Sei sulla pagina 1di 7

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

Direito 7 Srie
Direito Processual Penal II
A atividade prtica supervisionada (ATPS) um mtodo de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e

supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas relativos profisso. Direcionar o estudante para a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos, as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que ser solucionado por etapas ao longo do semestre letivo. Participar ativamente deste desafio essencial para o desenvolvimento das competncias e habilidades requeridas na sua atuao no mercado de trabalho. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA: Alexandre Soares Ferreira


Faculdade Anhanguera de Valinhos

Direito - 7 Srie - Direito Processual Penal II

Pg. 2 de 7

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades descritas a seguir. Leitura, compreenso e elaborao de textos, atos e documentos jurdicos ou normativos, com a devida utilizao das normas tcnico-jurdicas Interpretao e aplicao do Direito. Pesquisa e utilizao da legislao, da jurisprudncia, da doutrina e de outras fontes do Direito.

DESAFIO
O desafio proposto de se aprofundar nos temas lecionados em sala de aula e de, ao efetuar as pesquisas e leituras sugeridas, entender as diversas formas de se interpretar e aplicar a legislao penal e processual penal para ao final de cada etapa, o grupo ter a capacidade de construir sobre cada assunto, seu prprio pensamento e sua prpria concluso. Os trabalhos sugeridos tm como escopo instigar a pesquisa e o raciocnio do acadmico, propiciando o exerccio do pensamento e a interpretao da lei em consonncia com as normas constitucionais, os princpios gerais de direito processual penal, e a jurisprudncia. Para o profissional do direito, a pesquisa, a investigao cientfica e a interpretao so ferramentas fundamentais ao exerccio de seu mister, sendo um dos desafios desta ATPS o domnio das ferramentas de pesquisas e das vrias formas de se interpretar a legislao ptria.

Objetivo do desafio
Produo de relatrios.

Produo Acadmica

Relatrios parciais, com os resultados das pesquisas realizadas nas Etapas 1, 2, 3 e 4

Participao
Para a elaborao desta atividade, os alunos devero previamente organizar-se em equipes de 3 a 7 participantes e entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina. Essas equipes sero mantidas durante todas as etapas.

Padronizao
O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padro:

Consulte o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos. Unianhanguera. Disponvel em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Alexandre Soares Ferreira

Direito - 7 Srie - Direito Processual Penal II

Pg. 3 de 7

em papel branco, formato A4; com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaamento de 1,5 entre linhas; se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas; com capa, contendo: nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade; nome do professor da disciplina; cidade e data da entrega, apresentao ou publicao.

ETAPA 1 (tempo para realizao: 5 horas)


Aula-tema: Competncia Esta atividade importante para que voc compreenda o instituto da competncia como delimitao do poder jurisdicional bem como os critrios para sua fixao e soluo de conflitos quando dois ou mais rgos jurisdicionais, num primeiro momento, forem competentes para julgar a mesma ao. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 Fazer a leitura dos artigos 138, 139 e 140 do Cdigo Penal e 84 usque 87 do Cdigo de Processo Penal. Passo 2 Proceder a leitura dos seguintes textos: https://docs1.google.com/document/d/1nS3YkfsyzUO0sPJHR8_Y9c_LvtbX2Ehnoit1N OGI_9M/edit?hl=en&authkey=CPjIoq8C#. Acesso em 02 dez. 2011. Voc encontrar o texto, jurisprudncia comentada, Calnia contra funcionrio pblico: competncia para julgar exceo de verdade de Rmulo de Andrade Moreira.

https://docs.google.com/document/d/17oH3R_whTWt3bRDscL9ByiwckelO_brpVB7l4 PJdEeY/edit?hl=en&authkey=CKHwuJ8J. Acesso em 02. Dez. 2011. Voc encontrar o texto Foro por prerrogativa de funo: nova diretriz do STF de Geraldo Magela e Silva Meneses.

Passo 3

Alexandre Soares Ferreira

Direito - 7 Srie - Direito Processual Penal II

Pg. 4 de 7

Pesquisar no mnimo quatro acrdos, de duas cortes diferentes, sobre cada um dos temas abaixo. 1 Calnia e difamao contra funcionrio pblico, competncia para julgar a exceo da verdade. 2 Foro por prerrogativa de funo, fim do mandato. Passo 4 Reunir o grupo e elaborar um relatrio que deve ser entregue ao professor, sobre os textos indicados e as jurisprudncias pesquisadas, abordando obrigatoriamente os seguintes pontos: 1 Competncia por prerrogativa de funo; 2 Foro privilegiado aps a cessao do mandato ou exerccio funcional; 3 Julgamento dos crimes cometidos por parlamentar durante o exerccio do mandato cujo processo se estende aps o trmino do mesmo; 4 Exceo da verdade nos crimes contra honra; 5 Competncia e fundamento para julgar a exceptio veritatis nos crimes de calnia praticado contra funcionrio pblico; 6 Competncia e fundamento para julgar a exceptio veritatis nos crimes de difamao praticado contra funcionrio pblico. Entregar ao professor.

ETAPA 2 (tempo para realizao: 5 horas)


Aula-tema: Prova no processo penal. Esta atividade importante para que voc identifique e compreenda a aplicao das normas processuais penais, bem como os aspectos relacionados s provas, sua admissibilidade, valorao, momento oportuno, bem como os entendimentos jurisprudenciais e doutrinrios acerca do tema. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 Proceder a leitura dos art. 5, LVI da Constituio Federal e do Artigo 157 do cdigo de Processo Penal. Passo 2 Proceder a leitura dos seguintes textos: https://docs0.google.com/document/d/1B3Mr7FuJF_CtSJUpz9eGuMlrlBBIJofinn4DTPulro/edit?hl=en&authkey=CIT6w_wD#. Acesso em 02 dez. 2011. Voc encontrar o texto Lei n 11.690/08 e provas ilcitas de Luiz Flvio Gomes.
Alexandre Soares Ferreira

Direito - 7 Srie - Direito Processual Penal II

Pg. 5 de 7

https://docs.google.com/uc?id=0B9OPgFcSLVznYzRmNmU2NWItMzQzNC00ODcxL WFmYTAtZDA4NTQ3YjY0NGM5&export=download&authkey=CPO3za8O&hl=en, acesso em 02 dez. 2011. Voc encontrar o texto Excees inadmissibilidade das provas ilcitas no processo penal brasileiro de Rmulo Lachi.

Passo 3 Pesquisar trs decises que tratem sobre a seguinte questo: A admissibilidade da prova ilcita em benefcio do ru. Sites sugeridos para pesquisa

Tribunal de Justia do Estado de So Paulo. Disponvel em: <http://www.tj.sp.gov.br/>. Acesso em 03 dez. 2011. Tribunal Regional Federal 3 Regio. Disponvel em: <http://www.jfsp.jus.br/>. Acesso em 03 dez. 2011. Superior Tribunal de Justia. Disponvel em: <http://www.stj.gov.br >. Acesso em 03 dez. 2011. Supremo Tribunal Federal. Disponvel em: <http://www.stf.gov.br>. Acesso em 03 dez. 2011.

Passo 4 Realizar uma anlise crtica dos textos e dos trs acrdos encontrados, e elabora ao final um relatrio, contendo: 1 Descrio dos casos; A) deciso de 1 grau; B) rgo julgador; C) razes de reforma ou manuteno da deciso; D) Posio do grupo sobre a deciso final, com a devida fundamentao legal. 2 Na concluso, confrontar a questo da admissibilidade da prova ilcita para beneficiar o ru com o princpio da dignidade da pessoa humana, do contraditrio, da ampla defesa e da proporcionalidade. 3 Cada Relatrio deve conter no mnimo duas pginas. Entregar ao professor.

ETAPA 3 (tempo para realizao: 5 horas)


Aula-tema: Priso e Liberdade Provisria. Esta atividade importante para que voc se aprofunde na matria e entenda o instituto da priso cautelar, seus requisitos autorizadores, seu carter de exceo e algumas das solues jurdicas possveis de serem utilizadas quando a priso for ilegal. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Alexandre Soares Ferreira

Direito - 7 Srie - Direito Processual Penal II

Pg. 6 de 7

Passo 1 Proceder a leitura dos artigos 301 a 316 do cdigo de processo penal. Passo 2 Proceder a leitura do pacto de San Jos da Costa Rica (Conveno Americana Sobre Direitos Humanos). Passo 3 Proceder a leitura dos seguintes textos:

https://docs.google.com/document/d/1CmVXRMzo_LJF8_xCwGNxh5_LFqXLWwempiz2-C9zPc/edit?hl=en&authkey=CL_M-sIL. Acesso em 03 dez. 2011. Voc encontrar o texto Critrios para aferio da razoabilidade da priso preventiva de Luiz Flvio Gomes. https://docs.google.com/document/d/1pdI4tahNsMObeNC9x25Ar4Z8RmSeXFWiSL4 Qr_lfmxI/edit?hl=en&authkey=COKkmfMJ. Acesso em 03 dez. 2011. Voc encontrar o texto Princpio da Razoabilidade e a Emenda Constitucional n 45 de Luiz Augusto Coutinho. https://docs1.google.com/document/d/1iOX5Q1oYaUYKQrH1KqftdfJARcAMLVoNe2RSsw1pcA/edit?hl=en&authkey=CLaX4t4C#. Acesso em 03 dez. 2011. Voc encontrar o texto Caso Isabella Priso Miditica de Luiz Flvio Gomes. https://docs.google.com/document/d/1VvmkXBu98pWc6wpWXHHkPhNvTrvj2Noe8J YuoiqLWQQ/edit?hl=en&authkey=CM7fp_wB. Acesso em 03 dez. 2011. Voc encontrar o texto Priso Preventiva em sentido estrito Os fundamentos do artigo 312 do CPP e a motivao do decreto prisionalde Fabiana Esbick.

Passo 4 Elaborar um trabalho que aborde um dos seguintes temas. 1 O princpio da razoabilidade e a priso cautelar; 2 Requisitos autorizadores da priso preventiva e a motivao do decreto prisional; 3 A excepcionalidade da priso cautelar; 4 A priso cautelar e os princpios da dignidade da pessoa humana, da presuno da inocncia e da necessidade. 5 O clamor pblico e a influncia da mdia nas decises de decretao de priso cautelar. Entregar ao professor.

ETAPA 4 (tempo para realizao: 5 horas)


Aula-tema: Sentena
Alexandre Soares Ferreira

Direito - 7 Srie - Direito Processual Penal II

Pg. 7 de 7

Esta atividade importante para que voc entenda que embora o Juiz seja livre na formao de seu conhecimento, deve seguir certos requisitos ao proferir sua sentena, sob pena de nulidade e ainda para compreender que no basta ao julgador absolver ou inocentar o acusado, devendo fundamentar os motivos de sua deciso e da formao do seu consentimento nos termos da Constituio Federal e do Cdigo de Processo Penal. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 Proceder a leitura dos artigos 381 usque 393 do Cdigo de Processo Penal. Passo 2 Proceder a leitura do captulo Sentena do livro texto.

Passo 3 Pesquisar o tema Sentena na doutrina disponvel na biblioteca de sua unidade. Utilize, no mnimo, duas obras diferentes. Passo 4 Realizar um resumo do tema abordando necessariamente os requisitos formais da sentena, o princpio da correlao, a emendatio libelli, a mutatio libelli, os fundamentos pelos quais poder o Juiz absolver o acusado e os efeitos penais e extra penais da sentena condenatria. Entregar ao professor.

Alexandre Soares Ferreira

Potrebbero piacerti anche