Sei sulla pagina 1di 7

FUNDAO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS - UFT

Concurso Pblico para Provimento de Cargos de

Tcnico de Tecnologia da Informao

____________________________________________________ Prova Cargo MTT, Tipo 001 0000000000000000 00001001001

N de Inscrio MODELO

PROVA Conhecimentos Gerais Conhecimentos Especficos

INSTRUES
Verifique se este caderno: - corresponde a sua opo de cargo. - contm 40 questes, numeradas de 1 a 40. Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. Para cada questo existe apenas UMA resposta certa. Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE: - procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A
C D E

ATENO
Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de tinta preta. Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. Responda a todas as questes. No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem o uso de mquina calculadora. Voc ter 3 horas para responder a todas as questes e preencher a Folha de Respostas. Devolva este caderno de prova ao aplicador, juntamente com sua Folha de Respostas. Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

FUNDAO CARLOS CHAGAS Novembro/2005


010103

w ww.pciconcursos.com.br

MODELO Prova Cargo MTT, Tipo 001


2. CONHECIMENTOS GERAIS (A) Ateno: As questes de nmeros 1 a 8 baseiam-se no texto apresentado abaixo. (B) (C) (D) A idia principal do texto est expressa

31/10/05 - 15:41

na necessidade de despoluir rapidamente rios importantes do pas. na possibilidade de o pas passar a receber divisas com a exportao de gua. nos inmeros investimentos necessrios ao tratamento de alguns rios poludos no pas. na crnica escassez de gua em algumas regies do Brasil e do mundo.

gua grtis. A conta que pagamos s para remunerar os servios da companhia de gua o tratamento contra impurezas, o gasto com a construo das tubulaes. Mas, at 2015, isso vai acabar. A gua deixar de ser essa ddiva divina, qual todos tm acesso, para se transformar em uma mercadoria valiosa. Em breve, teremos de pagar pelo que bebemos, o que afirma o Diretor da Agncia Nacional de guas. J se pode ter uma idia do que nos reserva o futuro, olhando para regies onde a escassez de gua um problema mais srio do que aqui no Brasil. Os pases rabes compram gua para consumo domstico da Escandinvia e pagam caro por isso: 150 dlares o barril cinco vezes mais que o preo do petrleo. Nada impede que, desde que se encontre uma forma barata de transporte, o Brasil, que rico em recursos hdricos, venha a exportar gua da bacia do Tocantins para aquela regio, o que pensa o especialista. Mas, mesmo com toda essa riqueza hdrica, teremos de mudar nossa atitude perdulria se no quisermos virar a Arbia. Nos ltimos 500 anos, desperdiamos loucamente e polumos tudo o que pudemos. At 2015, precisaremos diminuir muito o desperdcio para evitar a escassez, principalmente em grandes cidades como So Paulo. Tambm no poderemos mais prescindir de rios importantes e seremos obrigados a tratar sua gua para podermos utiliz-la. Na opinio do especialista, se os grandes poluidores forem pressionados financeiramente com a cobrana de multas , rios mortos como o Pinheiros, em So Paulo, e o Paraba do Sul, no Rio de Janeiro, estaro recuperados em 2015. J o Tiet, na melhor das hipteses, s em 2030.
(Adaptado de Superinteressante, Especial de aniversrio 14 anos, setembro 2001, p.70)

(E)) na alterao prevista quanto ao pagamento do consumo de gua, nos prximos anos.
_________________________________________________________

3.

Mas, at 2015, isso vai acabar. (incio do texto) O pronome grifado na frase acima refere-se, no contexto, (A) ao pagamento dos servios prestados pelas companhias de gua.

(B)) gratuidade atual do consumo de gua. (C) (D) (E) 4. necessidade de controlar o consumo de gua. importante valorizao da gua, como bem de consumo. poluio de vrios e importantes rios do pas.

_________________________________________________________

... teremos de mudar nossa atitude perdulria se no quisermos virar a Arbia. (incio do 3o pargrafo) A expresso grifada acima remete, considerando-se o contexto, ao que dito sobre (A) (B) (C) (D)) (E) riqueza hdrica. ddiva divina. consumo domstico. desperdcio de gua. tratamento de gua.

_________________________________________________________

5.

J o Tiet, na melhor das hipteses, s em 2030. O comentrio acima, na ltima frase do texto, tem o sentido de (A)) (B) (C) (D) (E) ressalva. causa. condio. finalidade. temporalidade.

_________________________________________________________

1.

O texto deixa claro que (A) haver inevitvel reduo de gua at 2015, em todo o planeta, mesmo em pases com extensa rede fluvial, como o Brasil. a poluio de rios um fator irreversvel em vista do enorme consumo de gua, especialmente nas grandes cidades.

6.

Nada impede que, desde que se encontre uma forma barata de transporte, o Brasil, que rico em recursos hdricos, venha a exportar gua da bacia do Tocantins para aquela regio. (2o pargrafo) O emprego das aspas indica que o trecho acima constitui uma (A) (B) (C) (D) especificao do assunto mais importante do texto. enumerao de dados referentes ao assunto tratado. repetio intencional para realar a afirmativa anterior. informao desnecessria, inteiramente fora do contexto.

(B)

(C)) a gua poder tornar-se um dos mais preciosos recursos naturais, mais valorizada at mesmo que o petrleo. (D) o Brasil, apesar de possuir rios extensos e importantes, logo passar a importar gua para consumo da populao. est em estudo o transporte de gua de vrias regies do pas para evitar a escassez em locais de menor quantidade de rios.

(E)

(E)) reproduo exata da opinio de um especialista no assunto. UNITO105-CG4

w ww.pciconcursos.com.br

MODELO Prova Cargo MTT, 31/10/05 - 001 Tipo 15:41


7. ... desde que se encontre uma forma barata de transporte... (2o pargrafo) A frase cujo verbo grifado est flexionado no mesmo tempo e modo em que se encontra o tambm grifado acima : (A) (B)) (C) (D) (E) 8. ... qual todos tm acesso ... ... venha a exportar gua da bacia do Tocantins ... ... que pensa o especialista ... ... tudo o que pudemos ... ... e seremos obrigados ... consumo (E) 9. De acordo com o texto, (A)) investir em qualidade de vida dos funcionrios e de seus familiares , para as empresas, garantia de trabalho mais eficiente. (B) alterar os hbitos de vida dos funcionrios importante para que todas as possibilidades oferecidas pela tecnologia sejam utilizadas nas empresas. (C) procurar funcionrios sadios e equilibrados nem sempre tarefa fcil para empresas de informatizao ou de avanado conhecimento tecnolgico. criar programas com objetivo de melhorar a vida de trabalhadores dificilmente resulta em vantagens para as empresas, devido ao aumento de gastos. evitar a presso no trabalho, atualmente, tarefa que no tem possibilidade de sucesso, por ser impraticvel em empresas com alta tecnologia.

_________________________________________________________

(D)

Os pases rabes compram gua para domstico da Escandinvia.... (2o pargrafo)

O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima est na frase: (A) (B) ... para se valiosa .... transformar em uma mercadoria

_________________________________________________________

10.

Conclui-se corretamente do texto que (A) algumas empresas, apesar dos esforos em melhorar a vida dos funcionrios, no conseguiram bons resultados, devido ao aumento da competitividade entre elas.

... onde a escassez de gua um problema mais srio ...

(C)) ... diminuir muito o desperdcio ... (D) (E) Ateno: ... prescindir de rios importantes ... ... rios mortos estaro recuperados em 2015 ... As questes de nmeros 9 a 12 baseiam-se no texto apresentado abaixo. (B)

_________________________________________________________

Ao contrrio do que muita gente imaginava, as novas tecnologias e a informatizao dos processos no diminuram o tempo de trabalho das pessoas, mas, sim, conduziram todos a uma economia mais competitiva, que obriga os profissionais a trabalhar mais e render mais. O resultado disso? Cansao, pouco tempo para a famlia ou para diverso, estresse e todas as conseqncias decorrentes dele, como falta de nimo, irritao, depresso, dores nas costas ... Para aliviar tanta presso, muitas organizaes tm investido em atividades que ajudam a melhorar a qualidade de vida dos profissionais. De campanhas contra o tabagismo a dicas de alimentao saudvel, passando pelo combate presso alta e obesidade, as pessoas aprendem a se cuidar e a se sentir melhor no trabalho e fora dele. Se essas aes isoladas por uma vida mais saudvel no so nenhuma novidade nas empresas, a criao de programas de qualidade de vida permanentes e integrados

o desenvolvimento tecnolgico reduziu o tempo destinado ao trabalho, oferecendo condies de vida mais tranqila tanto a funcionrios quanto aos familiares. (C) as condies ideais de trabalho atualmente, com a informatizao, tornaram desnecessria uma preocupao maior com a vida pessoal dos funcionrios. (D)) a preocupao com as condies atuais de trabalho est se tornando mais necessria e presente em empresas que buscam oferecer qualidade de vida aos funcionrios. (E) a existncia de programas voltados para o bemestar de funcionrios em diversas empresas no cumpre seu papel principal, que reduzir o tempo de trabalho. 11. ... tornando quem os adota referncia no mercado. (3o pargrafo) O pronome grifado na frase acima substitui corretamente, considerando-se o contexto, (A) (B) (C)) (D) (E) 12. exemplos de aes isoladas. investimentos em qualidade de vida. programas permanentes e integrados. profissionais com vida mais saudvel. objetivos dirigidos ao mercado.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

A concordncia est correta na frase: (A) A organizao de muitas empresas levaram criao de programas, que se destina a promover vida mais saudvel para os trabalhadores. (B)) Os programas de qualidade de vida destinam-se a dar aos trabalhadores condies que lhes possibilitem maior produtividade. (C) A maior preocupao de autoridades responsveis consistem em melhorar as condies dos ambientes de trabalho, por vrias razes. (D) Medidas para criar um bom ambiente de trabalho sempre necessrio, com o objetivo de chegar a mais eficincia. (E) Alm de ter sido feito investimentos em tecnologia, importante para as empresas melhorar as condies de trabalho. 3

ainda exceo no mundo corporativo, tornando quem os adota referncia no mercado. Os projetos estimulam atividades permanentes de ginstica laboral, orientao nutricional, terapias alternativas e outras aes para promover a melhoria e a valorizao da sade fsica e mental dos funcionrios e, conseqentemente, de seus familiares. O objetivo promover o equilbrio entre a vida profissional e a pessoal, pois assim os trabalhadores produzem mais e tm a cabea aberta para criar.
(Adaptado de Folha de S. Paulo, Informe publicitrio, 22 de maio de 2005, p.6)

UNITO105-CG4

w ww.pciconcursos.com.br

MODELO Prova Cargo MTT, Tipo 001


13. H palavras escritas de modo INCORRETO na frase: (A) O acesso irrestrito e democrtico aos benefcios da tecnologia, em qualquer rea do conhecimento humano, deve ser possibilitado a toda a populao. O lazer essencial para que as pessoas se recuperem do desgaste oriundo das responsabilidades e da presso no trabalho dirio. As exigncias do atual mercado de trabalho impem aos profissionais certas habilidades pessoais, alm de capacitao constante. A expanso da agricultura no cerrado considerada uma ameaa preservao da floresta amaznica, um dos desafios enfrentados por ambientalistas. 16.

31/10/05 - 15:41

O estado de Tocantins foi criado no ano de ......, a partir da diviso do estado de ...... . Completam corretamente as lacunas da frase acima: (A) 1972 1985 1989 1990 - Piau. - Par. - Gois. - Mato Grosso. - Maranho.

(B)

(B) (D) (E)

(C)) 1988

(C)

_________________________________________________________

(D)

17.

Em 2004 o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro teve um crescimento de 5,2% em relao a 2003. O PIB indica (A)) o conjunto das riquezas geradas por todas as atividades econmicas do pas durante um ano. (B) a variao da taxa de desemprego na indstria, no comrcio e no setor de servios durante o ms. o crescimento do setor agrcola e da safra de gros num perodo de cinco anos. a distribuio anual da renda nacional pela populao economicamente ativa. o aumento do consumo urbano de energia nas atividades industriais e comerciais.

(E)) Investimentos macissos em tecnologia no campo permitiram o avano do agronegcio, com elevadas tachas de produtividade e o fluxo de exportaes.
_________________________________________________________

14.

necessrio evitar a derrubada de rvores. A derrubada de rvores implica a emisso de gases na atmosfera. Os gases emitidos provocam o efeito estufa e aquecem o planeta. As frases acima organizam-se em um nico perodo com lgica, clareza e correo em: (A)) necessrio evitar a derrubada de rvores, tendo em vista que esse fato implica a emisso, na atmosfera, de gases que provocam o efeito estufa e aquecem o planeta. (B) Tendo em vista que a derrubada de rvores implica a emisso de gases na atmosfera, que provocam o efeito estufa e aquecem o planeta, sendo necessrio evitar a derrubada de rvores. necessrio evitar a derrubada de rvores porque essa derrubada a emisso de gases na atmosfera que provoca o efeito estufa e aquecem o planeta. Se com a derrubada de rvores e a emisso na atmosfera de gases que o que provoca o efeito estufa aquecendo o planeta, necessrio evitar a derrubada de rvores. Como a derrubada de rvores resulta na emisso de gases na atmosfera, onde vo provocar o efeito estufa e o aquecimento do planeta, necessrio evitar esse fato.

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

18.

Destacam-se como importantes atividades econmicas do estado de Tocantins: (A) (B) (C) refinao de petrleo e indstria alimentcia. indstria eletroeletrnica e explorao de minerais. turismo de negcios e produo automobilstica.

(C)

(D)) produo agrcola e criao de gado. (E) extrao de carvo mineral e fabricao de autopeas.

(D)

_________________________________________________________

19.

(E)

O relatrio anual de desenvolvimento social divulgado pela Organizao das Naes Unidas no ltimo ms de sea tembro mostra que o Brasil ocupa a 72 posio mundial no ndice de Desenvolvimento Humano (IDH). Para calcular esse ndice so utilizadas trs variveis bsicas que fazem parte do nosso dia-a-dia. Considere os itens abaixo:

_________________________________________________________

15.

O desafio maior ...... todos os ambientalistas convencer os rgos responsveis ...... controlar o cultivo de soja, que vem sendo considerado fator contrrio ...... diminuio do desmatamento na Amaznia. As lacunas da preenchidas por (A) (B) (C) a a a a frase acima esto corretamente

I. II. III. IV. V.

expectativa de vida. renda per capita. taxa de mortalidade. porcentagem de exportaes. educao.

a a

As trs variveis bsicas que compem o IDH so APENAS as que constam em (A) (C) (D) (E)

I, II e IV. I, III e IV. II, III e V. III, IV e V.


UNITO105-CG4

(B)) I, II e V.

(D)) a (E) 4 a

w ww.pciconcursos.com.br

MODELO Prova Cargo MTT, 31/10/05 - 001 Tipo 15:41


20. Destacam-se como principais produtos agrcolas do estado de Tocantins (A)) (B) (C) (D) (E) arroz, milho e soja. caf, banana e cana-de-acar. milho, batata e mandioca. algodo, amendoim e feijo. trigo, cebola e laranja. 25. Principal item de exportao da agricultura brasileira, que desde 1997 responde por metade de nossa safra anual, (A) (B) (C)) (D) (E) 26. a cana-de-acar. o caf. a soja. o milho. o arroz.

_________________________________________________________ _________________________________________________________

21.

Considere:

I. Embarcar um continer no porto do Rio de Janeiro


custa duas vezes mais do que embarc-lo em Buenos Aires ou Montevidu.

Tem aumentando ultimamente no Brasil a quantidade de cooperativas, associaes, fundaes e organizaes no governamentais (ONGs), que fazem trabalho voluntrio em comunidades carentes, sem fins lucrativos. Essas entidades todas formam o chamado (A) (B) (C) (D) (E)) Governo Paralelo. Mercado Consumidor. Economia Informal. Setor Secundrio. Terceiro Setor.

II. Transportar uma tonelada de soja de Mato Grosso


at o porto mais prximo sai quatro vezes o custo do transporte da mesma carga pelo interior dos Estados Unidos.

_________________________________________________________

III. Para uma empresa do setor eletrnico produzir um


televisor no Brasil sai mais caro do que produzi-lo no Japo. Os itens acima so exemplos de um conjunto de ineficincias e distores provocadas pelo nosso sistema de impostos, legislao trabalhista, burocracia governamental, encargos sociais e deficiente sistema de educao. Esse conjunto de fatores tem sido chamado, no setor empresarial, de (A) (B) (C) (D)) (E) 22. ciranda financeira. dvida social. supervit primrio. custo Brasil. economia informal.

27.

Em 2 de maro de 2005 foi aprovada na Cmara dos Deputados a Lei de Biossegurana. Ela estabelece diretrizes relacionadas (A) (B) (C) produo de vacinas contra o vrus HIV e o da gripe do frango. preservao das espcies animais e vegetais em extino. ao controle do desmatamento e reflorestamento da Amaznia.

(D)) pesquisa e utilizao das clulas-tronco e dos transgnicos. (E) ao combate da eroso dos solos e produo de adubos qumicos.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

28.

O voto no Brasil obrigatrio para (A) (B)) (C) (D) (E) quem tem mais de 70 anos. os maiores de 18 anos. os analfabetos. os menores de 16 anos. quem tem entre 16 e 18 anos.

O processo que consiste em transformar produtos descartados em matria-prima para fabricao de novos produtos industrializados chamado de (A) (B) (C) (D) (E)) refinao. reutilizao. usinagem. recuperao. reciclagem.

_________________________________________________________

29.

Dentre outras proibies, o servidor NO poder (A) (B) representar contra ilegalidade, omisso ou abuso de poder. descumprir qualquer ordem superior.

_________________________________________________________

23.

No ltimo dia 23 de outubro solicitou-se que os cidados brasileiros se pronunciassem a respeito da Proibio da Comercializao de Armas de Fogo e Munio no pas. Esse tipo de consulta aos cidados recebe o nome de (A)) (B) (C) (D) (E) referendo. eleio indireta. recenseamento. sufrgio universal. voto distrital.

(C)) promover manifestaes de apreo no recinto da repartio. (D) (E) 30. guardar sigilo sobre assunto da repartio, salvo se houver clamor pblico. recusar emprego de estado estrangeiro.

_________________________________________________________

certo que as frias do servidor (A) podero ser sempre interrompidas a juzo da autoridade.

_________________________________________________________

24.

O processo de transformao de recursos monetrios obtidos com narcotrfico, corrupo, seqestro e terrorismo em ativos financeiros aparentemente legais chama-se (A) (B) (C) (D) (E)) supervit comercial. risco Brasil. mercado paralelo. cmbio negro. lavagem de dinheiro.

(B)) podero ser interrompidas por convocao para o jri. (C) (D) (E) no podero ser interrompidas. somente podero anuncia. ser interrompidas com sua

no podero ser interrompidas, salvo no caso de servio fora do pas. 5

UNITO105-CG4

w ww.pciconcursos.com.br

MODELO Prova Cargo MTT, Tipo 001


35. CONHECIMENTOS ESPECFICOS 31. Num DFD, um fluxo dados pode ligar (A) (B) uma funo a um depsito de dados, mas no uma funo a outra funo. (B) uma funo a uma entidade externa, mas no uma funo a um depsito de dados. (C) (A)

31/10/05 - 15:21

O disco rgido (HD) o dispositivo de hardware no qual residem os arquivos do sistema operacional e todo o espao de trabalho das memrias principal e cache L1. que contm apenas os arquivos do sistema operacional. que contm apenas os documentos resultantes da execuo dos softwares instalados no computador. onde residem os arquivos do sistema operacional e todo o espao de trabalho das memrias principal e cache L2.

(C)) uma funo a um depsito de dados e uma entidade externa a uma funo. (D) (E) 32. uma entidade externa a uma funo, mas no uma funo a outra funo. um depsito de dados a uma entidade externa.

(D)

_________________________________________________________

Em Modelagem de Dados, (A)) o modelo relacional usa um conjunto de tabelas para representar tanto os dados como a relao entre eles; cada tabela possui mltiplas colunas e cada uma possui um nico nome. (B) (C) (D) o modelo Entidade-Relacionamento pertence categoria Modelos Lgicos Baseado em Registros. os objetos que contm os mesmos tipos de valores e os mesmos mtodos so agrupados em instncias. no modelo Hierrquico, os registros esto dispostos em grficos arbitrrios e no organizados em rvores como em outros modelos. os modelos Lgicos Baseados em Registros so usados tanto para especificar a estrutura fsica do banco de dados quanto para implementar uma descrio no seu nvel mais baixo.

(E)) no qual podem ser gravados os arquivos do sistema operacional, os arquivos decorrentes dos aplicativos instalados no computador e os documentos produzidos pelo Office.
_________________________________________________________

36.

Um dos principais conceitos em Orientao a Objetos o

I de classe, a qual constituda por KK , que representam II os dados e KK , que representam os mtodos que podem
ser executados. Outro conceito fundamental o de III ,

KK

que pode ser compreendido como a propriedade que uma classe tem em legar seus elementos constituintes a uma sub-classe sua.

(E)

_________________________________________________________

33.

Em um banco de dados relacional, (A) os relacionamentos entre tabelas podem ser estabelecidos de um para um, um para vrios, mas nunca vrios para vrios. as tabelas, desde que possuam nmeros diferentes de colunas, podem receber nomes idnticos. as chaves primrias podem ser multivaloradas, mas no podem ser formadas por mais de um campo.

Preenchem correta e respectivamente as lacunas I, II e III acima:

(B) (C)

I
(A)) (B) (C) (D) (E) atributos propriedades variveis constantes vetores

II
operaes funes operadores variveis construtores

III
herana encapsulamento polimorfismo encapsulao amarrao

(D)) os dados so organizados em registros (tuplas) e os registros organizados em tabelas. (E) h vrias tabelas para cada conjunto de entidades e para cada conjunto de relacionamentos.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

37.

34.

Os dois principais tipos de integridade a serem mantidos num banco de dados relacional adequadamente projetado so (A) Integridade Existencial e Integridade Permanente.

A nica correspondncia correta entre o elemento e o nvel do modelo de Rede (padro OSI) no qual opera ocorre em: Hubs nvel de rede Cabeamento nvel de enlace

(A) (B)) Integridade de Entidade e Integridade Referencial. (C) (D) (E) 6 Integridade de Entidade e Integridade de Relacionamento. Integridade Permanente e Integridade Referencial. Integridade Existencial e Integridade de Relacionamento. (B)

(C)) Switches nvel de enlace (D) (E) Endereamento nvel fsico Cabeamento nvel de aplicao
UNITO105-MTT5-CE

w ww.pciconcursos.com.br

MODELO Prova Cargo MTT, 31/10/05 - 001 Tipo 15:21


38.

I O endereo TCP/IP 185.193.224.227 KK , pertencente II classe KK . J o endereo 20.20.20.20 III e KK


pertence classe IV .

KK

Preenchem correta e respectivamente as lacunas I, II,

III e IV acima: I
(A) (B) (C) (D) (E)) 39. vlido invlido vlido invlido vlido

II
A A B A B

III
vlido vlido invlido invlido vlido

IV
B B A B A

_________________________________________________________

Considere:

I. Servio que converte o endereo:


http://www.siteexemplo.com.br no endereo: 160.10.20.37

II. Servidor que permite que mltiplas estaes com


endereos invlidos acessem a Internet com endereo vlido, realizando tambm a funo de cache de armazenamento de pginas j acessadas por outros usurios. correto afirmar que I e II so, respectivamente, (A) HTTP e DNS.

(B)) DNS e Proxy. (C) (D) (E) 40. FTP e NAT. TFTP e NAT. SMTP e SNMP.

_________________________________________________________

Certo aluno de um curso de informtica fez um estudo comparativo entre os sistemas operacionais Windows e Linux. Chegou s seguintes concluses:

I. O Linux, assim como o Windows, normalmente


necessita de aquisio de licenas para sua instalao e funcionamento.

II. O comando mv a b, digitado no Linux, efetua a


criao de um link de um arquivo para outro.

III. O comando mv a b, quando digitado no Windows,


gera uma resposta de erro.

IV. O comando list myfile.txt, quando digitado no


Linux, mostra o contedo do arquivo. A quantidade de concluses corretas do aluno igual a (A) (B) (C) (E) 4 3 2 0 7

(D)) 1

UNITO105-MTT5-CE

w ww.pciconcursos.com.br

Potrebbero piacerti anche