu Senhor? Maria ficou na casa de Isabel e Zacarias por trs meses. Com certeza, esse perodo foi muito importante para as duas, que geravam seus filhos de amor. Uma, com 70 anos e toda sua bagagem de vida, sua sabedoria, e a outra com 16, no auge da juventude, cheia de esperana e entusiasmo. Irmanadas na mesma circunstncia, viviam experincias de vida diferentes, e com toda a certeza aqueles trs meses foram de intensas trocas e aprendizados. Todas as mulheres mudam muito e passam a compreender e ver a vida de outra maneira, depois da extraor-dinria experincia da maternidade; com Isabel e Maria certamente no foi diferente. No entanto, ambas esperavam filhos muito, muito especiais. Chegou a hora de Isabel e ela deu luz um menino. Os parentes e os vizinhos se admiraram. E disseram: O Senhor usou de misericrdia com voc. Ele lhe deu um filho na velhice. Como ele se chamar? Isabel estreitou a criana no colo e respondeu: Ele se chamar Joo. Mas no h ningum na sua famlia com esse nome! Vejamos o que pensa Zacarias. Os vizinhos correram at o pai do menino, que h nove meses estava mudo e surdo. Quando o anjo do Senhor o visitara no templo anunciando o grande feito, Zacarias titubeara. Dessa forma foi determinado que, durante a gravidez, ele no falasse ou ouvisse. Com gestos, os parentes e vizinhos perguntaram-lhe o nome que pretendia dar criana. Zacarias pegou uma prancheta de cera e escreveu as palavras: Seu nome Joo.
92

GrVIDA

Nesse instante, desatou-se a sua lngua e ele comeou a falar e a ouvir. Louvou a Deus dizendo: Bendito seja o Senhor Deus! O anjo que me apareceu direita do altar do incenso me revelou que esse devia ser o nome do meu filho. Depois Zacarias comeou a profetizar: O Deus de Israel veio ao encontro do Seu povo. Para ns fez surgir um Salvador poderoso, conforme prometera h muito tempo pela boca dos Seus profetas.

A maravilhosa Sabedoria dos divinos desgnios


No dia seguinte Anunciao, quando Jos foi visitar Maria, no notou o milagre ali ocorrido, apesar de seus olhos estarem ainda mais iluminados e sua aura mais cintilante. Maria nada lhe disse, no mencionou nenhuma palavra que o pudesse levar a adivinhar o segredo divino. Disse a Jos que queria visitar sua prima Isabel, pois soubera de sua gravidez inesperada e tardia, e queria ajud-la. Embora Jos tenha se surpreendido com sua sbita vontade de viajar imediatamente, e seu corao tenha ficado entristecido pela separao, no fez nenhuma objeo longa viagem, nem lhe pediu maiores explicaes. Alguns autores pensam que ele a acompanhou no caminho. Isabel vivia provavelmente em Hebron ou Karen (hoje An-Karin), na Judia, a uns cinco ou seis dias de viagem de Nazar. Segundo Michel Gasnier, em seu livro Jos, o Silencioso (Ed. Quadrante), parece pouco provvel que Jos tivesse deixado Maria partir sozinha, exposta aos riscos de uma viagem de mais de 100 km por uma regio perigosa, cheia de saqueadores. De toda maneira,
93

Biba Arruda

Jos deve ter cuidado de sua segurana, confiado a alguns parentes ou a uma caravana de peregrinos que se dirigia a Jerusalm para a Pscoa. No h dvida de que Jos no assistiu ao encontro entre as duas primas nem ouviu o Magnificat de Maria, pois nesse caso tomaria conhecimento do milagre que estavam vivendo e pouparia os sofrimentos que viriam. Maria saiu confiante estrada afora, cheia do Esprito Santo, radiante e extremamente feliz. Queria compartilhar com Isabel o milagre que estava vivendo. Um impulso sobrenatural dava-lhe nimo e apressava-lhes os passos. J reparou que quando estamos exultantes e felizes parece que flutuamos, ficamos fortes e imbatveis? Imagine Maria, esperando Jesus! H quem diga que ela estava to inspirada que ao longo desse caminho foi compondo os versculos do Magnificat. Maria, diz o Evangelho, Ficou com Isabel cerca de trs meses, e depois voltou para casa (Lc 1:56). Estava inebriada pelas emoes fortes: os primeiros meses de gestao so momentos em que a mulher se prepara para o novo, seu metabolismo muda, novas enzimas, hormnios e humores. Uma nova vida se descortina para toda mulher que espera. Jos esperou sua volta cheio de saudade, os dias custavam a passar, mas uma esperana radiosa faria com que ele suportasse a falta de sua noiva. Ao voltar para Nazar, o entusiasmo de Jos pelo reencontro foi to grande que ele sequer notou os sinais da maternidade de Maria. Logo as felicitaes de amigos e habitantes da cidade comearam, e sua angstia tambm. No tinha como negar, Maria trazia no ventre uma criana! Santo Agostinho admite a hiptese de que Jos poderia ter questionado a conduta de Maria. Teria Jos suspeitado da virtude de Maria?
94

GrVIDA

So Jernimo defende: Jos, conhecendo a virtude de Maria, envolveu em silncio aquilo cujo mistrio ignorava. Penso que os seres humanos so passveis de erros, de desconfiana, de incredulidade, no condeno a hiptese de que ele tenha duvidado. Todas as evidncias poderiam lev-lo a isso: como sua amada voltara depois de trs meses sozinha e grVIDA? Por que Ela no dividiu com ele seu segredo? O que teria realmente acontecido? Esse um bom exemplo de confiar plenamente, com convico. Acreditar nos divinos desgnios, ainda que tudo leve a pensar o contrrio, se voc for fiel, tiver realmente entregue sua vida ao Pai, poder encontrar a verdade. Mesmo que voc seja vtima da maior armao, no vacile na sua f. Entregue sua vida ao Pai e aguarde confiante a resposta! Mas por que Maria no lhe dizia nada? Por que guardava silncio? No tinha ele o direito de saber a verdade? Maria teria podido tranqiliz-lo com uma s palavra, substituir por uma infinita alegria aquele mar de angstia. Tempo, tempo, tempo, tempo, como canta Caetano Veloso. Era preciso um tempo, Maria sabia no seu corao que aquela revelao tambm deveria ser feita a Jos, por Deus Ela guardava a certeza de que o Senhor falaria no tempo oportuno e, enquanto esperava, abandonou-se Sabedoria divina. Mas esse abandono no deixou de faz-la sofrer. Se guardou silncio, por f herica. Maria viu a profundidade da dor do seu noivo, e viveu assim o primeiro mistrio doloroso. Na fronte enrugada do seu esposo, nos traos aflitos e casmurros, descobriu um profundo e indescritvel desespero. Nunca Deus imps a uma alma profundamente santa,
95

Biba Arruda

amada por Ele com tanto amor, uma situao to pungente. Tamanha provao. Durante dias e noites, o carpinteiro lutou com o enigma e deu voltas e mais voltas ao problema que lhe parecia insolvel. Primeiro, pensou em interrogar Maria. Por diversas vezes tentou falar-lhe, mas no conseguia soltar as palavras da sua garganta. Jos sentiu desesperadamente que era preciso respeitar sua amada, dizia a si mesmo: Seu silncio esconde um mistrio cujo vu no me julgo autorizado a levantar. Meu Deus, que dilema! Que tortura! Transporte essa situao para os dias atuais, quando queremos tudo j, agora, instantaneamente, neste momento. muito bom refletir a sabedoria e a postura de Jos, por mais que todos os indcios fossem contrrios, com todo seu sofrimento ainda assim ele se mantinha inabalvel, corajosamente cheio de fibra, com respeito privacidade. Ainda que sua hombridade e vaidade estivessem em jogo, nem assim Jos perdeu a cabea. Pense no moldes dos casamentos de hoje em dia, em que os cnjuges sentem-se donos/proprietrios um do outro e no h o respeito de opinio, de privacidade, de limites. Jos, desesperado, no quis levar sua esposa aos juzes; a nica sada seria conformar-se e difamar-se a si mesmo, sendo conivente com uma situao da qual no tinha o menor conhecimento. A sada que encontrou para salvaguardar ao mesmo tempo a honra devida a Maria e a obedincia devida Lei foi separar-se de Maria, no por despeito, mas por respeito. Respeito pelo mistrio que no lhe foi desvendado. Jos pensava em deixar a sua mulher, depois em devolver-lhe o anel e em retomar o dote que lhe havia entregue, e iria embora secretamente. Seria provvel que o acusassem de traio e deslealdade, mas antes isso do que ser ele o acusador.
96

GrVIDA

Essa uma deciso extremamente difcil, ele relutou mas a situao no pde durar mais tempo. Preparou a trouxa com as coisas que levaria ao amanhecer e foi deitar-se perguntando ao Senhor: Senhor, por que me abandonaste? Por que permites que eu sofra assim? Jos, s um dos filhos prediletos do Senhor e tens de ser provado pela tentao. No pensamento do Altssimo, ests destinado a ser um dia o advogado das causas desesperadas, aquele para quem as almas cheias de dor se ho de voltar nas horas tenebrosas e esmagadoras, e por isso preciso que tenhas experincia do sofrimento, que tenhas sido preparado para essa misso. Jos foi o eleito para ser o pai na terra do Divino Jesus. necessrio que ele seja marcado pela Cruz, sinal supremo da sua Redeno. E o que era mais valioso na vida daquele homem, seno o amor que dedicava a sua Amada. quela que, depois de Deus, era o prprio corao de seus pensamentos. Tenha certeza de que as provaes nos so enviadas relacionadas s coisas que nos so mais preciosas. Se o seu ponto fraco for o medo pela traio, tenha certeza de que em sua vida ter de viver um duelo que envolva esse tema. Essa ser sua provao, essa ser sua cruz. Por ocupares um lugar privilegiado no drama da salvao, deves participar dele pelo sofrimento. No estars presente, ao lado da tua esposa, no dia em que a Cruz se erguer sobre o Glgota, e precisamente por isso necessrio que conheas e vivas por antecipao o mistrio de Getsmani e da Sexta-feira Santa. Portanto, tranqiliza-te, Jos. Um anjo est a ponto de aparecer-te para afastar a espada, e Deus contentar-se- com a aceitao do teu holocausto, sem exigir-te que o cumpras...
97

Biba Arruda

Anunciao do Anjo a Jos


Os anjos chegam a ns em momentos de extrema alegria ou quando no temos mais foras para prosseguir. Os anjos nos levantam em suas asas para que possamos ver a mesma situao sob outro prisma. Jos encontrava-se absolutamente desolado, exausto e sem foras. Sendo justo, resolvera repudiar Maria secretamente. Para esperar o alvorecer do dia em que partiria, recostou-se sobre a esteira, e Deus permitiu que ele casse no sono. Eis que durante seu sonho o Arcanjo Gabriel veio at ele e lhe disse: Jos, filho de Davi, no temas receber em tua casa Maria, tua esposa, pois o que nela foi concebido obra do Esprito Santo. Dar luz um filho ao qual pors o nome de Jesus, porque Ele salvar o seu povo dos seus pecados (Mt 1:19-21). A viso teve lugar durante o sono, mas tudo indica que se tratou de uma viso proftica, que no permitia alimentar iluses ou dvidas, e que trazia em si mesma a certeza de uma autntica mensagem de Deus. Jos teve conscincia de que no estivera apenas sonhando: aquilo que acabara de ouvir fora Deus quem lhe dissera pela boca de Gabriel. E, ento, o choque da felicidade invadiu todo o seu ser e acordou-o imediatamente. Estava tomado de uma alegria transbordante, de uma alegria to esmagadora como as angstias que vivera. As sombras desfizeram-se, a tempestade dissipou-se; os ferros que apertavam o seu corao como um torno jaziam quebrados no cho. Jos estava livre dos medos e apreenses. Jos rejubilou-se e exultou de felicidade pela confirmao de que estava certo confiando em sua Amada, sua felicidade
98

GrVIDA

irradiava por todos os seus poros. Deus recompensou toda a sua dignidade, respeito e justia. Jos percebeu diante de seus olhos o papel que lhe foi destinado: Ser o guardio da Sagrada Famlia, o esposo da Me de Deus, o pai de Jesus. Jos se perguntou: Como que eu, um simples arteso da aldeia, pude ser chamado a desempenhar semelhante papel? Jos tem conscincia de que apenas um gro de areia no imenso oceano do Senhor. Mas disse a si mesmo: Deus assim o quer e, portanto, deve fazer calar os meus receios e as minhas hesitaes, entregando-os aos divinos desgnios. Quando Deus fala, Ele sabe perfeitamente o que diz, porque conhece a todos ns, profundamente. Jos, ao despertar do sono, fez como lhe tinha mandado o anjo do Senhor (Mt 1:24). Correu para casa de Maria, com o corao aos sobressaltos. Imediatamente Maria percebeu em seu semblante desanuviado e no seu sorriso radioso que Deus lhe revelara o mistrio. Jos apressou-se em contar sua viso do Anjo Gabriel. Ao terminar de contar sua histria emocionante, Jos e Maria estavam mais unidos do que nunca. Unidos pela bno eterna do amor que os uniu. Felizes e exultantes, pois ambos haviam confiado plenamente nas atitudes de cada um; por mais sofrimento que tivessem vivido, resistiram s tentaes e provaes. Quando acabou a narrativa a Maria, Jos pousou os seus olhos cheios de ternura e respeito sobre a esposa, que agora, em virtude do mistrio nEla operado, lhe parecia ainda mais bela, mais pura e mais divina, e saudou-a como a flor de Jesus profetizada que trazia em germe a esperana dos sculos. (cf. Is 11:1).
99

Biba Arruda

E, pela primeira vez na Histria, repetindo as palavras que Maria ouvira nos dias da Anunciao e da Visitao, e que acabava de lhe referir, Jos entoou o louvor que os lbios humanos haveriam de pronunciar incessantemente at o fim dos tempos:

Ave, Maria, cheia de graa, O Senhor convosco; Bendita s tu entre as mulheres E bendito o fruto do vosso ventre, Jesus.
Maria, amorosamente, lhe respondeu entoando mais uma vez os versculos do Magnificat, o Cntico de Libertao O Magnificat o espelho da alma de Maria... o preldio do Sermo da Montanha... De Maria, do seu Magnificat, surge o compromisso autntico com os demais homens. Deus se revela a ns e nos comunica a vida. Maria a primeira a participar da nova revelao de Deus e, por intermdio dela, da nova autodoao de Deus. Por isso, ela proclama: Ele fez grandes obras em mim; seu nome santo... Maria sabe que nela se realiza a promessa O Magnificat a releitura meditada do dilogo da anunciao, no qual Deus se revela a ns e nos comunica a vida. O Magnificat assemelha-se a um salmo de louvor e gratido. Por algum tempo questionou-se a autoria do Magnificat: se ele teria sido dito por Maria ou Isabel. Poucos ainda o vem como poema inspirado, sado dos lbios de Maria, outros afirmam ser uma antiga orao judia, do tempo dos macabeus. Lucas, que comps seu Evangelho depois do ano 70, provavelmente introduziu o Magnificat numa segunda e definitiva redao dos Evangelhos da Infncia. A inteno
100

GrVIDA

de Lucas, nos Evangelhos da Infncia, no era tanto narrar os acontecimentos como se deram, mas afirmar todo o tempo: Cristo o Senhor. O evangelista Lucas nos mostra no Magnificat que tipo de relao Maria mantinha com o Deus que a chama. Esse Deus prximo e transcendente no surge como Deus Pai, mas como um Deus de graa, querendo instaurar o Reino para trazer-lhes liberdade e alegria. Maria no estabelece com Ele uma relao filial ou esponsal, mas uma relao de profunda dependncia e obedincia, como expressam os termos senhor-serva, grandeza-pequenez, poderoso-impotncia. O Deus de Maria , sobretudo, o libertador, o salvador, o Deus do Reino. Maria deseja profundamente participar desse acontecimento. Maria empresta sua voz a todos aqueles que esperam o Redentor, e diz sim promessa do Senhor. Lendo o Evangelho de Lucas percebemos a promessa feita a Zacarias, esposo de Isabel, a quem Gabriel anunciou a vinda de seu filho, Joo. Zacarias questiona a anunciao de Gabriel. Maria acolheu sem reservas o seu chamado, sua autodoao, e ficou plenamente vivificada por Deus at converter-se numa Nova Eva, proclamando a Nova Era, sendo a me dos vivos. Quando Isabel saudou a jovem grVIDA que chegava de Nazar, Maria respondeu com o Magnificat. Aquilo que no momento da anunciao permanecia oculto na profundidade da obedincia da f, agora se manifesta como uma chama do esprito, clara e vivicante. As palavras usadas por Maria, ainda na porta da casa de Isabel, constituem uma inspirada profisso de sua f... Nessas palavras vislumbra-se a experincia pessoal de Maria, o xtase de seu corao (Lc 1: 46-56). Maria, na anunciao, recebe a nova e definitiva revelao de Deus.
101

Biba Arruda

Maria, do fundo de seu ser, sua alma aberta para Deus, proclama que o Senhor grande, imenso e majestoso, insondvel. Quem viu Maria, a transcendncia do Senhor, s pode sair de si mesma a exclamar: Magnificat! Inspire-se na Me de Deus: escreva com suas palavras o Magnificat da sua gravidez! Qual sua profisso de f diante desse milagre que est vivendo? O que essa criana dentro do seu ventre est trazendo para a vida de vocs e sua famlia? Encontre a harmonia perfeita para ouvir sua melodia e juntos cantarem a liberdade. Liberdade A simples palavra liberdade faz soar um acorde na nossa mente, porque a liberdade representa uma poderosa preferncia dos seres humanos. Bem no fundo de nossas almas, cada um de ns anseia por ser livre na mente, no corpo e no esprito. importante encontrarmos nosso lugar de liberdade. Maria justamente um sinal de liberdade! Quando o anjo Gabriel a procurou, ela teve seu momento de escolha e livre-arbtrio. (Quantos anjos Gabriel devem ter vindo soprar nosso ouvidos com misses, e quantas vezes ns deixamos passar em branco esses movimentos...?) O que liberdade? Uma viso geral define liberdade como independncia em relao a tudo o que for externo, e como um movimento de auto-realizao do prprio ser; no fundo, livre a pessoa capaz de se criar a si mesma, em uma espcie de movimento imanente, sem dependncias. O ser humano livre medida que, acolhendo a Palavra de Deus (seu mesmo ser), pode atualiz-la e desenvolv-la como prprio, como uma opo que vai se explicitando com os anos. Os anjos so imunes
102

GrVIDA

a muitos dos problemas que tolhem nossa liberdade de esprito. Eles podem ajudar a enxergar alm dos limites materiais e descobriremos enfim que as convices humanas que bloqueiam a liberdade so iluses, uma vez que sempre fomos livres. Voc livre agora.

O vento o meu sinal. Eu virei no vento. Quando ele sopra, saibam que Eu estou com vocs. Eu estou, ento, com vocs. Estou com vocs no vento. No fiquem com medo.

Palavras de Nossa Senhora em Mejugorje.

Obrigada, Maria, por todo o legado instaurado por voc, que hoje podemos reavaliar, questionar e, sobretudo, valorizar. Obrigada, por nos demonstrar em sua trajetria a magnitude e toda sua profunda liberdade e fora, tornando-se a mulher que brilha como rainha muito amada, em nvel de beleza e corao, de transparncia e ternura. Maria no deve ser vista simplesmente como uma serva submissa, seja no plano religioso, sexual, seja no poltico. Este enfoque o oposto do caminho da transfor-mao e deve ser superado. Maria no deseja favorecer somente os fracos e oprimidos, nem atuar na luta de classes, justamente porque acredita no potencial de cada ser nico. Ela nos oferece o testemunho de reconciliao, que o sinal da graa de Deus, por meio de Jesus, seu filho, que o Cristo. Observar as palavras de Deus, pelos passos de Maria, nos proporciona uma inverso significativa de conceitos: passamos assim do servio liberdade; da submisso autonomia; da luta violenta fraternidade. Maria justamente um sinal de liberdade! Quando o anjo Gabriel a procurou, ela teve seu momento de escolha e livre-arbtrio. Maria escutou a palavra
103

Biba Arruda

de Deus, compreendeu e disse: Eis a serva do Senhor: faa-se em mim segundo a tua palavra (Lucas 1:38). Este o testemunho mais preciso e mais profundo de realizao da liberdade que encontramos em todas as Escrituras. Deus atua no homem como Esprito, no como poder ou destino biolgico que determina a concepo e a gravidez da mulher. Como Esprito, vida superior, Deus influi e atua por meio de Maria. Ali onde est o Esprito do Senhor, est a liberdade (2 Co 3:17). Deus age libertando o homem, capacitando-o para a realizao plena, sem imposies. Maria se considera serva do Senhor, porque internalizou a palavra, porque se descobriu fundamentada e potencializada pelo Deus, que a respeita de forma plena. Somente por isso, Ela se entrega em gesto de amor incondicional, em atitude de aliana. Porque sabe que Deus enriqueceu gratuitamente sua vida, Ela pode responder em estado de graa, oferecendo-lhe a vida. Esta a liberdade que estamos celebrando: nem Deus o Senhor que se impe pela fora, nem Maria a escrava que no tem remdio seno entregar-se. Esta, a verdadeira comunho, a liberdade verdadeira: Maria escolheu. Com transparncia e verdade no corao, em que a vontade de Deus se faz a vontade de Maria, e o amor de Maria presena plena de amor de Deus, encarna-se ento o Filho, Jesus Cristo. Maria pe-se totalmente nas mos de Deus porque descobre Deus, perfeitamente livre; assim realiza sua obra mais perfeita: criadora de si mesma. A criao converteu-se assim em cruzamento de olhares: Deus colocou seus olhos em Maria, pondo nela sua fora e ternura. Maria descobre-se, assim, olhada, transformada, enriquecida, valorizada e libertada pela graa
104

GrVIDA

de olhos que no julgam nem esquadrinham, nem condenam. Maria conserva o olhar e, conservando-o em gesto de amor e transparncia, responde perante o mistrio de Deus, dizendo em plena liberdade: Eis a serva do Senhor. Esses olhos de Deus so o mistrio do amor que cria. E Maria respondeu, sustentando o olhar: Aquele que poderoso fez em mim grandes coisas (Lc 1:49). Maria confessa ao dizer isso que: Deus me faz ser, e eu sou pela ao de seu olhar; Deus me desperta a vida, e eu posso despertar, reconhecer-me e responder-lhe. Deus faz as coisas com o olhar de seu imenso amor. Essa formosura no algo acrescentado, um adorno que se pe e se tira; a formosura o prprio ser da realidade, a graa que define Maria. Maria surge totalmente de Deus para ser ela mesma de forma plena; Deus a deixa em mos de sua prpria liberdade, deixa que ela assuma a si mesma, se reconhea como livre e responda, colaborando na prpria tarefa do surgimento de seu filho no mundo. Maria exatamente imagem e semelhana de Deus, assim como todos ns o somos tambm. Deus a tem como uma colaboradora, com quem dialoga para a realizao de seu mistrio no mundo. Assim sendo, podemos pensar que Deus, o Todo-Poderoso, que no necessita de nada, quis precisar de Maria, para realizar humanamente (divinamente) a encarnao de seu Filho. Deus aguardou a resposta de Maria, e respeitou sua escolha, seu tempo e entrega. No existe liberdade humana se no houver liberdade diante de Deus. A experincia de Deus, tal como se expressa no relato acerca de Maria, a experincia da liberdade suprema. Liberdade Suprema. Maria livre porque pode assumir como prprio o plano
105

Biba Arruda

de Deus. Este basicamente o grande testemunho e exemplo de Maria para ns, nos dias de hoje. Liberdade!!! Verdade em nossos coraes. O que os anjos, Maria e todos os Santos, querem de ns que nos interiorizemos e encontremos Deus dentro de ns mesmos. Estar grVIDA, estar planejando um filho, um momento ideal para se entregar! Essa comunho s ir ocorrer no dia em que realmente nos conscientizarmos do nosso Deus interno. Ele no est em templos distantes, em religies organizadas, em rituais. Ele est muito prximo e amigo, dando plena oportunidade de encontr-lo, e cada um tem sua maneira... Nesse instante, Maria se manifesta em todos os continentes, de vrias maneiras, sob vrios nomes diferentes, e suas palavras espalham esperana, f e conscientizao. E, sobretudo, responsabilidade. Passe a mo na sua barriga, sinta toda a fora da criao concentrada, emane profundo amor e gratido, pois vocs so bem-aventurados em poder sentir o toque de Deus. Cada um de ns responsvel em conectar-se com Deus da sua maneira. Volto a repetir: todos os Anjos, Maria e os Santos podem interceder, auxiliar, confortar, facilitar esse encontro sagrado. Mas o encontro com Deus nico e particular, e ns temos a liberdade de escolher como faz-lo.

O Amor de Jos e Maria


Segundo o Evangelho de So Mateus, logo depois da Anunciao do anjo Gabriel, Jos recebeu abertamente Maria em sua casa e refletiu com Ela sobre todas as maravilhas que ambos estavam vivendo. Maria e Jos passaram por muitas provaes, o que os uniu plenamente, num amor eterno selado pelas bnos divinas de Deus.
106

GrVIDA

Segundo historiadores, Maria certamente usou as vestes tradicionais em seu matrimnio: uma tnica ampla de cores variadas sobre a qual caa um grande manto, que a cobria da cabea aos ps; debaixo do vu, sobre o cabelo cuidadosamente penteado, uma coroa de placas douradas. Os convidados, vestidos de branco e com um anel de ouro no dedo, escoltavam a liteira; um grupo de donzelas precedia a noiva, cada uma segurando uma lamparina acesa, enquanto outras balanavam ramos de murta sobre sua cabea. Os habitantes de Nazar, alertados pelo som das flautas e dos tambores, acotovelavam-se curiosamente nos terraos e nos dois lados da rua, a fim de verem passar o cortejo e aplaudirem a desposada. Ainda no suspeitavam que era a eleita de Deus, que no seu seio estava se formando o Messias. Jos esperava Maria porta da casa, tambm vestido de branco e coroado de brocado de ouro. Depois de terem sido conduzidos um presena do outro e de terem trocado o anel, ambos se sentaram debaixo de um dossel voltado para Jerusalm. Maria tomou a direita de Jos, voltaram a ouvir o contrato que se tinha estabelecido por ocasio dos esponsais. Depois beberam do mesmo copo, que a seguir foi despedaado diante deles, gesto que significava que deviam estar dispostos a partilhar tanto as alegrias como as tristezas. A partir desse momento, Jos e Maria pertenciam um ao outro. Estavam unidos diante de Deus e diante dos homens. Jos sentia-se maravilhado por ser o escolhido por Deus. Seu amor por Maria crescia mais e mais. Nunca a terra viu um par de almas, chamadas a viver em comum, unidas num amor to autntico. Amam-se em Deus, certamente, sob inspirao do Esprito Santo. Sua relao lmpida e cristalina, cheia de respeito, considerao, admirao, profundo amor e companheirismo.
107

Biba Arruda

Que bom seria se todos ns pudssemos viver um amor eterno nessa intensidade e certeza. Evidentemente, Jos e Maria eram to humanos quanto ns, mas o que impossvel para os homens possvel para Deus; assim, sempre receberam as graas necessrias para prosseguirem. Diz So Paulo, na Epstola aos Romanos: (8:35-39) Porque eu estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem a virtude, nem as coisas presentes, nem as futuras, nem a fora, nem a altura, nem a profundidade, nem nenhuma outra criatura poder separar-nos do amor de Deus, que est em Jesus Cristo, nosso Senhor. Um clamor como este que vibra nos coraes de Maria e Jos torna o amor incorruptvel. Os dias que antecederam a vinda de Cristo provavelmente se resumiram vida de um casal da poca: Jos trabalhava como carpinteiro, Maria cozia, bordava e cuidava da casa e seus afazeres. A espera da chegada de um filho sempre emociona, e Jos e Maria certamente devem ter tido passagens de incomparvel ternura, afeto e amor, sabendo que esperavam um filho to especial. Certa manh, um arauto imperial percorreu as ruas da aldeia, fazendo soar a trombeta e anunciando que o imperador Augusto acabava de decretar um novo recenseamento do seus sditos. De acordo com o costume, uma vez que toda a organizao de Israel estava baseada na diviso dos cidados em tribos, raa e famlias, isso significava que todos deveriam inscrever-se, no na terra do seu nascimento ou de seu domiclio, mas no lugar de origem da famlia, onde conservavam os registros civis dos seus antepassados. Ento, Jos e Maria tiveram de ir a Belm, terra de seu antepassado Davi. De Nazar a Belm, so cerca de 120 km,
108

GrVIDA

o que significa quatro a cinco dias de viagem no jumento, meio de transporte da poca. Assim que entraram na movimentada cidade, apresentaram-se aos escribas rodeados por soldados de capas vermelhas e logo mostraram seus pergaminhos com toda a sua genealogia: Jos, carpinteiro, da famlia de Davi, sua esposa Mriam, da mesma famlia... As pessoas que os ouviam e os viam levantavam seus olhos curiosos: como que os herdeiros de uma linhagem to nobre podiam ter uma aparncia to humilde? Depois de prestarem o juramento de fidelidade e pagarem o tributo, puseram-se procura de um alojamento, o que era praticamente impossvel, pois a cidade estava lotada de estrangeiros que tinham ido para o recenseamento. Passaram por diversas hospedarias e nada conseguiram; Jos, com o corao angustiado, sabia que Maria estava cansada e sua hora logo chegaria. No entanto, no tiveram queixas nem palavras amargas; ao contrrio, sentiram-se incomodados por terem de ser inoportunos. Por fim, algum lhes indicou um abrigo provisrio para passarem a noite: uma espcie de gruta aberta na rocha, semelhante a inumerveis outras existentes nas montanhas calcrias da Judia, que servia de estbulo para os animais e ocasionalmente de abrigo para os mendigos. Jos sentia-se responsvel por aquela situao, mas Maria o consolou e o confortou, dizendo-lhe que o mistrio dessa humilhao correspondia a um desgnio do Senhor; era necessrio que Deus, vindo livrar os homens dos seus pecados, comeasse por lhes dar exemplo de desprendimento. Jos deve ter feito de tudo para transformar o estbulo, varrendo o cho, e com feno preparando uma cama para Maria se deitar. Assim nasceu Cristo durante a noite, como que para
109

Biba Arruda

fazer eco frase do Profeta: Sobre os que moram na regio da sombra da morte, uma luz se levantou (Is 9:1). Assim como a primeira Eva, no Paraso, apresentou o fruto proibido a Ado, Maria entrega a Jos em Belm, e na pessoa dele a todos os homens que precisam de cura e salvao, o bendito fruto de seu ventre.

Anjos Mensageiros da Luz Como a Espiritualidade Mudou a Minha Vida


Embora j tenha sido narrada em livros anteriores, decidi fechar este captulo contando um pouco da minha histria de vida, porque esta , sem dvida, a maior prova que tenho da Divina Providncia... Alm de ter estudado a vida toda em colgio de freira, a f e a espiritualidade sempre estiveram presentes pela formao da minha famlia. Ns no ramos o que se pode chamar de catlicos praticantes, raras vezes amos missa e pouco conhecamos da Palavra de Deus. Mas os santos de devoo e Jesus, de alguma forma, sempre fizeram parte de nossa histria. A f nos acompanhava, s vezes mais forte, outras nem tanto. Mas, a partir do momento em que eu e meu primeiro marido decidimos ter um filho, minha vida mudou definitivamente. Passei realmente a ver as coisas com outros olhos, passei a ver o ser humano com ternura e bondade... Enquanto estudava livros de anatomia, para tentar compreender o que iria acontecer comigo no dia em que engravidasse, pensava, maravilhada, no milagre da vida. Isso pode acontecer dentro do meu prprio corpo! Como Deus poderoso: do amor e da unio de duas pessoas ELE faz outra!
110

GrVIDA

Queria estar plena e preparada para receber a grande bno e graa de gerar um filho. Foi ento que me propus a um grande desafio para mim mesma: fazer durante trs sextas-feiras seguidas um jejum completo, uma espcie de comprometimento para com aquilo que eu tanto desejava. Nunca tinha feito jejum na vida e, primeira vista, aquilo parecia humanamente impossvel de cumprir. Foi uma grande descoberta! Continuava trabalhando, levando minha vida normalmente, inclusive nos dias em que o fazia. Quando terminei o primeiro jejum, tive certeza de que somos capazes de fazer tudo a que nos determinamos. TUDO. Basta haver um profundo querer. Eu realmente queria muito ter um filho, ser me. Rezava para que viesse um ser de muita luz e sade. Sentia algo no ar, mas ainda no sabia decodificar esse sentimento. A minha f e autoconfiana cresciam a cada dia. Nessa poca, a temporada que vivemos em Nova Iorque trabalhando e estudando chegava ao fim e voltamos para o Brasil. Estvamos casados h oito anos e, por sermos muito jovens, havamos priorizado outras coisas antes de ter nosso primeiro filho (Esta histria, que aconteceu no incio da minha converso, contada com maiores detalhes no livro Jesus Tudo Posso Naquele que me Fortalece, Ed. Gente, 1998). Ns vivamos um momento profissionalmente muito promissor. Eu era figurinista e ele, produtor. Acabvamos de ter sido contratados para produzir juntos a campanha publicitria de uma rede de supermercados no interior de So Paulo. Ficaramos fora durante dez dias numa intensa maratona. As filmagens seriam todas noturnas, para no atrapalhar o andamento das lojas. A promessa dos jejuns j havia terminado e, felizmente, tudo correra bem. Estava
111

Biba Arruda

orgulhosa de mim, tinha superado um teste de fogo. Eu havia cumprido exatamente aquilo a que me propusera. Viajei munida de vrios testes de grAVIDEZ, aqueles que do a resposta na hora, colhendo a primeira urina da manh. Estava louca para confirmar o resultado! Claro que no era preciso teste nenhum. No fundo do meu corao, sabia que estava grVIDA. Mas eu ainda precisava ver para crer. No segundo dia em que suspeitava da minha gravidez, fomos deitar com o cu azul carbono, quase violeta, mais um pouco e o sol chegaria, rompendo o dia. Pouco tempo depois, levantei sonolenta, vi pela janela o espetculo que acontece todas as manhs e tantas vezes passa despercebido. A aurora, cheia de anjos e esperana. Mais um dia estava nascendo, um recomeo, novas esperanas. Caminhei at o banheiro para buscar o tal teste. Vi meu marido dormindo, pensei em nossas vidas, nossos caminhos. Tudo se transformaria a partir daquela resposta. TUDO. Lembro-me de ter rezado um Pai-Nosso e agradecido antecipadamente. Segurava o nosso destino em minhas mos; a varetinha do teste mais parecia com uma varinha mgica... Meu Deus, desejei tanto aquele momento e ele acabara de se concretizar! A frase que hoje uso em todos os meus trabalhos nasceu exatamente ali, diante da maior bno que j vivi: Obrigada, obrigada, profundamente obrigada! Atravs do vitr do banheiro entravam os primeiros raios da manh; subi na pia para assistir melhor ao amanhecer. Lembro-me de que aquela foi a primeirssima vez em que me conscientizei das imediatas respostas de Deus: Bate e a porta se abrir. Procura e encontrars. Eu tinha pedido com muita f e a resposta estava ali, prontamente. Senti Jesus do meu lado. Fiz um flash-back e aprendi ali,
112

GrVIDA

naquele banheiro, que tudo aquilo em que a gente acredita, pede com f, quer muito e faz parte dos divinos desgnios acontece! Espiei atravs da janela uma imensa mangueira, com sua abbada arredondada, as razes grossas saltavam no cho, um perfume forte me inebriava. Meus olhos passearam por tudo ali, no queria perder um s detalhe daquele que poderia ser o dia mais importante da minha vida. O dia raiando, galos cantando e eu ali como espectadora do milagre da vida. Fora e dentro de mim. Continuei pendurada na janela, observando demoradamente aquelas mangas no p. Elas tinham formato de corao. Umas rosadas, outras j amareladas, quase despencando, outras verdssimas. Se todas pertenciam mesma rvore, por que no amadureciam simultaneamente, assim como as uvas do mesmo cacho? ... cada uma tinha seu momento. A vida ensina assim. Percebi tambm que todas as frutas eram presas por um tnue cabinho. Como que as mangas, to pesadas, no caam e eram sustentadas por aquele elo que de longe me parecia to frgil? Essas perguntas eram apenas o incio de uma nova maneira de ver a vida. Aprendi a observar o mundo com olhos atentos e cuidadosos, sentia-me privilegiada em partilhar com Deus Seus grandes feitos e milagres. Estava compactuando com a natureza, sendo muito amada e merecedora. Recebia exatamente o que havia pedido. Comeava ali a conscientizao da minha linha direta com Deus.

113

Biba Arruda

Faa silncio em seu corao: Deus quer lhe falar!

Durante a gravidez, vivi momentos de muitas bnos e graas. Aprendi a valorizar ainda mais a essncia feminina: compactuar com Deus fabricando um novo ser dentro do prprio organismo nos faz reverenciar a natureza todo o tempo. como se s ento voc percebesse o milagre da preservao humana, ao longo dos sculos. Tudo passa a ter outra dimenso e significado. Dessa forma, cada mulher que vivencia a experincia da maternidade desvenda diante de si um grande milagre. Antes mesmo de seu filho nascer, a mulher d luz um novo ser: ela mesma. S que agora mais absoluta, capaz de amar incondicionalmente. Capaz de se entregar totalmente, de proteger, de cuidar, de bem-querer. Aprender a conviver com essa nova mulher leva um certo tempo, talvez mais do que nove meses da gestao. Na verdade, a grandiosidade desse processo de evoluo muito particular, mesmo porque cada um o vivencia sua maneira. Coincidentemente, nessa poca, um novo produto chegava ao Brasil e com ele todo um esquema de lanamento e marketing. Foi sensacional participar dessa campanha. Um verdadeiro trabalho de equipe, no qual terminava a
114

GrVIDA

participao de um, comeava a de outro e, com certeza, o filme veiculado na TV colheu os melhores resultados. Entrei na vida e na histria de mais de 50 mulheres diferentes, visitei suas casas, conheci o estilo em que cada uma morava, seus sonhos e desejos, observei suas roupas, entrei nos banheiros, na intimidade, conversamos sobre tudo. Com a mesma entrega que a gente abre o corao a um motorista de txi ou a algum com quem no temos o menor compromisso de impressionar ou agradar. Uma relao especialssima, uma oportunidade espetacular de conhecer diversas verses sobre o mesmo tema mulheres alm de conviver de perto com outras famlias e realidades. Um laboratrio perfeito para quem estava com tanta sede de aprender mais sobre a vida. O nascimento da nossa filha, Ana Thereza, foi abenoado, cheio de glria e luz. Senti a presena dos anjos na sala de parto, muito calor e amor no ar. Consagrei aquela coisinha linda e cabeluda que colocaram sobre mim a Nossa Senhora, de alguma forma eu A sentia por perto. Curioso... Embora nunca tivesse tido a menor proximidade com Maria, nos tempos de escola quando A via no altar, chorando e segurando Jesus ensangentado, ficava to impressionada com aquela imagem que preferia no passar nem perto. Sentia-me culpada por algo que nem sabia direito. Hoje sei que era Ela, Jesus e um infinito coro de anjos que estavam ao nosso lado, no nascimento de minha filha. Uma paz profunda nos tocou, foi to bom sentir Jesus no corao. Nossa menininha nasceu forte e linda, e estreitou definitivamente minha linha direta com Deus. Um beb traz grandes mudanas. Nunca a vida tinha exigido tanto de mim: vo direto sem escalas, no melhor estilo non stop! J imaginou um compromisso ininterrupto de amamentar de trs em trs horas? preciso pacincia (paz cincia!) para viver o desconhecido.
115

Biba Arruda

Quando Ana Thereza tinha apenas dois meses, meu marido e eu nos separamos! Foi um choque! Imagine s, todos os nossos planos, juras de amor, as coisas desmoronavam e eu no conseguia fazer nada... No entanto, tinha nos braos o maior tesouro, muito mais do que poderia vislumbrar em minhas oraes. No era justo dar boas-vindas a essa princesa da paz, sofrendo e chorando... Mas o que fazer? Dor de amor algo difcil de explicar, a nica coisa que realmente desestrutura e abala completamente um ser humano, comprometendo terrivelmente o seu amor-prprio, confiana, crenas. S mesmo a f pode trazer a mansido necessria para sobreviver s tempestades do corao. Meu pai vivia em Portugal e ns fomos passar dez dias com ele, para comemorar seu aniversrio, e sem dvida aquietar nossos coraes. Naquele momento, percebia que realmente ns no controlamos nossas vidas, mesmo! Jamais passaria pela minha cabea fazer uma viagem como aquela com um beb to pequeno. Todas as manhs, enquanto meu pai trabalhava em Lisboa, eu passeava com Ana Thereza pelo imenso jardim de sua casa em Sintra. Em meio a dezenas de rosas, dlias, lavandas, magnlias e uma imensa rvore de louro. Um silncio ensurdecedor que eu nunca vi igual. Nem meu beb chorava. Ela mais parecia um anjinho me amando incondicionalmente e dando-me foras para que eu no sucumbisse quele maremoto. Prximo dali, rodeado pelo imenso gramado verde, o imponente Palcio de Seteais. Contam as lendas que este nome se deve aos suspiros de uma mulher que sofria terrivelmente por suas dores de amores. Passaram-se os primeiros dez dias, conforme estava planejado. A saudade ardia, era uma dor que eu nunca havia experimentado. Tudo aquilo era muito diferente do que havamos planejado durante tantos anos. Pensei que nossa
116

GrVIDA

ausncia faria meu marido pensar e refletir. Afinal, ns nunca havamos ficado separados tanto tempo. Tudo o que eu queria era que ele nos pedisse para voltar. Aquilo tudo era estranhamente inadmissvel... No foi exatamente o que aconteceu. Prolonguei ento nossa estada para o final do ms, na esperana de que as coisas ainda pudessem se recompor e acordssemos daquele pesadelo. O tempo ia passando e as feridas todas continuavam em carne viva. Foi ento que generosamente meu pai nos convidou para morar em Portugal at que as coisas se acomodassem. Flavius, meu irmo querido, providenciou tudo e logo Ana Thereza e eu fomos instaladas num apartamento em Cascais, de frente para o mar, todo mobiliado e por coincidncia tinha um lindo quartinho de criana! Ah... os arrANJOS!!! O primeiro dia em que nos mudamos para l foi cheio de emoes contrastantes, a excitao de um novo recomeo, mas a certeza de que um grande passo havia sido tomado. Eu agora tinha uma nova casa, um novo endereo, de uma maneira ou outra aquilo formalizava nossa separao. Na verdade, tudo fazia parte de uma mudana radical, tinha deixado de ser filha para aprender a ser me, deixado minha profisso bem-sucedida, meus amigos, minha casa, meus projetos, minha cidade, meu pas, minhas origens. Eu no me conhecia mais. No sabia quem eu era, pior de tudo que desconfiava de que nunca soubera. Como minha me estava no Brasil, e as pessoas mais prximas eram homens, meu pai e meu irmo, Nossa Senhora encarregou-se de me dar orientaes quanto a cuidar daquela florzinha linda com a qual havamos sido contemplados. O tempo ia passando, cada vez mais me sentia vontade e plena no papel de me. Se, por um lado, minha separao
117

Biba Arruda

foi dificlima, por outro estar vivendo em Portugal me possibilitou estar totalmente disponvel para observar o crescimento da Ana Thereza. Enquanto observava as descobertas de minha filha, ela me ensinava a fazer o mesmo. Eu estava me reencontrando, conhecendo esta nova Biba. Quando completou trs meses de vida, ns inscrevemos Ana Thereza numa aula de natao para bebs. L, conheci outras mes com bebs da mesma idade, a maioria estrangeiras oriundas de pases distantes vivenciando sua estria como mames. Trocar experincias de vida com essas mulheres foi incrvel, observar os valores, a forma de criao, os questionamentos, a evoluo simultnea das crianas, embora cada uma tivesse suas caractersticas e ritmo prprio. Foi mesmo uma bno e um grande aprendizado. Nesse tempo, tornei-me amiga inseparvel de outras trs mames: Liz, uma austraca americana que foi um anjo na Terra conosco, me do Dimitri, com apenas um ms de diferena de Ana Thereza; Johana, uma holandesa, me da Carlota, que nasceu exatamente no mesmo dia de minha filha (deusdncia?!); e a inglesa Mareen, me do loirinho lindo, Jake. Foi fascinante conviver com nossas crianas e observar como diferente o desenvolvimento entre homens e mulheres. Eu agradeo profundamente o privilgio de vivenciar um ano e meio dedicado integralmente maternidade e, conseqentemente, espiritualidade que ela inspira. Conforme voc vai apresentando o mundo para seu filho, vai resgatando o encantamento. Ser me a segunda chance de observar as coisas, s que com outros olhos. Coisas rotineiras e comuns que antes passavam despercebidas tornam-se fascinantes aos atentos e desbravadores olhos de um pequeno ser em desenvolvimento. Quando percebe, est extasiada, de quatro na grama do parque, acompanhando o
118

GrVIDA

vo de uma borboleta e mostrando para seu beb: Olha que lindo!!! Esta a sabedoria de Deus que vai realmente cuidando de tudo, aproximando Seus anjos na Terra, cuidando de todos os nossos passos, confortando-nos e amando-nos profundamente. Como disse Jesus para Paulo: na tua fraqueza que Eu te fao forte. Com minhas resistncias no cho e minha guarda baixa, sem que eu pudesse racionalmente reagir muito, presenciei os anjos entrarem ativamente na minha vida neste momento de absoluta revoluo e mudanas internas. Os anjos me resgataram, me acalentaram, me divertiram e me fizeram ver a vida de outra maneira: ainda mais alegre e linda, apesar de tudo! Ensinaram-me a ter coragem e perseverana. Ensinaram-me o perdo. Ensinaram-me a gratido, o amor incondicional, a compaixo. Os anjos presentearam-me com uma nova e cristalina percepo diante da vida, enchendo-me de vigor e entusiasmo. As Sagradas Escrituras registram a vontade do Pai:

Cobrir-te- com suas penas, sob suas asas estars seguro. No te assustars do terror noturno, nem da seta que voa, nem da peste que se propaga nas trevas, nem da mortandade que assola ao meio-dia. Caiam mil ao teu lado e dez mil tua direita; tu no sers atingido. Somente com teus olhos contemplars e vers o castigo. Pois disseste: O Senhor meu refgio. Porque aos Seus anjos dar ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos. Eles te sustentaro nas suas mos, para no tropeares nalguma pedra.
Salmo 90

119

Biba Arruda

Seguindo os desgnios divinos, os anjos esto presentes, acompanham-nos ao longo dos sculos. No entanto, em momentos de transio e grandes mudanas, estamos mais suscetveis para perceber suas sutilezas. como se algo nos fizesse despertar de um sono profundo e finalmente passssemos a perceber as maravilhas ao nosso redor. Os anjos do Senhor esto sempre a postos, sobretudo quando existe a promessa do renascer. Os milagres em si so propostas de renascimento, de ver os mesmos fatos sob outro ponto de vista. O sol renasce todos os dias, lindo, forte, dando-nos luz, calor, amor, uma verdadeira prova, entre tantas, da presena do Deus vivo e atuante. Um pouco antes do amanhecer como se acontecesse um momento de silncio, de adorao, e ento o sol reluz triunfante sobre o horizonte. Nesse momento, a natureza e os homens so animados com estmulos para comear o dia. Podemos sentir a atividade dos anjos do Senhor inaugurando a manh, mesmo antes de o sol nascer. Eles sempre antecedem a presena dos raios do sol sobre a superfcie da terra. Esses anjos trazem mais amor e gratido para nossas vidas, renovando a esperana de bnos, curas e milagres. Meio-dia em ponto a ocasio principal do dia. Nesse momento, o Sol, nossa estrela, atinge uma posio na qual pode energizar com mais eficcia os corpos e seres que esto sintonizados na recepo direta dos raios. s seis horas da tarde, acontece a juno do dia e da noite, integrao total. No por acaso que esta a hora da Ave-Maria. Momentos especiais para refletirmos o que foi feito com as horas de luz que nos foram proporcionadas to graciosamente. Momentos de puro milagre, tempo de nos aquietar nem que seja por instantes e interiorizar as graas recebidas, tempo de dar boas-vindas noite que chega suavemente. Uma das cenas
120

GrVIDA

tocantes do filme Cidade dos Anjos mostra uma legio deles reunidos na praia ao entardecer, vigilantes para que o processo da natureza siga cheio de encantamento. Penso no trabalho dos anjos espalhados pelo mundo cuidando de cada minuto da vida. Nossas mentes agitadas se esquecem de reverenciar e agradecer as manifestaes divinas. Estamos to preocupados com nossos compromissos, com a sobrevivncia, com essa correria desenfreada, que no percebemos que esses so alguns dos diversos sinais, milagres, provas do infinito amor de Deus por ns a todo instante. Viver o encontro com Deus resgatou em mim a ateno para detalhes que antes passavam despercebidos... Se eu olhar para trs com os olhos da f e da espiritualidade, e observar cada pequeno detalhe da minha vida, at mesmo aqueles mais insignificantes, serei capaz de perceber a grandeza da fora divina atuando diretamente em todas as circunstncias que nos envolve. Na verdade, essa a grande diferena que aconteceu em minha vida depois que vivi esse grande encontro. Tudo sagrado, divino e maravilhoso! At as coisas mais banais, at mesmo as piores provaes. Hoje consigo sentir a fora de Jesus em tudo! Parece um tanto piegas dizer isso, mas a mais pura verdade. Depois que voc vive um profundo encontro com Deus, capaz de reconhec-Lo em toda parte, at mesmo nas grandes dificuldades. Eu sou a prova viva disso, tenho vivido e presenciado cada milagre!!! So inmeros. Em 1995, publiquei meus primeiros trabalhos sobre esse grande encontro, minha inteno quela altura era compartilhar com as pessoas a certeza de que os milagres so reais, que esse encontro to desejado possvel, sim! Dos azedos limes que nos foram apresentados, degustvamos uma divina limonada. Tudo florescia lindamente.
121

Biba Arruda

Estava vivendo um encontro de amor divino e as coisas todas pareciam se encaixar. A coleo Anjos Tudo que Voc Queria Saber vendeu dois milhes de exemplares!!! A mesma alegria, entusiasmo e descobertas que eu experimentava em minha histria pessoal estavam espalhados por todo o Brasil. Cartas com lindos testemunhos contando encontros divinos comearam a chegar de toda parte, e cada vez mais ficava muito slida a minha certeza de que estvamos no caminho certo. Para viver esse verdadeiro encontro no era preciso prtica nem teoria. Nascia ali a certeza de que todos ns temos uma Linha Direta com Deus. Quanto mais me entregava, mais graas vivia... Hoje percebo a delicadeza de Jesus e toda Sua pedagogia. Assim como o Anjo Gabriel anunciou Virgem Maria a vinda de Jesus, os anjos anunciaram a mim a vinda de Maria. Vivi uma indescritvel sensao aproximando-me desta Mulher maravilhosa, que me inspirou a seguir o caminho da santidade e a perseguir a excelncia do ser. Muitas vezes me pego pensando: Se Maria estivesse na minha situao, como agiria? Criamos um elo de intimidade maravilhoso. Maria, minha amiga, minha me, minha irm, minha professora, minha companheira! Aprendi a conversar com Ela. Claro que minha mente racional s vezes falava alto, tentando me convencer: Ser que minha imaginao? Como que Nossa Senhora pode estar aqui em minha casa, conversando comigo? Estou indo longe demais... Conversar com os anjos uma coisa, mas falar com a Me de Deus e sentir Sua presena e Suas respostas, ah, isso j demais! Parece que eu ainda no tinha aprendido o que a Palavra nos ensina: no devemos julgar, pois l estava eu limitando a fora de Deus, aceitando apenas o que eu conseguia explicar...
122

GrVIDA

Compartilho nos livros que tenho publicado, desde esse encontro maravilhoso, os degraus que venho subindo e aprendendo nessa jornada da espiritualidade. Deus tem me levado a lugares inimaginveis... E pensar que fui lanar o livro Maria Quem Essa Mulher Vestida de Sol na Colmbia, e quando dei por mim, estava falando para uma platia de mais de 20 mil pessoas com um espanhol fluente! Logo eu, que nunca havia falado o idioma! O livro ficou entre os primeiros da lista dos mais vendidos e l tive a certeza de que a linguagem do amor universal. Somos muitos e por toda parte. Quando escrevi o livro Jesus Tudo Posso Naquele que me Fortalece, no qual conto esse encontro, revi minha vida com os olhos da f. E percebi que ELE sempre estivera comigo, sempre! E toda Sua turma tambm: Maria, os anjos, querubins e serafins, arcanjos, hoje meus amigos inseparveis, alm de todos os maravilhosos seres humanos anjos na terra que ELE escala e coloca no caminho como mensageiros intercessores. Tenho certeza absoluta de que todos ns, de alguma forma, seremos pescados pelo imenso anzol de Deus para, enfim, nadarmos no infinito oceano que a plenitude desse amor divino, da confiana na verdade, no caminho e na luz. O que eu vivi, muito provavelmente, o que voc viver tambm: o encontro com a verdadeira espiritualidade. Cada um sua maneira, no seu tempo... Costumo dizer que Deus um roteirista imbatvel, escreve roteiros sensacionais. Conhece-nos profundamente e sabe como tocar cada um de Seus filhos muito amados. Nenhum escapa! Pode demorar o tempo que for... podemos relutar, enveredar por atalhos equivocados, recusar, mas no tempo certo teremos a bno de viver essa glria: o encontro com JESUS. Esse encontro um momento sublime, precioso e realmente acontece para todos, pode demorar muito, mas
123

Biba Arruda

acontece. Seja por amor, seja pela dor, todo ser humano, em algum ponto de sua passagem nesta vida, ir vivenciar um grande encontro. Esse processo jamais poder ser externo, ningum pode convenc-lo, ou falar a respeito tentando fazer a sua cabea. Se a chavezinha do seu corao no tiver sido acionada, se no acontecer aquele clique (que nenhuma palavra pode explicar), o seu encontro, a sua hora ainda no chegou. Vivenciar a espiritualidade, consagrar a vida a Deus tornar sagradas todas as coisas fez-me uma nova mulher. Deu a mim um flego incomparvel, uma alegria genuna que vem de Jesus e nada nem ningum poder tirar. Esse caminho me levou a lugares inimaginveis, torno a dizer! Presenteou-me com uma vida linda e com toda a certeza essa vibrao e energia me acompanham por onde eu vou. Hoje em dia, rebato as provaes com coragem e diligncia. Sei em quem deposito minha confiana. Aprendi a estudar a Palavra de Deus, que um grande exerccio e o maior best-seller de todos os tempos. A mesma passagem tem leituras e interpretaes diferentes, dependendo do estgio em que voc se encontra. o prprio Deus falando com voc. Uma das minhas passagens preferidas e que me faz compreender o sentido da vida esta de Isaas:

No tenha medo, porque eu o redimi e o chamei pelo nome; voc meu! Quando atravessar a gua, eu estarei com voc e os rios no o afogaro; quando voc passar pelo fogo, no se queimar e a chama no o alcanar pois eu sou o Senhor seu Deus, o Santo de Israel, seu salvador. Para
124

GrVIDA

pagar sua liberdade, eu dei o Egito, a Etipia e Sab em troca de voc, porque voc precioso para mim, digno de estima e eu o amo, dou homens em troca de voc, e os povos em troca de sua vida. No tenha medo, pois Eu estou com voc. L no Oriente, vou buscar sua descendncia, e do Ocidente eu reunirei voc. Direi ao norte: Entregue-o. E ao sul: No o retenha. Traga de longe meus filhos, traga dos confins da terra as minhas filhas, e todos os que so chamados pelo meu nome: para minha glria eu os criei, eu os formei, eu os fiz.

Isaas 43: 1-7

Ainda que passemos por rios e incndios, Deus est conosco e real. Ns no estamos ss. Ele nos ama, do jeito que somos, troca reinos para cada um de ns. Sentir essa certeza dentro do corao, saber que sou muito amada e protegida, faz toda a diferena. Inspira-me cada vez mais a melhorar, a buscar a excelncia do ser, a me aprimorar como pessoa, a estar mais prxima de Seus ensinamentos, embora esta no seja uma condio para que Ele me ame. Essa percepo mudou minha vida. Cada encontro casual, cada palavra, cada situao eu vejo como um arrANJO de Deus. Procuro elaborar minha pacincia, exercitar minha compreenso e seguir Suas virtudes. Cada simples ato tem um novo significado. So as pequenas coisas que fazem a grande diferena, mesmo! Gisela, amiga querida, quem me conta que s vezes se surpreende distrada escovando os dentes de qualquer jeito e, quando se olha no espelho, pensa logo: Como Jesus escovaria Seus dentes? Ele faria da melhor maneira possvel, ento rapidamente desperta daquela apatia e
125

Biba Arruda

procura faz-lo com entusiasmo! De minha parte, no me prendo a nada que seja muito fantico ou radical. O encontro com a espiritualidade, com a Verdade de Jesus, continuar sendo como sou, no entanto dando o melhor de mim, buscando discernimento, clareza nos dons do divino Esprito Santo de Deus, para vivenciar meu livre-arbtrio da melhor maneira. Jesus no quer que eu seja outra pessoa completamente diferente ou que me mude para um mosteiro ou que passe o dia inteiro em estado contemplativo... Ele quer que eu descubra quais so Seus planos para mim. Jesus quer que eu, voc, Seus filhos renasam para uma nova vida, compactuando com Suas verdades.

Nicodemos, prncipe dos judeus, maravilhado com os milagres que Ele fazia, aproximou-se do Mestre e afirmou: Sabemos que o Senhor vem de Deus, pois jamais ningum conseguiria fazer tantos milagres se Deus no estivesse convosco. Jesus falou para ele: Em verdade, em verdade vos digo: Quem no nascer de novo no poder ver o Reino de Deus. Intrigado, Nicodemos continuou:Como pode um homem velho renascer de novo? Ser que ele deve entrar no seio da sua me e nascer pela segunda vez? Jesus, ento, respondeu: Quem no nascer da gua e do Esprito Santo no poder entrar no Reino de Deus. O que nasceu da carne da carne, o que nasceu do esprito do esprito. O vento sopra onde quer, voc capaz de ouvi-lo, mas no sabe de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com aquele que nasceu do Esprito. Nicodemos perguntou: Mas como assim!!?
126

GrVIDA

Como se pode renascer? Jesus disse: Voc doutor em Israel e ignora essas coisas!...
Jesus continuou Sua explicao e vale a pena voc conferir diretamente nas Escrituras Joo 3:1-21 e deixar que o prprio Esprito Santo sopre Seus ventos e faa voc comear a compreender o que este renascimento, o que o Reino de Deus. Na verdade, esta a essncia do grande plano da salvao de Deus para cada um de ns. Estar gerando um filho permite-nos a extraordinria possibilidade de renascer em todos os aspectos. Este livro pretende lanar sementes que o levem reflexo e ao encontro do Divino. Lembre-se sempre de que voc tambm possui Linha Direta com Deus, ainda que no tenha percebido Sua presena. Agora, Ele se faz mais presente do que nunca. Aproxime-se! Saiba escutar a Palavra dentro de voc, no espere manifestaes mirabolantes, vises estratosfricas, anjos alados voando sobre sua cabea. Isso tudo possvel, pois Ele o Senhor de tudo e todos. Mas Ele vem no silncio, na quietude, na entrega, no abrir de seu corao. Seu SIM, sua doao e entrega em consentir abrir espao dentro de voc, nos prximos nove meses, j um grande motivo de comunho com o Sagrado. Voc o campo no qual o prprio Senhor permitiu que Sua semente se desenvolvesse, esteja certa de que ELE e Seus anjos esto todos a postos! Jesus tem um plano para cada um, mas ns no somos fantoches em Suas mos. Ele deseja que descubramos qual o caminho a seguir, que desfrutemos de nossa livre escolha.
127

Biba Arruda

Para isso, preciso estar atento e cuidar da Linha Direta com Deus. Quando descobre a espiritualidade, voc percebe que, apesar da onipotncia e onipresena de Deus, Ele deseja depender de sua permisso para que essa sincronicidade flua livremente, apesar de voc ser totalmente amparada por ELE a cada passo. uma dana linda! Tem gosto de quero mais; quando voc sente a f pulsando na veia (uma sensao indescritvel em palavras), tem a ntida sensao de que pode andar sobre as guas! Pode vencer qualquer obstculo, seja ele qual for. Deus quer tocar os Seus filhos, mas voc precisa permitir, estar atenta para observar seus arrANJOS. Escutar Seus chamados e seguir adiante conforme Sua Palavra transformam nosso viver. As pessoas que ainda no sentiram a experincia do Deus vivo, aqueles que ainda no vivenciaram o sopro divino em suas histrias, talvez carreguem o preconceito de que as pessoas espiritualizadas so aquelas carolas, de roupas esquisitas, de comportamentos contidos e que s o fizeram porque no tiveram nenhuma outra alternativa diante dos golpes da vida. Sinceramente, esto redondamente enganadas! Eu continuo espevitada como sempre, o entusiasmo transborda pelos meus poros, as gargalhadas continuam ecoando por onde passo, adoro danar, festa, sol e alegria. Tudo o que me rodeia, as pessoas que encontro ou as atitudes que tomo so sempre consagradas a Deus. Eis a grande mudana. O encontro com a verdadeira espiritualidade d a sensao de que voc ajustou com perfeio as cores do filme a que est assistindo, o enredo bem capaz que no mude, mas a maneira de conduzi-lo certamente ser outra. Aprendi que a grande tnica a gratido, hoje em dia eu
128

GrVIDA

agradeo at mesmo os tropeos, pois sei que fazem parte desse grande caleidoscpio de milagres ao qual nosso grande roteirista no deixa escapar nada. A presena de Jesus em minha vida reconhecida pelos outros no porque eu esteja a todo momento dissertando o Evangelho ou situaes bblicas, passagens e parbolas num banquinho no meio da praa. Mas porque eu tenho procurado viv-las ao mximo e estar constantemente cuidando com carinho e ateno dessa Linha Direta com Deus, vivenciando Suas Palavras, sentindo Sua verdade, e no apenas falando teorias vazias. Esta a grande diferena. Aprendi com essa descoberta que realmente nada impossvel! Que a mulher vestida de sol, de uma maneira especial, linda e encantadora, est todos os dias rogando por ns e nos faz crer ainda mais nesse Homem maravilhoso que nos cobre de milagres, curas e bnos e nos ensina que podemos ser pescadores de homens; basta para isso querermos e acreditarmos em Jesus, pois tudo podemos naquele que nos fortalece.

129

CAPTULO IV

O Milagre da Criao

130

Aclamai o Senhor por toda a terra Servi o Senhor com alegria Vinde, entrai exultantes em Sua presena. Sabei que o Senhor Deus: Ele nos fez, e a Ele pertencemos. Somos o Seu povo e as ovelhas do Seu rebanho. Entrai cantando sob Seus prticos vinde aos Seus trios com cnticos; glorificai-o e bendizei o Seu nome, porque o Senhor bom, Sua misericrdia eterna e Sua fidelidade se estende de gerao em gerao.
Salmo 99

131

GrVIDA

primeiro livro da Bblia chama-se Gnesis e descreve os milagres da criao do mundo. Deus onipotente, onipresente, o Todo-Poderoso, criou o mundo a partir do nada. Fez o cu, o mar, o firmamento. Pensou nos luzeiros, tanto para a noite quanto para o dia. Fez os animais, as flores, as rvores, as sementes. Povoou o Universo. Deus, ento, fez Sua grande obra de arte: Faamos os homens nossa imagem e semelhana, tenham eles domnio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos cus, sobre os animais e todos os rpteis que rastejam na terra. E Deus os abenoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos cus e sobre todo animal que rasteja pela terra. Deus ainda disse que todas as ervas que do sementes, todas as aves que se acham na superfcie da terra e todas as rvores com fruto que dem semente, nos seriam dados como mantimentos. Deus proclamou nossa abundncia, nos deu infinita prosperidade, desde o incio dos tempos. Ele nos ofereceu tudo. Quando disse Multiplicai-vos, no estava apenas se referindo aos filhos que podemos gerar, mas tambm aos frutos que podemos produzir. As idias, os projetos, os trabalhos, as realizaes, nossas colaboraes como um todo junto a Seu reino. importante que, acima de tudo, cada um de ns se aposse das torrentes de bnos, glrias e graas destinadas a toda a humanidade. No se trata de uma fico, de algo distante e longnquo. uma realidade, que est descrita no livro da vida, nas Sagradas Escrituras. preciso crer para ver. Por isso, acredite que os milagres so possveis, que o reino de Deus existe. Em Provrbios 23:7, est escrito: Porque como imagina em sua alma, assim ele .
133

Biba Arruda

Trocando em midos, voc aquilo que acredita. Faa-se segundo a sua f! Jesus ensinava a todos por onde passava: Sua f move montanhas! Um filho e um pai caminhavam por uma montanha. De repente, o menino cai, machuca-se e grita: Ai!!! Para sua surpresa, escuta a sua voz se repetindo, em algum lugar da montanha: Aiiii!!!... Curioso, pergunta: Quem voc? Recebe outra resposta: Quem voc? Contrariado, grita: Seu covarde! Olha para o pai e pergunta, aflito: O que isso? O homem sorri e fala: Meu filho, preste ateno. Ento, o pai grita em direo montanha: Eu admiro voc! A voz ressoa: Eu admiro voc! De novo, o homem grita: Voc um campeo! O menino fica espantado. No entende. O homem explica: As pessoas chamam isso de eco, mas, na verdade, isso a vida. Ela lhe d de volta tudo o que voc diz, o que voc faz. Se voc acreditar que os milagres so possveis, eles se tornaro realidade, todo Universo conspira a favor. E Deus vem dizendo isso por toda a eternidade. A Palavra uma s. E Deus fiel.
134

GrVIDA

Ele nos ordenou Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a. chegada a hora de aceitar definitivamente a multiplicao do saber, por isso to importante que a espera de um novo ser seja o tempo de se preparar espiritualmente, de assumir definitivamente as responsabilidades que nos esto sendo designadas. fundamental que voc e sua famlia se conscientizem da criao que proporcionaro a esse novo mensageiro da luz. Deus disse a Daniel: quele que confiante em seu Senhor entrou na cova dos lees, apesar de muitos o esquadrinharem, chegar o tempo da multiplicao do saber. Este saber nos dado pela fora do Esprito Santo. Que venham a ns neste instante o Esprito da Sabedoria e do entendimento, o Esprito do conselho e da fortaleza, o Esprito do conhecimento e do temor ao Senhor. Que, a partir de agora, cada um que ler este livro possa sentir o mais forte vento do Esprito Santo de Deus, tocando seu corao e o fortalecendo, multiplicando o seu saber por meio de seus dons divinos, preparando cada alma para multi-plicar os milagres, as bnos e as glrias. Acredite que o fato de o Senhor lhe confiar a tutela de um filho Seu, um mensageiro de luz, j define quanto Ele o ama e deseja que voc se aproxime para entender Seu plano divino. Pense bem! Veja com olhos de milagre.

Encontre a Cano da Sua Vida


Talvez voc j esteja carregando dentro de si uma nova vida, ou ainda essa promessa esteja se desenhando nos sonhos e planos dessa nova famlia que desponta no horizonte. No importa em qual estgio desse grande milagre vocs estejam, ele j se manifesta e real.
135

Biba Arruda

Numa tribo ao norte da frica, a data de nascimento no reconhecida como o dia do parto, tampouco a hora da concepo. Para eles o que marca o nascimento o primeiro instante em que a criana surge em forma de um pensamento no corao da me. Os ndios tm uma noo plena da brevidade da vida e de quanto ela deve ser respeitada e vivida intensamente a cada momento. Quando a nativa sente o forte desejo de ser me, caminha sozinha ao encontro de uma frondosa rvore, sentando-se ao seu p. Numa relao muito ntima e respeitosa de orao, aquieta sua alma e vai pedindo que Deus lhe sopre a sabedoria da msica da vida daquele ser que dar luz. Nesse momento sublime, compactuando com a me natureza, a me biolgica vai se preparando para tambm fazer parte do milagre da vida, da troca, da continuidade. Ali feita uma sincera entrega de sentimentos, toda a sua pura inteno converte-se em amor, para que ela consiga estar preparada para aprender e ensinar a cano da vida. Assim que ela a escuta, retorna feliz para a aldeia e a ensina com vigor para o futuro pai da criana, para que juntos possam cant-la conscientes quando estiverem fazendo amor e concebendo esse novo ser. Durante nove meses, a me continua entoando a cano e emanando muito amor para a criana que leva no ventre. O mesmo cntico ensinado s velhas e sbias senhoras da aldeia e s parteiras para que na hora do nascimento cantem juntas, dando as boas-vindas criana que est chegando. Todos os habitantes da aldeia aprendem o hino pessoal da criana para que, quando ela cair ou se machucar, possam cantar com alegria e amor, confortando, fortalecendo, fazendo com que se sinta amada e motivada. 136Por todas as festas e iniciaes pelas quais essa criana

GrVIDA

passar ao longo da sua vida, sua cano ser celebrada por todos. Ao crescer, sua msica far parte da cerimnia de seu matrimnio e, no final de sua vida, quando estiver em seu leito de morte, pela ltima vez ser cantada por todos, celebrando sua entrada no Reino dos Cus. A cano entoada na tribo africana representa o fio condutor de toda uma vida. chegada a hora de todos ns aprendermos nossa cano e amar com CORAO de me, para deixar fluir essa linda melodia.

Responsabilidades de Mulher
Feliz o homem que tem uma boa mulher, pois se duplicar o nmero de seus anos. Sendo forte, ela far a alegria de seu marido e derramar paz nos anos de sua vida. um bom quinho uma mulher bondosa. Na parte daqueles que temem a Deus, ela ser dada a um homem pelas suas boas obras; e ele rico ou pobre, ter o corao satisfeito, e o seu rosto refletir alegria o tempo todo. A graa de uma mulher cuidadosa rejubila seu marido, e seu bom comportamento revigora os ossos. um dom de Deus que ela seja sensata e silenciosa, e incomparvel, se bem educada. A mulher santa e honesta uma graa inestimvel; no h parmetro para pesar o valor de uma alma casta. Como o sol que se levanta nas alturas de Deus, assim a beleza do rosto na idade madura. Como colunas de ouro sobre alicerces de prata, so as pernas formosas sobre calcanhares firmes. Como fundamentos eternos sobre pedra firme, assim so os preceitos divinos no corao de uma mulher santa (Eclesistico 26).
137

Biba Arruda

Vs, tambm, mulheres, sede submissas aos vossos maridos. Se alguns no obedecem palavra, sero conquistados, mesmo sem a palavra de pregao, pelo simples procedimento de suas mulheres. No seja o vosso adorno o que aparece externamente: cabelos tranados, ornamento de ouro, vestidos elegantes; mas tende aquele ornato interior e oculto do corao, a pureza incorruptvel de um esprito suave e pacfico, o que to precioso aos olhos de Deus. Era assim que outrora se ornavam as santas mulheres que esperavam em Deus (1 Pedro 3:5). Sou filha da gerao dos anos 60, na qual as mulheres queimaram seus sutis em praa pblica e lutaram desesperadamente por seus valores. Minha famlia caracteri-zada pela fora de suas guerreiras. Todas as mulheres so inovadoras, de muita fibra e coragem. A histria do rdio no Brasil e a histria da minha av, Virginia de Moraes, se confundem. Ela foi uma das vozes mais lindas que j se ouviu. Durante 42 ininterruptos anos, esteve frente dos microfones, comeando em uma poca em que, para ser radialista, era preciso tirar carteira no Dops. Minha me, Cynira Arruda, tambm inovou bastante, inclusive em minha educao. Ela me criou para que desde muito cedo trabalhasse e fosse independente financeiramente e dona de meu nariz. Sigo esse caminho desde os 14 anos. Aos 16, fui estudar na Inglaterra, aos 20 me casei, com 23 construmos uma casa no campo, com boa parte desse meu dinheiro. Depois, passamos uma boa temporada em Nova York. Hoje, aos 35 anos, vivenciando minha segunda gravidez, fruto de meu segundo casamento, reavalio alguns valores, sobretudo o papel da mulher. Penso hoje no em igualdade absoluta, mas na diferena que existe entre os sexos. Na total transformao e revoluo
138

GrVIDA

que o silncio de uma mulher pode causar. Penso que est se aproximando o tempo de as coisas se encaixarem, de os papis se tornarem mais apropriados, menos competio e mais compreenso. Evidentemente, quero seguir trabalhando, conquistando espaos, dividindo com meu marido conquistas e vitrias. Mas aprendi que, alm de uma brilhante profissional, a mulher o corao da famlia, cabe a ela a formao de novas geraes. Suas oraes so capazes de apagar incndios. Uma mulher capaz de mudar o contexto do mundo, como Maria o fez. A Bblia registra em muitas passagens a virtude de sbias mulheres; por isso, quando leio os versculos anteriores sobre as virtudes da mulher, penso em quanto Deus nos valoriza e espera de cada uma de ns. No foi por acaso que nos concedeu a to nobre misso de carregar Seus filhos dentro de ns. Por meio do amor e reconhecimento de Jesus pelas mulheres, repenso minha posio, inclusive como esposa. Ser submissa no significa deixar de ter opinio e ficar oprimida sob o jugo da intemperana masculina. simples-mente respeitar a posio de cada um, o papel de cada um. No quero aqui fazer um discurso sobre feminismo ou machismo. Isso complexo demais e cada pessoa tem sua opinio. Quero compartilhar com voc que, agora que carrego no ventre a graa de ser me, mais uma vez penso na posio do pai. Isso me leva a pensar na relao homem-mulher. Revisitei algumas mulheres na Histria para entender seus exemplos. Comprometi-me a buscar a excelncia do ser; quero, sim, ser uma mulher virtuosa, o sustentculo de nossa famlia. Mas isso no vem pronto! A gente tem de aprender, e muito! Estar grVIDA me faz pensar ainda mais nessa relao.
139

Biba Arruda

Troca de sabedoria feminina


Maria e Isabel passaram trs meses juntas quando geravam seus filhos: Joo e Jesus. Muitas devem ter sido as experincias que as duas trocaram diante dos diferentes momentos que atravessavam, embora estivessem vivendo situaes semelhantes. Uma iniciando a sua vida, a outra colhendo o que plantara, ambas em seus caminhos pessoais, suas buscas para viver seus Planos Divinos. Joo Batista nasceu de pais velhos e sbios, Jesus nasceu de Maria, uma exuberante jovem mulher, provavelmente teria 17 anos de idade, como relata Lucas. Maria tinha a alma pura, o frescor da tenra idade, o vio da juventude, a coragem diante do indito. Isabel, me de Joo, tinha uma ampla sabedoria, muitas experincias, muitas histrias arquivadas. Eram seguidoras da ordem dos essnios, a mais espiritual da poca do povo judeu. Ambas receberam a visita de Gabriel anunciando o plano de suas vidas e abriram seus coraes para o Sagrado. Ainda criana, Joo educado para uma vida sacerdotal. Ele alcana os mais elevados graus de iniciao ainda jovem e mais tarde chamado de Mestre da Justia. Jesus, antes do batismo no Jordo, era chamado de Mestre do Amor. Joo Batista representou exemplarmente o mestre da Justia. Ele no trouxe a justia da velha pedra dos Dez Mandamentos, mas a capacidade do autojulgamento interior. Ele no precisava de regras externas para se ajoelhar diante de Jesus Cristo. Joo abriu os caminhos para Jesus e tinha plena conscincia da evoluo natural, conforme fora anunciado. A fora e o poder que adquirimos so para serem
140

GrVIDA

usados para encaminhar e ajudar o prximo, como a ns mesmos. Somos todos facilitadores no curso da vida independente do ponto de evoluo que estejamos. Sempre temos o que aprender e ensinar. importante perceber, situar qual o momento que estamos vivenciando. Que tempo este por qual estamos passando? preciso ateno para no brigar com os moinhos de vento, como Dom Quixote fez incansavelmente. preciso aquietar e perceber as lies e os caminhos a serem percorridos. Deus nos manda Seus sinais todo o tempo. Por intermdio de uma espiritualidade bem lapidada e trabalhada, passamos a perceber e reconhecer, com um olhar, quem maior em sabedoria e em amor e que merece ser seguido. Quando Joo diz que no merecedor de batizar Cristo, Ele pede que seja batizado. Um reconhece o outro, sem se importar quem o maior ou o menor. Esto impulsionando o mundo a se desenvolver. Sem egos, sem inveja. Apenas aceitando o curso natural do eterno fluxo: dar e receber. As fogueiras acesas em homenagem a So Joo so smbolo do fogo interior que precisamos acender, para iluminar e esquentar nossas noites de inverno. Quem no acende essa luz ficar na escurido e morrer de frio. Lembra as coloridas pipas soltas ao vento deslizando pelos ares nas festas de So Joo? Smbolos que nos fazem pensar que quem no solta a prpria alma para voar at as nuvens e se deleitar com o grande sopro do vento da sabedoria no vai conseguir andar sozinho. Tudo o que ns fazemos exteriormente tem a fora do fortalecimento interior. Maria, Jesus e os Anjos so nosso elo de prata, fortalecendo-nos.
141

Biba Arruda

Sementes vivas: as mulheres seguidoras de Jesus


Maria acompanhava Jesus em Sua peregrinao. Em certas ocasies se separavam por alguns dias, como quando o Senhor foi ao Tabor (Mt 17:1) ou nas ocasies em que precisava cuidar de alguma converso em particular. De sua parte, Nossa Senhora instrua e catequizava algumas pessoas em especial. Maria levava gravada em seu corao toda a doutrina de Jesus, mas sempre O ouvia com ateno de uma discpula novata. Maria conhecia bem as operaes da alma de seu Filho. Via que, ao mesmo tempo que Ele pregava, orava interiormente ao Pai para que a semente produzisse frutos. Nossa Senhora tambm conhecia cada um dos que assistiam pregao de Seu Filho, o estado de graa ou de pecado de suas almas, os vcios ou virtudes que possuam. Maria trabalhou imensamente para que todos pudessem progredir na vida espiritual, no s em contnuas oraes, mas tambm com conselhos e advertncias de me e mulher. Desse modo, nutriu-os e criou-os como a grande Me e Mestra. Quando os apstolos e discpulos se encontravam com alguma dvida evidente que tiveram muitas no comeo ou sentiam alguma oculta tentao, recorriam logo a Nossa Senhora para serem esclarecidos e aliviados. A luminosidade do olhar de Maria abrandava coraes e confortava a todos. Jesus e Maria certamente se complementavam e faziam um belssimo trabalho juntos, unidos no poder do Esprito Santo e da Divina Trindade. Mateus (27:55), Marcos (15:40) e Lucas (8:2) contam alguns exemplos das mulheres seguidoras de Jesus. Contagiadas
142

GrVIDA

por Seu amor profundo, tornaram-se sementes vivas das verdades de Cristo, passando de gerao para gerao tudo o que vivenciaram. Ns, mulheres, somos as sementes vivas da verdade de Jesus. Nosso trabalho incansvel como doadoras das formas da vida continua pela eternidade de todas as geraes, a exemplo da grande Me. s vezes esquecemos, ou ainda no damos a devida importncia a essa misso. Cabe a ns a mansido, a cooperao, a humildade, a simplicidade e a quietude. Muitas vezes o trabalho da converso e da restaurao da F deve ser feito silenciosa e invisivelmente. A f no precisa ser barulhenta e efusiva, basta que seja descoberta a verdade interior de cada um. Jesus e Maria muito nos falam do Sagrado Corao, pois l que habita nosso tesouro mais precioso, onde esto as nossas sementes da vida eterna. preciso percorrer o caminho do corao, para que a energia dessas sementes seja liberada das razes, ao caule, das flores aos frutos, retornando terra, adubando-a para que novas e frondosas rvores floresam para sempre com a fora de quem fala com o corao: o amor. O Esprito Santo contemplou as mulheres com um dom especial: o jeitinho feminino. No d muito para descrever, mas todo mundo sabe o poder desse tal jeitinho feminino, capaz de colher frutos inimaginveis, trazer tona sentimentos esquecidos e despertar sensaes jamais conhecidas. Os exemplos valem mais que mil palavras. O AMOR ultrapassa todas as barreiras, e ns, mulheres, conseguiremos, sim, a exemplo de Maria, adubar essas sementes. Jesus est contando com cada uma de ns, para transmitir Sua verdade com corao de me!

143

Biba Arruda

Corao de Me
No dia em que Deus criou as mes (e j vinha virando dia e noite h seis dias), um anjo apareceu-Lhe e disse: Por que esta criao est Te deixando to inquieto, Senhor? E o Senhor Deus respondeu-lhe: Voc j leu as especificaes desta encomenda? Ela tem de ser totalmente lavvel, mas no pode ser de plstico. Deve ter 180 partes mveis e substituveis, funcionar base de leite e sobras de comida. Ter um colo macio que sirva de travesseiro para as crianas. Um beijo que tenha o dom de curar qualquer coisa, desde um ferimento at as dores de uma paixo, e ainda ter seis pares de mos. O anjo balanou lentamente a cabea e disse-Lhe: Seis pares de mos, Senhor? Parece impossvel!?! Mas o problema no esse falou o Senhor Deus. E os trs pares de olhos que essa criatura tem de ter? O anjo, num sobressalto, perguntou-Lhe: E tem isso no modelo-padro? O Senhor Deus assentiu: Um par de olhos capaz de ver atravs de portas fechadas, deixa quando quiser saber o que as crianas esto fazendo do outro lado das mesmas (embora j saiba); um segundo par, na parte posterior da cabea, para ver o que no deveria, mas precisa saber e, naturalmente, outro para dizer aos filhos Eu te compreendo e te amo! sem dizer uma palavra. E o anjo, mais uma vez, comentou-lhe: Senhor, j hora de dormir. Amanh outro dia. Mas o Senhor Deus explicou-Lhe: No posso, j est quase pronta. J tenho um modelo que se cura sozinho quando adoece, que consegue alimentar uma famlia de seis pessoas com meio quilo de alimento e consegue convencer uma criana de nove anos a tomar banho... O anjo rodeou vagarosamente o modelo e falou: muito delicada, Senhor!...

144

GrVIDA

Mas o Senhor Deus disse, entusiasmado: Mas muito resistente! Voc no imagina o que essa pessoa pode fazer ou suportar! O anjo, analisando melhor a criao, observou: H um vazamento ali, Senhor... No um simples vazamento, uma lgrima! E esta serve para expressar alegrias, tristezas, dores, solido, orgulho e outros sentimentos. Tu s um gnio, Senhor! disse o anjo, entusiasmado com a criao. Mas isso no fui eu que coloquei. Apareceu assim...

Eu s aprendi a amar ainda mais minha me e a respeit-la no dia em que tive a minha filha, e entendi a imensido desse amor. Senti o pulsar da verdadeira essncia da vida, tornando-se real dentro de mim. Passei a valorizar a intimidade e a proximidade que duas pessoas, no passado intrinsecamente ligadas por um cordo umbilical, podem ter. Ainda que as idias possam ser divergentes, a fora do amor latente e deve superar qualquer diferena. No dia do nascimento da minha filha, Ana Thereza, senti uma gratido enorme pelo privilgio de dar luz e ter recebido a ddiva de ser sua tutora. Naquele momento mgico, senti todos os instintos aflorarem e um calor percorreu meu corpo no instante em que a vi pela primeira vez. Foi uma carga energtica muito forte e poderosa. Senti a bno de um milagre divino, fui totalmente preenchida pelo Esprito Santo. Agradeci a oportunidade de estar viva, de dar vida. Selei ali um compromisso com a alegria, com o amor, a doao e a dedicao. Senti a comunho com Deus e todos os anjos, com o Sagrado. No existem palavras que possam descrever a grandiosidade desse espetculo
145

Biba Arruda

divino que acontece todos os dias, por toda uma eternidade, preservando a espcie e a natureza. Existem, sim, muitos anjos acompanhando cada ser que chega e parte desta vida terrena. Consagrei aquele tesouro, aquela vida, que ento dependia s de mim, Virgem Maria. Pensei com profundo amor e intimidade Naquela que tinha vivido tudo o que estava sentindo, e ainda mais forte por ser a Me de Jesus. Fiquei feliz em ver meu leite farto, dando alimento, vida e fora a ela. Lembro-me com ternura e carinho da minha surpresa diante da sincronicidade brilhante da natureza: como um bal bem ensaiado, meu leite jorrava na exata hora em que ela acordava para mamar. Mesmo sendo nossos corpos separados, ns duas estvamos ligadas diretamente. Essa ligao pode perdurar por toda a existncia, basta que nos entreguemos e nos dediquemos a ela. Agindo com corao de me, podemos intuir vrias situaes, no s com nossos filhos de sangue, mas com todas as pessoas em geral. Para isso, basta estabelecer uma conexo baseada na energia do amor. O corao de me sempre tem linha direta com seus filhos, ainda que morem em lugares distantes por muitos anos. Me que me sempre aparece ou telefona na hora certa. Por meio da meditao e, sobretudo, ateno aos nossos movimentos e aos dos outros, podemos estender esse corao de me em todas as nossas relaes. Esse o segredo. Afinal, corao de me no se engana! Corao de me aquele em que sempre cabe mais um, sempre d um jeitinho e est sempre pronto para ouvir, ninar, acalentar, brincar, proteger.

146

GrVIDA

Mensagens de Amor
De: Cynira Arruda 27/3/2000 20h28 Para: biba@dialdata.com.br Assunto: Mame te ama!
Querida, casa de ferreiro, espeto de pau! No fiz as fotos da capa (que, por sinal, eu no faria melhor do que as que foram feitas) e ainda no escrevi meu depoimento de av. Estou com superfome, esqueci-me de almoar e de jantar e, como v, j so 20h30 e ainda estou aqui, no SBT. E tem mais: estou sem carro (foi para a reviso). Escrevo uma coisinha; caso no fique bom, amanh mando outro texto. Quando, h uns 12 anos, fui entrevistada por Silvia Poppovic, que me perguntou se eu imaginava qual seria a minha reao ao ser av, respondi que levaria o beb para minha casa assim que nascesse e no o entregaria mais para a Biba. Acho que tentava dizer que o filho seria meu e que a Biba voltaria para minha casa para termos a convivncia diria que, inevitavelmente, acaba quando os filhos se casam. Ao ver minha neta, quando a enfermeira me mostrou, achei que estava vendo a Biba outra vez, recm-nascida, com tanto cabelo bem escuro. No me senti av; tive, mesmo, a sensao de ser me. , outra vez, a sensao da maternidade, s que de uma forma muito mais doce, porque no temos a responsabilidade de fato e de direito sobre a criana, mas estamos com ela s para os momentos de prazer: sem noites maldormidas e sem os infinitos encargos de uma me. Mas, se extremamente doce, tambm penoso, pois quando temos vontade de dar alguma orientao de acordo com o nosso modo de ver a vida, temos de ceder, aquela que gerou e que a legtima, perfeita e amorosamente me quem deve determinar como orientar o seu filho. Ns, avs, temos de entender que nossa atitude endossar plenamente as determinaes da me e jamais

147

Biba Arruda
sermos contrrias forma que ela escolheu para educar e conduzir a sua criana; s dessa forma o nosso filho-neto sentir a segurana de uma nica diretriz e estaremos dando a nossos filhos o direito de fazerem o que j fizemos: errar e acertar na educao de seus filhos, porque dificlimo ser me. Ningum conseguiu a perfeio. Ningum conseguiu sequer chegar perto do caminho correto. Mas estamos fazendo, como fizeram nossos pais: tentando acertar da melhor forma que podemos. Querida, adoro vocs todos dessa casa. As coisas aqui no trabalho esto timas, graas a Deus. Jesus tem mostrado seu amor por mim em todos os momentos. Veja s como nossas vidas, dia-a-dia, esto sendo reestruturadas.

Love, love, love. Adoro a minha Tutuquinha e o meu Novinho. Beijos no Rei.nozinho!

Mame experimentando o amor de av com sua primeira neta.

148

GrVIDA

um perodo em que os pais vo ficando rfos de seus prprios filhos. que as crianas crescem, independentes de ns, como rvores tagarelas e pssaros estabanados. Crescem sem pedir licena vida. Crescem com uma estridncia alegre e, s vezes, com alardeada arrogncia. Mas no crescem todos os dias: de igual maneira, crescem de repente. Um dia, sentam-se perto de voc e dizem uma frase com tal maturidade que voc sente que no pode mais trocar as fraldas daquela criatura. Onde que andou crescendo aquela danadinha que voc no percebeu? Cad a pazinha de brincar na areia, as festinhas de aniversrio com palhaos e o primeiro uniforme do maternal? A criana est crescendo num ritual de obedincia orgnica e desobedincia civil. E voc, agora, est ali, na porta da discoteca, esperando que ela no apenas cresa, mas aparea! Ali esto muitos pais ao volante, esperando que eles saiam esfuziantes sobre patins e cabelos longos, soltos... Entre hambrgueres e refrigerantes nas esquinas, l esto nossos filhos, com o uniforme de sua gerao: incmodas mochilas da moda nos ombros. E com os cabelos esbranquiados, ali estamos ns. Esses so os filhos que conseguimos gerar e amar, apesar dos golpes de vento, das colheitas, das notcias e da ditadura das horas. E eles crescem meio amestrados, observando e aprendendo com nossos acertos e erros. Principalmente com os erros, que, esperamos, no repitam! H um perodo em que os pais vo ficando um pouco rfos dos prprios filhos. No mais os pegaremos nas portas das discotecas e das festas. Passou o tempo do ballet, do ingls, da natao e do jud. Os filhos saram do banco de trs e passaram para o volante de suas prprias vidas. Deveramos ter ido mais cama deles ao anoitecer para ouvir-lhes a alma respirando conversas e confidncias entre os lenis da infncia e os adolescentes cobertores daquele quarto cheio de adesivos, psteres, agendas coloridas e discos ensurdecedores.

149

Biba Arruda
No os levamos suficientemente ao Playcenter e ao shopping; no lhes demos suficientes hambrgueres e refrigerantes; no lhes compramos todos os sorvetes e roupas que gostaramos de ter comprado. Eles cresceram sem que esgotssemos neles todo o nosso afeto. No princpio, subiam a serra ou iam casa de praia entre embrulhos, bolachas, engarrafamentos, Natais, Pscoas, piscina e amiguinhos. Sim, havia as brigas dentro do carro, a disputa pela janela, os pedidos de chicletes e cantorias sem fim. Depois, chegou o tempo em que viajar com os pais comeou a ser um esforo, um sofrimento, pois era impossvel deixar a turma e os primeiros namorados. Os pais ficaram exilados dos filhos. Tinham a solido que sempre desejaram, mas, de repente, morriam de saudade daquelas pestes. Chega o momento em que s nos resta ficar de longe, torcendo e rezando muito (e, nessa hora, se a gente tinha desaprendido, reaprende a rezar) para que eles acertem nas escolhas em busca de felicidade. E que a conquistem do modo mais completo possvel. O jeito esperar: qualquer hora podem nos dar netos. Neto a hora do carinho ocioso e estocado, no exercido com os prprios filhos e que no pode morrer conosco. por isso que os avs so to desmesurados e distribuem to incontrolvel carinho. Os netos so a ltima oportunidade de reeditar o nosso afeto. Por isso, necessrio fazer alguma coisa a mais antes que eles cresam.
Texto enviado por Rail via Internet autor desconhecido

150

Crendo em Jesus eu posso ver o invisvel e crer no impossvel.

CAPTULO V

Gerar um filho gravar na vida uma histria

152

GrVIDA

Me do Silncio
Me do Silncio e da Humildade, tu vives perdida e encontrada no mar sem fundo do Mistrio do Senhor. Tu s disponibilidade e receptividade. Tu s fecundidade e plenitude. Tu s ateno e solicitude pelos irmos. Ests revestida de fortaleza. Resplandecem em ti a maturidade humana e a elegncia espiritual. s senhora de ti mesma antes de ser nossa Senhora. Em ti no existe disperso. Em um ato simples e total, tua alma, toda imvel, est paralisada e identificada com o Senhor. Ests dentro de Deus e Deus dentro de ti. O Mistrio total te envolve e te penetra e te possui, ocupa e integra todo o teu ser. Parece que em ti tudo ficou parado, tudo se identificou contigo: o tempo, o espao, a palavra, a msica, o silncio, a mulher, Deus. Tudo ficou assumido em ti, e divinizado.Jamais se viu figura humana de tamanha doura, nem se voltar a ver nesta terra uma mulher to inefavelmente evocadora. Entretanto, teu silncio no ausncia de presena, ests abismada no Senhor e ao mesmo tempo atenta aos irmos, como em Can. A comunicao nunca to profunda como quando no se diz nada, e o silncio nunca to eloqente como quando nada se comunica. Faz-nos compreender que o silncio no desinteresse pelos irmos mas fonte de energia e de irradiao, no encolhimento mas projeo. Faz-nos compreender que, para derramar, preciso preencher-se. Afoga-se o mundo no mar da disperso, e no possvel amar os irmos com um corao disperso. Faz-nos compreender que o apostolado sem silncio alienao, e que o silncio sem apostolado comodidade. Envolve-nos em teu manto de silncio e comunica-nos a fortaleza de tua F, a altura de tua Esperana e a profundidade de teu Amor. Fica com os que ficam e vem com os que partem. Me Admirvel do Silncio!
(por Incio Larraaga, em O Silncio de Maria, Ed. Paulinas).

153

GrVIDA

m antigo dito popular nos ensina quatro abenoados objetivos de vida. Para que a vida seja completa, todo ser humano deveria: Plantar uma rvore; Construir uma casa; Ter um filho; Escrever um livro. Voc realmente est num perodo frtil e propcio, talvez seja a poca ideal para plantar suas sementes e ver nascer uma frondosa rvore, repleta de flores e frutos. Tempo de cultivar suas razes, afofar a terra, arar, adubar, cuidar. Tempo de construir a casa onde habita o esprito. Dar ateno ilimitada ao seu templo sagrado: seu prprio corpo. Construir com carinho cada pedacinho desse espao que lhe foi dado com tanto amor. Agora, voc tem um hspede muito especial dentro da sua casa! Ter um filho, resgatar valores, redescobrir o encantamento da vida e reverenciar a sublime fora e o total poder de Deus. Nos prximos nove meses e, por que no dizer, para o resto da sua vida, se voc estiver atenta, perceber por meio de Suas divinas manifestaes que para ELE nada impossvel! Escrever um livro... Meu querido amigo, o grande escritor Cesar Romo, vibrou quando lhe contei sobre este novo livro e o trocadilho do ttulo, que surgiu como inspirao mais que divina: grVIDA. No dia seguinte, ele me telefonou todo animado e disse: Biba, estive pensando na sua sacada com a palavra grVIDA e o pensamento da gente voa... Da que percebi: engravidar gravar na vida sua prpria histria!!! No o mximo?! Ele tem toda razo! mesmo o mximo!!! Gerar um
155

Biba Arruda

filho, participar dessa imensido do plano de Deus, sem dvida alguma, deixar gravado na vida uma histria. Por que, ento, no registr-la?! Em 1991, quando engravidei da Ana Thereza, comprei um caderno de capa dura marmorizada, com papel artesanal bem lindo, mais parecia um pergaminho. E decidi: vou escrever um livro com todas as minhas emoes, escrever cartas para esta criana, tirar fotos, colar as manchetes mais importantes de jornal, registrar os grandes acontecimentos enquanto ela estava sendo preparada. Naquela ocasio, eu jamais imaginaria que um dia seria escritora, mas eu desejava muito que aquele ser abenoado soubesse nosso momento de vida, nossos anseios, nossas conquistas. Sabe aqueles dirios de adolescente, nos quais se cola tudo, inclusive um pedacinho do corao? Pois o livro da gestao de minha filha me devolveu essa brincadeira. Eu ia escrevendo tudo, colando at os oramentos do enxoval, os desenhos das roupas que fiz para mim eu era figurinista as amostras de tecido. Os modelitos de camisola que gostaria de usar na maternidade! As fotos da minha barriga crescendo. Fotos de carinhas de recm-nascidos... Escrevia cartas de amor e agradecimento para ela, para o pai... Escrevia ressaltando quais as caractersticas e valores que gostaria que ela tivesse. Incrvel, mas tudo que escrevi posso perceber nela hoje! Coincidncia ou deusdncia?! Aquela adorvel e despretensiosa brincadeira de ser contadora de momentos especiais foi realmente o primeiro livro que escrevi na minha vida!!! Esperando meu segundo beb, contando com minha companheira inseparvel, releio avidamente as passagens daquele precioso testemunho. Ana se enternece em imaginar que tudo aquilo foi feito especialmente para ela. Na verdade, foi um presente para mim; os momentos que desfrutamos
156

GrVIDA

hoje, folheando juntas esse tesouro, me mostram como eu evolu, quantos degraus nessa escada eu subi. Um dia vou dar esse livro para ela, que vai ler enquanto estiver esperando a filha dela; afinal, a histria continua... Aprimorando essa evoluo, seguindo os divinos desgnios de contadora de momentos, transformei-me em escrevedora das inspiraes de Jesus, ou melhor, escritora, como insiste e incentiva minha me. No meu livro Milagres, Curas e Bnos Bate e a Porta se Abrir, da coleo Linha Direta com Deus, transcrevo em um dos captulos os quatro passos para viver um milagre e como escrever o seu prprio livro de milagres. Penso que estar grVIDA j um grande milagre e aproveito para inspirar voc a deixar gravada a sua histria de vida. Voc est num momento extraordinrio para registrar sua caminhada de f. Sob a luz do Esprito Santo, voc sentir fortemente novas inspiraes, estou certa disto. Coragem!!! Escreva seu livro, plante uma rvore, construa sua casa, tenha seu filho! D asas sua imaginao! Divirta-se! Celebre, cante e dance. Use folhas coloridas, imagens lindas, fotos de vocs quando pequenos, das famlias. Tire uma foto da casa onde vivem, do espao que ser reservado para o beb! Registre a transformao da casa, da vida de vocs. Pea que os familiares escrevam alguma coisa. Qual a emoo de ser av? O que o titio espera?! Siga sua intuio! Mesmo que voc trabalhe incessantemente, que sua vida seja atribulada, ache um tempinho para materializar suas emoes e gravar na vida sua histria. Ao nos dirigirmos a Deus, podemos ter essa confiana: quando pedimos alguma coisa conforme o seu projeto, Ele
157

Biba Arruda

nos ouve. E, se sabemos que Ele nos ouve em tudo o que lhe pedimos, estamos certos de que j obtivemos o que lhe havamos pedido (Joo 5:14-15). Um dia, se quiser, mande-me uma cpia do seu livro de milagres, da sua histria! Vou amar! Recebi alguns, e muitos deles so to sensacionais que tenho vontade de fazer uma coletnea; se Deus me ajudar, um dia irei public-los!

158

Aqueles que contam com o Senhor renovam suas foras. Ele lhe d asas de guia correm sem se cansar vo para a frente sem se fatigar.
Isaas 40:31

CAPTULO VI

Grvida do Corao

160

Seus filhos no so seus filhos, so os filhos da Vida desejando a si mesma. Eles vm atravs de vocs mas no so de vocs, e, embora estejam com vocs, no lhes pertencem. Vocs podem lhes dar seu amor mas no seus pensamentos, pois eles tm seus prprios pensamentos. Vocs podem abrigar seus corpos, mas no suas almas,pois suas almas vivem na casa do amanh, que vocs no podem visitar. Vocs podem lutar para ser como eles, mas no procurem torn-los iguais a vocs, pois a vida no volta para trs nem espera pelo passado. Vocs so o arco de onde seus filhos so lanados como flechas vivas. O Arqueiro v o alvo no caminho do infinito e Ele curva vocs com seu poder, para que suas flechas possam ir longe e rpido. Deixem que o seu curvar-se na mo do Arqueiro seja pela alegria, pois, enquanto ama a flecha que voa, Ele tambm ama o arco que firme.
Khalil Gibran

161

GrVIDA

a verdade, para ser me e pai inteiramente, todos os pais devem adotar seus filhos e todos os filhos devem adotar seus pais. Desde que somos muito pequenos, as pessoas nos ensinam somente uma histria sobre como ter um filho: aquela histria de duas sementinhas que se unem para formar um novo ser. Isso continua sendo sempre verdade, mas as pessoas se esquecem de contar para as crianas que existe outra maneira de ter um filho, outra maneira de ser pai e de ser me. As duas sementinhas que se uniram no ventre de uma mulher podem formar uma criana que no ser criada por essa genitora de sangue (biolgica). Outras pessoas devero assumir essa criana e a transformaro em filho. Elas sero pais do corao e o filho ser filho do corao. assim que chamamos carinhosamente os pais e os filhos por adoo. O abandono de crianas e a orfandade existem na histria da humanidade desde os tempos mais distantes. Dessa forma, as mais diferentes sociedades e culturas encontraram formas para acolher essas crianas abandonadas ou rfs, cri-las e aceit-las como filhos. Em diferentes tempos e culturas, a adoo teve significados diversos, mas nunca podemos esquecer um ingrediente fundamental para que a verdadeira relao de filiao se tornasse slida: o amor. Ah, esse sempre esperado amor que transcende nossas aes para eternizar nossas relaes e unir coraes. O amor talvez no faa o mundo girar, mas faz com que nossa jornada valha a pena! preciso deixar claro que essa outra maneira de ser pai/me e filho no menos importante do que ser me/pai biolgicos. Tambm ser me ou pai biolgico no mais verdadeiro ou legtimo do que o parentesco por meio da adoo. Existem culturas e pases nos quais a adoo praticada de maneira muito tranqila e sem tantos medos e

163

Biba Arruda

culpas como ns geralmente temos. Na Polinsia Francesa, no existem crianas abandonadas, pois todas as crianas so imediatamente acolhidas, sem a menor hesitao. Casais que no podem ter filhos biolgicos no ficam tristes muito tempo porque sabem que seus parentes e/ou amigos lhes confiaro tantas crianas quantas eles desejarem adotar. Um comportamento semelhante existe no Hava e na frica. Em todas as culturas existem mulheres e homens que no podero ter filhos biolgicos. Mas sempre podero gerar filhos por adoo e, portanto, ficar grvidos do corao. Referir-se ao corao na gravidez, esse rgo do amor cantado em verso e prosa desde tempos imemoriais, compreender que uma relao de filiao muito mais que simplesmente ter o mesmo sangue ou os mesmos genes. Quem assistiu Tarzan, dos estdios Disney, sabe que uma das cenas mais emocionantes do filme tem como tema o corao. Tarzan ainda pequeno reclama para Kala, sua me adotiva, que ele muito diferente dela, no tem plos nem consegue fazer tudo o que os outros gorilas fazem. Kala, a sbia personagem, pega a pequena mo de Tarzan e coloca sobre o lado esquerdo de seu peito. Pergunta para Tarzan se ele sente a batida do seu corao. Ele diz que sim e, ento, Kala pega a mozinha dele novamente e a coloca no lado esquerdo do peito dele. Ele sente o ritmo do seu prprio corao e ela, com um sorriso nos lbios, lhe diz que no existe diferena, pois a batida dos dois coraes igual... A arte imita a vida, pois a cincia j comprovou que o som do corao materno tem grande importncia no comportamento de um recm-nascido. Um estudo realizado com mes segurando seus bebs revelaram que 80% delas embalam intuitivamente os filhos no brao esquerdo, junto ao corao. Um exame feito com pinturas de Madona com a criana, extradas de todos os perodos da histria da arte, encontrou, em 373 das 466 pinturas examinadas, a criana apoiada no brao esquerdo da
164

GrVIDA

me, exatamente a cifra de 80%. Na verdade, para ser me e pai inteiramente todos os pais devem adotar seus filhos e todos os filhos devem adotar seus pais. Amar algum no depende de fatores biolgicos. Toda relao de amor deve ser construda no dia-a-dia, como um imenso edifcio sem fim, que nunca acaba e sempre est recebendo reparos, acabamentos mais resistentes, novos materiais, decorao mais moderna... Uma relao entre pais e filhos tambm construda, e isso ocorre tanto com pais e filhos biolgicos quanto com pais e filhos adotivos. A gravidez do corao como as fundaes do edifcio, os alicerces sobre os quais todo o restante ser construdo. Essa relao de filiao, assim como qualquer outra de amor, sempre um processo: ela dinmica e no pode parar nunca. Temos sempre de nos lembrar de que ningum perfeito e que nossas relaes de amor tambm encontraro contratempos. por isso que o relacionamento entre pais e filhos deve ser sempre do corao, precisa ser preservado, cuidado, como a construo de um edifcio que nunca tem fim. Porque no o fim que importante, mas o processo, a prpria construo que importante e que mantm o edifcio vivo! Ficar grvida do corao essencial para ter fora e alegria para construir esse edifcio e ultrapassar as nuvens da nossa existncia. A gravidez do corao ocorre com pessoas que no podem gerar filhos biolgicos ou com pessoas que podem gerar filhos, mas optam pela adoo; essa gravidez tambm ocorre com pessoas que tm filhos do seu sangue, mas ainda decidem adotar outras crianas e transform-las em filhos. No entanto, a gravidez do corao deve inclusive ocorrer com pessoas que tm somente filhos biolgicos ou que esto esperando seus filhos biolgicos. Assim, a gravidez do corao democrtica, universal e unissex! Ela deve ocorrer tanto com a mulher quanto com
165

Biba Arruda

o homem. Uma verdadeira gravidez do corao significa a compreenso de que um filho, biolgico ou adotivo, um presente. O mais belo presente de todos. um presente de Deus, do Amor, da Vida e dos Anjos. Compreender isso faz com que a pessoa que est grvida do corao coloque todo o seu amor nessa misso sublime. A vida torna-se leve e fcil porque quem um dia ficou grvido do corao tem certeza de que sua misso de criar, educar e amar uma criana como seu filho uma tarefa abenoada. Com o amor no corao nenhuma tarefa insupervel, nenhum obstculo grande demais. O amor ilumina nosso caminho e faz com que possamos encontrar as chaves dos materiais necessrios para a construo do nosso edifcio de parentesco: afeto, carinho, pacincia, empatia, compreenso, tolerncia, aceitao das diferenas, perdo... No, no seremos perfeitos, porque essa no uma qualidade humana; derramaremos lgrimas, com certeza, mas saberemos enxergar em seu brilho a esperana de um lindo arco-ris! Em 1998, quando escrevi os fascculos Maria Rainha dos Anjos, encontrei uma pequena nota sobre um grande trabalho. Incrveis os caminhos do Senhor! Era uma revista sobre fofocas de TV, imagine! E foi l que, num perfeito arrANJO, conheci o livro escrito por Ldia, uma curitibana linda por dentro e por fora. At hoje ainda no nos conhecemos pessoalmente... nossa relao j transcendeu, e ns nos tornamos irms de f. quela altura, motivada pelo trabalho srio de Ldia, e pela certeza de que todas as nossas oraes devem ser precedidas por obras concretas, lancei a campanha Adote um anjo: era uma pequena chamada na contracapa dos fascculos, onde colocava alguns telefones teis para quem quisesse se aprofundar nesse caminho e o nome do livro por ela
166

GrVIDA

escrito. Ldia me contou que choveram telefonemas, e que vrias edies de seu livro foram vendidas com aquela ajuda! Que lindo ligar um ponto ao outro! Pedi que ela escrevesse este aparte em nosso livro, pois ela, mais do que ningum, sabe o que ficar grVIDA do corao. Obrigada, Ldia!2

2 Ldia Natalia Dobrianskyj Weber Psicloga; Coordenadora do Projeto Criana: Desenvolvimento, Educao e Cidadania do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Paran. Praa Santos Andrade, 50/1 andar - 80020-300 Curitiba - PR Tels.: (41) 310-2625 / 310-2644 Fax: (41) 310-2641. E-mail: pcdec@uol.com.br Homepage: www.members.soom.com www.members.soom.com/pcdec

167

Biba Arruda

CAPTULO VII

Grvida, com a fora de Deus

168

GrVIDA

Consagrao a Maria
, minha Senhora, E tambm minha Me, eu me ofereo inteiramente toda a Vs e em prova da minha devoo Eu hoje vos ofereo meu corao Consagro a vs meus olhos meus ouvidos minha boca e inteiramente todo o meu ser Incomparvel Me Guardai-me e defendei-me como filha e propriedade vossa Amm.

169

GrVIDA

m maio de 1998, ms das mes e, naquele ano, tambm da Bienal Internacional do Livro de So Paulo, decidi quebrar as barreiras e condensar em livros o que vinha fazendo por meio dos fascculos. Sa da editora escolhida com prazos estipulados por mim e aprovados por eles, mais a promessa de escrever uma coleo com quatro ttulos. Para quem nunca havia escrito nenhum, este era o maior exerccio da f que eu poderia praticar. Sabia que no era apenas um plano meu, estava tranqila e absolutamente certa de que as instrues chegariam na hora certa. Bastava acreditar e confiar. Em agosto, lanaramos o primeiro. Iniciar do comeo! Maria foi o primeiro da srie, depois veio Jesus, que chegou s prateleiras em novembro. Conforme eu escrevia e me entregava completamente a essa nova funo de minha vida, experimentava milhares de provas e milagres de Deus. Em dezembro, recebi uma proposta para lanar os fascculos dos Anjos na Colmbia. O editor colombiano marcou uma reunio comigo aqui no Brasil, presenteei-o com os novos livros. Mais uma vez, rezei para que os caminhos fossem guiados por Deus. Desde a publicao dos anjos, eu havia evoludo bastante, achava que o livro de Maria seria mais adequado e coerente com a verdade e a luz de Jesus. Vivi um bonito encontro com o editor, estava feliz, achava que aquilo por si s j era um recado de Deus, um reconhecimento Seu de que estvamos no caminho. No entanto, estava to entretida escrevendo o novo ttulo, Milagres, Curas e Bnos: Bate e a porta se abrir, que preferi focalizar minha ateno exclusivamente nesse novo trabalho, sem dispersar. Em fevereiro, no mesmo dia em que enviei o texto completo do novo livro, recebi via e-mail, da Colmbia, a capa e os originais do Maria, em verso na lngua espanhola, e o convite oficial para o lanamento na
171

Biba Arruda

Bienal Colombiana. Uau! Aquilo, sim, era verdadeiramente um milagre, uma cura, uma bno! Em abril, embarquei para Bogot para o lanamento, acompanhada por uma verdadeira anja na terra, Ailel, minha orientadora espiritual, que se prontificou a estar comigo durante toda a viagem. Foi puro aprendizado. O xito foi tamanho que, em maio, voltamos novamente, para terras colombianas, mas dessa vez para uma turn nacional, incluindo cinco capitais. Tnhamos os dias repletos de entrevistas e apresentaes. No sobrava tempo para nada, acordvamos s oito e trabalhvamos at tarde da noite. Mas o caleidoscpio dos milagres de Deus perfeito. Ao chegarmos a Medellin, o chofer de txi que nos conduzia foi logo dando a triste notcia de que o trnsito estava difcil, pois a poucas quadras dali havia sido assassinado o sobrinho de um grande traficante. A cidade estava em polvorosa, a cada esquina o motorista tinha uma histria trgica para nos contar sobre a guerrilha, morte, drogas e violncia. Ns olhvamos pela janela, com o corao apertado. Meu Deus! Quanta crueldade! Maria del Pilar, a assessora e anja na terra que nos acompanhava, tentava disfarar e desviar o assunto, mas o motorista continuava persistentemente. Com tamanha agitao, nossa agenda ficou comprometida e, num arrANJO perfeito, tivemos a hora do almoo livre, tempo em que Pilar ficaria no hotel tentando replanejar nossos compromissos pelo telefone. Eu e minha anja pudemos sair. Escolhemos um passeio que nos levaria ao ponto mais alto da cidade. Medellin est rodeada por uma grande cadeia de montanhas, as casas e prdios ficam como dentro de uma concha de prata. O mirante escolhido nos possibilitaria uma viso de 360 graus. Uma promessa linda, mas logo que chegamos
172

GrVIDA

o tempo fechou, e comeou uma garoa fina. Algum nos tranqilizou: O tempo aqui sempre assim, daqui a pouco abre disse o colombiano sem dentes, tentando ser o mais gentil possvel. No nos preocupamos mesmo, continuamos nosso passeio. Entre as pequenas lojinhas de souvenirs, logo encontramos uma capela. Despretensiosamente entramos ali, muito mais para conhec-la e fazer uma breve orao. Eu mal podia imaginar o que viveria ali. Sentei-me no banco da frente. Ailel ficou um pouco atrs. Fui entrando em sintonia com Jesus, conversando com Ele em voz alta, e de repente tive um extraordinrio encontro. De joelhos, vivia um momento de perdo e reflexo. Quando dei por mim, percebi que Maria e Jesus haviam nos levado pelas mos ao ponto mais alto daquela cidade, no para observ-la como turistas, mas para pedir perdo e encontr-Los. Pensei em todos que, de uma forma ou de outra, se envolveram com as drogas e tiveram suas vidas danificadas, ficando nas mos das foras negativas; pedi que o sangue de Jesus lavasse aquela cidade e que ali fosse restabelecida a paz. Senti Jesus Vivo, atento, escutando cada uma das minhas palavras que, na verdade, no eram bem minhas; eram um grito de socorro por todos aqueles que viviam sob o temor e terror dos vcios e desencontros. Do alto daquela montanha, pensava na angstia daquele povo oprimido l embaixo; daquele vale so espalhadas sementes do mal e dio para o resto do mundo: estvamos no celeiro da cocana, no meio do quartel de Medellin. Rezei muito, com muita verdade no corao, estava
173

Biba Arruda

vivendo um encontro muito real. Sabia que estava sendo escutada. Pensei nos amigos que perdi, nas pessoas que se encantavam com o falso brilhante e no conseguiam mais sair dessa armadilha satnica. De joelhos, pedia proteo a todas as mes que sofriam com seus filhos drogados e escravizados, pedia libertao e justia, sobretudo pedia perdo por aqueles que estavam naquela. No sei quanto tempo ficamos ali, a intercesso de orao de Ailel era impressionantemente forte. Era como se o mundo tivesse parado. Com a alma lavada e o corao cheio de paz, no final da orao pedi especialmente que Jesus e Maria me concedessem a glria, a plenitude da proteo divina para minha Sagrada Famlia. Agradeci de todo o corao ao Renozinho, meu amor, que estava no Brasil cuidando de minha filha. Embora ele no fosse seu pai de sangue, elegeu-a como filha legtima desde os dois anos de idade. Aquela era a primeira temporada que os dois passavam sozinhos; eu estava serena e segura em confiar meu tesouro a suas mos. Se eu podia estar ali vivendo aquele momento nico e espetacular, era justamente por contar com o irrestrito apoio desse maravilhoso companheiro de vida. Senti um profundo e indescritvel amor por esse homem, meu arcanjo na terra, que havia sido meu primeiro namorado, quando tnhamos apenas dez anos de idade. Nosso romance durou trs anos de correspondncia, j que eu morava em So Paulo e ele em Salvador; depois, ficamos 20 anos sem nos reencontrar e, aps tanto sofrimento com minha separao, os anjos o trouxeram de presente para mostrar que tudo, tudo neste plano de Deus faz sentido. L estava eu revendo minha vida com os olhos da f e agradecendo, agradecendo e agradecendo! Consagrei nossa relao, celebrei nossas conquistas, todos os degraus que subimos desde nosso encontro.
174

GrVIDA

Meu Deus! Que energia aquela! Foi ento que me aproximei do altar e me ajoelhei, dizendo: Eu te louvo, bendigo e agradeo, Senhor, por ter restaurado completamente minha vida. S eu e o Senhor sabemos o que passei... Por isso, Pai, sei, confio e aguardo que o Senhor far o mesmo, leve o tempo que for, com todas as pessoas que se encontram em situao de desespero. Aproveito, Pai, no mais alto ponto desta montanha, para elevar minha alma ao Senhor e pedir, de joelhos, que, se for do Teu consentimento, possamos coroar nossa relao de amor com o maior tesouro que existe: um filho. Esta criana Tua, Jesus, para Tua honra e Tua glria, para trazer a paz e o amor. Que ela traga em seu semblante a Tua justia divina. Toma, Jesus, em Tuas mos minha famlia, faze-nos dignos de Tuas promessas. Quando eu atravessar a porta

Medellin, Colmbia Altar onde foi consagrado o nosso beb.

175

Biba Arruda

desta igreja sei que nunca mais serei a mesma, pode levar o tempo que for, mas eu sei, Pai eterno, que o Senhor ouvir meus pedidos... todos eles! Ao sairmos da capela, o sol estava refulgente, as gotas de garoa nas folhas pareciam diamantes. Pensei que havamos ficado ali por horas, e que estvamos totalmente atrasadas, mas ao olhar no relgio percebemos que foi o tempo exato que havamos marcado para voltar ao hotel. O tempo realmente tinha parado, para vivermos aquele momento. Registrei em fotos aquele lugar santo, colocaria em um porta-retrato para me lembrar vivamente de tudo o que havia sentido ali. Naquela mesma noite em Medellin, quando participamos de um grupo de oraes, presenciamos a prova concreta das respostas de Deus. O testemunho de Bernardo, um homem de 43 anos que havia sido drogado durante anos, foi tocado enquanto rezvamos o tero e, ali mesmo, na frente daquelas 40 pessoas, viveu sua libertao. Obrigada, Jesus! No era a primeira vez que eu pedia a Jesus para presentear Renozinho, meu marido, com um filho. Por eu am-lo tanto, gostaria que ele experimentasse essa sensao divina que ter um pedacinho seu no mundo, gostaria imensamente de perpetuar nosso amor pelas geraes. Por ele ser uma pessoa to maravilhosa, gostaria que seus frutos espalhassem generosamente pelo mundo tantas bnos quantas eu mesma vinha recebendo dele. Ns j havamos falado sobre filhos em diversas ocasies, mas no tinha chegado a hora... ele no se sentia preparado, ainda. H aproximadamente dois anos, preparei uma caixinha vermelha aveludada, daquelas de guardar jias, e depositei ali o mtodo anticoncepcional que usvamos. Aps um solene jantar entreguei a ele. Foi um susto!
176

GrVIDA

A deciso agora estava nas mos dele! Naquele presente, encontrava-se a sinalizao evidente de que eu estava pronta, melhor dizendo, eu estava totalmente disposta a ter um filho com ele, e solidificar assim nossa sagrada famlia. Se pensarmos bem, prontos, completamente prontos ns nunca estaremos... Por isso que fundamental sermos cmplices com a fora de Deus, para nos encorajar e saber que Ele o grande encarregado de tudo, como diz a Escritura: Eis o que diz o Senhor: No temais, no vos deixeis atemorizar diante dessa multido imensa, pois a guerra no compete a vs mas a Deus (2 Crnicas 20:15). No tereis de combater nesse caso. Colocai-vos l e permanecei l, para contemplar a salvao que o Senhor vos conceder. No temais, nem tenhais pavor. Sa-lhes amanh ao encontro e o Senhor estar convosco (2 Crnicas 20:17). Ponde vossa confiana no Senhor e estareis seguros, crede nos seus profetas e tudo correr bem. O tempo foi passando... Ns no tocvamos mais nesse assunto, mas esse desejo amadurecia dentro de cada um de ns. Numa noite de vero e lua cheia, sentados beira de um lago na Bahia, balanando os ps na gua, meu amor mais uma vez me surpreendeu com suas palavras doces. O Ano-Novo se aproximava e ele foi me dizendo quais seriam seus planos... entre eles, o mais importante, j admitia claramente, que ter um filho fazia parte de seus projetos no to longnquos. No consegui conter as lgrimas de alegria que transbordaram dos meus olhos, embora, empolgadssima, eu quisesse me pendurar no pescoo dele, ench-lo de beijos e gritar de alegria; respeitei seu ritmo e continuei escutando tudo com ateno. Meu Deus! Que bno poder entregar a vida ao Senhor e ver nitidamente Sua proteo divina! Renozinho nunca havia falado de forma to assumida
177

Biba Arruda

sobre esse grande passo e tudo o mais que envolveria essa atitude. Sabia, em meu corao, que nosso filho estava nascendo ali, naquele momento de comunho e aceitao mtua, para honra e glria do Senhor. Aleluia!!! Decidir ter um filho uma coisa muito importante, no se pode pensar no imediatismo, mas no compromisso de uma vida inteira! Ns j no ramos mais adolescentes, aquela era uma conversa que envolvia muita responsabilidade. E, na verdade, responsabilidade, como bem define Snia Caf em seu livrinho de anjos, a habilidade em responder com nossos talentos e capacidades ao que nos atribudo. Ser responsvel usar esses talentos e habilidades para o bem de todos, de modo alegre e leve. Fomos amadurecendo a idia aos poucos, conversando aqui e acol sobre as mudanas e alteraes que viveramos com essa atitude. Essa conversa, os planos, a caixinha aveludada foram bem antes de minha viagem Colmbia, e a consagrao de nosso filho no altar de Medellin. Nossas vidas transcorriam normalmente, sem cobranas nem presses, nossa cumplicidade era enriquecida com nosso dia-a-dia. Poucos dias antes de Renozinho viajar para o Rio de Janeiro, onde participaria como leiloeiro de um evento beneficente, ele me disse: Amor, hoje pela manh resolvi ler Salmos; encontrei um to bonito, que falava sobre as abundantes colheitas: Prepare seus trigais pois a colheita ser farta! Perguntei a ele qual o nmero do Salmo e ele me disse: Acho que o 65. Como nossas Bblias so diferentes, ao conferir o Salmo 65 que ele mencionou, recebi o maior presento e recado direto de Jesus. O ttulo do Salmo j dizia tudo: Reconhecimento por uma grande vitria.
178

GrVIDA

Aclamai a Deus, toda a terra, Cantai a glria de Seu nome rendei-lhe glorioso louvor Dizei a Deus: Vossas obras so estupendas! Tal o vosso poder que os prprios inimigos vos glorificam. Diante de vs se prosterne toda a terra, e cante em vossa honra e glria de vosso nome. Vinde contemplar as obras de Deus; Ele fez maravilhas entre os filhos dos homens Mudou o mar em terra firme atravessaram o rio a p enxuto;eis o motivo de vossa alegria Domina pelo Seu poder para sempre Seus olhos observam as naes pags Que os rebeldes no levantem a cabea Bendizei, povos, ao nosso Deus publicai Seus louvores. Foi ele quem conservou a vida de nossa alma e no permitiu resvalassem nossos ps Pois vs nos provastes, Deus acrisolastes-nos como se faz com a prata Deixastes-nos cair no lao, carga pesada pusestes em nossas costas Submetestes-nos ao jugo dos homens passamos pelo fogo e pela gua; mas, por fim, nos destes alvio. pois com holocaustos que entrarei em vossa casa, pagarei os votos que fiz para convosco, votos proferidos pelos meus lbios quando me encontrava na tribulao Oferecerei em holocausto as mais belas ovelhas
179

Biba Arruda

com os mais gordos carneiros imolarei touros e cabritos. Vinde, ouvi vs todos que temeis ao Senhor Eu vos narrarei quo grandes coisas Deus fez minha alma Meus lbios o invocaram com minha lngua o louvei Se eu intentasse no corao o mal no teria ouvido o Senhor Mas Deus me ouviu; atendeu a voz da minha splica Bendito seja Deus, que no rejeitou a minha orao nem retirou de mim a sua misericrdia.
Deus faz realmente as coisas perfeitas, Ele escreve certo por linhas tortas. O Salmo que eu deveria ler era exatamente esse, no qual cada palavra, cada versculo parecia se encaixar completamente com o que se apresentaria em pouco tempo em minha vida. A mensagem que meu amor deveria receber estava escrita com todas as letras no Salmo 64, como relatarei depois. Renozinho foi para o Rio, bastante animado para fazer o leilo com as obras de arte feitas por deficientes mentais. Cada tela seria acompanhada por um padrinho e simpatizante da causa, para que eles ajudassem a aumentar os lances. Foi ento que um casal subiu ao plpito para apadrinhar uma obra e emocionou a todos contando a histria da espera de seu filho to amado: Estvamos ali, juntos, sentadinhos com nossa vara de pescar em punho, esperando pacientemente que viesse um peixe bem grado. Mas qual no foi nossa surpresa quando recebemos muito mais que um peixe. Pescamos uma estrela... uma estrela muito brilhante e de cinco pontas.
180

GrVIDA

Renozinho leiloando as obras das crianas no lanamento da Bennetthon. direita, Cristina Arcangeli incrementa os lances.

Eles estavam se referindo ao filho especial que tiveram, e quanta alegria, amor e unio a famlia deles vive desde o nascimento desse menino, que amam incondicionalmente. Aquela era a noite de So Pedro; liguei para Renozinho antes de o leilo comear e desejei uma chuva de bnos. Mencionei a data importante e lembrei o que Jesus disse: Tu s Pedro e sobre ti edificarei minha Igreja. Vai l, meu amor! Boa sorte! Esse leilo vai ser de rocha! Maravilhoso mesmo, no se esquea do seu recado direto, prepare seus trigais, a colheita ser abundante. Te amo! Quando eu falei com ele, estava pensando no xito do leilo, que seria revertido para entidades que cuidavam dos deficientes, estava feliz por Renozinho estar solidificando sua carreira em outras capitais... enfim. Mas eu nunca pensei que eles fossem viver momentos to abenoados como o que eu descrevi um pouco antes; ele me contou que no meio daquele falatrio todo, entre os padrinhos, vrias atrizes e atores globais, clima de festa e agito, ele sentiu a fora poderosa de Deus tocando todos ali. Logo que terminou o leilo, telefonou-me contando
181

Biba Arruda

que realmente foi sucesso total, que iria comemorar com tio Celso, que veio de Salvador para prestigi-lo no leilo. Pediu que eu fosse busc-lo no aeroporto no dia seguinte, s trs horas, e completou dizendo: No atrasa, que eu tenho um presente especial para te dar! Li o Salmo da vitria e fui dormir feliz, agradecendo, agradecendo, agradecendo! Que bom acreditar nas promessas de Deus, e ver tantos resultados concretos! Ao nos reencontrarmos com gosto de vitria, ele me pediu para tirarmos a tarde livre s para celebrar nossas conquistas. Fomos para casa e l eu realmente ganhei o maior presente de todos. Todo o seu amor, sem restries, nem barreiras, nem bloqueios, foi sua entrega total e absoluta. No foi preciso trocar uma s palavra, sabamos muito bem o que aquilo significava! Foi o melhor presente que eu poderia receber!!! Meu aniversrio foi poucos dias depois, e por um arrANJO caiu exatamente na data do retorno das frias de nosso grupo de orao Nossa Senhora das Graas. Recebi uma homenagem linda de todas as minhas irms de f, com direito a presente e bolo. Maricy segurou minha mo para, juntas, cortamos a primeira fatia, e disse-me ao p do ouvido: Faa um pedido que Jesus e Nossa Senhora esto Lhe ouvindo e eu vou rezar para que se realizem! Pensei, com muita f, que privilgio contar com a intercesso dessa mulher e ter suas mos sobre as minhas, justo ela, que j teve dez filhos. Sabia exatamente o que queria pedir, fechei os olhos e pensei: Que venha mais um filho abenoado para honra e glria de Jesus, trazendo muito amor, paz, harmonia e unio para toda a nossa famlia!
182

GrVIDA

A essa altura eu estava finalizando o livro Rogai por Ns Agora e na Hora de Nossa Morte, que fui inspirada a escrever quando estive na Colmbia. O que a princpio pensei que fosse um livro sobre a morte, Jesus foi me revelando que era um livro sobre a vida eterna, a ressurreio e seu profundo amor a cada um de ns. Fiquei fascinada em escrever esse livro, pois, se nos outros eu tinha uma noo de que caminho seguir, aquele eu no sabia nem por onde comear. O resultado foi concludo em pouco mais de um ms, e eu considero um dos livros mais lindos que j escrevi. Posso dizer sem nenhuma modstia, pois tenho total certeza de que apenas tive o privilgio de colaborar, Jesus fez toda a obra. Conheci Ante Klunje, um leitor panamenho que mora h muitos anos em Miami e que leu meu livro sobre Maria, l, Jesus unindo seu Rebanho. Como para Deus nada impossvel, Ante veio a negcios para o Brasil e me procurou. Contou-me quanto havia sido tocado com o contedo do que leu, trocamos histrias e testemunhos de f; por fim, era tanto para ser dito que marcamos um encontro. Meus amigos de f, Gisela e Dr. Roque, me acompanharam. Foi uma noite espetacular. Interessantssimo escutar dois homens, um mdico e um diretor de banco, supostamente com valores mais arraigados s cincias exatas, ambos provenientes de culturas, hbitos e experincias, diferentes. Embora aquilo no fosse uma barreira, conversaram apaixonadamente sobre o mesmo tema: a entrega ao amor incondicional de me. Maria os havia transformado, eles haviam renascido. Gisela e eu aprendemos muito naquela noite, no lembro exatamente em que idioma falamos, pois nem todos dominavam a mesma lngua, mas todos entendamos fluentemente a linguagem do amor universal.
183

Biba Arruda

Poucos meses depois desse encontro, Ante voltou novamente ao Brasil, Gisela e Roque ofereceram um jantar para ele. Com certeza, mais uma agradvel noite de f e muitas trocas de experincias e testemunho. Desde que comecei a escrever sobre Nossa Senhora, tenho um retrato grande da Rainha da Paz, ao lado do computador. Muitas vezes parei o que estava escrevendo para conversar com minha Me, pedir-Lhe opinies. No fundo do corao, cheguei a pensar mais de uma vez: Por que ser que a maioria das imagens da Senhora est olhando para baixo? Queria tanto que a Senhora olhasse nos meus olhos!!! Veja os caminhos de Deus: Ante, meu amigo (ou ser um anjo) trouxe um recado e um presente: a mesmssima imagem de Maria que tenho ao lado do computador, s que os olhos fixos para quem a v!!!! S eu sabia que pensava isso! No contei para ningum mais! Abracei a imagem e pensei efusivamente: Me me, sempre d um jeitinho para tudo, mesmo!

Voltei para casa radiante, com sabor de milagre e vitria. Embora fosse um pouco tarde, parei numa farmcia. J tinha vivido tantos sinais... quem sabe aquilo no seria
184

GrVIDA

prenncio do que mais viria. Quando dei por mim, vi-me diante do balco: Gostaria de um teste de gravidez! No sabia exatamente se minha menstruao estava atrasada ou no; para falar a verdade, nem me lembrava da data de meu ltimo perodo. Era tudo to recente! Lembro-me de ter ligado para minha amiga Carola e perguntado como mesmo que funciona a tabelinha, como se calcula a data frtil. Ela me explicou, e eu me senti a prpria adolescente, foi sugesto dela fazer o tal teste. O moo da farmcia garantiu que, se tivesse com poucos dias de atraso, o resultado j seria positivo. Entrei no carro eufrica! A imagem de Nossa Senhora estava no banco da frente, fui conversando com Ela, com a mesma intimidade que falo com minha me. Cheguei em casa, tomei banho, me preparei toda! Estava com um friozinho na barrriga... Ser, meu Deus?! Coloquei a imagem de Maria ao meu lado e, de joelhos, li o Salmo 64:

A vs, Deus, convm o louvor em Sio vs, que atendeis as preces. Todo homem acorre a vs, por causa de seus pecados. Oprime-nos o peso de nossas faltas; vs no-las perdoais. Feliz aquele que vs acolheis e chamais para habitar em vossos trios. Possamos ns ser saciados dos bens de vossa casa, da santidade de vosso templo. Vs nos atendeis com os estupendos prodgios de vossa justia Deus, nosso salvador Vs sois a esperana dos confins da terra e dos mais longnquos mares Vs, que, com a vossa fora, sustentais montanhas,
185

Biba Arruda

cingindo de vosso poder. Vs, que aplacais os vagalhes do mar, o bramir de suas vagas e o tumultuar das naes pags. vista de vossos prodgios, temem-vos os habitantes dos confins da terra, saciais de alegria os extremos do oriente e do ocidente. Visitastes a terra e a regastes, cumulando-a de fertilidade. De gua encheu-se a divina fonte e fizestes germinar o trigo. Assim, pois, fertilizastes a terra: irrigastes os seus sulcos, nivelastes as suas glebas amolecendo-as com as chuvas, abenoastes a sua sementeira. Coroastes o ano com os vossos benefcios onde passastes ficou a fartura. Umedecidas as pastagens do deserto, revestem-se de alegria as colinas. Os prados so cobertos de rebanhos, e os vales se enchem de trigais. S h jbilo e cantos de alegria.
Salmo 64

Quando terminei minha orao, fiz o teste. Sim! Positivo! Bendito todo aquele que vem em nome do Senhor! Um ms aps a confirmao de nossa bem-aventurana, recebemos uma chamada da Colmbia: Maria del Pilar, nossa assessora, tambm estava grVIDA. Glria a vs, Senhor! O Senhor um roteirista imbatvel! Basta estar um pouquinho atenta para perceber sua ao ao nosso redor. O Senhor cuida de todos os detalhes, fenomenal pensar que nem sequer uma folhinha de rvore, ou fruto maduro caia no cho sem Seu consentimento. Observar a dana dos caminhos que se cruzam e se encontram, exatamente nas horas precisas e perfeitas:
186

GrVIDA

pessoas certas, nos lugares certos, no momento ideal, tudo totalmente sincronizado. Tomar conscincia desse movimento sagrado fortifica nossa f e nos aproxima cada vez mais desse Paizo maravilhoso que o Senhor . Prestar ateno ao desenrolar de cada vida encanta e fascina; quantas vezes nos desesperamos toa e camos na tentao de dar ouvidos a nossa mente limitada, que insiste em nos convencer de que no h soluo para determinada situao. O Senhor, que tudo sabe e tudo v, espera o momento ideal, e outra vez surpreende a todos com uma guinada espetacular, inimaginvel no roteiro da vida! A maneira com que os enredos das histrias humanas so apresentados realmente emociona e motiva. Jamais nenhum escritor neste mundo seria capaz de criar histrias to magnficas, com tamanha genialidade, entrelaando tantos caminhos e histrias, como s o Senhor capaz de fazer. Fortaleo-me muito, Jesus, ao sentir o poder de Sua fora operando tantos milagres simultneos, sobretudo quando a pessoa em cena participa e colabora para que Seu plano divino se realize. Mas tenho de confessar uma coisa, Jesus: dessa vez o Senhor realmente foi muito alm de todas as expectativas que um ser humano pode supor!!! (...bom ...tudo bem ...eu e o Senhor sabemos quanto eu vibro a cada maravilha que presencio, mas dessa vez, Jesus, indiscutivelmente foi demais!) Meu corao estava absolutamente exultante pela certeza da vida eterna, da ressurreio. Obrigada, obrigada, profundamente OBRIGADA, Jesus, por nos presentear com essa confirmao concreta, por sermos eleitos e merecedores dessa demonstrao de
187

Biba Arruda

amor to grandiosa do Senhor. Tomara Deus todos possam ser contagiados por essa emoo que invade nossas vidas com festa e alegria. Jamais vou esquecer aquele sabado gelado no final de agosto de 1999. O frio era tanto que, para continuar escrevendo o livro Rogai Por Ns Agora e na Hora de Nossa Morte, precisei colocar um cobertor nas pernas feito uma velhinha enferrujada. Lembrei-me de minha av e seus quase 80 anos, como ela estaria... o frio incomoda tanto as pessoas de idade! Os ossos j no so os mesmos, a agilidade, o nimo, o vigor... Imediatamente, Moiss resplandeceu triunfante em minha cabea; conforme conta o Antigo Testamento, ele continuava buscando a Terra Prometida com muita f e vontade aos 120 anos. O que teria mudado tanto de l para c? A busca continua sendo exatamente a mesma, mas e os caminhos? Continuei olhando atravs da janela de casa, embaada pelo vapor de minha respirao... O pensamento da gente voa, mesmo, em segundos viajei no tempo cronolgico do ser humano, em suas diferentes fases de vida, de trs para frente at chegar ao momento da concepo. Comprovadamente o primeiro milagre que nos envolve. Corri at a estante e busquei um livro que descrevesse com clareza esse momento sublime. Deleitei-me olhando fotos tridimensionais e explicaes sobre cada nova etapa desse processo divino. Claro que todo mundo sabe como somos feitos, em algum ponto da vida j estudou, ou ento algum contou didaticamente como funciona, mas rever com olhos de milagre toda essa riqueza de detalhes que envolvem este mistrio, Jesus, foi impactante! Renovou e enalteceu ainda mais minha f em Deus, Nosso Salvador. Uma coisa ficou muito clara: deveria comear o livro da morte falando justamente da vida! O frio
188

GrVIDA

que eu estava sentindo passou, uma onda de calor e amor tomou conta de mim, uma profunda gratido e amor por meus pais, senti-me bem-aventurada e muito agradecida pela possibilidade de ter gerado minha filha, Ana Thereza, e mais uma vez participado dos planos de Deus. Obrigada! Obrigada! Continuei escrevendo feliz e cheia de vida noite adentro. No entanto, o que eu jamais poderia imaginar, sequer desconfiar, Jesus querido, que na prxima semana estaramos recebendo a grande notcia: o princpio da vida que descrevi com tanto maravilhamento nas primeiras pginas daquele livro era exatamente o que estava se passando dentro de mim naquele instante! O Senhor me deu esse presente, fruto de um sublime amor e encontro (quem leu meu testemunho no livro Jesus Tudo Posso Naquele que me Fortalece pode avaliar o tamanho da graa e vitria que estamos vivendo! Por favor, peo-lhe, faa agora uma prece de gratido por nossa sagrada famlia e por esse ser de luz que est chegando). A total certeza da perpetuao de nossas vidas pelas geraes tornara-se realidade. Meu Deus, que simblico! Que perfeito! Obrigada, obrigada, Jesus, por me fazer entender que dentro de mim cresce a certeza de um eterno recomear. Obrigada, Jesus, por nos dar a vida, quando eu refletia sobre a morte. Obrigada, obrigada, profundamente obrigada por fazer-me sentir to cheia de graa, pelo Senhor ser comigo, por me sentir bendita entre as mulheres, por ser bendito o fruto do meu ventre, Jesus. Santa Maria, me de Deus, rogai por ns, pecadores, agora e na hora de nossa morte, para que alcancemos a vida eterna. Glria ao Pai, Glria ao Filho,
189

Biba Arruda

Glria ao Esprito Santo, assim como era no princpio, agora e pelos sculos dos sculos, amm.

Curiosos so os caminhos de meu Pai


No a primeira vez que me surpreendo completamente com o rumo que as coisas acabam tomando... Viver completamente a entrega, deixar que Deus conduza sua vida, estar de prontido para o que der e vier um grande exerccio e aprendizado. A concretizao de nossa gravidez trouxe muitas mudanas. Como se todo um processo fosse acelerado e as coisas todas ocupassem ento seu devido lugar. Sempre ouvi dizer que uma criana traz para o mundo tudo o que ela precisa; tenho o privilgio de constatar pela segunda vez que isso a mais pura verdade. No h nada o que temer, nada! Embora durante os nove meses voc seja assolada por mil questionamentos. Essa nova pessoinha que est bem aqui, entre mim e o teclado do computador, quase prontinha para nascer, foi o grande agente modificador na vida de toda a nossa famlia. Inspirou-nos confiana e trouxe infinitas alegrias. Na primeira entrevista com o mdico obstetra, ele me alertou: Tenha mais pacincia com voc, uma mulher grVIDA pode ficar com o raciocnio um pouco mais lento... isto natural. A dana dos hormnios muito grande e, afinal de contas, voc est fabricando um novo ser humano dentro do seu organismo. Pensei comigo: Nossa, eu tenho tantas coisas que precisam ser organizadas antes de o beb chegar... Como vai ser possvel?! Vamos ter de nos mudar para uma casa maior, ser necessrio encontrar um comprador para o apartamento
190

GrVIDA

onde moramos. Adaptar-nos a novas emoes, lidar com todas as novidades que este novo estado de vida nos traz. Havia planejado finalizar e lanar o livro Rogai por Ns, escrever o livro Pescadores de Homens para lanar em novembro... Fora uma srie de outros compromissos que j havia assumido. Nos primeiros meses, um Soooooooooonnnnnnooo sem fim. A gravidez modifica todo o metabolismo, fazendo com que nosso organismo acelere algumas funes. O ritmo cardaco torna-se mais rpido devido ao aumento do volume de sangue, e continua assim at o quinto ms. A respirao tambm muda completamente, j que precisamos mandar oxignio para o feto. Tanta exigncia, claro, causa o maior cansao. Seria natural dormir o mximo que pudssemos e descansar. Mas a gente tambm tem de driblar l com uma culpinha que preciso expulsar com toda fora! Como a barriga ainda no aparece, no se fez o primeiro ultra-som e no se viu o pimpolho l dentro; por mais confirmao que exista, seu beb ainda no real e concreto, e voc fica se sentindo meio intil de ficar ali, dormindo, com tanta coisa para ser resolvida. AHHH! Como eu agradeo a sensibilidade do meu marido que, no incio, me telefonava no meio da tarde e pedia gentilmente: Vai se deitar e v se dorme um pouquinho. No foram poucas as vezes que ele veio pessoalmente me fazer companhia para que eu me sentisse menos ociosa. Se eu pudesse falaria a todos os pais que tenham essa atitude nobre. Pura bno e conforto contar com esse apoio. E eu, meio sem jeito, ainda insistia: Mas gravidez no doena, tenho tanta coisa para fazer!!! Como que eu posso ficar dormindo assim, toa?!
191

Biba Arruda

Ele abria um sorriso e dizia: Voc quer fazer ainda mais do que fabricar dentro de voc uma nova vida? Para me aquietar de vez, abraava-me apertado at pegar no sono, o que no precisava mais do que poucos minutos. No primeiro trimestre, h um aumento intenso dos nveis de progesterona e estradiol, dois hormnios ligados ao ciclo menstrual. A eles, junta-se um terceiro, chamado gonadotrofina, cujos nveis, muito elevados no primeiro trimestre, declinam rapidamente a partir do quarto ms. Por isso so to freqentes as oscilaes emocionais. Estar grVIDA como se as cores fossem todas mais acentuadas, sua emoo est flor da pele, tudo o que sente triplicado, o frio, as lgrimas transbordam por qualquer motivo, a fome... Ah, a fome! Nos primeiros meses, cerca de 50% a 70% das mulheres sofrem de enjo e vmitos. Eu, por exemplo, vomito durante trs meses tudo o que como. Nesta segunda gravidez aprendi uma coisa bem importante: esses trs meses so o tempo em que voc e sua famlia esto se adaptando novidade, seu organismo tem de encontrar o compasso desse novo ritmo. Se antes voc comia aproximadamente trs vezes ao dia, e podia ficar bastante tempo com o estmago vazio, agora precisa pr lenha na fogueira para alimentar essa fornalha, para no deixar nunca seu aparelho digestivo parado. Em vez de trs vezes passar a comer seis vezes, pequenos lanchinhos, entre as refeies. O que causa enjo ficar muito tempo sem comer, a voc fica enjoada e no quer comer, mesmo, e a primeira coisa que coloca na boca acaba vomitando; por fim vira um ciclo vicioso. Mas se voc encontra o ritmo certo dessa cano, tendo ateno para a qualidade do que voc ir ingerir, capaz de extinguir ou diminuir consideravelmente
192

GrVIDA

esse incmodo. Durante esses ltimos nove meses realmente nossa vida mudou completamente. Eu, que pensava que este livro seria uma coletnea de crnicas e impresses dessas passagens reais, me surpreendi mais uma vez com seu resultado final. A data do meu parto est se aproximando e, o que pensei que seria a introduo do livro, por fim ocupou muito mais pginas do que supunha. Paro diante da imagem de Jesus e Maria (agora com os olhos voltados para os meus) e pergunto: Mas, e agora?! O que devo fazer? Cortar o texto?! Reorganiz-lo, no vai caber tudo o que queria! Faltar espao para falar da cura das geraes na gravidez, confesso eu a Jesus toda apreensiva!!! Tem sido to importante rezar para nossos antepassados e quebrar cadeias sucessivas dos pecados e negatividades que no pertencem a esse novo ser, e que mesmo sem querer acabar recebendo em sua herana gentica por meio do DNA. Sei que as oraes podem amenizar esse processo. Jesus me tranqiliza o corao. Vamos pensar em fazer um CD com a orao meditada, fique tranqila, na hora certa saber. Mas, Jesus e Maria... continuo a conversar com Eles: Faltou tambm eu falar sobre amamentao, sobre minhas impresses no decorrer do dia-a-dia, sobre alimentao saudvel, sobre as oraes que fiz. Pensei que seria este o caminho que percorreramos, foi to importante sentir Sua presena onipotente, o tempo todo me ajudando a subir mais e mais degraus e a ultrapassar dificuldades, transformando-as em virtudes e conquistas durante esses nove meses. Ser, Jesus e Maria, que meu raciocnio est mesmo mais lento, conforme o mdico me alertou, e que eu
193

Biba Arruda

no segui o caminho correto que este livro deveria percorrer? Mas, e agora, que j tenho pouco tempo!? O beb chega em menos de 20 dias! Por um arrANJO divino, nosso presente de Pscoa. Simboliza para todos ns a Sua ressurreio, estamos certos de que essa chegada est nos anunciando novos tempos e nos fez renascer para a vida eterna. Ainda no sabemos, preferimos assim, se ser um menino ou menina. Est em Suas mos, Pai; foi muito bom viver o amor incondicional durante essa espera. Quero muito que, cada vez, mais e mais pessoas possam viver a graa e a bno de uma gravidez to sublime quanto esta que estamos finalizando. Quero que as pessoas creiam e tenham absoluta certeza de que os milagres so possveis, SIM! Seja nos tempos de Ana e Joaquim, de Maria e Jos, de Mariza e Fernando, Maria del Pilar e Efraim, Dona Laura e Graziella, seja nos tempos de Biba e Renozinho! Para viver esse magnfico estado de graa e glria basta abrir o corao, desejar profundamente, entregando todos os passos. Sabe, Jesus, quero que este livro ajude as pessoas a se conscientizarem da importncia da famlia, da unio, de como possvel transmutar mal em bem. Gostaria que ficasse a certeza de que tudo pode ser mudado com a fora da orao, tudo! Ontem, fomos escolher a maternidade, visitamos trs diferentes. Vi nos berrios vrios anjinhos lindos. Como pode, Senhor, aquelas pessoas to perfeitinhas sarem da barriga de suas mes. Que milagre!!! Cada um deles representa tantas mudanas na histria de seus familiares. Quantos guerreiros da luz ali deitadinhos, quantos fabulosos enredos o Senhor reserva para cada um deles. Meus olhos passearam entre tantos convidados para a ceia do Senhor. Quanta alegria, Pai. A cidade de So Paulo em polvorosa, l fora pura
194

GrVIDA

agitao e trnsito, mas, dentro daquele portal luminoso, uma ilha de paz e esperana, dois mil partos so feitos mensalmente em apenas uma das maternidades que visitamos. Que bom, Senhor, que as promessas de vida esto soltas pelo ar, e que, apesar de tudo, continuamos a confiar que dias melhores viro. Conforme vou escrevendo, acalmo meu corao e certifico-me, Pai, de que mais uma vez foi o Senhor quem conduziu inteiramente este livro, assim como todos os outros. O Senhor no quer simplesmente dar o peixe, quer ensinar-nos a pesc-lo. Obrigada por sua delicadeza, Jesus. Eu lhe peo, Pai, que faa florescer no corao de quem for tocado por essas palavras os benditos frutos do Seu amor profundo! Fique tranqila, as sementes esto lanadas! Eu estou cuidando de tudo, minha Me, tambm. Uma legio de anjos acompanha cada novo ser que chega ao mundo trazendo a importante misso de despertar em suas famlias a pureza, a inocncia, a confiana da fora de Deus. Eu j disse anteriormente: Vinde a mim as criancinhas, pois delas o Reino dos Cus. Elas so minhas mensageiras para que vocs jamais esqueam as maravilhas do Criador e tudo o que Ele vos concede.

195

De gua encheu-se a divina fonte e fizestes germinar o trigo. Assim, pois, fertilizastes a terra: irrigastes os seus sulcos, nivelastes as suas glebas amolecendo-as com as chuvas, abenoastes a sua sementeira. Coroastes o ano com os vossos benefcios onde passastes ficou a fartura Umedecidas as pastagens do deserto, revestem-se de alegria as colinas Os prados so cobertos de rebanhos, e os vales se enchem de trigais. S h jbilo e cantos de alegria.
Salmo 64 Salmo 64

GrVIDA

ArrANJOS Visuais

197

Foto: Maria Celia Monteiro de Barros

Biba Arruda

Linha Direta com Deus


Compartilho com voc esta abenoada orao que aprendi no ltimo dia de nossa viagem Colmbia. Tenho visto verdadeiros milagres por meio dessa Linha Direta com Deus. Rezei muito durante toda a gravidez. Estou certa de que seguirei esse caminho eternamente... pois a maior prova, o grande milagre de amor, carrego em meus braos; hoje, posso tocar e sentir a fora e o poder da orao junto ao Pai.

Tero de Jesus
Faa o sinal da cruz. Segure firme a cruz de seu tero e reze confiante e consciente de cada palavra que pronunciar.

Creio
Creio em Deus Pai, Todo-poderoso, criador do cu e da terra; e em Jesus Cristo, Seu nico filho, Nosso Senhor, o qual foi concebido pelo poder do Divino Esprito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu manso dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos cus e est sentado direita de Deus Pai, Todo-poderoso, de onde h de vir julgar os vivos e os mortos.
201

GrVIDA

Creio no Divino Esprito Santo, na remisso dos pecados e na vida eterna. Cada gota de sangue que Tu derramaste, cada dor que sofreste, cada humilhao que passaste, meu Senhor, no foi em vo, porque vou redimir minha culpa e pedir perdo por todos os meus pecados para que possa alcanar a Tua misericrdia e vida eterna. Amm.

Em Nome do Pai
Em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo. Assim como era no princpio, agora e sempre, por todos os sculos e sculos. Amm.

Pai-Nosso
Pai Nosso, que estais no cu, santificado seja o Vosso nome. Venha a ns o Vosso Reino e seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no cu. O po nosso de cada dia nos dai hoje. Perdoai as nossas dvidas assim como ns perdoamos os nossos devedores, e no nos deixeis cair em tentao, mas livrai-nos do mal. Amm.

Livramento
Livrai-me de todos os males, oh! Pai, e dai-nos hoje a Vossa PAZ. Para que eu seja livre de todos os pecados, protegido de todos os perigos e, assim, viverei na esperana da vinda do Cristo Salvador. Vosso o Reino, o Poder e a Glria para sempre. Amm.

202

Biba Arruda

Contrio
Senhor, faze de mim uma ovelha do Teu rebanho. Jesus, por caridade, tira-me todo o orgulho, a maldade, o egosmo, a prepotncia, a vaidade, a mentira. Pe em mim, Senhor, um corao puro, contrito e humilde a Ti. Em nome do Pai Pai Nosso Livramento. 1 Mistrio Senhor, lava-me com um ramo de hissope e ficarei branco como a neve. Salmo 50. (Faa seu pedido, medite sobre sua inteno, sintonize sua linha direta aqui.) 10 contries Em nome do Pai Pai-Nosso Livramento. 2 Mistrio O Senhor o meu pastor e nada me faltar, em verdes prados me faz repousar. Conduz-me junto s guas refrescantes. Salmo 22. (Faa seu pedido, medite sobre sua inteno, sintonize sua linha direta aqui.) 10 contries Em nome do Pai Pai-Nosso Livramento. 3 Mistrio O Senhor minha luz e minha salvao, a quem temerei? O Senhor a fora da minha vida, de quem me recearei? O Senhor a proteo de minha vida, de quem terei medo? Salmo 26. (Faa seu pedido, medite sobre sua inteno, sintonize sua linha direta aqui.) 10 contries
203

Biba Arruda

Em nome do Pai Pai-Nosso Livramento. 4 Mistrio Senhor, Tu s o meu mestre. Sem Ti, meu Deus, no sou ningum, no fao nada; mas Contigo, meu Senhor, eu sou tudo e posso tudo, porque Tu s todo aquele que me fortalece. (Faa seu pedido, medite sobre sua inteno, sintonize sua linha direta aqui.) 10 contries Em nome do Pai Pai-Nosso Livramento. 5 Mistrio Senhor, meu Senhor Jesus, filho de Deus Pai TodoPoderoso e do Divino Esprito Santo. Clamo-Te e rogo-Te, por caridade. Escuta as minhas preces fervorosas. Senhor, eu no sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei-me uma s palavra e serei salvo. Obrigada, obrigada, obrigada, meu amado Pai, profundamente obrigada. (Faa seu pedido, medite sobre sua inteno, sintonize sua linha direta aqui.) 10 contries Em nome do Pai Pai-Nosso Livramento.

204

GrVIDA

Senhor, Tu s o meu mestre. Ensina-me a ser prudente nas horas precisas. Ensina-me a ver, no apenas a olhar. Ensina-me a desmascarar o fingimento, a hipocrisia, A indecncia dos malfeitores. Ensina-me, ensina-me, ensina-me Senhor, A Te amar acima de tudo.
205

Orao Final

GrVIDA

Ligando os Pontos
Voc um anjo na Terra, um Guerreiro da Luz! Jesus est reunindo Seu rebanho. Esteja atento e forte, pois TUDO podemos Naquele que nos fortalece! Forme um grupo de orao, de estudo, de reflexo, de orientao. Jesus est recrutando Seu exrcito e voc faz parte dele. Voc um dos nossos! Por onde passar, pode iluminar, pois o Senhor est contigo. Assuma definitivamente o seu papel de Anjo na Terra. Consagre a sua vida e abra-se para receber as graas que esto preparadas especialmente para voc. Estou esperando seu testemunho, sua carta, para que, juntos, possamos divulgar para todo o mundo as grandes glrias e graas do Senhor. Eu quero conhecer voc! Obrigada por abrir seu corao, todos juntos somos fortes! E vamos vencer! Coragem!

Escreva sua histria de f para

Biba Arruda

Editora Elevao Av. Rudge, 480 Bom Retiro 01134-000 So Paulo/SP


ou entre em contato direto com a autora:

mandando sua carta para a

e-mail: biba@dialdata.com.br

206

Bibliografia
A grvida suas indagaes e as dvidas dr. Jlio de A J. Tedesco Editora Atheneu. Bblia Sagrada. Ave Maria Editora. Coleo Linha Direta com Deus Biba Arruda Editora Gente. Dons da Graa Lone Jensen Editora Rocco. MelhORE Biba Arruda Editora Gente. Jesus tudo posso naquele que me fortalece Biba Arruda Editora Gente Maria Quem essa mulher vestido de Sol Biba Arruda Editora Gente Milagres, Curas e Bnos: Bate e a Porta se Abrir Biba Arruda - Editora Gente Mstica Cidade de Deus Maria de Agreda Nana Nen Gary Ezzo e Robert Buckman Nexo Editora O.S.C. Milagres Acontecem de Fato ir. Briege Mckenna, Henry Libersat Edies Loyola. O Silncio de Maria Incio Larraaga Edies Paulinas. Para Alm do Deserto Jos H. Prado Flores Edies Loyola. Pescadores de Homens: Os Camilhos da Palavra Biba Arruda Editora Gente Rogai por ns agora e na Hora da nossa morte - Biba Arruda Editora Gente

De gua encheu-se a divina fonte e fizestes germinar o trigo. Assim, pois, fertilizastes a terra: irrigastes os seus sulcos, nivelastes as suas glebas amolecendo-as com as chuvas, abenoastes a sua sementeira. Coroastes o ano com os vossos benefcios onde passastes ficou a fartura Umedecidas as pastagens do deserto, revestem-se de alegria as colinas Os prados so cobertos de rebanhos, e os vales se enchem de trigais. S h jbilo e cantos de alegria.
Salmo 64

Correspondncia para a autora: e-mail: biba@dialdata.com.br

Escreva para a Editora Elevao e receba gratuitamente o seu catlogo de produtos: Av. Rudge, 480 Bom Retiro CEP 01134-000 So Paulo/SP Tel.: (11) 3225-4800 Fax (011) 220-5803 info@elevacao.com.br www.elevacao.com.br

Este livro foi composto na tipologia Garamond, corpo 10 eimpresso em papel Offset 75g/m 2 pelaFUNDAO JOS DE PAIVA

Potrebbero piacerti anche