Sei sulla pagina 1di 23

1 ESBOO DO PROJETO: COPA DO MUNDO DE 2010 Justificativa .

. O futebol uma das prticas culturais (esportivas) mais difundidas em mbito nacional que necessita ser alvo de estudos cientficos, na medida em que revela uma rede intrincada de significaes. O futebol quando competitivo (profissional) visa extrao de um campeo e, conseqentemente, rotula vencedores e perdedores. Quando inserido no contexto escolar, possui caractersticas especficas, sendo tambm permeado por tenses, competies, excluses, incluses, etc. O futebol uma das maiores paixes do povo brasileiro. Neste perodo de copa do mundo devemos aproveitar esse acontecimento, para enriquecer e dar mais sentido s aulas, conhecer e saber um pouco mais sobre a frica do Sul trabalhando tambm os temas transversais: Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Sade, Trabalho e Consumo. Objetivo Geral Este projeto visa um trabalho interdisciplinar, eventos desse tipo so excelentes temas motivadores para desenvolver os conhecimentos e as competncias curriculares, o futebol assumiu um enorme espao na nossa cultura. Conhecer as vrias etnias e culturas, valoriz-las e respeit-las. Repudiar a discriminao baseada em diferenas de raa, idade, religio, classe social, nacionalidade e sexo. Objetivos Especficos Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas. Identificar as danas, msicas, comidas, crenas e roupas tradicionais de cada pas. Conhecer a histria das copas. Identificar cada pas e os dias que jogam. Respeitar e compreender o trabalho coletivo.

Perodo de Realizao: Maro a Junho de 2010 Metodologia Observao: Usar o laboratrio de informtica sempre que possvel. Sugestes de Trabalho Sensibilizao: Mostrar fatos aos alunos, ler textos ou exibir vdeos sobre as Copas. Temas Transversais tica: Envolver todo o contedo no tema PAZ, j que se fala em campeonato mundial, abordar a unio dos povos pelo esporte, a necessidade de um trabalho coletivo bem planejado, o respeito entre os envolvidos e com as regras, bem como aceitao de que no se vence sempre... Que temos que aceitar a derrota e dela extrairmos novas estratgias. Organizar um jogo de futebol / As regras do futebol e a funo de cada jogador. / Tipo de roupa adequada para a prtica do futebol (uniforme). / Organizao da fila e Posio adequada para cantar o Hino Meio ambiente: Observar no meio ambiente as mudanas ocorridas em razo da Copa (pinturas, enfeites em geral) e analisar os aspectos positivos (torcida) e negativos (poluio visual, sujeira)

2 Pluralidade cultural: Observar a lngua falada em outros pases e resgatar alguns usos e costumes de alguns pases que ns brasileiros herdamos. Pode-se pedir que os alunos definam racismo, preconceito e discriminao e criem situaes dramatizando esses conceitos para os colegas. Pea aos seus alunos que tragam fotos de seus dolos. Monte um mural com essas imagens. Verifique se h negros, orientais e representantes de diversas etnias. Avalie com a turma a porcentagem de dolos brancos, negros e orientais. Quem tem mais destaque na TV? Matemtica Jogo bem calculado So muitos os nmeros envolvidos numa competio: pontos, gols, faltas, impedimentos... A Matemtica oferece as ferramentas necessrias para a turma interpretar esses dados, ler tabelas e fazer projees. Sugestes de atividades:

Construo de grficos para avaliar a evoluo dos times Identificao de formas geomtricas no campo Utilizao de conhecimentos de geometria para entender as regras e as jogadas ensaiadas - que podem ser reproduzidas numa maquete Confeco de uma tabela com pontos ganhos, ranking de artilheiros, saldo de gols e outros dados significativos sobre o torneio. Anlise das informaes de tabela da Copa do Mundo para solucionar problemas e fazer projees estatsticas Criar problemas. Quantas vezes o Brasil foi campeo? Significado da palavra Penta (bem como tetra, tri, bicampeo) Significado dos termos: oitavas de final, quartas de final, semi final e final. Quantidade de jogadores num jogo de futebol. Os reservas da seleo (funo) Agenda da copa O comrcio que envolve a Copa (bandeiras, camisetas, apito, etc...) Lngua Portuguesa

Papo mais coerente Poucos assuntos provocam tantas discusses acaloradas como o futebol. O domnio da lngua portuguesa ajuda a construir argumentos coerentes e a expressar as idias com mais clareza e confiana. Sugestes de atividades:

Pesquisa de expresses futebolsticas que foram incorporadas ao vocabulrio corrente: qual o significado original de cada uma dessas expresses e o uso que ela ganhou no idioma fora do contexto esportivo Comparao da linguagem usada pelos locutores de rdio e televiso com o texto escrito nos jornais e nas revistas para descrever os jogos Exerccios para desenvolver a argumentao, habilidade fundamental em qualquer conversa. O Hino Nacional - A letra do hino enfatizando as palavras que as pessoas mais erram; pesquisa no dicionrio do significado das palavras mais difceis. Organizao de Listas de nomes comuns no futebol, de nomes prprios (nome dos jogadores, tcnico, juiz e demais personalidades do futebol na Copa).

Leitura de noticirios dirios textos jornalsticos, revistas, livros; leitura do texto: Jogo de bola (Ceclia Meireles). Lngua Estrangeira

Campeonatos mundiais colocam em contato gente das mais diversas nacionalidades. O conhecimento de outros idiomas possibilita comunicao com essas pessoas e acesso aos universos culturais dos quais eles fazem parte. Sugestes de atividades:

Anlise das expresses, imagens e gritos de guerra usados por torcedores das diferentes selees. Busca em jornais e sites estrangeiros de notcias que falem sobre o desempenho do Brasil no maior torneio de futebol do planeta Pesquisa sobre as origens do futebol na Inglaterra, ptria me da lngua inglesa. Criao de um site bilnge falando sobre o futebol brasileiro Histria

Lances do passado No Brasil, o futebol mais que um esporte. uma manifestao cultural - com uma histria. Investigar suas razes e transformaes uma forma de ampliar o olhar sobre ele e imprimir-lhe outros significados. Sugestes de atividades:

Pesquisa sobre o processo que transformou esse esporte em "paixo nacional" Identificao das caractersticas tipicamente brasileiras que esto sintetizadas no comportamento dos jogadores da nossa seleo Interpretao de charges que falem sobre a relao entre poltica e futebol Discusso sobre o patriotismo que surge na poca da Copa, questionando por que ele no se mantm vivo em outros momentos. Histria das Copas Curiosidades sobre a vida das pessoas do pas onde ocorre a Copa. (usos e costumes) Acompanhar a agenda da Copa e os jogos do Brasil bem como seus adversrios Mos de obra temporria que surge em razo da copa Retrospectiva das Copas Geografia

O mundo num estdio Muito antes de se comear a falar em globalizao, o esporte ignorava fronteiras. Os conhecimentos geogrficos facilitam a interpretao dessas diferentes realidades que, a partir de maio, entraro em campo. Sugestes de atividades:

Pesquisa sobre aspectos fsicos, sociais, econmicos e humanos da frica do Sul, o pas-sede da Copa, para posterior comparao com os mesmos indicados brasileiros. Levantamento dos espaos - pblicos e privados - usados para a prtica do futebol na cidade de Anpolis. Confeco de um mapa com todos os pases participantes da Copa, com destaque para o fuso horrio de cada um. (o conceito de fuso horrio).

4 A Copa tambm da sentido ao mapa-mndi e a muitos nomes, fatos e conhecimentos geogrficos e histricos. (quem j tinha ouvido falar na Repblica dos Camares antes de os "lees africanos" aparecem no cenrio futebolstico, no Mundial de 1990); coloca no mesmo campo inimigos polticos (em 1998, os jogadores de Ir e Estados Unidos trocaram flores no gramado). Aproveitar a ocasio para explicar a dinmica do sistema capitalista (a quantidade de marcas de patrocnio estampadas nos estdios e nas roupas dos jogadores nos ajuda a ver que no s o futebol que est em jogo, mas o comrcio de produtos, os atletas esto inseridos num sistema econmico que v tudo como mercadorias). Localizao no mapa da sede da Copa Cincias

Experincias de Campo J tradio a Copa revelar novidades tecnolgicas: Estdios ultra modernos, uniformes com fibra especial, dieta para aumentar o rendimento dos atletas, avanos em telecomunicaes. timas dicas para as aulas de Cincias. Sugestes de atividades:

Demonstrao de como as informaes de imagem e som viajam de um ponto a outro do planeta. Pesquisa sobre os efeitos do doping e comparao com aditivos e suprimentos alimentares usados em academias. Estudo do funcionamento do corpo dos atletas durante as partidas. O que adrenalina? Quando ela liberada? Quais os seus efeitos? Quais os nutrientes necessrios para um bom preparo fsico? A sade: alimentao, prtica de esportes, o condicionamento fsico, sade mental, o repouso. O fumo e o lcool: so incompatveis com a prtica de esportes; . Artes

Exploso de criatividade Fantasias, bandeirinhas, faixas, cartazes. O Brasil vive um momento de grande criatividade popular. Cabe ao professor estimular a turma a produzir e interpretar as manifestaes visuais encontradas nos estdios. Sugestes de atividades:

Anlise dos mascotes das Copas, que retratam os pases-sedes. Criao de um para representar o Brasil. Estudo dos brases e smbolos das selees, com origem, influncias estticas, cores e formas utilizadas. Pesquisa de obras artsticas sobre o futebol (Cndido Portinari, um dos nossos maiores pintores, retratou um grupo de meninos disputando pelada em sua cidade natal "Futebol em Brodsqui"). Interpretao de letras de msicas e gritos de guerra cantados pelas torcidas. Observao da arquitetura dos estdios, relacionando o estilo com o lugar que foram construdos. A Bandeira Brasileira - As bandeiras dos pases que esto sediando a Copa - As bandeiras dos demais pases Msica de copas anteriores, msicas que abordam o tema futebol ( Uma Partida de Futebol - Skank), bem como jingles antigos e recentes com o tema futebol.

ANEXOS

Uma Partida De Futebol Skank Composio: Samuel Rosa E Nando Reis Bola na trave no altera o placar Bola na rea sem ningum pra cabecear Bola na rede pra fazer o gol Quem no sonhou em ser um jogador de futebol? A bandeira no estdio um estandarte A flmula pendurada na parede do quarto O distintivo na camisa do uniforme Que coisa linda uma partida de futebol Posso morrer pelo meu time Se ele perder, que dor, imenso crime Posso chorar, se ele no ganhar Mas se ele ganha, no adianta No h garganta que no pare de berrar A chuteira veste o p descalo O tapete da realeza verde Olhando para bola eu vejo o sol Est rolando agora, uma partida de futebol O meio-campo lugar dos craques Que vo levando o time todo pro ataque O centroavante, o mais importante Que emocionante, uma partida de futebol O meu goleiro um homem de elstico Os dois zagueiros tem a chave do cadeado Os laterais fecham a defesa Mas que beleza uma partida de futebol Bola na trave no altera o placar Bola na rea sem ningum pra cabecear Bola na rede pra fazer o gol Quem no sonhou em ser um jogador de futebol? O meio-campo lugar dos craques Que vo levando o time todo pro ataque O centroavante, o mais importante, Que emocionante uma partida de futebol ! Utrrr, utrrr, utrrr, utrrr Poema trava lngua Jogo de Bola Ceclia Meireles

7 A bela bola Rola: A bela bola do Raul. Bola amarela, A da Arabela. A do Raul, Azul. Rola a amarela E pula a azul. A bola mole, mole e rola. A bola pula. bela e pula. bela, rola e pula, mole, amarela, azul. A de Raul de Arabela, E a de Arabela de Raul. Pra Frente Brasil (Copa De 1970) Hinos Composio: Miguel Gustavo Noventa milhes em ao, Pra frente Brasil, Do meu corao... Todos juntos vamos, Pra frente Brasil, Salve a Seleo! De repente aquela corrente pra frente, Parece que todo o Brasil deu a mo... Todos ligados na mesma emoo... Tudo um s corao! Todos juntos vamos, Pra frente Brasil! Brasil ! Salve a Seleo!! MASCOTES A FIFA apresentou ao mundo o Mascote da Copa do Mundo da frica do Sul, em 2010. O nome dele Zakumi, um leopardo gracinha que simboliza o povo, a geografia e o esprito sul-africanos. O nome tem uma razo de ser: ZA quer dizer frica do Sul na lngua local, e Kumi o nmero 10 em vrios dialetos africanos. O Mascote foi criado por Andries Odendaal, nascido na Cidade do Cabo. Olha que figura:

8 Os mascotes das Copas do Mundo Desde a Copa do Mundo de 1966, cada Copa do Mundo de Futebol contou com um mascote. Este personagem serve para divulgar e representar de forma divertida e at informativa o grande evento de futebol mundial. Geralmente ele representa um ou mais aspectos importantes da cultura do pas sede. Os mascotes esto em qualquer evento de grande porte, a Copa do Mundo no poderia ser diferente. A Copa do Mundo um evento visto com bilhes de pessoas e que envolve bilhes de dlares. Voc sabe a origem da palavra mascote? Na dcada de 1860 a palavra provenal "masco" foi utilizada para o que definido hoje como mascote. Os mascotes se tornaram no sculo XX um poderoso instrumento para impulsionar as vendas de produtos relativas aos eventos e para caracteriz-los. O primeiro mascote de Copa do Mundo foi o leo Willie. Curiosamente os alemes adotaram este ano um leo, o Goleo VI. Willie apareceu inclusive no pster oficial da Copa do Mundo da Inglaterra com sua camisa com a bandeira do Reino Unido, a Union Jack. Willie considerado o mascote mais famosa de todas as Copas do Mundo. Os anos 1970 foram marcados pela humanizao dos mascotes nas Copas do Mundo. No Mxico em 1970 o mascote escolhida foi Juanito, um menino com caractersticas caucasianas com um sombreiro e uma bola. Em 1974 os mascotes foram dupla Tip e Tap, dois meninos com o uniforme da seleo da Alemanha Ocidental. Um tinha as iniciais de Copa do Mundo em alemo (WM - Weltmeisterschaft) numa camisa e o outro o ano da Copa (74). Em 1978, Gauchito foi o escolhido para a Copa da Argentina. Novamente um menino com a camisa da seleo local e caractersticas regionais. Os anos 1980 mudaram a concepo de mascotes. Uma laranja e uma pimenta com sombreiro foram os mascotes da dcada. Em 1982, Naranjito foi primeira fruta como mascote em Copas do Mundo. A laranja com a camisa da seleo espanhola fez muito sucesso por ser simples. Alm de estar estampada em vrios produtos da Copa a laranjinha da Copa protagonizou uma srie de desenhos animados na televiso espanhola. No revival dos anos 1980 Naranjito aparece com um dos smbolos dos anos 80. O estranho Pique foi o mascote escolhida para a Copa do Mxico de 1986. Pique era uma pimenta com bigode vestida com as cores da seleo local e um tpico sombreiro mexicano. Em 1990 tentaram criar um mascote diferente para a Copa da Itlia. Ciao talvez seja o mascote mais bizarra de todas as Copas do Mundo. Ciao um boneco tricolor simulando um jogador de futebol. Alm das bandeiras da Itlia por todo o seu corpo, Ciao tinha uma bola de futebol na cabea. Apesar disso, Ciao fez muito sucesso na poca tambm. O co Striker foi escolhido como mascote para a Copa de 1994 dos Estados Unidos. Striker vestia-se com as cores da bandeira dos EUA. Em 1998 os franceses optaram pelo galo Footix. O galo o smbolo do pas e Footix era um Galo azul, cor da camisa da seleo francesa. Nos anos 90 foi intensificada a utilizao dos mascotes em diversos materiais promocionais, sem contar na divulgao do evento em cartes telefnicos, selos e todos os tipos de peas para promover a Copa do Mundo. Seguindo uma tendncia de ter mais de um mascote por evento dos anos 1990, a Copa da Coria teve os estranhos Ato, Nik e Kaz. Seria natural que a primeira Copa do Mundo em dois pases diferentes tivesse mesmo dois mascotes. O mascote da Copa de 2006 o leo Goleo VI. Um leo de 2 metros e 30 centmetros de altura e 18 anos. Goleo veste a camisa 06 da Alemanha em referncia ao ano da Copa e tem a companhia de Pille, uma bola falante. Ao contrrio dos outros mascotes Goleo VI no um desenho. A estratgia de mais mascotes por evento aumenta as vendas de produtos, mas dificulta a lembrana do evento. Os mascotes das copas 1. Copa da Inglaterra de1966 - Willie, um leo. 2. Copa do Mxico de 1970 - Juanito, um garoto com sombreiro. 3. Copa da Alemanha Ocidental de 1974 - Tip e Tap, dois jovens.

9 4. Copa da Argentina de 1978 - Gauchito, um menino. 5. Copa da Espanha de 1982- Naranjito, uma laranja 6. Copa do Mxico de 1986 - Pique, uma pimenta 7. Copa da Itlia de 1990- Ciao, um boneco 8. Copa dos EUA de 1994 - Striker, um cachorro 9. Copa da Frana de1998 - Footix, um galo 10. Copa da Coria do Sul e Japo de 2002 - Ato, Kaz e Nik, criaturas do futuro 11. Copa da Alemanha de 2006 - Goleo VI e Pille, um leo e uma bola falante 12. Copa da frica do Sul de 2010 - Kazumi, um leopardo

Mascote da Copa de 1966 na Inglaterra - Willie

Mascote da Copa de 1970 no Mxico - Juanito

Mascotes Copa de 1974 na Alemanha Ocidental - Tip e Tap

Mascote da Copa de 1978 na Argentina - Gauchito

Mascote da Copa de 1982 na Espanha Naranjito Mascote da Copa de 1986 no Mxico - Pique

Mascote da Copa de 1990 na Itlia - Ciao

10

Mascote da Copa de 1994 nos Estados Unidos - Striker

Mascote da Copa de 1998 na Frana - Footix

Mascotes da Copa de 2002 na Coria do Sul e Japo - Ato, Kaz e Nik

Mascotes da Copa de 2006 - Goleo VI e Pille

Zakumi, o mascote da Copa do Mundo de 2010 na frica do Sul 19 Copa do Mundo Fifa

HISTRIA DAS COPAS DO MUNDO

11
DE QUATRO EM QUATRO ANOS, SELEES DE FUTEBOL DE DIVERSOS PASES DO MUNDO SE RENEM PARA DISPUTAR A COPA DO MUNDO DE FUTEBOL. . A COMPETIO FOI CRIADA PELO FRANCS JULES RIMET, EM 1928, APS TER ASSUMIDO O COMANDO DA INSTITUIO MAIS IMPORTANTE DO FUTEBOL MUNDIAL: A FIFA (FEDERATION INTERNATIONAL FOOTBALL ASSOCIATION). A PRIMEIRA EDIO DA COPA DO MUNDO FOI REALIZADA NO URUGUAI EM 1930. CONTOU COM A PARTICIPAO DE APENAS 16 SELEES, QUE FORAM CONVIDADAS PELA FIFA, SEM DISPUTA DE ELIMINATRIAS, COMO ACONTECE ATUALMENTE. A SELEO URUGUAIA SAGROU-SE CAMPE E PDE FICAR, POR QUATRO ANOS, COM A TAA JULES RIMET. NAS DUAS COPAS SEGUINTES (1934 E 1938) A ITLIA FICOU COM O TTULO. PORM, ENTRE OS ANOS DE 1942 E 1946, A COMPETIO FOI SUSPENSA EM FUNO DA ECLOSO DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. EM 1950, O BRASIL FOI ESCOLHIDO PARA SEDIAR A COPA DO MUNDO. OS BRASILEIROS FICARAM ENTUSIASMADOS E CONFIANTES NO TTULO. COM UMA TIMA EQUIPE, O BRASIL CHEGOU FINAL CONTRA O URUGUAI. A FINAL REALIZADA NO RECM CONSTRUDO MARACAN (RIO DE JANEIRO - RJ) TEVE A PRESENA DE APROXIMADAMENTE 200 MIL ESPECTADORES. UM SIMPLES EMPATE DARIA O TTULO AO BRASIL, PORM A CELESTE OLMPICA URUGUAIA CONSEGUIU O QUE PARECIA IMPOSSVEL: VENCEU O BRASIL POR 2 A 1 E TORNOU-SE CAMPE. O MARACAN SE CALOU E O CHORO TOMOU CONTA DO PAS DO FUTEBOL. O BRASIL SENTIRIA O GOSTO DE ERGUER A TAA PELA PRIMEIRA VEZ EM 1958, NA COPA DISPUTADA NA SUCIA. NESTE ANO, APARECEU PARA O MUNDO, JOGANDO PELA SELEO BRASILEIRA, AQUELE QUE SERIA CONSIDERADO O MELHOR JOGADOR DE FUTEBOL DE TODOS OS TEMPOS: EDSON ARANTES DO NASCIMENTO, O PEL. QUATRO ANOS APS A CONQUISTA NA SUCIA, O BRASIL VOLTOU A PROVAR O GOSTINHO DO TTULO. EM 1962, NO CHILE, A SELEO BRASILEIRA CONQUISTOU PELA SEGUNDA VEZ A TAA. EM 1970, NO MXICO, COM UMA EQUIPE FORMADA POR EXCELENTES JOGADORES (PEL, TOSTO, RIVELINO, CARLOS ALBERTO TORRES ENTRE OUTROS), O BRASIL TORNOU-SE PELA TERCEIRA VEZ CAMPEO DO MUNDO AO VENCER A ITLIA POR 4 A 1. AO TORNAR-SE TRICAMPEO, O BRASIL GANHOU O DIREITO DE FICAR EM DEFINITIVO COM A POSSE DA TAA JULES RIMET. APS O TTULO DE 1970, O BRASIL ENTROU NUM JEJUM DE 24 ANOS SEM TTULO. A CONQUISTA VOLTOU A OCORRER EM 1994, NA COPA DO MUNDO DOS ESTADOS UNIDOS. LIDERADA PELO ARTILHEIRO ROMRIO, NOSSA SELEO VENCEU A ITLIA NUMA EMOCIONANTE DISPUTA POR PNALTIS. QUATRO ANOS DEPOIS, O BRASIL CHEGARIA NOVAMENTE A FINAL, PORM PERDERIA O TTULO PARA O PAIS ANFITRIO: A FRANA. EM 2002, NA COPA DO MUNDO DO JAPO / CORIA DO SUL, LIDERADA PELO GOLEADOR RONALDO, O BRASIL SAGROU-SE PENTACAMPEO AO DERROTAR A SELEO DA ALEMANHA POR 2 A 0. EM 2006, FOI REALIZADA A COPA DO MUNDO DA ALEMANHA. A COMPETIO RETORNOU PARA OS GRAMADOS DA EUROPA. O EVENTO FOI MUITO DISPUTADO E REPLETO DE EMOES, COMO SEMPRE FOI. A ITLIA SAGROU-SE CAMPE AO DERROTAR, NA FINAL, A FRANA PELO PLACAR DE 5 A 3 NOS PNALTIS. NO TEMPO NORMAL, O JOGO TERMINOU EMPATADO EM 1 A 1. EM 2010, PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTRIA, A COPA DO MUNDO SER REALIZADA NO CONTINENTE AFRICANO. A FRICA DO SUL SER A SEDE DO EVENTO. EM 2014, A COPA DO MUNDO SER REALIZADA NO BRASIL. O EVENTO RETORNAR AO TERRITRIO BRASILEIRO APS 64 ANOS, POIS FOI EM 1950 QUE OCORREU A LTIMA COPA NO BRASIL.

CURIOSIDADES SOBRE A HISTRIA DA COPA DO MUNDO DE FUTEBOL

12 O RECORDE DE GOLS EM COPAS DO FRANCS FONTAINE COM 13 GOLS; O BRASIL O NICO PAS QUE PARTICIPOU DE TODAS AS COPAS DO MUNDO; O BRASIL O PAS COM MAIS TTULOS CONQUISTADOS: TOTAL DE CINCO; ALEMANHA E ITLIA FORAM TRS VEZES CAMPES, SEGUIDAS DAS BI-CAMPES ARGENTINA E URUGUAI. INGLATERRA E FRANA POSSUEM APENAS UM TTULO CADA; A COPA DO MUNDO O SEGUNDO MAIOR EVENTO ESPORTIVO DO PLANETA; AS COPAS DO MUNDO DA FRANA (1998) E JAPO / CORIA DO SUL (2002) FORAM S NICAS QUE TIVERAM A PARTICIPAO DE 32 SELEES. A COPA DO MUNDO DA ALEMANHA 2006 TEVE O MESMO NMERO DE SELEES PARTICIPANTES. OS CAMPEES DE TODOS OS TEMPOS Uruguai (1930) / Itlia (1934) / Itlia (1938) / Uruguai (1950) / Alemanha (1954) / Brasil (1958) / Brasil (1962) / Inglaterra (1968) / Brasil (1970) / Alemanha (1974) / Argentina (1978) / Itlia (1982) / Argentina (1986) / Alemanha (1990) / Brasil (1994) / Frana (1998) / Brasil (2002), Itlia (2006). Histria do Futebol O futebol um dos esportes mais populares no mundo. Praticado em centenas de pases, este esporte desperta tanto interesse em funo de sua forma de disputa atraente. Origem do futebol Embora no se tenha muita certeza sobre os primrdios do futebol, historiadores descobriram vestgios dos jogos de bola em vrias culturas antigas. Estes jogos de bola ainda no eram o futebol, pois no havia a definio de regras como h hoje, porm demonstram o interesse do homem por este tipo de esporte desde os tempos antigos. O futebol tornou-se to popular graas a seu jeito simples de jogar. Basta uma bola, equipes de jogadores e as traves, para que, em qualquer espao, crianas e adultos possam se divertir com o futebol. Na rua, na escola, no clube, no campinho do bairro ou at mesmo no quintal de casa, desde cedo jovens de vrios cantos do mundo comeam a praticar o futebol. Origens do futebol na China Antiga Na China Antiga, por volta de 3000 a.C, os militares chineses praticavam um jogo que na verdade era um treino militar. Aps as guerras, formavam equipes para chutar a cabea dos soldados inimigos. Com o tempo, as cabeas dos inimigos foram sendo substitudas por bolas de couro revestidas com cabelo. Formavam-se duas equipes com oito jogadores e o objetivo era passar a bola de p em p sem deixar cair no cho, levando-a para dentro de duas estacas fincadas no campo. Estas estacas eram ligadas por um fio de cera. Origens do futebol no Japo Antigo No Japo Antigo, foi criado um esporte muito parecido com o futebol atual, porm se chamava Kemari. Praticado por integrantes da corte do imperador japons, o kemari acontecia num campo de aproximadamente 200 metros quadrados. A bola era feita de fibras de bambu e entre as regras, o contato fsico era proibido entre os 16 jogadores (8 para cada equipe). Historiadores do futebol encontraram relatos que confirmam o acontecimento de jogos entre equipes chinesas e japonesas na antiguidade. Origens do futebol na Grcia e Roma Os gregos criaram um jogo por volta do sculo I a.C que se chamava Episkiros. Neste jogo, soldados gregos dividiam-se em duas equipes de nove jogadores cada e jogavam num terreno de formato retangular. Na cidade grega de Esparta, os jogadores, tambm militares, usavam uma bola feita de bexiga de boi cheia de areia ou terra. O campo onde se realizavam as partidas, em Esparta, eram bem grandes, pois as equipes eram formadas por quinze jogadores.Quando os romanos dominaram a Grcia, entraram em contato com a cultura grega e acabaram assimilando o Episkiros, porm o jogo tomou uma conotao muito mais violenta. O futebol na Idade Mdia H relatos de um esporte muito parecido com o futebol, embora usava-se muito a violncia. O Soule ou

13 Harpastum era praticado na Idade Mdia por militares que dividiam-se em duas equipes : atacantes e defensores. Era permitido usar socos, pontaps, rasteiras e outros golpes violentos. H relatos que mostram a morte de alguns jogadores durante a partida. Cada equipe era formada por 27 jogadores, onde grupos tinham funes diferentes no time: corredores, dianteiros, sacadores e guarda-redes. Na Itlia Medieval apareceu um jogo denominado gioco del calcio. Era praticado em praas e os 27 jogadores de cada equipe deveriam levar a bola at os dois postes que ficavam nos dois cantos extremos da praa. A violncia era muito comum, pois os participantes levavam para campo seus problemas causados, principalmente por questes sociais tpicas da poca medieval. O barulho, a desorganizao e a violncia eram to grandes que o rei Eduardo II teve que decretar uma lei proibindo a prtica do jogo, condenando a priso os praticantes. Porm, o jogo no terminou, pois integrantes da nobreza criaram um nova verso dele com regras que no permitiam a violncia. Nesta nova verso, cerca de doze juzes deveriam fazer cumprir as regras do jogo. O futebol chega Inglaterra Pesquisadores concluram que o gioco de calcio saiu da Itlia e chegou a Inglaterra por volta do sculo XVII. Na Inglaterra, o jogo ganhou regras diferentes e foi organizado e sistematizado. O campo deveria medir 120 por 180 metros e nas duas pontas seriam instalados dois arcos retangulares chamados de gol. A bola era de couro e enchida com ar. Com regras claras e objetivas, o futebol comeou a ser praticado por estudantes e filhos da nobreza inglesa. Aos poucos foi se popularizando. No ano de 1848, numa conferncia em Cambridge, estabeleceu-se um nico cdigo de regras para o futebol. No ano de 1871 foi criada a figura do guarda-redes (goleiro) que seria o nico que poderia colocar as mos na bola e deveria ficar prximo ao gol para evitar a entrada da bola. Em 1875, foi estabelecida a regra do tempo de 90 minutos e em 1891 foi estabelecido o pnalti, para punir a falta dentro da rea. Somente em 1907 foi estabelecida a regra do impedimento. O profissionalismo no futebol foi iniciado somente em 1885 e no ano seguinte seria criada, na Inglaterra, a International Board, entidade cujo objetivo principal era estabelecer e mudar as regras do futebol quando necessrio. No ano de 1897, uma equipe de futebol inglesa chamada Corinthians fez uma excurso fora da Europa, contribuindo para difundir o futebol em diversas partes do mundo. Em 1888, foi fundada a Football League com o objetivo de organizar torneios e campeonatos internacionais. No ano de 1904, foi criada a FIFA (Federao Internacional de Futebol Association) que organiza at hoje o futebol em todo mundo. Histria do Futebol no Brasil Nascido no bairro paulistano do Brs, Charles Miller viajou para Inglaterra aos nove anos de idade para estudar. L tomou contato com o futebol e, ao retornar ao Brasil em 1894, trouxe na bagagem a primeira bola de futebol e um conjunto de regras. Podemos considerar Charles Miller como sendo o precursor do futebol no Brasil. O primeiro jogo de futebol no Brasil foi realizados em 15 de abril de 1895 entre funcionrios de empresas inglesas que atuavam em So Paulo. Os funcionrios tambm eram de origem inglesa. Este jogo foi entre FUNCIONRIOS DA COMPANHIA DE GS X CIA. FERROVIARIA SO PAULO RAILWAY. O primeiro time a se formar no Brasil foi o SO PAULO ATHLETIC, fundado em 13 de maio de 1888. No incio, o futebol era praticado apenas por pessoas da elite, sendo vedada participao de negros em times de futebol. Em 1950, a Copa do Mundo foi realizada no Brasil, sendo que a seleo brasileira perdeu o ttulo, em pleno Maracan, para a seleo Uruguaia (Uruguai 2 x Brasil 1). Em 2014, a Copa do Mundo de Futebol ser realizada novamente no Brasil. Voc sabia? - Comemora-se em 19 de julho o Dia do Futebol.

14

O ingls Charles Miller : pai do futebol no Brasil Bola de futebol : final do sculo XIX

Informaes gerais sobre a Copa do Mundo de 2010 Em 2010, a Copa do Mundo de Futebol ser realizada na frica do Sul. a primeira vez que este importante evento futebolstico ocorre no continente africano. O jogo de abertura vai ocorrer no dia 11 de junho e a final em 11 de julho. A primeira fase contar com a participao de 32 selees, divididas em 8 grupos de 4 pases. Somente duas selees de cada grupo avana para a segunda fase. Mascote No dia 22 de setembro de 2008, a FIFA apresentou o mascote da Copa do Mundo de 2010. Trata-se de um leopardo chamado Zakumi. Em dialetos africanos, ZA uma abreviao de frica do Sul, enquanto KUMI a forma escrita do nmero 10. Os grupos para a Copa do Mundo de 2010 Grupo A Grupo B Grupo C Grupo D frica do Sul Mxico Uruguai Frana Grupo E Argentina Nigria Coria do Sul Grcia Grupo F Inglaterra Estados Unidos Arglia Eslovnia Grupo G Alemanha Austrlia Srvia Gana Grupo H

Holanda Itlia Brasil Espanha Dinamarca Paraguai Coria do Norte Sua Japo Nova Zelndia Costa do Marfim Honduras Camares Eslovquia Portugal Chile Preparativos A frica do Sul construiu cinco novos estdios de futebol em preparao para a Copa do Mundo FIFA de 2010. Ser a primeira vez da histria do pas que a regio ter estdios especialmente dedicados ao futebol. Sob o antigo governo do apartheid, os estdios eram construdos exclusivamente para o rgbi e o crquete. A frica do Sul tem pouca tradio no futebol, em 2002 participou da Copa da Coria e Japo no grupo B, sendo eliminada na 1. fase da copa num grupo em que participavam as selees da Espanha, da Eslovnia e do Paraguai, participou tambm da Copa de 1998, na Frana. Uma delegao da FIFA completou uma primeira visita frica do Sul depois que o pas foi escolhido como sede da Copa do Mundo de 2010. Os dirigentes disseram em seguida que vrios aspectos tcnicos e legais foram debatidos antes de os membros da FIFA deixarem o pas.

15 "A FIFA est procurando cumprir todo o processo do pas-sede o mais rpido possvel e vai montar um escritrio na frica do Sul no incio do ano que vem", disse Danny Jordaan, que encabea o comit local. Um comit de quatro homens, do qual Jordaan um dos integrantes, foi composto para acertar a organizao local. Em meados de 2008, em virtude dos atrasos nos preparativos com a possibilidade da frica do Sul no terminar a tempo as obras necessrias, especulou-se sobre a troca da sede da Copa. Foram cogitadas a Alemanha [1] que possua toda a estrutura montada para a Copa do Mundo 2006,alm da Espanha e Austrlia. Uma greve foi iniciada pelos operrios sul-africanos no dia 8 de julho de 2009. Obras nos estdios, rodovias, ferrovias, aeroportos e hospitais foram interrompidas. Os operrios pedem algo em torno de 15% de aumento salarial. Os atrasos, que j eram evidentes podem ficar mais complicados com a greve. Representantes da organizao do torneio admitem que o cronograma das obras possa sofrer alteraes. Bola oficial Chamada Jabulani, a bola oficial produzida pela Adidas. A bola possui 11 cores diferentes, cada uma representando os dialetos e etnias diferentes da frica do Sul. O nome da bola signifca "Trazendo alegria para todos", em IsiZulu. SEDES DA COPA Bloemfontein Cidade do Cabo Durban Joanesburgo

Free State Stadium Capacidade: 48.000

Green Point Stadium Capacidade: 70.000

Moses Mabhida Soccer City Ellis Park Stadium Stadium Capacidade: 95.000 Capacidade: 61.000 Capacidade: 70.000

Nelspruit

Polokwane

Porto Elizabeth

Pretria

Rustenburgo

16 Mbombela Stadium Capacidade: 43.000 Peter Mokaba Stadium Capacidade: 46.000 Nelson Mandela Bay Loftus Versfeld Royal Bafokeng Stadium Stadium Stadium Capacidade: 50.000 Capacidade: 52.000 Capacidade: 42.000

Televiso - No Brasil - A Rede Globo e a Rede Bandeirantes, que so canais de TV aberta j adquiriram os direitos de transmisso da Copa do Mundo FIFA de 2010. As redes de TV por assinatura SporTV, ESPN Brasil e BandSports, tambm j adquiriram os direitos de transmisso do evento. Pases classificados Assim como nos ltimos mundiais, este ano a competio tambm ter a presena de 32 selees, que foram classificadas atravs do processo eliminatrio iniciado em 25 de agosto de 2007 e finalizado em novembro de 2009. As vagas esto distribudas pela confederao africana com seis vagas (incluindo o pas-sede), asitica com quatro, norte-americana, centro-americana e caribenha com trs, sul-americana com quatro e europia com treze. A ocenica disputou uma vaga de repescagem com o quinto colocado das eliminatrias asiticas. H uma outra vaga de repescagem, que foi disputada entre o quinto colocado das eliminatrias sulamericanas e o quarto colocado das eliminatrias norte-americana, centro-americana e caribenha. Neste mundial, as duas Corias disputaro, pela primeira vez, uma mesma Copa do Mundo. Destaca-se tambm, a 19 participao do Brasil no torneio, mantendo seu recorde de ser a nica seleo a participar FRICA DO SUL Localizao da frica do Sul.

17

BANDEIRA

18

Braso de Armas

A frica do Sul est localizada no extremo sul do continente africano, com uma regio costeira que se estende por mais de 2500 km, sendo tambm banhada por dois oceanos (Atlntico e ndico). O territrio encontra-se no oriente, ao sul do paralelo do equador (hemisfrio sul). Com uma extenso territorial de 1 219 912 km. O pas o 25. maior do mundo em rea. A nao abriga aproximadamente 43,99 milhes de pessoas. A populao composta por negros, que representam 70% da populao; brancos descendentes de holandeses e ingleses, que respondem por 12%, euroafricanos, representam 13%; indianos, 3%; e outras etnias, 2%. A frica do Sul tem uma paisagem variada. Na parte ocidental, estende-se um grande planalto composto em parte por deserto e em parte por pastagens e savanas, cortado pelo curso do rio Orange e do

19 seu principal afluente, o Vaal. A sul, erguem-se as cordilheiras do Karoo e, a leste, o Drakensberg, a maior cadeia montanhosa da frica meridional. A norte, o curso do rio Limpopo serve de fronteira com o Botsuana e o Zimbabu. O clima varia entre uma pequena zona de clima mediterrnico, no extremo sul, na regio do Cabo, a desrtico a noroeste. No Drakensberg h reas com clima de montanha. A maior cidade Joanesburgo. A Cidade do Cabo, Durban, Bloemfontein e Pretria so outras cidades importantes. A administrao oficial (governo, tribunais, presidncia e parlamento) encontra-se dispersa por Pretria, Cidade do Cabo, Joanesburgo e Bloemfontein. O territrio abriga em seu subsolo uma grande quantidade de minrios, e destaca-se na produo de carvo mineral, mangans, ferro, cobre, platina, diamante, ouro e urnio, riquezas que so fundamentais para o desenvolvimento industrial. Outro potencial relevante de recursos quanto produo de energia eltrica, impulsionada pelo rio Orange. O pas no independente quanto produo de petrleo. A economia sul-africana est ligada prestao de servios, indstria, alm dos setores primrios, como o extrativismo mineral e a produo agropecuria. Cidade do Cabo e Johannesburgo so os principais centros urbanos, e conseqentemente promovem a concentrao das indstrias, abrigando empresas que atuam nos setores de produo de veculos, locomotivas, incluindo ainda a metalurgia e a petroqumica. O setor industrial bastante diversificado, entretanto, isso no evita problemas como desigualdade social, elevado ndice de desemprego, marginalizao, entre outros. Outra fonte de receita de grande importncia a atividade turstica desenvolvida na Savana, conhecida como safri, alm do turismo urbano, especialmente na Cidade do Cabo. Meio ambiente A frica do Sul sofre de alguns problemas, como a falta de rios ou lagos arteriais importantes, que provoca a necessidade de fortes medidas de conservao e controlo; o crescimento do uso de gua ameaa suplantar a capacidade de fornecimento; poluio dos rios por efluentes agrcolas e por descargas urbanas; poluio atmosfrica causa chuva cida; eroso do solo; desertificao O pas faz parte de vrios acordos internacionais, como :

Protocolo Ambiental Tratado da Antrtida Biodiversidade Mudanas Climticas Desertificao Espcies Ameaadas Resduos Perigosos Lei do Mar Despejos Martimos Conservao da Vida Marinha Banimento de Ensaios Nucleares Proteco da Camada de Ozono Poluio Causada por Navios Zonas Hmidas Caa Baleia

Aspectos gerais da frica do Sul Nome do pas: Repblica da frica do Sul.

20 Lnguas oficiais: So o ingls (lngua materna de 8% da populao), africner (14%), idioma derivado do neerlands com influncias limitadas de lnguas indgenas, como a malaia. As lnguas nativas e oficiais incluem o zulu (22%), xhosa (17%), suzi (2%), ndebele (1%), sotho meridional (7%), sotho setentrional (9%), tsonga (4%), tswana (8%) e venda (2%).Os negros urbanos geralmente falam ingls ou afrikaans para alm da sua lngua natal. Existem grupos mais pequenos mas ainda significativos de falantes de lnguas khoi-san, que no so lnguas oficiais mas so uma das oito lnguas oficialmente reconhecidas. Existem pequenos grupos de falantes de lnguas ameaadas, muitas delas pertencentes famlia khoi-san, e que no tm nenhum estatuto oficial. Alguns grupos no interior da frica do Sul, no entanto, esto a tentar promover o seu uso. Capitais: Pretria / Tshwane (cidade administrativa) Cidade do Cabo (Legislativa) Bloemfontein / Mangaung (Judicirio). IDH (ndice de Desenvolvimento Humano): 0,674 mdio. Religio - Em termos de crena religiosa, cerca de trs quartos dos sul-africanos so cristos, particularmente protestantes. Pertencem a vrias igrejas, incluindo muitas que combinam crenas crists e africanas tradicionais. Muita da populao no-crist animista. Entre as religies minoritrias inclui-se o islo, o hindusmo e o judasmo. Por convices religiosas, a populao professa:

Igreja Crist Zion: 11,1% Igreja Pentecostal: 8,2% Igreja Catlica: 7,1% Igreja Metodista: 6,8% Igreja Reformada Holandesa: 6,7% Igreja Anglicana: 3,8% Ateus: 18%

Etnias - O censo de 2001 organizado pela agncia de estatsticas da frica do sul props cinco categorias raciais onde as pessoas se podiam classificar a si prprias, a ltima das quais, "no especificada/outra", recolheu um nmero negligvel de respostas e foi omitida. Os resultados das outras categorias foram:

Africano/Negro 79,0% Branco 9,6% Coloured 8,9% Indiano/Asitico 2,5%

De longe, a maior parte da populao classificou-se como africana ou negra, mas no culturalmente ou linguisticamente homognea.

21

Curiosidades sobre a frica do Sul Se voc est ou vai para a frica do Sul e pretende pedir uma pizza para entregar em casa, desista, pois l no existe sistema delivery (entrega em casa).

Na frica do Sul voc no encontrar lavanderias. As mulheres carregam seus filhos nas costas. Quem pretende viajar para a frica do Sul deve saber que l as tomadas no carregam celular, quem vai viajar deve levar um adaptador. muito importante saber que na frica do Sul no existem txis e nem nibus. Para quem vai passar um tempo l, tem que alugar um carro ou usar vans que por sinal esto sempre lotadas. As mulheres na frica jamais podem andar na frente do homem. Elas devem andar ao lado ou atrs do homem. Quem faz os trabalhos pesados (trabalhar na roa, carregar coisas na cabea, etc) so as mulheres. Na frica, a direo do carro contrria. A direo pela direita. A moeda usada na frica do Sul Kand. Os smbolos das notas da moeda Kand so animais como: elefante, bfalo, etc. Para entrar na frica do Sul necessrio apresentar o certificado de vacinao contra a febre amarela.

22 Na frica do Sul a temperatura das guas insuportvel de to gelada. Este o pas da diversidade que fala em onze idiomas, mas o ingls suficiente para a comunicao. Visto: para ficar por l menos de 90 dias, os brasileiros no precisam de visto. Uma das explicaes para ser a queridinha dos turistas que visitam a frica do Sul a vida noturna intensa da Cidade do Cabo, a tpica cidade que no dorme. H uma infinidade de baladas para todos os gostos em regies especificas, como: Long Street, Loop, Wale e Orange Street. A frica do Sul dona das mais conceituadas safras de vinho. Gastronomia: Come-se muito trash food. H muito mais lugares vendendo batatas fritas e hambrgueres que restaurantes. A comida apimentada. A papa de farinha de milho acompanha todo prato africano ( como se fosse nosso arroz) O pas fez a sua revoluo. J esto no segundo presidente negro (Mandela e Mbeki) mas o pas ainda dominado por brancos. Os negros so 75% da populao mas esto relegados a atividades menos nobres. Os indianos so presena constante aqui e tem uma posio melhor que a dos negros e pior que os brancos. Os brancos dominam economicamente o pas. Vivem em Sandton e arredores e nunca vo para o centro da cidade ou a parte sul. So lugares onde a criminalidade muito mais alta (Soweto fica no extremo Sul, Sandton no Norte). Existem escolas pblicas, semi publicas e privadas. As escolas semi pblicas so praticamente exclusiva para brancos (alm da questo financeira, ensinavam em Afrikans lngua dos brancos na poca do Apertheid) Casa : O fogo eltrico a energia aqui vem toda do carvo e eles tem problemas graves de apagoe isso afeta a todos. Esto tentando resolver at a Copa. A mobilizao geral e sempre existem duas torneiras nas piasquente e fria. As tomadas de parede tem interruptor. Ou seja, no basta ligar o seu aparelho na tomadase voc no liga o interruptor no adianta nada. Carros: A frota dos carros de dar muita inveja. Mercedes, BMW, Hammer, Lamborguines, Ferrari e Toyotasmuitas toyotasenfim, Polo aqui carro popular. Quem tem um emprego estvel aqui pode ter umos juros so baixos e a longas prestaes. Carro aqui sinal de status, sinal de que voce tem um bom emprego.

23 Transporte Pblico e Vias Coitados: No h metr (construiro para a Copa). No h nibus. No h trens metropolitanos. Os pobres tem que se virar com as Vans.que so irresponsveis e irregulares. Uma verdadeira terra sem lei. E as Vans no tem regularidade de horrio, trajeto ou mesmo dias de circulao. O transito bastante complicado em algumas regies. As ruas tem boa pavimentao mas so pessimamente sinalizadas. No tem placa para lugar nenhummas sinal tem um monte. Vo ter muito trabalho at a Copa do Mundo. Mutilao Genital - A prtica, que em muitos pases africanos considerada um rito de iniciao da idade adulta, consiste na extirpao total ou parcial do clitris, em geral sem anestesia e em pssimas condies sanitrias. Em algumas regies, tambm se realiza a infibulao, que consiste em juntar os grandes e pequenos lbios e costurar grande parte do orifcio vaginal, deixando apenas uma pequena abertura para a sada do fluxo menstrual. No primeiro ato sexual, essa sutura desfeita. Boas partes das mulheres mutiladas sofrem fuso labial, quistos e dor durante o coito, problemas que costumam ficar sem diagnstico nem tratamento durante anos.

Potrebbero piacerti anche