Sei sulla pagina 1di 19

UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE ANTROPOLOGIA SOCIAL E PSICOLOGIA

ELAINE SPANHOL BORGES

RELATRIO REFLEXIVO EM CULTURA E NA ANTROPOLOGIA

LAGES

2 2010 ELAINE SPANHOL BORGES

RELATRIO REFLEXIVO EM CULTURA E NA ANTROPOLOGIA

Relatrio apresentado na Universidade do Planalto Catarinense, como requisito parcial para obteno do ttulo de Relatrio Reflexivo sob orientao do prof. Geraldo Augusto Locks.

LAGES

3 2010

SUMRIO CAPA.................................................................................................................................1 FOLHA DE ROSTO.........................................................................................................2 INTRODUO.................................................................................................................4 O futuro da humanidade: a saga de Marco........................................................................5 Senso Comum e Conscincia Filosfica...........................................................................5 Observar e Pensar..............................................................................................................6 Um cenrio provocador.....................................................................................................6 As origens do antropos......................................................................................................7 O campo da antropologia: Constituio de uma cincia do homem.................................7 O campo e a abordagem antropolgicos............................................................................8 A abrangncia da antropologia..........................................................................................8 O olhar...............................................................................................................................9 A noo de regra: Princpio de cultura, possibilidade de humanidade..............................9 O social: parentesco, grupos e categorias sociais............................................................10 O Impacto do Conceito de Cultura Sobre o Conceito de Homem...................................11 O Enigma de Kasper Hauser 1828..................................................................................12 Voc tem cultura?............................................................................................................12 A antropologia e o mundo contemporneo: Cultura e diversidade.................................13 Cultura: Um conceito antropolgico...............................................................................14 Antropologia Estrutural...................................................................................................15 Corpo, Sade e Doena na Antropologia........................................................................15 CONCLUSO.................................................................................................................18 AVALIAO.................................................................................................................19

INTRODUO Consta no relatrio realizado uma sntese do contedo aplicado durante o semestre 2010/1 de Psicologia, na unidade de aprendizagem de Antropologia Social e Psicologia, os abrangentes temas como cultura, seus aspectos biolgicos, fsicos e psicolgicos. Bem como a evoluo cultural da espcie humana, fenmenos psicolgicos com base em diferentes culturas. O objetivo deste relatrio consiste em um maior esclarecimento dos textos, documentrios e filmes expostos pelos acadmicos durante o semestre, nas apresentaes dos mesmos. So transmitidas as demais informaes com carter qualitativo e de cunho pessoal.

Texto 1 O futuro da humanidade: a saga de Marco Augusto Cury Nesta obra pode-se perceber a curiosidade de Marco, onde ele deseja conhecer quem eram os corpos que ele vai estudar em seu curso de medicina. Esta curiosidade marcada pela no aceitao do bvio, a constante procura pelo conhecimento que representada pelos nomes dos corpos. desta maneira que devemos administrar nossa vida. A leitura, a observao, a busca permanente do peculiar de cada obra estudada que promove o diferencial. A aceitao do que nos estranho ajuda muito neste processo, pois assim que comea a busca pelo saber. Quando uma pessoa acostuma-se com o familiar ou o bvio, esta pra no tempo e no evolui como pessoa crtica, devido a esta carncia de curiosidade presente em nossa sociedade que aumenta a acomodao perante os conflitos na poltica. A corrupo aumenta a cada dia e a populao acomoda-se com este fato afirmando a normalidade do problema. O mesmo ocorre com o consumo de drogas, a violncia contra mulheres e o preconceito com as demais etnias. Texto 2 Senso Comum e Conscincia Filosfica O conhecimento do senso comum envolve mitos que so transmitidos de gerao para gerao atravs do campo emprico. Trata-se de um conhecimento ingnuo e, de certa forma, fragmentado. Uma vez que sugere um ncleo sadio, surge de uma gerao que no tinha o costume de registrar e provar cientificamente seu conhecimento, por no possuir condies e recursos exigidos para uma pesquisa cientfica. Percebe-se o conhecimento emprico nos remdios caseiros, benzeduras, at na culinria, nas receitas mais caras e requintadas at nos pratos de origem de cada pas. Este conhecimento no desprovido de veracidade, ao contrrio possui anos de aperfeioamento, uma vez que passado de gerao para gerao.

6 J o conhecimento cientfico possui carter absoluto, crtico e rigoroso. Apresenta frieza e insensibilidade perante os fatos estudados, exemplificando com o livro de Augusto Cury, no primeiro captulo, pelo Dr. George. O conhecimento cientfico busca a verdade e a sistematizao. Ambos os conhecimentos so complementares, nunca antagnicos. Proporcionam o equilbrio entre a subjetividade e a objetividade. a cultura de geraes antigas com a veracidade da cincia. Texto 3 Observar e Pensar Stephen Kanitz Nesta obra possvel observar que o autor afirma o quanto os jovens so impedidos de observar, trancafiados em salas de aula, os alunos tem uma viso limitada da sociedade. So instigados a ler e discutir teorias escritas h muitos anos, onde a realidade era totalmente diferente de hoje, sendo sua evoluo muito rpida. Esta afirmao resulta em um interessante debate: a teoria possui uma relevncia a ser considerada, j que podem-se buscar evolues de algo que foi estudado h muito tempo. Mas enquanto se est na escola torna o ensino retrgrado e influencia o desenvolvimento da personalidade dos jovens, ocasionando tambm seu despreparo para o ensino superior, onde exigida uma posio crtica e coerente por parte dos acadmicos. Deveria haver uma reestruturao das grades curriculares de todo o ensino fundamental e mdio, tanto pblico quanto particular. Inserindo a observao e a discusso no cotidiano do aluno, obter-se-ia melhor e mais rpido raciocnio. Texto 4 Um cenrio provocador Esta obra uma charge onde mostra uma cena de limites a serem ultrapassados. Tirase uma mensagem simples e tambm bastante importante desta imagem. Todos j ouviram mensagens de otimismo e auto-ajuda, mas como se elas fossem esquecidas em curto prazo. Esquecemos que as dificuldades existem para serem superadas e desistimos perante um maior desafio.

7 Este pequeno desenho e de grande significado mostra tambm que a criatividade tambm um instinto de sobrevivncia. No mercado de trabalho destaca-se o excelente profissional, pois o bom profissional ultrapassado por aquele que sabe transformar a realidade a seu favor ou a favor da empresa pela qual trabalha. A criatividade deve ser desenvolvida desde a infncia, na escola e tambm no ensino superior. Assim se obtm jovens preparados para entrar e competir em um exigente mercado de trabalho. Texto 5 As origens do antropos Silas Guerreiro Ao ler este texto nos feita a seguinte pergunta: Quem somos ns?. H duas concepes diferentes de nossa origem. A concepo bblica afirma uma origem mitolgica de Ado e Eva. J a concepo cientfica nos prope a evoluo das espcies como origem da vida na Terra. Esta concepo no foi bem aceita quando surgiu, devido grande influncia da igreja sobre os demais campos da sociedade. O homem era considerado como sendo um predador da Terra, um ser racional, quando comparado aos outros animais. A nica diferena perante aos outros seres vivos deste planeta o fato da cultura, existente somente na sociedade humana. At na sua evoluo como espcie no houve nada de to especial para tal considerao afirmada durante anos a fio. A Hiptese Gaia refora uma viso que ainda no estamos preparados a incorporar em nossa realidade, afirma que o planeta um ser vivo, no apenas seus habitantes. Analisando nossa sociedade, pode-se observar que a competitividade assumiu nveis perigosos e ameaa a boa convivncia. Presente nas escolas, nas famlias, no trnsito e tambm nos casamentos. A diferena entre sexos tambm um fruto da competitividade. Mas para que haja uma mudana significativa necessria cooperao de todos em um processo de reeducao no sentido da vida humana. Iniciando pela alimentao, optando por produtos saudveis e menos carnvora, em seguida, no uso dirio de plstico e celulose, passando assim para uma conscientizao de que vivemos em um s planeta e que necessrio harmonia, uma vez que no h conhecimento de outro planeta com condies necessrias vida.

8 Texto 6 O campo da antropologia: Constituio de uma cincia do homem Esta obra traz um conceito de antropologia, onde esta cincia busca compreender o homem enquanto espcie. A antropologia possui um carter que busca uma autocompreeno, uma vez que foi criada pelo seu objeto de estudo. A origem dos questionamentos est nas grandes navegaes, quando acontece o primeiro contato do homem ocidental com outros costumes que lhe eram desconhecidos. A colonizao forou os navegadores a compreender este povo e sua primeira reao foi de julgar a outra sociedade como primitivos ou selvagens. Quando os selvagens passaram a ser reeducados de acordo com a cultura europia surgiu uma grande preocupao por parte dos antroplogos sobre quem seria o objeto de estudo da antropologia. Decidiu-se estudar os camponeses. Percebe-se neste ponto como a antropologia, em seu incio, era discriminatria; o homem culto, com bons estudos e desenvolvido no poderia ser estudado. A partir de ento comea a se estudar o homem como uma entidade, no de acordo com o meio em que este habita. E assim a prtica antropolgica busca os fenmenos socioculturais e a manifestao concreta do cotidiano. Texto 7 O campo e a abordagem antropolgicos O texto em questo trata do conceito de superioridade do povo europeu em relao aos indgenas, fenmeno chamado de epnocentrismo. viso de que o ndio selvagem, primitivo e desconhecedor do saber. Sem levar em considerao o fato que cada cultura tem pontos peculiares que lhe permitem a sobrevivncia. Surge ento uma motivao subjetiva de conhecer o outro, apresentar a tecnologia aos ndios, assim como entender suas crenas, sua alimentao, seus remdios e tambm sua evoluo como sociedade. Com base nesta obra pode-se relacionar outro texto, Os Nacirema, que invertendo sua ordem obtem-se Americanos. Trata-se de uma descrio de um povo com costumes, primeira leitura, totalmente diferentes de nossa sociedade. Uma vez entendido o verdadeiro sentido do texto percebe-se que o povo descrito nossa sociedade, mas com

9 uma viso e linguagem diferentes. Como se o autor fizesse parte de outra sociedade. Este texto, Os Nacirema, no recordo-me o autor, tem o intuito de mostrar-nos que a viso que as outras culturas tm da nossa no difere do sentido da viso de nossa sociedade perante outra cultura. Por exemplo, acha-se uma barbaridade que as mulheres japonesas quebrem os ps para que fiquem menores, elas talvez achem agourento que algumas pessoas usem como proteo o smbolo de um homem morto preso em dois pedaos de madeira presos como cruz. Texto 8 A abrangncia da antropologia A antropologia est presente em muitas reas de estudo humano. Tal como a sociologia, economia, filosofia, lgica, metafsica, hermenutica e tambm da psicologia, entre tantas outras. Pode-se observar que a antropologia est subdividida em vrios campos de atuao, tais como a Sociologia, que cuida da sociedade, explora a concepo de homem vivendo em famlia, em grupos, como a escola, trabalho, amigos, em cidades, divididas em classes sociais, em naes. tambm o homem inserido em lutas, conflitos e revolues. A economia provm do estudo do homem em seu contexto material, como a produo e o consumismo, que se transformam em troca e instituies de comrcio. Estuda tambm a desigualdade da distribuio do consumo de bens. A cincia poltica investiga a dimenso do poder entre as relaes, as classes sociais e tambm as instituies como o Estado e as Naes. A psicologia explora o psicolgico do ser humano, seu desenvolvimento mental e emocional, assim como a relao de cada indivduo com o meio em que vive. A antropologia fsica ou biolgica estuda a posio do homem na natureza, sua evoluo, adaptao, caractersticas e potenciais biolgicos. A arqueologia explora a formulao de cada transformao de cultura da sociedade em questo durante um dado intervalo de tempo. A lingustica responsvel pelas cincias das lnguas humanas, instrumento pelo qual o homem compreende a natureza e a cultura. A antropologia cultural define a lgica do homem, mais prximo do campo da filosofia, como sendo uma expresso formal de um modo de pensar e sua correspondncia com um modo de ser. Texto 9 O olhar Estuda

10 Joo Baptista Cintra Ribas Este texto apresenta de incio a definio do antroplogo de gabinete e de campo. O antroplogo de gabinete aquele que de seu lugar de pesquisa consegue conhecer o mundo, j o antroplogo de campo o profissional que sai do seu escritrio e vai a campo realizar sua pesquisa, se dirige ao local que ocorre o fenmeno. Consta que no prejudicial ter preconceito, o que gera conflitos o fato de que a maioria das pessoas no sabe como lidar com este sentimento de rejeio. O ser humano acostumando a olhar primeiramente os defeitos de outro e por si s j o julga sem tomar conhecimento de outras ocupaes deste outro. E com base neste sentimento e tambm em outros desta mesma espcie que o antroplogo se afasta do local de pesquisa para escrever suas observaes, para no sofrer influncias. O mesmo ocorre com o psiclogo, seu olhar deve encontrar-se em eterna construo e adequao, uma vez que seu poder imensurvel para diagnosticar, adotar critrios, emitir laudos, recomendar tratamentos, decidir quem est apto para o convvio social e quem no est. O olhar possui um dom extremamente grandioso, o de chegar onde o corpo no consegue, mas somente se o indivduo permitir... Texto 10 A noo de regra: Princpio de cultura, possibilidade de humanidade. Luiz Henrique Passador O texto traz a seguinte questo de reflexo, como se iniciou a humanidade. Foi a partir do momento que o homem passou a ter cultura. Esta cultura era representada por regras de convvio social e sua importncia. Acima de qualquer limite, as regras representam um instinto de sobrevivncia, no haveria a possibilidade de surgir uma vida organizada sem regras/cultura. As regras trazem, portanto a valorizao da vida. Iniciam-se estas regras no tabu do incesto quando h a proibio das relaes sexuais entre parentes cosanguneos. Na histria este fato retratada em uma tribo chamada A Horda Primeva, quando os demais integrantes do grupo assassinam o paj para apoderar-se de suas mulheres. No dia seguinte arrependem-se e probem as relaes entre familiares e as tem como incesto. Texto 11

11 O social: parentesco, grupos e categorias sociais. O texto traz entre outros assuntos a teoria da reciprocidade, defendida por Marcelo Mauss, sendo ela qualquer doao transforma o recebedor em doador, afinal ele deve doar algo tambm ao prximo. A teoria do parentesco que representa o padro estrutural da famlia. O ser humano o ser que mais depende das regras para que possa organizar sua vida social e individual. As dimenses da reciprocidade baseiam-se na troca de mulheres e homens, instituio do casamento; troca de bens materiais, econmico por ltimo a troca na comunicao, baseada na linguagem. Devido ao fato de que deveria haver um surgimento de regras, inicia-se a concepo da proibio do incesto. Texto 12 O Impacto do Conceito de Cultura Sobre o Conceito de Homem O texto traz uma crtica afirmao de que o homem homem apesar de no possuir cultura, o fato que no h humanidade sem cultural, seu significado imutvel. A sociedade to complexa, com suas tradies, empregos estudos , modas, opinies que o homem j no consegue dissolver-se de tudo isso sem perder sua perspectiva uniforme de homem. A cultura no mais vista como um complexo de padres concretos de comportamento, mas como um conjunto de mecanismos de controle para governar o comportamento. Ou seja, a cultura centraliza determinado comportamento atravs de seus padres impostos, como famlia, amigos, religio e beleza. Desta forma o grupo em questo passa a comportar-se de maneira a condizer com estes costumes. Pode-se perceber este fato e o outro citado acima na resenha do filme O Enigma de Kasper Hauser.

O Enigma de Kasper Hauser 1828

12

Kasper encontrado em um calabouo e d-se o processo de humanizao, uma vez que lhe era desconhecida sociedade. No h linguagem, apenas grunhidos. Kasper, enquanto no calabouo, era preso por uma fita que o mantinha preso e sentado no cho. Um homem veste Kasper e o leva para um campo, ensina-o a andar e falar algumas palavras. Kasper sem saber falar, entende tudo o que o homem fala. Kasper levado para a cidade com uma carta contando sua histria e deixado na praa, as autoridades tomam conta de sua situao. Ele fica em uma estrebaria longe de seu tutor. H marcas de espancamento pelo corpo e seus ps so delicados. Uma famlia o acolheu e continuou a aprendizado, Kasper comea a interagir com outras espcies. Kasper aprimora sua linguagem e alvo de muitos comentrios devido sua origem misteriosa. Kasper torna-se uma atrao de circo, quando adotado por uma famlia mais rica e aprende sobre religio. Kasper obtm bons progressos quando diz ter sonhado, sente-se inseguro, afirma que o melhor lugar do mundo sua cama. O imperador ingls pensa m adot-lo, mas decepciona ao v-lo fazendo tric, acha uma grosseria e desiste da ideia. Kasper sofre um atentado e fica confuso. Ele cura-se de seus ferimentos. Kasper sofre um novo atentado, desta vez o agressor deixa um bilhete com sua identificao. Kasper no resiste e morre. Os cientistas examinam o crebro de Kasper, encontram desenvolvimentos e deficincias peculiares. Publicam somente as deficincias, para explicar suas caractersticas. Texto 13 Voc tem cultura? Roberto Damatta A sociedade provoca no indivduo uma concepo de que cultura sinnimo de discernimento. culta a pessoa que leu muitos livros, que sabe falar em pblico e que possui uma boa argumentao. Este significado discriminatrio, pois reduz a cultura s pessoas que possuem condies e acesso ao ensino.

13 O conceito de cultura antropolgico o contexto social, poltico e histrico de uma sociedade em questo. uma linguagem, seus cdigos e significados que determinado grupo utiliza. a maneira como os indivduos se expressam, suas vestimentas e atividades como produo, comida, arte e grau de evoluo. Resumindo o contexto geral de uma sociedade, afinal como seria o homem sem cultura? Um animal? Falaria? Andaria sobre duas pernas? Creria e alguma coisa? Defenderia suas ideias ou apenas seu territrio? Quando nos deparamos com um comportamento ou pensamento diferente a primeira reao uma tendncia muito forte a rejeitar qualquer demonstrao de cultura que no pertena ao nosso padro social. Crenas e valores so tidos como falsos e incoerentes perante nossa cultura. As sociedades so levadas por um pensamento errneo de que apenas sua prpria cultura verdadeira e embasada em fatos coerentes. Apenas seu deus verdadeiro e outras entidades religiosas no passam de crenas sem fundamento e falhas. importante estudar cultura para orientar-se na histria da humanidade, de forma a facilitar a compreenso de fenmenos como o surgimento da linguagem, da necessidade da caa, pesca e agricultura, assim como a evoluo da espcie. O entendimento do mundo em seu contexto social propicia uma integrao entre os diferentes grupos que habitam o planeta. Texto 14 A antropologia e o mundo contemporneo: Cultura e diversidade Omar Ribeiro Thomaz Desde o incio dos tempos o homem organiza-se em grupos para maiores chances de sobrevivncia, como a populao foi aumentando mais grupos formaram-se e uma grande diversidade tomou conta do planeta. Essa diversidade cultural advm de inmeros costumes perpetuados durante muitas geraes, como linguagem, processo de produo, religio e at mesmo atividades de caa e pesca, no caso de comunidades antigas. Cada qual com sua cultura particular, alguns grupos entram em conflito por motivos diversos, tais como recursos naturais, recursos minerais, territrio, poder ou por dinheiro. Estes conflitos constituem uma marca muito grande na histria de uma sociedade. Podem ocasionar o surgimento de um novo grupo com caractersticas de ambos os originais.

14 Nem sempre estas diferenas so bem vistas aos olhos da outra sociedade, acabam por julgar de maneira preconceituosa e discriminatria a outra sociedade. Este fenmeno chama-se de etnocentrismo, constitui-se pelo julgamento, a partir de seus prprios valores, de outra sociedade. No apenas de uma sociedade para outra em que h preconceito, dentro de uma comunidade tambm se podem observar conflitos gerados por diferenas, como gneros, religio, opo sexual, idade ou classe social. Quando o etnocentrismo assume nveis perigosos, acarreta em resultados dramticos, como genocdios, extermnio sistemtico de determinado grupo, ou etnocdio, extino de algum costume da sociedade alvo. Para que haja uma mudana em quadros como este necessrio manter uma dinmica favorvel a todos os grupos, sem conflitos ou nveis extremos de desordens, estabelecendo assim uma harmonia entre todos. Texto 15 Cultura: Um conceito antropolgico Roque de Barros A cultura interfere na maneira de ver o mundo, agimos de acordo com nossos costumes e julgamos todo comportamento desviante de nosso padro cultural. Para evidenciar as diferenas culturais, aparecem no texto vrios exemplos de costumes gastronmicos, utilizao do corpo, etiqueta e expresso. Cada exemplo citado, quando ocorre em outra sociedade que no a sua pode ser entendido como grosseria. A cultura pode influenciar no biolgico de cada ser humano, a gastronomia, os rituais religiosos que implicam em auto-flagelao, mudam de maneira sutil ou espantosamente as caractersticas de uma sociedade. Cada indivduo participa de maneira particular em seu meio social. Desempenha sua funo com o que melhor sabe fazer ou o que mais necessita a sociedade da qual faz parte. Por sua vez cada cultura tem sua prpria funo e base, como seus costumes e limites. Mas a cultura tambm pode ser dinmica, por este motivo deve-se manter em constante mudana, para que os preconceitos possam ser atenuados e para que o homem seja preparado para habitar este novo mundo que est por vir.

15 Texto 16 Antropologia Estrutural Lvi-Strauss H muito tempo em que se deixou de usar o termo raa para definir diferentes povos na sociedade. No h raas na humanidade, esta uma espcie em que h diferentes etnias. Muitos estudos j comprovaram que a origem humana est na frica e que todos descendem de um mesmo antecessor comum. Portanto qualquer preconceito totalmente sem fundamento. Com o passar do tempo populao foi crescendo e saiu em busca de alimento e territrio. Surgem desta maneira as diferenas culturais. Permanentes at hoje, permeiam grandes conflitos e so responsveis pela grande diversidade do planeta. Um pssimo aspecto da diversidade cultural o etnocentrismo, julgamento de outra sociedade com base em seus prprios valores, como j foi muito bem citado e exemplificado nos textos anteriores no me estenderei neste assunto. Texto 20 Corpo, Sade e Doena na Antropologia (obra que deveria ser apresentada em aula) Introduo As cincias biolgicas conseguem identificar e explicar a fisiologia e a anatomia universal, mas no podem, em termos de diversidade fazer o mesmo. Uma vez que as sociedades concebem de diferentes formas o corpo, seus cuidados e limites, este portanto um papel das cincias scias. Uma doena s tida como anormalidade se esta for considerada como tal a partir dos valores de cada sociedade. A antropologia e o estudo do outro A antropologia pode ser definida como o estudo do outro, mas podem ser mudadas vrias vezes, uma vez que depende do lugar onde est o eu. Foi na colonizao europia que surgiu antropologia, quando se toma conhecimento de civilizaes totalmente diferentes da Europa h uma grande necessidade de estud-las. A antropologia surge ento como uma cincia que estuda o povo selvagem. Esta sociedade comea a se extinguir e surge tambm uma discusso de qual ser o objeto de pesquisa da antropologia.

16 Nasce uma ideia, no mais estudar o outro, mas ao prprio homem em sua sociedade. Nesta discusso de objeto de estudo comea a surgir concepo de que a antropologia no estuda mais as sociedades exticas, mas a diferena, o estudo dirige-se para um outro cada vez mais prximo, no citando geograficamente, mas na mesma comunidade. Onde j existem muitas diferenas a serem estudadas, como religio, gneros, opo sexual, etc. O conceito de cultura e de representao social Um grande instrumento utilizado pela antropologia o conceito do outro, a partir deste meio que se pode identificar e analisar o outro. O conceito de cultura muito amplo e sugere muitos significados, uma vez que cada sociedade lhe impe uma concepo. Neste relatrio h um exemplo bastante detalhado de cultura (ver texto 12) e assim seguindo, pelas palavras de Geertz, pode-se afirmar que cultura uma teia de significados que o homem teceu, a partir da qual ele olha o mundo e se encontra preso nela. Outro grande instrumento que a antropologia utiliza a representao social. a figura que imposta pela sociedade ao indivduo e o torna integrante do grupo. Corpo, sade e doena. Na nossa sociedade o corpo tido como pertencendo ao domnio do conhecimento objetivo, portanto objeto das cincias biomdicas. Enquanto que a alma ou mente relegada ao domnio da religio ou psicologia. O que implica valores diferenciados das duas entidades. Na rea das cincias humanas, inmeros trabalhos, principalmente de origem antropolgica tm demonstrado que cada sociedade ou grupo apresenta formas bastante especfica de conceber e relacionar-se com o corpo. Em vrias sociedades, a separao entre o corpo e a alma inexistente: o corpo tido como um dos elementos constitutivos da pessoa. Os atributos sociais e espirituais so inseparveis do seu corpo fsico Reproduo biolgica e reproduo social A reproduo no somente a gerao de um novo ser, mas a continuidade de uma sociedade, ento cada grupo possui um significado diferente para explicar como se forma um novo ser. A concepo de hereditariedade contempla tanto os aspectos de ordem fsica, como aqueles de ordem social, isto , as crianas herdam dos pais biolgicos e ancestrais caractersticas fsicas e morais, bem como posies polticas e sociais.

17 Estrutura e funcionamento corporal Os limites corporais diferem para cada sociedade. Estes podem ser definidos pela medicina ou por outra crena. E est diretamente vinculada aos valores do grupo em questo. A concepo do funcionamento do corpo muito diferente da sociedade oriental para a sociedade ocidental. A concepo do corpo como uma espcie de mquina, no qual as partes que no funcionam podem ser substitudas s possvel em uma sociedade que privilegia os aspectos fsicos. As sociedades ocidentais que aderem ao paradigma bioenergtico acreditam que o corpo no formado apenas de matria, mas tambm de energia e que, portanto, um desequilbrio em um destes domnios leva a implicaes no outro. Neste sentido, as concepes sobre o funcionamento corporal determinam os tipos de recursos e prticas de cura aceitas em cada sociedade. Corpo e sociedade Cada sociedade impe marcas em seus membros, so elas fsicas estticas e comportamentais. Estas marcas tendem a influir em questes de classe social, idade, etnia e indicam estados passageiros ou permanentes nos indivduos. As marcas impostas pela sociedade exprimem modificaes tambm em movimentos, ou seja, os movimentos do corpo variam de acordo com a educao recebida. Sade e doena Sade e doena possuem realidades diferentes, segundo a biomedicina, uma vez que so tratados de maneiras diferentes em cada cultura. Segundo Auge (1986) a doena um objeto digno de investigao, pois coloca em relao o biolgico, o individual, o social e tambm o coletivo. As representaes de doena dependem de insero de seu significado na sociedade. Como afirma Herzlich, por ser um evento que ameaa ou modifica, s vezes irremediavelmente, nossa vida individual, nossa insero social, e, portanto, o equilbrio coletivo, a doena engendra sempre a necessidade de discurso, a necessidade de uma interpretao complexa e contnua da sociedade inteira.

18

CONCLUSO Pode-se concluir que o fenmeno de cultura muito mais amplo do que presume seu prprio criador o ser humano, atravs do qual tambm furto. Cada sociedade possui seu conceito de cultura com base histrica e filosfica de sua origem. A marcao de uma cultura tambm pode ser marcada por atitudes como preconceito, etnocentrismo ou ainda epnocentrismo, presentes hoje na maioria das comunidades e que pode, tambm comprometer a sobrevivncia das mesmas. Para que haja uma harmonia entre os indivduos de um mesmo grupo so necessrios que sejam criados alguns limites, so eles as regras ou valores sociais. Que proporcionam uma melhor qualidade de vida, uma vez que estes a valorizam. Atravs de uma exposio dialogada e leituras exaustivas dos textos propostos durante o semestre foi possvel desenvolver este relatrio reflexivo, contendo alm de uma sntese de cada obra, a opinio do (a) autor (a) do mesmo.

19

AUTO-AVALIAO Avaliao individual Conceito B, pois houve muita dedicao, participao dos debates e opinies coerentes perante o tema, embora no tenha lido todos os textos. Avaliao do grupo Conceito B, pelos mesmos motivos da avaliao individual, contendo algumas excees. Avaliao do professor Pode-se perceber um grande empenho por parte do professor, embora a turma no tenha correspondido.

Potrebbero piacerti anche