Sei sulla pagina 1di 29

CURSOS ON-LINE ECONOMIA I PROF.

MOZART FOSCHETE

Aula 6: A moeda e o sistema bancrio

Nessa nossa sexta aula, ns vamos entrar no maravilhoso mundo do dinheiro e dos sistema bancrio-comercial. Primeiro, ns vamos apresentar uns conceitos bsicos sobre moeda, suas origens, sua evoluo e seu papel na economia. Depois, veremos como o Banco Central controla a quantidade de dinheiro na economia e como ele controla o sistema bancrio para que este no provoque uma expanso descontrolada na quantidade do dinheiro em circulao. Os conceitos monetrios que desenvolve-remos aqui sero bastante teis mais frente, quando estudarmos o papel da poltica monetria no desempenho da economia como um todo. Assim, vamos ao que nos interessa aqui.

6.1. Introduzindo o conceito de moeda: Evoluo,


Formas, Tipos e Funes da Moeda
Conceitualmente, o termo moeda usado para denominar tudo aquilo que geralmente aceito como meio de trocas de bens e servios. No se pode afirmar com exatido quando surgiu e qual foi a primeira moeda. Remontando aos primrdios da civilizao, imagina-se facilmente que o homem primitivo produzia tudo quanto bastava ao seu sustento. Suas necessidades limitavam-se garantia de sua sobrevivncia. As associaes e o desenvolvimento natural da vida em grupo criaram, porm, outras necessidades para cuja satisfao o indivduo, isoladamente, se viu impotente. Sua auto-suficincia se reduzia na medida do crescimento de suas necessidades. Nesta cadeia de raciocnio, o prximo passo foi a introduo paulatina da diviso e especializao do trabalho: cada indivduo passou a produzir um ou poucos produtos, consumindo uma parte
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE ECONOMIA I PROF. MOZART FOSCHETE

deles e tentando passar a outro o seu excedente em troca de outros bens de que necessitava. Estabeleceu-se, ento, um sistema de trocas diretas, isto , mercadorias por mercadorias. fcil imaginar as dificuldades para um razovel funcionamento desta economia de escambo: primeiro, esse sistema exigia uma permanente coincidncia de interesses (o indivduo A dispe de arroz e quer trocar por carne; para se realizar esta troca, imprescindvel que ele encontre um indivduo B que no s tenha carne mas que, tambm, queira arroz!); segundo, h ainda a dificuldade de se estabelecerem as relaes ou preos de troca (valores entre dois bens bastante diferentes). Por tudo isso, este sistema, que vigorou na mais remota antiguidade, era claramente ineficiente. As mudanas requeridas se realizaram lentamente. O prximo passo foi o surgimento de um sistema de trocas indiretas: por esse novo esquema, uma mercadoria qualquer, que tivesse aceitao geral, passava a ser usada, por conveno e aceitao do grupo, como meio de pagamento. Tem-se aqui a introduo da moeda no sistema econmico e que, passando por um processo evolutivo natural, d origem a todo o sistema monetrio moderno. No desenvolvimento deste novo sistema de trocas indiretas, a moeda assumiu as mais diferentes formas, nos mais diferentes pases e pocas. Numa ordem quase cronolgica de seu aparecimento, podemos registrar, sinteticamente, as seguintes formas e tipos de moeda: a) Moeda-mercadoria: geralmente escolhia-se uma mercadoria que fosse relativamente escassa e no facilmente perecvel (nem sempre possvel). A histria registra que, em diferentes locais e pocas, foram usados como moeda: sal, gado, fumo, peles, trigo, rum, ostra, carne-seca, ferro, cobre, etc. b) Metais preciosos: sem dvida, de todas as mercadorias, a preferncia maior recaa, geralmente, sobre os metais, no s pela sua relativa escassez mas, tambm, pela sua durabilidade e fcil divisibilidade. Muito embora o ferro, o cobre e o bronze tenham sido bastante utilizados, houve uma predominncia do uso dos metais preciosos, notadamente a prata e o ouro.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE ECONOMIA I PROF. MOZART FOSCHETE

c) Moeda-papel: com o crescimento do volume e valor das transaes, o manejo de grandes quantidades de metais preciosos tornou-se problemtico pelas dificuldades de transporte e os riscos envolvidos. Pouco a pouco, nota-se o aparecimento de casas de custdia desses metais em diversos pontos, em diversos pases. Estas casas passaram a receber em depsito os metais preciosos dos comerciantes, emitindo em troca um recibo ou certificado de valor correspondente. Este certificado recebeu a denominao de moeda-papel e era generalizadamente aceito nas transaes. Sua caracterstica principal era possuir lastro integral em ouro, isto , a qualquer momento o possuidor do certificado poderia ir casa de custdia emissora e reconvert-lo em ouro ou prata. Da sua crescente aceitabilidade como meio de pagamento em substituio aos prprios metais preciosos. d) Papel-moeda: com o tempo, e diante da crescente demanda por tais certificados para atender os negcios em franca expanso - as casas de custdia passaram a emitir certificados cujo valor global em circulao excedia o valor total dos metais preciosos ali depositados. A experincia acumulada pelos custodiadores mostrava que nem todos os depositantes resgatavam, ao mesmo tempo, seus depsitos, Alm do mais, enquanto alguns vinham para reconverter seus certificados em ouro, outros vinham para depositar mais ouro. Assim, com um encaixe metlico menor, era possvel garantir a liquidez dos certificados, isto , garantir as reconverses que, em mdia, na semana ou no ms, correspondia a apenas uma frao do total dos certificados em circulao. Temos, assim, um novo marco histrico na evoluo das formas de moeda: a passagem da moeda-papel para os certificados emitidos sem o correspondente lastro em ouro ou prata e que vieram a ser chamados de papel-moeda. Pouco a pouco, o papelmoeda passou a ter uso generalizado como meio de pagamento nas transaes pelo simples fato de que sua aceitao era geral, no se questionando sobre a possibilidade de convert-lo ou no em ouro. Num processo evolutivo normal, e com o intuito de evitar riscos de emisses exageradas, o passo seguinte foi dado pelo governos, com a proibio de emisso de papel-moeda pelos bancos privados
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE ECONOMIA I PROF. MOZART FOSCHETE

(antigas casas de custdia), limitando-se o direito de sua emisso a uma instituio oficial que, pouco a pouco, se transformou nos atuais bancos centrais de cada pas. E no guardando mais qualquer idia de representatividade, nem valor intrnseco, o papel-moeda passou a ser aceito porque simplesmente se sabe que ser aceito em outra operao amanh (posteriormente, sua aceitao passou a ser imposta por lei). e) Moeda escritural bancria: representada pelos depsitos vista, do pblico, nos bancos comerciais ou seja, as contas correntes das empresas e dos indivduos materializados, na prtica, pelo cheque. Tipos de moeda Numa classificao didtica, temos hoje, as seguintes espcies ou formas de moeda: I - moeda manual representada pelas moedas metlicas e pelo papel-moeda; II - moeda escritural ou bancria representada pelos depsitos vista nos bancos comerciais. Note-se que o depsito vista que moeda, e no o cheque. Este ltimo apenas a forma mais comum para se utilizar a moeda depsito vista que , este sim, o meio de pagamento. O cheque sem um depsito vista por trs dele no tem qualquer valor econmico. Vale observar que o papel-moeda e a moeda escritural ou bancria so chamados moedas fiducirias (isto , em que se tem f ou em que se acredita), j que no possuem valor intrnseco, constituindo-se em moeda simplesmente porque tm aceitao generalizada nas transaes econmicas. Funes da moeda De uma forma geral, os economistas reconhecem as seguintes funes desempenhadas pela moeda: i) meio de pagamento ou intermedirio de trocas; ii) padro de referncia de valor ou unidade de conta; e, iii) reserva de valor.
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE ECONOMIA I PROF. MOZART FOSCHETE

Tendo aceitao generalizada como meio de pagamento nas transaes, a moeda desempenha sua funo mais cristalina e fundamental que de servir como instrumento ou intermediria de trocas entre os indivduos para satisfao de ambas as partes. Como padro de referncia de valor, a moeda possibilita que todos os valores dos bens, servios e fatores de produo sejam expressos em unidades monetrias, propiciando a fcil avaliao e comparao de todos os recursos disponveis na Economia. A moeda desempenha, tambm, a funo de reserva de valor no sentido de que o indivduo pode manter sua riqueza (ou parte dela) sob a forma de moeda, por um perodo de tempo, sabendo que, amanh ou depois, este ativo ser aceito em qualquer transao por ter liquidez absoluta. Trata-se, no entanto, de uma funo que merece duas ressalvas: primeiro, se o indivduo prefere manter sua riqueza sob a forma de moeda, ele deixa de ganhar, pois a moeda em si no gera rendimentos; segundo, e ao contrrio, em perodos inflacionrios o indivduo perde com a desvalorizao da moeda.

6.2 Indicadores Monetrios


Existem trs conceitos monetrios indicadores do volume de dinheiro na economia que, a despeito de medirem coisas diferentes, so muitas vezes usados, at mesmo pela imprensa, como se fossem a mesma coisa. Mas, na realidade, so conceitos bastante distintos. Trata-se, no caso, do papel-moeda emitido, do papel-moeda em circulao e do papel-moeda em poder do pblico. Diariamente, o Banco Central do Brasil divulga uma estatstica da evoluo do saldo desses diversos conceitos de moeda que podem assim ser definidos: i) papel-moeda emitido (PME) trata-se do total de dinheiro autorizado (isto , produzido ou fabricado) pelas Autoridades Monetrias;

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE ECONOMIA I PROF. MOZART FOSCHETE

ii) papel-moeda em circulao (PMC) equivale ao total do papel-moeda emitido menos o dinheiro que se encontra no caixa do Banco Central; iii) papel-moeda em poder do pblico (PMP) deduzindose do PMC o dinheiro em caixa dos bancos comerciais, temse o total de dinheiro em poder do pblico, isto , todos os indivduos e empresas (exclusive, claro, os bancos comerciais).

6.3. Meios de Pagamento


O pblico a includos os indivduos e as empresas possui, de uma forma geral, diversos ativos ou haveres isto , coisas que tm valor econmico e que constituem seu patrimnio, podendo ser citados entre estes os imveis, fazendas, carros, depsitos de poupana, aplicaes financeiras em bancos, ttulos do governo, depsitos vista nos bancos comerciais, papel-moeda em espcie em seu poder, aes e outros tantos. Cada ativo deste possui um grau diferente de liquidez medido este pela capacidade de o ativo se transformar em moeda ou em dinheiro propriamente dito. Assim, quanto mais fcil for transformar um ativo em dinheiro, maior se diria que o seu grau de liquidez. Do ponto de vista da economia, se o indivduo A tem uma fazenda no valor de R$ 100 mil e o indivduo B tem um depsito de poupana tambm no valor de R$ 100 mil, podemos afirmar que ambos tm o mesmo nvel de riqueza, porm a riqueza do indivduo B tem muito mais liquidez. Isso porque muito mais fcil sacar sua riqueza no banco, transformando-o quase que instantaneamente em dinheiro do que vender a fazenda e receber o dinheiro. Para vender a fazenda, pode-se levar algum tempo; para sacar o depsito do banco no se gasta mais que 30 minutos1. esta diferena entre os diversos graus de liquidez de um ativo que o torna mais ou menos instrumento ou meio de
1

Jocosamente, diramos que o depositante gastaria no mais que 30 minutos, sendo 15 minutos para conseguir uma vaga no estacionamento e outros 15 minutos na fila do banco!

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE ECONOMIA I PROF. MOZART FOSCHETE

pagamento. Poucos, pouqussimos mesmo, so os haveres que so considerados, pelo Banco Central, meios de pagamento, valendo para estes a seguinte definio: Tecnicamente, consideram-se meios de pagamento (M1) todos os haveres possudos pelo pblico no-bancrio e que podem ser utilizados a qualquer momento para a liquidao de qualquer dvida em moeda nacional. Ou seja, so haveres que possuem liquidez absoluta e imediata. Muito embora haja controvrsia em relao ao maior ou menor grau de liquidez de um ativo, praticamente consensual que apenas dois haveres preencham estas condies de possurem liquidez absoluta e de serem aceitos, de imediato, como pagamento nas transaes: o papel-moeda em poder do pblico PMP - (a includas no s as notas mas, tambm, as moedas metlicas) e a moeda escritural ou bancria representada pelos depsitos vista, do pblico, nos bancos comerciais pblicos e privados (DVbc). Assim, no caso brasileiro, o total de meios de pagamento geralmente denominado M1 definido pela expresso: M1 = PMP + DVbc Este universo M1 corresponde, de outra parte, ao total da chamada oferta monetria. No caso brasileiro, as estatsticas mostram que o pblico vem mantendo, na mdia dos ltimos anos, cerca de 14% de seus meios de pagamento sob a forma de dinheiro no bolso (=PMP) e os restantes 86% como depsitos em conta corrente nos bancos comerciais, sendo interessante observar que estas relaes so relativamente estveis, s se alterando em funo de uma anomalia no mercado (como foi o caso do confisco dos depsitos, na poca da ex-ministra Zlia, em 1991, e que acabou por alterar aquela composio. Temeroso de novos confiscos, o pblico reduziu a proporo de seus depsitos nos bancos!). Uma ressalva importante que se deve fazer em relao s estatsticas de meios de pagamento, neste conceito de M1, que
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE ECONOMIA I PROF. MOZART FOSCHETE

nelas no esto includos nem os depsitos voluntrios e compulsrios dos bancos comerciais nas Autoridades Monetrias (Banco Central) dos quais falaremos mais adiante-, nem os depsitos da Unio, tambm, no Banco Central. fcil entender o porqu disso: como a preocupao, no caso, medir a liquidez do pblico, no h por que incluir os depsitos dos bancos comerciais (que no so parte do pblico); quanto Unio, importante entender que, ao contrrio do pblico, ela no limita ou condiciona o montante de seus gastos ao volume de depsitos que, eventualmente, tenha no Banco Central, mas, sim, ao que dispe o oramento federal. Mas, note-se que os depsitos da Unio nos demais bancos que no o Banco Central, bem como os depsitos dos Estados e Municpios em qualquer banco esto computados no total do M1. Outros conceitos de moeda: os quase-moeda Alm desse conceito tradicional de meios de pagamento, existe uma gama de outros ativos financeiros que so aceitos como pagamento em diversas transaes ou que podem ser transformados em moeda sem grandes dificuldades e num espao de tempo relativamente curto. A estes ativos se d geralmente o nome de quase-moeda que so haveres financeiros de alto grau de liquidez, porm de grau inferior ao da moeda manual e ao dos depsitos vista. Como exemplos de quase-moeda citam-se os depsitos de poupana, depsitos a prazo, ttulos pblicos, etc. A partir dessas consideraes, foram desenvolvidos outros conceitos e classificaes de meios de pagamento mais abrangentes, de acordo com o grau de liquidez do ativo financeiro. Estas classificaes divergem de autor para autor, terminando, muitas vezes, por serem convencionais e arbitrrias. No caso brasileiro, segue-se o critrio adotado pelo Banco Central critrio este que tem se alterado muito nestes ltimos anos, principalmente em funo do surgimento de inmeros tipos de aplicaes financeiras. Assim, por exemplo, nos anos noventa, o Banco Central adotava os seguintes conjuntos de meios de pagamento:
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE ECONOMIA I PROF. MOZART FOSCHETE

M1 = PMP + DVbc M2 = M1 + FAF + ttulos pblicos (federais, estaduais e municipais) em poder do pblico M3 = M2 + depsitos de poupana M4 = M3 + ttulos privados (depsito a prazo, letras hipotecrias e letras de cmbio) A importncia desses conceitos ressaltada no momento em que o Banco Central, por competncia legal, procura controlar a quantidade de moeda na economia, como parte, digamos, de uma estratgia de combate inflao. A questo que, ento, se coloca : no controle da inflao, deve o Banco Central controlar a quantidade de meios pagamento (= oferta monetria). Para tanto, deve aquela autoridade monetria assestar suas baterias sobre qual deles? M1? M3? M4? Na verdade, no h consenso sobre isso entre os economistas. O Banco Central, por falta, talvez de condies tcnicas, limita-se a controlar apenas a evoluo do M1.

6.4. Criao e Destruio de Moeda


Este um assunto que, recorrentemente, tem sido objeto de questes de provas de concursos onde entra a disciplina Economia. E o que vem a ser criao e destruio de moeda (ou, alternativamente, criao e destruio de meios de pagamento)? fcil entender isso. Seno, vejamos: Diariamente, o pblico - isto , os indivduos e as empresas -, realiza operaes com o setor bancrio comercial2, operaes estas traduzidas em depsitos, saques, pagamentos diversos (luz, telefone), tomada ou quitao de emprstimos, etc. Dependendo da natureza dessas operaes, o total de ativos monetrios da economia isto , os meios de pagamento (M1) poder se reduzir ou aumentar. Se o resultado for um aumento
De uma forma simples e sinttica, banco comercial aquele que abre conta corrente e emite tales de cheque para seus clientes.
2

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE ECONOMIA I PROF. MOZART FOSCHETE 10

dos meios de pagamento, tem-se a uma criao de moeda; se ocorrer uma reduo dos meios de pagamento, tem-se uma destruio de moeda. Ento, o que se tem de verificar, aps a operao bancria, se o total de meios de pagamento se alterou para mais ou para menos. Para um melhor entendimento da explicao a seguir, interessante que voc conhea dois conceitos novos: primeiro, o conceito de haver monetrio; segundo, o de haver no-monetrio. Haver ou ativo monetrio corresponde a um dos componentes dos meios de pagamento (M1), ou seja, ou o papel-moeda em poder do pblico ou o depsito vista. J haver no-monetrio todo ativo possudo pelo pblico que no seja meio de pagamento (M1), como, por exemplo, aes, promissrias, ttulos do governo, carro, lote, imveis, etc. Entendida, assim, a diferena entre haver no-monetrio e haver monetrio, fica mais fcil entende a criao e a destruio de moeda. Seno, vejamos: No processo de criao de moeda, o pblico entrega ao setor bancrio um haver no-monetrio (por exemplo, uma promissria) e recebe deste um haver monetrio (por exemplo, um emprstimo traduzido num depsito vista). No caso de destruio de moeda, o pblico entrega ao banco um ativo monetrio (digamos, dinheiro em espcie) e recebe um ativo nomonetrio (a promissria vencida). Vale repetir que a criao ou destruio de moeda s ocorre se, da operao entre o pblico e o banco, resultar uma alterao do total de meios de pagamento do pblico. Isto significa dizer que, se um indivduo paga sua conta de luz com um cheque de sua conta corrente no haver nem criao nem destruio de moeda, pois a queda de seus depsitos vista compensada pelo aumento dos depsitos da companhia de eletricidade que tambm pblico. Da mesma forma, se um correntista vai ao banco e saca de sua conta corrente, com um cheque seu, nada ocorre, de vez que ele trocou um ativo monetrio (depsito vista) por outro (dinheiro em espcie). Mas, claro, se ele saca de sua conta de poupana, h criao de meios de pagamento, pois os depsitos de poupana so considerados haveres nomonetrios.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE ECONOMIA I PROF. MOZART FOSCHETE 11

6.5. Base Monetria e o Multiplicador Bancrio


Conceitualmente, a poltica monetria consiste no controle da oferta monetria e das taxas de juros, pelas autoridades monetrias (Banco Cetral), atravs do uso de instrumentos diretos e indiretos (que sero vistos mais adiante), com vistas a controlar o nvel de liquidez do sistema econmico. A poltica monetria deve, por outro lado, se inserir no contexto da poltica econmica global do governo, procurando, sempre que possvel, a compatibilizao e o atingimento de seus objetivos macroeconmicos. Quando se fala em controle da oferta monetria, pensa-se, imediatamente, que basta o Banco Central parar de emitir moeda, e tudo se arranja. Mas, as coisas no so assim to simples. No se pode esquecer que os bancos comerciais tm uma grande capacidade para criar moeda atravs de emprstimos que se transformam em novos depsitos, que do origem a novos emprstimos, e assim por diante. atravs dos emprstimos que os bancos multiplicam o dinheiro circulante na economia. Quanto mais emprstimos fizerem, maior ser a multiplicao dos meios de pagamentos. A origem desses emprstimos, como se disse, est nos depsitos captados pelo banco. Assim, um grande condicionante do volume dos emprstimos o volume de depsitos vista no banco. Um outro condicionante o montante ou proporo dos depsitos vista que o banco pode emprestar. Obviamente, os bancos gostariam de emprestar todo o volume de depsitos, mas este desejo esbarra na necessidade imperiosa de se manter em caixa, sob a forma de moeda, uma parcela dos depsitos para o pagamento de cheques dos clientes. Mas, as limitaes ao volume de emprstimos que os bancos podem efetuar vo mais alm, pois ainda existem restries impostas por lei e outras medidas restritivas, de iniciativa do prprio Banco Central. Com estas consideraes, podemos, ento, partir para a derivao do chamado multiplicador bancrio (k) dos meios de pagamentos, relativamente ao volume de dinheiro que o Banco Central coloca em circulao dinheiro, este dito, de alto poder
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE ECONOMIA I PROF. MOZART FOSCHETE 12

de expanso e que, tecnicamente, denominado de Base Monetria (B). Contabilmente, a Base Monetria dada pela soma dos valores constantes do chamado passivo monetrio do Banco Central que se compe de: i) - o papel-moeda em poder do pblico (PMP); ii) - o caixa em moeda corrente dos bancos comerciais (R1); iii) - os depsitos voluntrios dos bancos comerciais junto ao Banco Central (R2); e, iv) - os recolhimentos compulsrios dos bancos comerciais, tambm junto ao Banco Central (R3) Assim temos: B = PMP + R1 + R2 + R3 (1) Mas, como PMP + R1 = PMC (veja o item atrs Indicadores Monetrios), temos que a base monetria pode ser definida ainda como: B = PMC + R2 + R3 (2) E, j que R = R1 + R2 + R3, ento a base monetria pode tambm ser definida como: B = PMP + R (3)

sendo R = total das reservas ou encaixes dos bancos comerciais (R= R1 + R2 + R3). J os meios de pagamento (M1), como sabemos, so assim constitudos: M1 = PMP + DVbc (4) E sendo o total de meios de pagamento um mltiplo da base monetria (B), resultado do processo multiplicativo dos emprstimos bancrios, deduz-se que o multiplicador (k) dos
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE ECONOMIA I PROF. MOZART FOSCHETE 13

meios de pagamento dado pela relao entre o total de M1 e a base monetria, ou k = M1/B ou ainda, M1 = B . k (6) (5)

Para se achar a expresso ou frmula do valor do multiplicador, consideremos as seguintes expresses: Considere as seguintes relaes comportamentais do pblico: i) d1 = PMP/M1 ii) d2 = DVbc/M1 ou, d1M1 = PMP ou, d2M1 = DVbc (7) (8)

A equao (7) mostra qual a proporo do papel-moeda em poder do pblico em relao ao total de meios de pagamento (M1); j a equao (8) indica qual a proporo dos depsitos vista nos meios de pagamento. Logo, M1 = d1M1 + d2M1 1 = d1 + d2 e, d1 = (1 - d2) (10) (9) E, dividindo-se todos os termos da equao (9) por M1, tem-se:

Recorde-se, agora, que a base monetria definida por: B = PMP + R (3)

Para se saber qual a frao ou percentual das reservas ou encaixes totais (r) em relao aos meios de pagamento, dividimos as reservas totais (R) pelos depsitos vista (DVbc), ou:
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE ECONOMIA I PROF. MOZART FOSCHETE 14

r = R/DVbc ou R = rDVbc ou, ainda, R = rd1M1 (11) onde, r = taxa de reserva ou encaixe total. Substituindo (7) e (11) em (3), tem-se: B = d1M + rd2M1 Substituindo (10) em (12), tem-se: B = (1 - d2)M1 + rd2M1 Operando a expresso (13), obtm-se: (13) (12)

B = (1 d2 ) + rd2 M1
B =1 d2 (1 r) M1
M1 = B 1 d 2 (1 r)

M1 =

1 .B 1 d2 (1 r)

(14)

Ou seja, M1 igual ao valor da base monetria (B) vezes o multiplicador (k), sendo
1 1 d 2 (1 r )

k=

(15)

onde, d2 = frao dos meios de pagamentos que o pblico mantm sob a forma de depsitos vista nos bancos comerciais; e,

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE ECONOMIA I PROF. MOZART FOSCHETE 15

r = frao dos depsitos vista que os bancos comerciais mantm como encaixes totais. Vejamos um exemplo numrico: Suponha que os depsitos vista correspondam a 80% dos MP e que a taxa de reservas bancrias (r) seja 30% dos depsitos vista. Com esses dados, vamos calcular o valor de k: Fazendo as devidas substituies na equao (15), acima, temos:
k= 1 1 1 1 = = = = 2,7 1 0,9(1 0,3) 1 0,9(0,7) 1 0,63 0,37

Pela expresso (15), pode-se deduzir que a expanso dos meios de pagamento, isto , da oferta monetria, pode ocorrer em trs situaes: i) - por aumento das operaes ativas do Banco Central via aumento da emisso (o que aumenta B);

ii) - por aumento de d2, isto , da proporo dos depsitos vista do pblico nos bancos comerciais em relao ao total dos meios de pagamentos; e, iii) por reduo da relao encaixes/depsitos vista nos bancos comerciais. Deve-se observar que, na execuo da poltica monetria e para controle da oferta monetria, as autoridades monetrias tm relativo controle sobre os itens (i) e (iii), mas nenhum controle sobre (ii) que depende exclusivamente do comportamento do pblico. No entanto, como se admite uma relao mais ou menos estvel ou pelo menos previsvel entre os DVbc e M1, pode-se, em princpio, afirmar que as autoridades monetrias podem controlar relativamente a expanso da oferta monetria. Este controle exercido diretamente sobre a base monetria e indiretamente sobre o multiplicador (k) atravs do uso de diversos instrumentos.

6.6 Instrumentos Clssicos de Controle Monetrio


www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE ECONOMIA I PROF. MOZART FOSCHETE 16

Como foi visto, o volume da oferta monetria (= meios de pagamento) depende de mudanas na base monetria e/ou de alteraes no valor do multiplicador (k). A tarefa fundamental do Banco Central o de adequar o volume de meios de pagamento s reais necessidades da economia tendo em vista o atingimento dos objetivos macroeconmicos. Ocorre, no entanto, que, mesmo que haja uma programao monetria pela qual se prev a evoluo dos agregados monetrios, ms a ms, em decorrncia do esperado comportamento das contas externas do Pas, das operaes do Banco Central com o Tesouro Nacional e de emprstimos dos bancos oficiais aos bancos privados e ao setor produtivo nem sempre o programado se comporta como esperado. Vez por outra, observa-se uma expanso exagerada dos meios de pagamento; outras, uma contrao desse agregado, com evidente escassez de dinheiro na economia, com graves prejuzos para os negcios. Para controlar a liquidez da economia, mantendo-a em nveis compatveis com as necessidades conjunturais da economia, o Banco Central dispe de diversos instrumentos que ora atuam sobre a base monetria, ora sobre o multiplicador bancrio (k). Os instrumentos mais tradicionais geralmente usados pelo Banco Central so: a) controle da emisso; b) fixao da taxa de recolhimento compulsrio; c) operaes de redesconto de liquidez; e, d) operaes de mercado aberto (open market). a) Controle da emisso sobre este instrumento no h o que falar. Basta que se desligue a tomada da mquina impressora de dinheiro e a emisso monetria estar controlada. b) Fixao da taxa de recolhimento compulsrio trata-se de um percentual dos depsitos vista que os bancos comerciais devem recolher peridica e obrigatoriamente ao Banco Central.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE ECONOMIA I PROF. MOZART FOSCHETE 17

Claramente, quanto maior esta taxa, maior ser o valor de r (taxa de encaixes totais) e vice-versa, j que os recolhimentos compulsrios so uma parte das reservas totais dos bancos. Assim, na medida em que o Conselho Monetrio Nacional decide elevar o percentual dos recolhimentos compulsrios (r3), o multiplicador (k) se reduz, uma vez que a medida levar a uma disponibilidade menor de recursos para os bancos efetuarem emprstimos. A recproca , tambm, verdadeira. c) Operaes de redesconto consistem num emprstimo de ltima instncia e de curtssimo prazo que o Banco Central faz aos bancos comerciais sempre que estes estiverem com falta de liquidez, isto , com falta de recursos em caixa para atender s demandas de seus clientes. Por isso mesmo so tambm chamados de emprstimos de liquidez. Ao realizar tais operaes, o Banco Central funciona como banco dos bancos, descontando ttulos dos bancos a taxas de juros prefixadas. Como instrumento de controle monetrio, o redesconto inibe ou estimula os bancos a tomar o emprstimo atravs de: a) alteraes das taxas de juros cobradas pelo Banco Central; b) mudana dos prazos concedidos para que os bancos quitem sua dvida; c) fixao de tetos ou limites para a tomada do emprstimo; d) exigncia de garantias (ttulos pblicos ou o prprio compulsrio); e) controle da freqncia de utilizao do emprstimo. d) operaes de mercado aberto (open market) o mercado aberto, num sentido amplo, pode ser entendido como o mercado onde so transacionados os mais diversos ttulos pblicos federais e estaduais e bancrios privados, de rentabilidade pr ou ps-fixada. No entanto, entendido como instrumento de poltica monetria, as operaes de mercado aberto consistem na compra e/ou venda de ttulos pblicos federais (NTN, LBC, LFT, BTN, etc.) pelo Banco

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE ECONOMIA I PROF. MOZART FOSCHETE 18

Central, com o objetivo de influenciar o nvel das reservas bancrias e, da, o fluxo de crdito. As operaes de mercado aberto, pela sua flexibilidade, se constituem no mais poderoso instrumento de que dispe o Banco Central para regular o nvel de liquidez da economia no curtssimo prazo. Assim, por exemplo, quando as autoridades monetrias desejam enxugar o mercado monetrio, emitem e vendem lotes volumosos de ttulos federais, retirando dos bancos e do pblico a quantidade desejada de moeda. Contrariamente, se a inteno for a oposta, isto , expandir o nvel de oferta monetria, o Banco Central realiza operaes macias de resgate (isto , de compra) desses ttulos, injetando moeda no sistema. Estes so, em sntese, os instrumentos clssicos de controle monetrio usados pelo Banco Central. Obviamente, sempre existiro outros que, eventual e conjunturalmente, podem ser utilizados, como, por exemplo, a limitao ou fixao de tetos para emprstimos, medida que, no raras vezes, foi usada no Brasil ao longo dos anos 80.

6.7. Teoria Quantitativa da Moeda


A teoria quantitativa, na verso clssica, enfatiza a funo da moeda como meio de trocas. Assim, em qualquer perodo, o valor global das transaes igual ao nmero de transaes (T), multiplicado pelo seu preo mdio (P). Esse valor, por seu turno, ser idntico ao fluxo monetrio que igual quantidade de moeda ou meios de pagamento (M) multiplicado pelo nmero de vezes que a moeda trocou de mo (V) naquele perodo. Resulta, da, a conhecida equao das trocas que geralmente apresentada como: MV = PT (16)

Posteriormente, por razes essencialmente prticas, o nmero de transaes (T) foi substitudo pelo nvel de renda (Y) uma vez que se dispe de estatsticas sobre a renda e no sobre a quantidade de transaes. Neste caso, feita a hiptese de que o
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE ECONOMIA I PROF. MOZART FOSCHETE 19

nvel das transaes totais seja proporcional ao nvel da renda, passando a equao (16) a ser, ento, reescrita como: MV = PY onde, M = estoque de moeda (meios de pagamento) V = a velocidade de circulao deste estoque, isto , o nmero de vezes que cada unidade monetria empregada durante o perodo escolhido; P = o nvel mdio de preos (ndice); e, Y = o nvel da renda ou produto real. Tal como se apresenta, dada a definio de V, a equao (16) necessariamente verdadeira em relao a quaisquer valores de M, P e Y. Trata-se, no caso, de uma equao definicional ou tautolgica, isto , verdadeira em si mesma e, como tal, nada acrescenta de novo teoria econmica. No entanto, introduzindo-se certas hipteses sobre algumas de suas variveis, tal como fizeram os clssicos, a equao das trocas pode se tornar de alguma utilidade. Deste modo, so colocadas as seguintes hipteses: Ia oferta monetria exgena, no sentido de que as autoridades monetrias (no caso, o Banco Central) controlam a quantidade de moeda na Economia; (17)

II supe-se que no h desemprego no pas, e que, portanto, o nvel da renda ou produto constante no curto prazo, ao nvel do pleno emprego dos fatores; III tambm a velocidade de circulao da moeda (V) constante no curto prazo dado que determinada por fatores institucionais, padres comerciais, e hbitos de compras e pagamentos, alm do estado da tecnologia utilizada no processo de transaes, citando-se, entre estes, os seguintes: a) institucionalizao, por determinaes legais, da periodicidade de pagamentos salariais (semanal, mensal);

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE ECONOMIA I PROF. MOZART FOSCHETE 20

b) o grau de sofisticao do sistema especialmente na compensao de cheques; e, c) os hbitos de compras da populao.

financeiro,

Todos estes fatores so, a rigor, constantes num curto perodo, digamos, 6 meses. Assim, com as hipteses de que V e Y so invariveis a curto prazo, uma alterao na quantidade de M (para mais ou para menos), determina uma variao, na mesma proporo, no nvel mdio de preos. E a igualdade expressa na equao (16) se transforma numa teoria de determinao de preos, ou seja: P = MV
Y

(17)

Um exemplo numrico: Suponha que, hoje, os valores das variveis da equao (16) sejam: M = 200; Y = 100. Substituindo estes valores na equao (16), temos: 200 x 5 = 10 x 100 ou, 1000 = 1000, Suponha, agora, que o Banco Central aumente a quantidade de meios de pagamento (atravs, por exemplo, de uma emisso monetria) no montante de 30%, ou, em valores absolutos, em 60 unidades monetrias. Como V e Y, por hiptese, so valores constantes no curto prazo, o ajuste da equao (16) para que seus dois lados tenham o mesmo valor, ocorrer no nvel de preos (P), assim: 260 x 5 = P x 100
P= 260 x5 1.300 = = 13 100 100

V = 5 (constante, no curto prazo); P = 10; e

ou seja, o nvel geral dos preos (P) se elevou de 10 para 13, um aumento de 30% - exatamente igual ao aumento ocorrido na quantidade de dinheiro em circulao. Ou seja, aumentos de

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE ECONOMIA I PROF. MOZART FOSCHETE 21

moeda, sem que o nvel do PIB tenha aumentado, s concorre para gerar inflao. Da, vem a concluso dos tericos da escola clssica: a moeda um fator tipicamente neutro, servindo, por assim dizer, apenas como um lubrificante para a melhor operao das foras reais da economia. Para os clssicos, variaes na quantidade real de moeda somente afetam o nvel agregado de preos.

6.8. Sistema Financeiro Nacional: Constituio e Funes


O Sistema Financeiro Nacional (brasileiro) constitudo de dois grupos distintos de entidades financeiras: ISistema Monetrio composto pelas entidades que criam moeda, isto , meios de pagamento (= papel moeda em poder do pblico e depsitos vista, do pblico, nos bancos comerciais). Fazem parte deste sistema o Banco Central do Brasil chamado de Autoridades Monetrias que tem o poder de emitir moeda , e os bancos comerciais, pblicos e privados que recebem depsitos vista do pblico e efetuam emprstimos de curto prazo. II Sistema No-Monetrio abrange todas as entidades de intermediao financeira no-bancria (isto , exclusive bancos comerciais). Fazem parte desse sistema diversas entidades financeiras que se distinguem uma da outra pela sua principal operao passiva (captao de recursos) e sua principal operao ativa (aplicao dos recursos captados). Como principais entidades do sistema no-monetrio, citam-se: a) Bancos de Desenvolvimento so entidades oficiais (governamentais) de crdito, cujas principais operaes passivas so os recursos do PIS/PASEP, FINSOCIAL, transferncias do oramento do governo e emprstimos externos; suas operaes ativas se limitam a emprstimos para capital de giro e de capital fixo para empresas (para implantao ou expanso). A principal
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE ECONOMIA I PROF. MOZART FOSCHETE 22

entidade deste subsistema o Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social (BNDES) havendo diversos outros bancos regionais e estaduais de desenvolvimento (BDMG, BRB, BANDESUL, BANDERJ). b) Bancos de Investimentos so entidades privadas, com finalidades semelhantes s dos bancos de desenvolvimento, atuando, de certa forma, como complementares a estes no fornecimento de crdito s empresas, mas seguindo as leis e taxas de juros praticadas no mercado. Suas principais fontes de recursos so os depsitos a prazo (CDB) e emprstimos externos. c) Sistema Financeiro da Habitao tendo como rgo central a Caixa Econmica Federal. Fazem parte deste subsistema as entidades que tm como objetivo captar recursos atravs de cadernetas de poupana e, eventualmente, atravs de venda de letras hipotecrias ou imobilirias, e destinando tais recursos ao financiamento de construo e/ou aquisio de moradias. So exemplos as Caixas Econmicas Estaduais, as Sociedades de Crdito e Investimentos (SCI) e as entidades dos bancos privados que compem o Sistema Brasileiro de Poupana e Emprstimo (SBPE). d) Sociedades de Crdito, Financiamento e Investimento mais conhecidas como financeiras, so aquelas entidades que tm na venda de letras de cmbio sua principal operao passiva e, como principal operao ativa, o financiamento ao consumidor para aquisio de bens de consumo durveis (eletrodomsticos, automveis, etc.). Importante observar que essas entidades no existem isoladamente. Em geral, fazem parte de uma empresa maior a holding. Assim, por exemplo, o BRADESCO uma grande holding do sistema financeiro, composto de um Banco Comercial Bradesco, um Banco de Investimento Bradesco, uma Financeira Bradesco, uma Seguradora Bradesco, uma Corretora e uma Distribuidora Bradesco, e assim por diante.

6.9. Funes Clssicas de um Banco Central


As funes tpicas ou clssicas de um banco central so:

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE ECONOMIA I PROF. MOZART FOSCHETE 23

a) banco emissor de papel-moeda; b) banqueiro dos bancos comerciais; c) banqueiro do Tesouro Nacional; d) depositrio das reservas internacionais do Pas. Se se organizarem as contas de captao e de aplicao de recursos do Banco Central sob a forma de um balancete com passivo (fontes de recursos) e ativo (aplicao de recursos) veremos que aquelas funes esto espelhadas nas diversas rubricas ou contas do balancete. Para melhor anlise, costuma-se dividir as contas do passivo em dois grupos: passivo monetrio e passivo no-monetrio, conforme a natureza da conta. Os recursos no-monetrios so aqueles que no se encontram disposio do pblico, no sendo, portanto, exigveis a curto prazo. J os recursos monetrios se constituem de todos aqueles valores exigveis a curto prazo (o PMC, os depsitos voluntrios e compulsrios dos bancos comerciais). Registre-se desde j que, por definio, o passivo monetrio do Banco Central igual Base Monetria, como se ver mais adiante. Voltando, agora, ao balancete do Banco Central, nota-se que, como rgo emissor de papel-moeda, o total emitido aparece no passivo monetrio, como uma das fontes de financiamento do Banco Central, lembrando que, na prtica, aparece, apenas, o PMC, de vez que na consolidao do balancete, elimina-se do ativo e do passivo o encaixe em moeda do Banco Central (recordando que PME encaixe do Banco Central = PMC). Continuando, como banqueiro dos bancos, aparecem no passivo os depsitos voluntrios e o recolhimento compulsrio dos bancos comerciais, enquanto no ativo aparecem os redescontos e outros emprstimos queles bancos. Como banqueiro do Tesouro Nacional, aparecem no passivo os depsitos do Tesouro Nacional (geralmente, frutos da arrecadao de impostos) e, no ativo, o saldo dos ttulos pblicos federias e emprstimos Unio. Como depositrio das reservas internacionais do Pas, aparece no ativo o contra-valor dessas reservas em cruzeiros.
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE ECONOMIA I PROF. MOZART FOSCHETE 24

Como banco de fomento, funo que o Banco Central do Brasil vem, paulatinamente, abandonando para se tornar um verdadeiro banco central nos moldes clssicos, aparecem no passivo recursos de diferentes fontes legais e, no ativo, o repasse desses recursos a entidades oficiais (ou mesmo privadas) de crdito para financiamento dos setores produtivos. * * * Com essas colocaes, encerramos esta nossa 6 Aula. A seguir, so apresentados alguns exerccios de reviso e fixao sobre balano de pagamentos e taxa de cmbio. At nossa prxima aula. ___________________ EXERCCIOS DE REVISO E FIXAO: (gabarito ao final)
1. Com relao s diversas formas assumidas pela moeda, ao longo da histria, esto corretas as afirmativas abaixo, exceto: a) economia de escambo aquela em que se trocam mercadorias por mercadoria, no existindo moeda como meio de troca; b) moeda-papel era um certificado com lastro integral (e, depois, parcial) em ouro; c) o papel-moeda no dispe de lastro em ouro, ou seja, no pode ser resgatado; d) a moeda bancria ou escritural representada pelo dinheiro em caixa nos bancos comerciais e pela emisso monetria; e) a moeda-mercadoria assumiu diversas formas, como, por exemplo, sal, peles, ostras, etc. 2. Com relao evoluo e formas de moeda, esto corretas as alternativas abaixo, exceto: a) pelo sistema de trocas indiretas, uma mercadoria qualquer escolhida como meio de troca, por conveno social. b) para que uma mercadoria se mantivesse por longo tempo como moeda era indispensvel que fosse escassa, no-perecvel e passvel de diviso; c) os sistemas de trocas diretas so aqueles em que se utilizam mercadorias como moeda; d) entende-se como moeda-papel os certificados de depsitos emitidos pelas casas de custdia e que tinham lastro em metais preciosos, particularmente em ouro; e) entende-se por reconverso de um certificado de depsito a sua troca pelo lastro metlico que lhe deu origem.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE ECONOMIA I PROF. MOZART FOSCHETE 25

3. So formas de moeda existentes modernamente, exceto: a) papel-moeda; b) moeda metlica; c) moeda-papel; d) moeda bancria ou escritural. 4. So funes da moeda, exceto: a) reserva de valor; b) intermediria ou meio de trocas; c) servir de lastro para o papel-moeda em circulao; d) unidade de conta ou padro de valor. 5. A moeda escritural ou bancria representada: a) pelos depsitos vista do pblico nos bancos comerciais; b) pelo talo de cheques; c) pelos depsitos de poupana nos bancos; d) pelos depsitos a prazo e vista nos bancos; e) por todos os ativos financeiros aceitos como meio de trocas. 6. Com relao aos conceitos monetrios, esto corretas as afirmativas abaixo, exceto: a) o papel-moeda em circulao igual ao papel-moeda em poder do pblico mais o dinheiro em caixa nos bancos comerciais; b) o papel-moeda em poder do pblico igual ao papel-moeda emitido menos dinheiro em caixa do Banco Central; c) o papel-moeda emitido igual ao papel-moeda em circulao mais o dinheiro em caixa do Banco Central; d) o papel-moeda emitido igual ao papel-moeda em poder do pblico mais o dinheiro em caixa do Banco Central e em caixa dos bancos comerciais. 7. So expresses sinnimas: a) papel-moeda e moeda-papel; b) moeda bancria e moeda escritural; c) moeda inconversvel e moeda bancria; d) moeda fiduciria e moeda escritural; e) nenhuma das alternativas anteriores. 8. A expresso a liquidez por excelncia aplica-se: a) apenas ao papel-moeda conversvel em metais preciosos; b) apenas moeda escritural, por representar depsitos vista no sistema bancrio comercial, que podem ser retirados a qualquer instante e sem prvio aviso; c) ao ouro, nico ativo lquido por excelncia; d) ao papel-moeda, simplesmente; e) por definio, a quaisquer formas de moeda.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE ECONOMIA I PROF. MOZART FOSCHETE 26


9. A expresso quase-moeda aplica-se: a) a todos os ativos financeiros; b) aos ativos financeiros no-monetrios, de elevado ndice de liquidez; c) s formas primitivas de moedas no-metlicas; d) s formas fiducirias de moedas destitudas de valor legal; e) nenhuma das alternativas anteriores. 10. O conceito convencional de meios de pagamento dado pela soma: a) do papel-moeda e das moedas metlicas em poder do pblico com os ttulos de emisso do Tesouro Nacional; b) dos depsitos vista do pblico nos bancos comerciais, com o papelmoeda em circulao e com ttulos da Dvida Pblica; c) do papel-moeda e das moedas metlicas em poder do pblico com os depsitos vista do pblico nos bancos comerciais; d) do papel-moeda com as moedas metlicas em circulao; e) nenhuma das alternativas anteriores. 11. Identifique abaixo as operaes de criao (C) e de destruio (D) de meios de pagamento, ou nenhuma destas alternativas (N): a) ( ) O Z Pereira leva ao Banco Popular R$ 5.000,00 e efetua um depsito vista. b) ( ) O Z Patriota prefere efetuar depsito vista no Banco do Brasil. c) ( ) J a Maria Clarineta leva ao Banco Clarim R$ 10.000,00 e efetua um depsito a prazo. d) ( ) O Banco of London, com sede no Rio, compra do Z Export todas as suas cambiais no valor de US$ 100. e) ( ) O Banco of New York, com sede em So Paulo, vendeu cambiais no valor de R$ 10.000,00 ao Joaquim Import. f) ( ) A empresa Z Galo leva ao Banco Galinheiro uma duplicata para desconto, depositando vista no mesmo banco o dinheiro recebido. g) ( ) O Banco Confiante compra ttulos da dvida pblica possudos pelos Irmos Desconfiados. h) ( ) O Banco Morada Velha vende uma casa a Pedro Semorada, recebendo o pagamento vista em dinheiro. i) ( ) O Banco Semfronteira aumenta seu capital vendendo aes ao pblico. j) ( ) O Banco Central redesconta uma duplicada em poder do Banco Promissrio, entregando papel-moeda a este ltimo. k) ( ) A Unio paga aos construtores da Ferrovia da Madeira, sacando sobre seus depsitos nas Autoridades Monetrias. 12. Suponha que o sistema monetrio tenha apresentado, em dezembro/2004, os seguintes dados (em R$ milhes): - papel-moeda emitido: 400 - moeda escritural: 600 - encaixe em moeda dos Bancos Comerciais (R1): 60 - demais encaixes ou reservas dos Bancos Comerciais: 240 - moeda em caixa das Autoridades Monetrias: 40

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE ECONOMIA I PROF. MOZART FOSCHETE 27

Considerando estes dados, o papel-moeda em circulao e o papel-moeda em poder do pblico so, respectivamente: a) 600 e 240; b) 360 e 300; c) 400 e 350; d) 340 e 280; e) 400 e 300. 13. Com base nos dados da questo 12, pode-se afirmar que o total de meios de pagamento (M1) e a Base Monetria so, respectivamente: a) 900 e 600; b) 900 e 300; c) 590 e 890; d) 300 e 290; e) 600 e 600. 14. Ainda com base nos dados da questo 12, o multiplicador dos meios de pagamento ser: a) 2,0; b) 1,0; c) 1,5; d) 3,0; e) 2,5. 15. Supondo que o papel-moeda em poder do pblico (PMPP) seja 20% do total dos meios de pagamentos e que o total de encaixes (ou reservas) bancrios seja 25% dos depsitos vista, ento o multiplicador bancrio dos meios de pagamento ser: d) 3,5; e) 4,0. a) 2,0; b) 2,5; c) 3,0; 16. No Brasil, a base monetria se compe de: a) total do papel-moeda emitido; b) papel-moeda em circulao mais depsitos vista nos bancos comerciais; c) papel-moeda em poder do pblico mais depsitos; d) papel-moeda em poder do pblico, mais encaixe em moeda dos bancos comerciais, mais depsitos voluntrios dos bancos no Banco Central e mais recolhimento compulsrio; e) papel-moeda em poder do pblico. 17. A oferta monetria (= meios de pagamento) dever se expandir caso ocorra uma das situaes abaixo, exceto: a) aumento das operaes ativas do Banco Central, via resgate de ttulos pblicos federais; b) reduo da proporo do papel-moeda em poder do pblico em relao ao total dos meios de pagamento; c) aumento da proporo dos depsitos vista do pblico nos bancos comerciais em relao ao total de meios de pagamento; d) reduo da relao encaixe/depsitos vista dos bancos comerciais; e) aumento da taxa de recolhimento compulsrio dos bancos comerciais. 18. Supondo que o total de reservas ou encaixes bancrios seja 40% dos depsitos vista, o multiplicador bancrio simples dos meios de pagamento ento : a) 4,0; b) 3,5; c) 3,0; d) 2,5; e) 2,0. 19. Quando o Banco Central realiza uma venda macia de ttulos pblicos federais, o efeito esperado :

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE ECONOMIA I PROF. MOZART FOSCHETE 28


a) reduo dos meios de pagamento e da taxa de juros; b) reduo dos meios de pagamento e aumento das taxas de juros; c) aumento dos meios de pagamento e das taxas de juros; d) aumento dos meios de pagamento e queda das taxas de juros. 20. So funes tpicas do Banco Central, exceto: a) banco dos bancos, recebendo recolhimentos compulsrios e efetuando emprstimos de liquidez (redesconto); b) banco emissor de moeda; c) agente do Tesouro Nacional; d) captador de depsito de poupana; e) fiscalizador do Sistema Financeiro Nacional. 21. O passivo monetrio do balancete consolidado do sistema monetrio igual a: a) meios de pagamento (M1); b) base monetria; c) papel-moeda em circulao; d) reservas bancrias. 22. No Brasil, a base monetria compe-se do: a) total do dinheiro emitido pelo Banco Central; b) papel-moeda em poder do pblico mais os depsitos vista do pblico nos bancos comerciais; c) papel-moeda em circulao, mais os depsitos voluntrios dos bancos comerciais junto s autoridades monetrias, mais os recolhimentos compulsrios dos bancos comerciais; d) passivo no-monetrio das autoridades monetrias. 23. O passivo monetrio do Banco Central igual a: a) Reservas bancrias; b) Papel-moeda emitido; c) Meios de pagamento; d) Papel-moeda em circulao; e) Base monetria. 24. O total de oferta monetria igual a: a) total de moeda emitida pelo Banco Central; b) base monetria; c) base monetria dividida pelo multiplicador; d) papel-moeda em poder do pblico mais os depsitos vista do pblico nos bancos comerciais. 25. A oferta monetria dever se expandir caso ocorra uma das situaes abaixo, exceto: a) aumento das operaes ativas do Banco Central via aumento da emisso ;

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE ECONOMIA I PROF. MOZART FOSCHETE 29


reduo da relao encaixe/depsitos vista dos bancos comerciais; c) aumento da proporo dos depsitos vista do pblico nos bancos comerciais em relao ao total de meios de pagamento; d) aumento da proporo do papel-moeda em poder do pblico em relao ao total de meios de pagamento. 26. So instrumentos clssicos de controle monetrio, exceto: a) operaes de redesconto de liquidez; operaes de mercado aberto; b) c) a limitao do volume de papel-moeda em poder do pblico; d) a fixao da taxa de recolhimento compulsrio sobre os depsitos vista nos bancos comerciais. 27. No sentido restrito de instrumento de poltica monetria, as operaes de mercado aberto consistem: a) num mercado onde so transacionados os mais diversos ttulos pblicos e bancrios privados; b) num mercado onde so transacionados ttulos de rentabilidade no fixada; c) na compra e/ou venda de ttulos pblicos federais pelo Banco Central; d) na compra e/ou venda de ttulos pblicos federais e ttulos privados pelos bancos comerciais e pblico em geral. __________________ G A B A R I T O: 1. d; 2. c; 3. c; 4. c; 6. b; 7. b; 8. d; 9. b; 11. aN; bN; cD; dC; eD; fC; gC; hD; iD; jN; kN. 12. b; 13. a; 14. c; 15. b; 17. e; 18. d; 19. b; 20. d; 22. c; 23. e; 24. d; 25. d; ______________ 5. a; 10. c; 16. d; 21. a; 26. c; b)

27. c.

www.pontodosconcursos.com.br

Potrebbero piacerti anche