Sei sulla pagina 1di 6

CELEBRAO DE FORMATURA

RITO INICIAL

1 - Motivao Com: Somos bem-vindos, irmos e irms. Com alegria queremos participar deste momento de f e de ao de graas. Estamos reunidos para celebrar uma conquista importante na vida destes jovens. Queremos agradecer a Deus o caminho percorrido por estes jovens. Reconhecemos que a formatura no ponto final, mas incio de uma nova etapa da vida. uma breve parada para agradecer, antes de partir para novas conquistas. Celebrar a formatura celebrar a luz de Cristo que invade a mente e os coraes destes jovens e de todos ns. Queremos ter bem presentes nesta celebrao, alm dos formandos, os professores, os pais e todos os que colaboraram de uma maneira ou de outra no processo educativo dos formandos. 2 - Canto 3 - Acolhida
Min: Amigos e amigas, vamos iniciar este encontro de ao de graas com o sinal da nossa f: Pai, Filho e Esprito Santo. Todos: Amm.

Min: Que o amor de Deus nosso Pai, a orientao de Jesus nosso irmo, a luz e a fora do Esprito Santo consolador estejam sempre com todos vocs. Todos: Bendito seja Deus porque nos reuniu no amor de Cristo.

4 - Ato penitencial Min: Se ns estamos aqui celebrando a formatura destes jovens porque o amor de Cristo os acompanhou ao longo destes anos. Queremos reconhecer, neste momento, que nem sempre ns correspondemos a este amor. Por isso, vamos invocar o perdo de Deus sobre ns e sobre nossos pecados (pausa). Min: Senhor, fonte da verdadeira sabedoria e modelo de servio, perdoai nosso comodismo e tende piedade de ns. Todos: Senhor, tende piedade de ns. Min: Cristo, mestre da verdade e exemplo de humildade, perdoai nosso orgulho e tende piedade de ns. Todos: Cristo, tende piedade de ns. Min: Senhor, luz que aponta e ilumina o caminho da justia, perdoai nossas injustias e tende piedade de ns. Todos: Senhor, tende piedade de ns. Min: Deus Pai e misericordioso, tende compaixo de ns, perdoai nossos pecados e encaminhai-nos para a vida eterna. Todos: Amm.

5 - Orao Min: Deus, fonte de toda sabedoria, iluminai a inteligncia desses jovens, fortalecei sua vontade e dai-ilhes

coragem para que possam colocar a servio dos outros tudo o que aprenderam de bom ao longo destes anos de estudo. Que a luz do vosso Esprito os conduza sempre no caminho da verdade, do amor e da paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Esprio Santo. Todos: Amm.
RITO DA PALAVRA Com: A palavra de Deus nos mostra o que e de onde vem a verdadeira sabedoria. Sabedoria que no se adquire s nas salas de aula, mas tambm na experincia da vida. Tudo o que aprendemos com os estudos e a vida deve iluminar o caminho das pessoas e dar sentido vida de todos. 6 - Leitura (Sabedoria 6,12-20) Leitor: Leitura do livro da Sabedoria - A sabedoria resplandecente, no murcha, mostra-se facilmente para aqueles que a amam. Ela se deixa encontrar por aqueles que a buscam. Ela se antecipa, revelando-se espontaneamente aos que a desejam. Quem por ela madruga, no ter grande trabalho, pois a encontrar sentada junto porta da sua casa. Refletir sobre ela a perfeio da inteligncia, e quem cuida dela ficar logo sem preocupaes. Ela mesma vai por toda a parte, procurando os que so dignos dela: aparece a eles bondosamente pelos caminhos, e lhes vai ao encontro em

cada um dos pensa mentos deles. O princpio da sabedoria o desejo autntico de instruo, e a preocupao pela instruo o amor. O amor a observncia das leis da sabedoria. Por sua vez, a observncia das leis garantia de imortalidade. E a imortalidade faz com que a pessoa fique perto de Deus. Portanto, o desejo pela sabedoria conduz ao reino. Palavra do Senhor. 7 - Salmo (112/111) Leitor: Quem me segue no anda nas trevas, mas ter a luz da vida. 1 - Feliz o homem que teme a Jav e se compraz com seus mandamentos. - R. 2 - Sua descendncia ser poderosa na terra, a descendncia dos retos ser abenoada. 3 - Na sua casa h abundncia e riqueza. Sua justia permanece para sempre. - R. 4 - Ele brilha na treva como luz para os retos, ele piedade, compaixo e justia. - R. 5 - Feliz quem tem piedade e empresta, e conduz seus negcios com retido. - R. 8 - Evangelho (Ma teus 5,13-16) Min:Proclamao do evangelho de Jesus Cristo, escrito por Mateus - Jesus dizia no seu tempo e repete para ns hoje: "Vocs so o sal da terra. Ora, se o sal perde o gosto, com que poderemos salg-lo? No serve para mais nada; serve s para ser jogado fora e ser pisado pelos homens. Vocs so a luz do mundo. No pode ficar escondida uma cidade construda sobre um monte. Ningum acende uma lmpada para coloc-la debaixo de uma vasilha, e sim para coloc-la no candeeiro, onde ela brilha para todos os que esto em casa. Assim tambm brilhe a luz de vocs diante dos homens, para que vejam as boas obras que vocs fazem, e louvem o Pai de vocs que est no cu". - Palavra da salvao. 9 - Pistas para a reflexo
O dirigente pode escolher alguns dos seguintes pontos e desenvolv-los breve mente ou outros que ele achar mais conveniente.

R.

1 - Todos deveriam ter possibilidades e condies de se formarem. Mas infelizmente a formatura privilgio de alguns. Isso demonstra as deficincias e o fracasso de nosso sistema educacional. O pior quando a prpria poltica educacional favorece a excluso de milhares e milhares de jovens em idade escolar. 2 - A sabedoria adquirida em bancos escolares muito importante. Mas no devemos esquecer a verdadeira sabedoria que dom de Deus e que aquela que nos ensina a bem viver. 3 - Ser "sal da terra" dar sabor e calor vida e preserv-la da decomposio. Isto possvel quando as pessoas aplicam em favor da comunidade o que aprendem de bom e til nas escolas.

4 - Ser "luz do mundo" aplicar o que se aprende nas escolas para o bem da vida, para a soluo dos problemas que nos atingem. Iluminar, luz da palavra de Deus, o sistema injusto e corrupto no qual estamos viciados. Apontar novas pistas para um sistema mais justo e que no exclua ningum.

5 - Os dons que recebemos de Deus e que desenvolvemos tambm com os estudos no devem ficar guardados sob sete chaves. Os dons e a formao que adquirimos nas escolas, tudo deve ser aplicado para o bem comum, para o bem dos outros. 10 - Canto
MOMENTO DE ORAO E LOUVOR

Com: Neste momento queremos rezar pelos formandos e agradecer a Deus pela conquista que obtiveram. Rezar para que o passo conquistado seja tambm benefcio comunidade. Que no pensem apenas em seu prprio benefcio, mas que os outros tambm sejam favorecidos com esta conquista. Louvar a Deus pelo esforo empreendido pelos formandos e tambm pela dedicao dos professores, pais e familiares. Deus realiza maravilhas tambm por meio dos estudos e da formao conquistados pelos seus filhos e filhas. 11 - Preces Min: Ao Pai celeste, que se alegra com a conquista de seus filhos e filhas, apresentemos nossas preces por estes formandos e por todos ns aqui reunidos. 1 - Para que Deus recompense os esforos e a dedicao dos professores e dos pais destes formandos. Rezemos ao Senhor. Todos: Senhor, escutai nossa prece. 2 - Para que os formandos, a partir de agora, sejam mais luz, sal e vida na famlia e na sociedade. Rezemos ao Senhor. 3 - Por todos os que no tm escola e meios para estudar, para que o poder pblico, que responsvel por essa situao, venha em seu socorro. Rezemos ao Senhor. 4 - Para que o estudo no seja buscado apenas como meio de vencer na vida, mas tambm como servio comunitrio. Rezemos ao Senhor. 5 - Para que o estudo e o saber no sejam causas de diviso e opresso, mas antes instrumentos de promoo humana. Rezemos ao Senhor.
Outras preces do grupo celebrante.

Min: Deus de bondade, ouvi e atendei estas preces que vossos filhos e filhas vos apresentaram por meio de Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Esprito Santo. Todos: Amm.

12 - Salmo responsorial (145/144) 1- Grande Jav, ele merece todo o louvor. incalculvel sua grandeza. Todos: Por ns fez maravilhas, louvemos o Senhor. 2 - Uma gerao apregoa tuas obras para a outra, proclamando as tuas faanhas. 3 - Tua fama esplendor de glria: eu cantarei o relato das tuas maravilhas. - R. 4 - Falaro do poder dos teus terrores, e eu cantarei a tua grandeza. - R.

R.

5 - Difundiro a lembrana da tua bondade imensa, e aclamaro a tua justia. - R.

6 -Jav piedide e compaixo, lento para a clera e cheio de amor. - R. 7 - Jav bom para todos, compassivo com todas as suas obras. - R. 8 - Que tuas obras todas te agradeam, Jav, e teus fiis te bendigam. -- R. 9 - Jav justo em seus caminhos todos, e fiel em todas as suas obras. - R. 10 - Ele est lJerto de todos aqueles que o invocam, de todos os que Q invocam sinceramente. 11 - Ele realiza o desejo dos que o temem, ouve o grito deles e os salva. - R.

R.

12 - Jav guarda todos os que o amam, mas vai destruir todos os injustos. - R.

13 - Orao para obter a sabedoria (Sabedoria 9,1-18)


Lado 1: Deus dos pais e Senhor de misericrdia, tudo criaste com a tua palavra! Lado 2: Com a tua sabedoria formaste o homem para dominar as criaturas que fizeste, para governar o mundo com santidade e justia, e exercer o julgamento com retido de alma. Lado 1: Concede-me a sabedoria, que est entronizada ao teu lado, e no me excluas do nmero de teus filhos. Lado 2: Eu Sou teu servo, filho de tua serva, homem fraco e de vida breve.. incapaz de compreender a justia e as leis. Lado 1: Mesmo que algum fosse o mais perfeito dos homens, se lhe faltasse a sabedoria que provm de ti, ele de nada valeria. Lado 2: Contigo est a sabedoria, que conhece as tuas obras e que estava presente quando criaste o mundo. Lado 1: Ela sabe o que agradvel aos teus olhos e o que conforme aos teus mandamentos. Lado 2: Manda a sabedoria desde o cu santo e a envia desde o teu trono glorioso, para que ela me acompanhe e participe dos meus trabalhos, e me ensine o que agradvel a ti. Lado 1: Porque ela tudo sabe e tudo compreende. Ela me guiar prudentemente em minhas aes e me proteger com a glria dela. Lado 2: Quem poder conhecer o teu projeto, se tu no lhe deres sabedoria, enviando do alto o teu Esprito Santo? Lado 1: Somente assim foram endireitados todos os caminhos de quem vive sobre a terra. Lado 2: Somente assim os homens aprenderam aquilo que te agrada. Eles foram salvos por meio da sabedoria.

RITO FINAL 14 - Cumprimentos Mio: Vamos nos cumprimentar e nos desejar a paz que vem de Cristo ressuscitado. Vamos desejar parabns, felicidades e sucesso aos formandos.
Todos se cumprimentam e parabns os formandos.

15 - Pai-nosso Min: Guiados pelo Esprito de Jesus e iluminados pela sabedoria do evangelho, ousamos dizer como Jesus nos ensinou: Todos: Pai nosso que estais nos cus... Min: Rezemos, pedindo a Deus a paz. Todos: Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos apstolos: eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. No olheis os nossos pecados, mas a f que anima vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vs, que sois Deus, com o Pai e o Esprito Santo. Amm.

16 - Mensagem final Com: Estamos chegando ao fim desta celebrao de f e de ao de graas. A formatura no ponto de chegada, mas ponto de partida para viver e colocar em prtica tudo o que os formandos foram adquirindo ao longo dos anos de estudo. Que o Esprito de Deus guie os jovens formandos no caminho da sabedoria e da verdade para que aprendam a agir e amar como Jesus agiu e amou. Quanto mais aprendemos, maior a responsabilidade e melhor devemos servir.

18 - Bno final
o ministro pode estender as mos sobre a assemblia.

Min: Deus nos abenoe e nos guarde. Todos: Amm. Min: Ele nos mostre a sua face e se compadea de ns. Todos: Amm. Min: Volva para ns o seu olhar e nos d a sua paz. Todos: Amm. Min: Abenoe-nos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Esprito Santo. Todos: Amm. Min: Parabns e felicidades a todos os formandos. Vamos em paz e Deus nos acompanhe sempre. Todos: Demos graas a Deus. 17 - Conto

Potrebbero piacerti anche