Sei sulla pagina 1di 4

Aluna: Jessica Cristina Ornellas Pereira Turno: Noite Professora: Alessandra Shueller Matria: Histria da Educao II FICHAMENTO

FREITAS, Marcus Csar; BICCAS, Maurilane. Movimento de Cultura Popular, Educao Popular e Educao de Jovens e Adultos. In: FREITAS, Marcus Csar; BICCAS, Maurilane. Histria Social da Educao no Brasil. SP, Cortez, 2009, p.209 a 265.

EDUCAO DE ADOLESCENTES, JOVENS E ADULTOS ANALFABETOS. De uma forma muito forte as pesquisas revelavam o grande numero de jovens e adultos analfabetos nas ltimas dcadas no Brasil. Essa situao est ligada a situao de desigualdade social do pas. Com o surgimento dos grupos escolares em So Paulo (1893-1894 ), onde os alunos foram divididos por idade em suas sries, causou um problemas para os alunos maiores, que ficaram inadequados, aos novos tempos e as diretrizes imposta escola primria. Outra dificuldade encontrada pelos alunos foi o aumento no tempo de escolarizao para cinco anos, isso retirou da sala de aula os alunos menos favorecidos, pela urgncia em ingressar no mercado de trabalho. Essas mudanas no modelo escolar causaram um maior nmeros de jovens e adultos analfabetos, onde sentiu-se a necessidade de fazer campanhas para despertar o povo sobre essa situao. Em 1940 ocorreu a primeira campanha da educao de adultos analfabetos. Apesar de o ensino ser gratuito, no obtiveram o resultado esperado. Muitos projetos foram criados, decretos foram feitos para acabar com analfabetismo de jovens e adultos no Brasil. Um deles o (CEAA) Campanha de adultos analfabetos, implementado pelo SEA (Servio de Educao de Adultos). Condio de trabalho dos serventes que atuam em curso noturno; falta de remunerao. Mobilizao local, recursos, matrculas e frequncia dos alunos. 1947: Dificuldade quanto situao financeira. Abandono de muitos alunos. Necessidade de uma lei que os mantivessem na escola. 1948 (Maio): Maior interesse da populao em se alfabetizar. Aumento no numero de escolas, para atender mais alunos. Situao financeira ainda insuficiente para atender campanha. (Outubro): Aumento da frequncia; satisfatria. E ainda permanecem as mesmas dificuldades com relao pagamento dos docentes e tambm dos recursos necessrios para manter a infraestrutura dos cursos em funcionamento Presena da mdia impressa e radiofnica, no sentido de mobilizar, divulgar e engajar o maior numero de pessoas na colaborao do projeto e tambm no intuito de despertar a vontade de se alfabetizado.

ESTRUTURA DO CURSO Trs meses: Alfabetizao bsica Dois perodos de sete meses: Curso primrio de forma mais sinttica. METODOLOGIA USADA Muito parecida que aplicada ao ensino primrio regular, pois no tinha um prepara especfico para que os professores trabalhassem de maneira diferenciada, e que atendesse s necessidades. Crticas: Escassez de recursos financeiros; Material didtico. Novos direcionamentos: Investimento/financiamento na pauta das agendas governamentais; Construo de uma reflexo pedaggica do analfabetismo, suas consequncias sociais e psicolgicas. Desaparecimento das campanhas de alfabetizao; Investimento na infraestrutura e industrializao; Entrada do capital estrangeiro no pas. 1958:Convocao do Congresso de Educao de Adultos; 1958: Relatrio produzido por Paulo Freire: a raiz do analfabetismo a misria. PAULO FREIRE Crticas educao e a escola brasileira; Crticas educao desconectada, no enquadrvel; Viso renovadora do processo educacional: vida ligada ao desenvolvimento, nacionalidade e participao democrtica; Participao em grupos da Igreja Catlica que aproximavam seu pensamento pedaggico de alguns lemas escolanovistas; Assim como escolanovistas criticou a educao verbalista e o bacharelismo; Defendeu a regionalizao do ensino, adaptao da educao cultura local e descentralizao dos sistemas educacional; Educao Bancria: Educando enquanto vasilhas onde so depositados os contedos; O saber uma doao dos que se julgam sbios ao que se julgam nada saber; Margem para os educandos serem colecionadores, fichadores; Margem para que os educadores e educandos sejam arquivados, Fora da prxis, o homem no pode ser. Relaes verticais. Educao Problematizadora: Reflexiva; Pressupe o dilogo; Desvela a realidade; Transformadora; Libertadora; Homens como seres histricos

Educao enquanto um ato poltico Reflexo e prtica educativa pautadas nos movimentos de jovens e adultos, de trabalhadores e camponeses que eclodiram nas dcadas de 1960 e 1970; Foco para no sujeito; Sensibilidade pedaggica para captar os oprimidos e excludos como sujeitos de educao, de construo de saberes, conhecimentos, valores e cultura; MOVIMENTO DE CULTURA POPULAR Ocorreu entre o final de 1950 e percorreu at os primeiros anos da dcada de 60. Criado no Recife em 13 de maio de 1960, quando o prefeito da cidade era Miguel Arraes. Foi um perodo importante ao que diz respeito s experincias populares na histria da educao em nosso pas. O MCP foi um movimento que teve como objetivo bsico difundir as manifestaes da arte popular regional e desenvolver um trabalho de alfabetizao de crianas e adultos. Na prtica, esse trabalho era feito atravs de apresentao de espetculos em praa pblica, organizao de escolas radiofnicas, grupos artsticos, oficinas e cursos de arte, exposies, edies de livros e cartilhas. Essas cartilhas centravam-se nos interesses dos adultos, buscando expressar os anseios populares os valores e a cultura da regio. Sem deixar de lado a linguagem e a gramtica. A proposta de alfabetizao que Paulo Freire consolidou foi divulgado pela primeira vez no artigo Conscientizao e alfabetizao: uma nova viso do processo. Com uma linguagem simples foram apresentados os procedimentos recomendados para o processo de alfabetizao, acompanhados de elucidao sobre a concepo de homem, de educao e de sociedade que sustentava e fundamentava o prprio mtodo. PAULO FREIRE E A GESTO JOO GOULART Criao da comisso de Cultura popular: criada por Paulo de Tarso e liderada por Paulo Freire com o intuito de criar novos sistemas educacionais para isso, Paulo Freire comeou um levantamento sobre o analfabetismo no pas. Com a criao dessas comisses aceleraram-se os rumos dos movimentos culturais, tanto na esfera pblica, quanto na privada. Nesse contexto aconteceu o Primeiro Encontro Nacional de Alfabetizao e Cultura Popular e a criao do que hoje chamamos de EJA (Programas extensivos de Educao). 1964: Institudo o PNA (Programa Nacional de Alfabetizao)- Sistema Paulo Freire Criao dos Crculos da Cultura- destinados a alfabetizar 8,97% da Populao analfabeta entre 15 e 45 anos. Um trabalho educativo desenvolvido na perspectiva da conscientizao ALFABETIZAO E DITADURA MILITAR: O MOBRAL EM AO O Movimento de educao e cultura popular desmanteladas e reprimidas, suas lideranas perseguidas pela ditadura militar que se iniciou em maro de 1964 AO BASICA CRISTA (Cruzada ABC) Programa concebido no recife a partir de uma viso de integrao nacional. Funcionou de 1964 a 1969. EM 15DE DE 1967, POR MEIO DA LEI N.5.379 FOI CRIADO O MOVIMENTO BRASILEIRO DE ALFABETIZAO (Mobral)

Programa de Educao Integrada (1971) Programa Mobral e Cultura (1973) Programa de Profissionalizao (1973) ESSES PROGRAMAS ANCORAVAM-SE EM QUATRO LINHAS DE AO: Descentralizao de ao Centralizao de Controle Relacionamentos Funcionais Definio de Objetivos FINANCIAMENTOS As trs grandes empresas que produziam os materiais didticos e pedaggicos: Abril Cultural S.A Bloch Editora S.A Grfica Editora Primor S.A As tiragem dos livros eram em nmeros bem mais elevados que o numero de alunos inscrito A Mensagem dos livros e cartilhas diziam que: O sujeito s estariam inseridos na sociedade moderna se houvesse um esforo individual. OS PROFESSORES DO MOBRAL NO TINHA NENHUMA ESPECILIZAO PEDAGOGICA. UM ENSINO DE BAIXA QUALIDADE. Segundo o senso de 1980 o resultado do Mobral foi insatisfatrio. O MOBRAL EXTENDEU-SE AT 1985, QUANDO FOI EXTINTO.

Potrebbero piacerti anche