Sei sulla pagina 1di 2

EXEGESE EM GNESIS 2:18

1- TRADUO AO P-DA-LETRA: E disse Yhaweh Deus: No bom estar (ser) o ser humano somente ele; eu farei para ele um socorro como diante (do outro lado) dele . 2- TRADUO TRABALHADA: E disse o Senhor Deus: No bom o homem estar s. Far-lhe-ei um(a) ajudador(a) que esteja diante dele . 3- COMENTRIO: 3.1 No bom o homem estar s interessante que quem descobre a solido do ser humano no o prprio ser humano, mas Deus. Vemos aqui um dos motivos porque Deus criou o homem sua imagem e semelhana. Num primeiro momento a criao do homem pode significar que Deus mesmo quis se ver no ser humano, mas ele sabe que o ser humano precisar viver no apenas no nvel de adorao , mas tambm de comunho (horizontal e verticalmente). 3.2 ...far-lhe-ei um(a) ajudador(a) ... Na narrativa quando Deus viu que no era bom para o ser humano estar sozinho, ele no decidiu logo criar uma fmea ou mulher, mas algum parecido com o ADAM para que ficasse defronte dele, numa situao de auxlio , socorro , ou seja, para dar sentido ao ADAM. Sozinho, o ser humano no completo. O verso 19 revela que o primeiro mtodo de Deus para resolver esse problema no foi formando a mulher, mas, modelando com o barro todos os animais domsticos e selvagens, fazendo-os passar diante do ADAM para que este, ao dar-lhes nomes, os conceituasse para si mesmo. O verso 20 mostra que apesar de todo o esforo do homem, este no conseguia encontrar algum parecido com ele. ento que Deus decide criar algum que seja parte do prprio ADAM, de sua prpria carne e osso, a mulher, fmea que lhe completa e lhe d sentido. A maneira como muitos tm usado o termo ajudador(a) com relao mulher , por demais, depreciativa, dando um sentido que a mulher subalterna, por ser ajudadora do homem. Na verdade, quem socorre, como o Senhor no Salmo 121, est, na maioria das vezes, em situao de fora em relao a quem auxiliado. 3.3 Diante dele A situao original da mulher de paridade, de estar do outro lado do homem, diante dele, como espelho e como esteio. Sem ela o homem simplesmente ser humano s , mas nunca um vyai (ISH) homem , nunca inferior nem superior sua mulher, a qual nunca lhe superior ou inferior. Essa situao s foi alterada pela queda do ser humano em Gnesis 3:12-19, quando todos os elementos envolvidos na desobedincia receberam conseqncias nefastas para suas vidas.

4-TESE: A criao do ser humano, como maravilhoso dom de Deus permite ao homem viver em plena harmonia com o seu Criador e com o seu prximo, numa relao de comunho e de interao. O pecado destri essa condio imprimindo ao homem o desejo de ser Deus e de estar acima do outro, tornando-se senhor deste, mas trazendo conseqncias de desintegrao do ser em relao a Deus e em relao ao seu prximo. 5-RELEITURA 1 - O NOVO TESTAMENTO Do que se pode extrair do contexto (vv.22-24), onde o Adam (ser humano) encontra a sua realizao plena na condio de homem e mulher, unidos pela experincia conjugal, percebe-se na leitura do Novo Testamento uma convergncia

para esse princpio. Jesus criticou duramente a interpretao casustica do divrcio (Mt.19 comparado a Deut.24) que em seu tempo era manipulado pelos interesses dos escribas e fariseus, principalmente na atenuante do famoso rabino Hillel. Alude ao texto do Gnesis colocando a dignidade da mulher no topo a partir do ponto de vista da responsabilidade mtua da manuteno da relao conjugal. Paulo, em Efsios 5:31, lembra o aspecto da moral domstica e do grande amor que o marido deve Ter para com sua esposa como paradigma para o mistrio do amor de Cristo para com a sua igreja. O mesmo Paulo em I Corntios 6:16 usa o texto de Gnesis para alertar os crentes contra a prostituio pois quem se prostitui torna-se em uma s carne com a prostituta. Observa-se ainda uma influncia que Paulo recebeu da tradio rabnica no que diz respeito primazia do homem em relao mulher pelo fato dela Ter sido formada a partir do Adam, principalmente nas orientaes para que as mulheres no utilizassem a palavra de autoridade sobre o homem ( I Corntios 11:8-9 e I Timteo 2:13). 6-RELEITURA 2 O TEMPO QUE SE CHAMA HOJE O texto de Gnesis 2:18 tem sido utilizado de forma ingnua e, muitas vezes, preconceituosa. Alega-se que a mulher ajudadora do marido no sentido pejorativo, ou seja, como se fosse inferior a ele. A exegese do texto mostrou o elevado papel da criao da mulher. O Adam s se tornou verdadeiramente homem na medida em que Deus colocou em sua frente algum parecido com ele pois dele fora tirado, redimindo-o assim de sua situao de ser s . Foi o pecado quem quebrou essa relao de harmonia, ensinando ao homem o querer estar acima do outro, como se Deus fosse. Num tempo onde ainda se alude a Efsios 5:22 com fins puramente machistas, bem que poder-se-ia ler o versculo 21 desse mesmo captulo onde a submisso um ato mtuo e motivado pelo amor.

O Cenrio Histrico de Gnesis um


A revelao nunca dada num vcuo histrico. A Bblia fala aos homens em situaes especficas e por motivos especiais. No podemos interpretar corretamente as Escrituras ou aplic-las a ns mesmos at que te-nhamos respondido questo: O que esta passagem queria dizer queles a quem originalmente foi dada? Muitas coisas sobre a literatura, cultura e religiosidade dos povos que cercavam os israelitas so conhecidas atravs de estudos arqueolgicos. O conhecimento de fatos contemporneos aos Israelitas aumentar grandemente nossa compreenso do significado do relato da criao de acordo com a revelao divina, tal como encontrada em Gnesis um.

Potrebbero piacerti anche