Sei sulla pagina 1di 20

Revista

Ano 1 n 1 www.midiapublicitaria.com Distribuio gratuita

>> TRABALHOS PREMIADOS


Veja os trabalhos premiados no Festival de Cannes.

>> TUTORIAIS

No deixe de ver algumas dicas para um dos programas de edio grfica mais utilizado atualmente, o Adobe Illustrator.

E a... Comeu?
Confira a entrevista com Lusa Silvester, redator na agncia WMcCANN e escritor do filme brasileiro Ea... Comeu?, sucesso de bilheteria.

Quer ficar por dentro de tudo o Que est acontecendo no mundo editorial? o infolide te conta.

2 > MDIA PUBLICITRIA , agosto de 2012

workshops 18 e 19 de outubro

mrio Kanno
Infografia: do texto ao infogrfico

Jaime serra
A infografia no pode ser arte, mas a arte pode ser infografia

marcos marQues
Capas criativas, capas vendedoras

JorGe oliveira
A criatividade nos tempos de iPad

conferncia 20 de outubro

Jaime serra
Uma histria para contar

Guilhes damian
Infografia: informao e entretenimento

alexandre ferreira
Produo de fotos editoriais

chico homem de melo


A linha do tempo do design editorial brasileiro

tudo contedo dias 18,19 e 20 de outubro na espm- sp + informaes infolide.com

realizao

MDIA PUBLICITRIA , agosto de 2012 > 3

EDITORIAL

mercado de trabalho est passando por grandes modificaes nos ltimos tempos, e essas transformaes ocorrem devido a uma nova e grande - camada de trabalhadores pertencentes gerao Y. Esse fato acontece porque as empresas detectaram os benefcios que essa gerao est disposta a oferecer para o crescimento da empresa contratante. No final do sculo passado, deu-se incio gerao Y, com os jovens completando seus 18 anos e ingressando no mercado de trabalho. Com essa nova gerao se implantando no mercado, as geraes mais antigas como os tradicionalistas, babyboomers e gerao X, comearam a estranhar as caractersticas presentes, como a ousadia, dinamismo e autonomia que eles tinham como razes. Essa gerao pode parecer simples a primeira instncia, mas as opinies comeam a ser divergentes conforme se entende mais sobre a mesma. Observando o comportamento dos profissionais Y, as empresas comearam a perceber que era necessrio incluir alguns valores em suas propostas empresariais, inserindo treinamentos motivacionais, planos de carreira, criao de desafios para o prprio funcionrio e liberdade, pois a maioria das vezes quando esses requisitos no eram fornecidos, a empresa criava grandes chances de perder o funcionrio. Com todas essas novas implementaes, a gerao Y comeou a se tornar um modelo referncia de como se administrar funcionrios dentro da empresa, alm de ter criado grandes polmicas em debates internacionais sobre qual seria a verdadeira caracterstica dessa gerao que, existente h menos de quinze anos, j capaz de revolucionar em grandes propores o mercado de trabalho.

EXPEDIENTE!
Diretor responsvel: Victor A. Lymberopoulos Redatores: Claudia Ramos Gabriela Vieira Leandro Moraes Mateus Uberti Priscila Pereira Wallace Escobar Design e Diagramao: Vinycius Covelli Periodicidade: Mensal

RevistaDigitalMP midpublicitaria

Mande crticas ou sugestes para contato@midiapublicitaria.com

Victor A. Lymberopoulos
4 > MDIA PUBLICITRIA , agosto de 2012

www.midiapublicitaria.com

NDICIE

06

08

09

10

12

16

18

J passamos os 100 mil likes no Facebook! E todos j esto recebendo em primeira mo as novidades do Mdia Publicitria e participando de diversas promoes. Curta voc tambm a nossa fan page! MidiaPublicitaria
MDIA PUBLICITRIA , agosto de 2012 > 5

TRABALHOS PRMIADOS

2012
de
POR PRISCILA PEREIRA

Os melhores

Se voc acabou de entrar no curso de Publicidade & Propaganda, ainda vai ouvir muito sobre ele. Se j est no meio do curso ou formado, com certeza est careca de ouvir falar sobre ele. Conhea ento alguns detalhes sobre um dos maiores festivais de publicidade, o to falado Festival de Cannes!

FOTOS DIVULGAO

#Os lees

s famosos lees so os prmios do fes- Essas duas ltimas foram recentemente adicionadas tival. Porm, o maior prmio - apesar de lista: Titanium Lions, criada em 2005, dedicado s ser um leo - no tem o nome de Lion ideias mais inovadoras e audaciosas do Festival; e a Proe sim de Grand Prix! So quatro catego- mo Lions, criada em 2006. H tambm uma categoria rias (na ordem crescente de importncia): especial - Young Lions, dedicada aos jovens talentos. Leo de Bronze, Leo de Prata, Leo de Ouro e o Grand Prix. No total, so nove categorias premiadas e cada uma possui um jri formado por publicitrios de diversos pases. Abaixo voc confere uma lista das categorias: FILMES MDIA IMPRESSA NOME: MDIA OUTDOOR EM INGLS, CANNES LIONS LIONS DIRECT (MARKETING DIRETO) MEDIA LIONS (MDIA) FESTIVAL DE PUBLICIDADE DE CANNES INTERNET INCIO: RDIO 1953 TITANIUM LIONS QUEM COMEOU: PROMO LIONS

SAWA (SCREEN ADVERTISING WORLDS AGENCIES)

6 > MDIA PUBLICITRIA , agosto de 2012

#E o Brasil?
Em 1974, apareceu o primeiro leo para o Brasil, com o filme Homem com mais de quarenta anos pela agncia DPZ (onde estava Washington Olivetto na poca). Desde ento, o Brasil o pas que tem tido destaque nos ltimos anos por ganhar cada vez mais prmios no Festival da Riviera Francesa. Na ltima edio, em junho de 2012, s no primeiro dia o Brasil conseguiu treze lees (dois de ouro, trs de prata e oito de bronze). No total, o pas conquistou setenta e nove lees (10 de ouro, 16 de prata e 52 de bronze sendo a Ogilvy a agncia mais premiada do Festival.

#Enfim... Os prmios!
Aps todos esses dados, chegou a melhor parte: ver os trabalhos premiados deste ano! Essa seo trar a cada edio um trabalho de uma agncia diferente, com muitas informaes e curiosidades. Para comear, confira agora um dos melhores trabalhos brasileiros que ganhou Leo de Bronze no Festival de Publicidade de Cannes deste ano! Os anncios pertencem agncia Y&R, na categoria Press, cujo anunciante a Perdigo com o novo produto: um chester desossado.

MDIA PUBLICITRIA , agosto de 2012 > 7

TRABALHOS PRMIADOS
POR CLAUDIA RAMOS

>> O SUPER VIRAL DA NOKIA


Se no voc foi, provavelmente algum que voc conhea caiu no conto do Perdi Meu Amor na Balada, no qual um rapaz falava em um vdeo que precisava reencontrar Fernanda, com direito a retrato-falado e tudo. A desconfiana passou a surgir com o lanamento do segundo vdeo da srie, e agora a verdade foi revelada: tratava-se de um super viral da Nokia. O problema foi que ao contrrio do esperado, a ao causou um enorme buzz negativo, principalmente pelos milhares de apaixonados que se envolveram com a histria. Agora resta saber se foi uma ideia genial ou um tiro no p.

>> O QUE QR CODES E DOAO DE SANGUE TM EM COMUM?

A Y&R criou uma ao para a Santa Casa de Misericrdia de So Paulo com a misso de agradecer aos doadores de sangue atravs de adesivos com cdigos. Aps doarem, as pessoas recebiam um folheto informando que aquilo no se tratava de um esparadrapo qualquer. Aps fazer a leitura dos QR codes com um smartphone, era possvel ver um vdeo, que podia ser compartilhado no Facebook e no Twitter, no qual uma pessoa agradecia pela doao e explicava o caso que voc havia acabado de ajudar, mesmo sem saber diretamente. A ao tinha como objetivo transformar doadores eventuais em regulares, e parece ter surtido um pouco do efeito esperado, pois em apenas uma semana foram alcanadas mais de 800 doaes, 23% a mais do que o normal.

>> NOVOS TEMPOS NA ALEMANHA


Quem diria que um dia a imagem de Karl Marx estaria relacionada com um dos maiores smbolos capitalista existentes. O intelectual, que sempre criticou ferozmente o capitalismo e fundou a doutrina socialista, tornou-se estampa de um carto de crdito. Um banco na cidade de Chemnitz fez uma espcie de eleio para apontar qual imagem smbolo da regio deveria estampar o carto da instituio que seria lanado com a bandeira da Mastercard, e o escolhido por mais de um tero dos clientes do banco Sparkasse foi o busto de bronze de Karl Marx, esttua considerada um modelo pelo lado comunista da Alemanha na poca em que o pas ficou dividido em dois - quando foi devastada durante a Segunda Guerra Mundial.

>> HYUNDAI APRESENTA SEU CARRO ANTI-ZUMBIS


A fabricante de carros sul-coreana Hyundai em parceria com o criador da srie The Walking Dead, Robert Kirkman, exibiram na Comic-Con seu conceito de carro para sobreviver a um holocausto zumbi. O veculo se chama Elantra Coupe Zombie Survival Machine, traz diversas armas acopladas em suas laterais, como uma placa de ferro enorme na parte da frente (especial para o choque com os zumbis), todo blindado e possui uma escotilha no teto.

8 > MDIA PUBLICITRIA , agosto de 2012

Voc sabia? 1
isso mesmo! O Papa Gregrio XV criou o Congregato Propaganda Fide (do latim, para o portugus, Congregao para a Propagao da F), pois a Igreja Catlica estava em decadncia, perdendo seus fiis na poca da Santa Inquisio, em 1622.

POR LEANDRO MORAES

Que a propaganda surgiu com um Papa?

2
FOTOS BANCO DE IMAGENS

A propaganda tem como funo semear uma ideia. Ela foi muito utilizada nas guerras para converter opinies e criar seguidores de uma ideia. Um dos exemplos mais marcantes quando Joseph Goebbels utiliza a propaganda nas campanhas nazistas da Segunda Guerra Mundial. Por isso ela vista como um tipo de lavagem cerebral e sempre com fins polticos, cvicos ou religiosos.

Que a palavra Propaganda pode ser considerada um termo pejorativo, fora do Brasil?

3
3

Que Propagandista no tem nada a ver com Publicitrio?

Se voc cursa Publicidade e Propaganda, voc se tornar um Publicitrio, porm por muitas vezes ser chamado de Propagandista, profissional o qual no tem nada a ver com a rea. Propagandistas so os profissionais que apresentam os lanamentos de remdios para os mdicos. Ele vai de consultrio em consultrio apresentando a novidade e distribuindo amostras grtis para que o remdio se torne conhecido e consumido.
MDIA PUBLICITRIA , agosto de 2012 > 9

NOSSA HISTRIA

CONECTADO
Acesse nosso site e fique por dentro de tudo o que acontece no mundo publicitrio, www.midiapublicitaria.com

Uma ideia, um grupo unido e milhes de acessos


Por Gabriela Vieira

Persistncia sempre foi o lema de Victor e sua equipe, o que contribuiu para que o Mdia Publicitria se tornasse um dos blogs de maior referncia para diversos estudantes de Comunicao e comuniclogos do pas. Mas como tudo comeou?

Grupo Mdia Publicitria surgiu no dia 10 de outubro, com o objetivo de se tornar um complemento para a jornada acadmica dos universitrios. O site foi fundado por Victor Alex Lymberopoulos que, como estudante, sentia falta de diversos contedos que no eram facilmente expedidos na faculdade e na internet. No primeiro dia, o blog atingiu cerca de 350 visitas nmero surreal para o primeiro dia de um endereo desconhecido. E cresceu numa velocidade extraordinria. Vinte dias aps seu lanamento foi necessrio mudar a hospedagem do site, pois o servidor no estava suportando a quantidade de acessos que o Mdia conseguia atingir diariamente. O Mdia Publicitria passou a servir de suporte para os estudantes que encontravam nele um contedo til e distinto, o que diferenciava-o dos demais sites de Comunicao que atuavam por essa frente. A ideia cresceu e consolidou uma luta diria na busca por patrocinadores, parcerias e afins, e assim rendeu ao Victor a ideia (e necessidade) de agregar mais pessoas ao blog que continuava crescendo a cada dia que se passava. Sendo assim foi anunciada a seleo na Fan Page do site, que resultou em mais de 90 pessoas com interesse em participar de forma direta na formao do mesmo. Ficou decidido ento recrutar redatores espalhados por todo o Brasil, o que traria visibilidade e maior trfego ao site - alm de um pblico diferenciado e qualificado. Novos sotaques, culturas, diversas maneiras de escrita e vrias formas nicas de pensar e enxergar o mundo. OPor Gabriela Vieir Mdia enfim estava pronto para conquistar o Brasil e o mundo. O Blog j foi citado

10 > MDIA PUBLICITRIA , agosto de 2012

por estudantes brasileiros que residem na Argentina, Venezuela, Alemanha e Estados Unidos, onde algumas das matrias so traduzidas para o ingls. Com a divulgao ativa do Blog nas redes sociais, este rapidamente se tornou gigante e, no fim de janeiro deste ano, com a criao de novos projetos, j contava com um pblico assduo e exigente ajudando diretamente para o amadurecimento dessa grande ideia. A partir da o Mdia Publicitria passou a ser assunto em todas as universidades e faculdades do pas, usado em sala de aula por professores que o tem como exemplo para ilustrar para os alunos que o sucesso dos seus esforos independem de que voc seja estudante ou empresrio. De que necessria apenas dedicao, conhecimento e fora de vontade. Com o tempo, o blog que j era citado em diversas palestras sobre comunicao digital, passou a ter convites para que seus redatores ministrassem palestras em suas regies como forma de incentivo para os estudantes locais.

E mesmo com todas as dificuldades presentes na jornada do blog, com seus redatores colaborando apenas pelo reconhecimento, fora de vontade e sem remunerao, dez meses aps seu lanamento o blog chega ao orgulhoso resultado de mais de dois milhes de visitas, e 100.000 (cem mil) likes (curtir) em sua pgina no Facebook, rede em que o Mdia Publicitria tem maior repercusso e solidez. Hoje, alm de revista, blog e Fan Page, para agregar ainda mais conhecimento, contedo e interatividade ao mundo acadmico dos estudantes brasileiros, o Grupo Mdia Publicitria pretende lanar em menos de um ms sua loja virtual, um frum interativo e uma Web TV.

ra

MDIA PUBLICITRIA , agosto de 2012 > 11

CAPA

De publicitrio a cineasta, com Lusa Silvestre


Iniciamos nossa revista com uma srie, onde mostraremos um pouco sobre as agncias de todo o Brasil juntamente com a entrevista de um dos representantes da mesma, proporcionando aos leitores uma forma de entender um pouco mais sobre o universo das agncias de publicidade, alm de muitas dicas para ser bem sucedido profissionalmente.

primeira agncia a WMcCann, uma das maiores agncias de publicidade do Brasil, e o convidado para entrevista Lusa Silvestre, redator na WmcCann, escritor, roteirista, publicitrio, autor do livro Plvora, Gorgonzola & Alecrim e de um dos melhores filmes brasileiros de 2012: Eai, comeu?. A WMcCann surgiu em 2010 quando muito se comentava a respeito da necessidade de recuperao da autoestima da publicidade brasileira. A agncia tem por ideologia e princpio no ser apenas bem-sucedida para os diretamente envolvidos. Ambiciona muito mais. Tem como objetivos: gerar altos ndices de felicidade per capita para todos os que se relacionam com a agncia; criar o novo, recriar o j existente; cumprir as suas obrigaes bsicas de vender produtos e construir marcas, mas gerar tambm - e prioritariamente - campanhas que entrem para a cultura popular do pas; ser vanguarda criativa tanto no mundo analgico quanto - e principalmente - no mundo digital; promover na propaganda brasileira e mundial a volta da criatividade embasada e espontnea. Tudo isso entregue por meio de uma filosofia de trabalho e comportamento que pode ser resumida na frase que acompanha a assinatura da agncia: WMcCann A agncia da cultura popular. De A a W.

Por Victor Lymberopoulos

12 > MDIA PUBLICITRIA , agosto de 2012

Confira ento a entrevista completa com Lusa Silvestre! Mdia Publicitria: qual a receita do sucesso? Lusa Silvestre: no tem. O principal truque acertar qual sua vocao, pois se voc consegue de alguma maneira descobrir no que voc realmente bom e que gosta de fazer, o primeiro passo para o sucesso. A vocao quando voc faz aquilo que gosta e que bom, possui uma naturalidade que no fundo nem percebe que aquilo era trabalho, pois sem dvidas faz a vida do trabalhador algo mais gostoso. E tem que ralar a cueca, pois no conheo nenhuma profisso que tenha sucesso sem ralar, alm claro, de voc ter um bom chefe para te ajudar a encurtar caminhos. Mdia Publicitria: qual a ligao entre cinema e publicidade? Lusa Silvestre: os dois se utilizam das mesmas ferramentas: imagem, movimento, msica, interpretao de atores, o roteiro. Mas propaganda bussiness, pois se utiliza de ferramentas de arte, porm, ela que faz as empresas terem um prdio desse tamanho (WmcCann). O cinema brasileiro tem um namoro maior com a arte. Na medida em que ele conta histrias que no so bancadas por patrocinadores, no tem briefing, cliente e no tem que ser aprovado. A principal diferena que o cinema tem que entreter ao passo que a propaganda no necessariamente entretm, porm so primas que se veem todo domingo. Mdia Publicitria: o nome da faculdade faz diferena na hora de conseguir um emprego? Lusa Silvestre: claro que faz. No porque um curso melhor que o outro, mas porque sabemos o perfil dos estudantes de cada faculdade. O curso eu acho fraco em todas, pois o dialogo muito pequeno entre professor e mercado, e se ele tenta conciliar os dois, acaba construindo uma barreira de impedimentos por causa de horrios. Se o aluno vem da ESPM, sabemos com quem ele andou, os professores que lhe deram aula e as baladas que frequentou. J se ele vem da ECA-USP, conviveu com vrias profisses, desde veterinrios a msicos. Mas tudo isso precisa vir junto com o portflio, pois talvez em nenhuma profisso ele seja to importante quanto na publicidade. Mdia Publicitria: como voc enxerga a nova gerao de publicitrios? Lusa Silvestre: os publicitrios so uma gerao com sangue nos olhos, dispostos a muitas coisas para chegar l, bem antenados e entendem muito sobre tudo. Mas ao mesmo tempo uma gerao que precisam ter maturidade, pois muito obcecada pelo sucesso e, em algumas ocasies, o talento menos importante que a maturidade para olhar uma situao e saber escapar.

Vejo essa gerao disposta a perder muitas coisas importantes para atingir essa maturidade, como ficar com a famlia, ter uma namorada, ir ao cinema e a exposies. uma gerao muito autorreferente, pois ficam muito tempo dentro de agncias e acabam vivendo s de propaganda. A falta de entendimento sobre o que o mundo um bug que precisa ser melhorado.

MDIA PUBLICITRIA , agosto de 2012 > 13

Foto Arquivo pessoal

CAPA

Mdia Publicitria: conte-nos um pouco de seu incio de carreira. Lusa Silvestre: eu comecei na ECA-USP e desde o comeo sabia que precisava estagiar. E logo que fiz 22 anos, a McCann me convidou para trabalhar aqui, permanecendo 16 anos. S que em 2000 percebi que o que tinha me atrado para propaganda que era escrever muito eu j no exercia mais cotidianamente. Ento procurei algo para continuar escrevendo. Foi ento que comecei a escrever pra revistas como a VIP, Playboy, poca, Superinteressante entre outras. Depois de um tempo percebi que para continuar tendo respeito dos jornalistas que detestam publicitrios eu precisava de algo que me desse um pouco mais de lastro, para as pessoas pararem de falar olha, ele publicitrio, mas escreve bem. Ento escrevi um livro chamado Plvora, Gorgonzola & Alecrim, que so 8 contos, que tem plano de fundo, inspirao, etc... Foi quando um desses contos caiu na mo do Marco Jorge, diretor de cinema de longa metragem, e com isso veio o filme Estmago, que se tornou um dos mais premiados dos ltimos 15 anos. Logo aps fui estudar cinema por um ano e

em seguida voltei para a propaganda, mas com a ideia de no querer algo tradicional, pois achava que iria me afastar das coisas que gostava. Ento voltei como diretor de criao e dois anos depois recebi convite para voltar pra WmcCann - agora com uma posio mais confortvel: redator. Mdia Publicitria: como lidar com tantos projetos em andamento, sem prejudicar nenhum deles? Lusa Silvestre: faa um de cada vez. Eu sou muito disciplinado, quando estou escrevendo algo fico todos os dias do almoo escrevendo o mesmo texto, pois morei nos EUA e peguei o costume de usar a hora do almoo como hora til. Mdia Publicitria: gostaria de deixar algum recado para os leitores do Mdia Publicitria? Lusa Silvestre: A dica que eu queria deixar para vocs que esto comeando, esto no meio ou no final da carreira de nunca deixar de estudar, no se satisfaa com as informaes que apenas os sites, revistas e blogs passam, pois so essas coisas que esto fora do mercado que possam fazer de vocs melhores publicitrios.

14 > MDIA PUBLICITRIA , agosto de 2012

MDIA PUBLICITRIA , agosto de 2012 > 15

MISTO PUBLICITRIO

Ponto de referncia
POR WALLACE ESCOBAR

Sabemos que existem cursos no mundo das artes que tambm so profisses de prestgio e glamour (ou no). Assim como a publicidade, outros cursos esto em alta e tambm fazem parte desse pequeno, rico (ou nem tanto) e fechado mundo publicitrio ou pelo menos possuem algumas caractersticas em comum.

[ Desenho Industrial ]

a maioria das instituies de ensino o curso composto por aulas de desenho, fotografia, artes e metodologia cientfica. Passado o primeiro ano, o aluno pode escolher sua prpria habilitao: design de produto ou design grfico. Se resolver optar pelo design grfico, aprender na prtica processos de ilustrao, grficos, animao, tipografia e editorao grfica. Se escolher por design de

produto, ter aulas prticas para aprofundar conhecimen-tos na adequao de objetos e seu uso (ergonomia), confeco de modelos e uso de materiais, como plstico, metal e madeira. Em relao formao, a maioria das instituies exige TCC (Trabalho de Concluso de Curso), o qual pode ser apresentado em forma de monografia, um projeto de iniciao cientfica ou de alguma outra forma que a instituio permitir.

reas possveis de atuao:

Design grfico
Criar e reformular o aspecto visual e grfico de publicaes impressas.

Design de produto
Desenhar objetos, equipamentos, mveis e utenslios para produo em escala industrial.

Design de embalagens
Projetar embalagens aos produtos, considerando o apelo visual e a conservao.

Programao visual
Criar logotipos e embalagens de produtos. Elaborar o projeto grfico de jornais, revistas e afins.

Design digital
Projetar e desenvolver interfaces para mdias digitais.

TABELA DE CORES PANTONE


16 > MDIA PUBLICITRIA , agosto de 2012

FOTOS WALLACE ESCOBAR

[ Fotografia ]

s cursos do nfase fotografia digital, sem abandonar o estudo sobre os processos fotoqumico e analgico. Tm boa base terica, mas muita experimentao e aulas prticas. A estrutura curricular dividida em duas partes: fundamental e de desenvolvimento e especializao. Na primeira, o aluno conhece as principais teorias e tcnicas fotogrficas. Na seguinte, o estudante entra em contato com os ncleos de formao

profissional, como: gesto de acervo, fotojornalismo, retrato/moda e crtica fotogrfica - entre outros. O estgio no obrigatrio, porm preciso apresentar um trabalho de concluso antes da formatura. Durao mdia: quatro anos. Salrio inicial: R$ 359,00 (sada de at 3 horas, segundo a Associao Profissional dos Reprteres Fotogrficos e Cinematogrficos do Rio de Janeiro).

Possveis reas de atuao:

Agncia de Publicidade e Estdio


Fotografar produtos e modelos para moda ou para campanha publicitria, culinria, decorao e venda de produtos.

Banco de dados
Projetar, instalar e administrar arquivos de fotografias e material iconogrfico em museus, instituies e centros de documentao.

rea pericial
Documentar situaes para investigaes policiais e aes judiciais.

Curadoria
Organizar e promover exposies em museus, galerias, centros de documentao e informao e eventos.

Arquitetura de interiores
Fotografar maquetes, ambientes e edifcios para publicaes de arquitetura e decorao.

Fotojornalismo
Fazer reportagem jornalstica e editar fotografias para jornais, rev istas, agncias de notcias e sites.

Agncia de Notcias
Fotografar fatos jornalsticos e/ou polticos para a agencia veicular em meios relevantes.

Restaurao e conservao
Pesquisar, desenvolver e aplicar tcnicas para recuperar e conservar fotografias, cromos e filmes fotogrficos.

MDIA PUBLICITRIA , agosto de 2012 > 17

TUTORIAL

Adobe Illu strator CS6

Precisando de uma mo por a?


Uma coisa certa: publicitrio tem que ser rpido no trabalho! E por este motivo que trazemos a vocs algumas dicas para um dos programas de edio grfica mais utilizados atualmente, o Adobe Illustrator.
POR MATEUS UBERTI

gilidade tudo. Com um mercado no mesmo ritmo da tecnologia, ns publicitrios precisamos estar cada vez mais rpidos na produo de peas grficas. No s em relao

rapidez, mas tambm por menos stress na frente do computador, conhecer alguns atalhos fundamentais do Adobe Illustrator com certeza faz a diferena.

rea de trabalho do Adobe Illustrator CS6

Ferramentas:

01

A barra de ferramentas que, geralmente localizada na esquerda do programa, sem dvidas a parte mais importante do Illustrator. Para agilizar o processo criativo e no ficar danando com o mouse atrs de suas funcionalidades, interessante que o usurio saiba seus atalhos e fique a uma teclada rpida da ferramenta. Veja a ilustrao a seguir com as ferramentas utilizadas com mais frequncia.

18 > MDIA PUBLICITRIA , agosto de 2012

Painis:

02

Outros atalhos interessantes de se saber so os painis. Painis so aquelas janelinhas pequenas que geralmente ficam na parte direita do programa (Paletas de cores, Alinhamentos, Bordas, entre outros). Muitas vezes voc fecha sem querer um deles e j perde alguns minutos para tentar abri-los novamente. Veja alguns atalhos de acesso rpido:

Consideraes finais:

03

Voc pode perceber que, apesar de no colocarmos todos os atalhos das ferramentas nas ilustraes, sempre que voc posicionar e pressionar o cursor do mouse em algum item, ao lado ser informado seu atalho.

E isso no tudo. Se voc clicar nas abas arquivo, editar ou janela, por exemplo, perceber que muitos itens possuem um atalho j pr-definido pelo programa. Pr-definidos porque voc mesmo pode alter-los indo na guia Editar e Atalhos do teclado (ou pelo atalho Alt + Shift + Ctrl + K). Se voc j utiliza alguns destes atalhos, timo! Para quem no utiliza, com certeza depois desse pequeno e simples tutorial perceber a evoluo ao trabalhar. No perca tempo, memorize j os atalhos ou at mesmo prdefina os seus!

Foi utilizado como referncia para esta postagem o Adobe Illustrator CS6, verso em ingls.
MDIA PUBLICITRIA , agosto de 2012 > 19

20 > MDIA PUBLICITRIA , agosto de 2012

Potrebbero piacerti anche