Sei sulla pagina 1di 4

OBTENO DE MATRIA PELOS SERES HETEROTRFICOS

HETEROTRFICOS

MICROCONSUMIDORES

MACROCONSUMIDORES

Bactrias

Fungos

Herbvoros

Omnvoros

Carnvoros

O TIPO DE NUTRIAO VARIA DE SER VIVO PARA SER VIVO Fungos (cogumelos): 1 decompem a matria orgnica e s depois que absorvem as substncias de que necessitam para sobreviver. Ser Humano: Possui estruturas adequadas realizao da digesto, ou seja, transformao de polmeros em monmeros. Ocorre o metabolismo celular*. Tipo de nutrio ingesto. * Metabolismo celular conjunto de todas as reaces qumicas que ocorrem na clula. o MEMBRANA PLASMTICA

Modelo do Mosaico Fluido: fluido porque a membrana no esttica e porque tem movimento de protenas e fosfolpidos.

Imagem do Modelo do Mosaico Fluido

o Protenas Integrada (intrnseca): est no meio da camada. Perifrica (extrnseca): ou est ligada a uma protena integrada ou s cabeas dos fosfolpidos. Funes das protenas: - transporte de substncias hidrosolveis. - receptores de substncias. - funo enzimtica. o Lpidos Na membrana aparecem os fosfolpidos e o colesterol. Tm funo estrutural. Colesterol tem como funes, conferir uma certa rigidez membrana e diminuir a permeabilidade s molculas polares. *Fosfolpidos a camada fosfolipidica uma camada selectiva. As membranas no polares atravessam a membrana, enquanto que para que as substncias polares atravessem a membrana so necessrias protenas transportadoras. Os fosfolpidos tm movimentos laterais e transversais do tipo flip-flop.

Funo dos Lpidos: barreira selectiva. o Glcidos Os glcidos s esto presentes nas superfcies externas da membrana. Se o glcido est associado a uma protena designa-se Glicoprotena. Se o glcido est associado a um lpido designa-se glicolpido. Funo dos glcidos associados aos lpidos e s protenas: -receber informaes do meio externo. - receptor de mensageiros qumicos. FUNES DA MEMBRANA PLASMTICA: - barreira de separao entre dois meios distintos (o meio intra e o meio extracelular). - superfcie de troca de substncias de energia e de informao entre esses dois meios. - mantm a estrutura e o contedo celular.

*fosfolpidos molculas anfipticas (duas extremidades, 1 polar e outra apolar. A regio dos cidos
gordos [caudas] apolar o que a torna hidrofbica enquanto que a zona da molcula onde se encontra o glicerol e o cido fosfrico [cabea] polar e portanto hidroflica)

TRANPORTE ATRAVS DE MEMBRANAS

TRANPORTE ATRAVS DE MEMBRANAS

Mediado (h interveno de protenas transportadoras)

No mediado (no h interveno de protenas transportadoras) Em quantidade

Difuso facilitada

Transporte activo

Osmose

Difuso simples

No mediado: Osmose: o movimento da gua atravs da membrana faz-se sem o auxlio de protenas transportadoras. O meio interno de uma clula pode apresentar-se numa das trs situaes: - Se a concentrao de solutos for igual no meio interno e no meio externo, a clula diz-se Isotnica. - Se a concentrao de solutos do meio interno for superior do meio externo a clula diz-se Hipertnica. - Se a concentrao de solutos do meio interno for inferior do meio externo a clula diz-se Hipotnica. Meio hipertnico Diminui o volume celular. Diminui o tamanho do vacolo. H retraco do citoplasma. No h diminuio do volume celular. Plasmolizada Meio isotnico Mantm-se o volume celular. A dimenso do vacolo e o volume celular mantm-se. Meio hipotnico Aumento do volume celular. Pode ocorrer lise celular. Aumenta o tamanho do vacolo e o volume do citoplasma.

Clula animal

Clula vegetal

Clula

Normal

Trgida

Difuso simples: deslocao do soluto das zonas onde a sua concentrao elevada para onde a sua concentrao baixa (a favor do gradiente de concentrao). No h gasto de energia por parte da clula. No h interveno de protenas transportadoras. Mediado: Difuso facilitada: quem faz o transporte dos solutos so as protenas transportadoras. O transporte faz-se a favor do gradiente de concentrao. No meio extracelular existe muita glicose. Esta entra na clula. A protena transportadora liga-se glicose que altera a configurao da protena. Ao alterar a sua configurao, a protena permite que a glicose atravesse a membrana. A certa altura a protena desliga-se da glicose (substncia a transportar) e adquire a forma inicial. Transporte activo: transporte de substncias contra o gradiente de concentrao. H gasto de energia, ATP (adinosina trifosfato).

Bomba de Sdio e Potssio

Por cada 3 ies de sdio que saiem da clula, entram 2 de potssio 1. Os 3 ies de Na+ e 1 ATP ligam-se protena. Liga-se tambm protena um grupo fosfato (P). 2. O ATP transforma-se em ADP (adinosina difosfato), e quando o ADP libertado, provoca uma alterao na forma da protena. 3. Libertam-se 3 ies de Na+ no meio extracelular e 2 ies de K+ ligam-se protena. 4. O grupo fosfato libertado, e quando isto acontece provoca uma alterao no aspecto da protena. 5. Os 2 ies de K+ so libertados para o meio intracelular. Reinicia-se o ciclo. Quanto maior for a diferena de concentrao de soluto entre o meio intra e o meio extracelular, maior a velocidade de transporte. A bomba de sdio e a potssio fundamental na regulao osmtica e consequentemente do volume celular.

ENDOCITOSE E EXOCITOSE

Endocitose: entrada de substncias na clula por invaginao da membrana plasmtica. Forma-se uma vescula endocitica. - Pinocitose: entrada de substncias (substncias fluidas ou dissolvidas na gua) por invaginao da membrana plasmtica originando vesculas pinociticas. - Fagocitose: entrada de substncias (partculas de grandes dimenses) por invaginao da membrana originando vesculas fagociticas. - Mediada por receptores: entrada de substncias ligadas a receptores proteicos, a membrana sofre invaginao e formam-se vesculas. Estas vo estar novamente ligadas a receptores proteicos. Exocitose: sada de substncias da clula por fuso da vescula exocitica com a membrana plasmtica. Quando a vescula se funde com a membrana plasmtica da clula, o contedo da vescula liberta-se para o exterior.

Potrebbero piacerti anche