Sei sulla pagina 1di 3

A VIDA DO JOVEM CRISTO

Daniel 1:19-21
Daniel foi um jovem extraordinrio que desde o incio de sua vida demonstrou que era um jovem diferenciado e que impactaria as pessoas com sua vida por onde passasse. Daniel viveu uma poca difcil para o povo de Israel, ele foi tirado logo cedo de casa e foi para uma nao que no conhecia para ser tratado como escravo para servir um Rei que no adorava a Deus. No entanto este servo do Senhor demonstra com suas atitudes que devemos servir ao verdadeiro Deus. Aprendamos um pouco com a histria de Daniel e de seus amigos como eles se portarem diante do caos e atravs da sua vida tornaram beno por onde passaram.

1) A VIDA DO JOVEM CRISTO EXIGE POSTURA A primeira caracterstica que gostaria de destacar na vida de Daniel e de seus amigos que eles tinham postura. Resolveu Daniel, firmemente, no contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; ento, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse no contaminar-se. (Daniel 1:8 RA) Vejamos bem, para que um jovem possa se posicionar e ter postura, ele precisa ter SEGURANA. Quando uma pessoa est insegura, normalmente no tem plena convico do que ela est fazendo correto ou no. normal percebermos ao ouvir uma palestra ou uma explicao, o nervosismo do apresentador, que em alguns casos, pode ser justificado pela insegurana, pela falta de preparo ou domnio do assunto. Para termos segurana no que estamos dizendo preciso ter CONHECIMENTO. Vamos notar que Daniel e seus amigos no foram escolhidos ao acaso, eles foram selecionados. Disse o rei a Aspenaz, chefe dos seus eunucos, que trouxesse alguns dos filhos de Israel, tanto da linhagem real como dos nobres, jovens sem nenhum defeito, de boa aparncia, instrudos em toda a sabedoria, doutos em cincia, versados no conhecimento e que fossem competentes para assistirem no palcio do rei e lhes ensinasse a cultura e a lngua dos caldeus. (Daniel 1:3-4 RA) Ento Daniel tinha um conhecimento, ou seja, ele ouviu e aprendeu. Ele tinha convico do que era certo e errado, do que agradava a Deus e do que era pecado. Provavelmente ele teve uma famlia que se preocupou em ensinar-lhe o que era correto desde criana, esta famlia estava atenta ao que o rei Salomo aconselhou. Ensina a criana no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, no se desviar dele. (Provrbios 22:6 RA) Daniel foi ensinado ainda criana e quando foi afrontado ele no se desviou do caminho. Devemos estar atentos como jovens cristos aos ensinamentos de nossos pais e ter alegria quando somos convidados a estar na presena de Deus, para que possamos ter segurana no momento certo. Alegrei-me quando me disseram: Vamos Casa do SENHOR. (Salmos 122:1 RA) Hoje somos frequentemente testados e afrontados na nossa faculdade, nos nossos lares, trabalho, etc. Hoje vivemos a gerao do ISSO NO TEM NADA HAVER, e coisas que eram pecados h um tempo atrs, no so mais considerados assim. Precisamos ter CONHECIMENTO que produz SEGURANA para assim termos POSTURA, como jovens cristos nos momentos de provao.

Alguns jovens ficam preocupados quando escolhem o caminho correto com as consequencias que tero, alguns dizem que no podem ter postura, porque perdero o emprego, perdero de ano, ficaro mal com os amigos, etc. Precisamos aprender com Daniel e seus amigos que passaram por momentos bem piores em que no enfrentaram a perda do emprego, do curso ou da amizade e sim da vida, mas nem por isso eles deixaram de se posicionar. Se o nosso Deus, a quem servimos, quer livrar-nos, ele nos livrar da fornalha de fogo ardente e das tuas mos, rei. Se no, fica sabendo, rei, que no serviremos a teus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que levantaste. (Daniel 3:17-18 RA) Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa e, em cima, no seu quarto, onde havia janelas abertas do lado de Jerusalm, trs vezes por dia, se punha de joelhos, e orava, e dava graas, diante do seu Deus, como costumava fazer. (Daniel 6:10 RA)

2) A VIDA DO JOVEM CRISTO EXIGE VIDA DE ORAO O jovem cristo precisa estar em comunho constante com Deus e esta comunho precisa ser vivida atravs de uma vida de orao. Quando o rei Nabucodosor se enfurece e manda matar a todos, Daniel pede tempo ao rei para que possa interpretar o seu sonho e convoca seus amigos para que orem por ele. Daniel e seus amigos tinham vida de orao. Ento, Daniel foi para casa e fez saber o caso a Hananias, Misael e Azarias, seus companheiros, para que pedissem misericrdia ao Deus do cu sobre este mistrio, a fim de que Daniel e seus companheiros no perecessem com o resto dos sbios da Babilnia. (Daniel 2:17-18 RA) Quando o rei Dario tambm decretou que durante 30 dias no poderia fazer pedido algum a qualquer Deus, Daniel no ficou acanhando e foi para sua casa e escancarou as janelas de seu quarto e continuou orando a Deus (Daniel 6:10). A orao nossa fora, nossa base, no podemos deixar de orar. Quantas vezes devemos orar por dia? A Bblia nos responde. Orai sem cessar. (1 Ts 5:17 RA) importante destacar alguns pontos relativos orao.

1. 2. 3.

Devemos orar sempre e no somente quando estamos em dificuldades; Devemos aguardar a resposta de Deus e no a resposta que queremos; Precisamos orar com f.

3) A VIDA DO JOVEM CRISTO EXIGE TESTEMUNHO Agora precisamos ter uma vida que seja vista e destacada em nosso meio, atravs dos nossos atos pessoas precisam nos notar e perceber que Deus fez algo diferente em nossa vida. Atravs da vida de Daniel e seu amigos percebemos algumas pessoas que foram alcanadas e deram seus testemunhos a respeito, vejamos alguns casos: COZINHEIRO CHEFE: No fim dos dez dias, a sua aparncia era melhor; estavam eles mais robustos do que todos os jovens que comiam das finas iguarias do rei. Com isto, o cozinheiro-chefe tirou deles as finas iguarias e o vinho que deviam beber e lhes dava legumes. (Daniel 1:15-16 RA)

REI NABUCODONOSOR Ento, o rei falou com eles; e, entre todos, no foram achados outros como Daniel, Hananias, Misael e Azarias; por isso, passaram a assistir diante do rei. (Daniel 1:19 RA) Ento, o rei Nabucodonosor se inclinou, e se prostrou rosto em terra perante Daniel, e ordenou que lhe fizessem oferta de manjares e suaves perfumes. Disse o rei a Daniel: Certamente, o vosso Deus o Deus dos deuses, e o Senhor dos reis, e o revelador de mistrios, pois pudeste revelar este mistrio. (Daniel 2:46-47 RA) Falou Nabucodonosor e disse: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que enviou o seu anjo e livrou os seus servos, que confiaram nele, pois no quiseram cumprir a palavra do rei, preferindo entregar o seu corpo, a servirem e adorarem a qualquer outro deus, seno ao seu Deus. Portanto, fao um decreto pelo qual todo povo, nao e lngua que disser blasfmia contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego seja despedaado, e as suas casas sejam feitas em monturo; porque no h outro deus que possa livrar como este. (Daniel 3:28-29 RA) Agora, pois, eu, Nabucodonosor, louvo, exalo e glorifico ao Rei do cu, porque todas as suas obras so verdadeiras, e os seus caminhos, justos, e pode humilhar aos que andam na soberba. (Daniel 4:37 RA) REI DARIO Ento, o rei Dario escreveu aos povos, naes e homens de todas as lnguas que habitam em toda a terra: Paz vos seja multiplicada! Fao um decreto pelo qual, em todo o domnio do meu reino, os homens tremam e temam perante o Deus de Daniel, porque ele o Deus vivo e que permanece para sempre; o seu reino no ser destrudo, e o seu domnio no ter fim. Ele livra, e salva, e faz sinais e maravilhas no cu e na terra; foi ele quem livrou a Daniel do poder dos lees. (Daniel 6:25-27 RA) CONCLUSO Gostaria de concluir convidando voc a refletir sobre sua vida como jovem cristo e a responder em seu ntimo, como est a sua vida como jovem cristo? Voc tem tido postura, vida de orao e testemunho em sua vida? Voc pode se comparar a Daniel e seus amigos? As pessoas tm reconhecido Deus atravs de sua vida? Quero destacar dois versculos: Falou Nabucodonosor e disse: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que enviou o seu anjo e livrou os seus servos, que confiaram nele, pois no quiseram cumprir a palavra do rei, preferindo entregar o seu corpo, a servirem e adorarem a qualquer outro deus, seno ao seu Deus. (Daniel 3:28 RA) Fao um decreto pelo qual, em todo o domnio do meu reino, os homens tremam e temam perante o Deus de Daniel, porque ele o Deus vivo e que permanece para sempre; o seu reino no ser destrudo, e o seu domnio no ter fim. (Daniel 6:26 RA) Como est sua vida jovem cristo? As pessoas tem visto Deus em sua vida, ao ponto de exaltar este Deus como o seu Deus? Que Deus nos abenoe e que tenhamos uma vida de um jovem realmente cristo. Pb. Erikson F. de Arajo

Potrebbero piacerti anche