Sei sulla pagina 1di 6

A mancha aureolada uma doena bacteriana que ataca folhas, rosetas, frutos novos e ramos do cafeeiro, atingindo mudas

s no viveiro e plantas no campo, ocorrendo principalmente nas regies mais frias do Estados do Paran, So Paulo e Sul de minas. A principal caracterstica a formao de uma mancha de colorao parda, com um halo amarelado difuso. Pela ao do vento, muitas leses ficam furadas. A penetrao da bactria ocorre atravs de ferimentos, especialmente quando ocorre absciso de folhas e nas leses ocasionadas pela Phoma. Em regies altas e desprotegidas de ventos, a bactria provoca a queda prematura de folhas, prejudica o pegamento de flores e a produo do ano seguinte. Um sintoma importante da doena a seca de ramos laterais e com isto a planta emite ramos novos, provocando um super brotamento. A doena ocorre em perodos frios, poca de chuvas finas e normalmente entre julho e setembro. As lavouras novas, de 3 a 4 anos so as mais atingidas, ocorrendo desfolha e seca de ponteiros. Nos viveiros o maior dano a desfolha das mudas, que pode ser evitada com proteo contra ventos frios. Em maiores altitudes e com incidncia de ventos a instalao de quebra-ventos uma prtica importante para o controle da doena. O controle qumico feito com fungicidas cpricos a 0,3% a cada 20 dias; a aplicao de antibiticos isolados ou associados, a 0,2% tambm eficiente no controle da enfermidade. Nas mudas deve-se proteger bem o viveiro e usar pulverizaes com produtos cpricos, associados ou no a antibiticos. Tambm tem sido eficiente o produto Kazumin.
Agrimicina, Distreptine) associado ao oxicloreto de cobre em pulverizao foliar.

DOENAS

Ferrugem Hemileia vastatrix Berk. & Br. considerada a principal doena do cafeeiro. Normalmente os sintomas comeam a aparecer em dezembro/janeiro, atingindo o pico de infeco entre maio e junho, sendo que, a partir da, comea a decrescer. Os sintomas iniciais so manchas clorticas, que evoluem rapidamente, atingindo 1,0 a 1,5 cm de dimetro, com manchas pulverulentas amarelas na face inferior das folhas. O fungo disseminado por chuva e vento, preferencialmente. O perodo de incubao (tempo entre a germinao e penetrao do fungo nos tecidos vegetais at o aparecimento dos primeiros sintomas) varia de 18 a 45 dias, sendo que a mdia de 25 a 30 dias. Plantas com carga pendente alta normalmente apresentam maiores taxas de infeco. As condies ambientais consideradas ideais para o desenvolvimento do fungo so: temperatura entre 21 e 23 C, existncia de gua livre na superfcie foliar e ausncia de insolao direta. O controle da doena pode ser feito atravs do plantio de variedades resistentes (p. ex. Obat), atravs do controle cultural (lavouras bem manejadas, principalmente em termos nutricionais, apresentam taxas de infeco menores) e atravs do controle qumico com fungicidas de contato ou sistmico.

Sintomas (pstulas) de ferrugem (Hemileia vastatrix) em folhas de cafeeiro.

Cercosporiose ou Mancha de Olha Pardo Cercospora coffeicolla Berk. & Cke.) uma doena muito importante na cultura do cafeeiro, disseminada por toda a regio cafeeira do Brasil. As condies climticas favorveis ao desenvolvimento do fungo so umidade relativa alta, temperaturas amenas e

insolao direta nas folhas e frutos. A sua ocorrncia est diretamente relacionada deficincias nutricionais, ou seja, lavouras instaladas em solos pobres e com adubaes deficientes apresentam maiores danos devido incidncia de cercosporiose. Pode provocar desfolha intensa em condies de viveiro. Ocorre durante o ano todo. Os sintomas so leses circulares, de 0,5 a 1,5 cm de dimetro, de colorao parda, com o centro acinzentado. Provoca desfolha intensa e seca de ramos. Nos frutos, as leses aparecem quando ainda esto pequenos e aumentam no incio da granao, depreciando a qualidade do mesmo. O fungo pode ser disseminado por gua, vento ou insetos. O controle pode ser realizado atravs de um manejo nutricional adequado ou atravs de produtos qumicos (fungicidas) sistmicos ou de contato.

Sintomas da cercosporiose (Cercospora coffeicolla) em folhas de cafeeiro.

Sintomas da cercosporiose (Cercospora coffeicolla) em frutos verdes de caf

Mancha Aureolada Pseudomonas syringae pv. garcae Amaral, Teixeira & Pinheiro uma doena muito importante em viveiros e plantas jovens, podendo, entretanto, causar danos em plantas adultas. Est disseminada em praticamente todas as regies cafeeiras do pas. As condies climticas ideais para que ocorra a doena so ventos fritos e chuvas de granizo, devido ao fato de causarem ferimentos nas folhas, permitindo a entrada da bactria. Os sintomas nas folhas so caracterizados por manchas marrons, com o centro necrtico, circundadas por um halo amarelo. A rea necrosada das leses pode romper, ficando vazadas. A penetrao da bactria nas folhas e nos frutos do cafeeiro favorecida por ventos frios e altas umidades, alm de injrias provocadas por outras doenas e por bicho mineiro. A disseminao realizada atravs da chuva e a incidncia desta doena nos cafezais ocorre nos perodos compreendidos entre outubro/janeiro e abril/julho. O controle pode ser feito atravs da instalao de quebra-ventos ou atravs de produtos qumicos, como fungicidas cpricos, principalmente quando associados a um fungicida do grupo dos ditiocarbamatos ou a um antibitico.

Sintoma de mancha aureolada Pseudomonas syringae pv. garcae em folhas de caf

Mancha de Phoma Phoma costaricencis Echandi As condies favorveis para a ocorrncia desta doena so chuva, temperatura baixa, ventos frios e altitudes acima de 1.000 m. Os principais sintomas so manchas de colorao escura, que evoluem formando anis concntricos. As manchas tm incio nos bordos das folhas, que ficam recurvadas. Os ramos tambm podem ser atacados, apresentando leses deprimidas e de cor escura. Os frutos ficam escuros e mumificados quando jovens; naqueles j formados aparecem pontuaes negras. Ocorre ainda desfolha intensa, queima de botes florais, seca das extremidades dos ramos e queda de frutos jovens.

O controle pode ser feito de vrias maneiras: evitar reas de altitude elevada e sujeitas a ventos frios, utilizao de quebra-ventos, adubaes equilibradas e uso de fungicidas foliares.

Sintomas de mancha de Phoma (Phoma costaricencis) em folhas de mudas de cafeeiro.

Potrebbero piacerti anche