Sei sulla pagina 1di 62

Apresentao para a aula de Tecnologia do Gs Natural Vinicius Barroso de Matos

Introduo Estrutura fsica de Cogerao do Centro de Pesquisa Modelagem Exergoeconmica Simulao e avaliao exergoeconmica carga nominal Simulao e avaliao exergoeconmica carga parcial Resultados e Concluso

Dois motores alternativos de combusto interna a gs natural (MACI-A1 e MACI-A2) com respectivas caldeiras de recuperao (CR1 e CR2). CR1 e CR2 produzem vapor e gua quente a partir dos gases de exausto dos motores. Caldeira flamotubular a gs natural produo de vapor O resfriamento dos cilindros dos motores tambm proporciona a produo de gua quente

Dois chillers por absoro: um a vapor (CHV) e outro a gua quente (CHAQ) produo de gua gelada Dois motores alternativos de combusto interna a diesel (MACI-B1 e MACI-B2), duas microturbinas a gs (MTG1 e MTG2) e uma clula a combustvel (CC) Trs chillers: dois eltricos por compresso (CHE1 e CHE2) e um por absoro com queima direta de gs natural (CHG). As MTGs e a CC operam com gs natural. Bombas e radiadores no esto representados na estrutura fsica

Cada um dos motores da cogerao do Centro de Pesquisa do tipo G3532 LE Tandem, um projeto da Caterpillar consistindo de dois motores do tipo G3516, ou seja, cada grupo gerador G3532 composto de dois motores G3516, ambos conectados a um nico gerador eltrico atravs de um nico eixo (Tandem). Os principais dados de desempenho destes grupos geradores seguem na tabela a seguir e foram disponibilizados pelo fabricante.

Dados de entrada na simulao dos motores: temperatura nominal da gua de resfriamento na sada dos cilindros (115C), do cooler de leo (88C) e do cooler de ar (37C). Algumas informaes necessrias para a simulao dos motores no so conhecidas e por isso adotamse valores ou critrios recomendados pelo thermoflex: perda de carga na gua de resfriamento dos cilindros e do leo (10%); calor no recupervel nos motores (20%); efetividade (90%), perda de carga (2%) e perda de calor (1%) no radiador; eficincia isentrpica (80%) e mecnica (99%) dos ventiladores e eficincia eltrica dos motores eltricos (em modo automtico).

As duas caldeiras de recuperao (CR1 e CR2) so iguais. Os dados da tabela a seguir so baseados num documento que especificou inicialmente as caldeiras de recuperao, ou seja, quando se previa apenas produo de vapor nas mesmas. Posteriormente, devido alta temperatura dos gases na sada destas caldeiras, optou-se por colocar em cada uma delas um outro economizador para aproveitar o calor sensvel destes gases de exausto e aumentar a produo de gua quente. Os dados a seguir referem-se apenas ao circuito de produo de vapor nas duas CRs (presso temperatura e vazo).

Caldeiras de Recuperao: foram modeladas com dois economizadores e um evaporador, cada. No se usou superaquecedor porque as CRs produzem vapor saturado. Um dos economizadores para produzir gua quente num circuito separado, relativamente ao circuito de vapor. Os dados de simulao j foram apresentados em slide anterior. No foi possvel atender a presso absoluta da gua de alimentao (15,013 bar) porque o thermoflex no prev uma perda de carga superior a 50% da presso do vapor saturado; por isso adotouse a presso mxima permitida (13,52 bar).

No economizador do circuito de produo de gua quente adotaram-se a mesma perda de carga e a mesma temperatura (de entrada e de sada) dos cilindros dos motores alternativos de combusto interna e foi respeitada a temperatura dos gases de exausto na sada da caldeira (120C). Outros valores adotados na simulao (por recomendao do thermoflex) so: 0,6% para a perda de carga total do lado dos gases e 3% para a perda total na transferncia de calor.

O fluxograma fornecido pelo Centro de Pesquisa aponta 18,6C como pinch point, 18,1C como approach temperature e 120C como temperatura dos gases de exausto na sada do economizador onde se produz gua quente. Ainda segundo o fluxograma em cada caldeira de recuperao so produzidos 20 m/h de gua quente a 115C. Neste economizador a gua chega a 110,4C. No h aluso a perda de carga nas caldeiras nem presso no circuito de gua quente.

A caldeira flamotubular produz vapor em condies (presso e temperatura) iguais s das caldeiras de recuperao, embora a vazo seja maior. A temperatura da gua de alimentao para a produo de vapor saturado tambm a mesma das caldeiras de recuperao, mas a perda de carga menor porque a presso de alimentao tambm menor. Os principais dados obtidos no documento de especificao tcnica da caldeira flamotubular esto na tabela a seguir

Os dois chillers do Centro de Pesquisa para a cogerao (CHAQ e CHV) so chillers por absoro e tm capacidades superiores ao especificado. O chiller a vapor de duplo efeito e o a gua quente de simples efeito. Inicialmente foi especificado um chiller de 394 TR para operar com gua quente e um outro de 550 TR para operar com vapor mas os chillers recebidos so de 550 TR e 690 TR respectivamente. Os principais dados do chiller a vapor esto na tabela a seguir, considerando trs fontes: o fluxograma do processo (Flux), a especificao tcnica (Espec) e a folha de dados nominais fornecida pelo fabricante (Fabric), todos fornecidos pelo Centro de Pesquisa.

Os dados da tabela anterior no incluem o COP do chiller, mas so suficientes para o calcular. Os valores do COP foram calculados simulando o chiller isoladamente no Thermoflex a partir dos dados dos trs documentos fontes, obtendo os valores de 1,364 (Flux), 1,243(Espec) e 1,22 (Fabric). Analogamente ao chiller a vapor, para o chiller a gua quente (CHAQ) foram tambm levantados os mesmo dados com base nos mesmos tipos de documentos fonte fornecidos pelo Centro de Pesquisa. A tabela a seguir apresenta os dados.

O chiller a gua quente tambm foi simulado separadamente no Thermoflex para clculo do COP, obtendo os seguintes valores: 0,7758 (Flux), 0,6515 (Espec) e 0,6506 (Fabric).

O Centro de Pesquisa conta ainda com a capacidade eltrica de cinco (5) grupos geradores complementares: Uma microturbina a gs de 30 KW (MTG1), que operando na sua condio nominal consome 10 Nm/h de gs natural. Outra microturbina a gs 60 KW (MTG2), que consome 23 Nm/h de gs natural quando est operando carga nominal.

Uma clula a combustvel (CC) com capacidade de gerao eltrica nominal de 200 KW para um consumo de gs natural de 55 Nm/h, na condio nominal. Um motor alternativo de combusto interna a diesel (MACI-B1), tipo 8PA4, de 1200 rpm e fabricado pela SEMP Pielstick Outro motor alternativo de combusto interna a diesel (MACI-B2), tipo CAT 3512, de 1800 rpm da Caterpillar.

O motor MACI-B2 foi simulado no Thermoflex e obteve-se sua capacidade (1360 KW), eficincia (38,3%) e tambm o seu consumo eltrico auxiliar (29,58 KW) referente alimentao da bomba e do ventilador do radiador. Os dados do grupo gerador MACI-B1 foram pesquisados na internet. A sua capacidade de 785 KW, mas no foi possvel conseguir dados da sua eficincia e de seu consumo eltrico auxiliar. Por isso considera-se a mesma eficincia do motor da Caterpillar (38,3%) e consumo eltrico proporcional sua capacidade (17,07 KW).

Alm dos chillers da cogerao, o Centro de Pesquisa conta ainda com mais 3 chillers (de 800 TR cada) para a produo complementar de gua gelada um por absoro que opera com gs natural (CHG) e dois eltricos por compresso de vapor (CHE1 e CHE2). Para CHE1 e CHE2 foram fornecidas pelo Centro de Pesquisa apenas as capacidades de produo (800 TR cada) e os consumos eltricos especficos (0,53 KW/TR) na condio nominal. Nesse consumo eltrico no est includo o consumo da bomba de gua gelada, nem da bomba e ventilador da torres de resfriamento.

No caso do CHG, o Centro de Pesquisa forneceu uma folha de dados do fabricante contendo o consumo de combustvel, consumo eltrico interno, temperaturas, presses, vazes e perdas de carga. Desse modo, foi possvel simular (usando o Thermoflex) o consumo eltrico auxiliar externo (para resfriamento e bombeamento) e tambm a gua de reposio na torre. Os dados so apresentados na tabela a seguir

Com base nos dados da tabela anterior pode-se determinar o COP nominal do chiller a gs (1,013). Com base no consumo especfico dos chillers eltricos se determina tambm o COP nominal (6,66). Os parmetros nominais do circuito de gua gelada dos chillers eltricos (temperatura, vazes e perdas de carga) podem ser adotados como sendo os mesmos do chiller a gs j que as capacidades de produo so as mesmas. O mesmo pode ser aplicado para o consumo eltrico da bomba de gua gelada.

Entre os equipamentos auxiliares da central esto as torres de resfriamento (incluindo suas bombas, ventiladores e motores eltricos) e tambm outras bombas (de alimentao, de circulao e de condensado) com os respectivos motores eltricos. O fluxograma fornecido mostra que na condio nominal a gua de resfriamento entra nas torres com37C e sai com 32C. O mesmo fluxograma mostra cinco clulas compondo a torre de resfriamento, sendo uma para o resfriamento dos motores da cogerao e as outras quatro para o resfriamento dos absorvedores ou/e condensadores.

Ainda segundo o fluxograma a gua entra nos radiadores a 88C e sai a 81C. O sistema de cogerao conta com dois radiadores, um para cada motor. Alm das bombas que fazem parte dos radiadores e das torres de resfriamento juntamente com os ventiladores, existem outras que so auxiliares dos chillers, motores de combusto interna e caldeiras: Bombas de gua gelada para vencer as perdas de carga nos evaporadores dos chillers. Bombas de resfriamento dos chillers para vencer as perdas de carga nos absorvedores e/ou condensadores dos prprios chillers.

Bomba de alimentao do chiller a gua quente para vencer a perda de carga no gerador de vapor do prprio chiller. Bombas de resfriamento dos motores da cogerao para vencer as perdas de carga nos cilindros e nos coolers dos motores de combusto interna. Bombas de alimentao das caldeiras. O fluxograma mostra que uma nica bomba alimenta os circuitos de vapor das trs caldeiras e que uma outra bomba alimenta o circuito de gua quente das duas caldeiras de recuperao.

Ar Atmosfrico: as condies tanto para combusto quanto para as torres de resfriamento so definidas pela NBR6401 para a cidade do Rio de Janeiro: presso atmosfrica ao nvel do mar (1,013bar), temperatura de bulbo seco de 32C e umidade relativa de 60%. Estas condies resultam numa temperatura de bulbo mido de 25,56C. gua de Reposio: presso e temperatura no so dados necessrios para a simulao, mas a sua vazo relativamente vazo de resfriamento um dado para simulao das torres. Vazo da gua de reposio cerca de 3% da vazo da gua de resfriamento.

Gs natural: considera-se que o insumo chega na central nas mesmas condies requeridas pelos motores de combusto interna a gs: presso de 2,42 bar e temperatura de 20C.

Gs natural: condies j apresentadas. Resultados da Simulao: PCI de 48564,8 KJ/Kg, PCS de 53736 KJ/Kg e consumo de gs na em cada motor alternativo de combusto interna na condio nominal de 0,353 t/h. Resultados da simulao para os gases de exausto na sada das caldeiras de recuperao: 6, 728% de O2, 6,405% de CO2, 14,713% de H2O, 71,295% de N2 e 0,859% de ar (base molar). importante salientar que o thermoflex s considera apenas combusto completa, ou seja, no leva em conta a formao de CO e de Nox.

leo diesel: considerado o mesmo dos postos de combustvel (PCI de 42287 KJ/Kg) e densidade de 0,838 Kg/l. Considera-se tambm que a presso e a temperatura do diesel ao chegar na central so as mesmas do gs natural.

Eletricidade (gerada e comprada): pode ser produto ou insumo. Tanto a eletricidade gerada pelos grupos geradores bem como a comprada da concessionria vai para a subestao da central onde transformada para a tenso de consumo. O produto eletricidade sai da subestao e a potncia eltrica lquida, ou seja, depois de descontar toda a demanda auxiliar interna da central. O contrato que o Centro de Pesquisa tem firmado com a concessionria para o fornecimento de eletricidade de alta tenso, conforma a classe A4 (2,3 a 25 KV).

Vapor: produto da central. entregue s utilidades do Centro de Pesquisa nas mesmas condies (presso e temperatura) que entregue ao chiller a vapor, ou seja, a 8 bar manomtricos (175,4C). Condensado: foi considerado que ele volta a 90C com uma contrapresso de 4mCA (como no chiller a vapor). gua gelada: a gua recebida pela central a 12,2C (presso atmosfrica) e entregue a 6,7C.

Obs.: A gua de reposio no considerada para balano energtico, nem exergtico, por se tratar de uma reposio no fluido de trabalho, mas seu valor (sua vazo) foi calculado (2,727 t/h).

Os dados de demanda eltrica so de 2004, quando o sistema de cogerao ainda no operava. Portanto, esta demanda j inclui a demanda eltrica dos chillers (eltricos e a gs) e seus auxiliares (torres de resfriamento e bombas), que at ento eram os nicos responsveis pela produo de gua gelada.

Demanda eltrica contratada pelo Centro de Pesquisa com a concessionria:

Perodo mido: dezembro a abril; Perodo seco: maio a novembro; Horrio de ponta: entre 17h30 e 20h30 dos dias teis; Horrio fora de ponta: horas restantes dos dias teis, sbados, domingos e feriados;

A variao da demanda eltrica de cada ms dada por amostragens de variao da demanda em um dia til e em um dia de final de semana tpico. A figuras a seguir mostram a variao da demanda eltrica e do fator de potncia para o dia 14 de Julho de 2004 (til) e 11 de Julho do mesmo ano(fds). Linha contnua: demanda contratada em 2004. Linha pontilhada: demanda de ultrapassagem tolerada pela concessionria. Para no ultrapassar a demanda contratada na ponta (das 17:30 h s 20:30 h), o Centro de Pesquisa usa grupos geradores, motivo pelo qual se percebe uma variao brusca no horrio.

Ao longo do ano, o perfil de variao diria o mesmo em todos os dias teis: demanda NoAdministrativa constante entre as 22:30 h e as 6:00 h, demanda Administrativa tambm constante entre as 9:00 h e as 16:00 h e dois perodos de transio (das 6:00 h s 9:00 h e tambm das 16:00 s 22:30 h). Nos feriados e finais de semana de um qualquer ms, a demanda equivalente demanda No-Administrativa do ms, sendo considerada constante durante as 24h.

Demanda de gua gelada fornecida pelo Centro de pesquisa:

Perodo administrativo: entre 9 e 16h;

Perodo no administrativo: entre 22:30 e 6h;

Perodo de transio: das 6 s 9h e tambm das 16 `as 22:30h;

Demanda de vapor do Centro de Pesquisa:


Perodo administrativo: 1,2 t/h;

Perodo no administrativo, feriados e finais de semana: 0,6t/h;

Os custos da central do Centro de Pesquisa so referentes aos investimentos, operao e manuteno. Sero apresentados a seguir em trs categorias: os equipamentos, os combustveis e a gua de reposio, e tambm a eletricidade comprada.

Auxiliares: sistema de segurana, proteo e supervisrio. Outros custos: obras civis, projeto, abertura e encerramento do contrato, instrumentao, treinamento, testes, etc. Nestes custos j esto includos todos os impostos. No se consideram os custos de investimento e manuteno dos outros equipamentos da central por serem investimentos antigos e tambm porque o objetivo principal deste estudo analisar a vantagem da aquisio do sistema de cogerao, mas se consideram seus custos de operao (comb. e gua de rep.).

Fator de recuperao do capital investido nos equipamentos do sistema de cogerao: TMA de 12% ao ano e 96% de disponibilidade anual, em 20 anos de vida econmica.

Diesel: 1,8307 R$/L Gs natural (preo normal): 0,8941 R$/Nm Gs natural (cogerao): 0,5258 R$/Nm gua de reposio: 7,785 R$/m ou 7,809R$/t

Preos j incluem todos os impostos.

Tarifa de compra de eletricidade da Concessionria

Obs.: existe ainda incidncia de impostos de 48,49% sobre a conta de energia eltrica.

O contrato que o Centro de Pesquisa tem firmado com a concessionria prev o faturamento conforme a tarifa azul.

Potrebbero piacerti anche