Sei sulla pagina 1di 18

LANI, J. L. ; ARAJO, E. A. ; AMARAL, E. F.; GOMES, M.A. ; BARDALES, N. G. ; FIGUEIREDO, N.A .

PERCEPO AMBIENTAL E O USO DOS RECURSOS NATURAIS EM MOLDES SUSTENTVEIS. In: JOSE MARIO LOBO FERREIRA; ANTONIO DE PADUA ALVARENGA; DERLI PRUDENTE SANTANA; MARIO RAMOS VILELA. (Org.). INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE EM SISTEMAS DE PRODUO AGRCOLA. BELO HORIZONTE: Indicadores de sustentabilidade em sistemas de produo agrcola EPAMIG, 2011, v. 1, p. 125-142.

Percepo ambiental e uso dos recursos naturais em moldes sustentveis


Joo Luiz Lani1; Edson Alves de Araujo2; Eufran Ferreira do Amaral3; Marcos Antnio Gomes4; Nilson Gomes Bardalles5; Natlia Arago de Figueredo6.

INTRODUO Os principais elementos da cadeia produtiva que envolvem os recursos naturais so escassos e urgente utiliz-los de forma mais sabia e sustentvel. O conceito de que a natureza precisa ser dominada ou explorada errneo. Para que a interao entre o homem e o meio ambiente no resulte em intensa degradao, preciso ter conhecimento e, assim, tomar decises conscientes e equilibradas, sem o vis econmico exploratrio a todo custo.

Engo Agro, DSc., Coord. do Ncleo de Estudos de Planejamento e Uso da Terra (NEPUT/DPS-UFV). Prof. Assoc. Depto. Solos - UFV. Campus Universitrio - UFV, 36570-000, Viosa - MG. Correio eletrnico: lani@solos.ufv.br. Engo Agro, DSc. em Solos e Nutrio de Plantas, Tcnico da Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Acre (SEAP/AC). Correio eletrnico: earaujo.ac@gmail.com Engo Agro, DSc. em Solos e Nutrio de Plantas, Secretrio de Estado de Agricultura e Pecuria do Acre. Correio eletrnico: eufran@buynet.com.br Engo Florestal, DSc em Solos e Nutrio de Plantas, Pesquisador visitante da Empresa de Pesquisa Agropecuria de Minas Gerais (EPAMIG - CTZM). Correio eletrnico: marcos@neputufv.com.br Engo Agro, DSc em Solos e Nutrio de Plantas, Pesquisador visitante da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria (EMBRAPA - ACRE). Correio eletrnico: nilsonbard@yahoo.com.br Geografa, Mestranda em solos e Nutrio de Plantas. Correio eletrnico: nataliaragao@gmail.com

125

Percepo ambiental e uso dos recursos naturais em moldes sustentveis

Cada ambiente tem as suas peculiaridades, que devem ser compreendidas e usadas sabiamente. Os indicadores ambientais, na sua grande maioria, so mais eficientes em reas menores e tm a finalidade de identificar os diversos ambientes. Buscar identific-los facilita o propsito do melhor uso dos recursos naturais, como na estratificao dos ambientes ou mesmo no nvel de degradao de determinado stio ou local. Infelizmente, diante da insensibilidade humana, no se conhecem as diversas formas de comunicao da natureza, como cores, sons, cheiros, etc. Talvez ainda prevalea o sentimento de extrativismo, que foi to intenso nos colonizadores, em que prevalecia o uso da natureza para enriquecimento financeiro infinito. Extraiam-se suas riquezas de qualquer forma e talvez, ainda, prevalea o conceito de colonialismo de que roa ou meio rural para produzir riquezas para o meio urbano. Assim, com intuito de chamar ateno para que haja maior sensibilidade ao meio ambiente, na linguagem transmitida e na busca dos indicadores ambientais, este estudo baseou-se em duas grandes personalidades, que deixaram um legado extraordinrio humanidade. Uma delas foi o filsofo grego Scrates. Conforme a histria, um grande questionador, que, nas suas observaes da natureza, procurava buscar respostas aos seus questionamentos, como, por exemplo: Por que a Terra e a Lua tm formas arredondadas? No poderiam ou deveriam ser quadradas ou ter outras formas? Por que a gua dos rios normalmente lamacenta nas suas cheias e a gua do mar, apesar das ondas contnuas e de receber sedimentos dos rios, lmpida? Por que h solos com diferentes cores: vermelhos, amarelos, brancos, cinzas, etc.?

126

Indicadores de sustentabilidade em sistemas de produo agrcola

As perguntas poderiam ser infinitas. Se houver sensibilidade, faz-se uma srie de perguntas e, por meio delas, procuram-se respostas que levam a um melhor entendimento do comportamento da natureza, e, com isso, o seu melhor uso, manejo e outras aes que venham contribuir para obter maior sustentabilidade. Logo, como registra a histria, Scrates era um excelente observador e um questionador dos fatos ao seu redor. Como dizem: vale mais uma boa pergunta do que uma boa resposta. So as perguntas que movem o mundo. Outro, a quem se toma como exemplo, foi Jesus Cristo. Verifica-se na sua histria, que o maior nmero de pessoas que Ele curou diretamente foram os leprosos. Talvez, este milagre seja necessrio no momento. Sabe-se que a hansenase ataca os tecidos epiteliais e, principalmente, as pontas do corpo humano onde esto os rgos sensitivos. Logo, um corpo com hansenase perde aos poucos a sua capacidade sensitiva. Se houvesse sensibilidade natureza e a outras percepes, o mundo seria completamente diferente, como no destino do lixo, nas injustias sociais, no uso inadequado dos recursos naturais etc. Assim, associar o sistema questionador de Scrates sensibilidade de Jesus Cristo, talvez seja o primeiro passo (percepo ou sensibilidade) no melhor uso dos recursos naturais. Diante disso, este trabalho tem por fim despertar maior sensibilidade natureza, levar em conta as suas formas, cores, etc., na tentativa de entender a sua linguagem e com isso melhor us-la como recurso finito. PERCEPO E INTERPRETAO Aps o primeiro passo, referente sensibilidade ou percepo, o segundo o da interpretao. Segundo Resende et al. (1992), se a questo s registrar o fenmeno, como cor, formas etc., a cmara fotogrfica ou os gravadores fazem muito melhor e de maneira mais eficiente do que os olhos ou ouvidos humanos. Aps o processo de perceber as diferentes nuances da natureza, necessrio interpretar o que ela ensina. O que aquilo significa? 127

Percepo ambiental e uso dos recursos naturais em moldes sustentveis

Este parece ser um campo que precisa de muito aperfeioamento. A sensibilidade humana por demasiada baixa e a capacidade da leitura do todo algo que se carece no momento. A tendncia da disseminao das especializaes cientficas tem levado a um reducionismo. Entender as partes no quer dizer que se entende o todo. A soma das partes nem sempre corresponde ao todo. Na percepo, o leigo talvez tenha uma sensibilidade maior, mas tem dificuldades de encontrar a razo, os mecanismos de atuao da natureza, como, por exemplo, a diferena entre a composio qumica da gua e da gua oxigenada. Para que se possa melhor utilizar o potencial de cada uma, e de forma adequada, necessrio descobrir suas respectivas frmulas qumicas, suas caractersticas, benefcios e malefcios.
APLICABILIDADE DO CONHECIMENTO

Quanto aplicabilidade do conhecimento (terceiro passo), a escritora Cora Coralina traduz muito bem o que deve ser observado: o saber aprendese com os mestres, mas a sabedoria, s com o corriqueiro da vida. Tricotar o conhecimento adquirido na academia de forma s vezes segmentada no fcil. Para aplicar o conhecimento, preciso entender o todo, e so essas aes que atualmente carecem no melhor uso dos recursos naturais. Diante disso, preciso refletir sobre alguns pontos que, s vezes, so simples, mas, em razo da falta de percepo, no se consegue visualizar os caminhos a seguir (Quadro 1).

128

Indicadores de sustentabilidade em sistemas de produo agrcola

Quadro 1. Diante de interaes complexas preciso simplificar sem perder a noo do todo
INTERAES COMPLEXAS Por que ser que, apesar dessa complexidade, consegue-se fazer algumas predies? Ser que todos os fatores variam simultaneamente? Ser que alguns fatores permanecem constantes? Mesmo, no sendo constantes, ser que a alterao de um fator de um lugar para o outro vai ser muito significativa? IDEIAS Em cada local, apenas umas poucas variveis, geralmente uma, limitam mais acentuadamente a produtividade dos ecossistemas. A identificao desses fatores-chave exige a percepo de todo o sistema. Em reas relativamente homogneas quanto a esses fatores-chave, possvel, em muitas circunstncias, a construo de chaves de identificao de ambientes, normalmente indevassveis para os no especialistas.

Percebe-se que, apesar da natureza ser complexa, preciso simplificar sem perder a noo do todo. As vacas Holandesas podem ser facilmente separadas das Nelores pela cor da pelagem, e qualquer leigo seria capaz de fazer isso, desde que algum explique que as vacas Holandesas apresentam duas cores (preta e branca) e que as Nelores so de pelagem branca. Da, aps a separao das referidas raas bovinas, as caractersticas de cada uma poderiam ser facilmente compreendidas (Quadro 2).

129

Percepo ambiental e uso dos recursos naturais em moldes sustentveis

Quadro 2. Caractersticas gerais das vacas Holandesas e Nelores


Caractersticas das vacas Holandesas Nelore Cor da pelagem: preta e branca Branca Mais dceis Mais bravias Produzem mais leite Produzem menos leite Menos resistentes a doenas Mais resistentes a doenas Exigem alimentao mais adequada Mais rsticas No suportam altas temperaturas Suportam melhor altas temperaturas

Conforme explicado, critrios simples podem ser utilizados na separao dos ambientes. Isto facilitaria, posteriormente, elencar as caractersticas principais de cada um. Este processo de simplificao precisa ser incentivado e transferido para a sociedade pelos especialistas, pois todos devem estar engajados no melhor uso dos recursos naturais. Decodificar a linguagem tcnica ou cientifica para leigos no to fcil, mas devem-se procurar estes meios para a compreenso dos mecanismos da natureza. A cincia do solo, s vezes nas suas classificaes, usa terminologias complicadas para o leigo. Por exemplo, para uma professora de segundo grau, a classe Plintossolo pouco representa ou mesmo o Neossolo Flvico, mas, ao simplificar a linguagem e principalmente mostrar no campo a diferena entre uma e outra, e o comportamento de cada uma, fica mais fcil compreender as caractersticas de ambas e como manej-las adequadamente.

130

Indicadores de sustentabilidade em sistemas de produo agrcola

LINGUAGEM DA NATUREZA A natureza comunica-se de diferentes formas. Por exemplo, na regio da Zona da Mata de Minas Gerais, mais precisamente no Planalto de Viosa, distintos ambientes podem ser diferenciados pela pedoforma (formas da paisagem associada tipologia de solo e ambiente) e tambm pela localizao (Figura 1). Cada um tem suas caractersticas e seu comportamento peculiar. Identific-los pode no ser complicado ou to difcil assim, mesmo para leigos.

Ambientes
Convexa Topo Cncava

Terrao

Figura 1 - Diferentes ambientes da Zona da Mata de Minas Gerais (Fonte: RESENDE et al., 2007; desenho: Srvulo Batista de Rezende). Verifica-se, na Figura 1, que h uma parte plana no topo e outra no fundo do vale. Na parte plana denominada Terrao (fundo do vale) ocorre o Argissolo Vermelho-Amarelo. Este ambiente o mais intensamente habitado e usado pelos agricultores. Normalmente o mais rico em nutrientes caracteriza-se por ser um ambiente conservador: a eroso nula por ser 131

Percepo ambiental e uso dos recursos naturais em moldes sustentveis

plano e por ser pouco permevel, e a lixiviao baixa, o que permite que a reciclagem de nutrientes seja mais eficiente. Isto, por exemplo, tem implicaes no uso do fogo. Nesse ambiente, em se pensando em nutrientes, mais conservador. A queima no traria tantos prejuzos quando comparada com a parte montanhosa, que apresentaria maior eroso e lixiviao. Por outro lado, essas reas esto sendo cada vez mais ocupadas com construes, embora seja a melhor terra, restando terras declivosas, de menor fertilidade, as quais iro requerer, para serem produtivas, alta demanda de insumos agrcolas, que j so escassos. O inconveniente desse ambiente (Terrao) que no apresenta uma boa drenagem e, no perodo de muitas chuvas, acarreta a deficincia de oxignio para as plantas mais suscetveis, como o tomate. Sabedor disso, o agricultor que tem experincia no o cultiva no perodo de vero (chuvoso novembro a maro) neste ambiente. O agricultor procurar normalmente as partes mais declivosas, mas no as to excessivas, da encosta no perodo de vero, neste caso, o tero inferior dela onde ainda tem um ambiente relativamente conservador sem ser muito inclinado. No perodo seco de abril a outubro, possvel cultivar o tomate no Terrao, o que traz maior facilidade para o agricultor, pois o ambiente plano e esta mais perto da fonte dgua, o que implica menor custo de energia e maior facilidade de acesso. Logo, associar a estratificao dos ambientes sensibilidade das culturas e s estaes do ano (perodo seco ou chuvoso) necessrio. H ainda a necessidade de relacionar as diversas variveis ambientais e econmicas (transporte, comercializao etc.), para ter sucesso no empreendimento. Essas interaes, s vezes, passam despercebidas e so muito importantes para quem lida com a terra, especialmente para a agricultura familiar, em que a perda de uma safra pode comprometer a segurana econmica da famlia. H outro ambiente (Figura 1) que conhecido como grota. a parte intermediria, cncavo-cncava, ainda mais mida e que recebe os nutrientes, via eroso laminar, da parte superior. Nela, ocorre o Argissolo VermelhoAmarelo, mas j transicionando para o tero superior da encosta, latosslica. 132

Indicadores de sustentabilidade em sistemas de produo agrcola

Nesta parte, o agricultor normalmente cultiva milho, feijo e outras culturas anuais, por causa da melhor fertilidade e, principalmente, por ter maior disponibilidade de gua, o que otimiza a disponibilidade de nutrientes, ainda que sejam poucos. Percebe-se que, na regio da Zona da Mata mineira, dificilmente o milho ou o feijo cultivado na parte montanhosa. So solos extremamente pobres em nutrientes, exceto os solos muito inclinados, quase em relevo escarpado, e que foram submetidos a um intenso processo de rejuvenescimento, que o caso de parte da Serra de So Geraldo, onde predomina os Cambissolos eutrficos. A parte superior (Figura 1) pode-se dividir em dois grandes ambientes: a parte convexo-convexa e a plana (topo dos morros, s vezes amplos). Nesses ambientes ocorre o Latossolo Vermelho-Amarelo mesodistrfico (extremamente pobre quimicamente), que so usados em sua maioria com pastagens que j chegaram ao seu limite de produtividade a maioria encontra-se em diferentes nveis de degradao biolgica (NASCIMENTO et al., 2006). No h como recuper-las sem calagem e adubaes pesadas, e estas recomendaes so na sua maioria inviveis economicamente. Atualmente, essas pastagens esto em processo acentuado de degradao sem nenhuma outra opo, em condies naturais, seno serem dominadas por plantas invasoras, como o sap (Imperata brasiliensis) e o capim-rabo-de-burro (Andropogon bicornis). Normalmente, com a interferncia humana so plantados cafezais dependentes de fertilizaes e, ultimamente, eucalipto, tambm com adubaes pesadas de correo e de manuteno. Nas outras reas, de declividade acentuada, ocorre o Cambissolo Latosslico (EMBRAPA, 2006). Esses solos foram erodidos e apresentam solum (horizonte A + B) estreito. So os mais fceis de ser degradados, tanto pelo uso como tambm pela eroso laminar (s vezes ocorrem voorocas), e os grandes produtores de sedimentos para os corpos hdricos. Deveriam, prioritariamente, ser deixados como reas de reserva natural (Classe 6, no Sistema de Aptido Agrcola), com enriquecimento de espcies de rvores comerciais da prpria Mata Atlntica ou essncias exticas, como o eucalipto. 133

Percepo ambiental e uso dos recursos naturais em moldes sustentveis

Deve-se salientar que este ambiente pobre em nutrientes, e poucas espcies conseguem alcanar nveis adequados de produtividade sem calagem e adubaes convenientes. Logo, o que se verifica que possvel (Figura 1) separar os ambientes. Cada um tem um comportamento peculiar. O princpio : se so diferentes, devem merecer manejos diferentes. Esta parte montanhosa representa cerca de mais de 85% da rea total. o grande desafio no melhor uso dos recursos naturais na Zona da Mata mineira. Transformar essas pastagens degradadas em reas que apresentem sustentabilidade e com um retorno econmico aos proprietrios parece que no to fcil nos modelos atuais de compreenso e de manejo dos solos. Este talvez seja o grande desafio atual. Visualizar o silvipastoril como uma opo ambiental e econmica mais vivel parece que est difcil, tanto para os proprietrios como para os fomentadores das polticas governamentais. INDICADORES AMBIENTAIS Embora haja indicadores clssicos e de maior amplitude na rea da pedologia, como cor (nem sempre eficiente), pedoforma (plano, cncavocncava, convexo-convexa etc.) e espessura do solum (horizonte A + B), no Acre, a taboca, um tipo de bambu do gnero Guadua e com vrias espcies (G. weberbaueri, G. sacocarpa, G. superba e G. angustiflia) (SILVEIRA, 2005), indicadora de solos rasos, de argilas ativas e de drenagem restrita (VIDALENC, 2000). H outros indicadores que tanto identificam solos eutrficos ou distrficos, bem como, o estado de degradao ambiental (Quadro 3). Assim, a percepo local necessria, a qual se denomina de escala 1:1, para compreender aquele ambiente localizado, detalhado, como tambm, o regional.

134

Indicadores de sustentabilidade em sistemas de produo agrcola

Quadro 3 Algumas plantas que atuam como indicadores ambientais de fertilidade e nveis de degradao do solo
Nome Comum Colonio Cientfico Panicum maximum Exigente em nutrientes e em temperaturas mais altas. Caracteriza os solos eutrficos (mais ricos). Mais resistente a fogo e suporta melhor o pisoteio. Como ocorre em touceiras, protege menos a superfcie do solo (mais propcio eroso laminar) e, pelo rpido crescimento no perodo de vero, pode produzir muitos talos, o que dificulta o pastoreio pelos animais. Muitas vezes o pecuarista usa o fogo (queimada) para renovar a pastagem. Se o fogo for usado em ambiente distrfico, o colonio rapidamente substitudo por outras gramneas menos exigentes. Adaptado a solos pobres e porosos (Latossolos) e a temperaturas mais amenas. No suporta fogo e nem pisoteio. Recobre melhor o solo que o colonio. Prevalece mais em Latossolos inclinados, pois, como o pisoteio dos animais ocorre localizado (caminhos), h menor compactao, o que facilita o seu desenvolvimento. Ocorre em reboleiras e caracteriza ambientes degradados, submetidos a intensa eroso laminar, baixa fertilidade e a densidades do solo mais elevadas. Suporta bem fogo, mas o gado s se alimenta na rebrota, quando novo, aps a queima. So utilizadas normalmente no processo de recuperao de pastagens degradadas. Dentre elas, a braquiria quicuio mais resistente a solos extremamente pobres. Caracteriza solos de baixa fertilidade e degradados. Comum em reas alagadias e com baixo teor de ferro e maiores teores de matria orgnica. Indica solo frtil, no prejudica as lavouras, protege o solo e planta alimentcia, com elevado teor de protena. Tpico de terras abandonadas e degradadas. Indica solos cidos, com baixo teor de clcio e compactados. Indica solos muito compactados. Ocorre em solos compactados. Caractersticas ambientais

Capimgordura

Mellinis minutiflora

Sap

Imperata brasiliensis Brachiaria sp.

Braquirias

Barba-debode Taboa Beldroega Rabo-de-burro Grama-seda Vassoura

Aristida pallens Thypha dominguensis Portulaca oleracea Andropogon sp. Cynodon dactylon Cida sp.

Fonte: Resende et al. (1988); Campos et al. (2003); Arajo (2009). Uma das formas mais simples para compreender os ambientes a estratificao pela classe de solos, pois, dentre tantos outros fatores como a biosfera, atmosfera, litosfera, hidrosfera, a que faz a intercesso com todas (Figura 2).

135

Percepo ambiental e uso dos recursos naturais em moldes sustentveis

O solo

Figura 2 - O solo interage com todos os outros ambientes. De forma simplificada, os principais indicadores ambientais e sua interpretao so apresentados nos Quadros 4, 5 e 6. Quadro 4 - Principais tipos de pedoforma existentes que atuam como indicadores ambientais

Fonte: Resende et al. (1992). 136

Indicadores de sustentabilidade em sistemas de produo agrcola

Quadro 5 - Profundidade dos horizontes, pode indicar a instabilidade ambiental


Profundidade dos horizontes B e C profundos B ausente e C profundo Caractersticas Intemperismo acentuado, com risco de eroso nas reas com declive. Ocorre no Neossolos Flvico e Quartzarnico e tem o mesmo comportamento do anterior, mas normalmente, por sua alta permeabilidade e por ocorrer em relevo plano, menos susceptvel eroso (laminar e at voorocamentos), mas pode ocorrer o solapamento. rea naturalmente instvel. Ocorre nos Cambissolos Latosslicos da Zona da Mata. So facilmente erodidos e grandes produtores de sedimentos, alm de, nos perodos de muita chuva, terem facilidade de deslizamento.

B pouco espesso

B pouco espesso sobre Resistente ao voorocamento. Na maioria das vezes, se a rocha rocha rica, tambm eutrfico, mas se a rocha pobre (quartzito, micaxisto ou pelticas) cria ambiente extremamente pobre (falta de nutrientes e de gua, solos pouco profundos)

Fonte: Resende et al. (1992). Quadro 6 - Cor dos solos pode indicar a drenagem e a fertilidade dos solos em relao aos outros e tambm o tipo de material de origem
Cor Vermelhos Indicao Prevalece na cor a hematita e, normalmente, so solos melhores em relao aos outros. Em geral, denotam solos bem drenados durante sua formao. Predomina a goethita. Normalmente, so solos mais pobres e, se caulinticos, com baixo teor de ferro, so muitos propensos coeso e compactao. Ausncia completa de xidos de ferro. Quando secos so extremamente duros e apresentam normalmente altos teores de alumnio trocvel. No deveriam ser drenados. Mistura de goethita com hematita. Normalmente, so solos mais porosos e mais resistentes eroso, tanto laminar como em sulcos.

Amarelos

Esbranquiados

VermelhoAmarelos

Fonte: Resende et al. (1992).

137

Percepo ambiental e uso dos recursos naturais em moldes sustentveis

Embora esses indicadores sejam teis na compreenso dos ambientes, nem sempre so verdicos. Por exemplo, nem todo solo vermelho frtil. H excees e muitas. Diante disso, conclui-se que uma srie de atributos pode funcionar como indicadores ambientais, mas poucos, s vezes, tm validade local. Normalmente, os pequenos agricultores tm maior sensibilidade a pequenas variaes locais ambientais, pois procuram conviver mais com a natureza em razo da menor disponibilidade de recursos financeiros. Plantar banana, milho ou taioba nos lugares mais midos comum entre eles. Eles identificam na propriedade cada nicho onde plantam as diversas culturas, criando um mosaico de uso da terra. Prevalece, em razo da menor disponibilidade financeira ou tecnolgica, o sistema de convivncia com a natureza ao invs das prticas de reduo dos fatores limitantes. Procuram adaptar as culturas ao ambiente e no o ambiente cultura (por exemplo, no plantio da soja modifica-se o ambiente com calagem e adubaes de correo e manuteno). inegvel que para cada ambiente h a necessidade de perceber ou encontrar os indicadores ambientais. Na Zona da Mata mineira, podem-se encontrar vrios, e a pedoforma e a vegetao (tipo de capim colonio ou gordura) associadas profundidade dos solos so bons indicadores. No Cerrado, por exemplo, o tipo de vegetao pode ser um bom indicador das condies pedoclimticas (Figura 3).

Figura 3 - Vegetao tpica do Cerrado gradiente edfico e de biomassa. 138

Indicadores de sustentabilidade em sistemas de produo agrcola

Verifica-se que h uma tendncia de melhoria das condies ambientais do Campo Sujo para o Cerrado. s vezes, uma caracterstica ou delta (aquilo que est em mnimo) pode limitar a melhoria do desenvolvimento vegetal. Como na regio do cerrado no h falta de chuva acentuada e nem falta de oxignio no solo (a maioria dos solos so porosos), os fenmenos que afetam o crescimento das plantas de Campo Sujo a Cerrado so aqueles mais comuns, que afetam a maioria das condies brasileiras: a fertilidade e a disponibilidade de gua no solo (pedoclima). Esses dois atributos esto ligados a diferentes fatores, como rocha, profundidade dos solos, intemperismo. O pedoclima diretamente influenciado pelo lenol fretico e as chuvas. A associao destes dois atributos, baixa fertilidade e pedoclima mais seco, torna o ambiente extremamente inspito e leva, normalmente, a uma vegetao graminoide ou, em caso extremo de rocha exposta, a cactceas. Neste caso, a deficincia hdrica mais acentuada. A degradao de pastagens no Acre est centrada, basicamente, em trs feies caractersticas: na degradao agrcola (infestao por invasoras), na degradao biolgica (degradao do solo) e na sndrome da morte do capim-braquiaro (ARAJO, 2009). Esses tipos de degradao podem ocorrer de forma isolada ou de maneira simultnea, e sua intensidade depende das condies edafoclimticas do local, da gramnea forrageira utilizada e do manejo adotado. Evidentemente, a escolha de determinados indicadores ambientais que refletem a degradao nesses ecossistemas de pastagens depender das caractersticas morfofisiolgicas da gramnea forrageira e das caractersticas intrnsecas de cada ambiente. Neste sentido, Arajo (2008) elencou uma srie de indicadores (descritivos e analticos) associados ao tipo de degradao (Quadro 7).

139

Percepo ambiental e uso dos recursos naturais em moldes sustentveis

Quadro 7 - Indicadores de solo e ambiente, que podem nortear o estudo de degradao de ecossistemas de pastagens no Acre

Fonte: Arajo, (2008). 140

Indicadores de sustentabilidade em sistemas de produo agrcola

CONCLUSES

Se houver sensibilidade na percepo ambiental, podem-se evitar etapas e facilitar as tomadas de decises de forma mais correta e sbia; Pelos indicadores ambientais, pode-se ter o carter preditivo. Com isto, ganha-se tempo na compreenso dos fenmenos naturais. O experimento pode ter sido j instalado pela prpria natureza. Identific-los e interpretlos e dar a aplicabilidade ao conhecimento so os passos necessrios ao bom uso dos recursos naturais; A natureza tem a sua forma de comunicao, e tentar compreend-la faz parte do melhor uso dos recursos naturais; O conhecimento cientfico no to necessrio na fase da percepo ambiental. s vezes, o leigo, devido ao seu convvio diretamente com a natureza desenvolve maior sensibilidade. Isso facilita muito nas outras fases tais como na interpretao dos fatos e na aplicabilidade dos conhecimentos; Os indicadores ambientais tm a sua maior eficincia localmente, embora alguns tenham maior amplitude.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ARAJO, E. A. Qualidade do solo em ecossistemas de mata nativa e pastagens na regio leste do Acre, Amaznia Ocidental. 2008. 232 f. Tese (Doutorado em Solos e Nutrio de Plantas) Universidade Federal de Viosa, Viosa, MG, 2008. ARAJO, E. A. Degradao de pastagens cultivadas no Acre: aspectos conceituais, indicadores e avaliao. Acre Rural, Rio Branco, p. 30 41, 2009. ARAJO, E. A.; AMARAL, E. F.; LANI, J. L. Amostragem de solo. In: WADT, Paulo Guilherme Salvador. (Org.). Manejo do solo e recomendao de adubao para o Estado do Acre. Rio Branco: Embrapa/CPAF, 2005. p. 229243. 141

Percepo ambiental e uso dos recursos naturais em moldes sustentveis

CAMPOS, C. E. B. et al. Indicadores de campo para solos hidromrficos na regio de Viosa (MG). Revista Brasileira de Cincia do Solo, Campinas, v. 27, n. 6, p.1057-1066, 2003. EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECURIA. Sistema brasileiro de classificao de solos. Rio de Janeiro: Embrapa /CNPS, 2006. 306p. KMPF, N.; CURI, N. xidos de ferro: indicadores de ambientes pedognicos e geoqumicos. In: NOVAIS, R. F. et al. (Eds.). Tpicos em cincia do solo. Viosa, MG: Sociedade Brasileira de Cincia do Solo, 2000. v. 1, p. 107-138. NASCIMENTO, M. C. et al. Uso de imagens do sensor ASTER na identificao de nveis de degradao em pastagens. Revista Brasileira de Engenharia Agrcola e Ambiental, Campina Grande, v. 10, n. 1, p. 196-202, 2006. RESENDE, M.; CARVALHO FILHO, A.; LANI, J. L. Caractersticas do solo e da paisagem que influenciam susceptibilidade a eroso. In: SIMPSIO SOBRE MANEJO E CONSERVAO DO SOLO NO CERRADO, 1990, Goinia. Anais... Campinas: Fundao Cargill, 1992. p. 32 66. RESENDE, M.; CURI, N.; SANTANA, D. P. Pedologia e fertilidade do solo: interaes e aplicaes. Braslia: Ministrio da Educao; Lavras: ESAL; Piracicaba: Potafos, 1988. 81p. RESENDE. M. et. al. Pedologia: base para distino de ambientes. 5. ed. Lavras: UFLA, 2007. 332p. SILVEIRA, M. A floresta aberta com bambu no sudoeste da Amaznia: padres e processos em mltiplas escalas. Rio Branco: EDUFAC, 2005. 157p. VIDALENC, D. Distribuio das florestas dominadas pelo bambu Guadua weberbaueri Pilger em escala de paisagem no sudoeste da Amaznia e fatores edficos que afetam sua densidade. 2000. 102 f. Dissertao (Mestrado) Universidade do Amazonas, Manaus, AM, 2000.

142

Potrebbero piacerti anche