Sei sulla pagina 1di 18

34(1):137-154 jan/abr 2009

A Educao Para a Cidadania Entre Passado, Presente e Futuro


Oldimar Pontes Cardoso

RESUMO - A Educao Para a Cidadania Entre Passado, Presente e Futuro. Com base na definio de educao como iniciao em tradies herdadas, este artigo visa estabelecer a educao para a cidadania com um foco no passado, em oposio s propostas em voga educao por competncias, ps-convencionalidade que estabelecem esse foco no presente ou no futuro. Para isso, este artigo analisa a polissemia do conceito de cidadania, o impacto da ausncia de limites entre pblico e privado para a definio de espao pblico, o efeito da oscilao entre universalismo e comunitarismo para a definio de coletividade poltica, o que influi na definio de educao para a cidadania. Este artigo analisa ainda as diferenas entre formao e educao para concluir que apenas essa ltima pode existir no mundo Moderno. Palavras-chave: Educao para a cidadania. Formao poltica. Democracia. ABSTRACT - Education for Citizenship Among Past, Present and Future. Based on the definition of education as initiation into inherited traditions, this paper aims to establish the education for citizenship with a focus in the past, as opposed to the proposals in vogue comptences, postconvencionnalit establishing this focus in the present or in the future. Therefore, this article examines the polysemy of the concept of citizenship, the impact of the lack of boundaries between public and private for the definition of public space, the effect of oscillation between universalism and communitarianism to the definition of political collectivity, which influences the definition of education for citizenship. This article also examines the differences between and education to conclude that only the latter concept can exist at the Modern Age. Keywords: Education for citizenship. Civic education. Democracy.

137

Com o intuito de explicar o que educao para a cidadania ducation la citoyennet , Franois Audigier inicia um de seus textos definindo o conceito de cidadania como flou (Audigier, 1999, p. 55). Essa palavra francesa, que poderia ser traduzida literalmente como impreciso, vago ou indefinido, tambm qualifica algo de contorno adocicado, agradvel aos sentidos. provavelmente esse segundo sentido que Audigier utiliza para concluir que o conceito de cidadania incita prudncia, mas ao mesmo tempo tranqilizador rassurant. Esse conceito incita prudncia porque nos obriga a buscar constantemente sua definio a cada novo contexto em que nos inserimos. Nunca podemos ter certeza de que falamos da mesma cidadania com um interlocutor s porque utilizamos o mesmo termo. A palavra cidadania uma s, mas representa os mltiplos significados que a constituram desde a Antiguidade. Atualmente, pessoas e grupos de ideologias as mais diversas e inconciliveis se dizem defensores ou valorizadores da cidadania. Mas essa indefinio a priori da cidadania tambm tranqilizadora, segundo Audigier, porque um conceito que descreve relaes humanas deve ser impreciso, dinmico e polissmico. As definies hegemnicas de cidadania sempre se constituem dos conflitos polticos prprios de cada tempo e espao. Como esses conflitos se transformam historicamente, a definio de cidadania se transforma no mesmo processo. Segundo a tradio da Filosofia da Educao inglesa, a cidadania pode ser entendida como um conceito essencialmente contestado essentially contested concept , [...] que est em disputa e que no possui uma definio neutra ou consensual (Winch; Gingell, 1999, p. 88). A palavra cidadania pode ser entendida ainda como uma categoria que abriga mltiplos conceitos. De acordo com Audigier (1999, p. 57), os vrios conceitos de cidadania tm como elemento central noyau dur o fato de se referirem ao espao pblico e a uma coletividade poltica [...] que vive sobre um territrio e que tem o poder de definir a lei, ou seja, as regras da vida coletiva, as liberdades de cada um, os modos de resoluo de conflitos. Como as definies de espao pblico e de coletividade poltica podem variar muito, o conceito de cidadania varia na mesma medida.

Entre Pblico e Privado


Para o pensamento grego antigo, havia claras diferenas entre a vida privada o espao da casa e da famlia e a uma espcie de segunda vida relativa plis , que chamaramos de vida pblica. Cada cidado pertencia a duas ordens de existncia, relativas ao que lhe era prprio e ao que lhe era comum . Hannah Arendt afirma que essa diferena estabelecida no pensamento grego antigo no era apenas um ideal, mas uma constatao emprica. A fundao da plis foi precedida pela [...] destruio de todas as unidades organizadas base de parentesco, que

138

fez do regime de gens e do regime da cidade duas formas antagnicas de governo (Arendt, 2005, p. 33). Segundo esse pensamento (Arendt, 2005, p. 36), a casa era o espao do ordenar e, a plis, o espao do persuadir:
[...] forar algum mediante violncia, ordenar ao invs de persuadir, eram modos pr-polticos de lidar com as pessoas, tpicos da vida fora da plis, caractersticos do lar e da vida em famlia, na qual o chefe da casa imperava com poderes incontestes e despticos, ou da vida nos imprios brbaros da sia, cujo despotismo era freqentemente comparado organizao domstica.

No mundo moderno, o surgimento dos Estados nacionais trouxe a ascendncia da esfera do social, que no nem privada nem pblica no sentido estrito desses termos. Os limites entre o espao pblico e o espao privado ficaram bastante tnues, pois na Modernidade a nica coisa que as pessoas tm em comum so seus interesses privados (Arendt, 2005, p. 37-38). A transformao da preocupao individual com a propriedade privada em uma preocupao pblica, pela constituio de uma nao compreendida como uma famlia gigantesca, criou uma indefinio que influi diretamente no significado da cidadania. Os cidados modernos criaram um Estado e um governo que so mera administrao e substituram o [...] governo pessoal pela burocracia, que o governo de ningum (Arendt, 2005, p. 78-79). Na periferia do mundo moderno, como o caso do Brasil, os limites entre pblico e privado so mais tnues ainda. Segundo Srgio Buarque de Holanda, no fomos governados historicamente pela burocracia qual se refere Hannah Arendt. No Brasil, impera desde tempos remotos um tipo de famlia patriarcal rural que persistiu mesmo com o desenvolvimento da urbanizao, pois esse desenvolvimento consistiu no apenas no crescimento das cidades, mas na atrao de vastos espaos rurais para sua rea de influncia. O detentor de [...] posies pblicas de responsabilidade [...] formado por tal ambiente no compreende facilmente [...] a distino fundamental entre os domnios do privado e do pblico [...] (Holanda, 1975, p. 105-106). Isso no o caracteriza como um [...] puro burocrata [...], mas como um [...] funcionrio patrimonial [...] que representa a gesto poltica como assunto de seu interesse particular (Holanda, 1975, p. 105-106):
[...] as funes, os empregos e os benefcios que deles aufere, relacionam-se a direitos pessoais do funcionrio e no a interesses objetivos, como sucede no verdadeiro Estado burocrtico, em que prevalecem a especializao das funes e o esforo para se assegurarem garantias jurdicas aos cidados (Holanda, 1975, p. 105-106).

Desde que Holanda realizou essa anlise, em 1936, o Brasil j passou por alguns projetos de modernizao mais ou menos bem sucedidos, que visaram

139

substituir os funcionrios patrimoniais por burocratas. Porm, fcil perceber que ainda hoje a cordialidade se mantm como um trao definido do carter brasileiro, o que refora a indiferenciao entre pblico e privado (Holanda, 1975, p. 105-106).

Entre Universalismo e Comunistarismo


O conceito de coletividade poltica, outro elemento central da cidadania na definio de Audigier, est relacionado a pelo menos duas grandes tradies: o universalismo francs e o comunitarismo anglo-saxo/germnico. A tradio francesa pautada nas idias de consenso e de interesse geral, enquanto que a tradio anglo-sax/germnica pautada em relaes polticas constitudas com base no conceito de comunidade. Segundo o universalismo francs, no deve haver intermedirios na relao do cidado com o Estado nacional, que a nica instituio responsvel pela mediao de conflitos. A tradio francesa no reconhece que seus cidados sejam representados por comunidades, o que faz do Estado nacional a nica coletividade poltica legtima. Contrariamente, a tradio anglo-sax/germnica entende as comunidades locais, religiosas, tnicas etc. como coletividades polticas, por meio das quais os cidados podem se relacionar entre si e com o Estado federativo. Isso no significa que anglo-saxes e germnicos recusem um papel para o indivduo na poltica. Os direitos dos cidados na Inglaterra, por exemplo, surgiram exatamente da necessidade de se proteger o indivduo dos poderes da monarquia. A nfase dada por John Locke ao conceito de property na definio de civil-government um exemplo claro da valorizao do indivduo na poltica pela tradio anglo-sax (Locke, 2000). A tradio anglo-sax/germnica reconhece e valoriza a participao do indivduo na poltica, mas, ao contrrio do universalismo francs, no v contradio entre essa participao individual e a existncia de comunidades. Essa discrepncia entre as tradies francesa e anglo-sax/germnica j foi tambm definida como a diferena entre o [...] individualismo [...] e o [...] holismo [...] (Dumont, 1983, p. 11-12). Segundo Louis Dumont, a origem dessa diferena est associada histria das sociedades francesa e germnica durante o Iluminismo. A expanso francesa posterior Revoluo de 1789 contribuiu para a criao de um sociocentrismo: os franceses desse momento no se entendiam integrantes de uma cultura particular, mas da civilizao ou da cultura universal. J os germnicos do mesmo perodo entendiam-se parte de uma comunidade Gemeinschaft com uma cultura especfica que a diferenciava das outras1. Para Dumont, os franceses se viam como seres humanos acidentalmente franceses I am a man by nature, and Frenchman by accident , enquanto os germnicos acreditavam constituir-se seres humanos por meio de sua cultura I am essentially a German, and I am a man through my being a German (Dumont, 1994, p. 3 e 19). Em funo desse histrico, a

140

tradio francesa definiu o cidado como um ser disperso numa sociedade Gesellschaft , enquanto a tradio germnica definiu o cidado como um ser vinculado a uma comunidade Gemeinschaft. Ao longo do sculo XX, essas duas tradies se influenciaram mutuamente. Elas persistem hoje como ideais, mas no existem mais de forma ortodoxa na prtica poltica, mesmo na Frana e na Alemanha (Bizeul, 2006). A presena do multiculturalismo na poltica francesa, ampliado pelas tentativas de resoluo de conflitos com os imigrantes de suas ex-colnias africanas, tende a considerar cada vez mais o conceito anglo-saxo/germnico de comunidade no exerccio da cidadania. A recente ruptura com o direito de sangue jus sanguinis na Alemanha, pela lei de 1999 que permite a alguns filhos de imigrantes o acesso cidadania alem, indica uma transio da vertente culturalista ao universalismo francs (Kastoryano, 2001). As tradies francesa e anglo-sax/germnica tambm esto vinculadas a sentidos atribudos historicamente palavra cidadania. Essa palavra j significou, por exemplo, a relao de um indivduo com a cidade onde mora no sentido latino clssico, que associava a palavra civitas concepo grega de . Esse sentido muito recorrente hoje entre os germnicos, para os quais cidado Brger. Essa palavra remete diretamente a Burg, a cidade murada livre das obrigaes feudais. Ser um cidado, portanto, ser livre e aprender cotidianamente a conviver entre iguais num espao urbano que se projeta como a anttese do mundo feudal, caracterizado pelo rural e pela ausncia de liberdade. Como no Brasil o processo de formao das cidades em momento algum significou uma ruptura direta com o status quo, como foi o caso das cidades germnicas, para ns muito difcil compreender esse sentido da cidadania. A palavra cidadania tambm pode significar o fato de um indivduo ser membro de um Estado mais amplo do que sua cidade. Esse segundo sentido, caro tradio francesa, expressa os direitos e deveres civis, polticos e sociais ligados a uma teoria poltica particular, criada historicamente pelo republicanismo dos sculos XVIII e XIX. A palavra cidadania pode ainda ser empregada num terceiro sentido como sinnimo de nacionalidade, denotando um mero estatuto jurdico. Nesse caso, cidadania significa apenas ser cidado de um pas. Os sentidos do termo cidadania em cada lngua dependem das tradies especficas nas quais a lngua em questo est imersa. Em francs, a palavra citoyennet remete especialmente relao dos indivduos com o Estado nacional, conforme a tradio exposta anteriormente. Em alemo, a idia de cidadania remete tanto ao primeiro sentido do indivduo que vive numa cidade quanto ao terceiro da cidadania apenas como estatuto jurdico. A traduo mais comum para cidadania em alemo Staatsbrgerschaft constantemente utilizada com o sentido de nacionalidade Staatsangerrigkeit (Bizeul, 2006). Essa confuso da cidadania com a nacionalidade pode ser explicada pela tradio germnica do direito de sangue para atribuio da nacionalidade, que dificulta aos germanfonos a compreenso das diferenas entre os dois

141

termos. As diferenas entre citoyennet e nationalit so muito mais claras do que as diferenas entre Staatsbrgerschaft e Staatsangerrigkeit. Assim como a palavra inglesa citizenship, a palavra portuguesa cidadania remete igualmente aos trs significados citados anteriormente, o que dificulta ainda mais a definio de coletividade poltica nessas duas lnguas. No Brasil, as definies francesa e anglo-sax/germnica de coletividade poltica fundem-se de uma maneira irreconhecvel desde o sculo XIX. O parlamentarismo imperial brasileiro j hesitava entre o modelo francs e o modelo ingls (Faoro, 2000). Mas a confuso entre esses dois modelos atingiu seu auge com a proclamao da Repblica brasileira, que teve a histria de nossa bandeira nacional como seu cone. A bandeira hasteada em 15 de novembro de 1889 era uma imitao da bandeira estadunidense, que substitua suas listras vermelhas e brancas por verdes e amarelas, numa clara referncia ao projeto anglo-saxo de coletividade poltica. Quatro dias depois, essa bandeira foi substituda pela atual, que mantm a estrutura da bandeira do Imprio com o acrscimo de um lema extrado do positivismo francs: Ordem e progresso (Carvalho, 1990). Essa indeciso quanto ao estandarte a adotar para nossa Repblica, que substituiu simbolicamente a influncia estadunidense pela francesa, expressiva da pluralidade de projetos que constituram a Repblica brasileira. Na arrepsia entre o projeto estadunidense e o projeto francs, o Brasil se transformou numa Repblica que no nem federativa como a estadunidense por no atribuir uma considervel autonomia legislativa aos estados, nem nacional como a francesa por no centralizar aspectos fundamentais da constituio da nacionalidade como a execuo da educao bsica. As mltiplas concepes brasileiras de coletividade poltica, aliadas tradio patrimonial que confunde espao pblico e privado, faz da cidadania um conceito difcil de ser definido. A cidadania no Brasil pode significar tanto o envolvimento de um indivduo com questes locais de convivncia, como na tradio anglo-sax/germnica, quanto sua militncia em questes polticas mais amplas, como na tradio francesa. No raro, a cidadania ainda confundida com a nacionalidade, tornando-se sinnimo de uma adeso cega a projetos governamentais ufanistas. H ainda um quarto sentido atribudo palavra cidadania no Brasil, associado participao voluntria em projetos assistencialistas tpicos de organizaes no-governamentais. Esse voluntariado muitas vezes ocupa o lugar que deveria ser de funcionrios pblicos concursados e estveis, e freqentemente concebe os demais cidados no como iguais, mas como necessitados. Definir essas aes voluntrias como exerccio de cidadania parece mais um dos paradoxos da sociedade brasileira.

Entre Educao e Formao


Apesar dos paralelos estabelecidos at este ponto com a cidadania na Antiguidade, a democracia antiga definida neste texto como mito de origem

142

da democracia moderna, e no como quintessncia da cidadania. Os opositores do Antigo Regime emprestaram da Antiguidade greco-romana os termos democracia e cidadania para legitimar os regimes polticos criados por eles no sculo XVIII, mas isso no significa que esses regimes sejam herdeiros de fato dos regimes antigos. A idia de que a cidadania surgiu na Antiguidade e renasceu no mundo Moderno no passa de um discurso criado para legitimar os regimes polticos da Modernidade. Os autores desses novos regimes no desejavam apoiar-se na tradio poltica imediatamente anterior, pois acreditavam romper com ela. Por isso, foi necessrio inventar vnculos com regimes desaparecidos h sculos, para evitar reconhecer que o que se propunha era, em parte, absolutamente novo, em parte, herdeiro do prprio Antigo Regime. Caractersticas centrais da democracia moderna, como a existncia do sufrgio e de um Poder Judicirio profissional e repleto de privilgios, no passam de resqucios do Antigo Regime sem qualquer relao com a Antiguidade. Segundo Pierre Vidal-Naquet (2000, p. 14), a [...] gerao que fez a Revoluo francesa sabia pouco de latim e ainda menos de grego [...], mas isso no a impediu de reivindicar-se herdeira de Esparta, de Roma e de Atenas. Essa pretensa herana variou com a transformao histrica dos interesses polticos modernos. Vidal-Naquet nos lembra que Atenas foi representada sucessivamente como liberal, democrtica e republicana. Ela chegou at a fazer, com Louis Mnard, uma incurso no socialismo. Gustave Glotz falou a respeito de Pricles sobre um socialismo de Estado (Vidal-Naquet, 2000, p. 15-16). Para compreender o sentido contemporneo de cidadania e democracia, necessrio questionar a idia de que esses conceitos surgiram na Antiguidade e retornaram ao Ocidente aps um suposto hiato da Idade Mdia. Apesar de utilizarmos as palavras democracia e cidadania em referncia a regimes antigos e modernos, as diferenas entre eles so bastante significativas. A comear pelo sentido da ao poltica. A democracia antiga visava o autocontrole dos cidados, diante do qual a apatia poltica era impensvel. Aristteles afirmou na Constituio de Atenas que, no incio do sculo VI a. C., havia uma lei que destitua dos direitos polticos os cidados que no tomassem partido de uma guerra civil ocorrida em sua plis. Pricles considerava um intil [...] aquele que no participa da vida de cidado (Finley, 1988, p. 41-42). Na democracia moderna, ao contrrio, a apatia poltica no apenas aceitvel, mas condio de sobrevivncia do regime. Um cientista poltico contemporneo, Wyndraeth H. Morris-Jones, escreveu que a apatia poltica um sinal de compreenso e tolerncia da diversidade humana e tem benfico efeito no esprito da vida poltica porque uma [...] fora de oposio relativamente eficiente para os fanticos que constituem o verdadeiro perigo para a democracia (Finley, 1988, p. 18)2. O autocontrole dos cidados atenienses era obtido por meio de dispositivos institucionais como o graph paranomon, que punia o autor de uma proposta Assemblia cujos resultados fossem considerados negativos pela

143

maioria dos cidados (Wollf, 1970; Schwartzberg, 2004). A isegoria, o direito que todos os cidados possuam a palavra na Assemblia, era regulado por esse dispositivo, que responsabilizava o cidado por todas as propostas que apresentava. Ainda que aprovada pela Assemblia, uma proposta era sempre responsabilidade de seu autor. Quando um cidado era acusado de realizar uma proposta mal-sucedida, um jri escolhido por sorteio poderia reverter o resultado da Assemblia e punir o autor da proposta. Na democracia moderna, agimos de forma radicalmente oposta. Os polticos profissionais que compem nossas Assemblias no possuem qualquer responsabilidade sobre o resultado de suas propostas e ainda so protegidos pela imunidade parlamentar, que dificulta seu julgamento mesmo por crimes no relacionados sua atuao no Poder Legislativo. Uma outra diferena entre a cidadania antiga e a moderna refere-se ao fato de a primeira ser um fim em si e a segunda ser apenas um mtodo para promover aquilo que autores como Seymour Martin Lipset, W. H. MorrisJones e Joseph Schumpeter chamam de a paz e a abertura o que quer que esse eufemismo signifique. Na Antiguidade, o exerccio da cidadania era visto como a nica forma [...] de ajudar o homem a alcanar uma meta moral na sociedade, a justia e uma vida digna (Finley, 1988, p.19). J os intelectuais contemporneos, como Lipset, Morris-Jones e Schumpeter, so menos ambiciosos: [...] evitam metas ideais, conceitos como o de vida digna e enfatizam os meios, a eficincia do sistema poltico (Finley, 1988, p. 19). Schumpeter chega mesmo a definir a democracia moderna como isenta de responsabilidade cvica e de participao poltica, totalmente dissociada dos ideais de liberdade e igualdade (Finley, 1988, p. 19). A principal diferena entre a democracia antiga e a moderna est relacionada separao entre lderes e liderados existente na democracia moderna e tambm no Antigo Regime. A eleio dos lderes na democracia ateniense no era feita por sufrgio, mas por sorteio, cuja regra impedia que uma mesma pessoa fosse sorteada mais de duas vezes ao longo de sua vida para compor um mesmo rgo poltico. Aristteles definiu as eleies como aristocrticas, no democrticas: [...] elas introduzem o elemento da escolha reflexiva, da seleo das melhores pessoas, os aristoi, em vez do governo por todos (Finley, 1988, p. 32). O sorteio permitia que praticamente todos os cidados atenienses ocupassem pelo menos um cargo poltico ao longo de suas vidas, o que igualava lderes e liderados. Mesmo lderes como Pricles, que tinham grande influncia sobre a Assemblia, jamais tomavam decises sem aprovao coletiva e podiam ter suas propostas recusadas a qualquer momento. Caso algum lder aparentasse desejar exercer o controle sobre a Assemblia, ela podia conden-lo a um exlio de at dez anos, por meio de um dispositivo institucional conhecido como ostracismo (Finley, 1988). O sorteio dos cargos polticos, a concentrao do poder na Assemblia, o ostracismo e outros dispositivos polticos tinham o propsito de evitar a criao de uma elite poltica institucionalizada e autoperpetuada, que foi constituda na Modernidade pelos

144

polticos profissionais. Segundo Lipset, esses profissionais constituem, na democracia moderna, [...] uma elite poltica na luta para disputar os votos de um eleitorado em sua maior parte passivo (Finley, 1988, p. 25). Essa separao entre lderes e liderados, que afasta a democracia antiga da moderna e aproxima esta ltima do Antigo Regime, vista por Lipset no como uma negao da democracia, mas como uma virtude desse regime. A diferena entre cidadania antiga e moderna que mais interessa neste texto diz respeito ao processo de formao ou educao dos cidados. Os cidados gregos antigos passavam pela , uma formao Formung no prprio contexto da ao poltica que dispensava uma instituio especfica e era realizada nos diversos espaos da plis. Mesmo realizada no interior de uma plis especfica, a compreendia a formao numa cultura que ultrapassava as fronteiras da cidade e incorporava [...] a lngua, a religio, os costumes e a histria [...] comuns aos gregos (Jaeger, 1973, p. 1010). J os cidados modernos passam por uma educao descontextualizada, a escolarizao, criada na Modernidade para preparar os indivduos fora do contexto poltico para o exerccio futuro da cidadania. Definir a escola como um espao fora do contexto poltico no significa afirmar que ela uma entidade idealmente neutra, composta por profissionais isentos de ideologia. Como toda instituio, a escola est inserida nos conflitos sociais e nas disputas polticas que caracterizam seu tempo e seu espao. Ela resultado da somatria das posturas polticas dos profissionais que a integram e sofre o impacto das polticas educacionais de sua poca. Porm, no interior da escola, a relao professor-aluno no poltica, por no ser uma relao entre iguais. A poltica, segundo Hannah Arendt, a reunio de iguais que assumem o esforo da persuaso e correm o risco do fracasso. Por isso, essa autora afirma que:
A educao no pode desempenhar papel nenhum na poltica, pois na poltica lidamos com aqueles que j esto educados. Quem quer que queira educar adultos na realidade pretende agir como guardio e impedi-los de atividade poltica. Como no se pode educar adultos, a palavra educao soa mal em poltica; o que h um simulacro de educao, enquanto o objetivo real a coero sem o uso da fora (Arendt, 1972, p. 225).

O sentido dado por Arendt palavra educao nos permite concluir que os cidados modernos no so formados geformt ou gebildet , eles so educados unterrichtet ou geschult. Definida assim, a formao ocorre no contexto da ao poltica, enquanto a educao ocorre previamente. Seria mais rigoroso ento referir-se educao para a cidadania ducation la citoyennet , como Franois Audigier, do que referir-se formao de cidados, como mais comum no Brasil. Este texto no questiona se a descontextualizao operada pela escola melhor ou pior do que a antiga. Ele apenas constata que, historicamente, essa foi a maneira hegemonicamente escolhida para a educao dos cidados na Modernidade. No mundo moderno, tambm se realiza formao

145

poltica, assim como no mundo antigo tambm existiam escolas formais. Muitos autores modernos, como John Stuart Mill, questionaram a descontextualizao escolar e fizeram o elogio da , sugerindo que ela um modelo interessante tambm para nossa poca (Mill, 1948). Porm, importante lembrar que a descontextualizao foi criada por pelo menos dois motivos, ainda vlidos. Em primeiro lugar, o cidado moderno suposto como um indivduo letrado, que para tal necessita aprender a ler e a escrever antes de tornar-se cidado. Isso significa mais do que decodificar os smbolos que formam as palavras; os cidados precisam compreender os diferentes gneros de texto utilizados em sua sociedade e os mltiplos sentidos que eles podem adquirir em contextos disciplinares diferentes. Para que os cidados modernos exeram a poltica como espao da igualdade, inevitvel que eles passem por uma longa educao escolar anterior ao exerccio da cidadania, capaz de habilit-los a compreender todos esses contedos. Outro fator responsvel pela histrica descontextualizao da escola a busca da igualdade poltica numa sociedade que possui um conceito de cidadania muito mais amplo do que o antigo que exclua as mulheres, os escravos e os estrangeiros e que marcada por profundas diferenas sociais. O intuito de uniformizar alunas e alunos dos mais diversos estratos sociais projetar para sua futura vida pblica essa igualdade constituda artificialmente no interior da escola. A escola , nesse sentido, uma instituio pr-poltica com claros objetivos polticos. Os objetivos polticos da escola sofreram grandes transformaes ao longo do tempo, que tiveram um impacto significativo sobre o sentido da educao para a cidadania. No final do sculo XIX, o papel da educao cvica era a formao do bom cidado formazione del buon cittadino. A funo dessa educao era [...] levar os alunos a conhecer a famlia, a cidade, [...] a parquia [...] e todas as demais instituies relacionadas ao Estado e vida em sociedade (Gilardoni, 2001, p. 178). Os programas escolares de ento orientavam os professores a [...] mover-se na mais serena objetividade, evitando todas as insinuaes, aluses e explicaes que possam fomentar a diviso de partidos ou fazer crer s crianas que se deseja introduzir a poltica na escola (Gilardoni, 2001, p. 178). Os mesmos programas advertiam os professores a [...] no se contentar em instruir os alunos sobre os direitos civis e polticos, mas tambm prepar-los ao correto exerccio dos mesmos direitos, criando neles a virtude cidad e formando-os ao verdadeiro civismo (Gilardoni, 2001, p. 178). A educao para a cidadania do sculo XX pretendeu romper com o moralismo da educao cvica do sculo XIX, mas herdou dela o intuito de intervir efetivamente junto aos alunos para torn-los cidados. A diferena mais visvel entre a educao cvica e a educao para a cidadania reside no fato de a primeira caracterizar-se historicamente como uma disciplina escolar, enquanto que a segunda pretende atingir os alunos no apenas por meio de uma disciplina, mas pela atuao conjunta de vrias delas. A educao para cidadania [...] engloba contedos relevantes de diversos campos: institucional pelo estudo de instituies governamentais e adminis-

146

trativas , jurdico estudando os direitos e deveres das pessoas e dos cidados , ambiental, patrimonial [...] (Crmieux, 2001, p. 169). O surgimento da preocupao com a educao para a cidadania politische Bildung pode ser um resultado da prpria transformao histrica da educao cvica Brgerkunde. Um exemplo pontual: a comparao de um manual de educao cvica kleine Brgerkunde publicado na Repblica Federal da Alemanha em 1960 com um manual publicado no mesmo pas em 1980 permite explicitar um dos aspectos dessa transformao. Suas diferenas indicam a busca de uma pluralidade de pensamento que caracterizar a educao para a cidadania no final do sculo XX. No manual de 1960, a prpria contracapa j expressa o clima de doutrinao tpico da guerra fria: um mapa representa a Repblica Federal da Alemanha Bundesrepublik Deutschland e a Zona Sovitica Sowjetzone , apesar de esse pas chamar-se Repblica Democrtica da Alemanha desde 1949. O contedo desse manual expressa o moralismo tpico da educao cvica, ao apresentar a famlia, a cidade e a igreja como instituies-chave da vida em sociedade. A apresentao da vida econmica Wirtschaftsleben como instituio com o mesmo status da famlia e da cidade expressa a necessidade de afirmao ideolgica prpria da guerra fria. A dedicao de toda essa parte do manual naturalizao da economia de mercado demonstra a impossibilidade de empatia com outras formas de pensamento que no fossem a dominante (Bornschein, 1960). Se do lado capitalista havia esse clima de ignorncia dos pensamentos divergentes por falta de referncias a eles, do lado comunista reinava a intolerncia aos pensamentos divergentes, apesar de sua existncia ser reconhecida (Strewe, 2005). O citado manual alemo ocidental de 1980 abandona o discurso unvoco sobre a educao cvica e apresenta-se como uma coletnea de textos de vrios autores com vises divergentes sobre a democracia, reunidos sob os ttulos Democracia clssica, Democracia liberal, Democracia socialista, Democracia autoritria Autoritre Demokratie e Democracia controlada Gelenkte Democratie (Hfer, 1980, p. 99-308). Apesar de publicado em plena guerra fria, esse manual concilia pensamentos divergentes de mltiplas ideologias, expressando a pluralidade que diferencia a educao para a cidadania da educao cvica. A transio da educao cvica educao para a cidadania, realizada ao longo do sculo XX, tambm consistiu na transio do conceito de moral Moralitt para o conceito de moralidade Sittlichkeit , que inclui tanto preocupaes morais quanto ticas (Rothe, 1987, p. 107-127). Tanto a palavra moral do latim mores quanto a palavra tica do grego , referem-se aos costumes, s maneiras ou regras de vida coletiva aux murs, aux manires ou aux rgles de vivre ensemble. A tica refere-se ao conjunto das obrigaes que o indivduo se impe para atingir a felicidade, a salvao ou uma existncia de xito, enquanto a moral diz respeito s obrigaes categricas que o indivduo se impe quando as mximas da sua ao so universalizveis. O conceito de tica contempla tanto o ponto de vista sub-

147

jetivo, do indivduo que interage com os outros, quanto o ponto de vista intersubjetivo, dos outros que interagem com ele. O conceito de Sittlichkeit, que pode ser traduzido para a lngua portuguesa como moralidade ou vida tica, rene todas as formas de obrigao, incluindo as normas tcnicas, ticas, morais e deveres cvicos. Ao pautar-se nesse conceito, a educao para a cidadania visa tanto a satisfao pessoal panouissement personnel dos alunos, de um ponto de vista subjetivo, quanto o [...] desenvolvimento de um cidado do mundo [...], de um ponto de vista universal (Leleux, 2002, p. 243-244). A educao para a cidadania seria uma caracterstica das sociedades democrtico-liberais contemporneas, que se ope educao moral praticada at meados do sculo XX pela catequese, pelo civismo republicano, pelos fascismos e pelos comunismos. Esses pretenderiam educar paladinos de sua prpria causa, enquanto a educao democrtica pretenderia ser [...] uma educao para uma civilizao em mudana, no sentido de que a ela no podemos dar fins absolutos, pois no sabemos se o futuro apresentar as mesmas necessidades de hoje (Castro, 1952, p. 52). Essa suposta relatividade da educao do cidado democrtico, qual se referia Amlia Americano de Castro h mais de meio sculo, chamada hoje por Claudine Leleux de psconvencionalidade postconvencionnalit. Ela seria uma [...] etapa suplementar no desenvolvimento dos indivduos e das sociedades que no se contentam mais em admitir acter ou mesmo sacralizar as convenes, mas a elas aderem ou no livremente (Leleux, 2002, p. 244).

Entre Presente e Futuro


Conforme exposto anteriormente, os futuros cidados so educados na escola, uma instituio pr-poltica. Os alunos ainda no so cidados, pois no votam, no podem concorrer a cargos polticos, no pagam impostos e no so responsabilizados criminalmente. A educao para a cidadania no visa prepar-los para a poltica como conhecemos hoje, mas para um imprevisvel exerccio futuro da poltica. Essa imprevisibilidade gera muitas opes para a escola, que criou historicamente vrias maneiras de preparar os alunos para o futuro poltico. Uma delas, denominada prefigurao, consiste na reproduo da realidade poltica externa no interior da escola3. Essa foi a opo, por exemplo, dos Ginsios Vocacionais paulistas 1962-1968 , nos quais (Azanha, 2004, p. 341):
[...] a democratizao do ensino era concebida como algo que deveria ocorrer intra-muros no plano pedaggico e no pela ampliao das oportunidades educativas. [...] os Ginsios Vocacionais conceberam a democratizao do ensino como fundada numa prtica pedaggica infelizmente reservada a poucos pelo alto custo em que importava.

148

Constava dessa prtica pedaggica, por exemplo, a realizao de assemblias gerais de professores e alunos para votar o Regimento Interno da escola. Num desses ginsios, a Escola Vocacional Lus Antnio Machado tambm conhecido como Ginsio Vocacional do Pacaembu , alunos, professores, funcionrios e diretores tinham [...] voz e voto de peso iguais [...] nas assemblias, para tratarem [...] da disciplina e do modo dos alunos se portarem no ginsio (Ribeiro, 1968, p. 11-12). A prefigurao tambm a opo de vrios projetos educacionais implantados no Brasil contemporneo, sobretudo em redes municipais de ensino. Os mais conhecidos so o Projeto Escola Cidad, implantado em Porto Alegre em 1989, e o Projeto Escola Plural, implantado em Belo Horizonte em 1996 (Azevedo, 2007; Miranda, 2007). Essa forma de preparar os alunos para o futuro poltico estabelece seu foco no presente, tanto por valorizar o atual contexto poltico externo escola quanto por atribuir aos alunos um poder poltico antes de seu tempo. Outra forma de preparar os alunos para o futuro poltico implica decretar a preponderncia do saber como know how sobre o saber que know that 4. Essa preponderncia por decreto supe a educao como o ato de desenvolver competncias ou capacidades sem um necessrio compromisso tico para alm da eficcia. Nessa perspectiva, educar um orador [...] competente [...], por exemplo, significa educ-lo para persuadir sua sociedade tanto a aceitar uma [...] lei justa [...] quanto a aceitar uma [...] lei injusta (Carvalho, 2004, p. 329). Algum capaz de persuadir injustia pode ser competente, mas no educado, o que faz da expresso [...] educao por competncias [...] um paradoxo (Carvalho, 2004, p. 329). Ao focar na eficcia e deixar os contedos conceituais e a tica em segundo plano, a educao por competncias parece querer separar-se da ideologia, assim como a educao cvica do sculo XIX. Conforme exposto anteriormente, os programas de educao cvica orientavam os professores a [...] mover-se na mais serena objetividade (Gilardoni, 2001, p. 178). Os defensores da educao por competncias parecem desejar atingir essa objetividade, ao acreditar que possvel aprender a ser sem definir o qu ser. Como nenhum ser humano capaz de abandonar sua ideologia, um professor no consegue ensinar a ser sem ensinar a ser algo especfico. A educao por competncias a anttese das propostas do sculo XX que definiam o socialismo como o futuro da humanidade e desejavam educar os alunos s prticas polticas socialistas5. No mera coincidncia a educao por competncias surgir aps o fim do socialismo sovitico, reforando a afirmao de que os alunos no precisam de orientaes sobre o qu ser no futuro. Ela parece uma reedio do liberalismo individualista, que define a educao pblica como uma intolervel intromisso do Estado no direito das famlias de educar seus filhos segundo suas prprias convices. Se definir o futuro de antemo e impor esse futuro aos alunos pode ser um problema, tambm o deix-los (os alunos) sua prpria sorte no presente para aprender a ser qualquer coisa. O equvoco comum a essas duas concepes antagnicas o

149

foco no presente ou no futuro, quando a educao diz respeito, sobretudo, ao passado, ao que j conhecemos sobre o mundo. Esse conhecimento sobre o mundo, segundo Hannah Arendt, difere do conceito de vida. De acordo com essa autora (Arendt, 2005, p. 235), os pais:
no apenas trouxeram seus filhos vida mediante a concepo e o nascimento, mas simultaneamente os introduziram em um mundo. Eles assumem na educao a responsabilidade, ao mesmo tempo, pela vida e desenvolvimento da criana e pela continuidade do mundo. Essas duas responsabilidades de modo algum coincidem; com efeito podem entrar em mtuo conflito. A responsabilidade pelo desenvolvimento da criana volta-se em certo sentido contra o mundo: a criana requer cuidado e proteo especiais para que nada de destrutivo lhe acontea de parte do mundo. Porm tambm o mundo necessita de proteo, para que no seja derrubado e destrudo pelo assdio do novo que irrompe sobre ele a cada nova gerao.

Outra opo de preparar os alunos para o futuro poltico, prpria do programa institucional da escola, consiste num ensino como iniciao em tradies herdadas que serviro como base para esse futuro. O programa institucional programme institutionnel da escola uma forma especfica de trabalho sobre o outro, ligada a uma tradio terica segundo a qual a socializao se faz por uma interiorizao do social, por uma interiorizao da cultura que institui os atores sociais como tais (Dubet 2002, p. 41). Segundo Dubet, [...] o programa institucional pode ser definido como o processo social que transforma os valores e os princpios em ao e em subjetividade por meio de um trabalho profissional especfico e organizado (2002, p. 41). A iniciao em tradies herdadas initiation into inherited traditions a maneira como Peters (1965, p. 102-103), define a educao:
A educao envolve processos que transmitem intencional, inteligvel e voluntariamente o que valioso (numa dada sociedade), criando no aluno o desejo de realiz-lo. [...] A mente mind [...] o produto da iniciao em tradies pblicas guardadas numa linguagem pblica, que nossos remotos ancestrais desenvolveram ao longo de sculos. [...] Ter uma mente mind no significa desfrutar de um arquivo particular de imagens private pictureshow nem exercitar algum rgo interno sem substncia some inner diaphanous organ ; significa ter uma conscincia diferenciada de acordo com os cnones implcitos em todas essas tradies herdadas. Educao define o processo pelo qual os indivduos so iniciados nessas tradies6.

Essa forma de educar para uma cidadania que ser exercida num futuro imprevisvel consiste em ensinar aos alunos o que a humanidade j criou de melhor e de pior, para que eles possam utilizar esse melhor para enfrentar os problemas criados por esse pior. Nessa lgica, no compete educao para a cidadania delimitar o que os alunos devem fazer obrigatoriamente no futuro poltico, como parecia desejar a educao socialista do sculo XX. Na mesma

150

lgica, tambm no compete educao para a cidadania afirmar que os alunos so livres para fazer qualquer coisa no presente e que os atuais cidados no iro auxili-los nessa tarefa por medo de doutrin-los, como parecem acreditar os defensores da educao por competncias. Segundo a opo de preparar os alunos para o futuro poltico exposta neste pargrafo, educar significa assumir uma [...] responsabilidade coletiva pelo mundo (Arendt, 1972, p. 239). Por conseqncia, educar para a cidadania significa ensinar aos alunos que eles ingressaro num mundo poltico j existente. Esse mundo repleto de problemas e caber aos alunos enfrent-los no futuro, utilizando para isso o contedo das tradies herdadas por meio da escola. As tradies herdadas so compostas tanto por tradies inventadas quanto por costumes criados dentro e fora da escola. As tradies so inventadas por prticas [...] de natureza ritual ou simblica[...] que, para garantir [...] uma continuidade em relao ao passado [...], [...] visam inculcar certos valores e normas de comportamento atravs da repetio (Hobsbawm; Ranger, 1997, p. 9). A escola no a nica instituio que inventa e divulga as tradies, mas ela desempenhou historicamente um importante papel nesse sentido, especialmente durante o processo de constituio dos Estados nacionais. J os [...] costumes [...], longe de exibirem a permanncia sugerida pela palavra [...] tradio [...], constituem [...] um campo para a mudana e a disputa [...], uma arena na qual interesses opostos apresentam reivindicaes conflitantes (Thompson, 1998, p. 16-17). Essas tradies inventadas e costumes so preservados no interior da escola enquanto continuam a responder s razes de sua criao, e podem ser abandonados quando deixam de faz-lo. Esse abandono nem sempre imediato, pois no existe um controle institucional absoluto dos motivos que levam eleio dos contedos ensinados pela escola (Chervel, 1990). Por vezes, isso obriga os alunos a aprender contedos ou at mesmo disciplinas inteiras que no precisariam mais ser ensinados, at que esses contedos ou disciplinas sejam finalmente excludos da escola.

Passado e Educao Para a Cidadania


Essa ltima forma de preparar os alunos para o futuro poltico como cidados, pautada na iniciao em tradies herdadas, contrasta com a psconvencionalidade defendida por Leleux (2002). Se tudo o que podemos fazer pelo futuro poltico dos alunos legar a eles um passado sobre o qual somos responsveis, a idia de que os alunos poderiam escolher entre aderir ou no livremente s convenes desse passado demonstra-se problemtica. O problema central dessa idia reside no fato de que a educao no lida apenas com convenes, como escreve Leleux (2002), mas com tradies. Essas tradies esto arraigadas em nossa sociedade e simplesmente escolher a quais delas queremos aderir no faz com que as outras desapaream. Algumas tradi-

151

es se mantm por sculos mesmo quando grande parte da populao declara no aderir mais a elas; outras tradies desaparecem apesar de afirmarmos em nosso discurso desejar sua permanncia. Isso ocorre porque no temos controle absoluto sobre nossa histria. Como afirmou Marx (1972, p. 116), os:
[...] seres humanos fazem sua prpria histria, mas no a fazem como querem aus freien Stcken nem sob circunstncias de sua escolha unter selbstgewhlten ; (os seres humanos fazem sua prpria histria) sob circunstncias pr-existentes com as quais se defrontam diretamente.

Portanto, educar os futuros cidados mais do que oferecer um menu de convenes para livre escolha, como sugere a ps-convencionalidade. Educar os futuros cidados contribuir para a conscincia de que os alunos esto inseridos em tradies e sero obrigados a conviver com elas, queiram eles ou no. No caso especfico da formao de cidados brasileiros, essa conscincia das tradies mais complexa do que podem supor os autores europeus. Ns legamos aos futuros cidados brasileiros tradies teoricamente antagnicas que convivem na prtica por sculos em nossa sociedade. Vivemos entre pblico e privado, entre universalismo e comunitarismo, entre educao e pretensa formao, conforme analisado anteriormente neste texto. Educar os futuros cidados brasileiros legar a eles todas essas tradies que nem ns mesmos conseguimos compreender totalmente. Recebido em fevereiro de 2008 e aprovado em novembro de 2008. Notas
1. Essa concepo germnica de Gemeinschaft sobreviveu na lngua alem pela forma como se nomeiam alguns pases at hoje. Por exemplo, a Alemanha Deutschland a terra dos alemes e a Frana Frankreich o reino dos francos. 2. A prpria suposio da existncia de uma cincia poltica j expressiva da diferena entre a cidadania antiga e a moderna por representar a poltica como um mtodo que pode ser dominado por especialistas, e no como uma construo imprevisvel de todos os cidados. 3. Sobre o conceito de prefigurao prefiguration , fundado na mxima para incorporar certos valores, esses devem ser praticados desde cedo, ver Winch; Gingell (1999, p. 182). 4. Sobre a diferena entre saber como know how e saber que know that , ver Azanha (2006, p. 144-145). 5. As propostas educacionais que visavam formar paladinos do socialismo tiveram como referncia fundamental a obra The new education in the Soviet Republic, de Albert Petrovic Pinkevitch (1884-1939). Essa obra, traduzida em 1929 pela Columbia University, influenciou muitos educadores socialistas ao longo do sculo XX.

152

6. Aps dominar a cena da Filosofia da Educao Inglesa por duas dcadas, esse conceito de educao de Peters foi constantemente substitudo por conceitos minimalistas e minimamente controversos que, apesar de critic-lo, no romperam com sua essncia (Winch; Gingell, 1999, p. 74).

Referncias
AUDIGIER, Franois. Lducation la Citoyennet. Paris: INRP, 1999. ARENDT, Hannah. Entre o Passado e o Futuro. So Paulo: Perspectiva, 1972. ARENDT, Hannah. A Condio Humana. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2005. AZANHA, Jos Mario Pires. Democratizao do Ensino: vicissitudes da idia no ensino paulista. Educao e Pesquisa, So Paulo, v. 30, n. 2, p. 335-344, ago. 2004. AZEVEDO, Jos Clovis de. Educao Pblica: o desafio da qualidade. Estudos Avanados, So Paulo, v. 21, n. 60, p. 7-26, maio/ago. 2007. BIZEUL, Yves. Les Dbats sur la Citoyennet en Allemagne et en France. Dbats Franco-Allemandes, Paris, n. 9, p. 1-15, out. 2006. BORNSCHEIN, Wilhelm. Kleine Brgerkunde: grundlagen des politischen und sozialen lebens deutschlands. Wolfenbttel: Heckners, 1960. CARVALHO, Jos Murilo de. A Formao das Almas: o imaginrio da Repblica no Brasil. So Paulo: Companhia das Letras, 1990. CARVALHO, Jos Srgio Fonseca de. Democratizao do Ensino revisitado. Educao e Pesquisa, So Paulo, v. 30, n. 2, p. 327-334, ago. 2004. CASTRO, Amlia Americano Franco Domingues de. Princpios do Mtodo no Ensino de Histria. So Paulo, 1952. Tese (Doutorado) - Universidade de So Paulo, Faculdade de Filosofia, Cincias e Letras, So Paulo, 1952. CHERVEL, Andr. Histria das Disciplinas escolares: reflexes sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educao, Porto Alegre, n. 2, p. 117-229, 1990. CRMIEUX, Colette. Le Rle de lducation la Citoyennet Pour lInnovation Scolaire. Le cartable de Clio, Lausanne, n. 1, p. 169-177, 2001. DUMONT, Louis. Essais sur lindividualisme: une perspective anthropologique sur lidologie moderne. Paris: Seuil, 1983. DUMONT, Louis. German Ideology: from France to Germany and back. Chicago: University of Chicago, 1994. FAORO, Raymundo. Os Donos do Poder: formao do patronato poltico brasileiro. So Paulo: Globo/Publifolha, 2000. Vol. 1. FINLEY, Moses. Democracia Antiga e Moderna. Rio de Janeiro: Graal, 1988. GILARDONI, Silvano. Quale Educazione Civica nel XXI Secolo? Le cartable de Clio, Lausanne, n. 1, p. 178-181, 2001. HOBSBAWM, Eric John; RANGER, Terence (Orgs.). A Inveno das Tradies. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997. HFER, Werner. Was ist Demokratie: Schlageworte wrtlich aktuelle Brgerkunde. Starnberg: R.S. Schulz, 1980.

153

HOLANDA, Srgio Buarque de. Razes do Brasil. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1975. JAEGER, Werner Wilhelm. Paideia: die Formung des griechischen Menschen. Berlim: Gruyter, 1973. KASTORYANO, Riva. Nationalit et Citoyennet en Allemagne aujourdhui. Vingtime Sicle: revue dhistoire, Paris, n. 70, p. 3-17, abr./jun. 2001. LELEUX, Claudine. duquer la Moralit Sans Moraliser. Le cartable de Clio, Lausanne, n. 2, p. 243-250, 2002. LOCKE, John. Two Treatises of Government. London: Everyman, 2000. MARX, Karl. Der achtzehnte Brumaire des Louis Napoleon. Marx-Engels Werke, Berlin: Dietz, 1972. Vol. 8. MILL, John Stuart. Considerations on Representative Government. London: Oxford University Press, 1948. MIRANDA, Glaura Vasques de. Escola Plural. Estudos Avanados, So Paulo, v. 21, n. 60, p. 61-74, maio/ago. 2007. RIBEIRO, Jos Hamilton. Deixem-me Ser Eu. So Paulo: Impres, 1968. ROTHE, Valentine. Werteerziehung und Geschichtsdidaktik. Dsseldorf: Schwann, 1987. VIDAL-NAQUET, Pierre. Les Grecs, les Historiens, la Dmocracie: le grand cart. Paris: La Dcouverte, 2000. SCHWARTZBERG, Melissa. Athenian Democracy and Legal Change. American Political Science Review, Washington, v. 98, n. 2, p. 311-325, 2004. STREWE, Uta. Geschichtsdarstellung im Kinder- und Jugendbuch der DDR. Zeitschrift fr Geschichtsdidaktik, Schwalbach, p. 125-145, 2005. THOMPSON, Edward Palmer. Costumes em Comum. So Paulo: Companhia das Letras, 1998. WINCH, Christopher; GINGELL, John. Key Concepts in the Philosophy of Education. London: Routledge, 1999. WOLFF, Hans-Julius. Normenkontrolle und Gesetzesbegriff in der Attischen Demokratie. Heidelberg: C. Winter, 1970.

Oldimar Cardoso ps-doutorando em Histria pela Universidade de Augsburg (Alemanha) e pela Universidade de So Paulo. doutor e mestre em Educao pela Universidade de So Paulo, autor da tese A Didtica da Histria e o slogan da formao de cidados (2007). E-mail: oldimar@gmail.com - www.tudoehistoria.com.br

154

Potrebbero piacerti anche