Sei sulla pagina 1di 4

9/11/2010

ELEMENTOS DE LGEBRA LINEAR 1 TESTE - A Durao: 2horas

Resolva cada grupo em folhas separadas. Escreva em cada folha o nome completo, nmero de aluno e letra do enunciado. Justifique todas as respostas. GRUPO I
1. Indique a matriz E +34 `$$ tal que +34 2. Sejam E c " " d `"$ F " " se 3 4 par . se 3 4 mpar

! " `$" . Determine, se $ " ! % " " # # $ Mostre que "

possvel, EF e FE.
"

3. Seja E `$$ uma matriz invertvel tal que E

" # a) Existe uma matriz \ tal que E\ ! " e determine-a. % " b) Existe uma matriz G tal que EG E# E e determine-a. 4. Sabendo que E " # $ ! " ! ! " ! " % " (i) justifique que E invertvel, sem calcular a sua inversa. (ii) escreva E" como produto de matrizes elementares. 5. Mostre que uma matriz comuta com ! ! " , com !, " . ! ! !

" `## se e s se da forma !

6. Sejam E e F matrizes de entradas reais. Mostre que, se EX e F X comutam ento E e F comutam.

v.s.f.f.

GRUPO II
1. Para ! " , considere o sistema de equaes lineares nas incgnitas B C D sobre : BC D B !C D B C ! "D " " "#

a) Discuta o sistema, em funo de ! e " . b) Para ! ! e " " indique o conjunto de solues do sistema. c) Para ! " e " ! mostre que o sistema de Cramer e resolva-o pela regra de Cramer. 2. Para 5 , considere a matriz " # E5 ! " ! " 5 " " " 5 " ! 5 5 #

Determine os valores de 5 para os quais ./>E5 # " $ ! 3. Considere a matriz real E $ ! ! " ! " a) Calcule os valores de ! para os quais E" +.4 E (matriz adjunta de E) b) Para um dos valores encontrados calcule E" , tendo em conta a)

9/11/2010

ELEMENTOS DE LGEBRA LINEAR 1 TESTE - B Durao: 2horas

Resolva cada grupo em folhas separadas. Escreva em cada folha o nome completo, nmero de aluno e letra do enunciado. Justifique todas as respostas. GRUPO I
1 Indique a matriz E +34 `$$ tal que +34 ! " se 3 4 par se 3 4 mpar

2 Sejam E c "

" # d `"$ F $ `$" . Determine, se " " " # ! " $ % # Mostre que "

possvel, EF e FE. 3. Seja E `$$ uma matriz invertvel tal que E"

" # ! " e determine-a. % " b) Existe uma matriz G tal que EG E# E e determine-a. a) Existe uma matriz \ tal que E\ 4. Sabendo que E " $ # ! " ! ! " ! " & " (i) justifique que E invertvel, sem calcular a sua inversa. (ii) escreva E" como produto de matrizes elementares. 5. Mostre que uma matriz comuta com ! " ! , com !, " . ! ! "

! `## se e s se da forma !

6. Sejam E e F matrizes de entradas reais. Mostre que, se EX e F X comutam ento E e F comutam. v.s.f.f.

GRUPO II
1. Para ! " , considere o sistema de equaes lineares nas incgnitas B C D sobre : BC D B C !D B ! "C D " " "#

a) Discuta o sistema, em funo de ! e " . b) Para ! ! e " " indique o conjunto de solues do sistema. c) Para ! " e " ! mostre que o sistema de Cramer e resolva-o pela regra de Cramer. 2. Para 5 , considere a matriz " ! E5 # " ! 5 5 # " 5 " " ! 5 " "

Determine os valores de 5 para os quais ./>E5 # $ ! ! ! $ " 3. Considere a matriz real E " " ! a) Calcule os valores de ! para os quais E" +.4 E (matriz adjunta de E) b) Para um dos valores encontrados calcule E" , tendo em conta a)

Potrebbero piacerti anche