Sei sulla pagina 1di 2

SRIE SADE SEXUAL

.ALANDO SOBRE QUESTOES DE GENERO


Responda rpido: garotos podem chorar e demonstrar sentimentos? Meninas podem preferir jogar futebol ao invs de brincar com panelinhas e bebezinhos?
que a maior parte delas vive numa relao de igualdade com os homens? e mais: o que essas mudanas representam para os homens? continuam machistas? esto felizes? apoiam as mulheres? esto assustados? Os dados evidenciam que mulheres e homens ainda vivenciam situaes que demonstram a desigualdade entre os gneros. Diante deste contexto, precisamos identificar quais as prticas que colaboram com a construo de uma equidade de gnero, e quais as que dificultam as possibilidades de transformao. preciso descobrir qual a dinmica necessria para que possamos, juntos, assumir nossas diferenas sem reforar desigualdades, e tornar mais prazeroso o fato de sermos homens e mulheres.

ois ... essas perguntas podem parecer estranhas, mas refletem a nossa forma de ver e sentir o mundo e a ns mesmos. Quantas vezes paramos para pensar sobre o que nos faz ser homens ou ser mulheres? Somos o que queremos ser ou o que nos disseram que deveramos ser? Desde o momento em que nascemos, recebemos uma srie de orientaes que determinam como devem se comportar homens e mulheres. Esses cdigos so to fortemente repassados que crescemos achando que so naturais. Sabemos que homens e mulheres so diferentes, mas da justificar comportamentos desiguais entre estes vai uma grande diferena. O que nos faz homens e mulheres, no o nosso sexo biolgico, mas o nosso gnero, ou seja, como nos comportamos socialmente. As lies de como ser homem e ser mulher vo sendo apreendidas ao longo da vida, e repassadas na familia, na escola, na rua, nos meios de comunicao, ou seja, atravs das relaes sociais. claro que reconhecemos o quanto as mulheres avanaram ao longo da Histria. Elas conquistaram o direito ao voto, comearam a trabalhar fora, passaram a exercer sua sexualidade de forma prazerosa, questionando coisas como a obrigatoriedade do casamento e da maternidade. Porm, quando aprofundamos a discusso percebemos algumas contradies: ser

Diferena de Sexo e Gnero


Quando falamos de sexo, estamos nos referindo aos aspectos fsicos que diferenciam homens e mulheres; ao ato sexual; e quelas diferenas que esto no nosso corpo e que no mudam no transcurso de nossas vidas, apenas se desenvolvem. J GNERO so os comportamentos masculinos e femininos, construidos historicamente, e reproduzidos nas relaes entre as pessoas.
Imagem de cliparte

Gnero e Sexualidade
O conceito de gnero ajuda a compreender grande parte dos problemas e dificuldades enfrentadas pelas mulheres e homens, seja no trabalho, seja na famlia, seja na sua vida sexual e reprodutiva. No campo da sexualidade, as meninas muitas vezes so educadas para no tomar a iniciativa. Os meninos, por sua vez, so pressionados a conquistar o maior nmero de meninas possvel. Aprendem tambm que anticoncepo um problema exclusivamente feminino. Consequentemente, algumas meninas acham que se fizerem alguma exigncia quanto a contracepo e preveno das DST/ AIDS perdero o namorado. Essas questes de gnero dificultam a adoo de comportamentos sexuais seguros, uma vez que partem de princpios desiguais: Por que nos espantar se uma menina tira na hora H uma camisinha da sua bolsa e prope o seu uso? Por que o homem no poderia confessar que est com medo ou indeciso para encarar a primeira transa?

PAPEL DA MIDIA
Experimente ligar o rdio ou a TV e assistir, ainda que por pouco tempo, a programao de algumas emissoras. Se voc prestar ateno, vai se deparar com algumas matrias de qualidade sobre a atual relao entre homens e mulheres (denncia dos casos de violncia, indicadores mostrando a ascenso das mulheres no mercado de trabalho, etc.). Porm, o que vai prevalecer a reproduo cotidiana dos antigos papis de gnero, numa anlise fragmentada e com alto teor mercantilista, tudo feito para conseguir picos de audincia. Nestes casos, como fica o papel tico e a funo social da mdia? Dependendo da presso popular, isso pode se redefinir, mesmo que leve algum tempo e muitas manifestaes de protesto. Mas existe algo que pode ser feito agora.O jornal escolar e estudantil pode apresentar outros perfis, outras possibilidades de ser homem e mulher, alm, claro, de criticar o que todos j estamos cansados de ver. Ento, porque no fazer reportagens interessantes, bem elaboradas e comprometidas com o surgimento de novas relaes sociais entre mulheres e homens? Mos obra!

Como trabalhar Gnero em sala de aula


Pede-se que cada adolescente escreva numa tarjeta uma diferena entre meninas e meninos. Todas as sugestes devem ser colocadas no quadro divididas em duas colunas: meninos e meninas. Aps preenchido o quadro, o facilitador dividir as sugestes entre o que biolgico e o que cultural. A partir da construo dos quadros, inicia-se o debate sobre o que gnero, como se d a educao de homens e mulheres, como a educao diferenciada pode causar situaes de discriminao, e como podemos reverter este quadro. O foco a ser trabalhado a construo de uma sociedade igualitria para homens e mulheres, diferenciando o que biolgico ( no pode ser mudado) e o que cultural ( pode ser mudado).

Sugesto de Pauta
1- Com base na seguinte informao: Nos ltimos anos, a taxa de incidncia de casos de Aids tem sido bem maior entre as adolescentes, do que entre os adolescentes na mesma faixa etria, pode ser feita uma discusso de como a desigualdade de gnero influi na tomada de deciso sobre a preveno, e, a partir do debate, os alunos(as) expressaro sua opinio num artigo. A turma escolhe as melhores produes para publicar no jornal. 2- Estima-se que a cada 15 segundos uma mulher agredida, normalmente em seu lar, por uma pessoa com quem mantm relao afetiva. Este pode ser um dado importante para se discutir como as relaes de gnero so desiguais e provocam violncia. A partir desta discusso, pode ser feito um estudo da evoluo dos casos de violncia contra a mulher e publicado no jornal. 3- Ainda aproveitando o dado da violncia contra a mulher, pode ser feita uma entrevista com mulheres perguntando o que elas acham da violncia contra a mulher. A entrevista escolhida pelo grupo pode ir para o jornal. 4- Continuando o tema da violncia contra a mulher, o jornal pode publicar matrias enfocando sadas para o enfrentamento deste problema. A turma pode construir uma lista de aes e public-las. NOS TRS CASOS, SER SEMPRE IMPORTANTE PUBLICAR O NMERO DO TELE.ONE PARA AS DENNCIAS. 5- Existem trabalhos que so ditos para homens e trabalhos que so para as mulheres. Esta uma afirmao construda com base na questo de gnero. O jornal pode publicar opinies ou entrevistar pessoas que realizam atividades ditas para o outro sexo. Por exemplo: uma trocadora de nibus; uma professora de fsica; um
Realizao: Apoio:

Imagem de cliparte

enfermeiro; uma engenheira, e perguntar se ele(ela) sofre discriminao por estar numa funo dita masculina ou feminina. 6- Pode-se promover uma pesquisa junto aos alunos(as), familiares, vizinhos(as), professores(as), etc., sobre o que pensam do comportamento atual de homens e mulheres, abordando, por exemplo: o acesso s oportunidades; o impacto das mudanas j ocorridas; as dificuldades que so colocadas para que homens e mulheres vivam direitos iguais, etc. Uma idia legal comparar as respostas femininas e masculinas e publicar. 7- Boas matrias podem ser redigidas abordando a evoluo histrica das conquistas das mulheres. 8- Os alunos(as) podem retratar como as instituies (escola/minha sala de aula, a famlia, os meios de comunicao, meu grupo, etc) ainda reforam a permanncia de antigos papis de gnero, fazendo entrevistas com seus prprios(as) colegas.

EXPEDIENTE
Redao: Ccera Andrade e Elisangela Albuquerque Tiragem: 13.000 exemplares Impresso: Comunicao e Cultura Outras informaes: (85) 3231.6092 www.comcultura.org.br comcultura@comcultura.org.br

Parcerias do projeto Primeiras Letras:

Potrebbero piacerti anche