Sei sulla pagina 1di 20

Questo cd. 1000180 1) Um hidrocarboneto com 6 tomos de carbono, ao reagir a quente com o permanganato de potssio, produz butanona e etanal.

Assim sendo, pode-se afirmar que esse hidrocarboneto o: a) 3-metil-pentino-2 com um ismero ptico. b) 3-metil-penteno-2 e, como ismero de cadeia, o metil-ciclopentano. c) 2,2-dimetil-buteno-2 com isomeria geomtrica. d) 2-metil-penteno-1 com um ismero ptico. e) 2-metil-pentino-1 e, como ismero de cadeia, o ciclo-hexeno. Gabarito: "b" Sua resposta: "a"

comentar questo | ler comentrios

Questo cd. 1000189 2) A volumetria de neutralizao compreende titulaes de espcies cidas com soluo padro alcalina e titulaes de espcies bsicas com soluo padro cida. A respeito dessa tcnica volumtrica, est plenamente correta a alternativa: a) Sejam V1 e V2 , respectivamente, o volume da soluo padro A consumido na padronizao da soluo B e o volume da soluo A gasto na titulao do branco. Se, por distrao, em vez de V1-V2, o volume V1 for usado no clculo da concentrao da soluo B, a concentrao Cb ser menor do que o valor real. B b) Se a substncia padro usada na padronizao de uma soluo de HCl contm impurezas inertes ao prprio HCl, a concentrao encontrada do HCl ser menor do que o valor real. c) Na padronizao do NaOH com uma soluo padro secundrio de HCl, se o volume de NaOH pipetado for o dobro do descrito no procedimento, a concentrao encontrada para o NaOH ser o dobro do valor real. d) Se o Na2CO3 usado na padronizao do HCl contm NaHCO3, a concentrao encontrada do HCl ser maior do que o valor real. e) Na padronizao do HCl com uma soluo padro primrio de NaOH, se o volume de HCl pipetado for o dobro do descrito no procedimento, a concentrao encontrada para o HCl ser o dobro do valor real. Gabarito: "d" Sua resposta: "b"

comentar questo | ler comentrios

Questo cd. 1000195

3) Considere a representao destas possveis reaes, sendo todas em NaOH a quente.

I anidrido actico + NaOH II lcool etlico + NaOH III etilamina + clorofrmio + NaOH IV metanoato de etila + NaOH

O resultado de cada uma das reaes, de cima para baixo, : a) I CH3COONa; II no ocorre; III C2H5NC; IV CH3COONa e C2H5OH. b) I no ocorre; II C2H5ONa; III C2H5NC; IV no ocorre. c) I CH3COONa; II C2H5ONa; III no ocorre; IV CH3COOC2H5. d) I CH3COONa; II C2H5ONa; III C2H5NC; IV CH3COONa e C2H5OH. e) I no ocorre; II no ocorre; III C2H5CN; IV CH3COONa. Gabarito: "a" Sua resposta: "a"

comentar questo | ler comentrios

Questo cd. 1002245 4) Considere que 100,0 ml de uma soluo aquosa de um cido monoprtico reagiram com uma quantidade conveniente de zinco metlico, produzindo 0,010g de gs hidrognio. Nessas condies, o pH da soluo cida igual a:(admita o cido totalmente dissociado)

Dados: ma (Zn) = 65,4u, ma(H) = 1u. a) 3 b) 1 c) 4 d) 6 e) 5 Gabarito: "b" Sua resposta: "e"

comentar questo | ler comentrios

Questo cd. 1008748 5) Os gases de proteo, no processo de soldagem TIG (Tungsten Inert Gas), so direcionados pela tocha para o arco e a poa de fuso, para proteger o eletrodo e o material metlico fundido da contaminao atmosfrica. Assinale a resposta que NO apresenta um gs de proteo utilizado na soldagem atravs do processo TIG. a) Argnio. b) Hlio. c) Acetileno. d) Mistura de argnio com hlio. e) Mistura de argnio com hidrognio. Gabarito: "c" Sua resposta: "e"

comentar questo | ler comentrios

Questo cd. 1011826 6) Um propelente ou sistema propelente pode ser descrito como uma fonte balanceada de energia qumica que, por reao (geralmente de combusto), pode ser parcialmente convertida em energia cintica (energia til). correto afirmar que a) os propelentes slidos so mais fceis de serem armazenados, transportados, manuseados e utilizados. b) a mistura de hidrognio lquido e flor lquido consiste num propelente lquido de baixo impulso especfico. c) a mistura de perclorato de potssio e polibutadieno um propelente slido homogneo. d) os propelentes lquidos so mais difceis de serem armazenados, transportados, apresentam baixo custo e baixo impulso especfico. e) Nenhuma das alternativas acima Gabarito: "a" Sua resposta: "b"

comentar questo | ler comentrios

Questo cd. 1045008 7) Fuso a mudana dos seguintes estados fsicos da matria:

a) Lquido para gasoso. b) Slido para gasoso. c) Lquido para slido. d) Slido para lquido. e) Gasoso para lquido. Gabarito: "d" Sua resposta: "a"

comentar questo | ler comentrios

Questo cd. 1045018 8) A reao qumica que absorve (consome) calor denominada: a) Lenta. b) Rpida. c) Reversvel. d) Exotrmica. e) Endotrmica Gabarito: "e" Sua resposta: "a"

comentar questo | ler comentrios

Questo cd. 1125013 9) Podem-se dividir os compostos inorgnicos em quatro conjuntos, ou funes qumicas, de substncias com propriedades qumicas semelhantes, denominadas propriedades funcionais. Com base nestas propriedades qumicas, assinale a alternativa correta: a) Bases de metais alcalinos so solveis em gua. b) Sais so compostos moleculares que possuem um ction diferente de H+. c) Substncias bsicas deixam o papel tornassol na colorao vermelha, e substncias cidas deixam a fenolftalena incolor. d) Segundo Arrhenius, cidos so compostos inicos. e) O nitrito de potssio um sal formado a partir da reao de cido ntrico e hidrxido de potssio.

Gabarito: "a"

Sua resposta: "c"

comentar questo | ler comentrios

Questo cd. 1125022 10) xidos so compostos binrios nos quais o oxignio o elemento mais eletronegativo. Assinale a alternativa que contm a afirmao CORRETA sobre os xidos: a) O gelo seco (dixido de carbono slido), quando adicionado a um copo de gua contendo algumas gotas de fenolftalena, deixa a soluo rosa. b) A cal virgem (xido de clcio) no um cido, mas, se adicionada gua, deixar o meio com pH cido. c) Para neutralizar uma soluo fraca de HCl, pode-se borbulhar CO2 na soluo. d) Dixido de enxofre um poluente atmosfrico gerado em centros urbanos e industriais. Ao reagir com a gua da chuva produz o cido sulfrico, a chamada chuva cida. e) Muitos minrios so xidos, como a hematita (Fe2O3), da qual se extrai o ferro. Este xido reage com cidos formando sal e gua. Gabarito: "e" Sua resposta: "c"

1) Para a avaliao da qualidade do tratamento de efluentes, utilizamos alguns parmetros de controle, como OD, DQO e DBO5. Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir.

1) O oxignio dissolvido (OD) pode ser determinado por titulao (mtodo de Winkler) ou por eletrodo sensvel ao oxignio. 2) A DBO5 definida como a quantidade de oxignio necessria para oxidar a matria orgnica degradada pela ao de bactrias, sob condies aerbicas controladas (perodo de 5 dias a 20C). 3) A oxidao da matria orgnica na determinao da DQO realizada com permanganato de potssio em meio bsico. 4) Os valores encontrados na anlise da DBO5, na maioria das vezes, so maiores que os valores da DQO para o mesmo efluente.

Esto corretas apenas: a) 1 e 2

b) 1, 2 e 4 c) 1, 2 e 3 d) 3 e 4 e) 2 e 3 Gabarito: "a" Sua resposta: "b"

comentar questo | ler comentrios

Questo cd. 1003378 2) Considerando as reaes qumicas abaixo,

I. 4HNO3() + Cu(s) Cu(NO3)2(s) + 2NO2(g) + 2H2O(g) II. CaCO3(s) CO2(s) + CaO(s) III. 2Mg(s) + O2(g) 2 MgO(s) IV. H2SO4 (aq) + 2 NaOH(aq) Na2SO4(aq) + 2H2O()

CORRETO afirmar: a) Na reao I, o HNO3 o agente redutor e o nox do nitrognio +5. b) Na reao II, a decomposio do carbonato de clcio o Ca diminui o nox. c) A reao III representa a sntese de um xido e o O2 sofre oxidao. d) A reao IV de dupla troca e ocorre entre um cido e uma base. e) Nenhuma das alternativas acima Gabarito: "d" Sua resposta: "d"

comentar questo | ler comentrios

Questo cd. 1006003 3) Associe a coluna I coluna II.

Coluna I

1) Soluo neutra. 2) Neutralizao. 3) Sal. 4) Indicadores. 5) Cloro. 6) Bases.

Coluna II ( ) Substncia inica que pode ser obtida por reao entre um cido e uma base em soluo aquosa. ( ) Soluo em que a temperatura de 25C apresenta pH = 7. ( ) Substncia que permite verificar a faixa de viragem de pH de uma substncia ou mistura. ( ) Substncias que so amargas, escorregadias ao tato, por vezes corrosivas e condutoras de corrente eltrica em soluo aquosa. ( ) Reao entre cido e base, em soluo aquosa, da qual resulta um sal e gua. ( ) Substncia que se utiliza para tratar guas residenciais e piscinas.

A sequncia correta : a) 3, 1, 5, 6, 2, 4. b) 6, 1, 4, 3, 2, 5. c) 3, 1, 4, 6, 5, 2. d) 3, 1, 4, 6, 2, 5. Gabarito: "d" Sua resposta: "c"

comentar questo | ler comentrios

Questo cd. 1008746 4) Avalie as afirmaes abaixo.

I. O processo MIG (Metal Inert Gas) utiliza uma cobertura gasosa para proteger a zona do arco eltrico durante o processo de soldagem. Esta cobertura pode ser realizada pelo uso da mistura C25 (75% de argnio e 25% de CO2). II. A soldagem a gs realizada pela queima de propano ou butano com ar e oxignio de forma a produzir uma chama concentrada de alta temperatura. III. Os eletrodos revestidos utilizados na soldagem de aos carbonos so constitudos por dois elementos principais: a alma metlica, normalmente de ao de baixo carbono, e o revestimento. Os teores de fsforo e enxofre na composio da alma metlica devem ser muito baixos para evitar a fragilizao no metal de solda. a) Somente a afirmao III verdadeira. b) Somente as afirmaes I e II so verdadeiras. c) Somente as afirmaes II e III so verdadeiras. d) Todas as afirmaes so verdadeiras. e) Somente a afirmao I verdadeira. Gabarito: "e" Sua resposta: "e"

comentar questo | ler comentrios

Questo cd. 1010444 5) Uma determinada empresa lana seu efluente final com uma vazo de 5 L/s e com uma DBO mdia de 35,0 mgO2/L em um rio cuja vazo de 1800 m3/h, com DBO mdia de 1,0 mgO2/L. Calculando a DBO no ponto de mistura, o valor encontrado : a) Exatamente igual DBO mdia do rio. b) Menor que a DBO mdia do rio. c) Maior que a DBO mdia do rio. d) Maior que a DBO mdia do efluente. e) Exatamente igual DBO mdia do efluente. Gabarito: "c" Sua resposta: "c"

comentar questo | ler comentrios

Questo cd. 1044969

6) As doenas de veiculao hdrica so causadas por micro-organismos patognicos presentes nas: a) guas potveis. b) guas contaminadas. c) guas minerais sem gs. d) guas minerais gasosas. e) N.R.A. Gabarito: "b" Sua resposta: "b"

comentar questo | ler comentrios

Questo cd. 1044974 7) Nas solues lquidas de gua com sal e gua com acar, assinale quais so os solventes: a) gua e sal. b) Sal e acar. c) gua e gua. d) gua e acar. e) N.R.A. Gabarito: "c" Sua resposta: "a"

comentar questo | ler comentrios

Questo cd. 1082098 8) Em relao ao atendimento s crianas de 0 a 6 anos em creches e escolas NO correto afirmar que: a) um direito das crianas; b) um dever do Estado; c) tem como principal objetivo guardar as crianas para que as mes possam trabalhar; d) envolve a participao das famlias; e) envolve o respeito integridade fsica, identidade e autonomia das crianas. Gabarito: "c" Sua resposta: "e"

comentar questo | ler comentrios

Questo cd. 1100496 9) A obteno de cobre a partir da calcopirita feita atravs das seguintes etapas: I - Triturao e concentrao do minrio por flotao. II - Ustulao do minrio, representada pela equao no balanceada CuFeS2 (s) + O2 (g) Cu (s) + FeO (s) + SO2 (g) Os coeficientes estequiomtricos inteiros que completam, correta e respectivamente, essa equao so: a) 1, 1, 2, 2, 2. b) 1, 2, 1, 1, 2. c) 1, 3, 1, 1, 2. d) 2, 4, 2, 1, 4. e) 2, 5, 2, 2, 4. Gabarito: "e" Sua resposta: "b"

comentar questo | ler comentrios

Questo cd. 1125029 10) Foi solicitado ao tcnico do laboratrio de qumica que preparasse 250 ml de uma soluo de hidrxido de clcio 200 ppm e outra de nitrato de prata 1M para uma aula prtica. Sendo assim o tcnico solubilizou a) 0,5 g de hidrxido de clcio e 34 g de nitrato de prata. b) 0,5 g de hidrxido de clcio e 42,5 g de nitrato de prata. c) 0,05 g de hidrxido de clcio e 42,5 g de nitrato de prata. d) 0,1 g de hidrxido de clcio e 85 g de nitrato de prata. e) 0,05 g de hidrxido de clcio e 85 g de nitrato de prata. Gabarito: "c" Sua resposta: "c"

1) A cromatografia gasosa uma tcnica analtica que permite separaes, identificaes e medidas quantitativas de componentes de uma mistura, praticamente impossvel de serem efetuadas pelos mtodos convencionais. Acerca dessa tcnica, julgue estas sentenas.

I O injetor a parte do cromatgrafo responsvel pela separao dos componentes. II Conforme se diminui a temperatura das colunas, o tempo de reteno das substncias aumenta. III Ao triplicar-se o volume injetado, o tempo de reteno tambm triplicado. IV Em cromatografia a gs, a fase estacionria pode ser lquida ou slida, enquanto a fase mvel pode ser lquida ou gasosa. V Quanto menor o tempo de reteno, menor o alargamento dos picos devido ao fenmeno de difuso.

Esto plenamente corretas as sentenas: a) I e III b) I, III e VI c) II, IV e V d) II e V e) III, IV e V Gabarito: "d" Sua resposta: "b"

comentar questo | ler comentrios

Questo cd. 1002714 2) Com relao equao no balanceada:

K2Cr2O7 + SnCl2 + HCl KCl + CrCl3 + SnCl4 + H2O

podemos afirmar que: a) o elemento oxidado o cromo, e o dicromato de potssio o oxidante. b) o elemento reduzido o cromo, e o dicromato de potssio o oxidante. c) o elemento reduzido o estanho, e o cloreto estanoso o oxidante.

d) o elemento oxidado o estanho, e o cloreto estnico o redutor. e) o elemento reduzido o estanho, e o cloreto estanoso o redutor. Gabarito: "b" Sua resposta: "b"

comentar questo | ler comentrios

Questo cd. 1006011 3) O fertilizante sulfato de amnio pode ser obtido pela reao:

2 NH3(g) + H2SO4(l) (NH4)SO4(s)

A quantidade de fertilizante, em gramas, produzida quando se usa 196 g de cido sulfrico e amnia em quantidade estequiomtrica, : a) 64. b) 112. c) 132. d) 264. Gabarito: "d" Sua resposta: "c"

comentar questo | ler comentrios

Questo cd. 1008632 4) Cargas positivas e cargas negativas tm, por definio geral, respectivamente, quanto ltima camada de valncia, em um mesmo elemento qumico: a) tomo com falta de eltrons e tomo com sobra de eltrons. b) tomo com sobra de prtons e tomo com falta de prtons. c) tomo com sobra de nutrons e tomo com falta de nutrons. d) tomos so sempre equilibrados, no podendo ter diferena entre cargas. e) tomos so sempre equilibrados, podendo perder prtons, ficando com cargas desiquilibradas. Gabarito: "a" Sua resposta: "e"

comentar questo | ler comentrios

Questo cd. 1011738 5) Para a resoluo da questo, se necessrio, utilizar: ln 2 = 0,693 RT/F = 0,059 V Os metais A, B, C e D foram imersos, em condies padro, em uma das quatro solues aquosas contendo cada uma os seguintes ons: Aa+, Bb+, CC+ e Dd+ (sendo a, b, c, e d nmeros inteiros e positivos). Algumas observaes realizadas podem ser representadas pelas seguintes equaes qumicas:

I) bA + aBb+ no ocorre reao II) cA + aCc+ no ocorre reao III) cD + dCc+ dC + cDd+ IV) dB + bDd+ bD + dBb+ Baseada nas informaes acima, a ordem crescente do poder oxidante dos ons Aa+, Bb+, CC+ e Dd+ : a) Bb+ < DD+ < CC+ < Aa+ b) Cc+ < Bb+ < Aa+ < Dd+ c) Dd+ < Aa+ < Bb+ < Cc+ d) Aa+ < Bb+ < CC+ < DD+ e) Nenhuma das alternativas acima Gabarito: "a" Sua resposta: "c"

comentar questo | ler comentrios

Questo cd. 1011743 6) Para a resoluo da questo, se necessrio, utilizar: ln 2 = 0,693 RT/F = 0,059 V Numa niquelao, utilizando-se sulfato de nquel II como eletrlito, alm da deposio do metal, h liberao de H2 no catodo. A massa de oxignio liberada no anodo (rendimento 100%) foi de 2,40 g, e a massa de nquel depositada foi de 7,11 g. A porcentagem (%) da corrente eltrica utilizada somente para a niquelao foi de aproximadamente M.A: Ni = 58,7 u, O = 16 u, H = 1 u. a) 60 b) 70 c) 80

d) 90 e) Nenhuma das alternativas acima Gabarito: "c" Sua resposta: "a"

comentar questo | ler comentrios

Questo cd. 1024186 7) As quantidades necessrias de sulfato de amnio (20% N), superfosfato simples (20% P2O5) e sulfato de potssio (50% K2O), para se prepararem 1000,0 kg da frmula 4-10-5 so: a) 80,0 kg; 200,0 kg; e 100,0 kg. b) 160,0 kg; 400,0 kg; e 200,0 kg. c) 200,0 kg; 500,0 kg; e 100,0 kg. d) 240,0 kg; 100,0 kg; e 200,0 kg. e) 240,0 kg; 500,0 kg; e 250,0 kg. Gabarito: "c" Sua resposta: "b"

comentar questo | ler comentrios

Questo cd. 1100498 8) Em Mossor, o sal marinho bruto obtido com 2,3% em massa de umidade. Aps o refino, essa umidade cai para 0,9%, o que corresponde, para cada tonelada de sal, a retirada de a) 1,0 kg de gua. b) 7,0 kg de gua. c) 9,0 kg de gua. d) 14,0 kg de gua. e) 18,0 kg de gua. Gabarito: "d" Sua resposta: "e"

comentar questo | ler comentrios

Questo cd. 1100530

9) I. gs oxignio + gua destilada em excesso. II. gs dixido de enxofre + gua destilada em excesso. III. gs dixido de carbono + gua de cal filtrada em excesso. IV. cloreto de sdio slido + cido clordrico em excesso. V. zinco metlico + cido clordrico em excesso.

Formao de precipitado observada como resultado da interao a) I. b) II. c) III. d) IV. e) V. Gabarito: "c" Sua resposta: "d"

comentar questo | ler comentrios

Questo cd. 1125034 10) Um tcnico em qumica deve preparar 200 ml de uma soluo aquosa de NaOH de concentrao 0,2 mol/L a partir de uma soluo 2,5 mol/L de NaOH. Qual o volume, em ml, ele deve usar da soluo mais concentrada? Assinale a alternativa CORRETA. a) 25 ml. b) 160 ml. c) 16 ml. d) 1,6 ml. e) 2,5 ml. Gabarito: "c" Sua resposta: "b"

1) Com relao equao no balanceada:

K2Cr2O7 + SnCl2 + HCl KCl + CrCl3 + SnCl4 + H2O

podemos afirmar que: a) o elemento oxidado o cromo, e o dicromato de potssio o oxidante. b) o elemento reduzido o cromo, e o dicromato de potssio o oxidante. c) o elemento reduzido o estanho, e o cloreto estanoso o oxidante. d) o elemento oxidado o estanho, e o cloreto estnico o redutor. e) o elemento reduzido o estanho, e o cloreto estanoso o redutor. Gabarito: "b" Sua resposta: "b"

comentar questo | ler comentrios

Questo cd. 1008635 2) A carga efetiva de um corpo dada pela relao entre o nmero atmico e os eltrons da ltima camada de valncia. Dito isso, qual a carga efetiva de um corpo constitudo por alumnio, de nmero atmico 13, que tenha um desequilbrio na sua camada de valncia, tendo apenas 2 eltrons? a) Negativa, com ganho de um eltron. b) Neutra, com equilbrio eletrnico. c) Positiva, com ganho um prton. d) Negativa, com perda de um prton. e) Positiva, com perda de um eltron. Gabarito: "e" Sua resposta: "a"

comentar questo | ler comentrios

Questo cd. 1008746 3) Avalie as afirmaes abaixo.

I. O processo MIG (Metal Inert Gas) utiliza uma cobertura gasosa para proteger a zona do arco eltrico durante o processo de soldagem. Esta cobertura pode ser realizada pelo uso da mistura C25 (75% de argnio e 25% de CO2).

II. A soldagem a gs realizada pela queima de propano ou butano com ar e oxignio de forma a produzir uma chama concentrada de alta temperatura. III. Os eletrodos revestidos utilizados na soldagem de aos carbonos so constitudos por dois elementos principais: a alma metlica, normalmente de ao de baixo carbono, e o revestimento. Os teores de fsforo e enxofre na composio da alma metlica devem ser muito baixos para evitar a fragilizao no metal de solda. a) Somente a afirmao III verdadeira. b) Somente as afirmaes I e II so verdadeiras. c) Somente as afirmaes II e III so verdadeiras. d) Todas as afirmaes so verdadeiras. e) Somente a afirmao I verdadeira. Gabarito: "e" Sua resposta: "c"

comentar questo | ler comentrios

Questo cd. 1011678 4) Para a resoluo da prova, utilizar: ln 2 = 0,693 RT/F = 0,059 V Os elementos qumicos A e B tm nmeros atmicos respectivamente 56 e 35.

I) A reage com B, formando o composto A2B3 com ligaes covalentes. II) A apresenta o maior raio atmico no seu perodo da tabela peridica. III) O composto formado entre os elementos o AB2 com ligaes inicas. IV) O elemento B mais eletronegativo que A. V) O composto formado entre eles apolar.

Esto corretas as afirmaes a) I e II. b) III e IV. c) I e V. d) III e V. e) Nenhuma das alternativas acima

Gabarito: "b"

Sua resposta: "e"

comentar questo | ler comentrios

Questo cd. 1011682 5) Para a resoluo da questo, utilizar: ln 2 = 0,693 RT/F = 0,059 V Um tpico semicondutor intrnseco o silcio. Quando dopado com certos elementos qumicos, torna-se semicondutor extrnseco. Um semicondutor extrnseco tipo p possui lacunas positivas na banda de valncia, e um semicondutor extrnseco tipo n possui eltrons livres na banda de conduo. Para o silcio se tornar um semicondutor tipo p e um semicondutor tipo n, deve-se dop-lo, respectivamente, com a) Ga e Ge b) As e Al c) Ge e B d) B e P e) Nenhuma das alternativas acima Gabarito: "d" Sua resposta: "d"

comentar questo | ler comentrios

Questo cd. 1017309 6) Uma senhora sofrendo de grandes dores de estmago, a pedido do mdico, fez o exame de endoscopia. Foi diagnosticado que ela estava acometida de uma gastrite, causada pela alta produo de HCl pelas clulas parietais da mucosa gstrica.

Quimicamente falando, a substncia que conter em seu medicamento para o aumento do pH do lquido gstrico ser: a) uma base. b) um cido. c) um sal. d) um lcool. e) uma cetona. Gabarito: "a" Sua resposta: "c"

comentar questo | ler comentrios

Questo cd. 1044969 7) As doenas de veiculao hdrica so causadas por micro-organismos patognicos presentes nas: a) guas potveis. b) guas contaminadas. c) guas minerais sem gs. d) guas minerais gasosas. e) N.R.A. Gabarito: "b" Sua resposta: "e"

comentar questo | ler comentrios

Questo cd. 1100557 8) Considere as seguintes transformaes: I. O2 (g) 2 O (g) II. O2 (g) O2 () III. 2 H (g) + O (g) H2O(g) IV. Na (s) Na () So endotrmicas APENAS as transformaes a) I e II. b) I e IV. c) II e III. d) I, II e III. e) II, III e IV. Gabarito: "b" Sua resposta: "e"

comentar questo | ler comentrios

Questo cd. 1125029 9) Foi solicitado ao tcnico do laboratrio de qumica que preparasse 250 ml de uma soluo de hidrxido de clcio 200 ppm e outra de nitrato de prata 1M para uma aula prtica. Sendo assim o tcnico solubilizou a) 0,5 g de hidrxido de clcio e 34 g de nitrato de prata. b) 0,5 g de hidrxido de clcio e 42,5 g de nitrato de prata. c) 0,05 g de hidrxido de clcio e 42,5 g de nitrato de prata. d) 0,1 g de hidrxido de clcio e 85 g de nitrato de prata. e) 0,05 g de hidrxido de clcio e 85 g de nitrato de prata. Gabarito: "c" Sua resposta: "e"

comentar questo | ler comentrios

Questo cd. 1125036 10) Uma soluo contendo 69,0 % (m/m) de HNO3 tem densidade 1,41 g/ml. Qual o volume desta soluo, em ml, ser necessrio para preparar 1 litro de soluo 0,200 mol/L? (Dados: massa molar HNO = 63,0 g/mol). a) 25,90 ml. b) 129,5 ml. c) 0,012 ml. d) 12,95 ml. e) 13,20 ml. Gabarito: "d" Sua resposta: "c"

Potrebbero piacerti anche