Sei sulla pagina 1di 32

PERODO PS-TRANSPLANTE

Cristina Castro Reviso: Dra. Maria Cristina Ribeiro de Castro Transplante Mdica Nefrologista da Unidade de Transplante Faculdade Renal do Hospital das Clnicas da Faculdade de Medicina da Universidade de So Paulo.

www.abto.org.br www.abto.org.br abto@abto.org.br

Manual de Transplante Renal foi produzido e editado pelo Grupo Lopso de Comunicao Ltda. com apoio institucional de Novartis Biocincias. Diretora Geral Ana Maria Sodr Diretora Administrativa Fernanda Sodr Autoria Helga Bergold Assessoria Mdica Dr. Ren Gross Criao e Diagramao Andr Teixeira, Hudson Calasans, Iuri P. Augusto, Meire Vaccari Depto. Comercial Cristiana Domingos Produo Tatiana Perri Reviso Cientfica Dra. Maria Cristina R. de Castro Reviso Ortogrfica Isabel Gonzaga Tiragem 5.000 exemplares. Calada das Palmas, 20, 2 andar C. C. Alphaville. CEP 06453-000. Barueri - SP Fone: (11) 6014-5400 Fax: (11) 6014-5420 O contedo desta publicao de responsabilidade do Grupo Lopso de Comunicao.

Sumrio
A recuperao imediata no ps-transplante ......................................................... 4 Cuidados durante a recuperao hospitalar .......................................................... 6 Alta hospitalar ....................................................................................................... 6 Medicamentos .................................................................................................... 10 Complicaes ...................................................................................................... 12 Rejeio ................................................................................................................ 12 Tipos de rejeio .................................................................................................. 13 Infeco ............................................................................................................... 13 Complicaes cirrgicas ...................................................................................... 15 Casos de urgncia ................................................................................................ 15 Qualidade de vida no ps-transplante ................................................................. 17 A vida no ps-transplante .................................................................................... 17 Recomendaes que devem ser seguidas em casa ............................................. 18 No trabalho ......................................................................................................... 19 Cuidados gerais .................................................................................................. 20 Orientao alimentar .......................................................................................... 22 Acompanhamento psicolgico ........................................................................... 24 Perguntas mais freqentes (FAQ) ....................................................................... 25 Referncias Bibliogrficas ................................................................................... 30

Esse material destina-se a orientao de pacientes renais crnicos e transplantados renais. Objetiva esclarecer as dvidas bsicas que ocorrem no perodo ps-transplante renal.

Ps-transplante
4
Manual de Transplante Renal

A recuperao imediata no ps-transplante


Aps a realizao da cirurgia, inicia-se o perodo de recuperao imediata do transplante renal, que geralmente leva de cinco a sete dias. Nessa primeira fase, o paciente pode necessitar passar um ou dois dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), ou na unidade semiintensiva do hospital, embora isso no seja necessrio na maioria das vezes. A seguir, o paciente encaminhado ao setor de internao geral, onde pode ficar por uma semana ou mais, quando ento recebe a alta hospitalar e encaminhado para acompanhamento ambulatorial. No ps-operatrio imediato, o paciente dispe de mdico e pessoal de enfermagem disponveis nas 24 horas do dia. Nessa fase o paciente deve pedir todos os esclarecimentos que necessita, inclusive sobre os pro-

cedimentos que esto sendo nele realizados. O paciente ser avaliado atravs de aparelhos apropriados: seu estado clnico observado, exames laboratoriais realizados e suas funes vitais controladas. r Respirao: em alguns casos raros pode ser necesRespirao: sria a manuteno da respirao por aparelho aps a cirurgia do transplante, mas de maneira geral, o paciente j chega unidade respirando espontaneamente, sem ajuda de aparelhos. r Alimentao: aps um perodo de 8 a 12 horas de Alimentao: jejum, se houver condies clnicas, o paciente j pode se alimentar com dietas leves. r Medicamentos: administrao intravenosa de soros, Medicamentos: alm de medicaes para evitar dor, infeces e rejeio sero administradas inicialmente pela veia e depois por via oral. r Drenagem: eventualmente haver a colocao de um Drenagem: dreno (pequeno tubo) no corte cirrgico a fim de eliminar sangue e lquidos acumulados. r Sonda vesical: ser inserida durante a cirurgia com o objetivo de facilitar a eliminao da urina. A quantidade de urina eliminada ser computada diariamente. A sonda vesical retirada na maioria dos servios entre o 5 e o 7 dia, mas pode ser necessria a sua manuteno por mais tempo. Os sinais de alarme para infeco ps-operatria so febre (acima de 380C), inchao, calor, vermelhido (rubor) no local operado, ardncia ao urinar, tosse, dificuldade para respirar e diarria.

Manual de Transplante Renal

Ps-transplante
5

Cuidados durante a recuperao hospitalar

Ps-transplante
6
Manual de Transplante Renal

Aps a cirurgia, iniciam-se os cuidados mdicos que vo durar por toda a vida do transplantado. Exames clnicos, laboratoriais e de imagens so feitos de acordo com o protocolo de cada servio e segundo a necessidade de cada caso. Ocorrero tambm visitas dirias de mdicos, cirurgies, enfermeiros, nutricionistas e, se necessrio, fisioterapeutas.

Alta hospitalar
r A alta ocorre em geral aps uma semana de cirurgia, mas vai depender da recuperao de cada paciente. r A enfermeira dar orientaes importantes quanto ao acompanhamento ambulatorial, indicando cuidados especficos, em relao medicao prescrita, exames laboratoriais, datas de retorno em consulta etc. Para o sucesso do transplante, necessrio que todas essas orientaes sejam rigorosamente cumpridas. r A retirada de pontos ocorre entre 7 e 10 dias aps a cirurgia.

Aps a alta, o transplantado faz exames clnicos e laboratoriais semanalmente, durante os primeiros 30 dias, e depois disso duas vezes por ms. Os trs primeiros meses so os mais difceis e perigosos, porque quando ocorre o maior nmero de rejeies e de complicaes infecciosas. A partir do terceiro ms, iniciamse os exames mensais por um perodo de seis meses. E assim o controle vai se espaando, conforme a evoluo clnica do paciente, a rotina do servio e a situao do enxerto renal. Aps o transplante renal, os pacientes precisam estar cientes dos enormes riscos de perda do transplante e de complicaes, decorrentes do uso insuficiente, inadequado ou no supervisionado dos medicamentos imunossupressores, mesmo aps muitos anos de transplante. Por causa desses riscos so realizados exames e consultas por toda a vida. Nenhuma alterao de medicao ou introduo de novos medicamentos deve ser feita sem autorizao mdica.

Manual de Transplante Renal

Ps-transplante
7

Ps-transplante
8
Manual de Transplante Renal

Alguns sinais clnicos podem ser acompanhados pelo prprio paciente em casa aps a alta: r Freqncia cardaca: com dois dedos da mo direita ou esquerda (indicador e dedo mdio), localizar a artria pulsando, junto parte interna do punho, do lado do polegar. Quando sentir a artria (pulsao) devese iniciar a contagem dos batimentos durante o perodo de um minuto. O normal para o adulto de 60 a 80 batimentos por minuto. importante verificar a freqncia cardaca algumas vezes antes e depois de alguma atividade de maior esforo, e anotar os dados para levar ao mdico nas prximas consultas; r Freqncia respiratria: verificar a freqncia respiratria colocando a mo sobre o trax. Respirar normalmente. Cada vez que inspirar (puxar o ar para dentro do pulmo) contar como uma vez. Isto dever ser feito tambm durante um minuto (no adulto, em geral, os valores normais variam de 16 a 20 vezes por minu-

to). Tambm importante fazer isto algumas vezes, anotar os dados para levar nas prximas consultas; r Temperatura: normalmente ela poder ser observada pela manh e tarde, nos primeiros meses aps o transplante. Verificar sempre que sentir alterao da temperatura corporal (muito calor ou calafrios) e anotar sempre estes dados. Se a temperatura permanecer por vrias horas acima de 37,50C, avisar o mdico ou enfermeiro da equipe. Jamais tomar qualquer medicamento antes de contatar com o mdico; r Dieta e peso: verificar o peso trs vezes por semana, dando preferncia ao horrio da manh. Um aumento superior a um quilo por dia indicar, provavelmente, acmulo de lquidos. preciso evitar o aumento excessivo de peso e a ingesto exagerada de sal e de acar aps o transplante.

Manual de Transplante Renal

Ps-transplante
9

Ps-transplante
10
Manual de Transplante Renal

Medicamentos
Ao tomar corretamente os medicamentos o transplantado estar construindo o pilar bsico do sucesso do seu transplante. Portanto importante: r Tomar as medicaes rigorosamente como foram prescritas (quantidade e horrios). Verificar a dose, a hora e os dias em que devem ser tomados. No deixar de tomar nenhuma das doses sem ordem do mdico da equipe de transplante; r Caso haja esquecimento, tomar logo que lembrar, se ainda estiver no mesmo dia. Nunca tomar a dose em dobro. Ao errar a dose, anotar o fato e comentar com o mdico na prxima consulta;

r Jamais tomar qualquer medicao que no tenha sido prescrita; r Levar sempre consigo a sua ltima receita; r Manter sempre as medicaes em suas embalagens originais; r Aprender os nomes dos medicamentos e saber para que eles servem; r Ter sempre pelo menos uma caixa de reserva de cada medicamento;

r No guardar os frascos ou caixas vazias ou com prazo de validade vencido; r No trocar os medicamentos de caixa e tampouco junt-los com outros; r Caso surjam efeitos imprevistos como vmitos, urticria, dor de cabea, dor de estmago, anot-os e informar imediatamente o mdico.

Manual de Transplante Renal

Ps-transplante
11

r Guardar a medicao de maneira ordenada, limpa e seca, protegida da luz, do calor e da umidade;

Ps-transplante
12
Manual de Transplante Renal

Complicaes
Rejeio
Um dos principais problemas aps o transplante a rejeio. O sistema imunolgico protege o organismo de infeces e de tudo que lhe for estranho. As clulas deste sistema percorrem cada parte do corpo procurando e conferindo se existe algo diferente do que elas esto acostumadas a encontrar. Estas clulas identificam o rgo transplantado como sendo algo diferente do resto do corpo e ameaam destru-lo. Para evitar a rejeio necessrio usar a medicao imunossupressora por toda a vida. ela que ajudar a confundir o sistema imunolgico para que este no rejeite o rgo transplantado. Nos primeiros dias aps o transplante as doses so maiores, depois vo sendo diminudas pouco a pouco. Mesmo tomando esta medicao possvel ocorrer uma rejeio aguda. Mas isto no significa que o paciente vai perder o transplante, pois existem tratamentos anti-rejeio.

Tipos de rejeio
Rejeio hiperaguda: ocorre nas primeiras 24 horas do ps-transplante, ou at mesmo durante a cirurgia. quando o receptor apresenta anticorpos dirigidos contra o rim transplantado antes mesmo do transplante, causando a perda rpida e irreversvel do rgo; Rejeio aguda: ocorre a partir do 3 dia aps o transplante, podendo acontecer a qualquer momento no curso do ps-transplante, sendo mais comum nos trs primeiros meses. o tipo mais comum de rejeio precoce, e a nica para a qual existe tratamento efetivo; Rejeio crnica: ocorre ao longo da evoluo do transplante, levando perda funcional lenta e progressiva do rim transplantado. A presena de protenas na urina um indicador desta situao, sendo seguida por um aumento da creatinina do sangue. H maior chance de ocorrer nos transplantes feitos a partir de doadores mortos, de doadores vivos no relacionados e em pacientes que apresentam episdios de rejeio aguda.

Infeco
O uso de medicamentos imunossupressores torna o receptor mais suscetvel ao aparecimento de infeces. Estes quadros infecciosos podem ser de origem bacteriana, viral, fngica (micoses) ou de outros microorganismos menos freqentes. Para prevenir as infeces utilizam-se antibiticos de amplo espectro (por via endovenosa ou oral), imediatamente antes e depois da cirurgia e pelo tempo que for necessrio.

Manual de Transplante Renal

Ps-transplante
13

O perodo ps-transplante, em relao s infeces, dividido em trs fases: transplante, r At seis semanas aps o transplante quando as infeces so, na sua maioria, secundrias ao procedimento cirrgico. A ferida operatria e o trato urinrio so locais mais freqentes de infeco; r De 6 semanas a 6 meses quando h predomnio meses, das infeces oportunistas. durante este perodo que o risco de desenvolver tuberculose e infeco por citomegalovrus (CMV) mais elevado; r A partir dos seis meses aps o transplante quantransplante, do podem ocorrer infeces semelhantes populao em geral alm de infeces oportunistas. importante salientar que os quadros infecciosos em pacientes transplantados podem ter carter mais grave e apresentaes atpicas, ou seja, diferente dos pacientes que no fazem uso de imunossupressores.

14

Ps-transplante
Manual de Transplante Renal

Portanto, a ocorrncia de febre ou qualquer outro sintoma que surgira presena de infeco (mal-estar, dor, calor, rubor) sempre deve ser investigada. Pode ser necessria a internao para realizao de exames e tratamento adequado deste quadro.

Complicaes cirrgicas
Todo paciente transplantado est sujeito a passar por algumas complicaes que podem levar internao. As principais so: r Vasculares: Trombose de artria renal, trombose de veia renal, linfocele (colees de linfa prximas ao rgo transplantado); r Urolgicas: Fstula urinria, obstruo urinria; r Outras: Hematoma de loja renal, ruptura renal, ruptura de anastomose arterial.

Casos de urgncia
Aps a cirurgia preciso prestar ateno a qualquer sinal que seja sinnimo de rejeio do novo rgo. Dentre os sinais ou sintomas, citam-se: Dor ou inchao no local da cirurgia Temperatura acima de 37,50C Diminuio da quantidade de urina Ganho grande de peso em pouco tempo Inchao (edema) de plpebras, mos ou ps Dor ao urinar Urina sanguinolenta ou com cheiro ftido Aumento na presso sangnea com a mnima maior que 100 mmHg Tosse ou falta de ar Perda da sensao de bem-estar

Manual de Transplante Renal

Ps-transplante
15

Se o paciente apresentar um desses sintomas deve comunicar imediatamente o fato ao mdico ou equipe de transplante. Caber ao transplantador avaliar se est acontecendo ou no um processo de rejeio. A realizao de uma bipsia do rim transplantado pode ser necessria para confirmar ou afastar o diagnstico de rejeio ou para avaliar o resultado do tratamento institudo. A bipsia em geral realizada com anestesia local e requer algumas horas de permanncia no hospital com repouso absoluto.

16

Ps-transplante
Manual de Transplante Renal

Qualidade de vida no ps-transplante


A vida no ps-transplante
Qualidade de vida mais do que uma boa sade fsica ou mental. estar de bem com voc mesmo, com a vida, ter hbitos saudveis, cuidados com o corpo e mente, conviver bem com familiares, ser amigo, sentir-se pleno e desfrutar ao mximo da existncia, enfim, estar em equilbrio. Aps o transplante, apesar das recomendaes e exigncias mdicas, o transplantado pode levar uma vida normal. A cada ms que passa, diminuem as restries e os cuidados so menores, possibilitando um convvio social pleno e saudvel.

Manual de Transplante Renal

Qualidade de Vida
17

Recomendaes que devem ser seguidas em casa:


r Para evitar infeces, alguns mdicos vo orientar o uso de mscaras de proteo nos primeiros dias; r Restringir, no incio, as visitas de parentes e amigos; r Manter-se afastado do contato com pessoas portadoras de enfermidades contagiosas ou de animais; r Conservar a casa sempre limpa e arejada, especialmente os banheiros; r Lavar as mos com gua e sabonete antes e depois de usar o banheiro, comer ou chegar em casa; r Seguir estritamente a dieta indicada para o seu caso e no consumir alimentos preparados em lugares desconhecidos; r Verificar o controle dos sinais vitais (presso arterial, pulso e temperatura, conforme j mencionado anteriormente), bem como o peso, anotando diariamente para conhecimento do mdico. Havendo alterao, comunic-lo imediatamente; r Fazer um dirio dos lquidos ingeridos e da urina eliminada, pois de vital importncia para controle da evoluo do transplante; r Realizar exerccios (caminhada e bicicleta de preferncia), sem exceder o recomendado;

Qualidade de Vida
18
Manual de Transplante Renal

r Utilizar sempre um protetor solar de alto fator ao sair de casa; assim como bons, chapus e roupas que protejam do sol; r No suspender, sob hiptese alguma, a medicao imunossupressora; r Jamais se automedicar; r Qualquer sinal ou sintoma diferente do habitual deve ser avisado imediatamente ao mdico; r Seguir o tratamento odontolgico recomendado pelo mdico.

No trabalho
O mdico indicar ao paciente quando poder retornar ao trabalho e s outras atividades cotidianas. Esta integrao ser gradativa. O tempo de licena do trabalho poder ser longo, mas de maneira geral todos os transplantados podem voltar a trabalhar.

Manual de Transplante Renal

Qualidade de Vida
19

Cuidados gerais
r Carto de identificao: ter sempre mo o carto fornecido pelo hospital indicando: sua condio de transplantado, as medicaes que est tomando; os nomes e telefones dos membros da equipe que participaram do transplante para contat-los a qualquer momento, numa emergncia ou urgncia; r Vacinaes: preciso mant-las em dia, mas antes de tomar qualquer tipo de vacina, deve consultar o mdico; r Atividade sexual: aps seis a oito semanas de transplante, permitido o retorno atividade sexual, no entanto, fundamental discutir com seu mdico qual ser o mtodo anticoncepcional a ser usado. As gestaes no so aconselhadas no primeiro ano de transplante; r Dentista: caso seja necessria a realizao de um tratamento dentrio, com risco de infeco, deve avisar o mdico, pois provavelmente ser administrado um antibitico por determinado perodo (o uso de antiinflamatrios deve ser evitado); r Exposio ao Sol e calor: evitar o Sol forte, usar chapu e protetor solar, pois com o uso dos imunossupressores h maior risco de desenvolver cncer de pele; r Ambientes fechados: evitar locais fechados e com aglomerao de pessoas, em especial nas pocas de surtos de gripe, pneumonia, etc.; r Fumo, lcool e demais drogas: so hbitos prejudiciais sade e devem ser intensamente desaconselhados aps o transplante;

Qualidade de Vida
20
Manual de Transplante Renal

r Esforos fsicos: nos primeiros meses deve-se evitar grandes esforos fsicos abdominais, como por exemplo, levantar-se e deitar-se na cama bruscamente. Devese virar sempre para o lado contrrio ao operado, flexionar um pouco os joelhos e inclinar o corpo para sair da cama, deixando as pernas carem para fora da mesma. Sempre que necessrio, pedir ajuda nestes momentos; r Atividade fsica: os exerccios fsicos so importantes para recuperar a fora fsica. Porm, importante a orientao mdica ou do fisioterapeuta sobre o programa de exerccios mais recomendados para cada paciente. A cicatrizao total da ferida cirrgica ocorre em seis a oito semanas. Portanto, durante este perodo devese evitar: Levantar objetos muito pesados; Empurrar ou puxar objetos grandes ou de muito peso; Realizar atividades que produzam ou aumentem a dor no local da cirurgia.

Caminhadas, andar de bicicleta e nadar em piscinas limpas so excelentes exerccios, aps este perodo. Tambm permitido dirigir e nadar no mar. importante suspender qualquer atividade fsica se houver cansao ou falta de ar.

Manual de Transplante Renal

Qualidade de Vida
21

Depois deste perodo, os exerccios fsicos podem ser intensificados, mas as seguintes restries devem ser observadas: Esportes violentos e/ou traumticos, que possam provocar choque na regio abdominal (futebol, handebol, jiu-jitsu, karat); Exerccios fsicos durante episdios de rejeio; Atividades sexuais com posies ou situaes que provoquem dor.

Orientao alimentar
A dieta para pacientes transplantados menos rigorosa do que aquela que se indica para pacientes em dilise. A dieta ser definida conforme os medicamentos e resultados do acompanhamento mdico. Seguir uma dieta adequada e individualizada muito importante para manter a sade de qualquer pessoa. Algumas precaues precisam ser tomadas: r Organizar a dieta de forma mais equilibrada possvel, dando preferncia alimentao vegetariana e rica em fibras; r Moderar a ingesto de alimentos para no ganhar peso em excesso; r No restringir lquidos (gua e sucos naturais, de preferncia) se no houver contra-indicao;

Qualidade de Vida
22
Manual de Transplante Renal

r Acrescentar pouco sal aos alimentos (ou mesmo elimin-lo se a presso arterial estiver elevada). Existem outros tipos de condimentos como organo, tomilho, pimenta, limo e vinagre, que ajudam a dar sabor; r Evitar os temperos prontos, alimentos enlatados, alimentos em conserva e aperitivos em geral, pois eles contm muito sal; r Ingerir pouco acar, uma vez que o uso de imunossupressores tem a tendncia de elevar a glicose do sangue;

r Elaborar uma dieta pobre em gorduras, j que tambm existe uma tendncia para o aumento do colesterol e dos triglicrides do sangue; r Diminuir o consumo das carnes vermelhas e ingerir mais carnes brancas (frango e peixe); r Beber leite desnatado; r Lavar bem os alimentos antes de cozinh-los; r Ingerir verduras e hortalias, pois contm vitaminas e minerais alm de um alto teor de fibras; r Lavar verduras com 20 gotas de hipoclorito de sdio (gua sanitria) em dois litros de gua, deixando repousar por 10 minutos; r Ingerir cereais (integrais de preferncia) como trigo, aveia e arroz;

r Fazer uso de frutas quando possvel, mas sempre lavando antes com gua e hipoclorito de sdio, de modo idntico s verduras. No ingerir este tipo de alimentos fora de casa, porque no se sabe como foram lavadas e podem transmitir alguma contaminao; r Jamais comer alimentos crus (carnes, peixes, embutidos, mariscos ovos). Maionese s industrializada, no ingerir a elaborada manualmente, mesmo que seja feita em casa;

Manual de Transplante Renal

Qualidade de Vida
23

r Ingerir menos protenas, pois alguns medicamentos levam a um maior acmulo de resduos em sua circulao sangnea;

r Cozinhar a comida pouco antes de ingerir e nunca reaquecer os alimentos; r Guardar os alimentos em geladeira apenas por um perodo de 24 horas; r As bebidas, enquanto fechadas, mantm-se estreis (em frascos de plstico ou vidro); uma vez abertas, conservam-se bem apenas 4 horas em temperatura ambiente ou por 24 horas na geladeira. O mesmo se aplica aos enlatados; r Ao comer em restaurantes no esquecer de verificar a procedncia dos alimentos e certificar-se que estejam frescos e sejam de boa qualidade.

Acompanhamento psicolgico
Todo paciente com doena crnica pode se sentir atemorizado ou desencorajado quando pensa no futuro. Pode at sentir-se deprimido. Esses sentimentos so normais e fazem parte do processo de aceitao da doena e do tratamento. Conhecer a doena, aceit-la e aprender a lidar com ela s lhe far bem e facilitar o seu tratamento. Exerccios de relaxamento tambm ajudam a diminuir o estresse, a ansiedade e os medos, que so bastante comuns em doentes crnicos. As atividades fsicas regulares mantm a mente ocupada e melhoram o seu condicionamento e o aspecto fsico. O primeiro passo para vencer estes momentos ter uma atitude positiva. Conversar com familiares, amigos e trocar experincias com outros pacientes pode ser muito benfico. A ajuda de um profissional especializado sempre importante neste perodo.

24

Qualidade de Vida
Manual de Transplante Renal

Perguntas mais freqentes (FAQ)

O que significa rejeio?


Rejeio o termo usado para descrever a reao do corpo ao novo rim. Algum grau de rejeio esperado; alguns pacientes apresentaro rejeio durante a primeira ou segunda semana aps o transplante. Existem vrias maneiras de tratar a rejeio e na maioria das vezes ela solucionada.

Como saber se est havendo rejeio?


O nefrologista faz a avaliao da existncia ou no do processo de rejeio. Porm, alguns sinais e sintomas devem ser observados: Dor ou inchao sob o rim transplantado; Febre acima de 37 graus; Diminuio da urina; Rpido e grande ganho de peso; Inchao de plpebras, mos e ps; Dor ao urinar; Urina ftida ou sanguinolenta;

Manual de Transplante Renal

Perguntas mais freqentes


25

Perguntas mais freqentes


26
Manual de Transplante Renal

Aumento na presso sangnea com uma presso mnima maior do que 10; Tosse ou falta de ar; Perda da sensao de bem-estar.

H necessidade de restrio de lquidos aps o tratamento?


A maioria dos pacientes capaz de beber tanto lquido quanto quiser aps o transplante. No entanto, se a presso sangunea estiver elevada e houver reteno de lquido (edema), o paciente poder ser orientado a restringir a ingesto de lquidos e de sal.

H necessidade de restrio de alimentos aps o transplante?


Como cada indivduo nico, as recomendaes nutricionais podem variar. No entanto, h restries dietticas, sendo freqentemente temporrias. Muitas delas esto relacionadas aos medicamentos e resultados dos exames mais recentes.

possvel levar uma vida normal com um rim apenas?


Algumas pessoas nascem com apenas um rim e nunca ficam sabendo disso, exceto se fizerem algum exame ocasional e descobrirem este fato. Um rim faz o trabalho de dois e a vida da pessoa ser normal tanto nas suas atividades pessoais como profissionais.

Por que necessrio tomar medicamentos especiais depois do transplante?


O organismo tem um sistema muito complexo (sistema imunolgico) que reage contra rgos estranhos. Como o rim transplantado reconhecido como estra-

O uso de medicamentos imunossupressores ser necessrio para sempre?


Sim, nas primeiras semanas em doses mais altas, depois, ao longo do tempo, a dose de cada medicamento vai diminuir, porm sempre haver necessidade de tom-los, do contrrio o rim transplantado poder ser rejeitado pelo organismo, necessitando de retorno dilise.

mais fcil para uma paciente transplantada engravidar do que para uma paciente em dilise?
Sim. A maioria das mulheres retoma normalmente o ciclo menstrual aps o transplante e passa a ter uma sade melhor do que a paciente em dilise. Por isso, mais fcil engravidar. No entanto, a gravidez no recomendada antes que se complete um ano da realizao do transplante, mesmo se o rim estiver funcionando bem.

Os medicamentos tomados pelas pacientes transplantadas podem afetar a gravidez?


Logo aps o transplante, as pacientes recebem altas doses desses medicamentos, porm as doses de manuteno no causam em geral efeitos negativos no desenvolvimento do beb. Contudo, para muitas novas drogas, esses efeitos ainda so desconhecidos. O desejo e a possibilidade de gravidez devem ser sempre discutidos com o mdico transplantador.

Manual de Transplante Renal

Perguntas mais freqentes


27

nho, o organismo reagir contra ele e tentar destrulo, a menos que seja dada uma medicao para diminuir essa reao. Tais medicamentos so chamados de medicamentos imunossupressores.

Perguntas mais freqentes


28
Manual de Transplante Renal

Quais mtodos anticoncepcionais so recomendados para pacientes renais?


Pacientes transplantadas devem evitar o DIU (dispositivo intra-uterino), pois os medicamentos anti-rejeio baixam a defesa do organismo, tornando-as mais propensas a contrair uma infeco. Os anticoncepcionais hormonais tambm nem sempre so aconselhados, pelos seus efeitos colaterais. O diafragma e a camisinha so bons mtodos anticoncepcionais nestes casos, especialmente quando usados com cremes espermicidas. necessrio discutir com seu mdico a melhor anticoncepo para o seu caso.

A doena renal pode afetar o desenvolvimento sexual de uma criana?


Depende da idade da criana. Crianas que fazem dilise provavelmente crescero menos e se desenvolvero mais lentamente do que uma criana transplantada e sem dvida seu desenvolvimento sexual mais lento do que o das demais crianas da mesma idade. Este fato tambm verdade para os adolescentes. Nesses casos, os pais devem conversar abertamente com seus filhos sobre as alteraes fsicas, emocionais e sexuais que acontecem neste perodo, aliando enfermidade de que esto acometidos, alm de levar essas preocupaes ao mdico que orientar cada caso.

O que muda na vida do portador de doena renal crnica aps o transplante renal?
O transplante significa retornar a um estado de sade normal, aproveitar o relacionamento com amigos e familiares e se sentir til. A doena renal pode ter afetado a autoconfiana, tornando difcil para o paciente pensar em voltar s atividades que fazia antes. Com a ajuda de

sua famlia, amigos e acompanhamento psicolgico, ele desfrutar de uma vida com muito mais qualidade.

A quem o paciente pode pedir ajuda, caso se sinta discriminado?


As cidades com maior nmero de habitantes possuem Promotoria na rea de Sade. Os pacientes devem procurar esse servio se houver algum tipo de discriminao. Caso no haja essa promotoria, o paciente dever procurar a Procuradoria da regio em que reside.

necessrio fazer um exame fsico ao entrar numa empresa?


Com certeza. Essa uma obrigao trabalhista da empresa, tanto para se proteger de problemas futuros (processos trabalhistas), como para proteger o prprio trabalhador de problemas causados durante o exerccio profissional.

Manual de Transplante Renal

Perguntas mais freqentes


29

Referncias Bibliogrficas
30
Manual de Transplante Renal

Referncias Bibliogrficas
DUBREY, R.J. Promoting wellness in Nursing practice: a step-by-step approach in patient education. St. Louis: C.V. Mosby Company, 1982. HARGROVE-HUTTEL, R. A. Enfermagem mdicocirgica. 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998. HITE, S. O relatrio Hite sobre a sexualidade masculina. So Paulo: Difel, 1982. LIMA, E. D. R. de P.; MAGALHES, M. B.; NAKAMAE, D. D. Aspectos legais da retirada e transplante de tecidos, rgos e partes do corpo humano. Rev. Latinoam. Enfermagem, v. 5, n. 4, p.5-12, 1997. MANUAL DO TRANSPLANTE RIM/PNCREAS. Belo Horizonte: Hospital Felcio Roxo, sd. 46p. MINISTRIO DA SADE/ASSOCIAO BRASILEIRA DE TRANSPLANTE DE RGOS. Entenda a doao de rgos: decida-se pela vida. Braslia: Conselho Federal de Medicina, ago. 2002. p. 11-14. NETINA, S. M. Prtica de Enfermagem. 6 ed. V2. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1999. NORONHA, I. L. (Coord.). Diretrizes em transplante renal. Projeto Diretrizes. Braslia: Conselho Federal de Medicina. Associao Mdica Brasileira, 2002.

SILVA FILHO, A. P.; NORONHA, I. Manual de transplante renal. So Paulo: Manole, 2003. TAYLOR, C. M. Fundamentos de Enfermagem psiquitrica de Mereness. Porto Alegre, Artes Mdicas, 1992. (Captulo 23 Populaes em risco). WAITZBERG, L. D. Nutrio enteral e parenteral na prtica clnica. 2 ed. So Paulo: Atheneu, 1995.

Manual de Transplante Renal

Referncias Bibliogrficas
31

NOVARTIS. Compndio, 1997.

APOIO:

Potrebbero piacerti anche