Sei sulla pagina 1di 115

1

UNIVERSIDADEBANDEIRANTE

INSTITUTO POLITCNICO

DESIGNDEINTERIORES
APOSTILA

MATERIAIS E TECNOLOGIAS
CAMPUS ABC
Professores: GERSON FERRARI e JOO JORGE

INDICE

ALVENARIAS.................................................................... GESSO.............................................................................. DRY WALL........................................................................ DIVISRIAS...................................................................... CAIXILHOS........................................................................ PORTAS............................................................................ VIDROS............................................................................. ILUMINAO.................................................................... TINTAS.............................................................................. VERNIZES................................................................ POLMEROS............................................................. REVESTIMENTOS............................................................ CERMICA............................................................... PISOS DE MADEIRA................................................ PEDRAS.................................................................. MARMORE ..................................................... GRANITOS...................................................... ARGAMASSA........................................................... BLOCOS (PISO E PAREDE )............................................ LOUAS e METAIS........................................................... TELHAS............................................................................. VEGETAO ...................................................................

3 8 10 11 13 20 22 31 35 36 38 47 50 74 89 90 91 93 94 104 114 116

ESPECIAIS CORIAN............................................................................... VIDROTIL............................................................................. LED......................................................................................

109 112 34

ALVENARIAS
Pedras artificiais Blocos de concreto - So elementos produzidos com dimenses de 19x19x39 cm e 15x19x39 cm, vazados com resistncia a compresso de at 30 MPa, assentados com argamassa, ou podem ser utilizados em sistemas de construo em alvenaria armada. Blocos de concreto leve - So elementos de concreto leve, fabricados a partir de uma mistura de cimento, cal, areia e p de alumnio, autoclavado, que permite a formao de um produto de elevada porosidade, leve, resistente e estvel. O produto apresentado em blocos ou painis, com dimenses e espessuras variadas, que permitem a execuo de paredes de vedao e lajes. Tijolos cermicos - Elementos fabricados por prensagem ou extruso da argila, que aps um processo de pr-secagem natural, passa pelo processo de queima controlada sob alta temperatura, produzindo blocos macios ou furados com dimenses padronizadas e normatizadas. So tradicionalmente utilizados nas alvenarias de vedao nas construes. Blocos de solo-cimento - So elementos fabricados a partir da massa de solos argilosos ou areno-argilosos mais cimento Portland, com baixo teor de umidade, em prensa hidrulica, formando tijolos macios. Podem ser construdas tambm, paredes monolticas, atravs do apiloamento da massa em formas deslizantes, entre pilares guia.

Tipos de tijolos De acordo com as necessidades do projeto e a disponibilidade tcnica e econmica pode-se especificar o material cermico de vedao dentro de uma vasta oferta de tipos de tijolos encontrados no mercado. Os de uso mais comum atualmente so tijolos de 4, 6 e 8 furos e ainda, em menor freqncia, os tijolos de 2 furos e macios. A seguir, so mostrados os tijolos mais usados e suas caractersticas:

4 Tijolos Cermicos
21 21 18 a 21

9 a 11

8 a 11

18

8 a 11

2 furo s o u m a c i o
Processo de assentamento

4 furo s

18

8 a 11

6 furo s

A rg a m a ssa a p lic a d a no tijo lo c o m a c o lhe r

A rg a m a ssa re b a tid a c o m a c o lhe r A rg a m a ssa a b und a nte

1 m todo

2 m todo

Sistemas e dimenses de paredes

a c h a to 1 / 2 v e z

a c h a to 1 v e z

A ju ste c o rre n te

File ira m p a r e m p la n ta

Pa ra p a re d e s d e 2 2 a 2 5 c m d e e sp e ssu ra

File ira p a r e m p la n ta

A ju ste fra n c s

Tipos de amarraes Consideram-se alvenarias amarradas as que apresentam juntas verticais descontnuas. A seguir, nas figuras, so mostrados os tipos de amarraes mais comuns para tijolos macios ou de dois furos. Os esquemas tambm so vlidos para outros tipos de tijolos cermicos ou blocos de concreto

1 fiada

2 fiada

1 fiada

2 fiada

E T- parede de 1/ 2 vez m

Cruzamento - parede de 1/ 2 vez

1 fiada

2 fiada

Parede de meia vez em paredes de uma vez

Parede de espelho (cutelo)

Parede de meio tijolo

Parede de um tijolo

Parede de um tijolo e meio

0,30

<1,0 m
A B

0,30

2 1/ 4

V o de p orta

C inta de a rga m a ssa 1:3 (c im e nto e a re ia )

P-direito

C orte AB

7
0 ,3 0

1 ,0 a 2 ,0 m
A B

0 ,3 0

V o d e ja n e la
0 ,1 0

C in t a d e c o n c re to a rm a d o 1 5 M p a 3 1 / 4 s/ e strib o

C o rt e A B

Sob re c a rg a sob re a e sq ua d ria c oloc a r ve rg a V o d e ja ne la Prov ve l trinc a c oloc a r c ontra ve rg a

45 o
Viga

Pilar

Parede

Encunhamento com tijolos macios

0,10

GESSO

O GESSO CONHECIDO A MAIS DE 9.000 ANOS . O GESSO UMA SUBSTNCIA, NORMALMENTE VENDIDA NA FORMA DE UM P BRANCO, PRODUZIDA A PARTIR DO MINERAL GIPSITA (TAMBM DENOMINADA GESSO), COMPOSTO BASICAMENTE DE SULFATO DE CLCIO HIDRATADO. QUANDO A GIPSITA ESMAGADA E CALCINADA>, ELA PERDE GUA, FORMANDO O GESSO. PRODUZIDO ATRAVS DE UM PROCESSO DE ESMAGAMENTO E CALCINAO DO "GYPSUM" (ROCHA SEDIMENTARIA), TRANSFORMADO EM P BRANCO QUE MISTURADO COM AGUA ENDURECE RAPIDAMENTE. EXISTEM MUITAS VARIEDADES DE GESSO, CADA UMA ADAPTADA A UMA FUNO DE DETERMINADO TRABALHO: CERAMISTA, FUNDIDOR, DECORADOR, DENTISTA, ETC.

9
SECA EM POUCO TEMPO, ADQUIRINDO SUA FORMA DEFINITIVA EM 8 A 12 MINUTOS, USADO TAMBM PARA FUNDIR MOLDURAS, NA MODELAGEM E FIXAO DE PLACAS PARA FORRO. O GESSO NO S BONITO E BARATO, MAS PEAS CONFECCIONADAS COM ESTE MATERIAL APRESENTAM BOM ISOLAMENTO TRMICO E ACSTICO, ALM DE MANTER EQUILIBRADA A UMIDADE DO AR EM REAS FECHADAS , DEVIDO SUA FACILIDADE EM ABSORVER GUA.

O gesso encontrado sob a forma de p, blocos ou placas, presta-se a uma grande variedade de aplicaes: - como revestimento de paredes, no lugar da massa fina; - para fundir molduras e na modelagem e fixao de placas para forro; - fabricar peas como sancas, molduras para tetos, colunas e placas para composio de paredes e forros rebaixados, que permitem embutir caixas de som e spots de luz; - como chapas de gesso acartonado (compostas basicamente por duas folhas de papel recheadas de gesso), tambm se prestam execuo de forros, alm de permitir a construo de paredes divisrias. Pintado, encerado, envernizado, resinado, metalizado... liso ou com relevos,como sancas, molduras para tetos, colunas, placas para composio de paredes e forros rebaixados em vrios pedaos encaixados, ou em pea nica, um maravilhoso material para tambm desenvolver a criatividade artstica (esculturas, baixos e altos relevos, objetos utilitrios, etc.).

10

DRY WALL

Nos dias atuais, construir com qualidade e rapidez importante, inicia-se pela escolha dos materiais e sistemas que ofeream as melhores performances e solues tcnicas para as obras. Composta pelo aparafusamento de chapas de gesso sobre estruturas de ao galvanizado, as paredes de Divisria de Gesso representam uma inovao em virtude dos excelentes benefcios oferecidos por este sistema de vedao. A versatilidade na montagem, a flexibilidade para a execuo de projetos personalizados e a resposta s mais diversas exigncias tcnicas tornam as paredes de Gesso Acartonado o sistema ideal para a diviso de ambientes internos. Por ser um dos sistemas mais leves que os sistemas tradicionais, por exemplo, com tijolos, oferecem uma significativa reduo no peso da estrutura, alm de um importante aumento da rea til dos ambientes por causa da sua menor espessura. Essas paredes, depois de acabadas, possuem a mesma aparncia de uma parede de alvenaria.

11 Os Sistemas de Paredes de Gesso aceitam qualquer tipo de revestimento (azulejos, revestimento melamnico, papel de parede, pintura, etc.).Sua superfcie perfeitamente lisa proporciona excelente acabamento.A execuo desse tipo de material, o trabalho cerca de trs vezes mais rpido em comparao aos sistemas convencionais de alvenaria. Alm disso, numa obra feita em alvenaria, o ndice de desperdcio de materiais chega a 30%, enquanto no Sistema, no passa de 5%. Tudo isso proporciona uma reduo significativa nos custos totais da obra.

DIVISRIAS (modulares)
DIVISRIA NAVAL De fcil instalao e manuteno, as divisrias navais, (Eucatex), so indicadas para o planejamento de salas e escritrios. Permitem vrios tipos de modulao - em forma de X, L ou T, o que possibilita a melhor organizao dos espaos e a criao de ambientes privativos. Seus painis e portas so fornecidos com um tipo de miolo: MSO ("honey comb"), que formam colmias de papel. A vantagem de uma parede divisria naval maior durabilidade, maior rigidez e elasticidade, facilidade e rapidez na instalao, variedade de combinaes com padres diferenciados dos painis e perfis, alm do possvel reaproveitamento de material, caso queira mover a parede de lugar. Esse tipo de divisria tem a espessura acabada em 350 mm.

BIOMBO NAVAL Feito com o mesmo material que as divisrias navais, o biombo flexvel e sua instalao rpida e econmica. Muito usado em escritrios de qualquer porte, para facilitar e identificar os diversos setores da empresa. Uma srie de perfis e acessrios que facilitam a montagem e manuteno do biombo naval.

12

13

CAIXILHOS

Designa-se como caixilho qualquer armao, geralmente de metal (como o alumnio ou ferro), madeira ou PVC com um rebaixamento a todo o comprimento do seu permetro no qual se encaixam placas, geralmente de vidro ou outros tipos de materiais translcidos, como no caso de janelas, vitrais, em algumas portas, etc... Para esse efeito utilizam-se massas apropriadas para segurar as placas ao conjunto de caixilhos ou caixilharia. H duas categorias de caixilhos: os especiais, do tipo cortina de vidro, utilizados geralmente em grandes edificaes; e os convencionais, empregados entre vos. Esse ltimo ser objetivo do nosso trabalho. E importante definir nosso objeto de estudo:

Caixilho Parte da esquadria que sustenta e guarnece os vidros de portas e janelas.


Esquadria Qualquer tipo de caixilho usado numa obra, como portas, janelas, etc., completado por batentes e guarnies.

1. Esquadria de Alumnio 2. Esquadria de Ferro 3. Esquadria de PVC 4. Esquadria de Madeira

14 ESQUADRIA DE ALUMNIO

Alm de resistente, tem como vantagem a gama de cores e modelos prontos para instalar. O produto encontrado em dois tipos de acabamento; anodizado (banho eletroltico antiferrugem), em tons que vo do champanhe ao preto, e pintura eletrosttica a p, com amplo leque de coloraes. Esse material pode ser utilizado em todo tipo de construo. Se a esquadria for anodizada, verifique na embalagem o nvel da camada de proteo do material para imveis no litoral, indispensvel anodizao A18. O ndice requerido cai para A13 na cidade urbana e no campo. E possvel encontrar no mercado da construo civil os modelos padronizados, que vm com grapas (ou chumbadores) para fixao e uma proteo contra cimento e tinta trata-se de uma chapa de compensado que s deve ser retirada aps o acabamento final das paredes. Para as janelas e portas feitas sob encomenda a instalao geralmente feita pelo fabricante.Quando esse produto atende s normas tcnicas e tenha sido devidamente colocado, os fabricantes oferecem garantia de cinco anos. Mas, com a manuteno adequada, dura mais de 30 anos.

ESQUADRIA DE FERRO
Como na instalao de portas e janelas de outros tipos tambm devem ser utilizados quando se tratar de peas de ferro ou ao. A escolha de um bom instalador (pedreiro), o rigor na execuo dos vos (preparao), os alinhamentos e prumos so fatores preponderantes para o funcionamento perfeito das janelas de ferro. Fique atento para os seguintes pontos na fase de execuo das janelas de ferro: - o dimensionamento dos perfis, cantoneiras e chapas devem ser feitos por profissional habilitado e experiente, pois estaro sujeitas as tenses de uso; - a esquadria deve ter rigidez e estabilidade suficientes com chumbadores (grapas), colocados distantes uns dos outros, no mais do que 60cm e solidarizadas com argamassa de cimento e areia no trao 1:3;

15
- no caso de peas de grande vo e peso, verificar se os reforos (tirantes, mos-francesas) so suficientes para garantir a segurana do conjunto, lembrando sempre que haver movimentao de folhas; - no caso de uso de buchas plsticas expansveis, garantir que as mesmas estejam bem solidarizadas na alvenaria ou no concreto; - acompanhar a calefetao do conjunto com borracha de silicone de forma que no ocorra qualquer tipo de infiltrao de gua na ps-ocupao; - aps a consolidao do chumbamento, testar o funcionamento dos basculantes, janelas de correr, mximos-ares, venezianas, etc. e proceder aos ajuste se necessrio; - conferir a limpeza e execuo da proteo contra ferrugem e pintura final.

Obs.: Uma das limitaes do ferro a sua manuteno. aconselhvel que sejam efetuadas 2 (duas) demos de esmalte sinttico nas esquadrias de ferro (grelhas, portes, gradis, etc.) a cada 12 (doze) meses para se ter uma boa conservao . ESQUADRIA DE PVC Feita de policloreto de vinila (PVC), ainda enfrenta resistncia cultural por parte do consumidor brasileiro, alm de ter custo mais alto que as peas de outros materiais. Na Europa e nos Estados Unidos, a situao difere. Na Alemanha, por exemplo, o produto abarca 60% do mercado, de acordo com a Associao dos Fabricantes de Perfis de PVC da Construo Civil. Entre suas qualidades, esto resistncia e a facilidade de manuteno. Sem contar que, quando combinada com vidros duplos, a esquadria de PVC isola som e calor. Pode ser usada em diversos locais, pois tem resistncia a intempries. Os perfis levam um reforo metlico interno (a alma de ao) e so soldados. Usando prumo e nvel, verifica-se se o vo est no esquadro. As peas so ento assentadas com grapas, parafusos ou contramarco. Caso haja frestas, o instalador precisa ved-las com silicone. Atualmente

16 possvel prever uma durao longa para esse tipo de material, pois as atuais esquadrias de PVC so resistente radiao ultravioleta. Porm preciso que as esquadrias sejam bem instaladas e conservadas para garantir a vida longa. A limpeza se faz com gua e sabo, detergente neutro ou lcool etlico hidratado. Lixa de gua fina e cera automotiva removem eventuais riscos. Tner, gua sanitria e querosene so proibidos, pois mancham e alteram o brilho do PVC.

ESQUADRIA DE MADEIRA Padronizada ou sob medida, ela conquista imveis de mdio e alto padro. A madeira tem no fator esttico seu ponto forte. tambm um produto mais barato do que as esquadrias de PVC e alumnio, mas tem vedao e facilidade de manuteno inferiores em relao a esses dois materiais, diz o arquiteto paulista Arar Sennes, de So Paulo. Ao escolher, observe se a esquadria tem a resistncia mecnica adequada ao esforo a que ser submetida, se tem firmeza, se fcil de abrir e se est livre de empenamento. Caixilhos de madeira se prestam a diversos empregos. Porm essencial atentar para as espcies mais indicadas a cada situao. Janelas pedem tipos resistentes e leves, como cedro, muiracatiara, curupix e freij.Portas expostas s intempries devem ser macias e confeccionadas em itaba, cumaru, jatob, cabreva-vermelha, ip, cedro-rosa ou eucalipto reflorestado.Para reas internas, eleja louro-vermelho, curupix e peroba-rosa. Aglomerados e MDF, revestidos de lminas decorativas de 7 a 10 mm, tm vez em portas internas desde que os trechos onde se fixam fechaduras e dobradias sejam de madeira macia. No caso de batentes, opte pelas madeiras apropriadas a interiores. O ideal investir em mo-de-obra especializada, como um carpinteiro ou marceneiro. Alguns arquitetos aconselham deixar as esquadrias descansar por um ms nos vos antes de pint-las ou dar qualquer tratamento. Assim , se elas empenarem, exija do vendedor a substituio. Antes de instalar, o primeiro passo aplicar cupinicida com broxa ou pincel sobre a pea seca e lixada, o que impede a proliferao de insetos. Na seqncia, em portas internas ou na face interna das janelas, passe seladora base de poliuretano, que fecha os poros e levanta as farpas da madeira, propiciando a melhor aderncia do verniz ou da tinta que sero utilizados. Em peas expostas s intempries, ateno aos vernizes: apesar de protegerem e embelezarem, tem mais chance de descascar, j que a madeira se movimenta.

17 O melhor, nessa situao, que recebam stain (transparente ou colorido), passando com pincel, rolo, trincha ou pistola, garantindo alta proteo contra os efeitos do sol, umidade e maresia. Assim como o verniz, um produto para acabamento, s que no forma pelcula sobre a superfcie. Ele penetra na madeira e a protege, acompanhando os movimentos dela, sem risco de descascar. Entretanto, espcies resinosas, como ip, garapeira e jatob, no aceitam o stain, j que suas resinas repelem a penetrao do produto. o caso de optar pelo verniz com filtro solar, que oferece proteo contra raios ultravioleta. Caixilhos de madeira exigem cuidados redobrados, principalmente quando refns de sol e chuva. Na parte externa, necessitam de conservao a cada dois ou trs anos, dependendo do nvel de desgaste. Portas em reas internas com umidade devero ser lixadas levemente e repintadas a cada dois anos. Para aquelas que no tem contato com gua sua manuteno poder ser feita a cada cinco anos.

18

Alguns tipos de abertura / ventilao


Janela pivotante horizontal

Janela de correr horizontal

19

Janela basculante de mltiplos elementos

Porta balco de abrir para o exterior/interior

Janela maxim-ar projetante deslizante

Janela de tombar de eixo horizontal inferior

20

PORTAS
Abertura feita nas paredes, nos muros ou em painis envidraados, rasgada at ao nvel do pavimento, que serve de vedao ou acesso a um ambiente. As portas tipo giratrias so muito utilizadas em instituies financeiras, para controle da entrada e sada das pessoas. Mas tambm podemos utilizar para ambientes onde necessrio ter um controle de temperado do ar do ambiente interno e externo. As portas articulas ou camaro, so utilizadas quando o vo de abertura fica no meio do trecho da parede, ou seja, no existe uma outra parede para apoiar a abertura da porta, onde seria necessrio deixar a porta com aberto de ngulo de 180. J o modelo de correr alm de ser instalada no meio de um trecho de parede, tambm pode ser usada para conseguir uma abertura maior do vo de passagem. Tambm podemos instalar duas portas de correr com o encontro prximos, tipo muito utilizado em alguns box de chuveiro.

Pivotante
Elegante, a porta pivotante tem marcado cada vez mais presena nas entradas de casas e apartamentos. Nesse sistema, a folha gira em torno de um eixo vertical, o que traz vantagens: h economia de espao (pois parte da folha projetada para fora), as ferragens ficam escondidas e possvel optar por portas maiores e mais pesadas. Alm disso, as portas pivotantes, geralmente encomendadas, podem ser feitas de diferentes materiais e com puxadores variados com essa personalizao, a pea fica praticamente nica.

21

22

VIDROS

Apresentao
Vidro uma substncia inorgnica, homognea e amorfa. Principais caractersticas: Transparncia; Dureza; Reciclagem total; timo isolante eltrico; Baixa condutividade trmica; Durabilidade. Propriedades: Areia; Calcrio; Dolomita; Feldspato; Barrilha; Sulfato de sdio; Caco de vidro. Tipos de vidros: Para embalagens; Para construo civil; Os domsticos; Tcnicos; Temperados; Laminados; Comuns; Com camada refletiva a vcuo; Com camada refletiva piroltica; Duplo envidraamento. Em sua produo, a emisso proveniente da decomposio da matria prima causa danos ao meio ambiente.

23

Histria do vidro
Sempre que se fala na inveno dos vidros, os fencios so os primeiros a se destacar. Diz a lenda que alguns fencios, ao desembarcar na costa da Sria, montaram acampamento e fizeram uma fogueira sobre areia, ossos e salitre. Pouco tempo depois, um lquido brilhante escorria do fogo e se solidificava rapidamente. Mesmo com essa histria, os fencios no devem ser os nicos a receber a glria. No Egito Antigo, arquelogos encontraram o material nas formas de contas de vidro colorido, colares, brincos e frascos soprados. Na definio internacional, vidro um produto inorgnico, de fuso, que foi resfriado at atingir a rigidez, sem formas cristais.

O que vidro?
O vidro uma substncia inorgnica, homognea e amorfa (sem estrutura cristalina), obtida atravs do resfriamento de uma massa lquida a base de slica, em fuso. Em sua forma pura, vidro um xido metlico superesfriado transparente, de elevada dureza, essencialmente inerte e biologicamente inativo, que pode ser fabricado com superfcies muito lisas e impermeveis. Estas propriedades desejveis conduzem a um grande nmero de aplicaes. No entanto, o vidro frgil, quebrando-se com facilidade.

Composio do vidro
Areia: Constituda praticamente de slica (SiO2), que a base da grande maioria dos vidros. Pode ser retirada de praias tanto do mar como de rios, ou de jazidas situadas em vales onde se acumularam atravs dos tempos. Fornece o xido de silcio. Calcrio: uma rocha constituda de carbonato de clcio, que extrada, britada e moda, at a obteno da granulometria desejada. Fornece o xido de clcio ao vidro. Dolomita: Da mesma famlia do calcrio, porm, sua formulao constituda de um carbonato duplo de clcio e magnsio. Feldspato: um mineral constitudo de um alumino silicato de sdio e potssio. A razo de sua utilizao pelo xido de alumnio ou alumina. Barrilha: Ou carbonato de sdio o principal fornecedor de xido de sdio. Embora seu percentual em peso no seja to grande, representa o maior custo entre as matrias-primas dos vidros sodo-clcicos. Podemos dizer que 60% do custo de uma composio so devido barrilha. Sulfato de Sdio: Composto industrializado, utilizado como afinante, pois tem como caracterstica, a altas temperaturas, liberar grandes bolhas e de maneira violenta, incorporando a ela as pequenas bolhas contidas na massa do vidro provocada pela reao das outras matrias-primas.

24 Caco de Vidro: Utilizado em praticamente todas as indstrias de vidro, pois alm de 100% reciclveis, diminuem o consumo energtico, aumentam a capacidade de extrao e tambm aumentam a vida til dos fornos.

Fabricao
A fabricao feita no interior de um forno, onde se encontram os paneles. Quando o material est quase fundido, o operrio imerge um canudo de ferro e retira-o rapidamente, aps dar-lhe umas voltas trazendo na sua extremidade uma bola de matria incandescente. Agora bola incandescente, deve se transformada numa empola. O operrio gira-a de todos os lados sobre uma placa de ferro chamada marma. A bola vai se avolumando at assumir forma desejada pelo vidreiro. Finalmente a pea vai para a seo de resfriamento gradativo, e assim ficar pronta para ser usada.

Tipos de Vidros
Vidro para embalagens garrafas, pote, frascos e outros vasilhames fabricados em vidro comum nas cores branca, mbar e verde; Vidros para construo civil Vidro plano vidros planos lisos, vidros cristais, vidros impressos, vidros refletivos, vidros anti-reflexo, vidros temperados, vidros laminados, vidros aramados, vidros coloridos, vidros serigrafados, vidros curvos e espelhos fabricados a partir do vidro comum; Vidros domsticos tigelas, travessas, copos, pratos, panelas e produtos domsticos fabricados em diversos tipos de vidros; Fibras de vidros mantas, tecidos, fios e outros produtos para aplicaes de reforo ou de isolamento; Vidros tcnicos lmpadas incandescentes ou fluorescentes, tubos de TV, vidros para laboratrio (principalmente o vidro borossilicato), para ampolas, para garrafas trmicas, vidros oftlmicos e isoladores eltricos; Vidros temperados atravs de seu aquecimento em um forno e resfriamento com choque trmico, normalmente a ar, causa aumento da resistncia por compactao das camadas superficiais. A ps o processo da tempera no pode ser submetido a lapidao de suas bordas, recorte e furos. Vidros laminados composto por lminas plsticas e de vidro. utilizado em pra-brisas de automveis, clarabias e vitrines. Vidros comuns - decorados ou beneficiados so os vidros lapidados, bizotados, jateados, tonalizados, acidados, laqueados e pintados, utilizados na fabricao de tampos de mesas, prateleiras, aparadores, bases e portaretratos. Vidros com camada refletiva vcuo - Metalizao obtida por deposio catdica a vcuo sobre o vidro float incolor ou colorido, oferecendo uma larga opo de cores, reflexes e nveis de mdia e alta performances. Recomenda-se utilizar este vidro aplicado em Laminados ou em Duplo Envidraamento, com a camada refletiva voltada para o interior, contra uma

25 de suas pelculas laminares (PVB) no caso de laminados e dentro da cmara interna de ar no caso do Duplo Envidraamento. Vidros com camada refletiva piroltica - Camada metalizada feita pelo processo piroltico, muito resistente abraso, sobre os vidros float incolor ou colorido, que reflete a energia solar, garantindo um bom ndice de transmisso luminosa coeficiente de sombreamento intermedirio. Pelo fato de sua camada refletiva ser mais resistente, pode ser utilizado na sua verso monoltica. Vidros de duplo envidraamento - o conjunto de pelo menos dois vidros separados por uma cmara de gs. O conjunto garantido pela dupla selagem: A primeira, para no haver troca gasosa, a segunda, para garantir a estabilidade do conjunto. Internamente ao perfil de alumnio, h um hidrosecante, o qual garante a completa ausncia de vapor d'gua. Este sistema faz com que o duplo envidraamento seja um timo isolante trmico e acstico. Pode ser composto por qualquer tipo de vidro (com exceo dos vidros impressos), garantindo e melhorando as caractersticas dos vidros que o compe. Alm disso, pode ter em sua composio persianas internas e pinzios. Com a sua aplicao, pode-se obter uma melhora de mais de quatro vezes quanto ao isolamento trmico, at 30% superior em isolamento acstico e mais de 20% em controle solar, quando comparado aos vidros monolticos.

Vidro Float (ou comum)


qualquer tipo de vidro fabricado pelo processo de flutuao (float glass). Nele, a matria-prima quase liquefeita derramada sobre um leito de estanho derretido, sobre o qual o vidro flutua e se espalha, buscando seu nvel natural, assumindo a forma de uma lmina lisa e contnua. Enquanto desliza controlada e vagarosamente ao longo do percurso de centenas de metros, a massa vai se esfriando naturalmente. Alimentada, na seqncia, para o forno de recozimento, sofre um tratamento trmico padro - o recozimento. A superfcie inspecionada para controle de qualidade, por computadores e, finalmente, cortada em chapas. A espessura final do vidro definida pela variao da velocidade com que a lmina se move no trajeto. O processo "float" produz um vidro sem ondulaes de superfcie, eliminando assim a deficincia visual inerente ao processo anterior, denominado "por estiramento", pois a massa de vidro literalmente arrastada sobre roletes. Atualmente, 98% do vidro no Brasil fabricado por este processo e o produto se denomina "vidro cristal".

26

Vidros de segurana VIDROS TEMPERADOS


O vidro temperado considerado um vidro de segurana, pois quando fraturado se fragmenta em pequenos pedaos, com arestas menos cortantes que o vidro comum. Tem resistncia mecnica cerca de quatro a cinco vezes superior do vidro comum. Entretanto, depois de acabado, no permite novos processamentos de cortes, furos ou recortes. At mesmo opacificaes podem reduzir a resistncia do material. Os vidros temperados so amplamente utilizados em box e instalaes com ferragens. A definio genrica diz que so todos os vidros que, quando quebrados, produzem fragmentos menos suscetveis de causar ferimentos graves que os vidros comuns, em iguais condies. Assim, o vidro aramado o mais antigo a se qualificar, com seus fios metlicos embutidos no meio da massa. o mais grosseiro, embora eficaz, vidro de segurana, tendo sido muito utilizado no passado em portas corta-fogo. Tm inconvenientes - ser muito quebradio e facilitar ferimentos de corte nas pontas do arame que ficam freqentemente expostas, por ocasio de certo tipo de quebra. O vidro laminado inventado no princpio deste sculo para atender ao problema de pra-brisas de automvel quebrados em acidentes - tambm vidro de segurana, pois fabricado com duas ou mais chapas de vidro comum, unidas com calor e sob presso (autoclavados), com uma ou mais pelculas de material plstico, de modo que, quando quebradas, mantm os estilhaos (iguais aos do vidro comum) aderidos pelcula. Em certos casos especificamente exigido pela ABNT - ex. gradis externos, coberturas sobre passagem pblica. E, por fim, o vidro temperado que, submetido a tratamento trmico, fica com tenses de superfcie adequadas, fragmentando-se em pedacinhos menos cortantes que os vidros comuns. A tmpera lhe confere uma resistncia ao impacto (sua caracterstica principal) e resistncia ao choque trmico de 4 a 5 vezes maior, se comparado ao vidro comum de igual espessura. Mas, depois de temperado no pode ser usinado, cortado ou, de qualquer modo, trabalhado. Existe no mercado internacional o que, popularmente se denomina meiatmpera, um tipo de tratamento de enrijecimento que o torna mais ou menos 2 a 2,5 vezes mais resistente do que o similar comum. O assunto est assumindo importncia com a introduo dos vidros termo-refletivo. importante que esta distino entre laminado e temperado seja absorvida, principalmente devido ao fato de que o laminado, por ser composto com duas lminas de 3mm, por exemplo, para ter 6mm, nem individualmente nem em conjunto alcana a mesma resistncia do similar monoltico. A indstria vidreira ainda opera com a idia de que, no mximo, essa resistncia mdia no laminado chega apenas a 70%.

27

Principais caractersticas
Reciclabilidade Transparncia (permevel luz) Dureza No absorvncia (impermevel fludos) timo isolante eltrico Baixa condutividade trmica Recursos abundantes na natureza Durabilidade

O vidro laminado composto por duas chapas de vidro float intercaladas por uma pelcula de PVB de grande resistncia. Em caso de acidentes, os fragmentos de vidro ficam presos na pelcula, evitando ferimentos. Alm disso, a pelcula se mantm intacta, preservando o ambiente at a substituio do vidro. Com o Laminado os ambientes internos tornam-se mais tranqilos e confortveis, pois, alm de toda a segurana que proporciona, atenua o excesso de rudos externos. Multifuncional esse tipo de vidro filtra os raios UV, minimizando o desbotamento de mveis e tecidos, sem interferir no crescimento das plantas. O vidro Laminado oferecido em diversas opes de cores, de acordo com a necessidade de cada projeto, incolor, colorido ou reletivo.

Reciclagem
O vidro um material ideal para a reciclagem e pode, dependendo das circunstncias, serem infinitamente reciclado. O uso de vidro reciclado em novos recipientes e cermicas possibilita a conservao de materiais, a reduo do consumo de energia e reduz o volume do lixo que enviado para aterros sanitrios. A reciclagem do vidro o processo pelo qual o vidro basicamente derretido e refeito para sua reutilizao. Dependendo da finalidade do seu uso, pode ser necessrio separ-lo em cores diferentes. As trs cores principais so: Vidro incolor, vidro verde e vidro marrom/mbar. Os componentes de vidro decorrentes de lixo municipal (domstico e comercial) so geralmente: garrafas, artigos de vidros quebrados, lmpada incandescente, potes de alimentos e outros tipos de materiais de vidro. A reciclagem de vidro implica um gasto de energia consideravelmente menor do que a sua manufatura atravs de areia, calcrio e carbonato de sdio. O vidro pronto para ser novamente derretido chamado de cullet.

28

Impacto Ambiental
Emisses de dixido de carbono surgem diretamente do processo de manufatura de vidro e indiretamente da gerao de eletricidade usada no processo. Durante a manufatura do vidro, as emisses ocorrem como um resultado da decomposio de matria-prima e pela queima de combustveis. As emisses provenientes da decomposio de matria-prima somente podem ser reduzidas atravs do aumento da proporo de vidro reciclado usado no lugar de matria-prima. Freqentemente, a reciclagem limitada pela disponibilidade de vidro reciclvel de qualidade aceitvel. O aumento na queima de leo causou tambm o aumento em poluentes do ar, principalmente dixido de enxofre. Um progresso maior foi feito na reduo dos nveis de refugo e no aumento do nvel de reciclagem.

Fornecedores
SANTA MARINA VITRAGE ITUVIDROS SO MATEUS VIDROS DIVINAL VIDROS BANDEIRANTES VIDROS VIDROS UBV CVB VIDROS VIDROLAR GLASS COMPANY

Tabela de aplicao de alguns vidros

29

Blindado

Resistente a fogo

Comum

Temperado

Laminado

Jateado

30
Serigrafado Duplo envidraamento

Resumo
O profissional de Designer de Interiores passa a explorar cada vez mais a utilizao de vidros, promovendo beleza, ousadia e sofisticao, pela grande evoluo que o mundo de vidros apresenta nos ltimos tempos. H diversas maneiras que o profissional pode utilizar os vidros, so exemplos: Mveis; Revestimentos; Pisos de escadas; Teto; Piso; Banheiros; Elementos de sustentao; Colunas; entre outros.

31

ILUMINAO
Tipos de iluminao
A elaborao de um bom projeto para interiores de residncia deve levar em considerao trs requisitos bsicos: O aspecto esttico. O enfoque em economia de energia. O conforto ambiental proporcionado pela iluminao. O aspecto esttico a iluminao deve harmonizar com todo o projeto decorativo, integrando-se naturalmente aos espaos determinados para quadros, mveis e demais utenslios. Neste caso a luz pode ser utilizada para destacar objetos ou esconder reas do projeto decorativo para as quais no se quer dar destaque, este tipo de iluminao chama-se iluminao pontual . Temos tambm a iluminao de ambiente que conste iluminar o ambiente em

todo o seu volume, essa iluminao geralmente vinda do teto, geralmente de uma nica.

Outro tipo de iluminao seria a Iluminao funcional, no esta muito agregada a esttica, mas sim na funcionalidade do ambiente, e segurana, fazendo iluminao de escadas, corredores.

32

Temos ainda a Iluminao decorativa, muito utilizada para destacar algum ponto no ambiente, seja um quadro em uma sala ou uma poltrona, ou at mesmo um ponto especifico de um ambiente como uma parede com uma paginao diferenciada.

Para finalizar, temos a iluminao cintica, que seria uma iluminao gerada por velas ou lareiras, denominamos esse tipo de iluminao tambm como luz vivas, pois criam uma iluminao em movimento.

Deve-se levar em considerao ao escolher um tipo de iluminao o ambiente, se tivermos um ambiente pequeno devemos usar luz indireta e em abundancia tomando cuidado para no ofuscar a viso de quem estiver nesse espao, podendo destacar objetos de arte e plantas desde que estejam do mesmo lado do recinto. J em um ambiente amplo, a iluminao pode fazer com que o ambiente fique mais aconchegantes sem perder as boas qualidades da amplido, pode-se instalar diversas luminrias de funcionamento independente, como abajures e modelos de

33 p, para a iluminao geral a melhor opo usar vrios circuitos de spots com acionamento individual, para fragmentar a rea conforme a necessidade.

Tipos de lmpadas
Incandescentes: Mais usadas em residncias. Luminosidade muito baixa. Seu custo muito baixo,dura cerca de 1000h. Fluorescente: utilizados mais em empresas. Exige um instalao especial com reatores. Tem vida til de 7500h. Cinco vezes mais eficientes que as incandescentes. que uma incandescente Fluorescentes compactas: Tem maior custo que comum,porm,dura dez vezes mais (10.000h) e para produzir o mesmo fluxo luminoso,consome somente 20% da incandescente. Mistas: Funciona em tenso de 220v. Possui vida til cerca de 6.000h. uma alternativa para a substituio de incandescentes de alta potncia. Halgenas: 25% a 40% de reduo no consumo em relao s incandescentes. Permitem perfeita reproduo de cores. Usadas na montagem de vitrines e decorao em geral por serem compactas. Vida til de 2.000h. Dicricas: Um aperfeioamento das halgenas. Vida til de 3.000h. Possui vidro opcional na parte anterior,mas recomendado no caso de ser colocada em locais de permanncia de pessoas, afim de evitar queimaduras.

34

Outro detalhe importante na instalao de eltrica a altura das tomadas, pois as mesmas devem ficar, no mnimo, 30 cm acima do piso acabado e os interruptores, a 1,20 m. J as caixas de passagem e os condutes (eletrodutos) podem ser embutidos nas paredes ou ficar aparentes, fixados com presilhas (braadeiras).

O futuro da iluminao Leds, essa a tecnologia do futuro no que diz respeito a iluminao, os leds so chamados tambm de diodos emissores de luz, produzem luz utilizando como base um chip semicondutor. O leds, reduzem o consumo de energia eltrica em at 75% e sua vida mdia gira em torno de 50.000 horas, quando os leds chegam a 70% de sua capacidade de emisso de luz, a partir deste momento, comea acurva decrescente e recomenda-se a troca dos mesmo por leds mais potentes ou novos Um dos pontos negativos do leds, que por enquanto eles encontram dificuldade em geral luz branca consistente, e luz branca amarelada, visto a luz que emitem so frias, azuladas com cerca de 7.000 kelvin. Para driblar essa impasse uma camada de fsforo aplicada sobre o chip dos leds azuis, que depois de um processo terminan transformando-se em luz branca fria de 7.000 kelvin.

Outra novidade Moonlight Globe Alm de fornecer uma iluminao diferenciada ao ambiente,tambm funciona com caixa de som com capacidade de disponibilizar som em trs nveis d produo:120 watt, 150 watt e 200 watt. O som projetado num padro de disperso de 360. Disponvel em diversos tamanhos.

35 Agora imagine isso numa festa, alm de causar boa impresso nos convidados por causa de sua aparncia ainda capaz de levar som a festa inteira, j que esta luz pode ser colocada tanto dentro como fora de casa,ou seja,e qualquer ambiente que voc desejar.

TINTAS
SOBRE TINTAS: Tipos e usos. Tinta Ltex PVA - Tinta base de gua indicada essencialmente para interiores. Dependendo da qualidade da tinta, pode ser utilizada para exteriores. Possui de baixa a mdia lavabilidade, secagem rpida e mdia cobertura. Este tipo de tinta indicado para reboco, fibrocimento, gesso e sobre superfcies com massa corrida. E tambm pode ser usada em madeira e metais desde que previamente preparados. Tinta Acrlica - Tinta base de gua, com consistncia de massa, de fcil aplicao e secagem rpida. indicada para exteriores e acabamentos de alta qualidade. Possui excelente lavabilidade e cobertura. Proporciona acabamentos com efeitos especiais ou desenhos em alto e baixo relevo. indicada para reboco, fibrocimento, gesso, superfcies com massa corrida e repintura de superfcies pintadas com ltex. Tambm pode ser usada em madeiras e metais previamente preparados. Esmaltes Sintticos - Tinta base de solventes para superfcies internas e externas de madeiras e metais. Proporciona timo acabamento e resistncia a intempries. Bom alastramento e tima resistncia tambm ao mofo. Aplicada em superfcies externas e internas de madeira, metais, alumnio e alvenaria. Tinta a leo - Tem tima resistncia s intempries, de fcil aplicao, boa cobertura e flexibilidade. Excelente aderncia em vrios tipos de superfcies.

36 Vernizes em Geral - Produtos base de solventes indicados para proteo de superfcies internas e externas de madeira, proporcionando acabamento e proteo transparente s superfcies internas e externas, conservando o aspecto natural da madeira. So disponveis vernizes de brilho, semi-brilho, fosco e pigmentado (efeito ptina). Tem boa resistncia s intempries, secagem rpida e alta resistncia alcalinidade das superfcies e ao mofo. Vernizes em Geral - Produtos base de solventes indicados para proteo de superfcies internas e externas de madeira, proporcionando acabamento e proteo transparente s superfcies internas e externas, conservando o aspecto natural da madeira. So disponveis vernizes de brilho, semi-brilho, fosco e pigmentado (efeito ptina). Tem boa resistncia s intempries, secagem rpida e alta resistncia alcalinidade das superfcies e ao mofo. Verniz Poliuretano - brilhante, de secagem rpida, com tima resistncia s intempries, maresia, ao atrito, possuindo grande dureza e alta flexibilidade. tambm aplicado em superfcies internas e externas de madeiras, tais como: embarcaes em geral, portas, portes, esquadrias, balces, mveis de bares, armrios embutidos, artigos de vime, etc Verniz Fenlico - resistente umidade e alcalinidade. E pode ser aplicado em internos e externos. Indicado como impermeabilizante ou como acabamento de paredes de reboco ou concreto, bem como para o tingimento e envernizamento de madeira, tais como: janelas, portas, esquadrias, etc. de cor castanhoavermelhado e d um acabamento tpico, no igualado por nenhum outro produto. Texturas - Tinta base de gua com efeito de textura em alto relevo com ao hidro repelente. indicada para "textura" em superfcies internas e externas de concreto, fibrocimento, concreto aparente, massa corrida, acrlica ou PVA.

Dicas para utilizar as tintas como instrumento de decorao:


Alguns truques de pintura podem criar efeitos interessantes, seja em ambientes reais ou de miniatura. Selecionamos algumas dicas que podem ajudar na hora de inventar uma decorao especial: Para encurtar o ambiente: para uma sala retangular muito comprida, por exemplo, pinte as paredes menores com uma cor mais escura. Para alongar um ambiente quadrado: Aplique cor mais escura em duas paredes, uma de frente para a outra. Para esconder um objeto: Pinte a parede no mesmo tom do objeto que voc quer esconder. Para destacar um objeto: Aplique uma cor intensa ou contrastante na parede de fundo. Para rebaixar o teto: Pinte o teto com uma cor mais escura do que a das paredes. Para elevar o teto: Pinte o teto com uma cor mais clara que a das paredes.

37
Para alargar um corredor: Pinte as extremidades do corredor (paredes menores) e o teto com uma cor mais escura do que a das paredes que acompanham o sentido do corredor. Para alongar uma parede: Nesse caso, fundamental que a parede seja bicolor, com a divisa entre as duas cores meia altura (nessa separao, pode-se inclusive aplicar um barrado). Na parte de cima da parede, o tom deve ser mais claro do que a cor da parte de baixo. Para encurtar uma parede: Exatamente a situao inversa do item acima. A parte de cima da parede deve ser de um tom mais escuro que a cor da parte de baixo.

Abaixo alguns tipos de vernizes e suas principais caractersticas: Verniz poliuretnico - Produto base de solvente, que proporciona acabamento durvel e resistente a calor e lcool. Leva de 4 a 6 horas para secar e preciso esperar de um dia para o outro para aplicar nova demo. encontrado em acabamento fosco e alto brilho. Verniz acrlico - base de gua, seca em 1 hora. No amarela com o tempo como os vernizes base de solvente, mas no to resistente, sendo necessrias vrias demos. Encontrado em acabamento acetinado, fosco, semifosco e alto brilho, todas elas nas verses transparentes ou com pigmentos. Esmalte acrlico - Esmalte base de gua, colorido por tintas acrlicas para telas, para numerosos efeitos de pintura. embora seque mais rpido que o esmalte a leo (24horas), continua manipulvel durante 1 hora, proporciona acabamento prova de gua e no desbota. Verniz para efeito de craquel - um produto especial usado para dar acabamento de craquel. O nome aplicado imprecisamente a dois diferentes tipos: um usado entre duas camadas de tinta para deixar rachada a camada superior, enquanto o outro um sistema de verniz de duas camadas em que a camada de secagem mais rpida aplicada sobre uma base que seca mais devagar. Verniz em spray - base de solvente, encontrado em acabamento fosco ou com brilho e nas verses adequadas para mobilirio ou retoque e proteo da pintura. til para decorar itens pequenos de formato complicado, mas dispendioso para reas grandes. Glaze a leo - um veculo transparente composto de leo de linhaa, secantes, greda branca ou caulim e aguarrs. O glaze encontrado em vrias cores, mas um produto importado. Ns os substituimos por esmalte sinttico branco diludo em 1 parte de tinta para 4 de aguarrs e colorido com pigmentos; ou o prprio esmalte colorido diludo na mesma proporo. O leo de linhaa cru pode retardar a sua secagem. O glaze, assim como o

38 esmalte diludo, usados na maioria das pinturas especiais, tm um acabamento transparente. Verniz leo - o tradicional acabamento transparente para madeira, feito com leos e resinas naturais diludas em aguarrs. Verniz lcool - feito diluindo-se goma laca ou outra resina em lcool metilado. Seca de 15 a 30 minutos, formando uma pelcula dura mas quebradia, que no a prova de gua ou lcool. Laca ou verniz de celulose - Produto especial usado em mveis para dar um acabamento durvel. desagradvel trabalhar com ele e no se encontra facilmente no mercado.

POLMEROS
Caractersticas Uma das principais e mais importantes caractersticas dos polmeros so as mecnicas. Segundo ela os polmeros podem ser divididos em termoplsticos, termoendurecveis (termofixos) e elastmeros (borrachas). Termoplsticos Termoplstico um dos tipos de plsticos mais encontrados no mercado. Pode ser fundido diversas vezes, alguns podem at dissolver-se em vrios solventes. Logo, sua reciclagem possvel, caracterstica bastante desejvel atualmente. Termorrgidos (Termofixos) So rgidos e frgeis, sendo muito estveis a variaes de temperatura. Uma vez prontos, no mais se fundem. O aquecimento do polmero acabado promove decomposio do material antes de sua fuso, tornando sua reciclagem complicada. Elastmeros (Borrachas) Classe intermediria entre os termoplsticos e os termorrgidos: no so fusveis, mas apresentam alta elasticidade, no sendo rgidos como os termofixos. Reciclagem complicada pela incapacidade de fuso. Os polmeros so compostos qumicos de elevada massa molecular, resultantes de reaes qumicas de polimerizao. Os polmeros so macromolculas formadas a partir de unidades estruturais menores (os monmeros). O nmero de unidades estruturais repetidas numa macromolcula chamado grau de polimerizao. Em geral, os polmeros contm os mesmos elementos nas mesmas propores relativas que seus monmeros, mas em maior quantidade absoluta.

39 Exemplos: PC - Policarbonato Aplicaes: Cds, garrafas, recipientes para filtros, componentes de interiores de avies, coberturas translcidas, divisrias, vitrines PU - Poliuretano Aplicaes: Esquadrias, chapas, revestimentos, molduras, filmes, estofamento de automveis, em mveis, isolamento trmico em roupas impermeveis, isolamento em refrigeradores industriais e domsticos, polias e correias. PVC - Policloreto de vinila ou cloreto de polivinila Aplicaes: Telhas translcidas, portas sanfonadas, divisrias, persianas, perfis, tubos e conexes para gua, esgoto e ventilao, esquadrias, molduras para teto e parede. Polmeros termoendureciveis (termofixos) (polimeros de condensaao) Baquelite: usada em tomadas, telefones antigos e no embutimento de amostras metalogrficas. Polister: usado em carrocerias, caixas d'gua, piscinas, dentre outros, na forma de plstico reforado (fiberglass) PP - Polipropileno Aplicaes: brinquedos, recipientes para alimentos, remdios, produtos qumicos, carcaas para eletrodomsticos, fibras, sacarias (rfia), filmes orientados, tubos para cargas de canetas esferogrficas, carpetes, seringas de injeo, material hospitalar esterilizvel, autopeas (pra-choques, pedais, carcaas de baterias, lanternas, ventoinhas, ventiladores, peas diversas no habitculo), peas para mquinas de lavar.

Polietileno Tereftalato (PET) Aplicaes: Embalagens para bebidas, refrigerantes, gua mineral, alimentos, produtos de limpeza, condimentos; reciclado, presta-se a inmeras finalidades: tecidos, fios, sacarias, vassouras. Plexiglas - conhecido como vidro plstico. Polmeros termoendureciveis (termofixos) (polimeros de condensaao) Baquelite: usada em tomadas, telefones antigos e no embutimento de amostras metalogrficas. Polister: usado em carrocerias, caixas d'gua, piscinas, dentre outros, na forma de plstico reforado (fiberglass).

40 PC - Policarbonato Aplicaes: Cds, garrafas, recipientes para filtros, componentes de interiores de avies, coberturas translcidas, divisrias, vitrines, etc. PU Poliuretano Aplicaes: Esquadrias, chapas, revestimentos, molduras, filmes, estofamento de automveis, em mveis, isolamento trmico em roupas impermeveis, isolamento em refrigeradores industriais e domsticos, polias e correias. PVC - Policloreto de vinila ou cloreto de polivinila Aplicaes: Telhas translcidas, portas sanfonadas, divisrias, persianas, perfis, tubos e conexes para gua, esgoto e ventilao, esquadrias, molduras para teto e parede. PS - Poliestireno Aplicaes: Grades de ar condicionado, gaitas de barcos (imitao de vidro), peas de mquinas e de automveis, fabricao de gavetas de geladeira, brinquedos, isolante trmico, matria prima do isopor. Elastmeros (borrachas)(Copolmeros) Poliisopreno - borracha semelhante natural Buna S Aplicaes: pneus, cmaras de ar, vedaes, mangueiras de borracha. RECICLAGEM Alguns polmeros, como termofixos e borrachas, no podem ser reciclados de forma direta, pois no existe uma forma de refund-los ou depolimeriz-los. Na maioria das vezes a reciclagem de termoplsticos no economicamente vivel devido ao seu baixo preo e baixa densidade. Somente plsticos consumidos em massa, como o PE e PET, apresentam bom potencial econmico. Outro problema o fato de os plsticos reciclados serem encarados como material de segunda classe. Quando a reciclagem no possvel a alternativa queimar os plsticos, transformando-os em energia. Porm os que apresentam halognio, como o PVC e o PTFE, geram gases txicos na queima. Para que isso no ocorra esse material deve ser encaminhado para dehalogenao antes da queima.

REVESTIMENTOS
Revestimento Cermicos
A cermica de revestimento consiste em mistura de argila e outras matriasprimas inorgnicas, submetidas e queimadas em altas temperaturas, utilizada em larga escala pela Arquitetura . A aplicao com fins estticos teve incio com as civilizaes do Oriente Prximo e na sia .

41 Na Europa, desde que os primeiros edifcios de tijolo ou pedra foram erguidos, a cermica de revestimento se fez presente. O seu uso na arquitetura foi dirigido tanto a um apelo decorativo, quanto prtico. Em razo de suas caractersticas o
azulejo torna as residncias mais frescas e reduz os custos de conservao e

manuteno, j que refratrio ao do sol e impede a corroso das paredes pela umidade. As limitaes iniciais da tcnica vm sendo superadas pela descoberta e implantao de novos usos e processos, determinados, basicamente, pela pesquisa e adoo de mudanas tecnolgicas, por exemplo, na bitola e no formato das peas, nos mtodos de queima, no tamanho e tipo de fornos, nas tcnicas de
esmaltao, entre outros.

A placa cermica pode ser utilizada para os revestimentos de pisos, paredes, na forma de azulejos, ladrilhos e pastilhas, tanto em ambientes residenciais, pblicos e comerciais como em industriais. O desempenho tcnico do material explica suas vantagens de uso:

proteo contra infiltraes externas, maior conforto trmico no interior das edificaes, boa resistncia s intempries e maresia, proteo mecnica de grande durabilidade, longa vida til e fcil limpeza e manuteno.

Alguns dos principais defeitos relacionados ao assentamento malfeito e a outros fatores do processo so:

eflorescncia. destacamento. Ocorre pela dilatao/retrao do contrapiso e pela falta de junta ou outros fatores distintos.

42

gretamento.

Acontece

quando

esmalte

se

rompe

devido

incompatibilidade de dilatao entre a base e o esmalte, agravada pela variao de umidade e temperatura.

desgaste prematuro do esmalte.

Design Cermico O Design Cermico trata desde a conformao do produto em si (composio da pasta, tipo de queima,acabamentos) a sua aparncia superficial (desenhos, tendncias). O desenvolvimento da tcnica e da sensibilidade esttica aplicada ao material aliados a inerente capacidade decorativa das superfcies cermicas criou uma gama variada de padres e motivos, texturas e efeitos. A integrao da cermica ao Design Industrial moderno e contemporneo tem ampliado os efeitos prticos e semnticos deste produto, gerando superfcies com resultados visuais cada vez mais atrativos e tecnicamente corretos, em um sem nmero de possibilidades. PORCELANATO Porcelanato uma pea de revestimento cermico adequada reas de alto trfego encontradas com acabamento polido e fosco. Entre suas caractersticas, pode-se citar: uniformidade de colorao, alta resistncia a abraso fsica e qumica, absoro prxima a zero, massa homogenea e geralmente com ausncia de esmaltao. A pea formada por: argila, feldspato alm de corantes. Em seu processo de produo, utilizada uma presso de compactao superior a da cermica tradicional e uma temperatura de queima superior a 1.250C. Hoje o porcelanato domina o mercado mundial de revestimentos cermicos. extremamente difundido nos grandes pases produtores mundiais como Itlia,

43
Espanha, China e Brasil. Pode ser subdividido em duas grandes categorias:

porcelanato tcnico e porcelanato esmaltado. AZULEJO O termo azulejo designa uma pea de cermica de pouca espessura, geralmente,
quadrada, em que uma das faces vidrada, resultado da cozedura de um

revestimento geralmente denominado como esmalte, que se torna impermevel e brilhante. Esta face pode ser monocromtica ou policromtica, lisa ou em relevo. O azulejo geralmente usado em grande nmero como elemento associado
arquitetura em revestimento de superfcies interiores ou exteriores ou como

elemento decorativo isolado. Os temas oscilam entre os relatos de episdios histricos, cenas mitolgicas,
iconografia religiosa e uma extensa gama de elementos decorativos (geomtricos,

vegetalistas etc) aplicados a paredes, pavimentos e tectos de palcios, jardins,


edifcios religiosos (igrejas, conventos), de habitao e pblicos.

Com diferentes caractersticas entre si, este material tornou-se um elemento de construo divulgado em diferentes pases, assumindo-se em Portugal como um importante suporte para a expresso artstica nacional ao longo de mais de cinco sculos, onde o azulejo se transcende para algo mais do que um simples elemento decorativo de pouco valor intrnseco. Este material convencional usado pelo seu baixo custo, pelas suas fortes possibilidades de qualificar esteticamente

44 um edifcio de modo prtico. Mas nele se reflete, alm da luz, o repertrio do imaginrio portugus, a sua preferncia pela descrio realista, a sua atraco pelo intercmbio cultural. De forte sentido cenogrfico descritivo e monumental, o azulejo considerado hoje como uma das produes mais originais da cultura
portuguesa, onde se d a conhecer, como num extenso livro ilustrado de grande

riqueza cromtica, no s a histria, mas tambm a mentalidade e o gosto de cada poca. Atualmente, a procura por azulejos tem se dado menos por seu valor decorativo e mais por suas caractersticas impermeabilizantes, sendo muito utilizado em cozinhas, banheiros e demais reas hidrulicas. TIPOS

Cermicas Cermicas Rsticas Cimentcios Pastilhas de Porcelanas Pastilhas de Vidro

Peas Especiais Porcelanatos Especiais Texturizados Porcelanatos Polidos Porcelanatos Rsticos

Produtos Especiais

45

PRINCIPAIS FORNECEDORES: Nacionais: Roca, Gyotoku, Villagrs, Atlas Pastilhas, Revelux, Ekobe, Solarium, Portinari e Vivace. Importadas: Neostone, Atlas Concorde, Porcelanosa, Floorgres e Kerav Marchetti

CERMICAS: PORTINARI A Portinari est com linhas exclusivas e luxuosas,, como o porcelanato que reproduz o cimento queimado (Carbon) e os revestimentos de parede de grande formato com gigantografias de elementos decorativos

VILLAGRS A Villagrs uma marca premium encontrada somente em lojas especializadas, e possui um excelente custo benefcio, por seus pisos acetinados e rsticos de grande formato e preo competitivo. Possui ainda uma linha de complementos especiais (Studio Marmo e Cristlia) com detalhes em resina, fsseis, mrmore e vidro.

46 ROCA A Roca a maior empresa espanhola de revestimentos e louas, e no Brasil possui uma linha premium de cermicas e porcelanatos, distribuda somente em boutiques . Seus carros chefes so os brancos diferenciados. Graas a um esmalte especialmente produzido para a Roca, seus revestimentos so, sem dvida os mais brancos do mercado, nas opes lisas e texturizadas

GYOTOKU LINHAS EXCLUSIVAS

Desde o porcelanato ultra branco ZEUS at linhas diferenciadas como Storm (cimento queimado) e madeira. Com lanamentos onde muitos deles vedetes das grandes mostras de decorao, como Casa Cor.

CERMICAS RUSTICAS NINA MARTINELLI Nina Martinelli o revestimento ideal para ambientes que exigem estilo e um toque rstico inconfundvel. Feitas por arteses e envelhecidas propositadamente, as peas de cermica Nina Martinelli conferem um efeito nico ao seu projeto. CIMENTICIOS REVELUX A marca exclusiva para boutiques Revelux possui revestimentos base de cimento e texturas delicadas, sendo apropriados para reas internas e principalmente externas. Possui ainda uma linha de cimentcio acetinado, ideal para ambientes internos rsticos SOLARIUM Renomada marca de cimentcios, pioneira no Brasil

47 PEAS ESPECIAIS Produto: pedras de porcelanato que reproduzem seixos de rio

Fabricante: Kerav Marchetti Origem: Itlia

Indicado para reas Internas e externas Cores e tamanhos diversos. Composio com cermica e porcelanato. O processo de fabricao inteiramente manual e artesanal, buscando elementos naturais extrados cuidadosamente da natureza, inspirando assim a nova linha de produtos STUDIO MARMO. Seus produtos agradam pela diversidade e simplicidade das composies, abrindo portas para novos estilos e tendncias.

EKOBE pastilhados de coco. As pastilhas de coco Ekobe so fabricadas a partir do endocarpo do coco da Bahia, atravs de um processo patenteado, e totalmente ecolgico, que no causa impacto ambiental. Possui uma resina natural que forma maior resistncia mecnica placa, e textura homognea sem juntas.

MOZAIK Os produtos Mozaik se destacam dos demais por seu visual moderno de alta qualidade e por utilizar materiais de fcil aplicao e manuteno, com eletrocolorao de ao inox.

48 PORCELANATOS ESPECIAIS E TEXTURIZADOS Liquid Floor - Neostone O Liquid Floor um produto de fcil manuteno graas futurista nanotecnologia. Produzido com tcnicas aeroespaciais, ele possui um tratamento especial em sua superfcie, tornando-o de fcil limpeza e manuteno. Desta forma, o produto no necessita de nenhum detergente ou cera especial para manter seu brilho e beleza. So quatro as cores que compe a linha: branco, preto, vermelho e azul. Todos eles esto disponveis nos formatos de 3030 e 5050. Tune A nova linha de produtos da Atlas Concorde tem como inspirao fibras de tecidos nobres. Essas peas so resultado de uma unio de aspectos naturais, suaves e tteis. Com as cores possvel realizar projetos sofisticados com combinaes estticas diferenciadas.

PARQUET BY PORCELANOSA Entre a beleza da madeira e a preservao de uma rvore, fique com os dois Tamanho: 18 x 65,5 Cores: Mel, Cognac e Nrdico

Indicado para: reas internas, residenciais e comerciais Caractersticas: No empena, no mancha, de fcil limpeza e manuteno.

GYOTOKU LINHAS EXCLUSIVAS A Gyotoku colocou para a Recesa a pronta entrega da linha RESERVE, no encontrada em homecenters e somente em lojas especializadas.

Desde o porcelanato ultra branco ZEUS at linhas diferenciadas como Storm

49 (cimento queimado) e madeira, voc encontrar produtos inditos com a marca Gyotoku na Recesa, muitos deles vedetes das grandes mostras de decorao, como Casa Cor.

NEOSTONE - METAL LINE A linha Metal de Neostone foi a pioneira no Brasil em porcelanatos com texturas metalizadas, sejam lisas (unimetal, Tour Eiffel) ou em relevo (Orlov, Iron), com alta resistncia, podendo ser utilizada em ambientes comerciais e residenciais. Tamanhos variados, conforme modelo

NEOSTONE MATOUCHE A linha Matouche reproduz com singularidade e exatido os couros de crocodilo e elefante, com texturas aconchegantes e sofisticadas. Tamanho: 6060

NEOSTONE LE STUOIE Inspirada no mercado txtil, esta linha possui textura suave e acetinada garantindo aos ambientes o aconchego dos tecidos e das fibras naturais, com a praticidade e resistncia do porcelanato. Disponvel em 6 modelos, que podem ser assentados em todos os ambientes da casa: Tamanho 48,1548,15cm

FIBRA ATLAS CONCORDE

Porcelanato premium italiano que reproduz com fidelidade esttica os tecidos de fibras naturais. Tamanho 6060

50

CEMENTI ATLAS CONCORDE Atendendo tendncia mundial de cimento queimado em residncias e lojas de alto padro, a Atlas Concorde desenvolveu um produto que reproduz com exatido a beleza do cimento queimado com a resistncia e praticidade do porcelanato. Disponvel em 2 cores, possui placas de grande formato 6060 e indicada para ambientes residenciais e comerciais. Tamanho 6060

GLOW ATLAS CONCORDE A linha Glow foi a grande sensao da feira internacional de revestimentos, Cersaie. Importada e distribuda a pronta entrega pela Recesa, a linha composta de porcelanatos com superfcie texturizada que reflete partculas luminosas, sendo ideal para piso e parede. um produto sem referencial no Brasil, com textura indita e toque suave, ideal para ambientes internos residenciais e comerciais

PORCELANATOS POLIDOS A linha Vivace, comercializada com exclusividade na cidade de So Paulo pela Recesa, composta de inmeros porcelanatos, pastilhas e revestimentos cermicos de design contemporneo e excelente custo benefcio. A Portinari est com linhas exclusivas e luxuosas para a Recesa, como o porcelanato que reproduz o cimento queimado (Carbon) e os revestimentos de parede de grande formato com gigantografias de elementos decorativos

GYOTOKU LINHAS EXCLUSIVAS A Gyotoku colocou para a Recesa a pronta entrega da linha RESERVE, no encontrada em homecenters e somente em lojas especializadas.

51 Desde o porcelanato ultra branco ZEUS at linhas diferenciadas como Storm (cimento queimado) e madeira, voc encontrar produtos inditos com a marca Gyotoku na Recesa, muitos deles vedetes das grandes mostras de decorao, como Casa Cor.

NEOSTONE POLIDOS DE GRANDE FORMATO A marca Neostone foi pioneira no Brasil em grandes formatos de porcelanato, e hoje trabalha a pronta entrega com modelos de 1metro x 1metro, 8080 cm, 6060cm, 1,2 x 1,8 m e 1,2x 1,2 m. Todos os produtos so certificados pelo SENAI e possuem uma pelcula protetora em sua superfcie.

Tamanhos: 6060, 8080, 100100 e 120 x180.

PORCELANATOS RUSTICOS

NEOSTONE POLIDOS DE GRANDE FORMATO A marca Neostone foi pioneira no Brasil em grandes formatos de porcelanato, e hoje trabalha a pronta entrega com modelos de 1metro x 1metro, 8080 cm, 6060cm, 1,2 x 1,8 m e 1,2x 1,2 m. Todos os produtos so certificados pelo SENAI e possuem uma pelcula protetora em sua superfcie. Tamanhos: 6060, 8080,100100 e 120 x180

Plan representa uma soluo de ponta para o exterior e interior: uma tcnica avanada e esteticamente sofisticada. Uma coleo que reescreve o planejamento de perspectivas para os ambientes. O refinado efeito brilhante dado por metais propagados nas peas faz com que a superfcie enriquea o projeto com nova esttica e recursos de design. Graas a uma espessura de 12 mm, Plan possui altssima qualidade tcnica de resistncia e segurana contra deslizamentos.

52

NEOSTONE Linha inspirada nos elementos rsticos da natureza, Neotech possui superfcie levemente rstica, suave e com diversas cores a pronta entrega. Formato 6060Porcelanato da fbrica Italiana Atlas Concorde importado com exclusividade no Brasil pela Recesa. Tcnico e compacto, o porcelanato da linha extrema possui superfcie levemente rstica e anti derrapante, com micropartculas luminosas que reproduzem o efeito de pedras naturais, disponvel nos formatos 4545 e 3060, sendo ideais para o uso interno e externo, comercial e residencial.

FLAGSTONE Produzido pela renomada fbrica italiana Casa Dolce Casa, um porcelanato rstico totalmente destonalizado, com a exclusiva tcnica patenteada CasaBlend, no tamanho 3838 Indicado para todas as reas internas e externas.

DOLMEN um Porcelanato rstico de alta resistncia com alto grau de antiderrapncia a mido e a seco. Indicado para reas Internas e (principalmente) externas. Diversos tamanhos e Cores - mais de 30 modelos.

NEOSTONE ECOTECH um porcelanato inovador no mercado, produzido com 70% de material reciclado e com selo de certificao ecolgico. Disponvel em 6 cores e 2 tipos de superfcie (uma lisa e outra anti-derrapante)

53 Tamanho:6060 PRODUTOS ESPECIAIS

NEOSTONE - HIGH GLOSS A linha High Gloss a evoluo do granito. Sua base composto por porcelanato e sua superfcie por quartzo e feldspato, o que proporciona brilho nico e intenso na pea. Tamanhos: 8080 e 120120

Veja mais ambientes com esse produto em Tipos de Produtos.

A nova coleo da marca Millenium que acaba de chegar na Recesa. So produtos de excelente custo benefcio aliados a design e tamanhos inovadores. A Marca aposta na tendncia de superfcies naturais com porcelanatos que se assemelham a pedras. Rsticos no tamanho 6060 cm, so perfeitos para reas externas. E porcelanatos 8080cm de qualidade, exclusivos na Recesa.

Nova linha de porcelanatos italianos da marca Atlas Concorde, so 5 modelos inspirados na textura de tecidos, que deixam os ambientes aconchegantes e sofisticados. Disponveis no tamanho 6060 cm.

54

Pietra Riciclata totalmente resistente ao congelamento e oferece excelente resistncia ao desgaste e a agresso qumica.Sua textura tem aspecto agradavel e natural, por sua caracterstica antideslizante (r10), pode ser usado em locais molhados tambm. Suas cores, formam um conjunto generoso de tonalidades estudadas para harmonizar com a arquitetura contempornea, modernas ou clssicas. Pietra Riciclata ideal para pavimentar espaos externos, como terraos, quintais e caladas. Os dois formatos disponveis em cada cor, podem combinar-se entre si, permitindo que se adote a soluo ideal para as diferentes aplicaes e exigncias estticas. Pode-se fazer inclusive mosaicos utilizando-se as cores desejadas em padronagens exclusivas.Pietra Riciclata foi projetado para ser um produto com excelentes caractersitcas tcnicas, timo design e respeito profundo a natureza. Graas a alta tecnologia empregada no ciclo de produo, reaproveita-se as matrias primas, os resduos da produo e outros particulados, garantindo que tudo que isso no volte a natureza, consequentemente gerando-se o mnimo impacto ambiental possvel, sem comprometer em nenum aspecto as caractersticas tcnicas do produto. IMPACTO AMBIENTAL

A reciclagem da cermica de revestimento possvel atravs da reutilizao dos resduos slidos da fabricao. Os resduos originrios do processamento do
azulejo, atravs da biqueima, constituem peas finas, porosas e frgeis. So

reciclados para a moagem a mido, onde so misturados a outras matrias primas para a obteno da massa cermica.

55 O chamote de pavimentos gresificados o resduo slido do processo de fabricao do revestimento cermico, descartado por quebras ou defeitos visuais e dimensionais, que inviabilizam sua utilizao. A cermica j queimada no biodegradvel por reagir ao calor ou chuva, tendo como nica sada ecologicamente correta a reciclagem. Os resduos de pavimentos gressificados passam por um processo mais complicado de reciclagem, por terem

caractersticas mais resistentes e maior densidade devido ao processo de monoqueima onde as peas so queimadas at 1220C. Mtodos inovadores de reciclagem de pavimentos gressificados utilizam o chamote modo a seco, transformado em p, e depois misturado massa cermica, num ndice de reutilizao de 3% dos resduos. A reciclagem diminui o impacto ambiental pois alguns esmaltes utilizados no processo de fabricao da cermica contm metais pesados como chumbo e
cdmio, e se a frita utilizada for base de sdio, solubiliza-se em presena de gua

e pode contaminar o solo. Do mesmo modo, os custos de produo das empresas caem, pois os prprios resduos so reutilizados como matria-prima, retornando ao incio do ciclo de produo da cermica de revestimento. Informaes e curiosidades

O revestimento cermico um material muito antigo que era utilizado apenas pela nobreza. Nesta poca os azulejos eram ricamente decorados pelos artesos ceramistas e iam revestir as paredes dos grandes palcios. Graas produo industrial em massa e evoluo tecnolgica o revestimento cermico tornou-se acessvel a todas as camadas sociais e as possibilidades de uso cresceram muito. Atualmente existem revestimentos cermicos para todos os tipos de ambientes: reas comerciais, industriais, residenciais, fachadas, piscinas etc. Suas caractersticas de impermeabilidade, estabilidade de cores, facilidade de limpeza, resistncia abraso e a manchas somadas sua beleza esttica fazem do revestimento cermico uma tima opo. O Brasil o quarto maior produtor mundial de Revestimento Cermico, ficando atrs apenas de China, Itlia e Espanha, e o terceiro maior exportador mundial. Em 1997, foram produzidos 383,3 milhes de metros quadrados de revestimentos cermicos, entre pisos e azulejos, volume 13,94% maior que o de 1996. Do total produzido, foram vendidos no

56 mercado interno 339,8 milhes de metros quadrados, ou seja, mais de 88% da produo nacional. Consequentemente, o faturamento das indstrias do setor cresceu, alcanando a marca de US$ 1,9 bilho, o que representa um aumento de 15,3% em relao ao ano anterior. O revestimento cermico tem que estar de acordo com a Norma nacional NBR 13.818/1997: Placas Cermicas para Revestimento Especificao e Mtodos de Ensaio (descrio dos parmetros dos ensaios). Classificao de resistncia do esmalte: Os revestimentos cermicos tambm so classificados segundo teste de resistncia do esmalte da pea ao desgaste por abraso. Essa classificao conhecida como ndice PEI, onde so indicados os ambientes mais adequados para sua aplicao. PEI 1: Produto recomendado para ambientes residenciais onde se caminha geralmente com chinelos ou ps descalos. Exemplo: banheiros e dormitrios residenciais sem portas para o exterior. PEI 2: Produto recomendado para ambientes residenciais onde se caminha geralmente com sapatos. Exemplo: todas as dependncias residenciais, com exceo das cozinhas e entradas. PEI 3: Produto recomendado para ambientes residenciais onde se caminha geralmente com alguma quantidade de sujeira abrasiva que no seja areia e outros materiais de dureza maior que areia (todas as dependncias residenciais). PEI 4: Produto recomendado para ambientes residenciais (todas as dependncias) e comerciais com alto trfego. Exemplo: restaurantes, churrascarias, lojas, bancos, entradas, caminhos preferenciais, vendas e exposies abertas ao pblico e outras dependncias. PEI 5: Produto recomendado para ambientes residenciais e comerciais com trfego muito elevado. Exemplo: restaurantes, churrascarias, lanchonetes, lojas, bancos, entradas, corredores, exposies abertas ao pblico, consultrio, outras dependncias. Como Escolher Corretamente: Leve em considerao os seguintes requisitos: Procedncia do Produto: se tem informaes sobre o fabricante (telefone, endereo) e indicao de estar de acordo com as normas. Local de Aplicao (parede ou piso): rea residencial, comercial ou industrial. Trnsito no Local: de pessoas, de veculos, de mveis que so arrastados para determinar o ndice PEI do produto que ser comprado. Umidade no Local: para determinar o Grupo de Absoro do produto para locais mais midos, recomendam-se produtos com baixa absoro. Metragem do Local (m2): para clculo da quantidade de peas necessrias. Como limpar seu revestimento:

57 Nunca utilize cido para a limpeza dos revestimentos cermicos, ele corri o esmalte, propiciando a entrada de agentes agressivos sob sua base. Sua conservao e limpeza podem ser feitas com uma simples soluo de gua e detergentes neutros. Importante: Adquira 10% a mais de revestimento para eventuais cortes, quebras ou futuras reformas. Absoro de gua A absoro de gua utilizada para classificar todos os revestimentos cermicos e definir as especificaes a serem seguidas pelo fabricante. A absoro de gua tambm um indicativo da resistncia mecnica de um revestimento cermico. Veja a classificao:

Caractersticas e Informaes Tcnicas

Deslizamento : Outra caracterstica importante para os produtos destinados a uso em piso o deslizamento. Esta caracterstica tambm determinada em laboratrio e de acordo com o resultado do coeficiente de atrito a mido (COF) os revestimentos so classificados e recomendados para diferentes locais. Classe I II III COF < 0,4 0,4 0,75 Indicao de uso Inadequado para reas externas Recomendado para reas externas em nvel Recomendado para reas externas com rampa at 10%
Classe Resistncia Mecnica Denominao

Absoro de gua

0,5 % > 0,5 a 3,0 % > 3,0 a 6,0 % > 6,0 a 10,0 % > 10,0 %

BI a BI b

Altssima Muito alta

Porcellanato Grs

BII a BII b BIII

Alta Mdia Baixa

Semi-grs Semi-grs Poroso

58

Tamanho A variao de tamanho inerente ao processo de fabricao dos revestimentos cermicos. De maneira a evitar dificuldades de assentamento e comprometimento do efeito esttico alguns fabricantes separam os revestimentos em 3 classes de tamanho: P, M, e G. Assim importante conferir no recebimento se em todas as embalagens, de um mesmo produto, o tamanho o mesmo. Nunca assente produtos de tamanhos diferentes. Caso a paginao do projeto especifique o uso de produtos diferentes em um mesmo ambiente, o tamanho destes produtos deve ser o mesmo. CUIDADOS NA OBRA Ao receber o revestimento cermico na obra, tome cuidado para que nenhum dano venha a ocorrer comprometendo assim a qualidade do produto. importante que as embalagens estejam empilhadas da maneira correta a fim de evitar danos ao produto como quebra de cantos ou at de toda a pea. As embalagens dever ser empilhadas cuidadosamente at uma altura mxima de 1,5 metros. Deposite sempre as embalagens verticalmente. Preste ateno s figuras abaixo e utilize sempre a forma adequada de empilhamento. Planejamento das juntas As cermicas se diferenciam de outros tipos de acabamentos porque compem mosaicos ao gosto do projetista. As juntas fazem parte da qualidade das aplicaes e auxiliam na beleza do revestimento. Alm da importncia esttica as juntas desempenham importante papel porque do flexibilidade para a superfcie na acomodao das peas. Observe os diferentes tipos e largura de juntas: Juntas estruturais definidas no projeto da obra e devem ser respeitadas durante o assentamento. Juntas de dilatao so as juntas que interrompem o contrapiso e tm como funo permitir possveis variaes dimensionais. A largura dever ser de 10 mm e preenchida com material elstico. Essas juntas devem ser previstas, no mximo, a cada 6 metros lineares para reas internas e externas, respeitando os limites de 20 m2 para pisos externos, 32 m2 para pisos internos e 12 m2 para fachadas. Juntas de dessolidarizao so juntas cuja funo separar o revestimento do piso para aliviar tenses provocadas pela movimentao da base ou do prprio revestimento. Devem ser colocadas no encontro entre o piso e a parede e em volta de pilares. A largura dever ser de 10 mm e poder ficar sob o rodap ou ser preenchida com material elstico . Junta de assentamento so as de unio entre as peas cermicas. A largura mnima a ser observada depende do tamanho do revestimento e est sempre recomendada na embalagem do produto.

59 Qualidade do Material de Assentamento Recomenda-se observar as seguintes normas de assentamento: NBR 13753 Revestimento de piso interno ou externo com placas cermicas e com utilizao de argamassa colante - Procedimento NBR 13754 Revestimento de paredes internas com placas cermicas e com utilizao de argamassa colante Procedimento NBR 13755 Revestimento de paredes externas e fachadas com placas cermicas e com utilizao de argamassa colante Procedimento Argamassa colante A qualidade do material de assentamento o segundo fator relacionado durabilidade do revestimento cermico. A argamassa colante e a argamassa de rejuntamento tambm devem ser escolhidas de acordo com o ambiente a ser revestido. Escolha a argamassa de assentamento ideal de acordo com o tipo e o local de uso do revestimento cermico.

Qualidade da Construo e do Assentamento A qualidade da construo outro fator importante. Quando construir um contrapiso trreo, para obter um timo resultado, siga estas orientaes: Execuo do contrapiso Os requisitos bsicos para a execuo do contrapiso em pavimento trreo so: Drenagem para eliminar a presso hidrosttica sob a edificao e reas adjacentes; Colocao de uma camada de pedra britada com 15 a 20 cm de espessura entre o solo e o contrapiso; Camada de concreto de espessura mnima de 8 cm e com, pelo menos, 400 kg de cimento por m3, adequadamente dosado com baixa relao gua/cimento; precisa ser vibrado e curado; Impermeabilizao do contrapiso, se necessrio; A superfcie deve ser plana, rugosa, sem fissuras e livre de fatores que reduzam a aderncia tais como umidade excessiva, leos, graxas e outros. * Imagem explicativa na prxima pgina

60 Execuo do emboo em paredes internas Se a alvenaria for de tijolos de cermica, estes devero ser de boa qualidade. Os blocos de concreto devem ter baixa absoro de gua e serem curados adequadamente, serem assentados no prumo e com argamassa resistente. A parede deve estar limpa, ter superfcie regular, ser plana, sem fissuras e livre de fatores que reduzam a aderncia tais como: umidade excessiva, leos, graxas e outros. Antes de aplicar o reboco comum chapiscar a superfcie dos blocos com argamassa apropriada. Esse chapisco aumenta a rea de contato do reboco e garante aderncia. Prepare a argamassa de chapisco com uma parte de cimento para dois de areia lavada grossa. Para qualquer tipo de base, umedea-a com o auxlio de uma trincha.

Rebocando (emboo) Passadas 24 horas depois de fazer o chapisco inicie o reboco, usando 1 parte de cimento para 5 de areia mdia de rio e 0,5 ou de cal de boa qualidade que pode ser substituda por plastificante. Caso preferir utilizar argamassa de emboo pr-fabricada, siga rigorosamente as instrues do fabricante. A superfcie deve ser plana, rugosa, sem fissuras e livre de fatores que reduzam a aderncia tais como: umidade excessiva, leos, graxas e outros. A areia mdia ideal porque o reboco fica com uma superfcie rugosa, com boa aderncia da argamassa colante na hora da fixao final das peas cermicas. No esquea que a areia deve estar livre de sais e outras impurezas. Execuo do assentamento: Antes de iniciar o assentamento faa uma inspeo nas peas cermicas que sero assentadas, verificando se todas so da mesma referncia, tonalidade e tamanho. No misture peas de tonalidade e tamanho diferentes em um mesmo ambiente. Caso o projeto especifique a combinao de produtos diferentes em um mesmo ambiente certifique-se de que o tamanho o mesmo para todos. Leia as instrues das embalagens de revestimento e argamassa. A temperatura da superfcie a ser revestida deve estar entre 4 e 32 C C. Em temperaturas altas umedea levemente a superfcie. Respeite as juntas estruturais, de dessolidarizao e de dilatao. Estas juntas devem ser preenchidas com mastique de poliuretano ou similar. No cubra as juntas de dilatao, estrutural e de dessolidarizao com argamassa colante ou de rejuntamento. Antes de comear o assentamento planeje os recortes e a distribuio das peas bem como a largura das juntas.

61 Preparao da argamassa colante: Misture a argamassa em um recipiente limpo, observando sempre a quantidade de gua indicada. Eventualmente esta quantidade pode variar de acordo com as condies climticas do local. Certifique-se de estar usando a argamassa colante indicada para a sua aplicao. Despeje a quantidade de gua indicada no recipiente. Em seguida adicione o p, mexendo sempre at obter uma consistncia firme e sem grumos. Deixe a argamassa repousar durante 5 a 10 minutos. Volte a mexer sem adicionar mais p ou lquido. Durante o uso mexa ocasionalmente para manter a mistura trabalhvel. Para dar mais velocidade ao preparo e melhorar a operao de mistura utilize o misturador eltrico. Aplicao da argamassa colante: Aplique uma camada fina de argamassa colante (3 a 4 mm) com o lado liso da desempenadeira proporcionando assim uma melhor aderncia. Em seguida utilize o lado dentado da desempenadeira num ngulo de aproximadamente 600, formando cordes de argamassa. Aplicao do revestimento cermico: Aplique as peas cermicas fazendo-as deslizar um pouco sobre os cordes de argamassa. Pressione as peas com a mo e bata com um martelo de borracha para esmagar os cordes e assegurar uma melhor aderncia.

Controle da aderncia: De vez em quando retire e observe uma pea recm assentada. O verso da pea dever estar com, no mnimo, 90% de sua rea preenchida com argamassa colante. Tempo em aberto: Controle o tempo em aberto da argamassa colante. A argamassa estar em boas condies se, ao tocar os cordes, os dedos sujarem. No aplique o revestimento em reas onde a argamassa j estiver seca. Rejuntamento: Retire os espaadores e faa o rejuntamento, no mnimo, 48 horas aps o trmino do assentamento. Limpe todas as juntas e a superfcie das peas assentadas enquanto a argamassa ainda estiver fresca. Uma limpeza antes deste prazo poder provocar a remoo parcial do rejuntamento e se for tardia obrigar a uma limpeza agressiva, mecnica ou qumica, que poder deteriorar irreversivelmente a superfcie cermica. Nos casos de pisos com textura rstica passe uma camada de cera lquida sobre a pea antes do rejuntamento. Liberar para trfego leve somente 24 horas aps o rejuntamento.

62 Manuteno peridica O revestimento cermico destaca-se por sua facilidade de limpeza. Mas o ideal em qualquer caso que se evite sempre o acmulo de sujeiras. Eventuais manchas ou sujidades podem ser facilmente removidas, na maioria das vezes utilizando-se apenas um pano mido. Nos casos de persistncia das manchas utilize saponceo ou gua sanitria. Para o porcellanato polido (superfcie brilhante) recomenda-se produtos especficos de acordo com o tipo de mancha, como se pode ver a seguir:

Tipo de mancha Graxas e leos Tintas Ferrugem Caf Tinta de caneta Borracha de pneus Cerveja ou vinho

Produto para limpeza gua quente e detergentes alcalinos Removedor de tintas gua sanitria e saponceo gua sanitria e saponceo Solvente orgnico (acetona, benzina) Solvente orgnicos (aguarrs) ou saponceo Detergente alcalino ou contendo abrasivo ou gua sanitria

CARACTERSTICAS GERAIS LOCAL Banheiros residenciais Cmaras frigorficas CARACTERSTICAS CRTICAS utilizar rejunte impermevel nos chuveiros resistncia ao congelamento (100 ciclos - ensaio ISO 10545-12) dilatao trmica e resistncia ao choque trmico (ISO 10545-8 e 10545-9) absoro (%) 0 a 20 classe de abraso PEI 1 maior ou resistncia s manchas classe ISO 5 classe ISO 5 resistncia ao ataque qumico B

0a3

PEI 4 ou 5 para pisos

Churrasqueiras, lareiras e foges

0 a 20 (> 10% para paredes)

Cozinhas, padarias restaurantes

Escadas rampas

ateno na resistncia s manchas aps abraso (PEI 5) e resistncia ao impacto (ISO 105455) coeficiente de atrito > 0,7 (ISO 10545-17); carga de 1.000N (100kg); no deixar salincias no degrau, evitando bordas frgeis

0 a 20 (> 10% para paredes)

parede: PEI 0 piso: PEI 3 foges industriais: PEI 5 residncias: PEI 3 indstrias: PEI 4 padarias: PEI 5 esmaltados PEI 5 ou no esmaltados de espessura plena

classe ISO 5

A - cido ltico e clordrico 10% A ou B produtos domsticos

classe ISO 5

0a6

classe ISO 4 ou 5

A ou B

63
Fachadas terraos e expanso por umidade < 0,6mm/m (ISO 10545-10); garra reentrante no verso das peas, perfil "rabo de andorinha'', mono ou poliorientado 0a6 fachadas: PEI 0 terraos: PEI 3 classe ISO 5 A - chuva cida

CARACTERSTICAS GERAIS LOCAL Banheiros residenciais Cmaras frigorficas CARACTERSTICAS CRTICAS utilizar rejunte impermevel nos chuveiros resistncia ao congelamento (100 ciclos - ensaio ISO 10545-12) dilatao trmica e resistncia ao choque trmico (ISO 10545-8 e 10545-9) absoro (%) 0 a 20 classe de abraso PEI 1 maior ou resistncia s manchas classe ISO 5 classe ISO 5 resistncia ao ataque qumico B

0a3

PEI 4 ou 5 para pisos

Churrasqueiras, lareiras e foges

0 a 20 (> 10% para paredes)

Cozinhas, padarias restaurantes

Escadas rampas

Fachadas terraos

ateno na resistncia s manchas aps abraso (PEI 5) e resistncia ao impacto (ISO 105455) coeficiente de atrito > 0,7 (ISO 10545-17); carga de 1.000N (100kg); no deixar salincias no degrau, evitando bordas frgeis expanso por umidade < 0,6mm/m (ISO 10545-10); garra reentrante no verso das peas, perfil "rabo de andorinha'', mono ou poliorientado

0 a 20 (> 10% para paredes)

parede: PEI 0 piso: PEI 3 foges industriais: PEI 5 residncias: PEI 3 indstrias: PEI 4 padarias: PEI 5 esmaltados PEI 5 ou no esmaltados de espessura plena fachadas: PEI 0 terraos: PEI 3

classe ISO 5

A - cido ltico e clordrico 10% A ou B produtos domsticos

classe ISO 5

0a6

classe ISO 4 ou 5

A ou B

0a6

classe ISO 5

A - chuva cida

Aplicaes CARACTERSTICAS GERAIS resistncia absoro classe de resistncia s (%) abraso ataque qumico manchas rejunte 0 a 20 PEI 1 ou maior classe ISO B nos 5

LOCAL Banheiros residenciais

CARACTERSTICAS CRTICAS utilizar impermevel

ao

64
chuveiros resistncia ao 0 a 3 PEI 4 ou 5 para classe congelamento (100 pisos 5 ciclos - ensaio ISO 10545-12) Churrasqueiras, dilatao trmica e 0 a 20 (> parede: PEI 0 classe lareiras e foges resistncia ao choque 10% para piso: PEI 3 5 trmico (ISO 10545-8 e paredes) foges 10545-9) industriais: PEI 5 Cozinhas, ateno na resistncia 0 a 20 (> residncias: classe 35 padarias e s manchas aps 10% para PEI restaurantes abraso (PEI 5) e paredes) indstrias: PEI resistncia ao impacto 4 (ISO 10545-5) padarias: PEI 5 Escadas e coeficiente de atrito > 0 a 6 esmaltados PEI classe rampas 0,7 (ISO 10545-17); 5 ou no 4 ou 5 carga de 1.000N esmaltados de (100kg); no deixar espessura salincias no degrau, plena evitando bordas frgeis Cmaras frigorficas ISO A - cido ltico e clordrico 10%

ISO A ou B - produtos domsticos

ISO A

ISO A ou B

Fachadas terraos

e expanso por umidade 0 a 6 < 0,6mm/m (ISO 10545-10); garra reentrante no verso das peas, perfil "rabo de andorinha'', mono ou poliorientado

fachadas: PEI classe ISO A - chuva cida 0 5 terraos: PEI 3

PEI 5 Concessionrias carga de ruptura 1.000N 0 a 6 classe / garagens (ISO 10545-4); 5 resistncia ao impacto (ISO 10545-5) Laticnios / ausncia de cdmio e 0 a 3 PEI 5 classe aougues chumbo prejudiciais 5 sade (ISO 10545-15); rejunte anti-cido (epxi) Piscinas expanso por umidade < s/ geada: 0 PEI 0 classe 0,6mm/m (ISO 10545-10); a 20 5 ensaio antigretagem c/ geada: 0 especial (ISO 10545) a 6 c/ neve: 0 a 3 Pisos comerciais resistncia ao impacto 0 a 6 PEI 5 para classe e industriais (ISO 10545-5); esmaltados, 5 resistncia qumica de resistncia alta concentrao (ISO abraso profunda 10545-13); carga de < 345mm para ruptura (ISO 10545-4) no esmaltados devido ao trfego de empilhadeiras Pisos para escolher a carga mais 0 a 6 PEI 5 classe postos de elevada disposio; 5 gasolina resistncia ao impacto (ISO 10545-5) Quartos de resistncia ao impacto 0 a 20 (> PEI 3

ISO A

ISO A - cido ltico

ISO A - produtos de piscina

ISO A

ISO A

classe ISO A

65
5 10% para paredes) Quintais e resistncia s manchas 0 a 6 PEI 5 A jardins com terra aps abraso (PEI 5); no utilizar materiais rsticos e antiderrapantes Pisos 0 a 20 quintais: PEI 4 classe ISO A ou B residenciais (maior que salas e cozinhas: 4 ou 5 10% para PEI 3 paredes) quartos: PEI 2 banheiros: PEI 1 criana (ISO 10545-5)

Saunas

expanso por umidade < 0 a 3 PEI 1 classe B 0,6mm/m (ISO 10545ISO 3 10); resistncia ao choque trmico (ISO 10545-9) e gretagem (recomendados sete ciclos para sauna mida) Uso beira para resistncia ao riscado (areia), pisos no esmaltados com espessura plena mar (contato (porcelanato no polido) ou esmaltados com dureza Mohs > 8 (dureza Mohs da areia com areia) 7) Uso para alta segurana, o coeficiente de atrito deve ser > 0,7 (sendo, entretanto, de antiderrapante difcil limpeza); um coeficiente de mdia segurana (0,4 a 0,7) tem limpeza mais fcil

Fabricantes e Fornecedores Portinari Fabricante Gyotoku Fabricante Portobello Fabricante Pamesa Fabricante NGK do Brasil Ltda. Fabricante Biancogres - Fabricante Eliane Fabricante C&C Distribuidor Leroy Merlin Distribuidor Center Castilho Distribuidor Fabimar Representante Souza Lara Representaes - Representante

Impacto Ambiental
Descarte Em quase todo o processo de fabricao da cermica de revestimento, h algum tipo de descarte de resduo, sendo este no mais reutilizado. Na indstria brasileira de revestimentos cermicos o volume de material descartado por quebra representa em mdia 3% de toda produo nacional. O que no pode ser nem reutilizado e nem reciclado, despejado em lixos urbanos, mais ou menos autorizados, ou mesmo dispersos no ambiente. No

66 caso dos despejos em centros legais de processamento de lixo, os produtos eliminados devem ser devidamente recolhidos e transportados, bem como devem ser tratados aqueles que apresentarem substncias txicas ou nocivas. Alguns esmaltes utilizados no processo de fabricao da cermica contm metais pesados como chumbo e cdmio, e se a frita utilizada for base de sdio, solubiliza-se em presena de gua e pode contaminar o solo .Reaproveitamento da quebra: Ao longo dos ltimos anos, vrios estudos e testes foram promovidos, visando a reutilizao dos cacos gerados no processo. A presena do esmalte cermico queimado e tonalidades da massa impediram o seu uso. A massa cermica evoluiu na sua formulao e novos testes foram feitos permitindo a adio do caco (quebra) modo em percentuais reduzidos, que juntado a um trabalho constante de reduo das quebras nos fornos, a curto prazo permitir incorporar toda a quebra novamente no processo. O Sistema de moagem e Reaproveitamento da quebra isto: uma central para onde deslocada toda a quebra gerada nos processos de produo das Cermicas. So utilizados equipamentos para a britagem destas quebras (conjunto de britadores primrio e secundrio), reduzindo a p a quebra gerada nos mais diversos formatos e dimenses. Este p reutilizado na formulao da massa em percentuais que no interferem na qualidade do produto final. Reciclagem A reciclagem da cermica de revestimento possvel atravs da reutilizao dos resduos slidos da fabricao. Os resduos originrios do processamento do azulejo, atravs da biqueima, constituem peas finas, porosas e frgeis. So reciclados para a moagem a mido, onde so misturados a outras matrias primas para a obteno da massa cermica. O chamote de pavimentos gresificados o resduo slido do processo de fabricao do revestimento cermico, descartado por quebras ou defeitos visuais e dimensionais, que inviabilizam sua utilizao. A cermica j queimada no biodegradvel por reagir ao calor ou chuva, tendo como nica sada ecologicamente correta a reciclagem. Os resduos de pavimentos gressificados passam por um processo mais complicado de reciclagem, por terem caractersticas mais resistentes e maior densidade devido ao processo de monoqueima onde as peas so queimadas at 1220C. Mtodos inovadores de reciclagem de pavimentos gressificados utilizam o chamote modo a seco, transformado em p, e depois misturado massa cermica, num ndice de reutilizao de 3% dos resduos. A reciclagem diminui o impacto ambiental e os custos de produo das empresas caem, pois os prprios resduos so reutilizados como matriaprima, retornando ao incio do ciclo de produo da cermica de revestimento.

67

REVESTIMENTOS CERMICOS
Imagens

Bibliografia Guia Geral de Cermica & Assentamento 98/99 Revista Show Room Menasce Publicaes (menasce@originet.com.br) n 30 A mai/98. www.eliane.com.br Wikipedia www.portobello.com.br www.pamesa.com.br

68

PISOS DE MADEIRA
Introduo O piso de madeira aposta certa para melhorar a aparncia de sua casa ou apartamento - e, de quebra, valorizar o imvel. Alm de bonitos e duradouros, os pisos de madeira deixam o ambiente aconchegante. A madeira um recurso natural renovvel e reciclvel - embora no Brasil ainda seja baixa a oferta de pisos de madeira extrada de reas reflorestadas ou cortada de matas nativas de forma sustentvel. A maioria dos pisos de madeira no precisa ser substituda, e h uma incrvel variedade de opes estticas tambm - basta escolher o tipo de madeira mais adequado ao projeto.
No Brasil tanto a demanda quanto a oferta tm aumentado bastante nos ltimos 3 anos. At ento, o Brasil praticamente s exportava os pisos fabricados por aqui. Esse aumento deve-se em parte a dois motivos. O primeiro deles diz respeito higiene e sade. O uso do carpete caiu consideravelmente, grande parte em funo do mesmo ser difcil de limpar, causando at mesmo alergias em seus proprietrios. O clima tropical brasileiro tambm no justifica o uso de carpetes, uma vez que na maior parte do pas faz calor o ano inteiro!

A queda do uso do carpete contribuiu para a entrada de pisos frios (cermica, lajota, pedra) e tambm a madeira. Antigamente o piso de madeira exigia muita manuteno - precisava constantemente ser encerado e lixado. Vernizes de grande durabilidade evitam esse trabalho, e muitos pisos atualmente j vm prontos da fbrica, sendo este outro importante fator que vem elevando a utilizao dos mesmos.
Se voc j concluiu um projeto de melhoria domstica, sabe como importante fazer um bom planejamento e a execuo. Voc pode pensar que um tpico adepto do "faa voc mesmo" no consegue instalar um piso de madeira por sua prpria conta, mas isso possvel. Tudo o que voc precisa de planejamento, preparao e ferramentas. Se isso parecer muito

vai tentar fazer por conta prpria ou usar uma equipe de instalao profissional - h muita informao valiosa aqui.

Piso de carvalho vermelho

Neste artigo vamos examinar vrias opes de colocao de pisos de madeira e descrever, passo a passo, como voc mesmo pode instalar e fazer o acabamento do piso, conserv-lo e reform-lo.

69 Tipos de pisos de madeira Escolher o tipo de piso de madeira mais adequado a seu espao um passo importante no planejamento da instalao de seu novo piso. Antes de comear a instalao, voc deve escolher cuidadosamente o tipo de piso de madeira que deseja. No confunda o tipo de piso com a variedade da madeira - a seleo da variedade de madeira tema da prxima seo.
Por enquanto, vamos discutir os trs principais tipos de pisos de madeira a considerar. Piso de madeira slido Os pisos de madeira slida so de trs tipos principais. Cada tipo est disponvel tanto em uma verso no-acabada (sem verniz) quanto na verso pr-acabada (com verniz). O piso no-acabado deve ser lixado no local de trabalho e receber acabamento (verniz) aps a instalao. O piso pr-acabado lixado e recebe acabamento na fbrica de modo que precisa somente da instalao. Os trs principais tipos de piso de madeira slida so:

Piso em faixas - indicado pela espessura e largura das tbuas de madeira. O assoalho em faixas tem uma largura definida, mas a espessura pode variar.

Piso de tbuas - o piso de tbuas vem apenas em duas espessuras, mas diferentemente do piso em faixas, as larguras podem variar. No Brasil a espessura de 1,9 ou 2 cm, com largura de 6,5 a 20 cm (eventualmente podem ser encomendadas rguas com largura maior).

Piso de parquete - os pisos de parquete tm um visual diferente dos pisos de madeira tpicos. So constitudos de padres geomtricos compostos de tacos de madeira individuais mantidos no lugar por fixao mecnica ou adesivo.

Fotografia cedida por Select Forest Products, Inc.

Tbuas de madeira para piso

70
Piso de madeira estruturado O piso de madeira estruturado no deve ser confundido com o pisolaminado. Como o prprio nome j diz, trata-se de uma estrutura que serve para aguentar a ltima camada. O estruturado produzido colando-se camadas de chapas ou lminas de madeira. As mesmas dimenses de acabamentos disponveis nos pisos de madeira slidos existem no estruturado, sendo que a ltima camada a que realmente define o piso em si. A principal diferena entre este tipo de madeira e o piso laminado que o laminado no contm nenhuma madeira de verdade. Veja mais a respeito de piso laminado mais adiante.

Ecologicamente correto Podemos afirmar que o piso de madeira estruturado ecologicamente correto, uma vez que utiliza recursos renovveis. Mais de 70% da madeira utilizada no mesmo reflorestada.
Piso laminado O piso laminado comporto por quatro camadas. 1- Overlay resistente ao desgaste (laminado base sob alta presso e temperatura). extremamente resistente a arranhes, apoios de mveis, alm de umidade e manchas. 2- Lmina decorativa que bloqueia radiao UV, reforando a rigidez e resistncia a impactos do produto. 3- Placas de fibras de madeira de alta densidade - base de UHF. 4- Underlay de alta resistncia base de resina, que previne absoro de gua e umidade do contra-piso. Este tipo de piso mais comumente usado em projetos comerciais, no residenciais. Ele muito duro e altamente resistente umidade e riscos. Ento, que tipo de piso de madeira seria melhor para voc? H vrias coisas a ter em mente ao escolher o tipo apropriado de piso para sua casa. Os pisos de madeiras slidas podem exigir um pouco mais de conservao que o piso de madeira estruturado, mas sempre podem ser lixados novamente e receber novo acabamento. Se receberem manuteno, os pisos de madeira slidos mantero seu valor melhor que os pisos estruturados. Alm disso, decidir entre faixa, tbua ou parquete , para a maioria, uma questo de gosto. Voc gosta de tbuas de madeira longas e finas? Ento, voc deve escolher o piso em faixas. Se preferir tbuas muito largas, ento o piso de tbuas a melhor escolha. E, se voc tem um visual mais decorativo em mente - talvez um desenho geomtrico -os pisos de parquetes sero uma combinao perfeita para seu gosto. Lembre-se de que o piso de tbuas pode exigir algum trabalho extra durante a instalao e seu custo pode ser mais alto que o do piso de faixas.

71 Quanto custa?
Aqui vo os valores aproximados do metro quadrado (sem instalao) de cada piso pr-acabado. Slido- R$ 150,00 a R$ 200,00 Estruturado- R$ 100,00 a R$ 200,00 Laminado- em torno de R$ 50,00

Variedades de madeira Outra deciso difcil antes de instalar um piso de madeira que tipo de madeira escolher. H problemas de variedade e de estilo que precisam ser levados em considerao. Por exemplo, a madeira clara pode ser mais apropriada para um ambiente mais casual, enquanto madeiras escuras se prestam a ambientes mais formais. No h regras rgidas, simplesmente selecione a que voc deseja e se encaixa em seu oramento. Lembre-se de que h diferentes tipos de madeiras e que elas variam muito em questo de preo.
Obviamente, h muitas espcies de madeira para listar neste artigo, mas vamos dar uma olhada em algumas opes de madeiras comuns:
Cabreva-vermelha - castanho/vermelho

Goiabo - amarelo claro

Ip - pardo/castanho (reflexos esverdeados e amarelados)

Jatob - castanho amarelo/vermelho Maaranduba - vermelho claro/escuro Muiracatiara - bege-rosado/castanho escuro/vermelho (com estrias escuras) Pau-amarelo - amarelo Pau-marfim - branco palha amarelado/amarelo plido

72 Tatajuba - amarelo dourado/castanho Tauari - branco amarelado/bege claro

Ao cotar o preo de diferentes opes, importante lembrar que o piso vendido por metro quadrado. uma boa idia obter as medidas primeiro. Uma vez que voc saiba a metragem quadrada da rea a ser revestida, ser capaz de estimar o custo. Na extremidade menos cara voc pode imaginar cerca de R$ 50 por metro quadrado (sem instalao). Madeiras mais raras podem custar muito mais. Embora madeiras exticas e especiais possam custar um bocado, voc no precisa gastar muito dinheiro para conseguir um piso novo. Os pisos de parquete, por exemplo, so uma boa opo e custam cerca de R$ 25 por metro quadrado. Enquanto voc decide que variedade de madeira usar, pode querer considerar a dureza relativa da madeira. A dureza relativa baseada no sistema de classificao Janka, que mede a fora necessria para introduzir uma esfera de ao de 1,128cm de dimetro na madeira, de modo que metade do dimetro da esfera de ao fique embutida. Quanto maior o nmero, mais duras as espcies de madeira. O IPT (Instituto de Pesquisas Tecnolgicas) tem pgina com informaes sobre 80 tipos de madeiras (brasileiras ou trazidas de outros pases). Outro item que voc pode escolher a classificao da madeira. A classificao um sistema criado pela Associao dos Fabricantes de Revestimentos (NOFMA) para descrever a aparncia dos pisos de madeira. As classes levam em conta a cor, a granulao e as marcaes. As melhores classes de madeira so "clara" e "selecionada". Essas madeiras tm menos marcaes e so mais consistentes na aparncia que as da classe "comum", que podem ter uma variedade de marcaes. No Brasil comum as lojas venderem madeira classificada nas categorias "extra" (a de melhor qualidade), "de primeira" e standard. Uma vez selecionado o tipo de piso e a variedade de madeira que deseja usar, hora de considerar o acabamento.

Acabamentos da madeira O acabamento (camada de verniz) uma cobertura superficial que ir proteger seu piso do desgaste dirio. Ele tambm proporciona ao piso suacolorao e brilho e um excelente meio de personalizar seus pisos de madeira. Se voc gosta de madeira levemente colorida ou escura, use um acabamento acetinado ou de alto brilho - as opes so infinitas.

73
Ao considerar o acabamento, voc precisa decidir se quer aplic-lo voc mesmo ou comprar piso com pr-acabamento. O piso com pr-acabamento oferece uma ampla variedade de espcies de madeira e economiza horas de mo-de-obra e limpeza, enquanto os pisos de madeira sem acabamento permitem que voc faa um acabamento personalizado. Embora o piso pr-acabado possa custar cerca R$ 20,00 a mais por metro quadrado do que o sem acabamento, pode poupar voc de cometer erros. Voc tambm obtm uma garantia estendida do acabamento de fbrica com pisos pr-acabados. No importa se voc optar por pr-acabamento ou por fazer o acabamento do piso por conta prpria, voc precisar saber que tipos de acabamentos esto disponveis. Atualmente o cliente brasileiro pode optar entre um piso que j vem com o acabamento de fbrica ou no. O piso de madeira slido com acabamento de fbrica possui sete camadas de UV que previnem contra o desgate do tempo. O piso de madeira estruturado, por sua vez, possui nove camadas de alumnio ante-risco e uma camada meticulosamenet polida acima da ltima dando ainda mais proteo ao mesmo. Porm, para que adepto do sistema "faa voc mesmo" h dois tipos de acabamentos de madeira: superficiais e penetrantes. Acabamentos superficiais Os acabamentos superficiais so os mais populares. Requerem um corante para alcanar a cor desejada e uma cobertura superficial de poliuretano ou verniz para proteo. So fceis de conservar e bastante durveis. Existem quatro tipos:

Uretano a base de leo - acabamento superficial mais comum, aplicado em duas ou trs camadas e est disponvel brilhante, semibrilhante ou acetinado. A desvantagem o tempo de secagem - at 8 horas para cada demo. Voc tambm precisar de ventilao adequada. importante saber que ele amarela com o tempo. Uretano base de gua - uma boa opo para o adepto do FVM, este acabamento seca rapidamente e pode ser facilmente limpo com gua e sabo. Tem menos odor que o uretano base de leo e no amarela com o tempo. Uretano de secagem mida - levemente mais durvel que os outros, mais frequentemente usado em projetos comerciais e melhor manuseado por um profissional. Verniz de converso - devido ao forte odor e vapores, deve ser aplicado somente por um profissional.

Acabamentos penetrantes Este tipo de acabamento penetra na madeira mais profundamente que os acabamentos superficiais. Ele encharca a madeira e, ento, uma cera aplicada para dar um lustro de baixo brilho. Com este acabamento, a cera tem de ser reaplicada periodicamente e apenas certos limpadores podem ser usados no piso. Por esse motivo, podem ser uma aposta melhor para o instalador no-profissional.

74
Como se no j no houvesse bastantes opes, voc tambm pode escolher o lustro de seu acabamento. O lustro o brilho do piso. Voc pode escolher entre acabamento de alto brilho, baixo brilho ou acetinado.

Acabamentos acetinados e brilhantes

Embora os acabamentos de alto brilho paream profissionais, eles mostram riscos mais facilmente. Os de baixo brilho ou acetinados so normalmente usados em instalaes de piso de madeira residencial.

Assoalho criativo Alm dos principais corantes do assoalho padro, h vrias tcnicas e opes decorativas. Quase tudo o que voc puder imaginar pode ser feito em pisos de madeira (tudo vai de acordo com o gosto do fregus!). Voc pode aplicar uma decapagem, tcnica que faz a madeira parecerbranca ou voc pode fazer o piso parecer envelhecido. Algumas outras opes decorativas incluem: bordas - uma das opes decorativas mais comuns. Com esta tcnica, a rea principal do piso de um tipo ou cor de madeira e suas bordas de outro tipo ou cor; ornamentos - essa arte decorativa existe h sculos. Envolve o uso de diferentes peas de madeira, frequentemente em diferentes cores, para fazer um desenho no piso. Os ornamentos podem ser comprados ou personalizados; medalhes - esses desenhos so uma forma de ornamento que foi usada em muitas residncias e castelos histricos.

Amostra de tbua de cumaru com ornamento de bordo

75

Por que madeira?


- um produto ecologicamente correto, ou seja, natural, reciclvel e renovvel.

- Utilizar produtos de madeira durveis, como o piso macio, contribui para reduo do efeito estufa. De uma forma geral, uma tonelada de madeira representa 1,4 tonelada de gs carbnico (CO2) absorvido pelas rvores. So as rvores jovens, em pleno crescimento, que consomem mais carbono e liberam mais oxignio. Assim, quando se extrai da floresta as rvores maduras e a madeira utilizada de forma perene, duplica-se a eficincia da cadeia de CO2 criada pela fotossntese. Em alguns pases como a Frana, que assumiram compromissos no Protocolo de Kyoto, o governo e os profissionais do setor estabeleceram uma meta de aumento de 25% no uso de madeira na construo at o ano de 2010. - Utilizando produtos de madeira estaremos incentivando o reflorestamento e a reciclagem das florestas nativas extremamente necessrias para purificao do nosso ar. O retorno econmico importante para garantir a sustentabilidade da atividade florestal. Fonte- Associao Nacional do Produtores de Pisos de Madeira

Mtodos de instalao Se voc escolheu o tipo de piso e o acabamento que deseja, chegou a hora de instalar seu novo piso - s preciso tomar uma ltima deciso. H quatro mtodos de instalao de piso de madeira. Pregado - so usados pregos para fixar a madeira no cho. Este mtodo normalmente usado com piso de madeira fina. Grampeado - so usados grampos em vez de pregos para fixar o piso no cho. Este mtodo mais simples que o mtodo pregado. Colado - os pisos de madeira estruturados e parquetes podem ser colados. A madeira colada no cho com um adesivo forte. Flutuante - este o mtodo mais rpido e fcil de instalao. Os pisos flutuantes no esto presos ao cho, simplesmente flutuam sobre ele. Pode-se aplicar adesivo nas pranchas para mant-las juntas, ou as pranchas podem ser feitas para se encaixar. Normalmente uma manta

76 colocada entre o piso de madeira e o cho para proteger contra umidade e reduzir o rudo. Os pisos flutuantes podem ser instalados sobre quase qualquer superfcie.
Vrios fabricantes criaram sistemas de instalao flutuantes fceis para os consumidores instalarem sozinhos. Como essa a melhor opo possvel para os adeptos do FVM, vamos passar para as etapas de instalao de um piso de madeira flutuante.

Instalando um piso de madeira flutuante


Preparao Antes de comear a instalar seus pisos de madeira, voc deve ler todas as instrues do fabricante. As instrues diro o mtodo exato de preparao e colocao do piso. Diferentes pisos de madeira podem necessitar de diferentes tratamentos - por isso, certifique-se de ler as instrues atentamente. Como as madeiras no esto realmente sendo fixadas, um piso de madeira flutuante pode ser instalado sobre quase qualquer tipo de cho. A preparao do cho extremamente importante. Primeiro, ele deve estar limpo. Ento, certifique-se de que est nivelado ou plano. Voc pode testar isso colocando uma tbua de madeira em sua borda. H algum espao entre a madeira e o cho? Se houver um espao de mais de 3/4 de polegada, voc precisar espalhar algum composto de auto-nivelao sobre o piso. Depois de seco, seu cho deve estar adequadamente nivelado.

Observe como o assoalho nesta foto muda de direo. A sala de estar originalmente tinha um carpete instalado, mas o proprietrio quis madeira. Nem sempre fcil combinar a direo, mas a equipe de instalao profissional fez a transio parecer perfeita.
A seguir, voc dever decidir em qual direo pretende colocar o assoalho. Muitas pessoas levaro em conta onde a luz entra no ambiente, bem como as entradas e sadas do local. Os pisos flutuantes podem ser colocados em qualquer direo, por isso, selecione o que melhor se adapta a seus gostos e ao ambiente. Agora que a preparao

77
est completa, vamos dar uma olhada nas ferramentas que voc precisar para concluir o trabalho. Ferramentas - em geral, as ferramentas que voc precisar para este trabalho so:

cola espaadores extrator bloco de rosqueamento linha de giz martelo rgua correias serra Essas ferramentas podem ser compradas em qualquer loja de material de construo. No esquea de verificar as instrues do fabricante para ver se necessria alguma ferramenta adicional.
Instalao

As primeiras trs linhas do piso so as mais importantes. Devem ser retas e todas as juntas devem se encaixar firmemente. Use grampos e correias para manter todas as conexes apertadas. Sua meta evitar que as tbuas instaladas abram conforme voc encaixa as prximas tbuas.
O modo mais comum de fixar as tbuas de madeira em uma instalao flutuante usar um adesivo entre as juntas das tbuas de madeira. Para aplicar a cola, voc colocar um filete ao longo da junta ou borda da madeira. Ento ir pressionar essa pea na primeira pea colocada. Planeje onde quer as tbuas de madeira antes de comear a colar. Lembre-se de que a cola seca em sete a dez minutos, ento voc tem que ser preciso na colocao. Tente no usar muita cola. Voc pode limpar qualquer excesso de cola com um pedao de pano. Tambm ter de fazer cortes de madeira durante a instalao. uma boa idia medir duas vezes. Voc no quer acabar com um monte de pedaos inteis em vez de pranchas de piso adequadas!

Insira a tbua e bata as peas juntas com um martelo e um bloco de martelagem (um pequeno pedao de madeira). Um bloco de martelagem usado para proteger a lingeta ou borda da tbua de danos. Nunca bata sobre a lingeta sem um bloco de martelagem e sempre mantenha o bloco de martelagem firmemente pressionado contra a lingeta. Bata

Dicas Use longas faixas de piso nas entradas e portais. Distribua peas pequenas aleatoriamente. Os especialistas em pisos acham que trabalhar da esquerda para a direita facilita a instalao. O enquadramento de obstrues do piso, como respiros de aquecimento com juntas de esquadria do uma aparncia profissional. Lembre-se de que a qualidade do cho afetar a qualidade do piso.

78
delicadamente para fechar as folgas. melhor bater freqentemente, mas suavemente, do que bater poucas vezes com fora.

Fotografia cedida por Select Forest Products, Inc.

Peas de assoalho de tbuas se encaixam

Se as tbuas no estiverem se encaixando, verifique se h algo preso sob o piso, muita cola, ou sujeira nas ranhuras. No deve haver espao entre as juntas se as tbuas forem instaladas corretamente. Se alguma lingeta estiver visvel entre as tbuas, balance gentilmente as tbuas soltas e verifique se h problemas. Se o problema no for evidente, voc talvez tenha que usar uma tbua diferente. Cole novamente antes de recolocar as tbuas. Ao bater para encaixar as tbuas, direcione para a junta que voc est tentando fechar. Lembre-se que difcil ajustar as juntas depois que o piso estiver colocado. Continue colocando o piso colando as tbuas juntas e batendo gentilmente nelas em seus lugares. Voc deve deixar espao ao redor da borda do ambiente para a madeira se expandir e contrair. Essa variao ocorre devido mudana de tempo e temperatura. A guarnio ou rodap normalmente cobrir este vo livre. As instrues do fabricante tambm podem lhe fornecer dicas sobre quanto espao deixar para a expanso. Quando voc tiver a maioria do piso instalada, ficar sem espao para um bloco de martelagem. Nesse ponto, use um extrator e um martelo para empurrar as tbuas juntas. uma boa idia usar um pequeno pedao de madeira com uma ranhura para proteger a madeira. Para proteger o acabamento do piso enquanto estiver concluindo a instalao, certifiquese de ter uma toalha ou pano macio disponvel sobre o qual depositar suas ferramentas e se ajoelhar. Depois de terminar a instalao, hora de adicionar transies, ornamento e guarnio de base para cobrir todos os espaos de expanso. Ento, deixe o piso assentar de acordo com as instrues do fabricante.

79

Fazendo o seu prprio acabamento A instalao de pisos de madeira feita por conta prpria pode ser uma tarefa rdua. Lembre-se, voc sempre pode usar madeira com pr-acabamento. Mas se preferir fazer tudo sozinho, pode obter uma aparncia profissional por conta prpria. S precisa de planejamento.
Eis uma lista rpida do que voc necessrio:

deixe a madeira descansar no local antes de tentar fazer o acabamento; prepare o ambiente selando as passagens com plstico. Isso ajudar a manter temperatura e nvel de umidade consistentes; os pisos de madeira precisam ser selados em todas as laterais. uma boa pr-cobrir as reas que no podero alcanar aps a instalao. No necessrio selar a parte de trs do piso de faixas, mas isso recomendado para piso de tbuas largas; os pisos de madeira requerem no mnimo trs lixadas, cada uma com lixa mais fina que a anterior. Certifique-se de varrer e passar aspirador de p completamente aps cada lixada; aplique verniz generosamente com uma escova ou trapo. Deixe o verniz penetrar e remova o excesso; escove a cobertura de acabamento quando o corante estiver seco. Deixe secar de acordo com as instrues do produto; lixe o piso com lixa grossa (150 a 180), l de ao ou uma esponja abrasiva. Em seguida, limpe a superfcie; lixe, limpe e cubra os pisos novamente. Normalmente so necessrias vrias coberturas para obter o visual que voc deseja.

Restaurando o seu piso Com o devido cuidado, os pisos de madeira podem durar muito tempo. No importa o quo cuidadoso voc com seus pisos de madeira, contudo, voc ainda ter que refazer o acabamento em algum momento. Se seus pisos sofrerem desgastes causado por animais de estimao, por exemplo, voc pode ter de refazer o acabamento mais freqentemente. Normalmente, com uma boa manuteno, os pisos duram em torno de 10 anos. Aps este perodo os pisos de madeira slidos e estruturados so restaurados e podem durar mais 10 anos. J os pisos laminados, por sua vez, so difceis de serem restaurados.
Est imaginando se h um teste que voc pode fazer para saber se seus pisos precisam de novo acabamento? Primeiro, encontre uma rea de alto trfego onde o acabamento provavelmente esteja mais gasto e derrame uma colher de gua sobre o piso. Se a gua permanecer sobre o piso e voc puder limp-la sem deixar traos, o acabamento ainda est funcionando e voc no precisa de novo acabamento. Se a gua penetrar lentamente no piso de madeira e criar um ponto levemente mais escuro, o piso est parcialmente gasto. Se a gua desaparecer imediatamente na madeira deixando um ponto escuro bvio, hora de fazer o novo acabamento.

80

Aparncia agradvel e saudvel para voc Os pisos de madeira no somente so uma bela adio maioria das residncias - eles tambm so saudveis. Se voc ou algum de sua casa sofre de alergias, deve considerar a substituio daquele velho carpete por piso de madeira. Os pisos de madeira so mais recomendveis que outros tipos de pisos para as pessoas com alergias. Diferentemente dos carpetes, a madeira fcil de limpar e reduz a poeira, caros, mofo, plen e caspa animal que podem se acumular no ambiente domstico. madeira ou laminado?
Com a popularidade do piso laminado crescendo diariamente, muitas pessoas se perguntam qual devem escolher, madeiras ou laminados? No uma pergunta simples de responder. Muitas pessoas usam pisos laminados sem problemas. Outras preferem a facilidade de lidar com arranhes e amassos em pisos de madeira.

O piso laminado normalmente construdo com um ncleo de hdf (high density fiberboard, uma espcie de aglomerado de alta densidade e resistncia), prensado entre uma folha

81
de laminado de melamnico, papel fotogrfico de alta qualidade com uma imagem de madeira, pedra ou outro piso natural, e uma cobertura de laminado melamnico. H alguns novos produtos hbridos que substituem o papel fotogrfico por uma fatia muito fina de chapa de madeira real.

H vantagens e desvantagens em ambos os pisos. Os pisos de madeira podem ser arranhados, mas os arranhes so muito fceis de reparar. Se um piso laminado for arranhado ou rasgar, no ser consertado facilmente. Um piso de madeira pode ser lixado para remover as imperfeies, o que no acontece com pisos laminados. As empresas de piso laminado fazem kits de retoque e reparo, bem com oferecem substituio de tbuas. Com as madeiras, um lixamento leve pode fazer mgicas. Se voc tem animais de estimao ou prev muitos arranhes e arrastes no futuro, as madeiras podem ser uma opo melhor que o laminado. Um dos benefcios do laminado sobre as madeiras que o piso laminado no amarela nem desbota com a luz solar ou outros elementos. A maioria dos pisos de madeira tingida muda de cor com o tempo. Diferentemente dos laminados, os pisos de madeira sempre podem ser restaurados. Por outro lado, os pisos laminados nunca precisam de cera ou polimento. Tanto os pisos de madeira quanto os laminados podem ser afetados por umidade excessiva, mas apenas o laminado pode realmente ser colocado em uma cozinha ou banheiro. Os ambientes com muita umidade no so ideais para madeiras. Finalmente, um calamento especial necessrio sob os pisos laminados para reduzir o potencial de rudo do piso. preciso pesar bem tudo isso antes de escolher entre a madeira macia e o piso laminado.

82

Escolhendo o melhor para voc


Aqui vo alguns itens que devem ser considerados ao escolher entre piso de madeira ou laminado. Manuteno: os pisos laminados so mais fceis de manter. Preo: os pisos de madeira so mais caros, porm, o imvel muito mais valorizado se tiver piso de madeira no lugar do laminado. Instalao: os pisos laminados so mais fceis de serem instalados. Durabilidade: os dois tipos de pisos tem a mesma durabilidade, porm, os pisos de madeira podem ser restaurados e os pisos laminados no. Aparncia: os pisos de madeira do uma melhor aparncia ao local do que os pisos laminados.

Mantendo as aparncias
Os pisos de madeira geralmente so de fcil manuteno. Voc s precisa lembrar que a gua a maior inimiga deles. Os pisos podem empenar, levantar ou perder o brilho se forem molhados. O melhor modo de evitar esses problemas limpar os derramamentos com um pano seco e nunca usar um esfrego molhado para limpar os pisos. Mantenha os pisos livres de sujeira com uma vassoura ou aspirador de p ou use produtos de limpeza seguros para pisos de madeira. Voc tambm pode prolongar a vida de seus pisos de madeira colocando tapetes em reas de alto trfego. Se voc est movimentando a moblia pelo cmodo, certifique-se de usar deslizadores de feltro ou outro tecido para proteger a madeira. A luz do sol tambm pode danificar a madeira, ento fique de olho nas partes do piso que recebem luz solar direta. Voc pode usar cortinas ou venezianas para limitar o sol. Se voc cuidar bem de seus pisos de madeira, eles iro durar muito tempo e exigir apenas novo acabamento peridico. A melhor parte que as frices, aranhes e imperfeies dos pisos de madeira podem ser lixados, de modo que seus pisos continuem a parecer como se tivessem acabado de ser instalados.

83

Assoalho sustentvel
Cada vez mais as nossas escolhas esto relacionadas aos benefcios ou prejuzos ao meio ambiente. Escolher o piso de madeira no exceo a essa prtica - a madeira um recurso natural renovvel e reciclvel. O reflorestamento contnuo torna a madeira um recurso renovvel. De acordo com o Conselho da Madeira, os EUA e Canad apresentam quase o dobro de recrescimento em relao madeira que cortam a cada ano, mas no Brasil a maioria da madeira extrada de florestas nativas. Uns poucos fabricantes oferecem pisos de madeira certificada, especialmente de liptus, uma espcie de eucalipto. A madeira facilmente reciclvel. A madeira de velhos celeiros, fbricas, casas e outros edifcios, e at mesmo de navios, pode ser aproveitada para fazer piso de madeira. Tambm, os pisos de madeira tm mais durabilidade que outras opes de assoalho como o carpete e o vinil. Enquanto o antigo carpete e vinil acabam no lixo local, um piso de madeira "velho" pode simplesmente receber novo acabamento e ter sua aparncia original restaurada.

Para obter mais informaes sobre pisos de madeira e outros tpicos relacionados, verifique os links na pgina seguinte.

DICA
Se voc est preocupado com o nosso meio ambiente, procure adquirir piso de madeira de uma grande rede de distribuio. Verifique se o mesmo possui certificao e do tipo exportao. Lembramos que o piso de madeira estruturado ecologicamente correto, no sentido de que utiliza os recursos naturais da melhor maneira possvel.

PEDRAS, GRANITOS

84 Longevidade s pedras naturais Os revestimentos de pedras naturais podem durar anos. Mas, para que ocorra, determinante uma boa instalao. "De nada adianta investir na compra de uma pedra nobre e economizar na argamassa ou na areia", alerta Srgio Azeredo, presidente da Abirochas. Segundo ele, antes do assentamento, certifique-se com o empreiteiro ou com o fornecedor de que a areia esteja lavada. Os rejuntes, assim como os outros materiais, devem ser os indicados para pedras naturais.Outro cuidado necessrio nessa fase impermeabilizar a rocha, inclusive suas laterais. "Se o piso for no trreo, estenda o tratamento ao contrapiso, previamente seco e nivelado". Depois de instalado, deve-se aguardar a secagem da argamassa e dos rejuntes para fazer a limpeza. Em So Paulo, esse tipo de servio sai a partir de R$ 28 o m.(valor de junho/2006) No dia-a-dia, a manuteno deve ser feita com pano mido em detergente neutro diludo em gua. Quando os riscos ou pequenas manchas surgirem Passados alguns anos do assentamento, a pedra tende a mostrar os sinais da abraso e alguns trechos estaro mais foscos. Para ressuscitar o brilho, faa revitalizao. Se a pedra estiver com perfuraes ou manchas de ferrugem, indica-se uma restaurao. Nesse tratamento, a superfcie recebe resina ou produtos qumicos indicados para retirar manchas. A loja onde voc comprou a pedra ou os sindicatos do setor, como a Abrirocha, costumam indicar empresas que prestam o servio na sua regio. O Senai-SP tambm presta essa assessoria.Ambos os tratamentos podem ser feitos com os moradores na casa, desde que a empresa utilize enceradeiras hidrulicas. Essa mquina no deixa a poeira levantar e funciona com um aspirador, que recolhe todo o resduo. Recomenda-se, no entanto, retirar os mveis do lugar e proteger com plsticos as portas e os batentes. Em um dia possvel polir 50 m de mrmore ou 20 m de granito, com uma boa mo-de-obra. Mrmore por afinidade Encontrados nas lojas como mrmore, o travertino, o crema marfil e o bege bahia pertencem na verdade famlia dos calcrios, classificados dentro do grupo das rochas sedimentares, sem metamorfismo (que no foram trabalhadas). Nessa categoria entra tambm o limestone (pronuncia-se laimistone) nacional ou importado. O assentamento e a manuteno devem seguir as mesmas orientaes das pedras naturais O travertino, no entanto, se usado no banheiro, deve ter previamente seus veios estucados (calafetados) com resina. Assim, com a superfcie lisa e plana, no haver problemas com a proliferao de bactrias. Quer personalizar? Use as pedras em forma de mosaicos, tozetos (filetes de 10 x 10 cm) ou cabochons (detalhes quadrados). Sua aplicao exigir um projeto de paginao para preparar o encaixe das peas e mo-de-obra especializada.

85

Granito A textura granulada sua principal caracterstica visual. Se houver dvidas, passe uma chave ou uma faca sobre um cantinho da pea: o granito no risca, ao contrrio do mrmore. Isso se deve presena de minerais como o quartzo, o feldspato e as micas na composio dessa rocha normalmente de origem gnea. Essa resistncia abrasiva foi tambm confirmada no teste Amsler. "Seu desgate de 0,5 a 0,6 mm, ndice considerado muito bom conforme IPT. Se comparado ao mrmore, o granito no to sensvel ao contato com agentes qumicos. Com cautela na manuteno, pode ir em tampos de cozinha, tanque e banheiro. Nos pisos, em chapas com diversos tamanhos, no h contra-indicao. Mas, nas reas expostas chuva ou em escadas, opte por acabamentos antiderrapantes J os polidos, instale em reas internas, como salas e cozinhas. As coloraes mais comuns so cinza, rosado e avermelhado, seguidas de branco, negro, marrom, amarelo, verde, azul e multicor. COMO GARANTIR A DURABILIDADE DA PEDRA Industrializadas: no dia-a-dia, use detergente neutro com bucha ou pano umedecido. Na faxina, pode-se aplicar produtos de limpeza. Naturais: logo aps o assentamento, limpe a pedra com esptula de madeira ou plstico e, em seguida, varra com vassoura de plo. A bancada deve receber hidroleo repelente para se proteger da gua e amenizar a ao de cidos dos alimentos ou de produtos agressivos. Importante: limpe a superfcie imediatamente aps a queda de alimentos ou produtos. Na manuteno de rotina, use vassoura de plo macio. Depois, passe pano umedecido em gua com detergente neutro ou especfico para pedras. Na seqncia, seque com pano macio e limpo. Jamais jogue gua nem detergente diretamente sobre o piso. Isso mancha. Tambm nunca limpe o mrmore ou granito com gua sanitria, sabo em p ou querosene. Eles podem alterar a cor, roubar o brilho e at causar uma

86 leve corroso na rocha. No deixe restos de palha de ao, ferro ou outros agentes em contato com o mrmore ou granito, pois em pouco tempo enferrujam e mancham a superfcie. Em obras, proteja a pedra. Isso evitar que ela entre em contato com metais, areia, vidros, que podem risc-la. Com o piso pronto, coloque nas entradas da casa tapete para retirar pedrinhas e areias da sola dos sapatos.

ARGAMASSA Argamassa a mistura de cimento, gua e areia em alguns casos, de um outro material ( cal, saibro, barro, caulim, etc.). A mistura de cimento, areia e gua a base da massa usada na construo de casas e prdios.As argamassas, assim como o concreto, tambm so moles nas primeiras horas, e endurecem com o tempo, ganhando elevada resistncia e durabilidade. A argamassa depois de seca une definitivamente tijolos, blocos, pisos, ladrilhos, reveste paredes,cermicas e tacos, etc... Usada tambm para impermeabilizar superfcies, regularizar, (tapar buracos, eliminar ondulaes, nivelar e aprumar) paredes, pisos e tetos. Dar acabamento s superfcies (liso, spero, rugoso, etc.).

87 As misturas dos diversos ingredientes os pedreiros chamam de "trao".

A qualidade das argamassas depende tanto das caractersticas dos componentes, como do preparo correto e do manuseio adequado.A mistura das argamassas no local da obra pode ser feita manualmente ou em betoneira.Nos dois casos recomendvel misturar apenas a quantidade suficiente para 1 hora de aplicao. Esse cuidado evita que a argamassa endurea ou perca a plasticidade. A flexibilidade dos revestimentos, depois de endurecidos, umas das propriedades mais importantes na inteno de eliminar futuros problemas. Aditivos esto sendo desenvolvidos para conferir mais flexibilidade para as argamassas. A prpria cal tem a funo de tornar mais flexvel a argamassa depois de endurecida. Para aumentar a plasticidade adicionado um quarto componente mistura. Pode ser cal, saibro, barro, caulim ou outros, dependendo da regio.De todos esses materiais, chamados de plastificantes, o mais recomendado o cal, tambm conhecida como cal hidratada.O seu desempenho est comprovado por institutos de pesquisa oficiais. Tanto a cal quanto os aditivos, alm de conferir mais de formabilidade, melhoram a trabalhabilidade da argamassa no estado fresco.

88

BLOCOS de concreto colorido

:: INFORMAES TCNICAS ::

ESTUDO DE TRFEGO TRFEGO LEVE MDIO PESADO ESPECIAS CARACTERSTICAS FSICAS Pedestres, passeios, at veculos leves Caminhes de at trs eixos At carretas de 06 eixos Veculos especiais PESO EM KGf 2.000 22.000 40.000 ACIMA DE 40.000

ESPECIFICAES TCNICAS ESPESSURA CM MODELOS FA INTERTRAVADOS REFERNCIA 4 6 8 DE FA FA FA 16 25 A 10 DECOR LINEA FACES 35 MPA * * * * * * * * * * * * INDICES AMBIENTAIS Impacto ambiental Produto reciclvel * * * * DE OUTRAS 35 A RESISTNCIAS 50 SOB MPA CONSULTA RES. A COMPRESSO

TRAFEGO LEVE MEDIO PESADO ESPECIAIS * * *

89 Emisso de CO Vida mdia Absorso de calor Emisso de calor Drenagem Baixa Acima de 40 anos Baixa Baixa 8 a 12%

INSUMOS ESPECIAIS PARA FABRICAO PRODUTO Cimento CP-V xido de ferro sinttico Chrysoplast PR 2 FABRICANTE Holcim / Lafarge / Itabira Cal Sinh / Bayer ( para pisos coloridos) Chryso (Para maior resistncia) CONTROLE DE QUALIDADE Testes a compresso feitos em laboratrios especializados

EFLORESCNCIA
Eflorescncia uma substncia branca que pode aparecer na superfcie de produtos de concreto. A eflorescncia pode aparecer nos produtos de concreto aps dias, semanas ou mesmo meses aps a concluso do servio de instalao dos produtos. A substncia branca d a impresso de que a cor das peas est desbotando e mais fcil de se observar em produtos de cores escuras. Quando o produto est molhado no se percebe o esbranquiado, mas quando seca eflorescncia reaparece. No se preocupe que o produto esteja danificado ou defeituoso. A

90 eflorescncia um processo natural onde o clcio levado superfcie pela gua; a ele reage com o dixido de carbono do ar. Quando a umidade evapora, o esbranquiado da eflorescncia aparece. Esta uma condio de todos os produtos de concreto e no afeta a integridade estrutural do produto. H produtos de limpeza para remoo da eflorescncia. Entretanto o procedimento recomendado deix-lo ser lavado e desaparecer o esbranquiado ao longo do tempo.

VARIAO DE COR
As variaes de cores podem ocorrer nos produtos de concreto devido a leve variao nos lotes de pigmentos e materiais bsicos. A apresentao no site pode conter alteraes em virtude das configuraes de cada monitor.

91

BLOCOS A SOLUO PARA SUA OBRA Veja abaixo alguns exemplos da flexibilidade da alvenaria estrutural.

MPA = A PARTIR DE 4,5MPA EXPESSURA DA PAREDE 3.0CM

MPA = A PARTIR DE 2,5MPA EXPESSURA DA PAREDE 2.0CM

92

PISOS INTERTRAVADOS Seguro: por permitir boa aderncia para qualquer tipo de trfigo Durvel: pela capacidade estrutural Bonito: por suas formas e colorao Moderno: por motivos tcnicos,ecolgicos,estruturais e econmicos

93

94
Click na foto para amplia-la

Click na foto para amplia-la

PISOS INTERTRAVADOS Seguro: por permitir boa aderncia para qualquer tipo de trfigo Durvel: pela capacidade estrutural Bonito: por suas formas e colorao Moderno: por motivos tcnicos,ecolgicos,estruturais e econmicos

95

Click na foto para amplia-la

96

Click na foto para amplia-la

SAIBA MAIS RELAO CUSTO / BENEFCIO CARACTERSTICAS PRODUTOS ( X = PONTOS POSITIVOS Pavi) s Asfalto Paraleppedo Sextavado Durabilidade ilimitada X X X

97 Baixo custo com obras subterrneas Removvel e reaproveitvel Dispensa Equipamentos caros, especiais barulhentos, para sua remoo Dispensa manuteno peridica Dispensa capina peridica Insensvel a derivados de petrleo e outros agentes qumicos No sujeito a trincas por fenmenos de dilatao, retrao flexo e oxidao Tem duas faces de uso Boa velocidade de aplicao Dispensa mo de obra especializada para sua aplicao Dispensa Equipamentos caros e especiais para sua aplicao Dispensa betume para rejuntamento No perecvel, estocvel Confortvel e adequado ao trnsito veloz de veculos modernos Anti-derrapante Proporciona trnsito silencioso e isento de vibraes

X X

X X

X X

X X X X

X X X X

X X X

X X X X X

X X X

X X

98 Cor clara proporciona maior eficincia da iluminao pblica e melhor visibilidade No aquece o ambiente Confortvel ao trnsito de pedestres Confortvel ao trnsito de patins, skates, bicicletas e cadeira de rodas Satisfaz necessidade estticas O prprio pavimento possibilita demarcao ou decorao indelevel porm remanejvel intertravado Redistribui cargas estticas e dinmicas

X X X X

X X

X X

X X X

X X

99

METAIS, LOUAS SANITRIAS


METAIS E LOUAS SANITARIAS

BANHEIRO INFANTIL (PARA MENINAS)

Este projeto de lavabo de Danielle Dahoui um autntico jardim: h margaridas de plstico plantadas nas paredes e grama sinttica no piso. O fundo rosa d vida e destaca os objetos brancos

BANHEIRO (PARA MENINOS)

100
Essa uma decorao de banheiro feminino, nele os profissionais fizeram um ambiente grande dividido em quarto e banheiro. O suporte para cuba fez uma espcie de mosaico, capricharam na iluminao e nos espelho, reparou no espao entre o espelho e as lmpadas? Esse efeito cria uma sensao de amplitude.

AMBIENTES MODERNIZADOS

Inspirada no desenho da proa de um navio, como o prprio nome sugere, a linha Proa da Celite inovadora e sem semelhantes no mercado. Criada pelo renomado arquiteto italiano Paolo Tilche, conhecido pela criatividade de seus projetos, a linha representa um dos design mais criativos e modernos.

Criado pelo arquiteto Mauricio Felzemburgh: de mosaico de pastilhas de vidro, piso e paredes se integram. O espao segue a linha bicolor, quebrada apenas pela pintura em tom prateado metalizado de duas paredes.

Banheiro Ideal Standard Para casal, O espao foi dividido para que cada um tenha a sua privacidade.

101

Espelhos e luminrias impactantes foram s escolhas do arquiteto Victor Tom no Banheiro Casal Mster da Casa Cor Gois. Os armrios, da Yole Ambientes, e as louas da Deca, contrastam com o papel de parede da Kerygma Design. As luminrias so da Illuminato e a moblia, tambm espelhada, da Artefacto.

METAIS
A tecnologia Touch outra novidade, onde o grande diferencial fica por conta do sistema de abrir e fechar da torneira basta um toque suave para abrir e outro para fech-la. Este produto tem um forte apelo ecolgico permitindo uma reduo de at 40% no consumo de gua.

Design diferenciado
ATELI PAULOMARQUES E GILENO Participante do 19 ABUP show

102 A Hansa Latrava esta incrvel criao da Octopus Design para a marca alem mundialmente conhecida, Hansa.

Totalmente inovador, seu design. absolutamente fascinante. Como uma pequena escultura que jorra gua, Suas funes so comandadas por dois Botes: liga/desliga e Misturador (quente e fria). "O chuveiro Chroma tem como principal diferencial as suas cores vibrantes e modernas, provenientes do uso do inox colorido, fugindo do tradicional cromado e dando mais vida ao ambiente", explica. O formato do chuveiro contnuo na superfcie do corpo, no possuindo quebras ou desnveis considerveis

O projeto do paraense Tony Narita, De 26 anos, foi o vencedor do. Prmio Arquitetando Design, Promovido pela empresa de Metais sanitrios DOCOL. Ex-aluno do curso de Design da Universidade Estadual do Par (UEPA)

PROJETOS CASA COR

103

Valria Mendes e Karenina Costa Criaram uma bancada especial Para seu loft para pessoas com deficincia, na Casa Cor Bahia 2004. Para completar, foi criado um painel duplo de Espelho Guardian 6 mm.

A arquiteta Najla El Aouar, que estria em grande estilo na Casa Cor ES, idealizou juntamente com duas designers o banheiro do casal e o closet dele, integrado atravs do piso em granito ouro negro da Mameri Rochas. O diferencial do projeto foi aliar requinte, funcionalidade, beleza e inovaes: o uso da banheira e chuveiro dotados de cromoterapia, o banho sobre o aqurio assistindo ao DVD numa pelcula dual screen aplicada na divisria de vidro entre os dois ambientes, o lustre da Art & Luz que acende com um interruptor que funciona por rdio freqncia e as rguas de LED instaladas nos cabideiros dos armrios do closet da SCA. H detalhes em couro no espelho, puxadores e poltrona da Stampa. Os metais do banheiro seguiram uma linha moderna quadrada com cristais swarovski da Tozzatto

104

CORIAN

Uma inovao atravs de beleza,cor,formatos, um material excepcional, com emendas imperceptveis que pode transformar qualquer espao, interior ou exterior, com possibilidades ilimitadas. Adaptado a quase qualquer formato, lugar ou finalidade, e numa grande variedade de cores, oferece liberdade para projetar, explorar e criar, durvel, higinico e elegante.

As diversas tcnicas de processamento propiciam, como resultado, um desenho diferenciado, nico e exclusivo. A placa de Corian pode ser curvada quando aquecida a uma temperatura constante e uniformemente distribuda de aproximadamente 160 A moldagem realizada com C. moldes de madeira ou metal, prensas ou a vcuo, onde a placa esfria at obter a forma final. Corian pode ser curvado bidimensionalmente a partir de um raio interno de 25 mm, dependendo da espessura e da cor da placa. A

105 moldabilidade difere dependendo da intensidade da cor e do nmero de pigmentos e partculas da placa.

Corte-> mais duro que a madeira. A fim de cortar uma placa inteira para obter as partes desejadas, as serras e tupias devem ser suficientemente poderosas para trabalhar corretamente o material. Cortes retos so feitos com uma serra circular com dentes de ponta de carboneto ou diamante. Cortes curvados so feitos com tupias manuais ou tornos numericamente controlados, dependendo do nmero de partes idnticas que precisam ser cortadas. Os cantos internos so arredondados a fim de impedir trincas futuras. As fresas das tupias devem ter pontas de carbureto de tungstnio. Colagem->Todas as faces das partes a serem unidas devem ser perfeitamente retas e completamente limpas usando lcool desnaturado (ou isoproplico) em um pano branco limpo antes da aplicao do adesivo. O adesivo bicomponente de DuPont Corian, na cor correspondente cor da placa a ser colada, usado para obter o efeito de emendas imperceptveis, uma das caractersticas principais de Corian. Polimento-> As superfcies so lixadas com uma lixadeira roto-orbital seguindo a direo Norte-Sul, Leste-Oeste e executando pequenos movimentos circulares. O polimento deve ser feito em diversas etapas, comeando pelas lixas speras at as mais lisas. No necessrio usar nenhum tipo de verniz ou massa polidora. O acabamento pode variar de fosco a brilhante, dependendo do efeito que se deseja obter. Porm, a DuPont recomenda os acabamentos fosco e semibrilho, que so mais fceis de se obter e manter. Acabamentos brilhantes tendem a perder o brilho com o tempo e revelam mais pequenos riscos, principalmente em reas de uso intenso.

106

Compare Corian com os outros materiais que voc conhece: Material Granitos e Mrmores Desvantagens So porosos e mancham, cores no uniformes, cores lisas so raras, emendas aparentes, acmulo de sujeira entre o tampo e a cuba de inox, temperatura fria, quebram ou lascam facilmente. Emendas aparentes, quebram ou lascam facilmente, no h cubas no mesmo material, acmulo de sujeira entre o tampo e a cuba de inox, podem manchar, temperatura fria. Risca e amassa facilmente, nica opo de cor, temperatura fria. Queimam com cigarro ou fsforo, no so higinicos, no so resistentes umidade, riscam facilmente, emendas aparentes.

Pedra Artificial

Ao Inox

Madeira & Laminado

107

O corian possibilita ousar fazendo texturas e relevos. Transferncia de imagem por sublimao onde o processo de sublimao consiste em transferir imagens em uma placa de Corian de modo que quase como uma tatuagem essa imagem seja permanente dentro da superfcie.

O maior fabricante do Corian a DuPont , o preo pode variar dependendo da cor escolhida, modelo de cuba, local de instalao (se for necessrio frete extra) e aproveitamento de material. Geralmente, uma pia de cozinha padro pode custar a partir de R$ 1.000 a R$ 2.000 o metro linear, um material resistente a impactos, tem um designer sustentvel, criado para oferecer muita praticidade ao seu dia-a-dia, exigindo um mnimo de cuidados e manuteno

VIDROTIL

108

O Vidrotil um produto artesanal e feito sob encomenda; por essa razo, diferentes lotes de fabricao apresentam variaes de tonalidade. necessrio verificar se a metragem comprada suficiente para o seu projeto, evitando que complementaes posteriores ocasionem efeitos visuais indesejados e atrasos obra. O Vidrotil translcido e a cor das tesselas fortemente influenciada pela cor do substrato, principalmente nas tonalidades claras. Essa influncia da argamassa no notada no ato da colocao, mas apenas quando j ocorreu a secagem. Por isso, recomenda-se o uso de argamassas claras para o Vidrotil em cores claras, e escuras para Vidrotil em cores escuras, caso contrrio os rejuntes ganham muito destaque. Ao utilizar argamassa tradicional, base de cimento, cal e areia, deve-se dar preferncia ao cimento branco. Anotar as propores de cimento, cal hidratada e areia, para poder repetir sempre a mesma formulao. Esse procedimento evita diferenas no substrato, que iro influenciar a aparncia final. Os materiais da argamassa tambm devem ser do mesmo lote, pois comum haver diferenas de tonalidade de areia, por exemplo.Se a argamassa for base de ltex, usar sempre a mesma marca e lote. O Vidrotil tem espessura varivel; essa caracterstica, resultante de sua produo artesanal, deve ser neutralizada pela espessura da argamassa. Ao tato, a superfcie do Vidrotil colocado deve manter-se plana, sem salincia entre as tesselas, o que verificvel no ato da colocao. Ao notar qualquer problema, reiniciar a operao retirando e limpando o Vidrotil enquanto a argamassa est mida. O Vidrotil tem formato irregular, outra caracterstica exclusiva que resulta da produo artesanal. O sistema de colocao deve permitir pequenos deslocamentos laterais das peas, de forma a criar unidade visual. Em nenhuma hiptese a superfcie deve apresentar o efeito plaqueado, que visvel j no momento em que o papel

109 retirado. As tesselas do Vidrotil so impermeveis. Para uma perfeita fixao, caso seja utilizado o sistema de argamassa convencional, imprescindvel espalhar nata de cimento na face posterior da folha do mosaico. Nunca deve ser utilizado caulim na composio dessa argamassa. Se a opo for argamassa base de ltex, seguir as instrues do fabricante. Cuidar para que a base de concreto ou alvenaria que receber o produto esteja pronta no mnimo 10 dias antes do assentamento, sem fissuras, partes soltas ou cas. Ao utilizar argamassa convencional, evitar pisar sobre o mosaico aplicado durante os 3 primeiros dias de sua colocao, e, at 10 dias depois, utilizar tbuas para distribuir o peso, caso seja necessrio transitar pela rea. Manter mida a superfcie com o mosaico aplicado durante 6 a 10 dias, especialmente em reas expostas ao sol, como pisos, piscinas e paredes voltadas para o oeste. O cimento precisa de gua para a sua cura. Assegurar-se da validade da argamassa aps o preparo: as tradicionais podem ser utilizadas at 2 horas depois de preparadas. Quanto s de ltex, verificar as instrues de utilizao do fabricante, e nunca reaproveitar sobras de argamassas.

110

TELHAS (CERMICAS/FIBRAS NATURAIS)


Os principais tipos de telhas cermicas e suas caractersticas so:

Capa e canal - encontrada em trs estilos: colonial, paulista e plan. Rendimento:17 peas/m. Caimento 30% a 50%

Francesa - a instalao feita com encaixe lateral. O desenho da superfcie muda de acordo com o fabricante. Rendimento: 18 peas/m. Caimento 30% a 45%

Romanas - so sobrepostas lateralmente. Rendimento: 17 peas/m. Caimento 30% a 45%

Portuguesas - o grupo tambm inclui as italianas e espanholas. O que muda so as dimenses e o rendimento.Rendimento: 13 peas/m (italiana) e 16 peas/m (portuguesa). Caimento 25% a 45 %

111 Planas - utilizadas em pases de invernos rigorosos, onde os telhados so muito inclinados para permitir que a neve escorra. No Brasil, so usadas para compor coberturas de estilo germnico e suo.Rendimento: 35 peas/m. Caimento 20% a 45%

COLOCAO DE CALHAS A instalao de calhas requer alguns cuidados: o espaamento entre os suportes deve ser de 70cm para calhas de PVC e 90cm para as metlicas, evitando-se assim que elas enverguem com o peso da chuva; a calha deve ter uma inclinao mdia de 5mm para garantir a queda da gua; o nmero de condutores ligados a ela deve ser calculado levando-se em conta a rea do telhado e a intensidade de chuvas na regio. De forma geral, a cada 30m de telhado deve corresponder um condutor.

COBERTURA COM FIBRAS NATURAIS Piaava - original do Nordeste, esta fibra colhida quando amadurece. A parte mais grossa aproveitada para produzir vassouras e o restante usado na confeco de coberturas. A piaava tranada em ripas de madeira, presas em caibros a uma distncia de 17cm uma das outras. A sobreposio das ripas compe o visual interno da casa. Do lado de fora, a piaava penteada e fica lisa. A espessura final de 8 a 10cm. Para cada 10m de cobertura so necessrios 100m de piaava. O tempo mdio de vida de dez a doze anos. Palha de Santa F - encontrada nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, proporciona a aparncia de uma massa compacta e flexvel. A palha arranjada em feixes de 30cm de comprimento, posteriormente presos com arame a ripas de 2,5x2,5cm. Por sua vez, elas so pregadas aos caibros e separadas 20cm uma das outras. A espessura final da cobertural de 20cm. Quarenta feixes de 10cm de dimetro cobrem 1m. Durabilidade: dez a quinze anos. Sap - natural de encostas e mais fcil de ser encontrado. Para compor a cobertura, os feixes de sap so amarrados com arame ao ripamento j pregado em caibros. O efeito externo semelhante ao da piaava, com espessura de 10 a 15cm. Cada metro quadrado requer trinta feixes de sap com 10cm de dimetro. Sua vida til de aproximadamente trs anos.

112

VEGETAO
CULTIVAR VASOS Para ambientes internos sempre possvel encontrar nos projetos de interiores vasos para vegetaes. Esse recurso torna o projeto mais humanizado, alm de ajudar na umidade do ar do locais de trabalho. Para especificar as plantas para esses locais, devemos verificar a ventilao natural e principalmente a luz natural do ambiente. Mas sempre aconselhvel fazer o rodzio dos vasos para melhorar a qualidade da vida da vegetao. Segue abaixo algumas espcies que sobrevivem com pouca luz natural, alm de ter duas regas por semana e adubao mensal. Chamaedorea Filodendro Pleomele Rfis Dracena

Quando temos luz diria no ambiente poderemos especificar: Fcus Pata-de-elefante

113

No caso de flores, podemos considerar o Lrio-da-paz uma boa opo. Sendo se as flores no receberem nenhuma luz ficaram mas verdes do que brancas.

J se o ambiente tem pouco sol mas tem muito vento natural ou no, podemos sugerir as seguintes plantas : Areca Sansevria Estreltzia Dracena Malaia Cica Pacova

No caso de jardins com reas ensolaradas, onde precisamos por exemplos executar uma cerca viva, temos as seguintes opes: Murtas Podocarpos Hibiscos Nandina

114

Para gramados temos as seguintes espcies: - Locais ensolarados: Esmeralda bem resistente ideal para campos de futebol, com folhas finas e verde claro; Santo Agostinho no deve ser pisada, crescimento moderado, no tom de verde escuro, resistente a solos arenosos (praia). So Carlos folhas duras e verde intenso, cresce muito, e precisa de gua tambm resistente ao frio. Coreana folhas finas, faz um belo tapete, mas tem alto custo na manuteno. J o tipo Minigrama-preta, resistente a locais com sombras, tem folha verde escura, e de fcil manuteno mas no tolera circulao das pessoas.

115

Potrebbero piacerti anche