Sei sulla pagina 1di 43

Formao de Consultores Modulo SD

Caderno de Exerccios Parte 3

Formao de Consultores Modulo SD

ndice
Mdulo 1 Pricing Procedure (esquema de clculo)..............................................03 Mdulo 2 Tipos de condio e sequencia de acesso........................................05 Mdulo 3 Esquema de clculo e Tabela de condies......................................11 Mdulo 4 Tipos de condio e sequencia de acesso.......................................14 Mdulo 5 Configurao do Esquema de clculo...............................................16 Mdulo 6 Visao geral de imposto standard (no inclui localizao Brasil)....21 Mdulo 7 Introduo ao Faturamento................................................................24 Mdulo 8 Controlando tipos de documento.....................................................27 Mdulo 9 Notas de crdito / dbito e correo de fatura................................30 Mdulo 10 Fluxo de documentos no Faturamento..........................................34 Mdulo 11 Fatura sob comando (explicit billing), e lista de faturas..............37 Mdulo 12 Operaes de negcio especiais e regras contbeis....................41
.

Formao de Consultores Modulo SD

Mdulo 1 Pricing Procedure (esquema de clculo)


Responda resumidamente com sua interpretao as questes conceituais do mdulo 1.

Exerccio 1: Fale sobre o termo determinao de preo.

Exerccio 2: Fale sobre os tipos de condies preo.

Exerccio 3: Fale sobre tcnica de condies na determinao do preo. .

Formao de Consultores Modulo SD


Exerccio 4: Como determinado um esquema de clculo para um documento de vendas.

Formao de Consultores Modulo SD

Mdulo 2 Tipos de condio e sequencia de acesso


Exerccio 1: Criar tipo de condio.

1. Caminho para Criar tipo de condio. IMG Vendas e distribuio Funes bsicas Determinao do preo Controle da determinao de preo Definir tipos de condio Atualizar tipos de condio.

2. Criar tipo de condio ZC## com cpia da condio de preo standard PR00 Clicar no boto Posicionar entrar com o tipo de condio PR00 teclar ENTER marcar a linha do tipo de condio PR00 clicando a esquerda a linha ficar em amarelo clicar no boto copiar como.

3.

Alterar a descrio do campo onde aparece o tipo de condio PR00 para o novo nome da condio que esta sendo criada com o padro ZC##, no campo ao lado na descrio informar Preo ZC## teclar ENTERdepois clicar no boto salvar.

Anotar o nome da nova condio de preo:_____________________

Formao de Consultores Modulo SD


Exerccio 2: Criar seqncia de acesso.

IMG Vendas e distribuio Funes bsicas Determinao do preo Controle da determinao de preo Definir seqncias de acesso Atualizar seqncias de acesso.

1.

Criar seqncia de acesso ZS## com cpia da seqncia de acesso standard PR00

2.

Clicar no boto Posicionar entrar com a seqncia de acesso PR00 teclar ENTER marcar a linha da seqncia de acesso PR00 clicando a esquerda a linha ficar em amarelo clicar no boto copiar como.

3.

Alterar a descrio do campo onde aparece a seqncia de acesso PR00 para o novo nome da seqncia que esta sendo criada com o padro ZS##, no campo ao lado na descrio informar seqncia de acesso ZS## teclar ENTERconfirmar copiar todas as entradasmarcar a linha da nova seqncia de acesso e navegar pelos nveis de Acessos e camposdepois clicar no boto salvar. Anotar o nome da acesso:_____________________ nova seqncia de

Formao de Consultores Modulo SD


Exerccio 3: Associar seqncia de acesso ao tipo de condio

IMG Vendas e distribuio Funes bsicas Determinao do preo Controle da determinao de preo Definir tipos de condio Atualizar tipos de condio.

1.

Clicar no boto Posicionar entrar com o tipo de condio ZC## teclar ENTER clicar 2 vezes na linha para abrir detalhes da condio Alterar o contedo do campo Seq. De acesso para a seqncia criada no passo anterior de nome ZS## teclar ENTERclicar no boto salvar.

Formao de Consultores Modulo SD


Exerccio 4: Criar tipo de condio Desconto.

1. Caminho para Criar tipo de condio.


a.

IMG Vendas e distribuio Funes bsicas Determinao do preo Controle da determinao de preo Definir tipos de condio Atualizar tipos de condio.

2.

Criar tipo de condio ZK## com cpia da condio de preo standard K007 Clicar no boto Posicionar entrar com o tipo de condio K007 teclar ENTER marcar a linha do tipo de condio K007 clicando a esquerda a linha ficar em amarelo clicar no boto copiar como.

3.

4.

Alterar a descrio do campo onde aparece o tipo de condio K007 para o novo nome da condio que esta sendo criada com o padro ZK##, no campo ao lado na descrio informar Desconto ZK## teclar ENTERdepois clicar no boto salvar.

Anotar o nome da nova condio de preo:_____________________

Exerccio 5: Criar seqncia de acesso.


8

Formao de Consultores Modulo SD


IMG Vendas e distribuio Funes bsicas Determinao do preo Controle da determinao de preo Definir seqncias de acesso Atualizar seqncias de acesso.

4.

Criar seqncia de acesso ZK## com cpia da seqncia de acesso standard K007

5.

Clicar no boto Posicionar entrar com a seqncia de acesso K007 teclar ENTER marcar a linha da seqncia de acesso K007 clicando a esquerda a linha ficar em amarelo clicar no boto copiar como.

6.

Alterar a descrio do campo onde aparece a seqncia de acesso K007 para o novo nome da seqncia que esta sendo criada com o padro ZK##, no campo ao lado na descrio informar seqncia de acesso ZK## teclar ENTERconfirmar copiar todas as entradasmarcar a linha da nova seqncia de acesso e navegar pelos nveis de Acessos e camposdepois clicar no boto salvar. Anotar o nome da acesso:_____________________ nova seqncia de

Formao de Consultores Modulo SD


Exerccio 6: Associar seqncia de acesso ao tipo de condio

IMG Vendas e distribuio Funes bsicas Determinao do preo Controle da determinao de preo Definir tipos de condio Atualizar tipos de condio.

2.

Preo - Clicar no boto Posicionar entrar com o tipo de condio ZC## teclar ENTER clicar 2 vezes na linha para abrir detalhes da condio Alterar o contedo do campo Seq. De acesso para a seqncia criada no passo anterior de nome ZS## teclar ENTERclicar no boto salvar.

3.

Desconto - Clicar no boto Posicionar entrar com o tipo de condio de desconto ZK## teclar ENTER clicar 2 vezes na linha para abrir detalhes da condio Alterar o contedo do campo Seq. De acesso para a seqncia criada no passo anterior de nome ZK## teclar ENTERclicar no boto salvar.

10

Formao de Consultores Modulo SD

Mdulo 3 Esquema de clculo e Tabela de


condies
Exerccio 1: Criar tabela de condio.

IMG Vendas e distribuio Funes bsicas Determinao do preo Controle da determinao de preo Definir tabelas de condies Criar tabelas de condies.

1.

Criar tabela de condio informando o cdigo da tabela com intervalo e descrio a ser definido pelo instrutor (utilizar intervalos vazios acima do 700) e teclar ENTER.

2.

A nova tabela poder ser criada com cpia de uma j existente ou ento ser criada do zero com os campos a serem informados pelo instrutor como por exemplo: Org. Vendas (VKORG-Org.vendas) Canal de distribuio (VTWEG-Canal distrib) Tipo de documento SD AUARTTipo de ordem Cliente (KUNNR-Cliente) / Material (MATNR-Material).

11

Formao de Consultores Modulo SD

3. Clicar no boto gerar e depois salvar a tabela

Anotar o cdigo da nova tabela de condio:_____________________

Exerccio 2: Associar tabela de condio seqncia de acesso. IMG Vendas e distribuio Funes bsicas Determinao do preo Controle da determinao de preo Definir seqncias de acesso Atualizar seqncias de acesso.

1.

Clicar no boto posicionar informar o cdigo da seqncia de acesso gerada anteriormente ZS##marcar a linha da seqncia de acesso ZS## clicar na opo Acessos que estar mais a esquerda na arvore estrutura dilogoira aparecer a esquerda a seqncia das tabelas j utilizadas que vieram com cpia da referencia utilizada anteriormente PR00 clicar no boto entradas novas e inserir no campo Nr a linha 1 informar na coluna a direita do NR inserido o nmero da tabela de condio criada anteriormentemarcar a coluna Exclusivo com um flagdar Enter marcar a linha e clicar na coluna campos que esta na estrutura de dilogo e observar se no existe nenhuma legenda diferente de azul ou verde, caso tenha vermelho ser um log de erro e dever ser avisado ao instrutorao final gravar a associao e informar dados adicionais caso sejam solicitados

12

Formao de Consultores Modulo SD

2.

Repetir o passo para a condio de desconto ZK## - Clicar no boto posicionar informar o cdigo da seqncia de acesso gerada anteriormente ZK##marcar a linha da seqncia de acesso ZK## clicar na opo Acessos que estar mais a esquerda na arvore estrutura dilogoira aparecer a esquerda a seqncia das tabelas j utilizadas que vieram com cpia da referencia utilizada anteriormente K007 clicar no boto entradas novas e inserir no campo Nr a linha 1 informar na coluna a direita do NR inserido o nmero da tabela de condio criada anteriormentemarcar a coluna Exclusivo com um flagdar Enter marcar a linha e clicar na coluna campos que esta na estrutura de dilogo e observar se no existe nenhuma legenda diferente de azul ou verde, caso tenha vermelho ser um log de erro e dever ser avisado ao instrutorao final gravar a associao e informar dados adicionais caso sejam solicitados

Exerccio 3: A regra para associao de tabelas de condio a uma seqncia de acesso dever ser da mais geral para a mais especfica? Por qu?

13

Formao de Consultores Modulo SD

Mdulo 4 Tipos de condio e sequencia de acesso


Exercicio 1 : Criar condies com regras de escala IMG Vendas e Distribuio Funes Bsicas Determinao de preo Controle da determinao de preo Definir tipos de condies Atualizar tipos de condio

Clicar no boto posicioar entrar com a condio de preo ZC## e/ou desconto ZK## gerada anteriormente clicar no boto detalhes localizar o campo Val. Ref. na pasta de escalas entrar com o parmetro da letra C para escala em quantidade
1.

Criar registro de condio para a condio que agora tem a regra por escala entrar na transao VK11 entrar com o tipo de condio dar Enter escolher a chave de acesso para cadastro entrar com os dados solicitados clicar na linha do registro de condio clicar no boto de escalas na barra de botes da tela entrar com os valores por intervalo de qtde salvar registro de condio, utilizar a regra crescente ou decrescente a que preferir,somente observar os cadastros para cada regra
2.

Ex: qtde 100 preo 10,00 qtde 200 preo 8,00 qtde 250 preo 5,00

14

Formao de Consultores Modulo SD

Exercicio 2 : Delimitando valores para os tipos de condio IMG Vendas e Distribuio Funes Bsicas Determinao de preo Controle da determinao de preo Definir tipos de condies Determinar limites superiores/inferiores para condies Clicar no boto posicionar entrar com a condio de preo e/ou desconto dar ENTER entrar com os valores para as colunas de valor inferior e superior salvar
1.

15

Formao de Consultores Modulo SD

Mdulo 5 Configurao do Esquema de clculo


Exerccio 1: Definindo esquemas para clientes

IMG Vendas e Distribuio Funes Bsicas Determinao de preo Controle da determinao de preo Definir esquema de clientes
1.

Clicar em entradas novas entrar com cdigo e descrio a ser informada pelo instrutor.

Exerccio 2: Definindo esquemas para documentos

IMG Vendas e Distribuio Funes Bsicas Determinao de preo Controle da determinao de preo Definir esquema de documentos

1.

Clicar em entradas novas entrar com cdigo e descrio a ser informada pelo instrutor.

16

Formao de Consultores Modulo SD


Exerccio 3: Atribuindo esquemas de documentos aos documentos de vendas IMG > Vendas e Distribuio > Funes Bsicas > Determinao de preo > Controle da determinao de preo > Atribuir esquema de documentos para tipos de ordem

1.

Clicar no botao posicionar entrar com o tipo de documento de venda criada nos captulos anteriores clicar no boto modificar atribuir o esquema de documento criado no passo anterior.

Exerccio 4: Atribuindo esquemas de documentos aos documentos de faturamento IMG Vendas e Distribuio Funes Bsicas Determinao de preo Controle da determinao de preo Atribuir esquema de documentos para tipos documento de faturamento.

1.

Clicar no botao posicionar entrar com o tipo de documento de faturamento criado nos captulos anteriores clicar no boto modificar atribuir o esquema de documento criado no passo anterior.

17

Formao de Consultores Modulo SD


Exerccio 5: Criando os esquemas de clculo

IMG Vendas e Distribuio Funes Bsicas Determinao de preo Controle da determinao de preo Definir e atribuir esquemas de clculo Atualizar esquema de clculo de custos

1.

Clicar no boto posicionar entrar com a pricing de referencia RVAA01 marcar a linha deste esquema de clculo clicar no boto copiar como entrar com o nome do novo esquema de clculo ZVAA## e descrio Preo ## clicar no boto copiar todas as entradas

Exerccio 6: Associar tipos de condio de preos, descontos e imposto ao esquema de clculo gerados anteriormente ZVAA## e descrio Preo ##

IMG Vendas e Distribuio Funes Bsicas Determinao de preo Controle da determinao de preo Definir e atribuir esquemas de clculo Atualizar esquema de clculo de custos
1.

Clicar no boto posicionar entrar com a pricing ZVAA## incluir novos tipos de condio ex: ZC##, ZK## e MWST

2. Seguir informaes do instrutor para incluir tipos de condies criados anteriormente ex: preos e descontos.

18

Formao de Consultores Modulo SD


Exerccio 7: Definindo a determinao dos esquemas de clculo IMG Vendas e Distribuio Funes Bsicas Determinao de preo Controle da determinao de preo Definir e atribuir esquemas de clculo Definir a determinao do esquema de clculo de custos

1.

Clicar no boto entradas novas e entrar com os dados solicitados para cada coluna.

2. Obs: na coluna mais a direita Tipo de condio entrar com o nome da condio de preo criada anteriormente no exerccio sobre tipos de condio ZP##

3. Criar registros de condio para preos e impostos

19

Formao de Consultores Modulo SD


Exercicio 8 : Criar pedido de venda e analisar resultados dos exercicios anteriores Criar ordem de vendas atravs da transao VA01 entrar com o tipo de documento entrar com cliente escolher a area de vendas entrar com material e qtde
1.

Marcar o item clicar em detalhes do item seguir para a pasta condies analisar resultados das condies com regras de escalas
2.

Tentar entrar com valores para a condio que permita entrada manual com valores inferiores e superiores ao permitido ZC## ou ZK##.
3.

20

Formao de Consultores Modulo SD

Mdulo 6 Visao geral de imposto standard SAP(no


inclui localizao Brasil)
Exerccio 1: Analisando tipos de condio de imposto IMG Vendas e distribuio Funes bsicas preo Controle da determinao de preo condio Atualizar tipos de condio Determinao do Definir tipos de

1.

Clicar no boto posicionar entrar com o tipo de condio MWST dar ENTER observar campos para o tipo de condio de impostos.

Exerccio 2: Analisando determinao dos impostos

1. Acessar a transao VK13 para exibio dos dados do tipo de condio MWST

Logstica Vendas e distribuio Dados mestre Condies Seleo via tipo de condio Exibirentrar com o tipo de condio MWST Teclar ENTERbuscar a chave por impostos nacionais marcar e dar ENTER

21

Formao de Consultores Modulo SD


Exibir dados mestre do cliente XD03 entrar com nmero do cliente informar dados organizacionais seguir at a pasta faturamentoverificar cdigo de imposto determinado

2.

3.

Exibir dados mestre do material transao MM03 informar cdigo do material informar dados organizacionais seguir at a pasta vendas 2 verificar cdigo de imposto determinado

4.

Entrar com os dados solicitados Pas, Classificao fiscal do cliente e classificao fiscal do materialobservar a alquota cadastrada.

22

Formao de Consultores Modulo SD

Exerccio 3: Criar pedido e verificar a determinao do imposto 1. Transao VA01 informar tipo de documento, cliente, rea de vendas material e qtde.

2.

Clicar no detalhe do item na pasta condies e verificar a determinao do imposto atravs do tipo de condio MWST, marcar a linha da condio e clicar no boto mais abaixo de registro de condio

23

Formao de Consultores Modulo SD

Mdulo 7 Introduo ao Faturamento


Exerccio 1: Estrutura de um documento de faturamento IMG Vendas e Distribuio Faturamento Documentos de faturamento Definir tipo de documento de faturamento Definir tipo de documento de faturamento

Clicar no botao posicionar entrar com o tipo de faturamento F2 observar alguns detalhes do tipo de dos de faturamento:
1.

Intervalo de numerao.

Categoria do documento de SD que classifica fatura , nota de credito.

Bloqueio da contabilidade. Tipo de documento para FI. Tipo de faturamento de estorno

Exerccio 2: Criar um novo tipo de documento de faturamento IMG Vendas e Distribuio Faturamento Documentos de faturamento Definir tipo de documento de faturamento Definir tipo de documento de faturamento Clicar no botao posicionar entrar com o tipo de faturamento de acordo com o cenrio a ser criado ex: venda normal tipo de fatura F2 dar ENTER clicar no boto copiar como entrar com novo tipo de documento de faturamento ZF## gravar dos.
1.

24

Formao de Consultores Modulo SD

Exerccio 3: Unidades organizacionais em FI relevantes para a integrao SD-FI IMG Estrutura do empreendimento Atribuio Vendas e distribuio Atribuir organizao de vendas empresa clicar boto posicionar entrar com a org.,. de vendas dar ENTER observar a empresa que esta associada.

IMG Estrutura do empreendimento Atribuio Logstica geral Atribuir centro empresa clicar boto posicionar entrar com o centro dar ENTER e observar empresa associada que devera ser comum a empresa da organizao de vendas pois obedecem as mesmas regras de plano de contas.

((Caminho pelo modulo de FI para assocair empresa ao plano de contas que posteriormente sera utilizado no fluxo contabil de SD)) Contabilidade financeira Contabilidade geral Contas do Razo Dados mestre Preparar Atribuir empresa a plano de contas clicar boa posicionar e observar a empresa e seu plano de contas associado

25

Formao de Consultores Modulo SD


Exercicio 4: Estruturas organizacionais FI x SD Uma organizao de vendas pode ser atribuda a mais de uma empresa, s/n por qu?

Um centro logstico pode estar associado a uma empresa e a organizao de vendas a uma empresa diferente desta primeira s/n por qu?

26

Formao de Consultores Modulo SD

Mdulo 8 Controlando tipos de documento


Exerccio 1: Faturamento baseado em Remessa

IMG Vendas e distribuio Venda Documentos de vendas Item do documento de vendas Definir categorias de item clicar no botao posicionar entrar com a categoria de item TAN teclar ENTER clicar no botao de detalhes verificar o campo Relev. Para faturamento
1.

Anotar o codigo e descricao desta relevancia:____________________________

Criar fluxo de venda normal atraves da VA01 na sequencia criar documento de remessa VL01N ate conclui-lo faturar atraves da VF01 gravar documento de faturamento entrar no item do faturamento e observar o documento de referencia/modelo o documento devera ser o fornecimento.
2.

Verificar tipo de faturamento relacionado a remessa IMG Vendas e distribuio Venda Documentos de vendas Cabealho de documento de vendas Definir tipos de doc.vendas clicar no botao posicionar entrar com o tipo de documento de vendas TT ou similar e observar o tipo de faturamento relacionado a Remessa
3.

27

Formao de Consultores Modulo SD


Exerccio 2: Faturamento baseado em ordem IMG Vendas e distribuio Venda Documentos de vendas Item do documento de vendas Definir categorias de item clicar no botao posicionar entrar com a categoria de item REN teclar ENTER clicar no botao de detalhes verificar o campo Relev. Para faturmento
1.

Anotar o codigo e descricao desta re levancia:____________________________

Exerccio 3: Verificando o intervalo de numerao do documento de faturamento

IMG Vendas e distribuio Venda Faturamento Documentos de faturamento Definir tipo de documento de faturamento Definir tipo de documento de faturamentoclicar no boto posicionar entrar com o tipo de documento de faturamento ex: F2 e/ou ZF## observar campo intervalo de numerao interna anotar o numero do intervalo
1.

28

Formao de Consultores Modulo SD


2. Verificar o intervalo para numerao do documento de faturamento IMG Vendas e distribuio Venda Faturamento Documentos de faturamento Definir intervalos de numerao para docs.faturamento clicar no boto subintervalos procurar pela barra de rolagem o intervalo anotado no passo anterior anotar o intervalo de numerao

Anotar os valores das colunas do numero, no ate e posicao atual da numeracao: _____________ ______________ _______________

29

Formao de Consultores Modulo SD

Mdulo 9 Notas de crdito / dbito e correo de


fatura
Exercicio 1: Verificando documentos de nota de debito e notas de credito

IMG Vendas e distribuio Venda Documentos de vendas Definir tipos de doc.vendas clicar no botao posicionar e exibir documento de venda G2 e depois L2 observar tipo de faturamento relacionado a ordem observar campo categoria do documento de SD.
1.

2. Verificar determinacao da categoria de item para os documentos de nota de credito e nota de debito. IMG Vendas e distribuio Venda Documentos de vendas Item do documento de vendas Atribuir categorias de item clicar no boto posicionar e entrar com o tipo de doc. De vendas (G2 e L2) e grupo de categoria de item NORM para os tipos de documentos G2 e L2 anotar as categorias de item para cada um dos documentos.

Categoria para o tipo de doc G2:_________

Categoria para o tipo de doc L2:_________

30

Formao de Consultores Modulo SD


Exercicio 2: Criar nota de crdito
1.

Utilizar transacao VA01 tipo de documento de vendas G2 Entrar com o codigo do cliente Entrar com material e qtde e/ou valor bloqueios de cabecalho que impecam o

Verificar possiveis faturamento e retira-los

1.

Gerar fatura de nota de credito atraves da VF01 Entrar com documento de referencia (ordem de venda) Dar enter e gravar documento Observar lancamentos contabeis para a nota de credito

31

Formao de Consultores Modulo SD


Exercicio 3: Criar documento de nota de debito
2.

Utilizar transacao VA01 tipo de documento de vendas L2 Entrar com o codigo do cliente Entrar com material e qtde e/ou valor bloqueios de cabecalho que impecam o

Verificar possiveis faturamento e retira-los 3.

Gerar fatura de nota de credito atraves da VF01 Entrar com documento de referencia (ordem de venda) Dar enter e gravar documento Observar lancamentos contabeis para a nota de credito

Exercicio 4: Criar nota de crdito com documento de faturamento


32

Formao de Consultores Modulo SD


bloqueado IMG Vendas e distribuio Venda Faturamento Documentos de faturamento Definir tipo de documento de faturamento Definir tipo de documento de faturamentoclicar no boto posicionar entrar com o tipo de documento de faturamento ex: G2 e/ou ZG##teclar ENTER observar o campo Blq. Contabilidade na aba controle geral marque caso o mesmo esteja em branco.
1.

2. Criar fluxo de nota de crdito conforme passos anteriores do esxercicio 2 deste mdulo.

3. Observar que no momento do faturamento a fatura foi gerada porem sem documento contbil, a liberacao podera ser efetuada pela transacao VFX3.

4. Observar que o bloqueio ocorreu devido a configuracao efetuada no passo 1, impedindo somente que contabilizacao de credito ocorresse e no impediu que a fatura fosse gerada.

33

Formao de Consultores Modulo SD

Mdulo 10 Fluxo de documentos no Faturamento


Exercicio 1: Exibir pela VA03 nota de debito (L2) do exercicio anterior 1. Entrar na transacao com o numero do documento de venda e clicar no fluxo de documentos. 2. Exibir dados de cabecalho da ordem de vendas e anotar o tipo de documento 3. Exibir detalhes do item e exibir categoria de item

4.

Descrever caminho para controle de copia no IMG para faturamento

5. Descrever documento e item de origem bem como documento e item de destino para o controle de copia

34

Formao de Consultores Modulo SD


Exercicio 2: Exibir pela VA03 nota de credito (G2) do exercicio anterior 1. Entrar na transacao com o numero do documento de venda e clicar no fluxo de documentos. 2. Exibir dados de cabecalho da ordem de vendas e anotar o tipo de documento 3. Exibir detalhes do item e exibir categoria de item

4.

Descrever caminho para controle de copia no IMG para faturamento

5. Descrever documento e item de origem bem como documento e item de destino para o controle de copia

35

Formao de Consultores Modulo SD


Exercicio 3: Exibir pela VA03 o documento de venda (exercicio 1 passo 2 do Modulo 8) venda normal TT. 1. Entrar na transacao com o numero do documento de venda e clicar no fluxo de documentos. 2. Exibir dados de cabecalho da ordem de vendas e anotar o tipo de documento 3. Exibir detalhes do item e exibir categoria de item

4.

Descrever caminho para controle de copia no IMG para faturamento

5. Descrever documento e item de origem bem como documento e item de destino para o controle de copia

36

Formao de Consultores Modulo SD

Mdulo 11 Fatura sob comando (explicit billing), e


lista de faturas
Exercicio 3: Criar ordem de vendas com split de itens no faturamento

1. Utilizar transao VA01 Entrar com tipo de pedido TT e/ou similar para venda normal.

Entrar com cdigo do cliente.

2. Entrar com cdigo do material para o primeiro item. Entrar com qtde para primeiro item.

Entrar com uma condio de pagamento na pasta de faturamento para o primeiro item.

3. Entrar com cdigo para material para o segundo item

Entrar com qtde para primeiro item.

Entrar com uma condio de pagamento na pasta de faturamento para o segundo item diferente da condio do primeiro item.

37

Formao de Consultores Modulo SD

4. Verificar se os demais dados para o pedido esto ok preo, determinao de centro, local de expedio etc esto corretas

5. Salvar o documento e anotar o numero do pedido de venda ________________________________________________

38

Formao de Consultores Modulo SD


Exercicio 2: Criar Remesa para a ordem de vendas criada no exercicio antrerior.

1. Utilizar a transao VL01N

Informar Local de Expedio

Informar Data de remessa

Informar numero do pedido de vendas

2. Fazer picking para os itens da remessa e confirmar OT caso seja nessrio.

3. Dar sada de mercadoria concluindo assim a bx do estoque e o documento de remessa.

4. Anotar numero da remessa:___________________

39

Formao de Consultores Modulo SD


Exercicio 3: Criar documento de faturamento coletivo

1. Utilizar a transao VF04 processamento de faturamento a fazer Entrar com data para faturamento (intervalo)

Entrar com cdigo do emissor da ordem

Marcar na pasta dados a selecionar somente referente a ordens 2. Observar possveis mensagens de processamento de split

3. Analisar regra de split/partio e descrever resumidamente o critrio aplicado.

4.

Anotar numero das faturas geradas.

40

Formao de Consultores Modulo SD

Mdulo 12 Operaes de negcio especiais e


regras contbeis
Exercicio 1: Verificar parmetros para referencias de numerao na fatura. 1. IMG Vendas e distribuio Faturamento Documentos de faturamento Atualizar controle de cpia para docs.faturamento Controle de cpia: nota de remessa doc.faturamento 2. Verificar controle de cpia entre documento de remessa LF (origem) e fatura (destino) F2 ou similares criados durante os exercicios anteriores. 3. Observar detalhes do controle de cpia para o cabealho, em especial para os campos nr de atribuio e nr de referencia, abrir opes do campo e observar detalhes.

Exercicio 2: Modificar o controle de cpia do exercicio anterior alterando o campo de referncia para o parmetro de letra A nr da ordem do cliente. 1. IMG Vendas e distribuio Faturamento Documentos de faturamento Atualizar controle de cpia para docs.faturamento Controle de cpia: nota de remessa doc.faturamento 2. Verificar controle de cpia entre documento de remessa LF (origem) e fatura (destino) F2 ou similares criados durante os exercicios anteriores.

41

Formao de Consultores Modulo SD


3. Criar fluxo de venda normal atravs da VA01. Entrar tipo de pedido ex: TT e/ou similar. Entrar cliente e area de vendas Entrar material e qtde

Observar determinaes automticas de preos e demais dados importantes.

Gravar ordem de venda e anotar numerao_______________

4. Criar Remessa pela Vl01n confirmar picking e dar saida de mercadoria, caso necessrio gerar OT.

Anotar nr da remessa: __________

5. Criar documento de faturamento pela VF01 com referencia a remessa criada anteriormente.

6. Observar campo de referencia criado no cabealho da fatura.

42

Formao de Consultores Modulo SD


Exercicio 3: Verificar detalhes para os parmetros de determinao de contas em SD 1. Analisar fluxo de vendas para o exercicio 2 do mdulo 11 passo 3.

2. Entrar na transao VF03 com o nmero da fatura do fluxo anterior ir para o menu no cabealho e avaliar determinao de conta na opo (Ambiente, analise de classificao contbil, contas de receita). 3. Fazer um paralelo da analise da determinao da conta pela VF03 com a tela de parametrizao da transao VKOA que cadastra os registros de condio para determinao da conta contbil. 4. Seguir procedimento do instrutor para analise da determinao de contas.

43

Potrebbero piacerti anche