Sei sulla pagina 1di 22

DIREITO PENAL NOES Princpios: - Princpio da legalidade: previsto no art. 1 do CP, e no art. 5, XXXIX da CF.Segundo o art.

1 do CP no h crime sem lei anterior que o define. No h pena sem prvia cominao legal. A lei penal no pode retroagir, salvo se for para beneficiar o ru. - Princpio da exclusiva proteo de bens jurdicos: a funo do direito penal tutelar os bens jurdicos mais importantes para a vida em sociedade e no valores exclusivamente morais ou ideolgicos. - Princpio da interveno mnima: o Direito Penal somente deve intervir na medida do que for estritamente necessrio. - Princpio da ofensividade: no h crime sem ofensa a bens jurdicos (nullum crimen sine injuria). Assim, a conduta, para ter relevncia para o Direito Penal deve expor o bem jurdico protegido pelo Direito Penal a uma efetiva leso, ou a um perigo em matria penal: a) perigo concreto, em que o perigo, a potencialidade para leso ao bem jurdico, deve ser provado, e b) perigo abstrato, em que h presuno absoluta de leso ao bem jurdico, no necessitando, portanto, de prova do perigo. - Princpio da responsabilidade pessoal do agente: cada agente deve responder pela conduta que efetivamente praticou. A responsabilidade penal pessoal e no se estende a terceiros. - Princpio da culpabilidade: para ser penalmente responsabilizado, o autor da conduta deve ter atuado com dolo ou culpa. Tal princpio inibe a responsabilidade penal objetiva, ou seja, aquele que se funda na mera ocorrncia do resultado, independente do dolo ou culpa. A culpabilidade, ainda, um dos fundamentos para a aplicao da pena. - Princpio da adequao social: condutas que so historicamente aceitas, tidas como adequadas pela sociedade, no mereceriam a interveno penal punitiva. Tais condutas no seriam abrangidas pelos tipos penais (so atpicas). - Princpio da insignificncia ou bagatela: somente devem ser alvo da interveno penal as leses mais relevantes, aos bens mais importantes da sociedade.

- Princpio da humanidade da pena: como decorrncia da dignidade da pessoa humana, tal princpio probe que a pena seja usada como meio de violncia, com tratamento cruel, desumano ou degradante. CAPTULO II EFICCIA DA LEI PENAL NO TEMPO E NO ESPAO Em relao ao tempo do crime, a doutrina aponta para a existncia de trs teorias: - Teoria da atividade, segundo a qual o tempo do crime o momento da conduta; - Teoria do resultado, que tem como referncia o momento em que se produz o resultado da infrao penal; - Teoria mista ou da ubiqidade, que tem em considerao tanto o tempo da conduta quanto o da produo do resultado. O Direito Penal brasileiro adotou como regra a teoria da conduta ou da atividade, conforme prev o art. 4 do Cdigo Penal: Considera-se o momento do resultado. Como j mencionado no estudo do princpio da legalidade, a regra no Brasil a irretroatividade da lei penal. Todavia, excepcionalmente, pode ocorrer o fenmeno da extratividade, que envolve a retroatividade e a ultratividade. O art. 3 do CP traz a disciplina da matria em relao s leis excepcionais ou temporrias. Lei excepcional aquela editada em situaes de emergncia, que fogem normalidade. Lei temporria aquela que j prev em seu texto o tempo de sua vigncia. 2 EFICCIA DA LEI PENAL NO ESPAO Em relao aplicao da lei penal no espao, o direito brasileiro adotou como regra o princpio da territorialidade, pelo qual se aplica a lei brasileira ao crime cometido no territrio nacional. Todavia, o Direito Penal brasileiro no adota a territorialidade absoluta, mas sim a territorialidade temperada, vez que faz expressa ressalva a convenes, tratados e regras do direito internacional, como, por exemplo, as que tratam de imunidades diplomticas (art. 5, caput, do CP). Para efeito da territorialidade, o territrio nacional no engloba apenas o espao terrestre. De acordo com o 1 do art. 5 do CP, embarcaes ou aeronaves pblicas ou a servio do governo so consideradas extenso ao territrio brasileiro, onde quer que se encontrem.

3 CONFLITO APARENTE DE NORMAS Ocorre o conflito aparente de normas quando a um s fato, aparentemente, duas ou mais normas em vigor parecem aplicveis. O conflito aparente pode ser solucionado com a aplicao dos seguintes princpios: - Princpio da especialidade: dispe que lei especial derroga lei geral. Por exemplo, o crime de homicdio culposo est previsto no art. 121, 3, do Cdigo Penal. Todavia, se o homicdio culposo ocorre no trnsito, deve ser aplicada a lei especial, o Cdigo de Trnsito Brasileiro, que tipifica a conduta no seu art. 302, e no o CP. - Princpio da Subsidiariedade: fala-se de subsidiariedade quando o fato regulado de forma menos grave por uma lei (chamada subsidiria) em relao outra (chamada principal). A relao entre as normas de maior gravidade (norma principal) e menor gravidade (norma subsidiria). A incidncia da norma principal afasta a aplicao da subsidiria. - Princpio da Consuno ou Absoro: verifica-se quando uma norma descreve um crime que uma fase de realizao de outro crime, previsto em outra norma, ou ento uma forma normal de transio para o outro delito. o que ocorre, por exemplo, com o crime de leses corporais, em relao ao homicdio. A leso corporal que a vtima sofre absorvida pelo homicdio praticado contra ela no mesmo contexto. 4 CONTAGEM DE PRAZOS O art. 10 do CP estabelece a regra para contagem de prazos penais. De acordo com o dispositivo legal, deve ser computado o dia de incio da contagem, independente da hora em que esta comeou. Assim, por exemplo, se o ru condenado a dois meses e inicia o cumprimento da pena s 23 horas de 07 de outubro, o prazo terminar s 24 horas do dia 06 de dezembro do mesmo ano. De acordo com o art. 11 do CP, as fraes de dia, ou seja, as horas, devem ser desprezadas.
OBS: No confundir contagem de prazo penal, com a contagem de

prazo processual penal. No caso de prazo processual penal, a regra a ser observada a do art. 798, 1 do CPP, segundo a qual no se computa o dia do comeo do prazo, ou seja, o primeiro dia do prazo ser o dia til seguinte data do incio.

CAPTULO III TEORIA DO CRIME TIPICIDADE Noes: 1 FATO TPICO O fato tpico aquele descrito na lei como infrao penal. De maneira sinttica as principais teorias que se voltaram para o estudo so: A Causalismo: nessa concepo o fato tpico objetivo, valortivamente neutro, e integrado por quatro requisitos: a) conduta (ao ou omisso); b) resultado naturalstico (alterao do mundo exterior); c)nexo de causalidade entre a conduta e o resultado, e d) adequao tpica (a conduta se enquadrando no que dispe a lei). B Neokantismo: distingui-se da concepo causalista porque o fato tpico deixa de ser considerado valorativamente neutro, sendo ao mesmo tempo objetivo e valorativo. C Finalismo: tem por referncia o nome de Hans Welzel. Segundo essa viso, o fato tpico comporta duas dimenses; a saber, a objetiva e a subjetiva. A dimenso objetiva integrada por quatro requisitos: a) conduta; b) resultado; c) nexo de causalidade; e d) adequao tpica ou tipicidade. Com o finalismo, o dolo e a culpa passam a integrar o tipo penal. 2.2 Sujeitos e objetos do fato tpico A Sujeito ativo: a pessoa que pratica a conduta descrita no tipo penal. B Sujeito passivo: a doutrina costuma distinguir entre: a) sujeito passivo constante ou formal: o Estado, titular do jus puniendi (direito de punir); b) sujeito passivo eventual ou material: a pessoa fsica ou jurdica sobre a qual recai as conseqncias do delito (vtima). C O objeto material do crime a pessoa ou coisa sobre a qual incide a conduta praticada pelo sujeito ativo. D O objeto jurdico o interesse tutelado pela norma penal, por exemplo, a vida no homicdio, o patrimnio, no furto. No existe crime sem objeto jurdico. 2.3 Elementos do fato tpico Os elementos do fato tpico so: CONDUTA RESULTADO NEXO CAUSAL TIPICIDADE

2.3.1 Conduta: Integra o fato tpico. Para caracterizao do crime, a conduta, dolosa ou culposa, tem que ser voluntria. Assim, segundo a doutrina, por ausncia de voluntariedade, a conduta penalmente relevante estaria excluda nos seguintes casos: Caso fortuito ou fora maior; Coao fsica irresistvel (exclui a culpabilidade); Atos reflexos (so atos em que o movimento no dominado pela vontade); Estado de inconscincia (por exemplo, casos de sonambulismo e hipnose). A Espcies de condutas A conduta por ser dolosa ou culposa. Pode ainda ser de ao (comissiva) ou de omisso (omissiva). A.1 Crime doloso De acordo com o art. 18, I, do CP: Diz-se o crime: I doloso, quando o agente quis o resultado ou assumiu o risco de produzi-lo. O dolo constitudo de dois elementos: 1) elemento volitivo (vontade) e 2) elemento intelectivo (conscincia). - Dolo direito: quando o agente dirige sua conduta para o resultado ele quis o resultado. - Dolo indireto ou indeterminado: quando o agente no busca o resultado certo e determinado. Pode ser de dois tipos: alternativo, quando o agente prev uma pluralidade de resultados e dirige sua conduta para realizar um outro (por exemplo quer lesionar a vtima) ou dolo eventual, quando o agente assume o risco de produzir o resultado. - Dolo de dano: a vontade do agente causar efetiva leso ao bem jurdico. - Dolo de perigo: a vontade do agente apenas de expor a risco o bem jurdico tutelado. - Dolo genrico: o agente tem vontade de realizar a conduta sem um fim especfico. - Dolo especfico: o agente tem vontade de realizar a conduta tpica, buscando um fim especial de agir. - Dolo direto de primeiro grau: sinnimo de dolo direto. - Dolo direito de segundo grau: o agente, para alcanar o resultado querido, realiza outro que no pretende diretamente, mas necessrio para alcanar seu fim ltimo.

A.2 Crime culposo De acordo com o art. 18, II, do CP, quando o agente deu causa ao resultado por imprudncia, negligencia ou impercia. Culpa a inobservncia do dever objetivo de cuidado, do cuidado exigido de todos na vida em sociedade. Os elementos do crime culposo so: - Conduta humana voluntria: ao ou omisso (** a conduta, mesmo no crime culposo voluntria. O resultado, todavia, involuntrio). - Violao de um dever objetivo de cuidado: o agente atua em desacordo com o cuidado exigido. - Resultado naturalstico: alterao no mundo exterior. No h crime culposo sem esse resultado; - Nexo de causalidade: elo entre a conduta e o resultado; - Previsibilidade: o resultado deve ter sido abrangido pela previsibilidade do agente, ou seja, a possibilidade de se prever que o fato poderia ocorrer; (** na culpa consciente, h efetiva previso, e no mera previsibilidade). As modalidades de culpa so: - Imprudncia: conduta ativa. O sujeito age sem observar o dever de cuidado (por exemplo, avana o sinal vermelho); - Negligncia: conduta negativa. O agente, por falta de precauo, deixa de observar o dever de cuidado (por exemplo, deixar uma arma ao alcance de crianas); - Impercia: falta de aptido tcnica para o exerccio de arte, ofcio ou profisso. As espcies de culpa so: - Culpa consciente: o agente prev o resultado, mas decide prosseguir com sua conduta, acreditando que este no ir ocorrer, ou que pode evit-lo com suas habilidades (culpa com previso); - Culpa inconsciente: nesse caso, o agente no antev o resultado, que no entanto, era previsvel nas circunstncias (culpa sem previso). A.3 Crime preterdoloso Caracteriza-se o crime preterdoloso quando o agente atua com dolo no antecedente e culpa no conseqente. Por exemplo, no delito de leso corporal seguida de morte. O agente tem dolo de lesionar a vtima (antecedente), mas por culpa, acaba por causar-lhe a morte (conseqente).

B. Erro de tipo De acordo com o art. 20 do CP, O erro sobre elemento constitutivo do tipo legal de crime exclui o dolo, mas permite a punio por crime culposo, se previsto em lei. Erro a falsa percepo da realidade. Entende-se por erro de tipo aquele que recai sobre elementares, os danos que integram a definio tpica do delito. Por exemplo, a pessoa v um chapu semelhante ao seu e o leva, acreditando que se trata daquele que o pertence. Nesse caso, o erro incide sobre elementar alheia, do tipo penal de furto (art. 155, caput do CP). H duas espcies de erro de tipo: o erro de tipo essencial e o erro de tipo acidental. - Erro de tipo essencial: recai sobre dados principais da conduta prevista no tipo. O erro de tipo essencial dividi-se em: a) Inevitvel ou escusvel e b) evitvel ou inescusvel. a) Inevitvel ou escusvel: aquele em que qualquer pessoa no contexto a princpio incidiria, h excluso tanto do dolo quanto da culpa, ou seja, o agente no responde pela conduta, que se torna atpica. b) Evitvel ou inescusvel: aquele em que, se observasse o devido cuidado, no incorreria o agente, h excluso do dolo, mas o agente pode responder a ttulo de culpa, se a conduta descrita em lei como delito culposo. - O erro de tipo acidental recai sobre dados secundrios, de menor importncia, do tipo. As principais espcies so: - Erro sobre o objeto: trata-se da hiptese em que o agente quer atingir determinada coisa, mas acaba atingindo outra. Por exemplo, quer subtrair vinho, mas acaba subtraindo cachaa. Tal erro no exclu o dolo e nem a culpa, respondendo pelo crime. - Erro quanto pessoa: segundo o art. 20, 3, do CP: O erro quanto pessoa contra a qual o crime praticado no isenta de pena. No se consideram, neste caso, as condies ou qualidades da vtima, seno as da pessoa contra quem o agente queria praticar o crime. Ou seja, o agente quer atingir uma determinada pessoa, porm, em razo de erro, acaba por atingir outra. Tal erro no exclui o dolo e nem a culpa. No isenta de pena o agente, que responde pelo crime, como se tivesse atingido a vtima pretendida e no da vtima efetivamente atingida.

- Erro na execuo (aberratio ictus): dispe o art. 73 do CP que: Quando, por acidente ou erro no uso dos meios de execuo, o agente, ao invs de atingir a pessoa que pretendia ofender, atinge pessoa diversa, responde como se tivesse praticado o crime contra aquela, atendendo-se o disposto no 3 do art. 20 do CP. Responde o agente pelo crime, considerando-se as qualidades da vtima pretendida, e no da vtima efetivamente atingida. - Resultado diverso do pretendido (aberratio criminis): de acordo com o art. 74 do CP, Fora dos casos do artigo anterior; quando, por acidente ou erro na execuo do crime, sobrevm resultado diverso do pretendido, o agente responde por culpa, se o fato previsto como crime culposo; se ocorre tambm o resultado pretendido, aplica-se a regra do art. 70 do CP. Trata-se tambm, de uma espcie de erro na execuo. O agente, por acidente ou erro no uso dos meios de execuo, provoca resultado diverso daquele que queria, ofendendo bem jurdico diverso do pretendido. C. AO E OMISSO Nos delitos de ao (crime comissivo), o direito penal tutela bens jurdicos proibindo, algumas condutas. O agente pratica o crime quando realiza a conduta que proibida pelo tipo penal. Nos delitos omissivos, o agente pratica o delito deixando de agir conforme a lei determina. 2.3.2 Resultado H duas espcies de resultado: a. Naturalstico (ou material), e b. Normativo: tem-se um resultado naturalstico quando da conduta resulta efetiva alterao fsica no mundo exterior (por exemplo, a morte da vtima em um homicdio). Fala-se em resultado normativo quando da conduta resulta leso ou perigo de leso ao bem jurdico (por exemplo, a ameaa, em que no h alterao no mundo exterior). 2.3.3 Nexo de causalidade De acordo com o caput do art. 13 do CP, considera-se causa a ao ou omisso sem a qual o resultado no teria ocorrido. Assim, nossa legislao adotou a chamada teoria da equivalncia dos antecedentes causais ou teoria da conditio sine quae non. Para essa teoria, causa a condio sem a qual o crime no teria ocorrido. H duas espcies de causas:

Dependentes: uma causa que decorre logicamente da conduta, como algo previsvel e esperado (por exemplo, um disparo, que leva a um ferimento, e que por sua vez conduz morte). As causas dependentes no rompem o nexo causal. Independentes: so aquelas que se encontram fora da linha normal de desdobramento causal da conduta. Ou seja, decorre da conduta algo inesperado e imprevisvel. 2.3.4 Tipicidade O tipo penal o modelo que descreve a conduta penalmente relevante, aquele que alvo da incriminao. Quando o fato praticado pelo agente se enquadra no tipo, ocorre a tipicidade. Em um primeiro momento, a tipicidade era analisada somente sob o aspecto formal, como enquadramento da conduta norma. EM RESUMO: Fato tpico - Elementos do fato tpico doloso: a) a conduta; b) o resultado; c) o nexo causal; e d) a tipicidade. - Principais espcies de dolo: a) dolo direto: o agente quis o resultado; b) dolo indireto ou indeterminado: - dolo alternativo: o agente prev uma pluralidade de resultados e dirige sua conduta para realizar um ou outro; - dolo eventual: o agente assume o risco de produzir o resultado. - Crimes omissivos: a) Crime omissivo prprio ou puro: o prprio tipo penal descreve a omisso; b) Crimes omissivos imprprios ou impuros: o dever de agir deriva da clusula geral do art. 13, 2, do CP. - Elementos do fato tpico culposo: a) conduta humana voluntria; b) violao de um dever objetivo de cuidado; c) resultado naturalstico; d) nexo de causalidade; e) previsibilidade e f) tipicidade. - Modalidades de culpa: a) Imprudncia: conduta ativa; b) Negligncia: conduta negativa; c) Impercia: falta de aptido tcnica para o exerccio de arte, ofcio ou profisso. - Espcies de culpa: a) Culpa consciente (culpa com previso); b) Culpa inconsciente (culpa sem previso). - Crime preterdoloso: a) dolo no antecedente + b) culpa no conseqente.

CAPTULO IV

CONSUMAO E TENTATIVA Noes Chama-se de iter criminis o caminho percorrido na prtica de uma infrao penal. o conjunto de fases que se sucedem, at a consumao do crime. Pode-se apontar as seguintes fases: A Primeira fase: cogitao. o pensamento do agente, quando este cogita praticar a infrao penal. B Segunda fase: atos preparatrios. Regra geral impunvel. Todavia, h excees em que a lei pune atos preparatrios. Por exemplo, no caso do crime de quadrilha ou bando, o tipo penal pune o ato preparatrio, ou seja, a reunio de mais de trs pessoas com o fim de praticar crimes. C Terceira fase: atos executrios. Nessa fase, o agente comea a realizar o fato definido em lei como infrao penal. Prevalece no Brasil a teoria objetivoformal, que aponta como ato executrio aquele que inicia a realizao do ncleo do tipo. D Consumao: de acordo com o art. 14, I, do CP, Diz-se o crime: I consumado, quando nele se renem todos os elementos de sua definio legal. Retrata o instante em que se realiza todos os elementos do tipo penal (por exemplo, a pessoa morta, no caso do homicdio). 2. TENTATIVA 2.1 Noes De acordo com o art. 14, II, do CP, Diz-se o crime: II tentado, quando, iniciada a execuo, no se consuma por circunstncias alheias vontade do agente. Ou seja, o iter criminis interrompido, por uma circunstncia alheia vontade do agente. Para a caracterizao da tentativa, necessrio: A. Que haja incio da execuo; B. Que no ocorra a consumao por circunstncia alheias vontade do agente (o iter criminis interrompido, por exemplo, pela chegada da vtima, quando o ladro tenta furt-la).

2.2 Principais classificaes doutrinrias da tentativa A Perfeita, acabada ou crime falho: o agente pratica todos os atos executrios que esto sua disposio, mas ainda no consegue consumar o crime, por circunstncias alheias sua vontade. B Imperfeita ou inacabada: o agente impedido de prosseguir na prtica do delito, no esgotando os atos executrios sua disposio. C Cruenta ou vermelha: a vtima efetivamente atingida. D No cruenta ou branca: a vtima no atingida. E Idnea: nesse caso, apesar de no alcanando o resultado pretendido, por circunstncias alheias vontade do agente, era possvel que este resultado fosse alcanado. Tal tentativa punvel. F Inidnea (ou crime impossvel): o resultado pretendido pelo agente absolutamente impossvel de ser alcanado. No punvel. Ex: Aborto com aspirina, matar o morto. 3. DESISTNCIA VOLUNTRIA (art. 15 do CP) A desistncia voluntria, segundo o art. 15, primeira parte, do CP, se configura quando o agente, voluntariamente, desiste de prosseguir na execuo do crime. Ou seja, o agente poderia prosseguir, mas resolve no levar adiante a empreitada criminosa. Frmula de FRANK: A. na tentativa, o agente quer prosseguir, mas no pode; B. na desistncia voluntria, o agente pode prosseguir, mas no quer. Assim, ocorre a desistncia voluntria se, durante os atos de execuo do crime, mas sem esgotar todo o processo executivo do delito, o agente desiste voluntariamente, de nele prosseguir... Em caso de desistncia voluntria, o agente somente responde pelos atos j praticados. 4. ARREPENDIMENTO EFICAZ (art. 15, segunda parte, do CP). O arrependimento eficaz ocorre quando o agente se arrepende, desejando retroceder, voltar atrs, na atividade delituosa que praticou. Para isso, pratica nova conduta, aps a execuo do crime, para impedir que o resultado se produza. O arrependimento de ser voluntrio (no precisa ser espontneo) e eficaz (deve surtir efeito prtico, ex: salvar a vida da vtima). Tal como na desistncia voluntria, o agente responde somente pelos atos j praticados.

Assim, no arrependimento eficaz, ... depois de esgotar todos os meios disponveis para chegar consumao da infrao penal, o agente se arrepende e atua no sentido contrrio, evitando a produo do resultado inicialmente pretendido por ele. 5. ARREPENDIMENTO POSTERIOR (art. 16 do CP) O arrependimento posterior uma causa geral de diminuio de pena, que autoriza a diminuio da sano penal de 1/3 (um tero) a 2/3 (dois teros). So requisitos cumulativos para sua aplicao: A que se trate de crime cometido sem violncia ou grave ameaa pessoa; B restituio ou reparao integral do dano; C tem que ocorrer at o recebimento da denncia; D voluntariedade. 6. CRIME IMPOSSVEL OU TENTATIVA INIDNEA (art. 17 do CP) De acordo com o art. 17 do CP, tem-se a figura do crime impossvel quando no h condies do delito se consumar; seja por ineficcia absoluta do meio empregado pelo agente; ou por absoluta impropriedade do objeto material do crime. A conduta considerada atpica. Exemplo de impropriedade absoluta do meio: acionar uma arma desmuniciada, com inteno de matar algum. Exemplo de impropriedade do objeto material: tentar matar um cadves. EM RESUMO Crime consumado: art. 14, I, do CP; Crime tentado: art. 14, II, do CP; Desistncia voluntria: art. 15, primeira parte, do CP; Arrependimento eficaz: art. 15, segunda parte, do CP; Arrependimento posterior: art. 16, do CP; Crime impossvel: art. 17, do CP. CAPTULO V ILICITUDE OU ANTIJURIDICIDADE 1 . NOES A ilicitude o segundo elemento do conceito analtico de crime. Entende-se por ilicitude (o antijuridicidade) a relao de contrariedade entre o fato tpico e o ordenamento jurdico como um todo.

2. EXCLUDENTES DA ILICITUDE (OU JUSTIFICANTES) As causas legais da excluso da ilicitude esto enumeradas no art. 23, caput, do CP. Segundo o dispositivo: No h crime quando o agente pratica o fato: I em estado de necessidade; II em legtima defesa; III em estrito cumprimento de dever legal ou no exerccio regular de direito. 2.1 Estado de necessidade De acordo com o art. 24, caput, do CP: Considera-se em estado de necessidade quem pratica o fato para salvar de perigo atual, que no provocou por sua vontade, nem podia de outro modo evitar, direito prprio ou alheio, cujo sacrifcio, nas circunstncias no era razovel exigir-se. O estado de necessidade caracterizado por um conflito de bens jurdicos. 2.2 Legtima defesa De acordo com o art. 25 do CP: Entende-se em legtima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessrios, repele injusta agresso atual ou iminente, a direito seu ou de outrem. Principais caractersticas doutrinrias da legitima defesa: - Legtima defesa defensiva: o agente atinge seu ofensor ao se defender. - Legtima defesa agressiva: o agente atinge terceiros ao se defender. - Legtima defesa sucessiva: ocorre na repulsa contra o excesso abusivo do agente que foi inicialmente agredido. 2.3 Estrito cumprimento de um dever legal (art. 23, III, primeira parte, do CP) O estrito cumprimento do dever legal engloba as situaes em que os agentes pblicos, no desempenho de suas funes, cumprem o determinado pelo ordenamento jurdico, realizando, desse modo, uma conduta lcita. o caso, por exemplo, do policial que prende algum em flagrante, ou do oficial de justia que, cumprindo ordem judicial, penhora um bem. 2.4 Exerccio regular de um direito (art. 23, III, segunda parte, do CP) O exerccio regular de um direito compreende as situaes em que a pessoa exercita, de forma regular; uma faculdade de acordo com o direito. A doutrina costuma mencionar como exemplo a violncia esportivo (por exemplo, golpes em luta de boxe ou entradas no futebol, evidentemente, sem grande desproporcionalidade) e intervenes cirrgicas normais.

2.5 Ofendculos Constituem-se em aparelhos predispostos para a defesa do patrimnio, ou de qualquer outro bem jurdico. So exemplos cacos de vidro em muros e cercas eltricas. H divergncia doutrinria quanto natureza jurdica dos ofendculos. Prevalecem duas correntes: a) A corrente que defende trata-ser de exerccio regular de direito (de defesa, por exemplo, do patrimnio); b) A que entende tratar-se de hiptese de legtima defesa preordenada. CAPTULO VI CULPABILIDADE 1. NOES Na viso atual, a culpabilidade composta por trs elementos: imputabilidade, potencial conscincia da ilicitude e exigibilidade de conduta diversa. 2. IMPUTABILIDADE A imputabilidade a possibilidade de ser atribudo, imputado um fato tpico e ilcito ao agente, a fim de que seja responsabilizado por seus atos. constituda pela capacidade de discernimento e compreenso. Para ser imputvel o agente deve ser capaz de entender o carter ilcito de seus atos e de agir de acordo com esse entendimento.
A. Critrio biolgico: leva em conta apenas o desenvolvimento mental do

agente, sem qualquer indagao de ordem psicolgica; B. Critrio psicolgico: considera apenas as condies psicolgicas do agente no momento da conduta; C. Critrio biopsicolgico: conjuga os critrios anteriores. Assim, pode-se dizer que imputvel o agente com desenvolvimento mental completo, que ao tempo da conduta tinha capacidade de entendimento e de autodeterminao. 2.2 Hipteses de inimputabilidade
A. Inimputabilidade

em razo de doena mental ou de desenvolvimento mental incompleto ou retardado (art. 26, caput, do CP); B. Inimputabilidade em razo da idade do agente (art. 27 do Cdigo Penal e art. 228 da CF). C. Inimputabilidade em razo de embriaguez (art. 28, II, o CP).

3. POTENCIAL CONSCINCIA DA ILICITUDE a possibilidade de o agente conhecer a ilicitude do seu comportamento. A excluso da culpabilidade, por ausncia de potencial conscincia da ilicitude do fato, se caracteriza no erro de proibio. O CP disciplina a questo no art. 21. De acordo com o dispositivo: O desconhecimento da lei inescusvel. O erro sobre a ilicitude do fato, se inevitvel, isenta de pena; se evitvel, poder diminu-la de 1/6 (um sexto) a 1/3 (um tero). PU: Considera-se evitvel o erro se o agente atua ou se omite sem a conscincia da ilicitude do fato, quando lhe era possvel, nas circunstncias, ter ou atingir essa conscincia. 4. EXIGIBILIDADE DE CONDUTA DIVERSA 4.1 Noes Para que o agente seja culpvel, necessrio que tenha atuado em situaes normais em que lhe seria possvel agir de outro modo, de maneira diversa. Assim, as situaes de inexigibilidade de conduta diversa excluem a culpabilidade. So elas:
4.2Coao moral irrestvel (art. 22, primeira parte, do Cdigo Penal)

Exclui a culpabilidade, desde que atendidos os seguintes requisitos:


A. A coao deve ser moral (ou seja, psicolgica, por exemplo, uma ameaa

grave). A coao pode ser dirigida ao prprio agente ou a terceiros. B. A coao deve ser irresistvel (caso a coao seja resistvel, no exclu a culpabilidade, mas pode configurar uma atenuante de pena art. 65, III, c, do CP). No caso de coao moral irresistvel, somente responde o autor da coao, pois no se poderia exigir conduta diversa do coagido, excluindo-se portanto, a culpabilidade em relao a ele.
4.3Obedincia hierrquica (art. 22, segunda parte, do CP)

Constitui causa de excluso da culpabilidade, desde que atendidos os seguintes requisitos: A. A ordem no seja manifestamente ilegal; B. A ordem seja oriunda de superior hierrquico (ou seja, pressupe que se esteja diante de uma funo pblica, em que a ordem parta de um superior hierrquico de quem recebe a ordem).

CAPTULO VII PUNIBILIDADE E CAUSAS DE SUA EXCLUSO 1. PUNIBILIDADE NOES Para a maioria da doutrina, a punibilidade no integra o conceito analtico de crime. a conseqncia jurdica da infrao penal, o direito que tem o Estado de aplicar a pena cominada contra quem praticou a ao ou omisso descrita no tipo penal. 2 CAUSAS EXTINTIVAS DA PUNIBILIDADE O art. 107 do CP traz um rol exemplificativo com hipteses de extino da punibilidade:
a) Morte do agente: a morte do agente comprovada somente com

original da certido de bito (art. 62 do CPP). b) Anistia, graa e indulto: A anistia, de regra, dirigida a crimes polticos, embora possa ser concedida a crimes comuns. A concesso de anistia competncia da Unio (art. 21, XVII, da CF). Atravs da anistia, o Estado renuncia ao direito de punir; fazendo cessar os efeitos penais do fato. A graa e o indulto so institutos extintivos da punibilidade, de competncia da Presidncia da Repblica (art. 84, XII, da CF). c) Abolitio criminis: a situao em que uma nova lei deixa de considerar o fato uma infrao penal. d) Prescrio, decadncia e perempo: a prescrio ser estudada adiante. A decadncia e a perempo so analisadas na matria de Direito Processual Penal. A decadncia somente se aplica aos delitos de ao penal privada e pblica condicionada representao. e) Renncia ao direito de queixa ou perdo aceito, nos crimes de ao privada: a matria ser analisada em Direito Processual Penal. Todavia bom lembrar que o perdo do ofendido, se for aceito, somente extingue a punibilidade em crimes de ao penal de iniciativa privada. f) Retratao do agente nas causas em que a lei admite, como, por exemplo, em alguns delitos contra a honra. A retratao s extingue a punibilidade quando efetivada at a sentena de primeiro grau. ato unilateral, dispensando a concordncia do ofendido. g) Perdo Judicial: um instituto pelo qual a lei permite ao juiz deixar de aplicar a pena diante de determinadas circunstncias. A princpio, somente cabvel em casos expressamente previstos em lei. O perdo

judicial direito subjetivo do ru, devendo ser concedido quando preenchidos os requisitos legais. 3 PRESCRIO Prescrio uma causa de extino da punibilidade do fato (art. 107, IV, do CP). Trata-se da perda do direito de punir pelo Estado, em face do decurso do tempo. Crimes imprescritveis: racismo e ao de grupos armados contra a ordem constitucional e o Estado democrtico (art. 5, XLIV da CF). A prescrio da pretenso punitiva ocorre antes do trnsito em julgado da condenao. Subdivide-se em quatro espcies: A. Prescrio da pretenso punitiva em abstrato; B. Prescrio da pretenso punitiva superveniente; C. Prescrio da pretenso punitiva retroativa; D. Prescrio da pretenso punitiva em perspectiva (ideal, hipottica, antecipada ou virtual). A. Prescrio da pretenso punitiva em abstrato Fundamentada no art. 109 do CP. Tem por base a pena mxima em abstrato prevista para o crime. Para se chegar pena mxima, deve-se considerar; inclusive, as causas de aumento e as de diminuio de pena. B. Prescrio da pretenso punitiva superveniente ou intercorrente Possui as seguintes caractersticas: A. pressupe sentena ou acrdo penal condenatria; B. os prazos prescricionais continuam regulados pelo art. 109 do CP; C. conta-se da prescrio da publicao da sentena condenatria at o trnsito em julgado final; D. pressupe trnsito em julgado para acuso no que diz respeito pena aplicada. C. Prescrio da pretenso punitiva retroativa Considera, igualmente, a pena em concreto, aplicada em sentena com trnsito em julgado para a acusao, com a diferena de que se termo inicial a data da publicao da deciso condenatria, tendo-se em conta o tempo passado, que j transcorreu. D. Prescrio da pretenso punitiva em perspectiva

No est prevista em lei. uma criao jurisprudencial. Considera a provvel pena aplicada ao agente, em caso de condenao. 3.2 Reduo dos prazos prescricionais De acordo com o art. 115, do CP, o prazo prescricional reduzido da metade: A. Se o agente menor de 21 (vinte e um) anos na data da conduta. B. Se o agente maior de 70 (setenta) anos na data da sentena. 3.3 Interrupo do prazo prescricional As hipteses de interrupo do prazo prescricional esto previstas no art. 117, do CP. No caso de interrupo, o prazo prescricional zera, ou seja, a contagem do prazo recomea. So algumas hipteses:
A. Recebimento da denncia ou queixa;

B. Pronncia; C. Deciso confirmatria da pronncia; D. Publicao da sentena ou acrdo condenatrio recorrveis. 3.4 Suspenso dos prazos prescricionais Nas hipteses de suspenso do prazo prescricional, considerado o perodo anterior; o tempo anteriormente transcorrido quando a prescrio volta a correr. O art. 116, do CP, traz o rol de hipteses: a) enquanto no resolvida, em outro processo, questo de que dependa o reconhecimento do crime; b) enquanto o agente cumpre pena no estrangeiro. 3.5 Prescrio da pena de multa Disciplinada pelo art. 114 do CP, ocorre: a) quando a multa a nica pena cominada, prescreve no prazo de 2 anos; b) quando a multa cumulada com pena privativa de liberdade; c) quando a multa alternativa com pena privativa de liberdade.

CAPTULO VIII CONCURSO DE PESSOAS 1. Noes Fala-se em concurso de pessoas (ou de agentes) quando duas ou mais pessoas concorrem para prtica da infrao penal.

Classificao dos delitos quanto ao concurso de pessoas:


A. Crimes monossubjetivos: so os crimes que podem ser praticados por

uma ou, eventualmente, mais pessoas. B. Crimes plurissubjetivos: trata-se de crimes que s podem ser praticado por nmero plural de pessoas. 2. Requisitos do concurso de pessoas Para o reconhecimento do concurso de pessoas, necessrio: A. Pluralidade de agentes; B. Relevncia causal de cada conduta; C. Liame subjetivo entre os agentes (adeso de vontades, ou seja, vontade de cooperar na conduta do autor; no sendo necessrio acordo prvio); D. Identidade de infrao penal (ou seja, todos respondem em regra pelo mesmo delito). 3. Autoria, Coautoria e Participao 3.1 Autoria
A. Autoria mediata: Considera-se autor mediato aquele que no realiza

diretamente a conduta prevista no tipo, mas comete o crime por meio de outra pessoa, que usada como instrumento para realizao da infrao penal. a situao daquele que se vale, por exemplo, de um inimputvel. B. Autoria Colateral: Quando dois ou mais agentes, embora convergindo suas condutas para a prtica de determinado fato criminoso, no atuam unidos pelo liame subjetivo. Por exemplo, A e B querem a morte de C. A desfere um tiro contra a vtima e B realiza outro disparo. Porm, A e B no esto unidos por vnculo subjetivo. C morre em razo do tiro de A. A deve responder por homicdio consumado, enquanto B responder por homicdio tentado. No hiptese de concurso de pessoas!!! C. Autoria incerta: Trata-se de uma espcie de autoria colateral, em que, todavia, no possvel determinar qual dos comportamentos causou o resultado.Por exemplo, A e B querem a morte de C. A e B no esto unidos subjetivamente. A desfere um tiro e B tambm desfere um disparo. Todavia, no possvel determinar no caso se a morte de C foi em razo do tiro efetuado por A ou do tiro de B. Nesse caso, aplica-se o princpio do in dbio pro reo, respondendo ambos por tentativa de homicdio. D. Autoria desconhecida: a situao em que no possvel apurar a identidade dos autores do crime.

3.2 Coautoria a hiptese em que h mais de um autor do delito. 3.3 Partcipe Entende-se por partcipe aquele que atua induzindo, instigando ou auxiliando o autor. O partcipe no realiza o ncleo do tipo. A participao pode ser: - Material: consiste no auxlio, em prestar assistncia para o delito, por exemplo, emprestando a arma empregada na prtica da infrao penal. - Moral: consiste no induzimento ou na instigao. Induzir significa faz nascer idia criminosa. Instigar reforar a idia j existente de praticar o crime. CAPTULO IX TEORIA DA PENA 1. Noes A pena a resposta estatal a uma infrao penal. De acordo com as teorias absolutas ou retribucionistas, a pena vista como uma resposta estatal ao delito, sem se preocupar com sua finalidade. Seria a aplicao do mal justo da sano ao mal injusto do crime. Para os adeptos da teoria preventiva ou utilitarista, a pena possui um fim, ou seja, pretende combater a delinqncia e a recuperao do condenado. Por fim, a teoria mista, ecltica ou unificadora, como o nome indica, pretende conjugar as duas teorias acima mencionadas. A doutrina, no estudo da sano penal, faz meno aos seguintes princpios:
A. Princpio da legalidade: no h pena sem previso legal (art. 1 do CP); B. Princpio da anterioridade: no h pena sem prvia cominao legal (art. C. D. E.

F.

1 do CP); Princpio da pessoalidade ou intransmissibilidade da pena: (art. 5, XLV, da CF): nenhuma pena passar da pessoa do condenado; Princpio da individualizao da pena (art. 5, XLVI, CF): a pena deve ser individualizada considerando o fato e seu agente. Princpio da proporcionalidade: decorre do princpio da individualizao da pena, e significa que a sano penal deve ser proporcional gravidade da infrao praticada; Princpio da humanidade ou humanizao das penas (art. 5, XLVII, XLVIII e XLIX da CF): no se admite no Brasil pena desumana, degradante,

cruel. Em decorrncia desse princpio, so vedadas as penas: a) de morte, de carter perptuo, c) de trabalhos forados, d) de banimentos e e) cruis. 2. APLICAO DA PENA O art. 68, do CP estabelece o critrio trifsico de aplicao da pena. Assim, no Direito Penal brasileiro a aplicao da pena se d, a princpio em trs fases: 2.1 Primeira fase Nesta fase, o juiz fixa pena-base. Para tanto, observa as chamas circunstncias judiciais, previstas no art. 59 do CP.
A. B. C. D. E. F. G. H.

Culpabilidade: a anlise do juzo de reprovao da conduta. Antecedentes: vida pregressa do agente. Conduta social do agente: comportamento do ru no ambiente social. Personalidade: o perfil psquico do agente. Motivos do crime. Circunstncias do crime. Conseqncias do crime. Comportamento da vtima.

2.2 Segunda fase Tem o objetivo de encontrar a pena intermediria. Para tanto, o juiz se vale das circunstncias agravantes, previstas nos artigos 61 e 62, do CP, e das atenuantes, previstas nos artigos 65 e 66 do mesmo cdigo. A agravante da reincidncia, de acordo com o art. 63 do CP, exige os seguintes requisitos: a) cometimento de novo crime; b) trnsito em julgado da sentena condenatria por crime anterior. Verifica-se, ainda, a reincidncia quando o agente tem contra si condenao anterior por um crime e pratica uma contraveno penal. Todavia, quando o agente conta com uma condenao com trnsito em julgado por contraveno e pratica um crime, no se caracteriza reincidncia. 2.3 Terceira fase O juiz, nesta ltima fase, busca a pena definitiva. Para tanto, se utiliza das causas de aumento ou de diminuio de pena. 2.4 Quarta fase regime inicial de cumprimento de pena (art. 33 do CP) Embora se diga que o critrio de aplicao da pena trifsico, h outros aspectos que o juiz deve analisar. Em continuidade, o juiz deve fixar o regime

para o incio do cumprimento da pena. Assim, primeiramente deve verificar se o delito punido com pena de recluso ou de deteno. Tambm deve observar o quantum da pena, se o agente reincidente, e ainda as circunstncias judiciais. 2.5 Quinta fase O juiz deve analisar se o caso

Potrebbero piacerti anche