Sei sulla pagina 1di 11

Entrelaando

Revista Eletrnica de Culturas e Educao


N. 1 p. 69-79, Ano I (out/2010) ISSN 2179.8443

69

OS SUJEITOS DA EJA E A CONTRUO DA ORALIDADE: entre o teatro e o letramento nas prticas escolares
Carla Meira Pires de Carvalho1 Universidade Federal da Bahia

RESUMO
O objetivo deste trabalho apresentar alguns resultados advindos da pesquisa de mestrado intitulada: O teatro na Educao de Jovens e Adultos: Contribuies para o processo de letramento e a formao da cidadania. Refletindo acerca da articulao entre o teatro, o letramento e a educao, atravs da oralidade enquanto categoria analisada na pesquisa de mestrado acima relacionada. Para tanto, esta investigao concebe a oralidade como dispositivo central da presente discusso, entendendo suas mltiplas possibilidades presentes no processo de ensino/aprendizagem a partir do fazer teatral em sala de aula e a relao desses fazeres com o processo de letramento no mbito da Educao de Jovens e adultos. Palavras-chave: Teatro. EJA. Oralidade.

ABSTRACT
This paper presents the results derived from research Masters entitled: Theatre in Education Youth and Adults: Contributions to the process of literacy and citizenship education. Reflecting about the link between theater, literacy and education through the orality as a category in the master`s research examined above related. Thus, this research sees orality as the central device of the present discussion, understanding its multiple possibilities present in the teaching / learning from doing theater in the classroom and the relationship of these actions with the process of literacy as part of Youth and adults. Keywords: Theater. YAE. Orality.

Professora da rede pblica de ensino atuando na Educao Fundamental e na EJA. Professora substituta do curso de Licenciatura na Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia. Mestra em Educao pelo Programa de Ps-Graduao em Educao e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia. E-mail: caumpb2002@yahoo.com.br

Entrelaando
Revista Eletrnica de Culturas e Educao
N. 1 p. 69-79, Ano I (out/2010) ISSN 2179.8443

70

A INSERO DA DISCIPLINA TEATRO NA EJA: primeiros desafios


O presente artigo tem como objetivo precpuo refletir a partir da anlise de alguns resultados obtidos atravs de uma pesquisa em nvel de mestrado, sobre a insero da disciplina teatro no currculo da Educao de Jovens e Adultos (EJA) estabelecendo um paralelo entre o letramento, a oralidade e a concepo da arte e da educao na formao integral dos sujeitos. Tendo essas duas reas de conhecimento o teatro e a educao - como cernes para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e com equidade scio-econmica, poltica e cultural. A pesquisa intitulada O Teatro na Educao de Jovens e Adultos: contribuies para o processo de Letramento e a formao da Cidadania foi realizada atravs do Programa de PsGraduao em Educao e Contemporaneidade entres os anos de 2007 e 2009 empenhando-se em compreender de que forma a linguagem teatral pode contribuir para a formao do Letramento e a construo da Cidadania dos alunos da EJA. Para tanto, faz-se necessrio refletir, de forma breve, sobre as bases que fundamentaram as primeiras inquietaes no que se refere linguagem teatral no currculo escolar e os conflitos existentes no mbito dessa modalidade educacional. A Educao de Jovens e Adultos abrange toda a Educao Bsica, do Ensino Fundamental ao Ensino Mdio. Os dispositivos centrais que norteiam as polticas pblicas e os fundamentos pedaggicos no contexto deste segmento referem-se tanto ao processo de alfabetizao e do letramento, alm da formao profissional desses educandos. As polticas pblicas em EJA, pensadas e desenvolvidas no Brasil ao longo dos anos, sempre foram estabelecidas de forma pontual, descontnua e descontextualizada, impossibilitando este segmento de obter maiores avanos pedaggicos que viabilizassem propostas reais e que atendessem, de forma direta, s demandas dos indivduos que retornam escola ou iniciam tardiamente seu processo de escolarizao. A insero da disciplina Teatro no currculo formal de EJA partiu de inquietaes pessoais que foram reelaboradas e repensadas em uma perspectiva de uma investigao que associou a pesquisa em nvel de mestrado, a prtica docente em EJA e a reflexo sobre os aspectos poltico-pedaggicos que envolvem o processo de ensino aprendizagem do aluno de EJA. O entrelaamento desses eixos norteadores em uma perspectiva de letramento, bem como, a escuta sensvel dos alunos e professores dessa modalidade proporcionaram o

Entrelaando
Revista Eletrnica de Culturas e Educao
N. 1 p. 69-79, Ano I (out/2010) ISSN 2179.8443

71

estabelecimento de categorias a serem concebidas como possveis pistas acerca da vivncia de prticas teatrais neste segmento da Educao Bsica. O trabalho abrange trs fases diferenciadas de investigao: A 1 fase versa sobre a prtica teatral e as apresentaes cnicas nas turmas de EJA em uma instituio de ensino da Rede Municipal de Educao situada na periferia da cidade de Salvador, imbuda de inquietaes pessoais e reflexes sobre a minha prxis enquanto docente de teatro atuando em EJA, alm da anlise das experincias artsticas vivenciadas pelos alunos desse segmento. A 2 fase trata da sistematizao dessas vivncias artstico-pedaggicas atravs da escuta das falas dos professores e dos alunos de EJA, onde foi possvel estabelecer categorias que nos do encaminhamentos sobre a importncia do fazer teatral e da frequentao de espetculos como possvel abordagem terico-metodolgica do ensino do teatro na EJA. A 3 fase da investigao se d atravs da anlise minuciosa das categorias encontradas nas falas dos sujeitos envolvidos no processo com o intuito de nos fornecer subsdios tericos e reflexivos acerca da relao entre o teatro, o letramento e a Educao de Jovens e Adultos. Enquanto arte-educadora, e buscando, atravs de impresses iniciais, estabelecer laos tericos entre o teatro e o letramento, foi possvel conceb-los como caminhos direcionados para a formao da cidadania do aluno de EJA. As pistas surgidas pelo contato com os alunos e professores foram redimensionadas, problematizadas e aprofundadas atravs das leituras acadmicas, na articulao entre as duas reas do conhecimento - o teatro-educao e o letramento em EJA - partindo do pressuposto de que ambas apontam para o crescimento pessoal e o desenvolvimento social do sujeito. Assim, seguindo a concepo de uma educao desafiadora e emancipatria, centrada no sujeito educando, que me situo como arte-educadora inspirada no pensamento Freiriano sobre o papel do sujeito educador e transformador social, neste registro:
Como subjetividade curiosa, inteligente, interferidora na objetividade com que dialeticamente me relaciono, meu papel no mundo no s o de quem constata o que ocorre, mas tambm o de quem intervm como sujeito de ocorrncias. No sou apenas objeto da Histria, mas sujeito igualmente. No mundo da Histria da cultura, da poltica, constato, no para me adaptar mas para mudar. (FREIRE, 2002, p 85-86)

Tais inquietaes, curiosidades e interferncias so abordadas nos elementos que compem as aulas de Teatro no cotidiano escolar, bem como as especificidades da incluso desta disciplina na sala de aula das turmas de EJA. Antes de adentrarmos nas categorias que

Entrelaando
Revista Eletrnica de Culturas e Educao
N. 1 p. 69-79, Ano I (out/2010) ISSN 2179.8443

72

considero relevantes para a composio deste trabalho, acredito ser necessrio estabelecer algumas consideraes conceituais no que se refere s reas de conhecimento que aludem ao teatro e ao letramento. preciso tambm tecer articulaes no que se refere importncia de refletir sobre a formao pessoal, artstica e social dos educandos. Tais articulaes sero tratadas no item a seguir.

O TEATRO E O LETRAMENTO NA EJA: caminhos que se entrelaam?


importante ressaltar que no h uma bibliografia especfica que trate da articulao entre o teatro e o letramento na Educao de Jovens e Adultos, o que estamos buscando nesse trabalho um olhar sensvel que aponte novos caminhos a partir do dilogo entre essas duas reas do conhecimento no mbito da EJA. O teatro na EJA atua como uma rea nova a ser explorada e vivenciada tanto pelo docente que busca cotidianamente a ressignificao de novas abordagens metodolgicas nesse segmento quanto pelos discentes que vivenciam um processo de letramento enquanto sujeitos protagonizadores, entre personagens imaginrios e suas narrativas da vida real. Nas aulas de teatro, eram trabalhados jogos teatrais, onde as atividades eram direcionadas para a construo de cenas elaboradas pelos alunos, como atores-espectadores2 das situaes cnicas escolhidas atravs de temas trazidos por eles ou pelo professor de teatro. Os jogos teatrais trabalhados nas salas de EJA tinham elementos especiais, pois se constituam em um momento diferenciado, traduzindo um carter de independncia, de autonomia e de grande espontaneidade e participao pelos alunos-atores das turmas de EJA, como aborda, a seguir, Ricardo Japiassu (2003, p.20):

A finalidade do jogo teatral na Educao escolar o crescimento pessoal e o desenvolvimento cultural dos jogadores por meio do domnio, da comunicao e do uso interativo da linguagem teatral, numa perspectiva improvisacional ou ldica. O princpio do jogo teatral o mesmo da improvisao teatral, ou seja, a comunicao que emerge da espontaneidade das interaes entre os sujeitos engajados na soluo cnica de um problema de atuao.
2

O termo atores espectadores, utilizado comumente nos dias atuais no mbito do teatro-educao, refere-se as mltiplas funes exercidas pelos alunos em espaos formais e no-formais de ensino do teatro, como a possibilidade do sujeito atuar e ser espectador em suas vivencias com as prticas teatrais. possvel que o termo atores espectadores advenha do termo alunos-atores, difundido desde a dcada de 70 pela autora dos conceitos terio-prticos do teatro improvisacional, a norte-americana Viola Spolin.

Entrelaando
Revista Eletrnica de Culturas e Educao
N. 1 p. 69-79, Ano I (out/2010) ISSN 2179.8443

73

A participao era intensa entre os alunos, as interaes em sala de aula nos momentos dos jogos eram destacadas por todos, tanto no momento em que atuavam como quando assistiam s atuaes das outras equipes. O trabalho com a oralidade era tambm realizado de forma intensa pelos atores-espectadores, pois estes atores produziam suas falas de forma improvisacional em forma de interlocuo com as falas dos outros participantes de sua equipe, tudo de forma dinmica, criativa e espontnea. Na medida em que se trocavam os papis e os alunos passavam para a situao de plateia, mantendo a interao com seus colegas que se encontravam atuando, todas as participaes tinham o princpio de resoluo dos problemas cnicos, tais como o tempo, o espao e a fala de cada personagem, e tambm a resoluo dos problemas de contedos que emergiam em decorrncia da prpria temtica. Esse confronto entre o real e o imaginrio, entre personagens e sujeitos reais, entre problemas imaginrios e problemas latentes na sociedade contempornea por si s trazem em sua natureza um grau elevado de letramento. Este processo de letramento por sua vez suscita nos sujeitos posicionamentos crticos sobre os problemas cnicos e sobre os temas sociais despertando a autonomia dos educandos, que deixam de ser sujeitos ouvintes e passivos para posicionar-se no e com o mundo no qual esto inseridos. Os educandos assumem assim, papeis sociais de sujeitos letrados que ressignificam o conhecimento trazido pela arte ou por qualquer rea do conhecimento a partir de suas histrias de vida e suas reflexes pessoais acerca das questes apresentadas. Neste sentido Duarte Jnior (2003) afirma que:

A arte , por conseguinte, uma maneira de despertar o indivduo para que este d maior ateno ao seu prprio processo de sentir. O intelectualismo de nossa civilizao - reforado no ambiente escolar - torna relevante apenas aquilo que concebido racionalmente, logicamente. Deve-se aprender aqueles conceitos j prontos, objetivos, que a escola veicula a todos, indistintamente, sem levar em conta as caractersticas existenciais de cada um. Nesse processo, os educandos no tm oportunidade de elaborar sua viso de mundo, com base em suas prprias percepes e sentimentos. Atravs da arte pode se, ento, despertar a ateno de cada um para sua maneira particular de sentir, sobre a qual se elaboram todos os outros processos racionais. (DUARTE JR., 2003, p. 66)

Entrelaando
Revista Eletrnica de Culturas e Educao
N. 1 p. 69-79, Ano I (out/2010) ISSN 2179.8443

74

O modelo de escola tradicional, que ainda predomina na sociedade moderna, tem grande dificuldade em compreender que, ultrapassando os muros da escola, existe um mundo convidativo, dinmico e com inmeras possibilidades de entretenimento, que encantam os alunos e os afastam das atividades escolares. No entorno das escolas, em lojas, feiras, casas de acesso internet e jogos online, praas pblicas, encontram ambientes propcios sua socializao, sem regras rgidas, nem avaliaes e julgamentos que determinem medidas de certo e errado semelhantes lgica cartesiana sustentada pela escola. Esses espaos so espaos de aprendizagens mltiplas e, por conseguinte suscetveis a prticas de letramento, que produzem conhecimento e trocas de experincias que vo alm da concepo conteudstica e reprodutiva imposta pela pedagogia tradicional e pela sociedade contempornea. Assim, concebe-se o letramento como um evento amplo e inerentemente formativo que acompanha os sujeitos ao longo de suas vidas, em todos os espaos que o sujeito circula e constri relaes de troca de experincias e aprendizagens em um processo contnuo de formao humana e social. Sendo assim, necessrio refletir sobre a importncia do termo Letramento, que significa um fenmeno mais complexo do que a alfabetizao. importante ressaltar que um no se sobrepe ao outro. O letramento no veio substituir o processo de alfabetizao, at porque so fenmenos distintos que se interrelacionam no processo de aprendizagem e formao crtica do indivduo. Extrapola as questes referentes s tecnologias do saber ler e escrever, posicionando-se como um processo de expanso cultural no qual o sujeito, ao dominar tais tecnologias, tem a possibilidade de atender as demandas sociais que lhes so exigidas em seu cotidiano. De quais demandas sociais estamos falando? Que prticas sociais preciso exercer para se considerar um sujeito letrado? Essas demandas, que aos olhos dos grupos socialmente privilegiados podem parecer funes simples e corriqueiras em seu cotidiano, no ocorrem da mesma forma com os grupos onde a escolarizao no foi realizada, ou se deu de forma tardia, como enfatiza Kleiman (2008, p.7), a seguir:
Para realizar uma atividade rotineira como uma compra num supermercado, por exemplo, escrevemos uma lista dos produtos que precisamos comprar, j no local de compras, lemos, comparamos rtulos, preos, datas de validade, preos e cartazes promocionais; usamos ainda algum mtodo para computar e fazer contas; preenchemos um cheque. Essas atividades que, para um sujeito letrado, so apenas mais uma forma de se comunicar com os outros, e de agir

Entrelaando
Revista Eletrnica de Culturas e Educao
N. 1 p. 69-79, Ano I (out/2010) ISSN 2179.8443

75

sobre o meio, quase to automticas quanto falar e que no requerem, portanto, grandes esforos de concentrao ou interpretao representam grandes obstculos para os grandes grupos de brasileiros no-escolarizados, que no tiveram acesso a escola ou que foram permanentemente expulsos dela.

nesse sentido que os estudos sobre letramento so pertinentes no campo da educao, preciso criar condies para que os sujeitos pertencentes a esses grupos socialmente excludos que, em sua natureza j possuem estigmas negativos por suas condies socioeconmicas, avancem no seu processo de assero poltico e sociocultural, ocupando espaos at ento negados a esses indivduos, criando condies de dilogo onde as relaes de poder possam no apenas ser compreendidas por esses sujeitos, mas principalmente refletidas de forma crtica e consciente. Assim, essas experincias ldicas e prazerosas vm, sem dvida, contribuir para a formao do letramento dos educandos, na medida em que os aspectos cognitivos, subjetivos e as mltiplas aprendizagens, atravs das interaes grupais, contemplam os diversos sentidos do letramento, onde a formao integral do ser humano ocorre mediante a apreenso e a aplicao de suas mltiplas capacidades associadas interlocuo com a lngua escrita.

TEATRO E EXPRESSO ORAL NA EJA


Teatro e expresso oral na EJA foi uma categoria surgida a partir da anlise das falas dos professores e alunos das turmas que incluram o teatro em seu currculo durante o perodo da investigao em nvel de mestrado j citada neste trabalho. O medo de falar em pblico, mesmo que esse pblico esteja em um contexto menor, como o caso da sala de aula, um elemento constante na vida escolar dos sujeitos da educao de jovens e adultos. A oralidade autorreprimida por esses alunos que no se sentem aptos a fazer uso da fala como direito de expresso e, em contrapartida, exercem constantemente, e de forma passiva, a escuta do outro, principalmente se este estiver numa posio superior a sua, como ocorre comumente na relao professor-aluno. A descoberta, atravs da linguagem teatral em sala de aula, da possibilidade de erros e acertos em sua expresso oral, seja em um ensaio de cena, em uma improvisao cnica, ou mesmo na preparao de um espetculo, apresenta ao aluno de EJA uma nova concepo de oralidade. Nessa concepo, o expressar-se em pblico um processo de construo contnua, de respeito mtuo e de assero, enquanto sujeitos aptos a conviver socialmente

Entrelaando
Revista Eletrnica de Culturas e Educao
N. 1 p. 69-79, Ano I (out/2010) ISSN 2179.8443

76

desenvolvendo reflexes e externando-as sem qualquer receio de exposio negativa que possibilite o surgimento de traumas pessoais. O sujeito desse segmento precisa ter presena nas polticas pblicas de ensino, a incluso das suas vozes torna-se necessria para se instalar um modelo equitativo de educao popular. Sobre essa relao entre a voz dos educandos e os paradigmas escolares que dificultam o nascimento de uma educao crtica e emancipatria de qualidade, Freire (2002, p.135) afirma que:
Escutar obviamente algo que vai mais alm da possibilidade auditiva de cada um. Escutar, no sentido aqui discutido, significa a disponibilidade permanente por parte do sujeito que escuta para a abertura fala do outro, ao gesto do outro, as diferenas do outro. Isto no quer dizer, evidentemente, que escutar exija de quem realmente escuta sua reduo ao outro que fala. Isso no seria escuta, mas auto-anulao. A verdadeira escuta no diminui em mim, em nada, a capacidade de exercer o direito de discordar, de me opor, de me posicionar. [...] Como sujeito que se d ao discurso do outro, sem preconceitos, o bom escutador fala e diz de sua posio com desenvoltura.

A escuta sensvel da voz desses sujeitos refora o carter dialgico do ensino do teatro. Assim, podemos supor que se a voz desses sujeitos validada no espao escolar, o sujeito ter a possibilidade de validar sua voz em outros espaos de sua vida cotidiana. Nesse sentido, a linguagem teatral oferece uma pedagogia mais engajada com o ideal emancipatrio de Freire, no sentido de autorizar o sujeito a se expressar, se expor sem maiores cobranas. Colocar suas opinies sobre todos os temas referentes sociedade, sem cortes, sem censura. Atravs das brincadeiras, revestidos e protegidos pelas mscaras de seus personagens. Com as situaes cnicas, atravs de jogos teatrais e dramticos, os jovens e adultos transformam-se em polticos, jornalistas, empresrios opressores ou operrios representantes do povo, e, assim, atravs da identificao com as falas desses personagens, exercitam o autoconhecimento e a conscientizao crtica sobre as situaes ali vivenciadas. Outro elemento a ser observado a construo de um discurso cnico. A maioria desses alunos de EJA nunca freqentou espaos como teatro e museus, pois suas histrias de vida foram marcadas por uma forte excluso no que se refere ao acesso aos cdigos culturais das culturas dominantes. Sendo assim, um contato permanente com o teatro em seu currculo, proporciona ao sujeito um conhecimento da linguagem teatral e consequentemente um amadurecimento de um discurso cnico, em todas as nuances, seus jogos, seus signos e convenes presentes nesta linguagem. Sobre isso aponta Desgranges:

Entrelaando
Revista Eletrnica de Culturas e Educao
N. 1 p. 69-79, Ano I (out/2010) ISSN 2179.8443

77

Sem perder o prazer prprio ao jogo espontneo, almeja-se que os participantes conquistem a capacidade de criar, organizar, emitir e analisar um discurso cnico. O desafio do coordenador manter constante a tenso entre divertimento e aprendizagem. Jogar por jogar leva a situaes repetitivas, sem desafios e sem aquisies. Ou seja, sem a vontade de inventar diferentes possibilidades de investigao da linguagem teatral e de sua atuao enquanto instrumento de reflexo da vida social, o jogo dramtico perde a sua vitalidade.

(2006, p.94)

O trabalho com o teatro no mbito da EJA apresenta interfaces no que se refere tanto a construo cidad do sujeito, atuante e participativo em sociedade, quanto em seu amadurecimento esttico e cultural, partindo de vivncias artsticas em sala de aula, apreciando experincias artsticas atravs de espetculos produzidos na cidade, e refletindo sobre estes novos conhecimentos adquiridos com o outro, contribuindo de forma salutar para que um discurso amadurecido, bem fundamentado sobre a vida em coletividade e sobre suas vivncias pessoais podendo encontrar ressonncia dentro e fora da sala de aula. O trabalho com o teatro tem a possibilidade de desenvolver a oralidade do sujeito de EJA sem que eles percebam, sem medos e anseios de acertar em tempo integral. Os alunos, atravs de seus personagens representados em sala de aula so capazes de atuar, de falar em pblico, pressupondo que em outros momentos de suas vidas cotidianas esse medo tambm seja dissipado, se considerarmos o fato de que na prtica teatral h um processo de aprendizagem contnuo entre sujeitos e personagens, entre o imaginrio e a vida real. A oralidade representa, assim, no apenas a possibilidade do aluno expressar-se nos espaos escolares, como a sala de aula, a cantina, o ptio etc. Representa, em um contexto mais amplo, sua insero e sua autonomia no mundo. A possibilidade de falar e a garantia de que sua voz ser ouvida pelo outro, na perspectiva de promover um dilogo de natureza democrtica entre os sujeitos socialmente excludos dessa educao, estimulando esses sujeitos ao exerccio de cidadania. Uma das consideraes acerca da relao entre o teatro, a oralidade e a educao no processo de formao da cidadania do sujeito de EJA refere-se principalmente a escuta sensvel dos reais interesses que permeiam o retorno desses alunos ao seu processo de escolarizao. Dar voz a esses sujeitos compreendendo o que lhe caro em seu retorno ao processo de escolarizao, em seus sonhos, seus anseios, seus interesses pessoais e

Entrelaando
Revista Eletrnica de Culturas e Educao
N. 1 p. 69-79, Ano I (out/2010) ISSN 2179.8443

78

profissionais pode representar o primeiro passo para alcanar o ideal Freiriano de escola democrtica, partindo de uma educao excludente e opressora, para uma educao libertadora e emancipatria.

CONSIDERAES FINAIS
Repensar as prticas escolares no mbito da Educao de Jovens e Adultos tem sido o grande desafio das polticas pblicas atuais. Faz-se necessrio, portanto uma reflexo aprofundada sobre que tipo de educandos a instituio escolar pretende formar e qual a relao que pode ser estabelecida entre a escola e os bens culturais existentes na sociedade. Considerando o Teatro como um bem cultural relevante na edificao de uma sociedade e as prticas artsticas como elementos que contribuem para a formao do letramento dos alunos, pode-se pensar em mecanismos de incluso e de legitimizao dessa rea do conhecimento no segmento da EJA. Partindo assim, dos ensinamentos Freiriano (FREIRE, 2002) cujo legado pedaggico compreende que o letramento se estende a todas as reas do conhecimento- inclusive e principalmente a arte- e est intimamente ligado a histria de vida dos sujeitos em suas experincias pessoais, identitrias e culturais. A linguagem teatral se apresenta para o aluno que frequenta o turno noturno da EJA como um elemento de fcil entendimento, pois a descontrao serve de base para a construo de novas competncias que so facilmente desenvolvidas pela arte e que so requisitos para atividades do currculo escolar como aquelas relacionadas leitura, escrita e a oralidade. Em um primeiro momento, esses alunos no se do conta que, atravs das atividades teatrais realizadas em sala de aula, elementos da narrativa, assim como do exerccio do dilogo, esto diretamente ligados ao desenvolvimento da sua oralidade e, por conseguinte, contribuiro efetivamente para a aquisio do letramento.

Entrelaando
Revista Eletrnica de Culturas e Educao
N. 1 p. 69-79, Ano I (out/2010) ISSN 2179.8443

79

REFERNCIAS
DESGRANGES, Flvio. Pedagogia do Teatro: provocao e dialogismo. So Paulo: Hucitec, 2006. DUARTE JR, Joo Francisco. Por que arte-educao? 14. Ed. Campinas: Papirus, 2003. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 21. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002. ______. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2005. ______. A Importncia do Ato de Ler. So Paulo, Ed. Cortez, 1982. ______. Educao como Prtica da Liberdade. So Paulo: Paz e Terra, 2007 JAPIASSU, Ricardo. Metodologia do ensino de teatro. 2. Ed. Campinas: Papirus, 2003. KLEIMAN, ngela. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prtica social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 2008.

Potrebbero piacerti anche