Sei sulla pagina 1di 3

PUC-Gois

Departamento de Computao CMP1230 Aplicaes da Engenharia de Computao 1a Lista de Exerccios 2010/2 Prof. Pedro Valle Marque a alternativa correta. 1) As formas de penar so: a) Abstrata, concreta e livre b) Leiga, tcnica e cientfica c) Visual, auditiva e sinestsica d) Concreta, tcnica e sinestsica 2) Dadas as afirmaes: I. Cincia a atividade que prope a aquisio sistemtica de conhecimentos sobre a natureza biolgica, social e tecnolgica com a finalidade de melhoria da qualidade de vida, intelectual e material. II. O conhecimento cientfico um produto resultante da investigao cientfica. III. O tipo de conhecimento produzido dependente das formas de aquisio que a pessoa utiliza. IV. A intuio uma funo especial da mente humana, que age pelo pensamento, independente da pessoa ter formao cientfica ou tcnica. a) Somente as assertivas I e II esto corretas. b) Somente as assertivas III e IV esto corretas. c) Somente as assertivas I, II e IV esto corretas. d) Todas as assertivas esto corretas. 3) Os elementos da Cincia so: a) Intuio, pesquisa e projeto. b) Pesquisa, desenvolvimento e tecnologia. c) Intuio, experincia e racionalizao. d) Projeto, experincia e tecnologia. 4) Para um trabalho ter validade cientfica necessrio: a) Utilizar Mtodo Cientfico e ter o resultado verificvel. b) Ser aprovado pela Comisso de Trabalhos Cientficos e ter verbas disponveis. c) Ter recursos financeiros e recursos humanos. d) Surgir de uma necessidade e ter finalidade prtica. 5) Os tipos de variveis em experimentos so: a) Inteira, real e literal. b) Independente, dependente, esprias, moderadora, interveniente e antecedente. c) Tecnolgica, computacional e natural. d) Inteira, independente e computacional.

6) As hipteses se classificam em: a) Concreta, abstrata, prtica e terica. b) Leiga, tcnica e cientfica. c) Afirmativa positiva, afirmativa negativa e condicional. d) Intuitiva, emprica e racional. 7) Os nveis de hipteses so: a) Hiptese de ocorrncia, hiptese emprica, hiptese plausvel e hiptese convalidada. b) Hiptese baixa, hiptese mdia e hiptese alta. c) Nvel cientfico, nvel tcnico e nvel leigo. d) Nvel mdio, nvel superior e nvel ps-graduado. 8) Relacione a coluna da direita com a da esquerda de acordo com a hierarquia do conhecimento cientfico: a) Menor ( ) Modelos Cientficos b) Baixo ( ) Leis Cientficas c) Intermedirio ( ) Achado ou Descoberta Cientfica d) Alto ( ) Hiptese Cientfica e) Maior ( ) Teorias Cientficas 9) Em relao ao modelo cientfico, correto afirmar que: I. uma representao lgica, um conjunto de mecanismos fsicos ou virtuais que permite a representao de um conhecimento ou produto. II. utilizado para representar o sistema fsico real, viabilizando a simulao, a anlise e a otimizao em laboratrio. III. indispensvel, construir todas as alternativas possveis do sistema fsico real, at se encontrar uma soluo satisfatria. IV. Com o crescente progresso no campo computacional, que constitui um forte auxlio modelagem, diversas variveis como a dimenso e posio de componentes podem ser analisadas mais rapidamente de forma econmica. a) Somente as assertivas I e II esto corretas. b) Somente as assertivas III e IV esto corretas. c) Somente as assertivas I, II e IV esto corretas. d) Todas as assertivas esto corretas. 10) Os tipos de modelos cientficos so: a) Icnico, diagramtico, grfico e matemtico. b) Dinmico, experimental e matemtico. c) Computacional, esttico, controlado e experimental. d) Dominial, referencial e absoluto. 11) As etapas de um mtodo so: a) Intuio, forma de aquisio, experimentao e modelo. b) Inicial, apurao, execuo e anlise. c) Dinmica, esttica, independente e experimental. d) Observao/experimentao, anlise, hiptese, teste generalizao.

experimental,

modelo

12) Os objetivos do mtodo so: a) Satisfazer a curiosidade de toda a comunidade cientfica. b) Possibilitar ao pesquisador conseguir verbas para a pesquisa. c) Descobrir a verdadeira essncia da vida, confirmando a existncia ou no de Deus. d) Produzir um conhecimento terico-prtico aplicvel, que possa ser utilizado diretamente para previso, explicao e controle de fenmenos, produtos e processos. 13) Os tipos de observao classificam-se em: a) Assistemtica, sistemtica, individual e em equipe. b) Esttica, dinmica e mista. c) A olho nu, microscpica e telescpica. d) Assistida, supervisionada e livre. 14) Os mtodos cientficos clssicos so: a) Indutivo, dedutivo e hipottico-dedutivo. b) Indutivo, capacitivo e reativo. c) Esttico, dinmico e livre. d) Simplex, duplex e multiplex. 15) Dadas as afirmaes: I. Tecnologia a aplicao do conhecimento cientfico s propriedades da matria e da energia, de maneira a reduzir-se o esforo humano. II. Os elementos da tecnologia so: a matria, o conhecimento e a energia. III. Produzir tecnologia significa pesquisar e desenvolver novos mtodos, tcnicas e processos que viabilizaro a inovao e produo de novos produtos. IV. Possui tecnologia quem faz pesquisa, desenvolvimento e obtm patentes. a) Somente as assertivas I e II esto corretas. b) Somente as assertivas III e IV esto corretas. c) Somente as assertivas I, II e IV esto corretas. d) Todas as assertivas esto corretas. 16) Explique a diferena entre ter tecnologia e depender de tecnologia. 17) Explique a diferena entre inveno e inovao tecnolgica. 18) Quais so os princpios bsicos que orientam a busca por inovaes? 19) Quais so os pressupostos para a produo de inovao nas empresas? 20) Em que consistem as parcerias destinadas pesquisa cooperativa?

Potrebbero piacerti anche