Sei sulla pagina 1di 11

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA DEPARTAMENTO DE EDUCAO-CAMPUS XIII

CRISPINA ANDRADE SIMONE OLIVEIRA SANTOS DA PURIFICAO

O PRECONCEITO LINGUTISCO PROJETO DE PESQUISA

ITABERABA 2011

CRISPINA ANDRADE SIMONE OLIVEIRA SANTOS DA PURIFICAO

O PRECONCEITO LINGUTISCO PROJETO DE PESQUISA

Projeto de pesquisa apresentado ao Departamento de educao campus XIII da UNEB, como Requisito para elaborao da monografia de concluso de curso de Letras: Lngua Portuguesa e Literaturas.

ITABERABA 2011

SUMRIO

1. JUSTIFICATIVA........................................................................ 01 2. APRESENTAO DO PROBLEMA........................................ 02 3. OBJETIVO................................................................................ 03 4. REVISO DA LITERATURA.................................................... 04 5. FUNDAMENTAO TERICA................................................ 05 6. METODOLOGIA....................................................................... 06 7. REFERNCIAS........................................................................ 07

1. JUSTIFICATIVA

Desde o incio da histria da humanidade, sabemos que os seres humanos so os nicos seres capazes de se comunicarem verbalmente entre si. atravs da linguagem que a sociedade se comunica, constroem e demonstra conhecimento e o entendimento de si mesmo, do mundo e de tudo ao seu redor. A lngua alm de ser o principal meio de comunicao entre os seres, tambm um forte fator de denuncia, ela capaz de dizer quem somos, de onde viemos, identificar o grau de escolaridade que possumos, a que grupo ou classe social pertencemos e muitas vezes at mesmo o gnero e a faixa etria que nos inclumos. O Brasil um exemplo dessa diversidade lingstica, alm de sua riqussima fauna e flora muito diversificado na sua populao desde o processo de formao do mesmo. Tivemos forte influncia de outros, indgenas, africanos, portugueses, espanhis entre outros fatores que contriburam para a formao de uma populao bastante diversificada, desde os aspectos polticos e culturais at os aspectos lingsticos e fonolgicos. Apesar de ser um aspecto de igualdade entre os seres humanos a lngua tem suas particularidades e armadilhas. Pessoas de uma regio ou estado diferente utilizam uma linguagem diferente. Por exemplo, quem mora no Rio de Janeiro pronuncia diferente de quem mora na Bahia, porm ambos se comunicam e assim h uma lngua que se opem a outra uma mais prestigiada e outra que sofre com o desprestgio, a norma culta se ope as variaes lingsticas o que acabou dando origem ao preconceito lingstico.

2. APRESENTAO DO PROBLEMA

O preconceito lingstico o ato de criticar algum por falar diferente, por no falar de acordo a norma padro, ou at mesmo por ter uma entonao diferente da nossa. Vivemos em uma sociedade onde existe uma variedade lingstica muito grande, o que favorece essa questo. Vale ressaltar que a escola tradicional incentivou muito esse preconceito as variedades lingsticas quando estabelecia a noo de correto, no respeitando as variedades no-padro. A lingstica afirma que no existem erros gramaticais em lnguas naturais. O mundo est cada dia que passa se transformando, se modificando e a lngua conduz essas transformaes, onde surgem as variedades lingsticas atravs de contatos com outras pessoas de outras culturas de outro meio, ambiente diferente. Se um falante no possui o domnio da lngua denominada padro por seu meio lingstico, ele sofre preconceito por seu prprio meio e excludo do meio elitizado, aqueles que sabem mais, os melhores, os sbios, os que tiveram acesso a melhor educao, educao de qualidade. O ato de criticar geralmente vem daqueles que tiveram acesso a uma boa educao, norma padro de prestgio, na maioria das vezes so os que habitam as mdias ou altas classes scias e, sob a forma de dizer, de ensinar, de defender a lngua portuguesa, a gramtica crem que a maneira de falar daqueles que no tiveram o mesmo privilgio, muitas vezes sem instruo formal e com pouca escolarizao feio, e selam o diferente sob o rtulo do erro. Preconceito lingstico na realidade uma maneira bonita para um grande preconceito

presente na sociedade: no a forma de falar que sente o preconceito, mas a identidade individual do sujeito. O falante, ao entrar na escola tem um repertrio cultural j construdo pela sua comunidade e, se algum lhe diz que tudo aquilo, que foi adquirido (no caso, sua linguagem) errado, ele sem dvida vai perder sua legtima identidade e vai fazer adeso ao preconceito. No entanto, o falante no deve deixar sua lngua materna. Porm, aprender a norma culta, para a elevao social do mesmo. necessrio que conscientize ele que a lngua sofre variaes de acordo com a regio em que falada (devido sua cultura, costumes e classe social) e que essa inconstncia simula a norma originando, ento, uma modalidade de linguagem para cada circunstncia especfica de ocorrncia verbal. No h ento certo e errado na ao lingstica, mas sim variantes decorrentes de alguns fatores como regio, classe social e etc.

3. OBJETIVO

Identificar e analisar as concepes de normas e variaes lingsticas subjacentes a fala de profissionais formadores de opinio da cidade de Itaberaba.

4. REVISO DA LITERATURA

Sabemos que o preconceito lingstico o falar de um sujeito que no domina a lngua denominada padro e por isso mesmo estigmatizado, praticar esse preconceito e criticar esse indivduo por essa mesma razo. Pois o fato de dizer que as pessoas no sabem portugus ou que o mesmo muito difcil um mito que faz parte desse preconceito presente em nossa cultura: o lingstico. Tudo isso se d, em virtude de uma tremenda confuso que feita entre lngua e gramtica normativa (o que apenas uma descrio parcial da lngua). E marcos Bagno traz isso muito bem ilustrado para ns atravs do livro preconceito lingstico, onde busca ainda desmistificar cada vez mais esse mito. Ele apresenta ainda que as pessoas devem aprender a lngua padro, porm jamais abandonar a lngua materna, lngua de sua comunidade. Jos Fiorin, tambm aborda isso em seu livro Linguagem e Ideologia quando ele diz que a capacidade de domnio lingstico no est ligada ao

conhecimento gramatical, e Fiorin busca ainda exemplificar bem isso atravs do ex-presidente Lula, pois ele apesar de no possuir um conhecimento prestigiado das regras da lngua portuguesa conseguia movimentar massas por seu prestigiado domnio do discurso. Salientamos que o preconceito lingstico vem sendo trabalhado nas universidades, escolas, enfim... para que as pessoas se conscientizem que no existe falar certo ou errado e sim o falar diferente e que ainda devemos adequar as falas de acordo o ambiente.

5. FUNDAMENTAO TERICA

nosso

pas

possui

uma

grande

diversidade

lingstica-

aproximadamente duzentas lnguas que atualmente so faladas (incluem-se as indgenas) entre 189,6 milhes de falantes- segundo informaes do IBGE, determinado pela pluralidade lingstica, cultural, social e econmica, apesar da lngua portuguesa ser a oficial, a lngua falada em todo territrio nacional, alm de ser tambm a lngua ensinada nas escolas e Rosa Virgnia traz isso em seu livro Ensaios para uma Scio-Histria do Portugus Brasileiro, inclusive alguns indgenas esto se recusando aprender a lngua materna para aderir a nossa lngua, uma vez que s alguns idosos que sabem ainda falar a lngua deles. Entende-se que quando esses idosos no estiverem mais no meio deles lngua acaba morrendo e a lngua que vai prevalecer a lngua adquirida por isso Bortoni-Ricardo diz que a rede social de um indivduo, constituda pelas pessoas com quem esse indivduo interage nos domnios sociais, tambm um fator determinante nas caractersticas de seu repertrio scio-lingustico. Marcos Bagno aborda a lngua como falar de poltica e ele diz ainda que em nenhum momento esta reflexo poltica pode est desvinculada de nossas posturas tericas e atitudes prticas de cidado, professor e cientista. Do contrrio, estaremos s e somente s contribuindo para a manuteno do crculo vicioso do preconceito lingstico e do irmo gmeo dele, o crculo vicioso da injustia social.

6. METODOLOGIA

Tem-se com o presente trabalho a finalidade de aplicar-se um questionrio-entrevista a um grupo de pessoas cultas formadores de opinio da cidade de Itaberaba e atravs de suas respostas identificar e analisar as respostas do questionrio-entrevista e com base no apoio bibliogrfico de tericos que discutem o preconceito lingstico, como esses profissionais letrais (jovens estudantes, mdicos e advogados, isto , formadores de opinio da cidade de Itaberaba constroem/desconstroem seus pr-conceitos de erro de acordo com as concepes lingsticas de norma e variao da lngua. A pesquisa a ser efetivada neste trabalho classificada como pesquisa de campo, pois deve a mesma fazer com que alcancemos o nosso objetivo. O mtodo usado neste trabalho o dedutivo, pois ele nos permite compreender questes locais partidas de questes gerais. Partimos de um procedimento de observao direta, pois pretendemos realizar nosso trabalho atravs de entrevistas e questionrios, pois estas ferramentas nos permitiram um

envolvimento maior com a nossa pesquisa. Sendo assim o nosso material, assim como as respectivas anlises sero organizadas neste projeto que se pretende construir.

7. REFERNCIAS Site o Google (www.google.com.br, Modelos de Projeto, Como fazer projeto de pesquisa). SILVA, Rosa Virgnia Matos e. Ensaios para uma ScioHistria do Portugus Brasileiro. SP. Parbola. 2004. BAGNO, Marcos. Preconceito Lingustico: o que , como se faz. So Paulo: Loyola, 2000. FIORIN, Jos Luiz. Linguagem e Ideologia, 7ed, So Paulo: tica, 2001. BORTONI-RICARDO, S. M. Educao em lngua materna: a sociolingstica na sala de aula. So Paulo: Parbola Editorial, 2004.

Potrebbero piacerti anche