Sei sulla pagina 1di 63

Projector da Acer X1111/X1111H/X1111A/ X1211/X1211H/X1211S/X1211K/ X1213P/X1213PH/X1311KW/ X1313PW/X1313PWH Srie Guia do utilizador

Copyright 2011. Acer Incorporated. Reservados todos os direitos. Guia do utilizador para os projectores da srie X1111/X1111H/X1111A/X1211/X1211H/X1211S/ X1211K/X1213P/X1213PH/X1311KW/X1313PW/X1313PWH Edio original: 8/2011

Poder haver alteraes peridicas s informaes contidas na presente publicao sem qualquer obrigao de notificao sobre tais revises ou alteraes. As eventuais alteraes sero incorporadas nas novas edies deste manual ou de documentos e publicaes suplementares. A empresa no faz quaisquer afirmaes nem garantias, sejam elas expressas ou implcitas, relativamente aos contedos do presente e rejeita especificamente as garantias implcitas relativamente comerciabilidade ou aptido para um fim especfico. Escreva o nmero de modelo, nmero de srie, data da compra e local de aquisio no espao em baixo. O nmero de srie e o nmero de modelo encontram-se na etiqueta afixada no computador. Toda a correspondncia relativa sua unidade deve incluir o nmero de srie, o nmero de modelo e as informaes relativas aquisio. Nenhuma parte da presente publicao pode ser reproduzida, guardada em sistemas de armazenamento de dados ou transmitida, de qualquer forma ou atravs de qualquer meio, seja ele electrnico, mecnico, por fotocpia, gravao ou de outra forma, sem a autorizao prvia e por escrito da Acer Incorporated.

Projectores da srie X1111/X1111H/X1111A/X1211/X1211H/X1211S/X1211K/X1213P/X1213PH/ X1311KW/X1313PW/X1313PWH da Acer

Nmero de modelo: _______________________________ Nmero de srie: __________________________________ Data da compra: ___________________________________ Local de aquisio: ________________________________

Acer e o logtipo Acer so marcas registadas da Acer Incorporated. Os nomes de produtos ou marcas registadas de outras empresas so utilizados apenas para fins de identificao sendo propriedade das respectivas empresas. "HDMITM, o logtipo HDMI e High-Definition Multimedia Interface so marcas registadas da HDMI Licensing LLC."

iii

Informao para sua segurana e conforto


Leia estas instrues atentamente. Guarde este documento para referncia futura. Siga todos os avisos e instrues assinalados no produto.

Antes de limpar o projector


Desligue este projector da tomada elctrica antes de o limpar. No utilize produtos de limpeza lquidos ou sob a forma de aerossis. Utilize um pano hmido para limpar.

Cuidados a ter ao desligar o projector


Tenha em ateno as directrizes seguintes ao ligar e desligar o projector da fonte de alimentao externa:

Ligue a fonte de alimentao antes de ligar o cabo de alimentao tomada a.c.. Desligue o cabo de alimentao antes de remover a fonte de alimentao do projector. Se o projector incluir vrias fontes de alimentao, interrompa a alimentao do projector desligando todos os cabos de alimentao das respectivas tomadas.

Acessibilidade
Certifique-se de que a tomada elctrica qual vai ligar o cabo de alimentao de fcil acesso e est situada o mais prximo possvel do projector. Quando necessitar de interromper a alimentao do projector, no se esquea de desligar o cabo de alimentao da tomada elctrica.

Avisos!

No utilize este produto perto de gua. No coloque este produto sobre um carrinho, uma bancada ou uma mesa instvel. Se o produto cair, este pode ficar seriamente danificado. As ranhuras e aberturas existentes servem para ventilao; para assegurar o bom funcionamento do produto e para evitar o seu sobreaquecimento, estas aberturas no devem ser bloqueadas ou cobertas. As aberturas nunca devem ser bloqueadas pela colocao do produto sobre uma cama, um sof, um tapete ou sobre qualquer outra superfcie do gnero.

Este produto nunca deve ser colocado perto ou sobre um radiador ou boca de ar quente, ou numa instalao embutida a no ser que seja fornecida a ventilao adequada.

Nunca introduza qualquer tipo de objectos neste produto atravs das ranhuras da caixa, uma vez que podero tocar em pontos de voltagem perigosos ou provocar curto circuitos que podem resultar em incndio ou em choques elctricos. Nunca derrame qualquer tipo de lquido sobre o produto.

iv
Para evitar danos ao nvel dos componentes internos e para evitar a fuga de lquido da bateria, no coloque o produto sobre superfcies que vibrem. No utilize este produto quando estiver a praticar desporto, a fazer exerccio, ou em locais onde hajam vibraes para evitar danos inesperados tanto ao nvel do projector como da lmpada deste.

Corrente elctrica

Este produto deve funcionar com o tipo de potncia indicado na etiqueta. Se no tem a certeza quanto ao tipo de alimentao disponvel, consulte o seu fornecedor ou a empresa de electricidade. No permita que algo assente sobre o cabo de alimentao. No coloque este produto perto de locais onde as pessoas possam pisar o cabo de alimentao. Se utilizar uma extenso com este produto, certifique-se de que a amperagem total do equipamento ligado extenso no excede a amperagem da mesma. Certifique-se tambm de que a amperagem total de todos os produtos ligados corrente no excede a amperagem do fusvel. No sobrecarregue a tomada elctrica ou a extenso ligando muitos dispositivos mesma. A carga total do sistema no deve ultrapassar 80% da capacidade do circuito. Se utilizar extenses elctricas, a carga no deve ultrapassar 80% da capacidade das mesmas. Este projector vem equipado com um cabo de alimentao a.c. com uma ficha com ligao terra. Esta ficha apenas pode ser ligada a uma tomada elctrica com ligao terra. Certifique-se de que a tomada elctrica est devidamente ligada tomada antes de ligar o transformador a.c.. No ligue a ficha a uma tomada elctrica que no tenha ligao terra. Contacte um electricista para mais informaes.

Aviso! O terminal de terra constitui uma medida de segurana. A utilizao de uma tomada elctrica sem a devida ligao terra pode dar origem a um choque elctrico e/ou a ferimentos.

Nota : O pino de ligao terra fornece tambm uma boa proteco contra rudo inesperado produzido por outros equipamentos elctricos existentes nas proximidades e que podem interferir com o desempenho deste produto.

Utilize o projector apenas com o cabo de alimentao fornecido. Se for necessrio substituir o cabo de alimentao, certifique-se de que o cabo novo satisfaz os seguintes requisitos: cabo destacvel, listado pela UL/ certificado pela CSA, aprovado pela VDE ou equivalente, comprimento mximo de 4,6 metros.

Reparao do projector
No tente reparar este produto por si prprio, uma vez que a abertura ou remoo da caixa pode exp-lo a perigosos pontos de voltagem ou a outros riscos. As reparaes devem ser realizadas apenas por pessoal qualificado. Desligue este produto da tomada elctrica e recorra assistncia tcnica nas seguintes situaes:

Quando o cabo de alimentao ou a ficha estiverem danificados, cortados ou rasgados Quando tiver havido derramamento de lquido para o interior do projector Se o produto estiver estado exposto chuva ou gua Se tiver deixado cair o produto ou a caixa estiver danificada Se o produto evidenciar uma significativa alterao em termos do seu desempenho, indicando necessidade de assistncia Se o produto no funcionar normalmente mesmo seguindo as instrues de funcionamento
Nota : Regule apenas os controlos cobertos pelas instrues de funcionamento, uma vez que a regulao imprpria de outros controlos pode resultar em danos o que implica um trabalho mais demorado por parte do tcnico para devolver o produto ao seu normal funcionamento.

Aviso! Por motivos de segurana, no utilize componentes incompatveis ao adicionar componentes novos ou ao substituir os componentes existentes. Informe-se na loja.

O projector e respectivos acessrios podem conter componentes pequenos. Mantenha-os fora do alcance das crianas.

Informao de segurana adicional



No olhe directamente para a lente do projector quando a lmpada estiver ligada. A luz brilhante pode ferir os seus olhos. Comece por ligar primeiro o projector e s depois as origens de sinal. No utilize o projector nos seguintes tipos de ambientes:
Em espaos confinados e mal ventilados. Deve deixar um espao de pelo menos 50 cm entre o projector e as paredes para permitir a livre circulao de ar em redor do mesmo. Em locais onde as temperaturas possam atingir valores elevados como, por exemplo, dentro de veculos com as janelas fechadas. Em locais onde haja muita humidade, p ou fumo de tabaco uma vez que estes podem contaminar os componentes pticos, encurtando a vida til dos mesmos e escurecendo as imagens projectadas. Em locais prximos de alarmes de incndio. Em locais com temperaturas entre os 40 C/104 F. Em locais com uma altitude acima dos 3048 metros:

Desligue imediatamente o projector caso este d sinais de algum problema. No utilize o projector caso este emita fumo, rudos estranhos ou cheiro. Uma situao deste gnero pode causar um curto-circuito ou um choque elctrico. Neste caso, desligue imediatamente o projector e

vi
contacte o representante. No continue a usar o projector caso este se tenha partido ou tenha sido derrubado. Se tal acontecer, contacte o representante para que o projector seja verificado. No exponha a lente do projector luz solar directa. Tal pode dar origem a um incndio. Ao desligar o projector, certifique-se de que este completa o seu ciclo de arrefecimento antes de desligar a alimentao. No interrompa frequentemente a alimentao de forma abrupta nem desligue o projector quando este estiver a funcionar. Dever aguardar que a ventoinha deixe de funcionar e s depois desligar a alimentao. No toque nas sadas de ar ou na placa inferior do projector pois estas tendem a ficar muito quentes. Se o projector tiver um filtro de ar, limpe-o frequentemente. A temperatura no interior do projector pode aumentar e causar danos caso o filtro/as ranhuras de ventilao estejam bloqueadas devido a sujidade ou p. No olhe para as ranhuras de sada do ar enquanto o projector estiver ligado. Isto pode ferir os seus olhos. Abra sempre a lente ou remova a tampa da lente quando o projector estiver ligado. No bloqueie a lente do projector com qualquer tipo de objecto quando o projector estiver a funcionar uma vez que tal pode fazer com que o objecto utilizado aquea e fique deformado ou at mesmo que d origem a um incndio. Para desligar temporariamente a lmpada, prima o boto HIDE no controlo remoto. A lmpada fica muito quente durante o funcionamento do projector. Deixe o projector arrefecer durante cerca de 45 minutos antes de remover a lmpada para a substituir. No continue a utilizar a lmpada quando esta atingir o fim da sua vida til. Nalgumas situaes, a lmpada pode partir-se. Nunca substitua a lmpada ou quaisquer componentes electrnicos a no ser que o projector esteja desligado. Este produto detecta automaticamente o tempo de vida til da lmpada. Substitua a lmpada logo que o projector apresente as mensagens de aviso relativas mesma. Quando pretender mudar a lmpada, deixe que o projector arrefea e siga todas as instrues. Aps a substituio da lmpada reponha a funo "Reposio da lmpada" no menu "Gesto" . No tente desmontar este projector. Existem altas voltagens no interior que podem causar-lhe ferimentos. O nico componente deste projector que requer manuteno a lmpada e esta dispe de uma tampa amovvel prpria. Qualquer tipo de reparao deve ser feita por pessoal qualificado. No coloque o projector na vertical. O projector pode cair e causar ferimentos ou danos. Este projector consegue projectar imagens invertidas quando montado no tecto. Utilize apenas o kit da Acer para montagem deste projector no tecto e certifique-se de que a instalao foi feita de forma segura.

vii

Cuidados a ter com a audio


Para proteger os seus ouvidos, siga as instrues em baixo.

Aumente o volume gradualmente at obter um nvel de som claro e confortvel. No aumente o nvel de volume quando j tiver obtido um nvel confortvel. No oua msica muito alta por longos perodos de tempo. No aumente o volume de som de forma a disfarar o rudo ambiente. Reduza o volume se no conseguir ouvir o que as pessoas prximo de si esto a dizer.

Instrues para eliminao


No elimine este dispositivo electrnico deitando-o no contentor do lixo. Para minimizar a poluio e garantir a proteco global do ambiente, recicle este equipamento. Para mais informaes acerca da eliminao de resduos de equipamentos elctricos e electrnicos (REEE), visite o site http://www.acer-group.com/public/Sustainabilty/sustainability01.htm

Mercrio
Para os projectores ou produtos electrnicos contendo um monitor LCD/TRC:

As lmpadas existentes no interior deste produto contm mercrio e devem ser recicladas ou eliminadas de acordo com as leis locais, estaduais ou federais. Para mais informaes, contacte a Electronic Industries Alliance em www.eiae.org. Para informao especfica sobre a eliminao das lmpadas, consulte o site www.lamprecycle.org.

viii

Em primeiro lugar
Notas relativas utilizao do projector
O que deve fazer:

Desligar o projector antes de o limpar. Usar um pano macio humedecido com um detergente suave para limpar o chassis do projector. Desligar a ficha da tomada a.c. caso o projector no seja utilizado por um longo perodo de tempo. Bloquear as ranhuras e aberturas existentes no projector para ventilao do mesmo. Utilizar detergentes abrasivos, ceras ou solventes para limpar o projector. Utilizar o projector nas seguintes condies:

O que no deve fazer:

Ambientes excessivamente quentes, frios ou hmidos. Em reas susceptveis a acumulao de poeira e de sujidade. Prximo de qualquer aparelho que gere um campo magntico forte. Exposto luz solar directa.

Precaues
Siga todos os avisos, precaues e procedimentos de manuteno recomendados neste guia do utilizador de forma a maximizar a vida til do seu projector. Aviso:

No olhe directamente para a lente do projector quando a lmpada estiver ligada. A luz brilhante pode ferir os seus olhos. Para reduzir o risco de incndio ou de choque elctrico, no exponha este produto chuva ou a humidade. No abra ou desmonte o projector uma vez que isto pode provocar um choque elctrico. Ao substituir a lmpada, deixe que o projector arrefea e siga todas as instrues relativas substituio da lmpada. Este produto detecta automaticamente o tempo de vida til da lmpada. Substitua a lmpada logo que o projector apresente as mensagens de aviso relativas mesma. Aps a substituio da lmpada reponha a funo "Reposio da lmpada" no menu "Gesto". Ao desligar o projector, certifique-se de que este completa o seu ciclo de arrefecimento antes de desligar a alimentao. Comece por ligar primeiro o projector e s depois as origens de sinal. No utilize a tampa da lente quando o projector estiver em funcionamento. Quando a lmpada chega ao fim da sua vida til, esta queima-se e emite um estalido audvel. Se isto acontecer, o projector no poder ser novamente ligado at que o mdulo da lmpada tenha sido substitudo. Para substituir a lmpada, siga os procedimentos descritos em "Substituio da lmpada".

Em primeiro lugar
Notas relativas utilizao do projector Precaues

viii
viii viii

Introduo
Caractersticas do produto Contedo da embalagem Sntese do Projector Descrio do projector Painel de controlo Colocao do controlo remoto

1
1 2 3 3 4 5

Primeiros passos
Ligao do projector Ligar/Desligar o projector Ligar o projector Desligar o projector Ajuste da imagem projectada Ajuste da altura da imagem projectada Como optimizar o tamanho da imagem e a distncia Como obter o tamanho de imagem pretendido ajustando a distncia e o zoom

7
7 8 8 9 10 10 11 14

Comandos do utilizador
Menu Instalao Tecnologia Empowering da Acer Menus apresentados no ecr Cor Imagem Definies Gesto udio Temporizador Idioma

17
17 18 19 20 22 26 29 30 30 31

Contedo

Informao para sua segurana e conforto

iii

Apndices
Resoluo de problemas Lista de significados dos LEDs e dos alertas Substituio da lmpada Montagem do projector no tecto Especificaes Modos de compatibilidade

32
32 36 37 38 41 44

Regulamentos e normas de segurana

48

Introduo
Caractersticas do produto
Este produto um projector DLP com um nico chip. As caractersticas mais importantes esto indicadas abaixo: Tecnologia DLP X1111/X1111H/X1111A: Resoluo nativa SVGA 800 x 600 Suporta as propores Automtica / 4:3 / 16:9 X1211/X1211H/X1211S/X1211K/X1213P/X1213PH: Resoluo nativa XGA 1024 x 768 Suporta as propores Automtica / 4:3 / 16:9 X1311KW/X1313PW/X1313PWH: Resoluo nativa de 1280 x 800 WXGA Suporta as propores Automtica / Tela cheia / 4:3 / 16:9 / L.Box A tecnologia Acer ColorBoost faculta as verdadeiras cores da natureza para a obteno de imagens vvidas, realistas High brightness (brilho elevado) e contrast ratio (Relao de contraste) Modos de apresentao versteis (Brilhante, Apresentao, Standard, Vdeo, Imagem, Jogo, Educao, Utilizador) permitem um desempenho excelente em qualquer situao Compatibilidade com as normas NTSC / PAL / SECAM e suporte para a especificao HDTV (720p, 1080i, 1080p) Baixo consumo de energia e modo econmico (ECO) aumenta o tempo de vida til da lmpada. As funes Dynamic Black (Preto Dinmico) / Escurecimento Extremo ajudam a diminuir o consumo de energia da lmpada e a prolongar a durao da mesma Dynamic Black (Preto Dinmico): Se esta funo estiver activada, o projector ajustar dinamicamente o consumo de energia da lmpada de acordo com o brilho da imagem projectada. Ao projectar imagens mais escuras o consumo de energia ir diminuir e o contraste da imagem ser aumentado. Escurecimento Extremo: O projector diminuir at 70% o consumo de energia da lmpada quando nenhum sinal de entrada for detectado durante um perodo de 5 minutos. A tecnologia Acer EcoProjection proporciona uma inteligente gesto de energia e uma optimizao em termos de eficcia fsica A Empowering Key apresenta os utilitrios da Acer Empowering Technology (Acer eView, eTimer, ePower Management) para um ajustamento fcil das definies Avanada correco keystone para apresentaes excelentes Menus em vrios idiomas Lente de projeco de focagem / de zoom manual Zoom digital de 2X e funo de visualizao panormica Compatibilidade com os sistemas operativos Microsoft Windows 2000, XP, 7, Vista, Macintosh

Portugus

Portugus

Contedo da embalagem
Este projector vem embalado com todos os itens dispostos abaixo. Verifique para se certificar de que a sua unidade est completa. Contacte o seu distribuidor imediatamente se faltar algum dos itens.

Projector com tampa para a lente

Cabo de alimentao

Cabo VGA

Acer Projector

Security Card
Acer Projector
This CD contains
Users manual Quick Start Guide Acrobat Reader www.acer.com

ENTER

BACK

PgUp

PgDn

SD/USB A HDMI/DVI LAN/WiFi

USBB

Carto de segurana

Guia do utilizador (CD-ROM)

Controlo remoto

Quick Start Guide

Guia de consulta rpida

2 pilhas

Mala de transporte (opcional)

Filtro de poeiras (opcional)

Sntese do Projector
Descrio do projector
Parte frontal / superior
(X1111/X1111H/X1111A/X1211/ X1211H/X1211K/X1213P/X1213PH/ X1311KW/X1313PW/X1313PWH)
1 5 6 7 1

Portugus

(X1211S)
5 6 7

2 3 8

2 3 8

# 1 2 3 4

Descrio Painel de controlo Lente de projeco Boto de elevao Tampa da lente

# 5 6 7 8

Descrio Boto de alimentao e LED indicador de alimentao Anel de zoom Anel de focagem Receptor do controlo remoto

Parte de trs
(X1111A/X1211/X1211S/X1211K/X1213P/ X1311KW/X1313PW) (X1111H/X1211H/X1213PH/ X1313PWH)

(X1111)

# 1 2 3 4

Descrio Conector USB Conector RS232 Conector de sada loop-through para o monitor Conector para entrada do sinal analgico do PC/HDTV/sinal de vdeo componente Conector de entrada S-Vdeo Conector de entrada de vdeo composto

# 6 7 8 9

Descrio Conector de entrada de udio Conector de sada de udio Roda de ajuste da inclinao Ficha de alimentao Porta de bloqueio Kensington

10 Conector de entrada HDMI

Portugus

Painel de controlo
1 2 3 4 5 6 8 9 7

10 3

# 1 2 3 4 5 LED LAMP IV Keystone

Funo

Descrio LED indicador da lmpada Receptor do controlo remoto Ajusta a distoro da imagem causada pela inclinao do projetor (40 graus). Sincroniza automaticamente o projector com a origem de entrada do sinal.

Boto RESYNC Boto MENU

Prima o boto "MENU" para ver o sistema de menus no ecr, para voltar ao menu anterior ou para sair do menu. Confirma a sua seleco.

6 7 8 Boto de alimentao e LED indicador de alimentao LED TEMP Boto SOURCE

Consulte a seco "Ligar/Desligar o projector". LED indicador de temperatura Prima o boto "SOURCE" para escolher uma das seguintes origens de sinal: RGB, vdeo componente, S-Vdeo, vdeo composto, HDTV e HDMI . Use para selecionar os itens ou fazer ajustes nas suas seleces. Para poder aceder s funes especficas da Acer: eView, eTimer, ePower Management.

Botes de direco

10 Tecla Empowering

Colocao do controlo remoto


(X1111/X1211K/ X1311KW) (X1111H/X1111A/X1211/X1211H/X1211S/ X1213P/X1213PH/X1313PW/X1313PWH)

Portugus

ENTER

BACK

ENTER

BACK

PgUp

PgUp

PgDn

PgDn

SD/USB A HDMI/DVI LAN/WiFi

USBB

SD/USB A HDMI/DVI LAN/WiFi

USBB

#
1 2 3

Funo
Alimentao Relao de aspecto ZOOM

Descrio
Consulte a seco "Ligar/Desligar o projector". Utilize este boto para escolher a relao de aspecto pretendida.

Aplica mais zoom ou menos zoom imagem. Quando um cabo USB estiver ligado, realizar a mesma funo do boto esquerdo do rato. (Para X1111H/X1111A/X1211/X1211H/X1211S/X1211K/ X1213P/X1213PH/X1311KW/X1313PW/ X1313PWH)

4 5

Boto RESYNC Keystone Botes de direco

Sincroniza automaticamente o projector com a origem de entrada do sinal. Ajusta a distoro da imagem causada pela inclinao do projetor (40 graus). Use para selecionar os itens ou fazer ajustes nas suas seleces. Prima um dos botes "0~9" para introduzir a senha no menu OSD "Definio" > "Segurana". Para mudar a origem de sinal para VGA. Este conector suporta os sinais RGB analgico, YPbPr (480p/576p/720p/ 1080i/1080p), e YCbCr (480i/576i). (Sem funo) Para mudar para a origem de sinal S-Vdeo. Para alterar a fonte de entrada para HDMI (ou DVI) (para os modelos com conector HDMI ou DVI connector). (Para X1111H/X1211H/X1213PH/X1313PWH)

6 7 8 9 10

Botes numerados de 0~9 VGA COMPONENTE S-VIDEO HDMI; HDMI/DVI

6
#
11 12 13

Portugus

Funo
Transmissor de infravermelhos Tecla Empowering Boto FREEZE

Descrio
Envia sinais para o projector. Para poder aceder s funes especficas da Acer: eView, eTimer, ePower Management. Quando estiver ligado um cabo USB, executa a mesma funo do boto direito do rato.(Para X1111H/X1111A/X1211/X1211H/X1211S/X1211K/ X1213P/X1213PH/X1311KW/X1313PW/X1313PWH) Prima o boto "HIDE" para ocultar a imagem, volte a premir o boto para retomar a apresentao da imagem. Prima o boto "SOURCE" para escolher uma das seguintes origens de sinal: RGB, vdeo componente, S-Vdeo, vdeo composto, HDTV e HDMI .

Para fixar a imagem no ecr.

14 15 16

HIDE (OCULTAR) Boto SOURCE Boto MENU

Prima o boto "MENU" para ver o sistema de menus no ecr, para voltar ao menu anterior ou para sair do menu.

17

PgUp/PgDn

18 19 20

VIDEO Boto MUTE WIRELESS (SEM FIOS); LAN/WiFi Recuar Reproduzir/ Pausa Parar Avanar rapidamente SD/USB A USB B

Confirma a sua seleco. Apenas para utilizao no modo de computador. Utilize este boto para seleccionar a pgina seguinte ou anterior. Esta funo apenas fica disponvel mediante ligao a um computador atravs de um cabo USB. (Para X1111H/X1111A/X1211/X1211H/X1211S/X1211K/X1213P/ X1213PH/X1311KW/X1313PW/X1313PWH) Para mudar para a origem de sinal de VDEO COMPOSTO. Para cortar/repor o som. (Sem funo)
(Sem funo)

21

22 23

(Sem funo) (Sem funo)


(X1111/X1211K/X1311KW) (X1111H/X1111A/X1211/ X1211H/X1211S/X1213P/ X1213PH/X1313PW/X1313PWH)

Primeiros passos
Ligao do projector
VGA

Portugus

RS232

Monitor

Leitor de DVDs, Set-top Box, Receptor HDTV

Sada de vdeo/ S-Vdeo

Altifalantes

#
1 2 3 4 5 Cabo VGA

Descrio
Cabo de alimentao Adaptador VGA para sinal de vdeo componente/HDTV Cabo de sinal de vdeo composto Cabo/tomada de udio

#
6 7 8 9 Cabo S-Vdeo Cabo RS232 Cabo USB

Descrio

Cabo componente 3 RCA

10 Cabo HDMICabo HDMI

Nota : Para garantir o correcto funcionamento do projector com o seu computador, certifique-se de que as definies do modo de visualizao do computador so compatveis com o projector.

Portugus

Ligar/Desligar o projector
Ligar o projector
1 2 Remova a tampa da lente. Certifique-se de que os cabos de alimentao e de sinal esto ligados correctamente. O LED indicador de alimentao fica vermelho e intermitente. Ligue o projector premindo o boto (ALIMENTAO) no painel de controlo ou no controlo remoto. O LED de alimentao fica azul Ligue a origem de sinal (computador, notebook, leitor de vdeo, etc.). O projector detectar a origem de sinal automaticamente. Se o ecr apresentar a mensagem "Sem sinal", certifique-se de que os cabos de sinal esto correctamente ligados. Se ligar em simultneo vrias origens de sinal, utilize o boto "SOURCE" no painel de controlo ou no controlo remoto ou prima directamente a tecla que corresponde origem do sinal no controlo remoto para alternar entre as vrias origens de sinal.

3 4

2&3

1
Tampa da lente

Desligar o projector
1 Para desligar o projector, prima o boto de alimentao. A mensagem seguinte apresentada:
"Prima novamente o boto de alimentao para concluir o processo de encerramento" Prima novamente o boto de alimentao.

Portugus

2 3

O LED indicador de alimentao apresentar a cor vermelha esttica para indicar o modo de suspenso. Agora pode desligar o cabo de alimentao em segurana.

Quando seleccionar a opo Retomar instantaneamente:


1 O LED indicador de alimentao fica VERMELHO e pisca rapidamente depois de ter desligado o projector. As ventoinhas do projector continuam a funcionar durante cerca de 2 minutos para garantir o correcto arrefecimento do sistema. Desde que o cabo de alimentao esteja ligado, pode premir o boto de alimentao para ligar o projector em qualquer altura durante os 2 minutos do processo de encerramento. Quando o sistema estiver devidamente arrefecido, o LED indicador de alimentao deixa de piscar e fica vermelho como sinal de que o projector se encontra no modo de suspenso. Agora pode desligar o cabo de alimentao em segurana.

LEDs indicadores: "Sobreaquecimento do projector. A lmpada vai desligar-se automaticamente." Esta mensagem mostrada no ecr indica que o projector sobreaqueceu. A lmpada automaticamente desligada e o projector automaticamente encerrado enquanto que o LED indicador da temperatura fica vermelho. Contacte o vendedor ou o centro de assistncia. "Falha na ventoinha. A lmpada vai desligar-se automaticamente." Esta mensagem mostrada no ecr indica que a ventoinha falhou. A lmpada automaticamente desligada e o projector automaticamente encerrado enquanto que o LED indicador da temperatura fica intermitente. Contacte o vendedor ou o centro de assistncia.

Nota: Sempre que o projector se desligar automaticamente e o LED da lmpada ficar vermelho, contacte a loja onde comprou o projector ou o centro de assistncia tcnica.

10

Portugus

Ajuste da imagem projectada


Ajuste da altura da imagem projectada
O projector est equipado com ps elevatrios para ajuste da altura da imagem.

Para levantar o projector:


1 2 3 Exera presso sobre o p elevatrio para o libertar. Levante o projector at obter o ngulo pretendido, de seguida liberte o boto para fixar o p elevatrio na posio escolhida. Utilize a roda de ajuste da inclinao para ajustar o ngulo de projeco.

Para baixar o projector:


1 2 3 Exera presso sobre o p elevatrio para o libertar. Baixe o projector at obter o ngulo pretendido, de seguida liberte o boto para fixar o p elevatrio na posio escolhida. Utilize a roda de ajuste da inclinao para ajustar o ngulo de projeco.

1
Boto de elevao

P elevatrio

Roda de ajuste da inclinao

11

Como optimizar o tamanho da imagem e a distncia


Consulte a tabela em baixo para ficar a conhecer os vrios tamanhos que pode obter em termos da imagem quando o projector colocado a uma determinada distncia relativamente ao ecr.

Portugus

X1111/X1111H/X1111A/X1211/X1211H/X1211K/X1213P/X1213PH Se o projector estiver a 3 metros do ecr, possvel obter uma imagem de boa qualidade com um tamanho entre 72 cm e 79 cm.

Nota : Tendo em conta a imagem seguinte, necessrio definir o ecr para uma altura de 132 cm quando este se encontra a uma distncia de 3 metros do projector.
Tam a ecr nho m x imo do

Tam a ecr nho mn im

79"
o do

72"
Altura: 132 cm Da base at ao topo da imagem

Altura: 121 cm

3m Distncia pretendida

Tamanho mximo do ecr (zoom Tamanho mnimo do ecr (zoom mnimo) mximo) Distncia pretendi Da base at Da base at Diagonal da (m) ao topo da Diagonal ao topo da < A > (polegadas) L (cm) x A (cm) imagem (cm) (polegadas) L (cm) x A (cm) imagem (cm) <B> <B> <C> <C> 1,5 2, 2,5 3 3,5 4 4,5 5 6 7 8 9 10 11 12 36 48 60 72 84 96 108 120 144 168 192 216 241 265 289 74 x 55 98 x 74 123 x 92 147 x 110 172 x 129 196 x 147 221 x 165 245 x 184 294 x 221 343 x 257 392 x 294 441 x 331 490 x 368 539 x 404 588 x 441 60 80 101 121 141 161 181 201 241 282 322 362 404 444 484 40 53 66 79 93 106 119 132 159 185 212 238 265 291 318 81 x 60 108 x 81 134 x 101 161 x 121 188 x 141 215 x 161 242 x 181 269 x 202 323 x 242 376 x 282 430 x 323 484 x 363 538 x 403 591 x 444 645 x 484 67 89 111 132 156 178 199 221 267 310 355 399 444 488 533

Taxa de zoom: 1,1 x

12
X1311KW/X1313PW/X1313PWH Se o projector estiver a 3 metros do ecr, possvel obter uma imagem de boa qualidade com um tamanho entre 84" e 93".

Portugus

Nota : Tendo em conta a imagem seguinte, necessrio definir o ecr para uma altura de 142 cm quando este se encontra a uma distncia de 3 metros do projector.
Tam a ecr nho m x

imo

Tam a ecr nho mn im

do

93"
o do

84"
Altura: 142 cm Da base at ao topo da imagem

Altura: 128 cm

3m Distncia pretendida

Tamanho mximo do ecr (zoom Tamanho mnimo do ecr (zoom mnimo) mximo) Distncia pretendi Da base at Da base at Diagonal Diagonal da (m) ao topo da ao topo da < A > (polegadas) L (cm) x A (cm) imagem (cm) (polegadas) L (cm) x A (cm) imagem (cm) <B> <B> <C> <C> 1,5 2 2,5 3 3,5 4 4,5 5 6 7 8 9 10 11 42 56 70 84 98 113 127 141 169 197 225 253 281 310 91 x 57 121 x 76 152 x 95 182 x 114 212 x 133 242 x 152 273 x 170 303 x 189 364 x 227 424 x 265 485 x 303 545 x 341 606 x 379 667 x 417 64 85 107 128 149 172 194 215 258 300 343 386 428 472 46 62 77 93 108 124 139 155 186 217 248 279 310 340 100 x 63 133 x 83 167 x 104 200 x 125 233 x 146 267 x 167 300 x 188 333 x 208 400 x 250 467 x 292 533 x 333 600 x 375 667 x 417 733 x 458 70 94 117 142 165 189 212 236 283 331 378 425 472 518

Taxa de zoom: 1,1 x

13
X1211S Se o projector estiver a 3 metros do ecr, possvel obter uma imagem de boa qualidade com um tamanho entre 137" e 164".

Portugus

Nota: Tendo em conta a imagem seguinte, necessrio uma altura de 262 cm quando o projector se encontra a uma distncia de 3 metros.
Tam a ecr nho m x

imo

Tam a ecr nho mn im

do

164"
o do

137"
Altura: 262 cm Da base at ao topo da imagem

Altura: 219 cm

3m Distncia pretendida

Tamanho mximo do ecr (zoom Tamanho mnimo do ecr (zoom mnimo) mximo) Distncia pretendi Da base at Da base at Diagonal Diagonal da (m) ao topo da ao topo da < A > (polegadas) L (cm) x A (cm) imagem (cm) (polegadas) L (cm) x A (cm) imagem (cm) <B> <B> <C> <C> 1 1,5 2 2,5 3 3,5 4 4,5 5 6 46 68 91 114 137 159 182 205 228 273 93 x 69 139 x 104 185 x 139 231 x 174 278 x 208 324 x 243 370 x 278 417 x 313 463 x 347 556 x 417 74 109 146 182 219 254 291 328 365 437 55 82 109 137 164 191 219 246 273 328 111 x 83 167 x 125 222 x 167 278 x 208 333 x 250 389 x 292 444 x 333 500 x 375 556 x 417 667 x 500 88 131 174 219 262 306 350 394 437 525

Taxa de zoom: 1,2 x

14

Portugus

Como obter o tamanho de imagem pretendido ajustando a distncia e o zoom


A tabela seguinte mostra como obter o tamanho de imagem pretendido ajustando quer a posio que o anel de zoom.

X1111/X1111H/X1111A/X1211/X1211H/X1211K/X1213P/X1213PH Para obter uma imagem de 70" defina o projector para uma distncia entre 2,6 metros e 2,9 metros relativamente ao ecr e ajuste o zoom.

70" Tamanho de imagem desejado

Altura: 117 cm Da base at ao topo da imagem

2,6 m 2,9 m Distncia pretendida

Tamanho de imagem pretendido Diagonal (polegadas) <A> 40 50 60 70 80 90 100 120 150 180 200 250 300 Taxa de zoom: 1,1 x L (cm) x A (cm) 81 x 61 102 x 76 122 x 91 142 x 107 163 x 122 183 x 137 203 x 152 244 x 183 305 x 229 366 x 274 406 x 305 508 x 381 610 x 457

Distncia (m) Zoom mx. <B> 1,5 1,9 2,3 2,6 3,0 3,4 3,8 4,5 5,7 6,8 7,6 9,4 11,3 Zoom mn. <C> 1,7 2,1 2,5 2,9 3,3 3,7 4,2 5,0 6,2 7,5 8,3 10,4

Topo (cm) Da base at ao topo da imagem < D > 67 84 101 117 134 151 168 201 251 302 335 419 503

15
X1311KW/X1313PW/X1313PWH Para obter uma imagem de 70" defina o projector para uma distncia entre 2,3 metros e 2,5 metros relativamente ao ecr e ajuste o zoom.

Portugus

70" Tamanho de imagem desejado

Altura: 107 cm Da base at ao topo da imagem

2,3 m 2,5 m Distncia pretendida

Tamanho de imagem pretendido Diagonal (polegadas) <A> 40 50 60 70 80 90 100 120 150 180 200 250 300 Taxa de zoom: 1,1 x L (cm) x A (cm) 86 x 54 108 x 67 129 x 81 151 x 94 172 x 108 194 x 121 215 x 135 258 x 162 323 x 202 388 x 242 431 x 269 538 x 337 646 x 404

Distncia (m) Zoom mx. <B> 1,3 1,6 1,9 2,3 2,6 2,9 3,2 3,9 4,8 5,8 6,5 8,1 9,7 Zoom mn. <C> 1,4 1,8 2,1 2,5 2,8 3,2 3,6 4,3 5,3 6,4 7,1 8,9

Topo (cm) Da base at ao topo da imagem < D > 61 76 91 107 122 137 152 183 229 274 305 381 457

16
X1211S Para obter uma imagem de 70" defina o projector para uma distncia entre 1,3 metros e 1,5 metros relativamente ao ecr e ajuste o zoom.

Portugus

70" Tamanho de imagem desejado

Altura: 112 cm Da base at ao topo da imagem

1,3 m 1,5 m Distncia pretendida

Tamanho de imagem pretendido Diagonal (polegadas) <A> 50 60 70 80 90 100 120 150 180 200 250 300 Taxa de zoom: 1,2 x L (cm) x A (cm) 102 x 76 122 x 91 142 x 107 163 x 122 183 x 137 203 x 152 244 x 183 305 x 229 366 x 274 406 x 305 508 x 381 610 x 457

Distncia (m) Zoom mx. <B> 0,9 1,1 1,3 1,5 1,6 1,8 2,2 2,7 3,3 3,7 4,6 5,5 Zoom mn. <C> 1,1 1,3 1,5 1,8 2,0 2,2 2,6 3,3 4,0 4,4 5,5

Topo (cm) Da base at ao topo da imagem < D > 80 96 112 128 144 160 192 240 288 320 400 480

17

Comandos do utilizador
Menu Instalao
O menu Instalao permite-lhe aceder a opes mostradas no ecr para instalao e manuteno do projector. Use as opes mostradas no ecr apenas quando a mensagem "Sem entrada de sinal" for mostrada no mesmo.

Portugus

1 2

Ligue o projector premindo o boto controlo ou no controlo remoto.

(ALIMENTAO) no painel de

Prima o boto "MENU" no painel de controlo ou no controlo remoto para abrir o menu no ecr para instalao e manuteno do projector.
(X1111)

(X1111H/X1111A/X1211/X1211H/ X1211S/X1211K/X1213P/X1213PH/ X1311KW/X1313PW/X1313PWH)

O padro de fundo funciona como um guia para ajuste da calibrao e das definies de alinhamento como o caso do tamanho do ecr, da distncia, da focagem entre outras. O menu Instalao inclui as seguintes opes:
Mtodo de projeco Localizao do menu Definies Keystone Definio do idioma Repor as predefinies de fbrica

Use os botes de setas para cima e para baixo para seleccionar uma opo e os botes de setas para a esquerda e para a direita para ajustar as opes seleccionadas; pode tambm usar o boto de seta para a direita para aceder a um sub menu para definir outras opes. As novas definies so automaticamente guardadas ao sair do menu.

Prima o boto "MENU" em qualquer altura para sair do menu e voltar ao ecr de boas-vindas da Acer.

18

Portugus

Tecnologia Empowering da Acer


Tecla Empowering
A tecla Empowering da Acer oferece trs funes nicas: o "Acer eView Management", o "Acer eTimer Management" e o "Acer ePower Management". Prima a tecla " " durante mais de um segundo para abrir o menu no ecr e escolher a funo pretendida.

O Acer eView Management

Prima a tecla " " para abrir o "Acer eView Management". O Acer eView Management permitelhe seleccionar o modo de visualizao. Consulte a seco "Menus apresentados no ecr" para mais informaes.

O Acer eTimer Management

Prima a tecla " " para abrir o "Acer eTimer Management". O Acer eTimer Management permitelhe escolher outras opes para controlo da durao da apresentao. Consulte a seco "Menus apresentados no ecr" para mais informaes. "Acer ePower Management. O "Acer ePower Management" permite ao utilizador prolongar a vida til da lmpada e do projector. Consulte a seco "Menus apresentados no ecr" para mais informaes.

O Acer ePower Management Para iniciar a tecla para abrir o

19

Menus apresentados no ecr


O projector inclui menus multilingues que lhe permitem ajustar a imagem e alterar uma srie de definies.

Portugus

Utilizao dos menus apresentados no ecr



Para abrir o menu, prima a tecla MENU no painel de controlo ou no controlo remoto. Quando o menu for mostrado, use as teclas para seleccionar um item no menu. Aps seleccionar o item pretendido no menu principal, prima a tecla para aceder ao sub menu e ajustar as definies. para selecionar o item desejado e ajuste as definies .

Use as teclas atravs das teclas

Seleccione o item seguinte no sub menu e ajuste como descrito acima. Prima o boto MENU no painel de controlo ou no controlo remoto para voltar ao menu principal. Para sair do menu, prima novamente a tecla MENU no painel de controlo ou no controlo remoto. O menu fechado e o projector guarda automaticamente as novas definies.

Menu principal

Definies

Sub menu

20

Portugus

Cor

Modo de visualizao

Cor da parede

Existem vrias opes predefinidas e optimizadas para vrios tipos de imagens: Brilhante: Para optimizao do brilho. Apresentao: Para apresentaes de negcios com maior brilho. Padro: Para condies normais. Vdeo: Para reproduo de vdeo em ambientes com muita luminosidade. Imagem: Para ver imagens. Jogo: Para jogar jogos. Educao: Para ambiente educativo. Utilizador: Para guardar as definies do utilizador. Utilize esta funo para escolher uma cor adequada conforme a cor da parede. Existem vrias escolhas, Incluindo branco, Amarelo claro, Azul claro, Cor de rosa, Verde escuro. Desta forma ficar compensado o desfasamento de cor devido cor da parede para apresentar a tonalidade de imagem correcta. Ajusta o brilho da imagem.

Brilho

Prima o boto Prima o boto

para escurecer a imagem. para clarear a imagem.

Contraste

Controla o nvel de diferena entre as partes mais claras e mais escuras da imagem. O ajuste do contraste altera a quantidade de preto e branco na imagem.

Prima o boto Prima o boto

para reduzir o contraste. para aumentar o contraste.

Temperatura da cor

Ajusta a temperatura da cor. Ao escolher temperaturas de cor mais altas, o ecr apresenta tonalidades mais frias; ao escolher temperaturas de cor mais baixas, o ecr apresenta tonalidades mais quentes.

21
Ajusta a claridade da imagem. Com um valor gama superior, uma imagem escura parecer mais clara. Ajusta a cor vermelha. Ajusta a cor verde. Ajusta a cor azul. Ajusta a imagem de vdeo a partir do preto e do branco para obter cores saturadas.

Degamma Vermelho Verde Azul

Portugus

Saturao

Prima o boto na imagem.

para reduzir a quantidade de cor

Prima o boto para aumentar a quantidade de cor na imagem. Ajusta o balano do vermelho e do verde. Prima o boto para aumentar a quantidade da cor verde na imagem.

Tonalidade

Dynamic Black (Preto Dinmico)

Prima o boto para aumentar a quantidade da cor vermelha na imagem. Se esta funo estiver activada, o projector ajustar dinamicamente o consumo de energia da lmpada de acordo com o brilho da imagem projectada. Ao projectar imagens mais escuras o consumo de energia ir diminuir e o contraste da imagem ser aumentado.

Nota : As funes "Saturao" e "Tonalidade" no so suportadas no modo de computador.

22

Portugus

Imagem
(X1111) (X1111H/X1111A/X1211/X1211H/ X1211S/X1211K/X1213P/X1213PH/ X1311KW/X1313PW/X1313PWH)

Front-Desktop (Frontal-Secretria): Predefinio de fbrica. Front-Ceiling (Frontal-Tecto): Ao seleccionar esta funo, o projector inverte a imagem para que seja possvel projectar a partir do tecto. Rear-Desktop (Projeco posterior): Ao seleccionar esta funo, o projector inverte a imagem de forma a que possa projectar por detrs de um ecr translcido. Rear Ceiling (Posterior-Tecto): Ao seleccionar esta funo, o projector reverte e inverte a imagem ao mesmo tempo. possvel projectar imagens a partir da parte de trs de um ecr transparente e com o projector montado no tecto. Frente: Predefinio de fbrica. Posterior: Inverte a imagem para que possa projector por detrs de um ecr translcido.

Projeco (X1111)

Modo de Projeco (X1111H/ X1111A/X1211/ X1211H/X1211S/ X1211K/X1213P/ X1213PH/ X1311KW/ X1313PW/ X1313PWH)

23
Local de Automtico: Ajusta automaticamente a localizao Projeco de projeco da imagem. (X1111H/ X1111A/X1211/ Secretria X1211H/X1211S/ Tecto: Roda a imagem 180 para uma instalao do X1211K/X1213P/ projector no tecto. X1213PH/ X1311KW/ X1313PW/ X1313PWH) Use esta funo para escolher a relao de aspecto pretendida.

Portugus

Auto (Auto): Mantm o tamanho original das imagens e maximiza a imagem para que esta se ajuste ao nmero de pxeis tanto na horizontal como na vertical. Tela cheia (X1313PW/X1313PWH): A imagem ser exibida utilizando todos os pxeis horizontais e verticais. 4:3: A imagem ser dimensionada de forma a ajustar- se ao ecr de projeco assumindo uma relao de 4:3. 16:9: A imagem ser dimensionada de forma a ajustar- se ao ecr de projeco assumindo uma relao de 16:9.

Relao de aspecto

Distoro (para X1111)

L.Box (X1313PW/X1313PWH): Aumenta 1,333 vezes a proporo e zoom originais do sinal. Ajusta a distoro da imagem causada pela inclinao do projector ( 40 graus).

Ajusta automaticamente a distoro da imagem causada pela Keystone inclinao do projetor (40 graus). Automtico (X1111H/ X1111A/X1211/ X1211H/X1211S/ X1211K/X1213P/ X1213PH/ X1311KW/ X1313PW/ X1313PWH)

24
Keystone manual (para X1111H/ X1111A/X1211/ X1211H/X1211S/ X1211K/X1213P/ X1213PH/ X1311KW/ X1313PW/ X1313PWH) Ajusta manualmente a distoro da imagem causada pela inclinao do projetor (40 graus).

Portugus

<Nota> A funo de Keystone Manual no est disponvel quando a definio de Keystone Automtico est "Activada".

Ajusta a nitidez da imagem. Nitidez

Prima o boto Prima o boto Prima o boto esquerda. Prima o boto Prima o boto Prima o boto

para reduzir a nitidez. para aumentar a nitidez. para mover a imagem para a para mover a imagem para a direita. para mover a imagem para baixo. para mover a imagem para cima.

Posio h.

Posio v.

Frequncia

Rastreamento

Altera a taxa de actualizao do projector de forma a que esta corresponda da placa grfica do computador. Se vir uma barra vertical trmula na imagem projectada, utilize esta funo para corrigir a situao. Faz a sincronizao do sinal com a placa grfica. Se vir uma imagem instvel ou trmula, utilize esta funo para corrigir a situao. Selecciona NVIDIA 3 D Vision ou DLP 3D para activar a funo 3D suportada pela tecnologia NVIDIA ou TI DLP 3D.

3D

NVIDIA 3D Vision (X1111) Seleccione este item durante a utilizao de culos NVIDIA 3D, emissor IV, placa grfica NVIDIA e jogos ou filmes 3D que estejam em conformidade com a NVIDIA e com o leitor de software correspondente. Queira visitar o URL da NVIDIA (http://www.nvidia.com/object/3D_Vision_Requirements.html) para consultar as configuraes do sistema em detalhe. DLP 3D Seleccione este item durante a utilizao de culos DLP 3D, placa grfica com buffer qudruplo (NVIDIA/ ATI) e formato de ficheiro HQFS ou DVD com o correspondente leitor de software de leitor. Desactivar Desactiva o modo 3D.

25
Se visualizar uma imagem discreta ou sobreposta durante a utilizao de culos 3D DLP, pode ser necessrio executar a Inverter Sinc. 3D funo Inverter para obter a melhor correspondncia na sequncia de imagens esquerda/direita e obter a imagem correcta (para 3D DLP). Seleccione "Activado" para apresentar a mensagem de aviso de 3D. Mensagem de aviso 3D

Portugus

Nota : As funes "Posio h.", "Posio v.", "Frequncia" e "Rastreamento" no so suportadas no modo de vdeo. Nota : A funo "Nitidez" no suportada no modo de computador. Nota: Resolues de sinal 3D suportadas: Tipo de fonte de sinal Vdeo/S-Video/Vdeo Componente VGA DVI HDMI (PC) HDMI (Vdeo) Resoluo suportada NTSC, PAL 640 x 480 a 100Hz, 640 x 480 a 120Hz, 800 x 600 a 100Hz, 800 x 600 a 120Hz, 1024 x 768 a 100Hz, 1024 x 768 a 120Hz NTSC, PAL

Se utilizar a funo NVIDIA 3D Vision, queira transferir e instalar o controlador NVIDIA 3D Vision driver mais recente do stio Web da NVIDIA para que a sua placa grfica suporte este projector. So necessrias definies correctas no programa da aplicao 3D da placa grfica para uma visualizao de 3D correcta. O software de leitores, como o Stereoscopic Player e o DDD TriDef Media Player podem suportar ficheiros no formato 3D. Pode transferir estes leitores na pgina Web abaixo. - NVIDIA Stereoscopic 3D Video Player: http://www.nvidia.com/object/ 3D_Drivers_Downloads.html -Stereoscopic Player (Trial): http://www.3dtv.at/Downloads/Index_en.aspx -DDD TriDef Media Player (Verso Trial): http://www.tridef.com/download/ TriDef-3-D-Experience-4.0.2.html Nota : A funo "Inverter Sinc. 3D" s est disponvel quando o modo 3D estiver activado.

26

Portugus

Definies
(X1111) (X1111H/X1211H/X1213PH/ X1313PWH)

(X1111A/X1211/X1211S/X1211K/ X1213P/X1311KW/X1313PW)

Localizao do menu Gama de cores HDMI (apenas X1111H/ X1211H/ X1213PH/ X1313PWH)

Escolha a posio do menu no ecr. Ajusta a gama de cores dos dados da imagem HDMI para evitar erros de apresentao de cores.

Automtica: Ajusta automaticamente a gama de cores por meio da informao do leitor. Gama limitada: Processa a imagem de entrada como dados de gama de cores limitada.

Info. de varredura HDMI (apenas X1111H/ X1211H/ X1213PH/ X1313PWH)

Gama total: Processa a imagem de entrada como dados de gama de cores total. Ajusta a relao de overscan da imagem HDMI no ecr. Automtica: Ajusta automaticamente a relao de overscan meio da informao do leitor. Underscan: Sempre sem overscan de imagens HDMI. Overscan: Mantm sempre overscan de imagens HDMI.

27
Selecciona um modo de legendas ocultas preferido entre CC1, CC2, CC3, CC4, (CC1 apresenta legendas no idioma principal da sua rea). Seleccione "Desactivado" para desactivar a funcionalidade de legendas ocultas. Esta funo s est disponvel quando estiver seleccionado um sinal de vdeo composto ou S-Vdeo, e o formato de sistema for NTSC. Segurana Este projector inclui uma til funo de segurana que permite ao administrador gerir a utilizao do projector. Prima o boto para alterar a definio "Security (Segurana)". Se a funo "Segurana"estiver activada, necessrio preencher o campo "Administrator Password (Senha de administrador)" com a respectiva senha antes de alterar as definies de segurana.

Portugus

Legendas

Segurana

Pro predefinio, a "senha de administrador" "1234".

Seleccione a opo "Activar" para activar a funo de segurana. O utilizador ter de introduzir a senha dependendo da opo "Modo de segurana". Consulte a seco "Senha de utilizador" para mais informaes. Se a opo "Desactivar" estiver seleccionada, pode ligar o projector sem que seja necessria a introduo da senha. Limite de tempo (min.) Quando a opo "Segurana" estiver definida para Activar , o administrador pode definir a funo Timeout (Limite de tempo).

Prima os botes para seleccionar o perodo de tempo pretendido. Pode escolher entre 10 a 990 minutos. Quando for atingido o limite de tempo definido, o projector pedir ao utilizador para que este introduza novamente a senha. Por predefinio, a opo "Limite de tempo (min.)" est definida para "Desactivar". Aps activao da funo de segurana, o utilizador ter de introduzir a senha para ligar o projector. Nesta caixa de dilogo, pode utilizar tanto a "senha de utilizador" como a "senha de administrador".

28
Senha de utilizador

Portugus

Prima o boto para configurar ou alterar a opo "User Password" (Senha de utilizador). Prima os botes numerados do controlo remoto para definir a senha e prima o boto MENU para confirmar. Para eliminar os nmeros, prima .

Introduza a senha quando vir a caixa "Confirmar senha". A senha deve ter entre 4~8 dgitos. Se seleccionar a opo "Pedir a senha apenas aps ligar o cabo de alimentao", o projector pedir-lhe- para introduzir a senha sempre que ligar o cabo de alimentao do projector. Se seleccionar a opo "Pedir sempre a senha durante o arranque do projector", o projector pedir-lhe- para introduzir a senha sempre que o ligar. Senha de administrador Introduza a "Senha de administrador" sempre que forem mostradas as caixas de dilogo "Introduzir senha de administrador" ou "Introduzir senha".

Prima o boto para alterar o campo "Administrator Password (Senha de administrador)".

Pro predefinio, a "senha de administrador" "1234". Caso se tenha esquecido da sua senha de administrador, faa o seguinte para arecuperar: Introduza a "senha universal" composta por 6 dgitos que se encontra impressa no carto de segurana que vem junto com o projector. Esta senha nica aceite pelo projector em qualquer altura independentemente da senha de administrador.

Se perder este carto de segurana, contacte o centro de assistncia tcnica da Acer. Seleccione "Activar" para activar a funo. O projector VGA OUT produz um sinal VGA quando se encontra no modo de (Em espera) suspenso e as portas de entrada (ou VGA IN 1 (Entrada VGA (X1111H/ X1111A/X1211/ 1)) e sada VGA se encontram correctamente ligadas aos X1211H/X1211S/ dispositivos. X1211K/X1213P/ X1213PH/ A activao desta funo aumenta ligeiramente o X1311KW/ consumo de energia no modo de suspenso. X1313PW/ X1313PWH) Prima o boto Repor aps escolher Sim para repor os parmetros predefinidos para a visualizao em todos os menus.

29

Gesto

Portugus

Modo ECO

Escolha "Activar" para reduzir a luminosidade da lmpada do projector, o rudo e alargar a vida til da lmpada. Escolha "Desactivar" para voltar ao modo normal. Escolha "Activar" para activar o modo Altitude Alta. Quando esta funo activada, as ventoinhas do projector funcionam velocidade mxima e de forma contnua para baixar a temperatura do projector.

Altitude alta

Modo Desligar

Desligar instantaneamente: Permite desligar imediatamente o projector sem que a ventoinha de arrefecimento deixe de funcionar premindo duas vezes o boto de alimentao. Retomar instantaneamente: Permite reiniciar imediatamente o projector durante um perodo de 2 minutos aps o seu encerramento.

Desligar auto. (Minutos) Tempo uso lmpada

O projector desligar-se- automaticamente quando no houver entrada de sinal aps decorrido o perodo de tempo definido. Mostra o perodo de tempo de utilizao da lmpada (em horas).

Escolha esta funo para mostrar ou ocultar uma mensagem de aviso quando a mensagem da lmpada de Aviso da lmpada troca for exibida. A mensagem ser apresentada 30 horas antes da lmpada atingir o fim da sua vida til. Reposio da lmpada Prima o boto depois de escolher "Sim" para repor o contador da lmpada para 0.

30

Portugus

udio
(apenas X1111H/X1111A/X1211/X1211H/ X1211S/X1211K/X1213P/X1213PH/ X1311KW/X1313PW/X1313PWH)

Volume

Prima o boto Prima o boto

para reduzir o volume. para aumentar o volume.

Cortar o som

Escolha "Activar" para cortar o som. Escolha a opo "Desactivar" para repor o som.

Temporizador
(X1111) (X1111H/X1111A/X1211/X1211H/ X1211S/X1211K/X1213P/X1213PH/ X1311KW/X1313PW/X1313PWH)

Localizao temporizad.

Seleccione o local no ecr onde pretende ver o temporizador. para iniciar ou parar o

Iniciar o temporizador Prima o boto (ou Parar) temporizador.

31
Perodo do temporizador (minutos)

Portugus

Prima os botes para ajustar o perodo de tempo do temporizador.

Escolha esta funo para ajustar o volume quando o Volume som temporizador estiver activado e tiver sido atingido o temporizador limite de tempo. (X1111H/X1111A/ X1211/X1211H/X1211S/ X1211K/X1213P/ X1213PH/X1311KW/ X1313PW/X1313PWH) Apresentao temporiz Prima os botes para escolher o modo de visualizao do temporizador.

Idioma

Escolha o idioma pretendido para o sistema de menus. Use as


Idioma

teclas

para seleccionar o idioma pretendido.


para confirmar.

Prima o boto

32

Portugus

Apndices
Resoluo de problemas
Se tiver qualquer problema com o seu projector da Acer, consulte a informao seguinte. Se o problema persistir, entre em contacto com o seu fornecedor ou com a assistncia tcnica.

Problemas relacionados com a imagem e solues


#
1

Problema
No aparece nenhuma imagem no ecr

Soluo
Certifique-se de que todos os cabos esto correctamente ligados tal como descrito na seco "Introduo". Certifique-se de que os pinos dos conectores no esto dobrados ou partidos. Verifique se a lmpada do projector foi correctamente instalada. Consulte a seco "Substituio da lmpada". Certifique-se de que removeu a tampa da lente e de que o projector est ligado. Prima o boto "RESYNC" no painel de controlo ou no controlo remoto.

Apresentao parcial ou incorrecta da imagem ou deslocamento da mesma (para o PC (Windows 95/98/ 2000/XP/Win7/ Vista))

Para uma imagem apresentada incorrectamente: Abra a pasta "O meu computador" > , abra o "Painel de controlo" e depois faa um duplo clique no cone "Visualizao". Seleccione o separador "Definies". Verifique se a sua definio de resoluo de apresentao menor ou igual a 1600 x 1200, 1920 x 1080. Clique no boto "Propriedades avanadas". Se o problema persistir, altere a resoluo do monitor que est a utilizar e siga as etapas em baixo: Verifique se a definio de resoluo de apresentao menor ou igual a 1600 x 1200, 1920 x 1080. Clique no boto "Alterar" no separador "Monitor". Clique em "Mostrar todos os dispositivos > Tipos de monitores padro" na caixa SP e escolha a resoluo pretendida na caixa "Modelos". Verifique se a definio de resoluo do ecr do monitor menor ou igual a 1600 x 1200, 1920 x 1080.

33

Portugus

Apresentao parcial ou incorrecta da imagem ou deslocamento da mesma (nos notebooks)

Prima o boto "RESYNC" no painel de controlo ou no controlo remoto. Para uma imagem apresentada incorrectamente: Siga as etapas descritas para o item 2 (acima) para ajustar a resoluo do computador. Utilize as teclas de funo para alternar entre as vrias definies de sada. Exemplo: [Fn]+[F4], Compaq [Fn]+[F4], Dell [Fn]+[F8], Gateway [Fn]+[F4], IBM [Fn]+[F7], HP [Fn]+[F4], NEC [Fn]+[F3], Toshiba [Fn]+[F5 ] Se tiver dificuldades em alterar as resolues ou se o monitor bloquear, reinicie todos os equipamentos incluindo o projector. Se estiver a utilizar um Notebook com o Microsoft Windows : Alguns PCs Notebook podem desactivar os prprios ecrs quando um segundo monitor utilizado. Cada modelo reactivado de forma diferente. Consulte a documentao do seu computador para mais informaes. Se estiver a utilizar um Notebook com o Apple Mac: Em Preferncias do sistema, abra a opo Visualizao e defina a opo Espalhamento de vdeo para "Activar". Use a funo "Rastreamento" para corrigir a resoluo. Consulte a seco "Imagem" para mais informaes. Altere a profundidade da cor do monitor no seu computador. Utilize a opo "Frequncia" para proceder ao ajuste da imagem. Consulte a seco "Imagem" para mais informaes. Verifique e reconfigure o modo de visualizao da sua placa grfica para a tornar compatvel com o projector. Certifique-se de que a tampa da lente foi removida. Ajuste o anel de focagem na lente do projector. Certifique-se de que o ecr de projeco se encontra distncia exigida: X1111/X1111H/X1111A/X1211/X1211H/X1211K/ X1213P/X1213PH: 1,5 a 11,3 metros (4,9 a 37 ps) X1311KW/X1313PW/X1313PWH: 1,3 a 9,7 metros (4,3 a 32 ps) X1211S: 0,9 a 5,5 metros (3 a 18 ps) Consulte a seco Como obter o tamanho de imagem pretendido ajustando a distncia e o zoom para obter mais informaes.

O ecr do Notebook no mostra a apresentao

A imagem est instvel ou apresenta alguma cintilao

A imagem apresenta uma barra vertical trmula.

A imagem no est focada

34

Portugus

A imagem ampliada aquando da visualizao de um DVD em ecr largo

Ao reproduzir um DVD em formato anamrfico ou de 16:9 pode ser necessrio ajustar as seguintes definies: Se quiser reproduzir um DVD em formato 4:3, altere o formato para 4:3 no menu do projector.

Se a imagem continuar ampliada, ter tambm de ajustar a relao de aspecto. Defina o formato de visualizao para 16:9 (ecr largo) no leitor de DVDs. Ajuste o nvel de zoom utilizando o boto de zoom existente na parte superior do projector. Aproxime ou afaste o projector do ecr. Prima o boto "MENU" no painel de controlo ou no controlo remoto. V at "Imagem" > "Relao de aspecto" e experimente as vrias opes. Na medida do possvel, reposicione o projector de forma a que este fique centrado relativamente ao ecr e por baixo da parte inferior do ecr. Prima as teclas de correco Keystone no painel de controlo ou no controlo remoto at a imagem ficar quadrada. Prima o boto "MENU" no painel de controlo ou no controlo remoto para abrir o menu no ecr. V at "Imagem" > "Keystone automtico" ou at "Imagem" > "Keystone manual" para fazer os ajustes pretendidos. Seleccione a opao "Imagem" > "Modo de Projeco", "Imagem" > "Localizao de Projeco" no ecra e ajuste a direcao da projecao.

A imagem est muito pequena ou muito grande

10

A imagem apresenta-se inclinada nos lados

11

A imagem est invertida.

Problemas com o projector


#
1

Situao
O projector deixa de responder aos comandos

Soluo
Se possvel, desligue o projector, de seguida desligue o cabo de alimentao e aguarde pelo menos 30 segundos at voltar a ligar. Quando a lmpada chega ao fim da sua vida til, esta queima-se e emite um estalido audvel. Se isto acontecer, o projector no ligar novamente at que o mdulo da lmpada tenha sido substitudo. Para substituir a lmpada, siga os procedimentos descritos na seco "Substituio da lmpada".

A lmpada queimou ou emitiu um estalido

35

Mensagens apresentadas no ecr


#
1

Portugus

Situao
Significado

Mensagem
Falha da ventoinha o sistema no est a funcionar.
"Falha na ventoinha. A lmpada vai desligar-se automaticamente."

Sobreaquecimento do projector - o projector excedeu a temperatura recomendada e tem de arrefecer antes de poder ser utilizado. Por favor verifique tambm os filtros de p se estes estiverem instalados. Se o filtro de p estiver tapado com p, por favor limpe-o.
"Sobreaquecimento do projector. A lmpada vai desligar-se automaticamente."

Substitua a lmpada a lmpada est prestes a atingir o fim da sua vida til. Substitua a lmpada o mais rapidamente possvel.
"O fim da vida til da lmpada operando em carga total est prximo. Substituio sugerida!"

36

Portugus

Lista de significados dos LEDs e dos alertas


Significados dos LEDs
Significado LED Power Vermelho Modo de suspenso (cabo de alimentao ligado) Boto de alimentao ligado Substituir a lmpada V Azul -LED LAMP Vermelho -LED TEMP Vermelho --

--

--

--

--

A piscar rapidamente --

--

--

A desligar (para arrefecimento) A desligar (arrefecimento concludo) Erro (falha trmica) Erro (falha na ventoinha)

A piscar rapidamente V

--

--

--

--

--

---

V V

---

V A piscar rapidamente ---

Erro (falha na lmpada) Erro (falha na roda de cores)

---

V V

V A piscar rapidamente

37

Substituio da lmpada
Utilize uma chave de parafusos para remover os parafusos da tampa e depois retirar a lmpada. O projector detecta automaticamente a vida til da lmpada. O projector apresenta a mensagem de aviso "O fim da vida til da lmpada operando em carga total est prximo.Substituio sugerida!" Quando vir esta mensagem, mude a lmpada o mais depressa possvel. Certifique-se de que o projector arrefeceu durante pelo menos 45 minutos antes de mudar a lmpada.

Portugus

Aviso: O compartimento da lmpada est quente! Deixe que este arrefea antes de mudar a lmpada.

3 4
2

5
1 1

6
8

1
2
7

1 8
Para remover a lmpada: 1 Desligue o projector premindo o boto de alimentao . 2 Deixe que o projector arrefea durante pelo menos 45 minutos. 3 Desligue o cabo de alimentao. 4 Utilize uma chave de fendas para remover o parafuso da tampa (Imagem #1). 5 Puxe e retire a tampa. 6 Remova e elimine a pelcula de proteco da lmpada (imagem 2). 7 Remova o parafuso que segura o mdulo da lmpada (imagem 3). 8 Levante a pega para que esta fique na vertical Puxe o mdulo da lmpada para fora com fora (imagem 4). Para substituir o mdulo da lmpada, use uma lmpada nova e siga as imagens #5 -#8 .

Aviso: Para reduzir o risco de ferimentos pessoais, no deixe a lmpada cair ou toque na mesma. A lmpada pode partir-se e provocar ferimentos se a deixar cair.

38

Portugus

Montagem do projector no tecto


Se quiser instalar o projector no tecto utilizando o kit para este fim, siga as etapas em baixo: 1 Faa quarto furos numa parte do tecto que seja slida e forte e fixe a a base para montagem do projector.

13 m

20

.9 49mm

130 mm

Nota : Os parafusos no esto includos. Adquira os parafusos apropriados para o seu tipo de tecto. 2 Fixe a haste para montagem do projector no tecto utilizando os parafusos apropriados.
Base para montagem no tecto - Fixar ao tecto

Haste curta

8.4

mm

Haste comprida

Haste extensvel Tampa cilndrica comprida Chave Allen - Para apertar/desapertar Parafuso de aperto

Parafuso de tipo A 50 mm de comprimento/ 8 mm de dimetro -

Haste mdia

39
3 O nmero de parafusos a usar deve corresponder ao tamanho do projector que pretende fixar no tecto.
Parafuso de tipo B Anilha mais pequena Anilha grande

Portugus

Suporte do projector Suporta o projector e permite-lhe fazer ajustes Separador - Para dissipao do calor

Nota : Recomendamos-lhe que deixe um espao razovel entre o suporte para montagem do projector no tecto e o projector em si para uma correcta ventilao deste. Se necessrio, utilize duas anilhas para um suporte extra. 4 Fixe o suporte para montagem do projector no tecto respectiva haste.

Parafuso de aperto

Tampa cilndrica grande Parafuso de tipo A 50 mm de comprimento / 8mm de dimetro Chave Allen - Para apertar/desapertar

40
5 Ajuste o ngulo e a posio conforme necessrio.

Portugus

Parafuso de aperto Chave Allen

30

Chave Allen

Parafuso de aperto

Nota : Na tabela em baixo esto listados os tipos de parafusos e de anilhas apropriados para cada modelo. Juntamente com o projector encontra uma caixa contendo parafusos com 3 mm de dimetro.
Modelos X1111/X1111H/X1111A/ X1211/X1211H/X1211S/ X1211K/X1213P/ X1213PH/X1311KW/ X1313PW/X1313PWH 3 Parafuso de tipo B Dimetro (mm) Comprimento (mm) 25 V Tipo de anilha Grande Pequeno V

137 mm

23 mm

80 mm

116,3 mm

41

Especificaes
As especificaes abaixo esto sujeitas a alterao sem aviso prvio. Para obter as mais recentes especificaes, consulte as especificaes de marketing da Acer.
Sistema de projeco Resoluo DLP

Portugus

X1111/X1111H/X1111A: Nativa: SVGA (800 x 600) Mximo: UXGA (1600 x 1200), 1080p (1920 x 1080) X1211/X1211H/X1211S/X1211K/X1213P/X1213PH: Nativa: XGA (1024 x 768) Mximo: UXGA (1600 x 1200), 1080p (1920 x 1080) X1311KW/X1313PW/X1313PWH: Nativa: WXGA (1280 x 800) Mximo: UXGA (1600 x 1200), 1080p (1920 x 1080) Consulte a seco "Modos de compatibilidade" para obter mais informaes. NTSC (3.58/4.43), PAL (B/D/G/H/I/M/N), SECAM (B/D/G/K/K1/ L), HDTV (720p, 1080i, 1080p), EDTV (480p, 576p), SDTV (480i, 576i)

Compatibilidade com o computador: Compatibilidade com o vdeo

Relao de aspecto

X1111/X1111J/X1111A/X1211/X1211H/X1211S/ X1211K/X1213P/X1213PH: 4:3 (nativa), 16:9 X1311KW/X1313PW/X1313PWH: 4:3, 16:9, Tela cheia, Letter Box X1111/X1111H/X1111A/X1211/X1211H/X1211K/ X1213P/X1213PH: F = 2,56 - 2,8, f = 21,00 mm - 23,00 mm, Zoom manual e focagem manual: 1:1,1 X1211S: F = 2,6 - 2,78, f = 10,20 mm - 12,24 mm, Zoom manual e focagem manual: 1:1,2 X1311KW/X1313PW/X1313PWH: F = 2,56 - 2,8, f = 21,00 mm - 23,00 mm, Zoom manual e focagem manual: 1:1,1

Cores apresentadas no ecr Lente de projeco

1,07 mil milhoes de cores

Tamanho do ecr de projeco X1111/X1111H/X1111A/X1211/X1211H/X1211K/ (diagonal) X1213P/X1213PH: 35" (89 cm) - 159" (404 cm)

X1211S: 32" (81 cm) - 195" (495 cm) X1311KW/X1313PW/X1313PWH: 42" (107 cm) - 186" (472 cm)

42
Distncia de projeco

Portugus

X1111/X1111H/X1111A/X1211/X1211H/X1211K/ X1213P/X1213PH: 4,9' (1,5 m) - 37' (11,3 m) X1211S: 3' (0,9 m) - 18' (5,5 m) X1311KW/X1313PW/X1313PWH: 4,3' (1,3 m) - 32' (9,7 m) X1111/X1111H/X1111A/X1211/X1211H/X1211K/ X1213P/X1213PH: 53" @ 2 m (1,86 - 2,04 : 1) X1211S: 55" @ 1 m (0,9 - 1,08 : 1) X1311KW/X1313PW/X1313PWH: 63" @ 2 m (1,5 1,65 : 1)

Distncia do ecr

Intervalo de varrimento na horizontal Intervalo de varrimento na vertical Correco Keystone

31 - 99 kHz 48 - 120 Hz

X1111: +/-40 graus (vertical ), manual X1111H/X1111A/X1211/X1211H/X1211S/X1211K/ X1213P/X1213PH/X1311KW/X1313PW/X1313PWH: +/-40 graus (vertical ), manual e auto X1111: N/A X1111A/X1211/X1211S/X1213P/X1213PH/X1311KW/ X1313PW/X1313PWH: 2W x 1 X1111H/X1211H: 10W x 1 X1111/X1111H/X1111A/X1211/X1211H/X1211K/ X1213P/X1213PH/X1311KW/X1313PW/X1313PWH: Aprox: 2,6 kg X1211S: Aprox: 2,7 kg

Zoom digital udio

2X

Peso

Dimenses (L x C x A) Fonte de alimentao Consumo de energia (tpico)

280 x 230 x 84 mm (11,0" x 9,1" x 3,3") Entrada universal a.c. 100 - 240 V, frequncia de entrada: 50/60 Hz

X1111/X1111H/X1111A/X1211/X1211H/X1211S/ X1311KW: 287 W X1211K: 291 W X1213P/X1213PH/X1313PW/X1313PWH: 348 W

Temperatura de funcionamento

0C a 35C / 32F a 95F

43
Conectores de entrada/sada

Ficha de alimentao x 1 RS232 x 1 Entrada VGA x 1 Vdeo composto x 1 S-Vdeo x 1

Portugus

Os itens seguintes dizem respeito apenas aos modelos X1111A/X1211/X1213P/X1211S/X1211K/ X1311KW/X1313PW.


Entrada de udio de 3,5 mm x 1 Sada de udio de 3,5 mm x1 Entrada VGA x 2 Sada VGA x 1 USB (Tipo mini B) x 1

O item abaixo refere-se apenas ao modelo X1111H/X1211H/X1213PH/X1313PWH.


Contedo padro da embalagem Entrada HDMI 1.3 x 1 Cabo de alimentao a.c. x 1 Cabo VGA x 1 Controlo remoto x 1 Pilhas x 2 (para o controlo remoto) Guia do utilizador (CD-ROM) x 1 Guia de consulta rpida x 1 Carto de segurana x 1 Cabo de sinal de vdeo composto x 1 Mala de transporte x 1 Filtro de poeiras x 1

Acessrio (opcional)

* Design e especificaes sujeitos a alterao sem aviso prvio.

44

Portugus

Modos de compatibilidade
1 VGA analgico sinal do PC
Modos Resoluo Frequncia v. [Hz] 60 72 VGA 640 x 480 75 85 120 56 60 SVGA 800 x 600 72 75 85 120 60 70 XGA 1024 x 768 75 85 120 70 1152 x 864 SXGA 1280 x 1024 75 85 60 72 75 85 QuadVGA SXGA+ UXGA 1280 x 960 1280 x 960 1400 x 1050 1600 x 1200 640 x 480 640 x 480 PowerBook G4 800 x 600 1024 x 768 1152 x 870 1280 x 960 i Mac DV(G3) 1024 x 768 60 75 60 60 60 66,6 (67) 60 60 75 75 75 Frequncia h. [Hz] 31,47 37,86 37,50 43,27 61,91 35,20 37,88 48,08 46,88 53,67 77,42 48,36 56,48 60,02 68,67 98,96 63,80 67,50 77,10 63,98 76,97 79,98 91,15 60,00 75,00 65,32 75,00 31,50 35,00 37,88 48,36 68,68 75,20 60,30

45
1280 x 768 1280 x 768 1280 x 768 1280 x 720 1280 x 800 WXGA 1440 x 900 1680 x 1050 1366 x 768 1920 x 1080-RB 1920 x 1080-EIA 1024 x 600 60 75 85 60 60 60 60 60 60 60 60 47,78 60,29 68,63 44,80 49,60 55,90 65,30 47,71 66,60 66,60 37,30

Portugus

HDMI sinal do PC (Para X1111H/X1211H/X1213PH/X1313PWH)


Modos Resoluo Frequncia v. [Hz] 60 72 640 x 480 VGA 75 85 120 720 x 400 70 85 56 60 SVGA 800 x 600 72 75 85 120 60 70 XGA 1024 x 768 75 85 120 Frequncia h. [Hz] 31,47 37,86 37,50 43,27 61,91 31,47 37,93 35,20 37,88 48,08 46,88 53,67 77,43 48,36 56,48 60,02 68,67 98,96

46
70 1152 x 864 SXGA 1280 x 1024 75 85 60 72 75 85 QuadVGA SXGA+ UXGA 1280 x 960 1280 x 960 1400 x 1050 1600 x 1200 640 x 480 640 x 480 800 x 600 PowerBook G4 832 x 624 1024 x 768 1152 x 870 1280 x 960 i Mac DV(G3) 1024 x 768 1280 x 768 1280 x 768 1280 x 768 1280 x 720 1280 x 800 WXGA 1440 x 900 1680 x 1050 1366 x 768 1920 x 1080-RB 1920 x 1080-EIA 1024 x 600 60 75 60 60 60 66,6 (67) 60 75 60 75 75 75 60 75 85 60 60 60 60 60 60 60 60 63,80 67,50 77,10 63,98 76,97 79,98 91,15 60,00 75,00 65,32 75,00 31,50 35,00 37,88 49,72 48,36 68,68 75,20 60,30 47,78 60,29 68,63 44,80 49,60 55,90 65,30 47,71 66,60 66,60 37,30

Portugus

HDMI sinal de vdeo (Para X1111H/X1211H/X1213PH/X1313PWH)


Modos 480i 480p 576i 576p Resoluo 720 x 480 (1440 x 480) 720 x 480 720 x 576 (1440 x 576) 720 x 576 Frequncia v. [Hz] 59,94 (29,97) 59,94 50 (25) 50 Frequncia h. [Hz] 27,00 31,47 27,00 31,25

47
720p 720p 1080i 1080i 1080p 1080p 1080p 1080p 1280 x 720 1280 x 720 1920 x 1080 1920 x 1080 1920 x 1080 1920 x 1080 1920 x 1080 1920 x 1080 60 50 60 (30) 50 (25) 60 50 24 23,98 45,00 37,50 33,75 33,75 67,50 56,26 27,00 26,97

Portugus

Sinal YPbPr
Modos 480i 480p 576i 576p 720p 720p 1080i 1080i 1080p 1080p 1080p 1080p Resoluo 720 x 480 720 x 480 720 x 576 720 x 576 1280 x 720 1280 x 720 1920 x 1080 1920 x 1080 1920 x 1080 1920 x 1080 1920 x 1080 1920 x 1080 Frequncia v. [Hz] 59,94 59,94 50,00 50,00 60,00 50,00 60,00 50,00 60,00 50,00 24,00 23,98 Frequncia h. [Hz] 15,73 31,47 15,63 31,25 45,00 37,50 33,75 28,13 67,5 56,26 27,00 26,97

Sinal de vdeo, S-Vdeo


Modos NTSC PAL SECAM PAL-M PAL-N PAL-60 NTSC4.43 Frequncia v. [Hz] 15,73 15,63 15,63 15,73 15,63 15,73 15,73 Frequncia h. [Hz] 60 50 50 60 50 60 60 fsc (MHz) 3,58 4,43 4,25 ou 4,41 3,58 3,58 4,43 4,43

48

Portugus

Regulamentos e normas de segurana


Aviso da FCC
Este dispositivo foi testado e compatvel com os limites estipulados para um dispositivo digital de Classe B, de acordo com o Artigo 15 das Regras da FCC. Estes limites foram concebidos para proporcionar uma razovel proteco contra interferncias prejudiciais na instalao domstica. Este dispositivo cria, utiliza e pode emitir energia de radiofrequncia e, caso no seja instalado e utilizado segundo as instrues, pode provocar interferncias prejudiciais s comunicaes via rdio. No entanto, no existe qualquer garantia de que a interferncia no se manifestar numa determinada instalao. Se este dispositivo causar interferncias prejudiciais recepo via rdio ou televiso, o que pode ser determinado desligando e voltando a ligar o aparelho, recomenda-se que o utilizador tente corrigir a interferncia adoptando uma ou mais das seguintes medidas: Reorientar ou deslocar a antena receptora. Aumentar a distncia entre o dispositivo e o receptor. Ligar o dispositivo a uma sada de um circuito diferente daquele ao qual o receptor est ligado. Consultar o fornecedor ou um tcnico de rdio/televiso para obter ajuda.

Aviso: Cabos blindados


Todas as ligaes a outros dispositivos informticos devem ser realizadas utilizando cabos blindados de forma a respeitar as regulamentaes da FCC

Aviso: Dispositivos perifricos


Apenas os perifricos (dispositivos de entrada/sada, terminais, impressoras, etc.) certificados e compatveis com os limites da Classe B podem ser ligados a este equipamento. O funcionamento com perifricos no certificados resultar provavelmente em interferncias na recepo de rdio e televiso.

Ateno
As alteraes no expressamente aprovadas pelo fabricante podem anular a autoridade do utilizador, que concedida pela Federal Communications Commission, para operar este dispositivo.

Condies de funcionamento
Este dispositivo est conforme ao Artigo 15 das Regras da FCC. O seu funcionamento est sujeito s duas condies seguintes: (1) este dispositivo no pode provocar interferncias prejudiciais, e (2) este dispositivo deve aceitar qualquer interferncia recebida, incluindo interferncias que possam provocar um funcionamento indesejado.

Aviso: Utilizadores do Canad


Este dispositivo digital da Classe B satisfaz os requisitos da norma canadiana ICES-003.

49

Cet appareil numrique de la classe B est conforme a la norme NMB-003 du Canada.

Declarao de conformidade para os pases da UE


A Acer declara que este projector est em conformidade com os requisitos essenciais da Directiva 1999/5/EC da Unio Europeia e de outras directivas relevantes. Compatvel com a certificao obrigatria Russa

Aviso relativo aos dispositivos de rdio


Nota: A informao que se segue, destina-se apenas aos modelos com LAN sem fios e/ou Bluetooth.

Informao geral
Este produto est em conformidade com as normas de radiofrequncia e de segurana de qualquer pas ou regio em que o mesmo tenha sido aprovado para utilizao sem fios. Dependendo da configurao, este produto pode ou no incluir dispositivos de rdio sem fios (como, por exemplo, mdulos LAN sem fios e/ou Bluetooth).

Canad dispositivos de comunicao por rdio de baixa tenso isentos de licena (RSS-210)
a Informao O funcionamento est sujeito s duas condies seguintes: 1. Este dispositivo no pode causar interferncias e 2. Este dispositivo deve aceitar quaisquer interferncias, incluindo interferncias que possam causar um funcionamento indesejado. Funcionamento na banda de 2,4 GHz Para evitar quaisquer interferncias via rdio que afectem o servio licenciado, este dispositivo deve ser utilizado dentro de casa estando a sua instalao no exterior sujeita a licenciamento.

English

Remarque l'intention des utilisateurs canadiens

Portugus

50

Portugus

Lista de pases onde estas normas so aplicveis


Este dispositivo deve ser utilizado de acordo com as regras e limites em vigor no pas em questo. Para mais informaes, contacte o representante existente no pas onde o dispositivo utilizado. Visite o site http://ec.europa.eu/enterprise/rtte/implem.htm para obter a mais recente lista de pases.

51

Acer Incorporated 8F, 88, Sec. 1, Hsin Tai Wu Rd., Hsichih Taipei Hsien 221, Taiwan

Declaration of Conformity
We, Acer Incorporated 8F, 88, Sec. 1, Hsin Tai Wu Rd., Hsichih, Taipei Hsien 221, Taiwan Contact Person: Mr. Easy Lai, e-mail:easy_lai@acer.com.tw And, Acer Europe SA Via Cantonale, Centro Galleria 2 6928 Manno Switzerland Hereby declare that: Projector Acer QSV1032/QSV1035/QSV1033/QNX1030/QNX1034/QNX1031/ QNX1038/QNX1028/QNX1036/QWX1037/QWX1029/QWX1036 series Machine Type: X1111/X1111H/X1111A/X1211/X1211H/X1211S/X1211K/X1213P/ X1213PH/X1311KW/X1313PW/X1313PWH series Is compliant with the essential requirements and other relevant provisions of the following EC directives, and that all the necessary steps have been taken and are in force to assure that production units of the same product will continue comply with the requirements. EMC Directive 2004/108/EC as attested by conformity with the following harmonized standards: -. EN55022, AS/NZS CISPR22, Class B -. EN55024 -. EN61000-3-2 Class A -. EN61000-3-3 Low Voltage Directive 2006/95/EC as attested by conformity with the following harmonized standard: -. EN60950-1 RoHS Directive 2002/95/EC on the Restriction of the Use of certain Hazardous Substances in Electrical and Electronic Equipment -. The maximum concentration values of the restricted substances by weight in homogenous material are: Lead Mercury Hexavalent Chromium 0.1% 0.1% 0.1% Polybrominated Biphenyls (PBBs) Polybrominated Diphenyl Ethers (PBDEs) Cadmium 0.1% 0.1% 0.01% Product: Trade Name: Model Number:

Directive 2009/125/EC with regard to establishing a framework for the setting of ecodesign requirements for energy-related product.

English

Portugus

52

Portugus

Acer Incorporated 8F, 88, Sec. 1, Hsin Tai Wu Rd., Hsichih Taipei Hsien 221, Taiwan

The standards listed below are applied to the product if built with WLAN module or wireless keyboard and mouse.

R&TTE Directive 1999/5/EC as attested by conformity with the following harmonized standard:

Article 3.1(a) Health and Safety -. EN60950-1 -. EN62311 Article 3.1(b) EMC -. EN301 489-1 -. EN301 489-17 Article 3.2 Spectrum Usages -. EN300 328 -. EN301 893 (Applicable to 5GHz high performance RLAN).

Year to begin affixing CE marking 2010.

Easy Lai /Manager Regulation Center, Acer Inc.

June. 11, 2011 Date

53

Acer America Corporation 333 West San Carlos St., San Jose CA 95110, U. S. A. Tel: 254-298-4000 Fax: 254-298-4147
www.acer.com

Federal Communications Commission Declaration of Conformity


This device complies with Part 15 of the FCC Rules. Operation is subject to the following two conditions: (1) this device may not cause harmful interference, and (2) this device must accept any interference received, including interference that may cause undesired operation. The following local Manufacturer / Importer is responsible for this declaration:

Product: Model Number:

DLP Projector QSV1032/QSV1035/QSV1033/ QNX1030/QNX1034/QNX1031/ QNX1038/QNX1028/QNX1036/ QWX1037/QWX1029/QWX1036 series X1111/X1111H/X1111A/X1211/ X1211H/X1211S/X1211K/X1213P/ X1213PH/X1311KW/X1313PW/ X1313PWH series Acer America Corporation 333 West San Carlos St. San Jose, CA 95110 U. S. A. Acer Representative 254-298-4000 254-298-4147

Machine Type:

Name of Responsible Party: Address of Responsible Party:

Contact Person: Phone No.: Fax No.:

English

Portugus

Potrebbero piacerti anche