Sei sulla pagina 1di 42

1

LIBRAS II
Professora conteudista/pesquisadora: CAROLINA HESSEL SILVEIRA Acadmica: JULIANA CORRA DE LIMA Carga Horria: 30h/2 crd.

Resumo Nesta disciplina, assim como nas demais, sero estudados assuntos pertencentes ao seu respectivo programa, porm a ementa referente a esta disciplina foi pensada e planejada anteriormente reforma de contedos relacionados ao estudo da Lngua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Lembre-se de que a Libras uma lngua e, como todas as outras, dinmica, sofrendo alteraes no decorrer do tempo e do espao, bem como em conseqncia do prprio processo interativo. Esta disciplina visa a proporcionar conhecimentos lingsticos sobre a Lngua Brasileira de Sinais (LIBRAS), para que voc seja capaz de us-los nas interaes comunicativas com as comunidades surdas. A LIBRAS uma das muitas lnguas de sinais que utilizam a modalidade visual-espacial, pois se vale da viso para captar a mensagem e os movimentos, principalmente das mos. Para transmitir informaes, possui gramtica prpria, o que a constitui em uma lngua propriamente dita, pois contm estrutura lingstica, lxico, configurao de mos, ponto de articulao, movimento, orientao-direcionalidade, expresso facial e corporal prprias. Nesta disciplina, iremos conhecer a base gramatical da LIBRAS, lngua usada por muitos surdos e ouvintes no Brasil.

Palavras-chave: Educao de Surdos, Aspectos Lingsticos, Lngua de Sinais

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Unidade A LNGUA BRASILEIRA DE SINAIS


Existem vrios tipos de gramtica; por isso, importante saber a base da gramtica da LIBRAS, ler livros que abordam esse tema e estar sempre pesquisando, alm de entrar em contato com surdos em vrios locais diferentes como: em escolas, em associaes, em universidades, em igrejas. Do mesmo modo, preciso entrar em contato com surdos em idade avanada, com surdos que vivem no interior, que receberam ensino ou no, com surdos que vivem em outros Estados do Brasil, etc. Esse conhecimento necessrio, porque cada grupo de surdos possui seu dialeto; os surdos com idade avanada, por exemplo, possuem alguns sinais antigos que hoje no so mais usados. Tambm importante conhecer a estrutura lingstica da LIBRAS, mas, claro, deve-se saber que essa estrutura no a mesma da Lngua Portuguesa. Na verdade, so estruturas bem diferentes. Portanto, no adiantaria tentar usar a LIBRAS com a estrutura do portugus, pois assim o brilho da comunicao seria perdido.

A.1 O que sinal? O sinal, dentro da Lngua de Sinais, representa o conjunto de configurao de mos, de ponto de articulao e de movimento que expressa um significado prprio e pr-determinado, formando assim um meio de comunicao que se constitui em uma lngua. Esses elementos se referem aos parmetros principais dessa lngua, a qual ainda conta com os parmetros secundrios, que correspondem disposio e orientao das mos e regio de contato. A Lngua de Sinais produzida pelas mos, sendo complementada por movimentos faciais e corporais. Esta lngua ainda possui como recurso os classificadores1, os quais auxiliam na construo de sua estrutura sinttica. Essa lngua que, no Brasil, denomina-se LIBRAS (abreviatura que corresponde a Lngua Brasileira de Sinais) a lngua prpria dos surdos que aqui vivem, sendo assim sua lngua materna. Os surdos adquirem a Lngua de Sinais de forma natural, logo esta deve ser sua primeira lngua.
1

(ASSUNTO) Classificador: para conhecer mais sobre este assunto, leia Por uma gramtica de Lngua de Sinais, de Lucinda Ferreira Brito (Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro; UFRJ, Departamento de Lingstica e Filologia, 1995).

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Segundo Quadros (2004), as Lnguas de Sinais so consideradas lnguas naturais e, conseqentemente, compartilham uma srie de caractersticas que lhes atribui carter especfico e as distingue dos demais meios de comunicao. A Lngua de Sinais uma lngua de modalidade gestual-visual2, tendo sua estrutura diferenciada da estrutura da Lngua Portuguesa, que tem por base o campo oral-auditivo3. Os sinais so formados a partir da combinao da forma e do movimento das mos e do ponto no corpo ou no espao onde esses sinais so feitos. Assim como as lnguas orais, a LIBRAS possui sua estrutura gramatical prpria, contemplando todos os requisitos para a sua oficializao como lngua. A Lngua de Sinais no universal. Alm disso, a Lngua de Sinais pode variar de acordo com as diferentes regies de um mesmo pas. No caso do Brasil, a Lngua de Sinais a LIBRAS. Por exemplo: a Lngua Portuguesa diferente da Lngua Inglesa; da mesma forma, a Lngua Brasileira de Sinais difere da Lngua de Sinais prpria dos pases de Lngua Inglesa, como os Estados Unidos. Atravs da LIBRAS, os surdos brasileiros iro adquirir sua linguagem, assim como os ouvintes que vivem no Brasil construiro sua linguagem atravs da Lngua Portuguesa. Vejamos agora caractersticas da LIBRAS, segundo Brito (1995) e Quadros (2004).

A.2 Estrutura lingstica da LIBRAS Como j foi mencionado, a LIBRAS possui uma estrutura gramatical prpria, sendo composta por parmetros principais, os quais so: a configurao da(s) mo(s) (CM), o movimento (M) e o ponto de articulao (PA); e por parmetros secundrios, que so a disposio das mos, a orientao das mos e a regio de contato. A LIBRAS no pode ser analisada tendo-se por base a Lngua Portuguesa pelo fato de possurem gramticas diferenciadas. A estrutura da Lngua de Sinais segue a ordem

(GLOSSRIO) Gestual-visual: utiliza meio de comunicao, movimentos gestuais e expresses faciais que so percebidos pela viso (QUADROS, R. M. de & KARNOPP, L. B, 2004).
3

(GLOSSRIO) Oral-auditivo: utiliza meio de comunicao e sons articulados que so percebidos pelos ouvidos (QUADROS, R. M. de & KARNOPP, L. B, 2004).

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

da forma como so processadas as idias do pensamento do surdo, baseadas em sua perspectiva visual-espacial da realidade. Ainda sobre as diferenas entre as lnguas, na LIBRAS, no so usados artigos, preposies, conjunes e demais elementos de ligao.

A.3 Lxico ou vocabulrio de LIBRAS Na LIBRAS, existem palavras que so soletradas manualmente, forma que pode ser comparada a um emprstimo da Lngua Portuguesa, ou seja, a um emprstimo lingstico. Essas formas so consideradas lxicos no-nativos. O lxico nativo corresponde aos sinais que utilizam classificadores.

Figura1:

desculpe...

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Figura 2:

...obrigada

http://www.ines.org.br/ines_livros/18/18_007.HTM

A.4 Configurao de mos (CM) A oficializao da configurao das mos comeou a ser formada com base nos dados coletados nas principais capitais do Brasil. A configurao de mos representa a forma que a mo assume durante a realizao de um sinal. Existem, ao todo, 46 configuraes de mo4 em LIBRAS, e elas podem ser diferenciadas pela extenso (lugar e nmero de dedos estendidos), pela contrao (mo fechada, mo aberta) e pelo contato ou divergncia dos dedos, os quais podem variar, apresentando uma mo configurada, uma mo configurada sobre a outra, que lhe serve de apoio (por exemplo: depois), ou duas mos configuradas de forma espelhada (por exemplo: nascer, ou fim).

(ASSUNTO) Configuraes de Mo: A quantidade das configuraes de mo depende das pesquisas lingsticas; algumas afirmam que so 61 (Jogo Educativo Configuraes de mos em LSB, produto disponvel na loja LSB Vdeo), outras afirmam que so 64 (jogo Configurao de Mos, produto disponvel no Vdeo LIBRAS).

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Figura 3:

gua....

Figura 4:

...trabalhar

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Veja as imagens a seguir, referentes s quantidades de configuraes de mos:

Figura 5: diferentes configuraes de mos BRITO, 1995, http://www.lsbvideo.com.br/default.php e http://www.videolibras.hpg.ig.com.br/

A.5 Ponto de articulao5 (PA) Na efetivao da Lngua de Sinais, o ponto de articulao se refere ao local, no corpo do sujeito falante da lngua ou na rea definida pelo corpo, onde ser realizado o sinal. Assim, uma maior especificao da posio necessria, j que a regio no espao muito ampla. Esse espao limitado e vai desde o topo da cabea at a cintura, sendo que alguns pontos de articulao so mais precisos. As especificaes dividem o corpo das pessoas em cabea, tronco, braos, mos, e tambm em outras pequenas partes como olhos, pescoo, pulso, palmas, etc. Alguns adjetivos explicam ainda mais o ponto. So aqueles que especificam a subdiviso do corpo em questo (lado direito, esquerdo, interno externo, etc.), alm

(ASSUNTO) Ponto de Articulao: tambm usado para esse termo o nome PONTO DE LOCAO (cf. QUADROS, R. M. de & KARNOPP, L. B. Lngua de Sinais Brasileira: estudos lingsticos. Porto Alegre. Artes Mdicas. 2004).

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

daqueles que informam se h o contato ou distncia quando so realizados (imediatamente, prximo, em contato, distante, etc). Veja a imagem abaixo:

Figura 6:

gua...

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Figura 7:

....desculpe

A.6 Movimento Movimento representa o deslocamento de uma ou de ambas as mos no espao, durante a realizao do sinal, abrangendo tambm o pulso e o antebrao. O movimento pode demarcar o sinal devido a sua freqncia ser marcada ou no por repeties, pela direo ou pelas diferentes formas de concretizao do sinal, como por ligao ou separao. Para que seja realizado o sinal, preciso haver um objeto e um espao. As mos do enunciador representam o objeto, enquanto que o espao em que o movimento se realiza a rea em torno do corpo dessa pessoa. O movimento pode ser analisado atravs do tipo (variaes que as mos, os pulsos e os antebraos podem assumir durante o movimento), da direo (unidirecional, bidirecional ou multidirecional), da maneira (qualidade, tenso e velocidade) e da freqncia do sinal (movimentos simples ou repetidos). Compreenda melhor a anlise dos movimentos por meio dos desenhos a seguir:

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

10

Figura 8:

gua...

Figura 9:

....trabalhar

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

11

A.7 Orientao / Direcionalidade Orientao ou direcionalidade refere-se direo tomada pela mo na realizao de determinado sinal. Pode-se direcionar a palma da mo para cima, para baixo, para dentro, para fora, para a direita, para a esquerda ou na diagonal. Os sinais possuem uma direo, e a inverso desta pode significar idia de oposio, de contrariedade ou de concordncia nmero-pessoal, como ocorre com os sinais AVISAR e ME AVISAR, GOSTAR e NO GOSTAR. Contudo, no so todos os sinais que possuem direcionalidade. H alguns que no a possuem. Observe:

Figura 10:

avisar...

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

12

Figura 11:

...me avisar.

A.8 Expresso facial e/ou corporal Tanto a expresso facial, quanto o movimento realizado pelo corpo, podem ser considerados elementos no-manuais. Ou seja, alm dos parmetros principais e secundrios, os no-manuais participariam tambm da lngua, tendo por objetivo a diferenciao de significados e a marcao na construo sinttica da lngua. Assim como os ouvintes usam a voz com tonalidades (quando esto muito bravos ou pouco bravos, por exemplo), os surdos usam a expresso facial. Observe as imagens:

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

13

Figura 12: alegre ( - -

fraco; - + mdio;

+ + forte)

Figura 13: cansado ( - -

fraco; - + mdio;

+ + forte)

TIPOS DE FRASES EM LIBRAS

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

14

Na Lngua de Sinais, so usadas expresses faciais e corporais na estruturao das frases. Para se perceber se determinada frase expressa afirmao, interrogao, exclamao ou negao, necessrio observar-se a expresso facial e a expresso corporal utilizadas em determinados sinais, na realizao da frase. Essas expresses so comuns na comunicao dos surdos, fazendo parte da sua lngua. Veja alguns exemplos no vdeo.

VOC SABE LIBRAS. (Expresso neutra) VOC SABE NO LIBRAS. (Expresso de negao) VOC SABE LIBRAS? (Expresso de interrogao/dvida) VOC SABE LIBRAS! (Expresso de surpresa)

Atividade (veja o vdeo): No vdeo, aparecer uma figura para cada pergunta. Em seguida, a professora sinalizar os sinais. Observe o vdeo e marque a alternativa correta. Envie as respostas atravs do ambiente virtual, conforme orientaes do professor da disciplina.

Acerte qual a Configurao de Mo correspondente a cada figura apresentada, colocando a, b ou c. Configuraes de mos 1. Qual a Configurao de Mo referente a esta figura? ..................... 2. Qual a Configurao de Mo referente a esta figura? ....................... 3. Qual a Configurao de Mo referente a esta figura? ......................... 4. Qual a Configurao de Mo referente a esta figura? ......................... 5. Qual a Configurao de Mo referente a esta figura? .........................

Ponto de Articulao

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

15

1. Qual o sinal que se localiza no espao neutro? ......................... 2. Qual o sinal que se localiza no queixo? ...................... 3. Qual o sinal que se localiza na testa? ...................... 4. Qual o sinal que se localiza no tronco? ......................

Movimento 1. Qual o sinal que tem movimento? ...................... 2. Qual o sinal que no tem movimento? ......................

Orientao / Direcionalidade 1. Qual o sinal correto para avisar e para me avisar? ......................... 2. Qual o sinal que tem direcionalidade? ......................... 3. Qual o sinal que no tem direcionalidade? .........................

Expresso facial 1. Qual a expresso facial para desconfiada? ....................... 2. Qual a expresso facial para sono? ....................... 3. Qual a intensidade forte da expresso facial do sinal risada? .................... 4. Qual a expresso interrogativa? ..................... 5. Qual a expresso afirmativa?

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

16

..................... 6. Qual a expresso exclamativa? .....................

Atividade da Unidade A:
Caro aluno, para encerar esta unidade, prope-se que voc leia: KARNOPP, L.B. Lngua de Sinais na Educao dos Surdos. In: Adriana da Silva Thoma e Maura Corcini Lopes. A Inveno da Surdez: cultura, alteridade, identidades e diferena no campo da educao. Santa Cruz: EDUNISC, 2004. Aps a leitura, disponibilize suas impresses na ferramenta biblioteca, conforme as orientaes do professor disponveis na agenda da disciplina.

Referncias da Unidade A:
BRITO, Lucinda Ferreira. Por uma gramtica de Lngua de Sinais. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro; UFRJ, Departamento de Lingstica e Filologia, 1995.

KARNOPP, L.B. Lngua de Sinais na Educao dos Surdos. In: THOMA, Adriana da Silva; LOPES, Maura Corcini. A Inveno da Surdez: cultura, alteridade, identidades e diferena no campo da educao. Santa Cruz: EDUNISC, 2004.

QUADROS, R. M. de & KARNOPP, L. B. Lngua de Sinais Brasileira: estudos lingsticos. Porto Alegre: Artes Mdicas, 2004.

Sites Indicados: http://www.lsbvideo.com.br/default.php http://www.videolibras.hpg.ig.com.br/

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

17

Unidade B GRAMTICA I
Esta unidade tem como objetivo apresentar aos alunos os pronomes (pessoais, demonstrativos, possessivos, interrogativos) que so usados na LIBRAS. Para isso, sero citados exemplos, como tambm sero propostos exerccios que ajudaro na fixao dos elementos estudados e que elucidaro o contedo abordado. Alm disso, trabalharemos tambm com os numerais cardinais. O aprendizado dos numerais cardinais, iniciado no Caderno I, ser continuado nessa unidade, permitindo maior desenvolvimento do conhecimento dessa parte da lngua. importante que saibamos reconhecer e identificar o uso dos diferentes pronomes e dos numerais cardinais e ordinais dentro da LIBRAS. (Veja o vdeo)

B.1 Pronomes pessoais O uso dos pronomes pessoais varia um pouco de pessoa para pessoa. Algumas pessoas no identificam o seu gnero, por exemplo,outras, no entanto, apresentam-se assim: EU - MULHER; ELE -HOMEM (observe o vdeo).

Primeira pessoa: EU, NS 2, NS 3, NS 4, NS em GRUPO, NS TODOS.

Segunda pessoa: VOC, VOCS 2, VOCS 3, VOCS 4, VOC em GRUPO, VOCS TODOS.

A terceira pessoa: parecido com segunda pessoa, s que a terceira pessoa no est presente no lugar. ELE, ELES 2, ELES 3, ELES 4, ELE em GRUPO, ELE TODOS.

Atividade (veja o vdeo):

No vdeo, aparecer uma figura para cada pergunta. Aps isso, a professora sinalizar os pronomes pessoais. Observe o vdeo e marque a alternativa correta. Envie as respostas atravs do ambiente virtual, conforme orientaes do professor da disciplina.

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

18

Acerte qual o sinal, colocando a, b ou c. 1. Qual a Primeira Pessoa referente a NS 3? .................. 2. Qual a Segunda Pessoa referente a VOC em GRUPO? .................. 3. Qual a Terceira Pessoa referente a ELES 2? ..................

B.2 Pronomes demonstrativos e advrbios de lugar (veja no vdeo) Apenas apontar a configurao de mo, a qual representa o nmero 1.

Pronomes demonstrativos: ESTA, ESSA, AQUELA. Advrbios de lugar: AQUI, A, L.

B.3 Pronomes possessivos (veja no vdeo) EU MEU LIVRO VOC SEU LPIS ELE SEU FILHO (dela)

B.4 Pronomes interrogativos: onde, que, quem (veja no vdeo) Os sinais para QUEM e para O QUE so iguais, s dependem do contexto. s vezes, o sinal QUEM aparece junto ao sinal PESSOA, assim: QUEM-PESSOA. Observe as frases que no esto estruturadas na Lngua Portuguesa, mas sim em LIBRAS. Observe apenas em LIBRAS no vdeo.

QUEM: Quem nascer Santa Maria - RS ? Quem professora LIBRAS?

O QUE: O que LIBRAS? O que Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)?

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

19

ONDE: Onde voc nascer ? Onde curso Libras? Atividade (veja no vdeo): No vdeo, aparecer uma figura para cada pergunta. Em seguida, a professora sinalizar os pronomes interrogativos. Observe o vdeo e marque a alternativa correta. Envie as respostas atravs do ambiente virtual, conforme orientaes do professor da disciplina.

Acerte qual o sinal, colocando a, b ou c. 1. Qual o sinal para QUEM? ......................... 2. Qual o sinal para O QUE? ......................... 3. Qual o sinal para ONDE? .........................

Atividade: Soletrao Visualize a soletrao e anote os nomes: (veja o vdeo) 1. 2. 3. 4. 5. __________________________ __________________________ __________________________ __________________________ __________________________ 6. __________________________ 7. __________________________ 8. __________________________ 9. __________________________ 10. __________________________

B.5 Numerais cardinais (veja no vdeo) Os nmeros de 1 at 10 j foram estudados no caderno de Libras I; portanto, agora vamos trabalhar a partir do nmero 11.

Atividade: (veja o vdeo) No vdeo, aparecer uma figura para cada pergunta. Aps isso, a professora sinalizar os numerais cardinais. Observe o vdeo e marque a alternativa correta.

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

20

Envie as respostas atravs do ambiente virtual, conforme orientaes do professor da disciplina.

Acerte qual o sinal do nmero, colocando a, b ou c. 1. Qual o sinal do nmero 11? .................. 2. Qual o sinal do nmero 33? ................... 3. Qual o sinal do nmero 57? ................... 4. Qual o sinal do nmero 71? ................... 5. Qual o sinal do nmero 96? ................... 6. Qual o sinal do nmero 104? ................... 7. Qual o sinal do nmero 185? ................... 8. Qual o sinal do nmero 3.489? ................... 9. Qual o sinal do nmero 8.525? ................... 10. Qual o sinal do nmero 10.526? ...................

B.6 Objeto (veja o vdeo) Onde est?

A professora identifica os objetos pelos nmeros, ensinando os sinais e localizando cada um em um lugar determinado. O aluno deve colocar o nmero do objeto no lugar que a professora indicar.

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

21

Figura 14: Sala

Figura 15: Cozinha

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

22

Atividade: (veja o vdeo) No vdeo, a professora sinalizar um objeto. Em seguida, aparecero trs figuras para cada pergunta. Observe o vdeo e marque a alternativa correta. Envie as respostas atravs do ambiente virtual, conforme orientaes do professor da disciplina.

Acerte qual o sinal do objeto, colocando a, b ou c. 1. Qual a figura de TDD? ....................... 2. Qual a figura de televiso? ....................... 3. Qual a figura de liqidificador? ....................... 4. Qual a figura de caixa de fsforos? .......................

Atividade da Unidade B:
Caro aluno, para encerrar esta unidade, prope-se que voc leia O des(encontro) entre Itard e Victor: os fundamentos de uma Educao Especial (In: BANKS-LEITE, Luci; GALVO, Izabel. A Educao de um Selvagem: as experincias pedaggicas de Jean Itard. So Paulo: Editora Cortez, 2000). Aps a leitura, ser agendado um frum de discusso, conforme a orientao contida na agenda da disciplina.

Referncias da Unidade B:
BANKS-LEITE, Luci; GALVO, Izabel. A Educao de um Selvagem: as experincias pedaggicas de Jean Itard. So Paulo: Editora Cortez, 2000

FELIPE, Tanya; MONTEIRO, Myrna. LIBRAS em Contexto: Curso Bsico: Livro do Professor. 4. ed. Rio de Janeiro: LIBRAS Editora Grfica, 2005.

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

23

PIMENTA, Nelson. Coleo Aprendendo LSB. Volume I: bsico. Rio de Janeiro, 2001.

SACKS, Oliver. Vendo Vozes: uma jornada pelo mundo dos surdos. Rio de Janeiro: Imago, 1990.

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

24

Unidade C FIGURAS GEOMTRICAS6


Na realizao das figuras geomtricas na LIBRAS, imprescindvel o conhecimento dos Classificadores, os quais j foram trabalhados no Caderno I. Como foi mencionado anteriormente, para algumas palavras da Lngua Portuguesa, no existe um sinal especfico, porm possvel express-las utilizandose os Classificadores. Nas Figuras Geomtricas, preciso observar as formas existentes e, atravs dos Classificadores, identificar as palavras quando no existe o sinal respectivo para elas. Assim, pode-se realizar, na LIBRAS, as palavras que se referem s figuras geomtricas, porm algumas delas sero representadas atravs de Classificadores, e no de sinais especficos. Por isso, importante ter conhecimento do uso dos Classificadores, quando se referem s figuras geomtricas, tendo domnio sobre eles.

Veja o vdeo Classificadores

C.1 Quatro objetos semelhantes

(ASSUNTO) Figuras geomtricas: as figuras geomtricas esto contidas nos Classificadores, sendo mais utilizadas para referir-se a marcas de produtos, camisetas, algumas formas de casas (janelas, portas, telhados...), etc.

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

25

Figura 16

Observe os quatros objetos semelhantes. A professora mostrar os Classificadores nos dois primeiros objetos de cada fileira. Nos dois seguintes, a professora classificar a forma dos objetos. Desenhe no interior dos objetos o que a professora sinalizou.

C.2 Formas Assimtricas Museu de Garrafas

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

26

Figura 17

Vamos visitar o Museu de Garrafas. Vejamos como so as garrafas. Observe os desenhos. A professora classificar as garrafas e os nmeros. Em seguida, voc colocar os nmeros ao lado das garrafas, na ordem em que a professora sinalizou-as.

C.3 COISAS PERDIDAS Parque de Diverses

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

27

Figura 18

Vamos conferir as coisas que foram perdidas no Parque de Diverses. Observe os desenhos. A professora classificar as coisas perdidas e colocar os nmeros em ordem. Em seguida, voc colocar os nmeros ao lado das coisas perdidas que a professora sinalizou. Aps isso, a professora mostrar os sinais das coisas perdidas numeradas em ordem.

Atividade: (veja o vdeo) No vdeo, a professora sinalizar um objeto. Aparecero trs figuras para cada pergunta. Observe o vdeo e marque a alternativa correta. Envie as respostas atravs do ambiente virtual, conforme orientaes do professor da disciplina. Acerte qual o sinal do objeto, colocando a, b ou c.

1. Qual a figura de talco? ....................... 2. Qual a figura de mouse? .......................

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

28

3. Qual a figura de binculo? ....................... 4. Qual a figura de lmpada? ....................... 5. Qual a figura de adoante? ....................... 6. Qual a figura de carto de crdito? .......................

MANIPULAES GERAIS (veja o vdeo)

Atividade (veja o vdeo) No vdeo, aparecer uma figura para cada pergunta. Aps isso, a professora mostrar como so os classificadores de manipulaes gerais. Observe o vdeo e marque a alternativa correta. Envie as respostas atravs do ambiente virtual, conforme orientaes do professor da disciplina.

Acerte como so os classificadores, colocando a, b ou c.

Figura 19. Como o classificador de apertar a campainha?

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

29

......................

Figura 20. Como o classificador de girar o macaco?

.......................

Figura 21. Como o classificador de girar a tampa do esmalte?

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

30

.......................

Figura 22. Como o classificador de empurrar o creme?

.......................

Figura 23. Como o classificador de girar a maaneta?

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

31

.......................

Figura 24. Como o classificador de apertar o desodorante?

......................

Atividade da Unidade C:
Caro aluno, para encerar esta unidade, prope-se que voc leia o primeiro captulo da obra Vendo Vozes: uma jornada pelo mundo dos surdos, de Oliver Sacks (Rio de Janeiro: Imago, 1990). Aps a leitura, disponibilize suas impresses sobre o texto na ferramenta biblioteca, conforme as orientaes do professor, disponveis na agenda da disciplina.

Referncias da Unidade C:
FELIPE, Tanya; MONTEIRO, Myrna. LIBRAS em Contexto: Curso Bsico: Livro do Professor/. 4 edio - Rio de Janeiro: LIBRAS Editora Grfica, 2005.

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

32

PIMENTA, Nelson. Coleo Aprendendo LSB. Volume I: bsico. Rio de Janeiro, 2001.

SACKS, Oliver Vendo Vozes: uma jornada pelo mundo dos surdos. Rio de Janeiro: Imago, 1990.

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

33

Unidade D SINAIS BSICOS III


Nessa unidade, iremos conhecer mais sobre os sinais das frutas. Algumas frutas possuem sinal prprio, enquanto que, para a identificao de outras, necessrio utilizar-se Classificadores (CL). Para caracterizar a fruta kiwi, por exemplo, usa-se CL, fazendo a forma de kiwi, como bola estreita, e a cor marrom. Quanto s profisses, algumas possuem sinal composto, como a profisso de aougueiro (homem + carne + vender); assim como carteiro (homem + carta). Tambm importante a utilizao de expresses faciais e corporais. Na expresso corporal de frio, por exemplo, preciso encolher um pouco os ombros, como se realmente se estivesse sentindo frio, para que se possa transmitir o sentido do sinal. necessrio ter conhecimento dos sinais e dominar o uso dos Classificadores, caso no exista ou no se conhea o sinal de uma determinada fruta. Tambm se deve estudar os sinais de algumas profisses e reconhecer a importncia das expresses corporais e faciais na Lngua de Sinais.

D.1 Frutas e alimentos (veja o vdeo) Alguns alimentos e frutas possuem sinais prprios, outros no. Nesse caso, usase o classificador juntamente com a cor referente fruta em questo. A maioria das verduras e dos legumes representada pelo classificador. Observe o desenho da famlia unida no momento das refeies (Veja o vdeo):

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

34

Figura 25: Caf de manh

Figura 26: Almoo e Sobremesa

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

35

Figura 27: Lanche

Figura 28: Jantar

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

36

Figura 29: Frutas

Atividade: (veja o vdeo) No vdeo, aparecer uma figura para cada pergunta. Aps isso, a professora sinalizar os alimentos. Observe o vdeo e marque a alternativa correta. Envie as respostas atravs do ambiente virtual, conforme orientaes do professor da disciplina. Acerte qual o sinal relativo aos alimentos em questo, colocando a, b ou c.

1. Qual o sinal de ma? ....................... 2. Qual o sinal para po fatiado? ......................... 3. Qual o sinal para bolo? .................... 4. Qual o sinal para ch? .................... 5. Qual o sinal para sopa? ......................

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

37

6. Qual o sinal para pra? ....................... 7. Qual o sinal para caf? ........................ 8. Qual o sinal para bergamota? ....................... 9. Qual o sinal para melo? ........................ 10. Qual o sinal para refrigerante? ........................ 11. Qual o sinal para gelatina? ........................ 12. Qual o sinal para feijo? ........................

Observe o desenho: as crianas sonham com a profisso que desejam seguir quando crescerem. No desenho, a nuvem est representando o sonho das crianas quanto s suas futuras profisses. (veja o vdeo)

Atividade: (veja o vdeo) No vdeo, aparecer uma figura para cada pergunta. Aps isso, a professora sinalizar as profisses. Observe o vdeo e marque a alternativa correta. Envie as respostas atravs do ambiente virtual, conforme orientaes do professor da disciplina. Acerte qual o sinal da profisso, colocando a, b ou c. 1. Qual o sinal de juiz? ................... 2. Qual o sinal de intrprete? ........................ 3. Qual o sinal de advogada? ........................ 4. Qual o sinal de dentista? .......................

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

38

5. Qual o sinal de policial? ....................... 6. Qual o sinal de mecnico? .......................

D.2 Uso de expresses corporais e faciais (veja o vdeo) Intensidade: ( - fraco; - + mdio; + + forte)

BEM, MDIO, MAL, CIMES, CANSADO, QUE SACO, CHORAR, BRABO, NERVOSA, EXIBIDA, RISADA, DOR, FEDOR, EMOO.

Atividade: (veja o vdeo) No vdeo, a professora mostrar as expresses. Observe qual a intensidade da expresso, colocando a letra a para fraco, b para mdio ou c para forte. Marque a alternativa correta e envie as respostas atravs do ambiente virtual, conforme orientaes do professor da disciplina. 1. BEM ..................... 2. CIMES ...................... 3. EMOO ...................... 4. MEDO ....................... 5. EXIBIDA .................... 6. DESCONFIADA ......................

D.3 Histrias curtas (veja o vdeo) Atividade: (veja o vdeo)

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

39

No vdeo, a professora conta histrias curtas. Essas histrias mostram como ocorre a imaginao da cultura surda. Observe que a professora sinalizar primeiramente o nmero correspondente histria. Em seguida, anote o nmero obedecendo ordem em que a professora sinalizou a histria e envie as respostas atravs do ambiente virtual, conforme orientaes do professor da disciplina.

Figura 30

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

40

Figura 31

Figura 32

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

41

Figura 33

Atividade da Unidade D:
Caro aluno, para encerrar esta unidade, prope-se que voc leia o texto: Morfologia das Lnguas de Sinais (In: QUADROS, R. e KARNOPP, L. Lngua de Sinais Brasileira: Estudos Lingsticos. Porto Alegre: Artmed, 2004). Aps a leitura, disponibilize suas impresses sobre o texto na ferramenta biblioteca, conforme as orientaes do professor disponveis na agenda da disciplina.

Referncias da Unidade D:
FELIPE, Tanya; MONTEIRO, Myrna. LIBRAS em Contexto: Curso Bsico: Livro do Professor. 4. ed. Rio de Janeiro: LIBRAS Editora Grfica, 2005.

QUADROS, R. M. de & KARNOPP, L. B. Lngua de sinais brasileira: estudos lingsticos. Porto Alegre. Artes Mdicas. 2004.

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

42

UFSM. Estrutura e Apresentao de Monografias, Dissertaes e Teses: MDT/Universidade Federal de Santa Maria. Pr-Reitoria de Ps-Graduao e Pesquisa. 6. ed. Santa Maria: Editora da UFSM, PRPGP, 2005.

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Potrebbero piacerti anche