Sei sulla pagina 1di 24

RUPTURAS ENTRE O PRESENTE E O PASSADO Leituras sobre as concepes de tempo de Koselleck e Hannah Arendt

Jos DAssuno Barros*

Resumo Este artigo tem por objetivo desenvolver uma anlise das recentes reflexes acerca das sensaes contemporneas de ruptura entre presente e passado, examinando, em particular, o pensamento de dois autores Reinhart Koselleck e Hannah Arendt sobre as relaes entre presente, passado e futuro. O ponto de partida da anlise refere-se ao ensaio Futuro passado, escrito por Koselleck um ensaio no qual este historiador desenvolve suas principais consideraes acerca das trs instncias da temporalidade, utilizando os conceitos de espao de experincia e horizonte de expectativa. Em seguida, estabelecida uma comparao entre a posio de Koselleck e o pensamento de Hannah Arendt em torno dessas questes, desenvolvido por esta filsofa com base em um insight de Franz Kafka. Palavras-chave: presente, passado, Koselleck, Hannah Arendt, Franz Kafka.

* Professor-adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, nos cursos de Graduao e Ps-Graduao em Histria. Professor Colaborador do Programa de Ps-Graduao em Histria Comparada da UFRJ. Doutor em Histria pela Universidade Federal Fluminense. Revista Pginas de Filosofia, v. 2, n. 2, p. 65-88, jul/dez. 2010

66

RUPTURAS ENTRE O PRESENTE E O PASSADO

A enigmtica relao entre as trs instncias da temporalidade Passado, Presente e Futuro tem sido de h muito tempo objeto de reflexo de filsofos e historiadores. Mesmo na Antiguidade, Santo Agostinho e Aristteles j dedicavam ao tempo reflexes importantes que at os anos mais recentes tm servido como patamares de dilogos para filsofos contemporneos como Heidegger (1927) e Paul Ricoeur (1983-85). O enigma do tempo e de sua adequao histria humana, uma questo que no poder ser aprofundada aqui em todas as suas implicaes, tem de fato atravessado os sculos, acompanhando a histria da filosofia e a histria da historiografia. Todavia, talvez poucos autores como Reinhart Koselleck (1923-2006) tenham fornecido um instrumental terico mais apropriado para compreender esta questo na Historiografia. Nosso objetivo neste artigo ser o de examinar as consideraes sobre as trs temporalidades no apenas de Koselleck (1979), mas tambm ponderaes anteriores de Hannah Arendt (1954) a respeito do mesmo tema, considerando as ponderaes desta autora sobre um notvel insight de Franz Kafka concernente a este assunto (1945, post.). A questo sobre a qual recair nossa anlise mais especfica ser a da quebra entre o passado e o presente, um fenmeno de sensibilidade do homem moderno perante o tempo que foi apontado tanto por Koselleck como por Hannah Arendt, mas cada qual situando esta quebra em um momento diferenciado da contemporaneidade. Comearemos por lembrar que Reinhart Koselleck, em sua clebre obra Futuro passado (1979), desenvolveu uma singular perspectiva de que cada presente no apenas reconstri o passado a partir de problematizaes geradas na sua atualidade como propunham os Annales e outras correntes historiogrficas do sculo XX mas tambm de que cada presente ressignifica tanto o passado (referido na conceituao de Koselleck como campo da experincia) como o futuro (referido conceitualmente como horizonte de expectativas). Mais ainda, para Koselleck, cada presente concebe tambm de uma nova maneira a relao entre futuro e passado, ou seja, a assimetria entre estas duas instncias da temporalidade. E no por acaso que o ttulo de sua mais conhecida coletnea de ensaios Futuro passado contribuio semntica dos tempos histricos (1979).
Revista Pginas de Filosofia, v. 2, n. 2, p. 65-88, jul/dez. 2010

REVISTA PGINAS DE FILOSOFIA

67

Constitui a contribuio mais notvel de Koselleck, para a Teoria da Histria, a apurada percepo desta tenso que sempre se estabelece entre o espao de experincia e o horizonte de expectativas uma tenso que prpria da elaborao do conhecimento historiogrfico e mesmo das mltiplas leituras sobre o fenmeno da temporalidade que vo surgindo em cada poca, inclusive ao nvel das pessoas comuns que vivenciam os padres disponveis de sensibilidade diante do tempo, que lhes so oferecidos no momento em que vivem. Vamos discutir esta base conceitual, pois apenas a partir dela poderemos recolocar com as devidas propores as reflexes de Koselleck acerca da ruptura entre presente e passado nos tempos contemporneos. A experincia e a expectativa so apresentadas por Koselleck como duas categorias histricas (duas categorias para uso da Teoria da Histria, melhor dizendo) que entrelaam passado e futuro (KOSELLECK, 2006, p. 308). oportuno salientar que tem sido considerada uma das mais importantes contribuies historiogrficas recentes este esclarecimento koselleckiano, por meio das categorias da experincia e da expectativa, de que cada uma das temporalidades o passado, o presente e o futuro pode imaginariamente se alterar, contrair ou se expandir conforme cada poca ou sociedade, modificando-se tambm a maneira como so pensadas e sentidas as relaes entre eles.1 Vamos entender, antes de tudo, o prprio sistema conceitual proposto por Koselleck para lidar com as trs temporalidades (passado, presente, futuro). Por que um espao de experincia; e por que um horizonte de expectativas? A experincia pertence ao passado que se concretiza no presente, de mltiplas maneiras: atravs da memria, dos vestgios, das permanncias e, para os historiadores, das fontes histricas. Talvez no haja definio mais precisa do que aquela que trazida pelo prprio Koselleck:

O tempo histrico no apenas uma palavra sem contedo, mas uma grandeza que se modifica com a histria, e cuja modificao pode ser deduzida da coordenao varivel entre experincia e expectativa (KOSELLECK, 2006, p. 309). Revista Pginas de Filosofia, v. 2, n. 2, p. 65-88, jul/dez. 2010

68

RUPTURAS ENTRE O PRESENTE E O PASSADO A experincia o passado atual, aquele no qual acontecimentos foram incorporados e podem ser lembrados. Na experincia se fundem tanto a elaborao racional quanto as formas inconscientes de comportamento, que no esto mais, que no precisam estar mais presentes no conhecimento. Alm disso, na experincia de cada um, transmitida por geraes e instituies, sempre est contida e preservada uma experincia alheia. Neste sentido, tambm a histria desde sempre concebida como conhecimento de experincias alheias (KOSELLECK, 2006, p. 309-310).

J as expectativas que visam ao futuro correspondem a todo um universo de sensaes e antecipaes que se referem ao que ainda vir. Nossos medos e esperanas, nossas ansiedades e desejos, nossas apatias e certezas, nossas inquietudes e confianas tudo o que aponta para o futuro, todas as nossas expectativas, fazem parte deste horizonte de expectativas. As expectativas, alm disto, no apenas so constitudas pelas formas de sensibilidade com relao ao futuro que se aproxima, mas tambm pela curiosidade a seu respeito e pela anlise racional que o visa. A expectativa, enfim, tudo aquilo que hoje (ou em determinado presente) visa ao futuro, crivando-o das sensaes mais diversas. por isto que Koselleck lembra que, tal como a experincia (esta herana do passado) se realiza no presente, tambm a expectativa se realiza no hoje, constituindo-se, portanto, em um futuro presente. Embora a experincia associe-se comumente ao passado presente, e a expectativa ao futuro presente, importante atentar para a j mencionada afirmao de Koselleck de que estas duas categorias entrelaam o futuro e o passado. Elas no se opem uma outra, como em uma dicotomia qualquer; e de fato experincia e expectativa esto sempre prontas a repercutir uma na outra. So categorias complementares, visto que a experincia abre espaos para certo horizonte de expectativas. Mais ainda, uma experincia ou o registro de uma experincia referido a um passado remoto pode produzir, em outra poca, expectativas relacionadas ao futuro. Koselleck, no texto mais elucidativo acerca deste sistema conceitual,
Revista Pginas de Filosofia, v. 2, n. 2, p. 65-88, jul/dez. 2010

REVISTA PGINAS DE FILOSOFIA

69

fornece um exemplo extrado da prpria histria conhecida. O exemplo autoesclarecedor:


Podemos citar um exemplo simples: a experincia da execuo de Carlos I abriu, mais de um sculo depois, o horizonte de expectativas de Turgot, quando ele insistiu com Lus XVI que realizasse as reformas que o haveriam de preservar de um destino semelhante. O alerta de Turgot ao rei no encontrou eco. Mas entre a Revoluo Inglesa Passada e a Revoluo Francesa futura foi possvel descobrir e experimentar uma relao temporal que ia alm da mera cronologia. A histria concreta amadurece em meio a determinadas experincias e determinadas expectativas (KOSELLECK, 2006, p. 308-309).

Outro aspecto particularmente interessante relaciona-se aos dois conceitos que se colocam a experincia e a expectativa. Tentemos compreender por que um espao de experincia e um horizonte de expectativas. A partir dos conceitos fundamentais de Koselleck, vamos construir uma possibilidade de explicao e entendimento de como funcionam as imagens do espao e do horizonte nestas duas noes criadas por Koselleck para favorecer uma compreenso mais complexa acerca das temporalidades.

Horizonte de Expectativa

Espao de Experincia
Revista Pginas de Filosofia, v. 2, n. 2, p. 65-88, jul/dez. 2010

70

RUPTURAS ENTRE O PRESENTE E O PASSADO

O Passado presente pode melhor ser representado como um espao porque concentra um enorme conjunto de coisas j conhecidas. Pensemos na figura apresentada como uma possibilidade de representao. Ela composta de uma linha horizontal, que representar o horizonte de expectativas, e de um semicrculo colado a esta, que representar o campo de experincias. Existe uma infinita regio do passado que no conhecida, e que, na verdade, jamais ser conhecida. Podemos entender esse passado incognoscvel, do qual jamais saberemos nada a respeito, como estando fora do semicrculo. Aquilo que no deixou memria, ou cujas memrias j pereceram; aquilo que no deixou vestgios, nem fontes para os historiadores; aquilo que no est materializado no presente a partir das permanncias, das continuidades, da lngua, dos rituais ainda praticados, dos hbitos adquiridos, tudo isto faz parte de uma experincia perdida, que se situa fora do semicrculo. O que est dentro do semicrculo, contudo, corresponde ao espao de experincia. Tudo o que ficou do que um dia foi vivido, e se projeta hoje no presente de alguma maneira, est concentrado neste espao que fundamental para a vida, e particularmente vital para os historiadores pois estes s podem acessar o que foi um dia vivido atravs deste espao de experincias que se aglomeram sob formas diversas, e dos quais eles extraem as suas fontes histricas. Tal como esclarece Koselleck, a experincia elabora acontecimentos passados e tem o poder de torn-los presentes e, neste sentido, est saturada de realidade (2006, p. 312).2 Pode-se pensar ainda na transferncia de elementos do campo de experincia para aquele espao indefinido do passado que j se torna inacessvel. Memrias podem se perder, fontes podem se deteriorar e se tornarem ilegveis, arquivos podem se incendiar, rituais podem deixar de serem praticados e tradies podem passar a no mais serem cultivadas. Quando morre um indivduo, certamente o mundo perde para este espao exterior algo do que poderia ser conhecido, do que estava efemeramente situado dentro do
2

Reinhart Koselleck assim justifica sua escolha da metfora espacial para o campo da experincia: Tem sentido se dizer que a experincia proveniente do passado espacial, porque ela se aglomera para formar um todo em que muitos estratos de tempos anteriores esto simultaneamente presentes, sem que haja referncia a um antes e um depois (KOSELLECK, 2006, p. 311).

Revista Pginas de Filosofia, v. 2, n. 2, p. 65-88, jul/dez. 2010

REVISTA PGINAS DE FILOSOFIA

71

semicrculo e que jamais poder ser recuperado. A Histria Oral, uma modalidade mais recente das cincias histricas, apresenta, alis, uma conquista extremamente importante para a historiografia, e mesmo para a humanidade. Por intermdio desta abordagem histrica, possvel fixar o que um dia ir perder, pois as memrias podem ser registradas em depoimentos, gravados ou anotados, e as vises e percepes de mundo de indivduos que um dia iro perecer tambm podem encontrar o seu registro. possvel imaginar que algo que tambm parecia estar no espao exterior tambm venha um dia para dentro do semicrculo, nos momentos em que os historiadores descobrem novas fontes, ou mesmo novas tcnicas para extrair de fontes j conhecidas elementos que antes no pareciam fazer parte do espao de experincia. Qualquer passado, qualquer coisa que hoje est no interior deste semicrculo que o espao de experincia ou o Passado presente, assim como ainda aquilo o que se perdeu para fora dele, mas que um dia tambm foi vivido, j correspondeu outrora a um presente. Nosso presente, cada instante que vivenciamos, logo se tornar um passado, e mesmo ocorrendo com o futuro que ainda no conhecemos. Por isto mesmo, a cada segundo, a cada novo presente, o espao de experincia se transforma. O que podemos acessar de um vivido e de uma experincia que nos chega do passado revolve-se constantemente, reapresentando-se a cada vez de uma nova maneira.3 As prprias experincias j adquiridas podem se modificar com o tempo, e Koselleck d o exemplo dos acontecimentos relacionados ascenso do nazismo, em 1933, entre os quais o incndio criminoso do Parlamento Alemo. Os eventos de 1933 aconteceram de uma vez por todas, mas as experincias baseadas neles podem mudar com o correr do tempo; as experincias se superpem, impregnam-se umas das outras (KOSELLECK, 2006, p. 312-313).4
3

Em Futuro passado (1979), no ensaio em que discute os conceitos de espao de experincia e horizonte de expectativas, Koselleck toma emprestada uma imagem de Christian Metz: o olho mgico de uma mquina de lavar, atrs do qual de vez em quando aparece esta ou aquela pea colorida de toda a roupa que est contida na cuba (KOSELLECK, 2006, p. 311). Koselleck ainda acrescenta: E mais: novas esperanas ou decepes retroagem, novas expectativas abrem brechas e repercutem nelas. Eis a estrutura temporal da experincia, que no pode ser reunida sem uma expectativa retroativa (2006, p. 313). Revista Pginas de Filosofia, v. 2, n. 2, p. 65-88, jul/dez. 2010

72

RUPTURAS ENTRE O PRESENTE E O PASSADO

Quanto ao Futuro presente (este futuro que ainda no ocorreu, mas cuja proximidade ou distncia repercute no presente sob a forma das mais diversas expectativas), este representvel por uma linha. Na verdade, representado por uma linha porque efetivamente o que est para alm desta linha, correspondendo quilo que ainda no conhecido. Temos apenas uma expectativa sobre o futuro, mas efetivamente no podemos dizer como ele ser. Por isso a metfora do horizonte o extremo limite que se oferece viso, e para alm do qual sabemos que h algo, mas no sabemos exatamente o que . Sempre que nos aproximamos do horizonte, ele recua, de modo que nunca deixar de persistir como uma linha alm da qual paira o desconhecido, que logo se tornar conhecido porque se converter em presente. Conforme as prprias palavras de Koselleck, horizonte quer dizer aquela linha por trs da qual se abre no futuro um novo espao de experincia, mas um espao que ainda no pode ser contemplado; a possibilidade de se descobrir o futuro, embora os prognsticos sejam possveis, se depara com um limite absoluto, pois ela no pode ser experimentada (KOSELLECK, 2006, p. 311). Entre estas duas imagens se comprime o presente: um fugidio momento de difcil representao visual que parece comprimir-se entre o espao concentrado que representa o passado (e logo se incorporar a ele) e a linha fugidia que representa o futuro esta linha eternamente mvel (pois rapidamente o que ele traz, to logo se torne conhecido) transforma-se por um segundo em presente e logo depois passa a ser englobado pelo interior do semicrculo que corresponde ao espao de experincia (quando no se perde no passado incognoscvel situado fora do semicrculo). importante ressaltar ainda que o Passado presente e o Futuro presente, ou o campo de experincias e o horizonte de expectativas, no constituem conceitos simtricos ou imagens especulares recprocas como alerta Koselleck (2006, p. 310). Imaginariamente, o campo de experincia, o presente, e o horizonte de expectativas podem produzir as relaes mais diversas, e assim ocorre no decorrer da prpria histria. H pocas em que o tempo parece aos seus contemporneos desenrolar-se lentamente, outras, que parece acelerado, em funo da rapidez das transformaes polticas ou tecnolgicas.5 Existem perodos da histria crivados de movimentos
5

O que antes marchava passo a passo, agora vai a galope, dizia o escritor nacionalista

Revista Pginas de Filosofia, v. 2, n. 2, p. 65-88, jul/dez. 2010

REVISTA PGINAS DE FILOSOFIA

73

revolucionrios, nos quais os agentes que deles participam desenvolvem a sensao de que o futuro aqui, agora, tendo se fundido ao presente. Em outros, inclusive, o futuro parece permanecer atrelado ao passado, como naqueles em que as expectativas do futuro no se referem a este mundo, mas sim a outro que ser escatologicamente trazido pela redeno dos tempos.6 As fuses e clivagens que se estabelecem imaginariamente entre as trs temporalidades passado, presente e futuro podem aparecer ao ambiente mental predominante em cada poca, e s conscincias daqueles que vivem nestas vrias pocas, de maneiras bem diferenciadas. Para Koselleck, o tempo histrico ditado, de forma sempre diferente, pela tenso entre expectativas e experincia (2006, p. 313). H, por exemplo, aes e prticas humanas que so constitudas precisamente desta tenso, como ocorre com a elaborao de prognsticos, que sempre exprimem uma expectativa a partir de certo campo de experincias (portanto, a partir de um diagnstico). Diz-nos tambm o historiador alemo que o que estende o horizonte de expectativa o espao de experincia aberto para o futuro, o que se pode dar de mltiplas maneiras, conforme a relao estabelecida entre as duas instncias (2006, p. 313). Como se disse, em cada poca pode haver uma tendncia distinta a reavaliar a tenso entre o espao de experincia e o horizonte de expectativas (ou entre o passado e o futuro, por intermdio da mediao do presente). Apenas para ilustrar com uma das hipteses de Koselleck, na modernidade as
e poeta Ernst Moritz Arndt (1769-1860) em 1807 (KOSELLECK, 2006, p. 289). De igual maneira, inmeros autores do sculo XIX, investigados por Koselleck, parecem manifestar-se acerca desta nova sensao de acelerao temporal que tpica da modernidade, como o poeta e historiador Alphonse de Lamartine (1790-1869), na seguinte passagem de Histria da Restaurao (1851): No h mais histria contempornea; os dias de ontem j parecem estar sepultados bem fundo nas sombras do passado (LAMARTINE, 1851, p. 1). tambm este o caso do historiador alemo Georg Gottfried Gervinus (1805-1871), que em sua Introduo Histria do sculo XIX (1853, p. 174) observava que os movimentos do sculo XIX sucedem-se no tempo quase em progresso geomtrica. Sobre isto, ver outro ensaio de Koselleck, intitulado Modernidade, includo em Futuro passado (2006, p. 267-303). Koselleck d o exemplo de um dos perodos da histria europeia, anterior segunda metade do sculo XVII, no qual a doutrina crist dos ltimos dias impunha limites intransponveis ao horizonte de expectativa. Neste caso, continua o historiador alemo, a revelao bblica, gerenciada pela igreja, envolvia de tal forma a tenso entre experincia e expectativa que elas no podiam separar-se (KOSELLECK, 2006, p. 315). Revista Pginas de Filosofia, v. 2, n. 2, p. 65-88, jul/dez. 2010

74

RUPTURAS ENTRE O PRESENTE E O PASSADO

expectativas passam a distanciar-se cada vez mais das experincias feitas at ento (2006, p. 314); em contrapartida, em todo o ambiente mental predominante no ocidente at meados do sculo XVII, o futuro parecia permanecer fortemente atrelado ao prprio passado (2006, p. 315).7 Poderamos mesmo pensar em duas representaes para os dois momentos da histria das sensibilidades europeias em relao ao tempo, j que, no perodo propriamente moderno, o espao de experincia deixa de estar limitado pelo horizonte de expectativa; os limites de um e de outro se separam (KOSELLECK, 2006, p. 318):8
Horizonte de Expectativa Horizonte de Expectativa

Espao de Experincia

Espao de Experincia

Duas representaes: as relaes entre espao de experincia e horizonte de expectativas antes e depois de 1750
7

Isso no quer dizer, obviamente, que no haja diferenas entre os grupos sociais e ambientes diversos com relao aos modos de perceber o tempo e de vivenciar as relaes entre o espao de experincias e o horizonte de expectativas. Koselleck admite que esta constatao, de uma transio quase perfeita das experincias passadas para as expectativas vindouras, no pode ser aplicada de igual maneira a todas as camadas sociais (KOSELLECK, 2006, p. 315). Koselleck procura traar o esboo histrico dos elementos que presidem esta mudana nas relaes entre espao de experincias e campo de expectativas, que comea a se explicitar na segunda metade do sculo XVII e se acentua no decorrer do sculo XVIII. Trs dos principais elementos aqui presentes sero a nova noo de Progresso, a ocorrncia de inovaes tecnolgicas em ritmo mais rpido, e a consequente sensao de acelerao do ritmo temporal. Sobre o desenvolvimento do conceito de Progresso, Koselleck procura mostrar como se torna cada vez mais recorrente a ideia de que o futuro ser diferente do passado, vale dizer, melhor. A produo intelectual de filsofos como Kant (1784) estar a partir da a servio desta nova ideia de um futuro melhor, e que no pode ser previsto apenas olhando para o passado com base na ideia de que o mesmo sempre retorna, como ocorria com a velha ideia de uma Histria mestra da vida em Maquiavel (1512). O progresso o primeiro conceito genuinamente histrico que apreendeu em um conceito nico, a diferena temporal entre experincia e expectativa (KOSELLECK, 2006, p. 320)

Revista Pginas de Filosofia, v. 2, n. 2, p. 65-88, jul/dez. 2010

REVISTA PGINAS DE FILOSOFIA

75

O fenmeno de cesura potencial entre a contemporaneidade e a tradio culminando com a sensao coletiva de uma ciso entre o presente e o passado que se atualiza a cada novo instante j vinha sendo objeto de reflexo filosfica e de estudo mesmo antes de Koselleck, embora tenha sido este historiador quem deu a forma conceitual mais bem acabada a este fenmeno tipicamente contemporneo. O mais notvel exemplo da discusso anterior sobre a cesura entre presente e passado o texto de Hannah Arendt (1906-1975), que traz o significativo ttulo de A quebra entre o passado e o futuro (1954), no qual poderemos encontrar passagens como esta: O problema, contudo, que, ao que parece, no parecemos estar nem equipados nem preparados para esta atividade de pensar, de instalar-se na lacuna entre o passado e o futuro. Por longos perodos em nossa histria, na verdade no transcurso dos milnios que se seguiram fundao de Roma e que foram determinados por conceitos romanos, esta lacuna foi transposta por aquilo que, desde os romanos, chamamos de tradio. No segredo para ningum o fato de essa tradio ter-se esgarado cada vez mais medida que a poca moderna progrediu. Quando afinal, rompeu-se o fio da tradio, a lacuna entre o passado e o futuro deixou de ser uma condio peculiar unicamente atividade do pensamento e adstrita, enquanto campo de experincia, aos poucos eleitos que fizeram do pensar sua ocupao primordial. Ela tornou-se realidade tangvel e perplexidade para todos, isto , um fato de importncia poltica (ARENDT, 2009, p. 40).9
9 Hannah Arendt (1906-1975) filsofa e terica poltica alem, cuja condio de judia torna-se fundamental para a determinao de sua identidade terica apresenta entre as notas de influncia de seu acorde terico a de Karl Jaspers e a de Martim Heidegger. Com o ltimo teria no apenas um envolvimento intelectual, como tambm passional, o que traz tenses inesperadas sua biografia, j que Heidegger aderiu ao nazismo em determinado perodo de sua vida, ao mesmo tempo em que Hannah Arendt seria perseguida pelas autoridades nazistas por ser judia. No exlio francs, conheceu mais de perto o crtico literrio e filsofo marxista Walter Benjamin, uma amizade que tambm deixar as suas marcas na sua identidade terica. Quando recuamos aos textos de juventude de Hannah Arendt, podemos perceber, desde aquela poca, a sua admirao Revista Pginas de Filosofia, v. 2, n. 2, p. 65-88, jul/dez. 2010

76

RUPTURAS ENTRE O PRESENTE E O PASSADO

Hannah Arendt, neste pequeno ensaio filosfico no qual antecipa intuitivamente algumas das proposies de Koselleck para a compreenso da complexa relao entre as trs temporalidades, tambm indica outro autor que, pioneiramente, j havia antecipado as mesmas questes em plena dcada de 1920. Uma pequena e enigmtica narrativa do escritor tcheco Franz Kafka (1883-1924), includa na srie Notas do ano 1920,10 descreve um sonho no qual um indivduo (chamado no conto de ele) defronta-se em um caminho linear com dois adversrios que representam respectivamente as foras do passado e do futuro. Um o empurra para a frente, ajudando-o a enfrentar o passado. O outro lhe bloqueia o caminho e, na verdade, ajuda-o na luta contra o passado. Arendt descreve a extraordinria percepo kafkiana desta situao complexa que exposta sob a forma de um enigma:
H, portanto, duas ou mesmo trs lutas transcorrendo simultaneamente: a luta de seus adversrios entre si, e a luta do homem com cada um deles. Contudo, o fato de chegar a haver alguma luta parece dever-se exclusivamente presena do homem, sem o qual suspeita-se h muito as foras do passado e do futuro ter-se-iam neutralizado ou destrudo mutuamente (ARENDT, 2009, p. 36).11
por autores como Soren Kierkegaard e o prprio Franz Kafka, aos quais dedicou textos que depois seriam includos em Compreender: formao, exlio e totalitarismo (1932; 1944). Sua obra-prima, As Origens do Totalitarismo (1951) produto de uma profunda reflexo poltica e filosfica e de tudo o que viveu, at o segundo ps-guerra, tanto intelectualmente como na experincia concreta da vida difcil que lhe foi imposta pela perseguio nazista. Nesta obra, Hannah Arendt aproxima de forma pioneira o nazismo e a verso stalinista do comunismo. Depois publicar A condio humana (1958) e Da revoluo (1963), outra obra mpar na histria da Teoria Poltica. A srie foi publicada, postumamente, em 1945. No Brasil, uma traduo das Narrativas do esplio de Kafka, produzida entre 1914 e 1924, foi publicada h alguns anos (2002). Com relao vida de Kafka, imprescindvel citar a biografia elaborada por seu amigo Max Brod (1945), traduzida para o francs neste mesmo ano, lembrando que Max Brod tambm foi o grande responsvel pela publicao e divulgao das obras de Kafka. Hannah Arendt acrescenta esta passagem a seus comentrios sobre o enigma da temporalidade apresentado por Kafka: Esse passado, alm do mais, estirando-se por todo seu trajeto de volta origem, ao invs de puxar para trs, empurra para a frente, e, ao contrrio do que seria de esperar, o futuro que nos impele de volta ao passado. Do ponto de vista do homem, que vive sempre no intervalo entre o passado e o futuro,

10

11

Revista Pginas de Filosofia, v. 2, n. 2, p. 65-88, jul/dez. 2010

REVISTA PGINAS DE FILOSOFIA

77

Esta extraordinria percepo kafkiana do tempo, antecipando em dcadas a sistematizao koselleckiana em torno dos conceitos de espao de experincia e horizonte de expectativas, consegue sintetizar sob a forma do sonho e do enigma a chave da historiografia recente para enfrentar os desafios e dilemas do tempo. Esta historiografia recente logrou perceber, depois de uma longa estrada de certezas e incertezas que fora trilhada pelas reflexes historicistas, que as relaes entre temporalidades a serem enfrentadas no apenas pelos historiadores, mas tambm pelas pessoas comuns de determinada poca, envolvem sempre uma complexa relao em trs mbitos distintos: do presente com o passado (e sua recproca), do presente com o futuro, e, por fim, uma relao entre futuro e passado. no interior deste enigma que o historiador constri o seu territrio. Mais ainda, o enigma das temporalidades decifrado em parte por Koselleck, intudo por Arendt, e poetizado por Kafka revela uma tenso criadora entre este tempo complexo do vivido e certa imagem do tempo, j impressa de longa data na sensibilidade temporal de um homem ocidental que aprendeu a imaginar o tempo como um fluxo retilneo e contnuo:
Kafka descreve como a insero do homem quebra o fluxo unidirecional do tempo, mas, o que bem estranho, no altera a imagem tradicional conforme a qual pensamos o tempo movendo-se em linha reta. Visto Kafka conservar a metfora tradicional de um movimento temporal e retilinear, ele [o homem que se situa na lacuna de tempo enfrentando o passado e o futuro] mal tem espao bastante para se manter,

o tempo no um contnuo, um fluxo de ininterrupta sucesso; partido, ao meio, no ponto onde ele est; e a posio dele no o presente, na sua acepo usual, mas, antes, uma lacuna no tempo, cuja existncia conservada graas sua luta constante, sua tomada de posio contra o passado e o futuro (ARENDT, 2009, p. 37). / Ainda sobre a questo da temporalidade em Kafka, ver os comentrios de Gnther Anders no ensaio Kafka: Pro e Contra (p. 39), no qual o autor procura sintetizar todas as ambiguidades do pensamento de Kafka ante o enigma da temporalidade: Todas as situaes dos romances de Kafka so, de fato, imagens paralisadas. Na verdade, o ponteiro de segundos do desespero corre incessante e em alta velocidade no seu relgio, mas o dos minutos est quebrado e o das horas est parado. Revista Pginas de Filosofia, v. 2, n. 2, p. 65-88, jul/dez. 2010

78

RUPTURAS ENTRE O PRESENTE E O PASSADO e sempre que ele pensa em fugir por conta prpria, cai no sonho de uma regio alm e acima da linha de combate [...] (ARENDT, 2009, p. 37).

s dificuldades de pensar o tempo humano, complexamente, no interior de uma simples imaginao linear e unidirecional, Hannah Arendt (2009, p. 37) ir contrapor a interessante possibilidade de imaginar que a presena do homem vivente e pensante, ao invs de se inserir passivamente em uma estrutura linear rgida, j a deforma, produzindo no apenas movimentos para a frente e para trs, mas tambm um encontro de temporalidades em ngulo.12 Ao invs de:
H

Outra imagem do tempo:

No estamos distantes, com estas intuies filosficas de Hannah Arendt a respeito da dinmica das temporalidades, das proposies elaboradas por Reinhart Koselleck com vistas a compreender a interao entre as trs temporalidades, ao lado da interao destas com o prprio homem. Trata-se, evidentemente, apenas de uma representao, destinada
12

O que h de errado com a histria de Kafka, com toda a sua grandeza, que dificilmente pode ser retida a noo de um movimento temporal e retilneo quando o fluxo unidirecional deste partido em foras antagnicas, dirigidas para o homem e atuando sobre ele. A insero do homem, interrompendo o contnuo, no pode seno fazer com que as foras se desviem, por mais ligeiramente que seja, da sua posio original, e, caso assim fosse, elas no mais se entrechocariam face a face, mas se interceptariam em ngulo. Em outras palavras, a lacuna onde ele se posta no , pelo menos potencialmente, um intervalo simples, assemelhando-se antes ao que os fsicos chamam de um paralelogramo de foras (ARENDT, 2009, p. 38).

Revista Pginas de Filosofia, v. 2, n. 2, p. 65-88, jul/dez. 2010

REVISTA PGINAS DE FILOSOFIA

79

a clarificar a complexa interao entre estas trs foras envolvidas no confronto das temporalidades: aquela que vem do passado (e ao mesmo tempo aponta para o espao de experincias); aquela que parece vir do futuro (e ao mesmo tempo antecipa o horizonte de expectativas); e, por fim, o prprio Homem, instaurado com sua prxis e seu pensar nesta enigmtica lacuna do tempo que o presente, e que se autoproduz como fora que interage com estas duas instncias. Podemos nos perguntar por que, somente no sculo XX, teriam finalmente amadurecido as condies para se lanar um olhar mais complexo sobre as temporalidades: primeiro intuitivamente atravs da imaginao potica e onrica de Franz Kafka, depois por intermdio da reflexo de filsofos como Hannah Arendt, e, por fim, pela cuidadosa sistematizao conceitual elaborada por historiadores como Reinhart Koselleck. A percepo crescente do avivamento das contradies entre passado, presente e futuro no mais apenas em pensadores perspicazes, mas mesmo da parte das prprias pessoas comuns talvez tenha se intensificado extraordinariamente com o advento dos totalitarismos no sculo XX, que trouxeram perplexidades inditas a todos aqueles que vivenciaram (mesmo que atravs da memria e da Histria) os perodos das guerras mundiais e tambm a instalao posterior de novos totalitarismos.13
13

Esta a opinio de Hannah Arendt (um pouco distinta da de Koselleck). Para ela, conforme o seu ensaio A tradio e a poca moderna (1956), nem as consequncias no sculo XX nem a rebelio do sculo XIX contra a tradio [Marx, Nietzsche e Kierkegaard] provocaram efetivamente a quebra em nossa histria. Esta brotou de um caos de perplexidades de massa no palco poltico e de opinies de massa na esfera espiritual que os movimentos totalitrios, por meio do terror e da ideologia, cristalizaram em uma nova forma de governo e dominao. A dominao totalitria como um fato estabelecido, que, em seu ineditismo, no pode ser compreendida mediante as categorias usuais do pensamento poltico, e cujos crimes no podem ser julgados por padres morais tradicionais ou punidos dentro do quadro de referncia legal de nossa civilizao, quebrou a continuidade da Histria ocidental. A ruptura em nossa tradio agora um fato acabado. No o resultado da escolha deliberada de ningum, nem sujeita a deciso ulterior (ARENDT, 2009, p. 54). Mais adiante, Arendt tambm aproximar o sculo XIX do perodo anterior e o contrastar, como um perodo mais amplo, a esta nova era que ser o sculo XX, e que surge de uma ruptura catastrfica e irreversvel: Em si mesmo, o evento assinala a diviso entre a poca moderna que surge com as Cincias Naturais no sculo XVII, atinge seu clmax poltico nas revolues do sculo XVIII e desenrola suas implicaes gerais aps a Revoluo Industrial do sculo XIX e o mundo do sculo XX, que veio existncia atravs de uma cadeia de catstrofes deflagrada pela Primeira Guerra Mundial (ARENDT, 2009, p. 54). Revista Pginas de Filosofia, v. 2, n. 2, p. 65-88, jul/dez. 2010

80

RUPTURAS ENTRE O PRESENTE E O PASSADO

Com a contemporaneidade aqui entendida como este breve sculo XX (para utilizar a expresso de Hobsbawm) se teria iniciado um novo viver coletivo para o qual Hannah Arendt acredita identificar um indito modelo de sensibilidades que se acha crivado de perplexidades, e que j define uma nova poca, cuja caracterstica mais saliente est na sua diuturnamente reeditada impermanncia. A grande caracterstica de nossa contemporaneidade seria precisamente esta perda de fundamento do mundo da qual nos fala Hannah Arendt em seu ensaio O que a autoridade (1958):
[o mundo], com efeito, comeou desde ento a mudar, a se modificar e transformar com rapidez sempre crescente de uma forma para outra, como se estivssemos vivendo e lutando com um universo proteico, onde todas as coisas, a qualquer momento, podem se tornar praticamente qualquer outra coisa (ARENDT, 2009, p. 132).

Recuando mais alm, entretanto e parte o fato de que somente na segunda metade do sculo XX iria amadurecer uma sistematizao das novas sensibilidades perante o tempo pode-se dizer que a sensao de que tudo de novo possvel remonta prpria Revoluo Francesa, s portas do sculo XIX e, portanto, daquilo que Koselleck chamou de segunda modernidade.14 No seno por isso que Tocqueville (1805-1859), perplexo como tantos outros de seus contemporneos, pronuncia outra enigmtica frase, na qual afirma: Desde que o passado deixou de lanar a sua luz sobre o futuro, a mente dos homens vagueia nas trevas (TOCQUEVILLE, 1945, p. 331).15 Desta maneira, Koselleck apresenta como uma de suas descobertas historiogrficas mais surpreendentes a percepo de que a grande ruptura
14 15

Para uma leitura atualizada sobre a Revoluo Francesa, ver Ozouf, 1989. No caso, Tocqueville refere-se perda de uma confiana na tradio e na ideia de retorno das experincias humanas esta ideia que, um dia, permitira mesmo conceber a histria como Mestra da Vida, no sentido de que se pensava que o tempo sempre oferecia o retorno de situaes anlogas s que um dia j haviam acontecido. Alm disto, Tocqueville certamente se refere, com igual angstia, a esse fenmeno que marcar a cultura ocidental na curva do sculo XVIII, e sobre o qual Michel Foucault de As palavras e as coisas (1966) falou nos termos de um desvanecimento do solo do pensamento clssico (FOUCAULT, 2002, p. 536).

Revista Pginas de Filosofia, v. 2, n. 2, p. 65-88, jul/dez. 2010

REVISTA PGINAS DE FILOSOFIA

81

d-se efetivamente na curva do sculo XVIII para o sculo XIX, e no propriamente com as incontornveis catstrofes e a nova acelerao tecnolgica do sculo XX, ainda que estas tenham intensificado extraordinariamente o ritmo de mudanas histricas que fazem que uma gerao no se reconhea mais na que lhe precedeu, ou mesmo na qual cada dcada parece j introduzir uma nova poca totalmente distinta da anterior. Koselleck, de fato, tem dois mritos importantes na histria da reflexo historiogrfica e filosfica que tem procurado trazer alguma ordem a esta perplexidade humana diante das intrincadas relaes entre as temporalidades. Antes de tudo, ele deu a perceber que o fenmeno que atualmente inscreve em todos os indivduos modernos esta brutal conscincia do novo no foi apangio do sculo XX, mas que o mesmo remonta, na verdade, ao sculo XIX ao perodo que, mostrando neste aspecto uma identidade com o prprio sculo XX, j pode ser denominado como uma segunda modernidade (distinta da primeira modernidade que seria a que se inaugura com o sculo XVI).16 Em segundo lugar, nenhum pensador
16

Neste ponto, Arendt diverge de Koselleck, uma vez que a filsofa ainda percebe as mentalidades e sensibilidades do sculo XIX como fortemente ligadas tradio, sem ter ocorrido ainda o rompimento entre o presente e o passado. Hannah Arendt traz neste caso, para o centro de sua anlise, o romantismo, com sua exaltada glorificao e conscincia da Tradio (ARENDT, 2009, p. 53), e apenas situa como experincias relativamente isoladas as rebelies contra a tradio que foram empreendidas por Marx, Nietzsche e Kierkegaard. Ela dir que estes trs autores situam-se no fim de uma tradio, exatamente antes de sobrevir a ruptura (ARENDT, 2009, p. 55). Desta maneira, esses trs autores, para Hannah Arendt, situam-se em um limiar, mas ainda imersos na era anterior: Kierkegaard, Marx e Nietzsche so para ns como marcos indicativos de um passado que perdeu sua autoridade. Foram eles os primeiros a pensar sem a orientao de nenhuma autoridade, de qualquer espcie que fosse; no obstante, bem ou mal, foram ainda influenciados pelo quadro de referncia categrico da grande tradio (ARENDT, 2009, p. 56) / parte a riqueza da anlise de Hannah Arendt, podemos acompanhar a percepo koselleckiana amplamente amparada em pesquisa de fontes de poca de que a ruptura d-se na verdade no sculo XIX, e de que o setor do romantismo que recupera tradies anteriores seria no mais que uma reao ao choque da modernidade, uma melodia de contraponto, em nossa linguagem. O historicismo tambm favorecido por esse intenso interesse romntico pela histria, e de fato um movimento ambguo, que bebe nas duas fontes (a da modernidade e a da reao romntica modernidade). / Michel Foucault, de As Palavras e as coisas (1966) tambm percebe o mesmo corte que Koselleck; mas, de uma maneira bem original, interpreta o surgimento do intenso interesse oitocentista pela histria como uma maneira de reagir indita fragmentao Revista Pginas de Filosofia, v. 2, n. 2, p. 65-88, jul/dez. 2010

82

RUPTURAS ENTRE O PRESENTE E O PASSADO

recente conseguiu fornecer um quadro conceitual to eficaz para pensar esta nova ordem de problemas, sendo esta uma contribuio definitiva de Koselleck para a historiografia recente. Podemos nos perguntar, e buscar uma tentativa de resposta a ttulo experimental, se haveria alguma possibilidade de conciliarmos a percepo koselleckiana de ruptura temporal altura da segunda modernidade (na curva do sculo XVIII para o XIX), e a percepo kafkiana de Hannah Arendt, para quem a ruptura d-se, na verdade, com as catstrofes que iniciam o breve sculo XX. No poderia a msica, mais uma vez, auxiliar a histria? Poderemos desenvolver um novo padro de leitura do devir histrico se considerarmos que a realidade polifnica, isto , que ela no avana em blocos unificados, produzindo rupturas de tipo arqueolgico (em camadas que se sucedem). Ao contrrio, poderamos entender que o devir histrico (ou a sensibilidade humana diante deste devir) apresenta na verdade uma natureza musical, impulsionando-se a partir de melodias que se entrelaam e que se contraponteiam, umas convergindo com outras, outras em relao de divergncia. Vamos enfatizar apenas o caso da Histria das Ideias. A melodia do Progresso comea a ressoar no sculo XVIII e atravessa triunfante o sculo XIX, apenas assistindo a eventuais crticas divergentes que partem de filsofos como Nietzsche e Kierkegaard; somente no sculo XX surgem as incertezas mais consistentes, no mbito da produo intelectual e tambm ao nvel da coletividade, diante desta frase meldica triunfal, e poderamos de fato nos encontrar com Hannah Arendt (1954) mas tambm com Walter Benjamin (1940), Theodor Adorno (1966) e tantos outros na percepo de que se estabelece de fato uma ruptura com as catstrofes introduzidas pelas guerras mundiais e pela emergncia de totalitarismos que trazem como ponto culminante de
do espao onde antes se estendia continuamente o saber clssico. A nova historiografia teria sido inventada por esse homem do incio do sculo XIX que achou-se vazio de histria, mas que j se entregava tarefa de reencontr-la (FOUCAULT, 1999, p. 510511). E neste momento tambm, sustentar Foucault, que o homem essa inveno recente adentra o campo dos saberes (p. XXI). A sua arqueologia identifica, aqui, uma ruptura. Revista Pginas de Filosofia, v. 2, n. 2, p. 65-88, jul/dez. 2010

REVISTA PGINAS DE FILOSOFIA

83

perplexidades os absurdos concretizados em Auschwitz.17 A melodia do Progresso, desde ento se no desaparece de fato, sobretudo por causa das sempre incessantes descobertas tecnolgicas que prosseguem aceleradamente com o sculo XX ao menos passa a ter de conviver com a sua nova coirm, a perda de confiana no Progresso. Comea a ficar mais claro, para muitos, que o progresso tecnolgico e o progresso social, poltico, espiritual ou moral so coisas bem distintas. Esta quebra coligada a outras quebras atinentes aos mbitos social, poltico e demogrfico foi o que permitiu a Eric Hobsbawm expressar-se nos termos de um breve sculo XX, anunciador de uma Era dos Extremos (1979).18 Hannah Arendt, ao escrever na primeira metade dos anos 1950
17

18

A exigncia que Auschwitz no se repita a primeira de todas para a educao. De tal modo ela precede quaisquer outras que creio no ser possvel nem necessrio justific-la. No consigo entender como at hoje mereceu to pouca ateno. Justific-la teria algo de monstruoso em vista de toda a monstruosidade ocorrida. Mas a pouca conscincia existente em relao a essa exigncia e s questes que ela levanta provam que a monstruosidade no calou fundo nas pessoas, sintoma da persistncia da possibilidade de que se repita no que depender do estado de conscincia ou de inconscincia das pessoas (ADORNO, Educao Aps-Auschwitz, 1995, p. 104). Eric Hobsbawm, em seu brilhante ensaio sobre A era dos extremos (1994), ir perceber esta nova frase musical na verdade uma orquestrao de algumas frases musicais distintas, j que seu campo de interesses no apenas a Histria das Ideias e a Histria Cultural, mas tambm a Histria Social e a Histria Poltica como uma frase meldica em trs partes. Mas, ao invs da metfora musical que estamos empregando, utiliza a metfora iconogrfica do trptico e a metfora culinria do sanduche: Nesse livro, a estrutura do breve sculo XX parece uma espcie de trptico ou sanduche histrico. A uma era de catstrofe, que se estendeu de 1914 at depois da Segunda Guerra Mundial, seguiram-se cerca de 25 ou trinta anos de extraordinrio crescimento econmico e transformao social, anos que provavelmente mudaram de maneira mais profunda a sociedade humana que qualquer outro perodo de brevidade comparvel. Retrospectivamente, podemos ver esse perodo como uma espcie de Era de Ouro, e assim ele foi visto quase imediatamente depois que acabou, no incio da dcada de 1970. A ltima parte do sculo foi uma nova era de decomposio, incerteza e crise e, com efeito, para grandes reas do mundo, como a frica, a ex-URSS e as partes anteriormente socialistas da Europa, de catstrofe. medida que a dcada de 1980 dava lugar de 1990, o estado de esprito dos que refletiam sobre o passado e o futuro do sculo era de crescente melancolia de fin-de-sicle. Visto do privilegiado ponto de vista da dcada de 1990, o breve sculo XX passou de uma curta Era de Ouro, entre uma crise e outra, e entrou num futuro desconhecido e problemtico, mas no necessariamente apocalptico (HOBSBAWM, 2001, p. 15-16). Revista Pginas de Filosofia, v. 2, n. 2, p. 65-88, jul/dez. 2010

84

RUPTURAS ENTRE O PRESENTE E O PASSADO

os seus ensaios sobre a Quebra entre o passado e o futuro, est ainda muito prxima primeira fase (e justamente a mais catastrfica) desta inquietante frase meldica trazida pelo breve sculo XX e dada a ler por Eric Hobsbawm no fim do segundo milnio (1994). Por isso, brutal a percepo de Hannah Arendt acerca de uma quebra da tradio que teria lanado o mundo no territrio sempre por construir do imprevisvel, e talvez no prprio redemoinho do absurdo, como fora brutal a percepo de Walter Benjamin sobre a inexistncia real de Progresso, em meio s ondas mais revoltas do vendaval nazista (1940). A melodia da sensibilidade diante do Progresso, todavia, desenvolve-se paralelamente melodia da sensibilidade em relao ao antigo e ao novo. Esta segunda melodia, que nos fala ou canta sobre a sensibilidade humana diante da tradio e do novo, nos oferece, de fato, uma quebra de ligadura altura da curva do sculo XVIII para o XIX: uma cesura que parece encerrar uma frase musical e iniciar outra que ser assinalada pela coligao entre a Revoluo Francesa e a Revoluo Industrial, como to bem nos mostrou Koselleck (1971) em uma sistemtica pesquisa que recolheu um grande nmero de indcios de um novo modo de sensibilidade perante as transformaes no tempo desde os incios do sculo XIX. Na Histria das Ideias do sculo XIX, comeam a surgir tantos registros de percepes e depoimentos perplexos relacionados sensao de que o tempo se acelerou e de que o novo trazido a cada instante (no mais o retorno do mesmo sob novas formas, mas literalmente o novo), que no h como acompanhar Koselleck na sua anlise de que existe um corte que, de fato, permite falar em uma segunda modernidade para o perodo que se introduz com o sculo XIX e que adentra o sculo XX. Entendemos que Hannah Arendt, nas suas anlises sobre a Quebra entre o passado e o futuro (1954-1958), deixa que se confundam as cesuras meldicas que se referem quebra da tradio (a nova sensibilidade perante a acelerao do tempo que foi identificada por Koselleck para o incio da segunda modernidade, no sculo XIX), e a quebra na confiana em relao ao Progresso, a mesma que encontra uma afirmao
Revista Pginas de Filosofia, v. 2, n. 2, p. 65-88, jul/dez. 2010

REVISTA PGINAS DE FILOSOFIA

85

eloquente na obra de Walter Benjamin, em especial as suas Teses sobre o conceito de histria (1940). Arendt deixou que se confundissem, na sua anlise, as mudanas de sensibilidade em relao ao tempo e as mudanas de sensibilidade em relao evoluo espiritual da humanidade. Koselleck fala-nos do primeiro aspecto e, por isso, o seu corte situa-se na instituio de uma segunda modernidade no incio do sculo XIX. O fascnio da maior parte dos pensadores e da sociedade diante dos avanos tecnolgicos ainda uma terceira coisa, que em determinado momento parece entrelaar-se com a sensao de progresso social (sculo XIX), mas que mais adiante comea a se defasar da mesma, sobretudo quando as guerras mundiais comeam a mostrar que a tecnologia pode ser utilizada como instrumento para a destruio em massa, ou seja, como instrumento para a barbrie. O descrdito em relao a todos os valores, que ainda outra coisa que no a mera ruptura em relao tradio clssica, constitui ainda uma nova melodia. As inmeras melodias do devir histrico no se encerram, contudo, neste contraponto entre a melodia dos modos de sentir o antigo e o novo e a melodia da sensibilidade humana diante das noes de progresso e decadncia. Se quisermos examinar o mundo da criao artstica, talvez no possamos encontrar seno na curva do sculo XIX para o XX o sentimento indito do modernismo, um pouco com os Impressionistas e, sobretudo, com os fauvistas, cubistas, expressionistas, e todos os movimentos que comeam a mudar a face da Histria da Arte em torno da passagem entre os dois sculos que, sob a perspectiva koselleckiana, constituem a segunda modernidade. A Histria da Arte, enfim, tem seus prprios ritmos. O novo artstico para a msica, para a pintura, para a arquitetura, para a literatura, prope outra frase meldica, que no nem regida pela melodia da Tradio e do Progresso, nem pela melodia dos padres de sensibilidade perante o Tempo. Este apenas um pequeno exemplo, porque na verdade seria necessrio pensar o devir histrico a partir de inmeras melodias que se entrelaam polifonicamente. Vivemos no fluxo de uma interminvel polifonia, uma metfora que poderia ser proposta para compreender o fluir histrico e tambm a diversidade
Revista Pginas de Filosofia, v. 2, n. 2, p. 65-88, jul/dez. 2010

86

RUPTURAS ENTRE O PRESENTE E O PASSADO

das percepes historiogrficas. Uma anlise polifnica como esta tambm obrigaria a que se fizesse uma distino entre as sensibilidades que afloram predominantemente na produo intelectual de uma poca, e as sensibilidades que se tornam coletivas, isto , fenmenos de massa. Esta outra perspectiva a ser considerada, sobretudo quando deixamos de nos restringir apenas Histria Intelectual, e passamos a considerar a Histria Social e a Histria Cultural. Para finalizar, e para retornar nossa anlise sobre a contribuio de Koselleck, podemos extrair algumas implicaes derradeiras acerca do fato de que os dois conceitos de koselleckianos que estruturam a sua percepo da temporalidade o passado que se concretiza no presente visto como espao de experincia, e o Futuro presente visto como horizonte de expectativa tornaram-se de fato extremamente importantes para a historiografia recente. Hoje podemos, a partir destas noes, pensar melhor nas temporalidades, uma relao certamente mutvel de acordo com as vrias pocas, com as diversas culturas, e com os muitos posicionamentos historiogrficos. Como bem disse Koselleck, h pocas em que o espao de experincia parece fundir-se com o presente, ou dele se destacar; e h outras pocas que concebem o presente como uma linha grossa ou como uma linha fina que precede o futuro, e h ainda outras cujo horizonte de expectativas to agitado, e vivido com tanta intensidade, que se chega a pensar que j se est vivendo o futuro. As perdas de sensao de historicidade em certos momentos ou no interior de certas vises de mundo que surgem na histria, como se diz que teria ocorrido com o ps-modernismo, podem encontrar uma explicao plausvel a partir de conceitos como estes. De igual maneira, a partir da reflexo e das pesquisas de Koselleck, passou-se a explicar-se melhor o enigmtico fenmeno da acelerao do tempo.19 Esta crescente impresso de que as mudanas vo se dando cada vez mais rapidamente uma percepo que comea a despontar desde os ltimos anos do sculo XVIII e que, cada vez com maior intensidade, torna-se um trao mesmo da segunda
19

Para outra leitura acerca da Acelerao do Tempo, ver Rosa, 2010. Para uma reflexo sobre O Tempo na literatura, ver Meyerhoff, 1976 e Pouillon, 1974.

Revista Pginas de Filosofia, v. 2, n. 2, p. 65-88, jul/dez. 2010

REVISTA PGINAS DE FILOSOFIA

87

modernidade pode ser hoje entendida com maior clareza, precisamente em funo do aparato conceitual desenvolvido por Koselleck.20 Esse mesmo aparato conceitual, enfim, permite tambm que hoje os historiadores possam refletir com maior propriedade sobre as mudanas histricas nos modos de sentir as trs temporalidades passado, presente e futuro.

R EFERNCIAS
ADORNO Theodor W. (1995). Educao Aps-Auschwitz. In Palavras e sinais. Petrpolis: Vozes. p. 104-123 [original: 1966]. AGOSTINHO, Santo (2005). Elevaes sobre os Mistrios. In Confisses. Livro XI. Petrpolis: Vozes [original: 398 d.C.]. ANDERS, Gnther. Kafka: Pr e contra. So Paulo: Perspectiva, 1969. ARENDT, Hannah (2009). A Quebra entre o Passado e o Futuro. In: Entre o passado e o futuro. So Paulo: Perspectiva [original: 1954]. p. 28-42. ARENDT, Hannah (2009). O Conceito de Histria antigo e moderno. In: Entre o passado e o futuro. So Paulo: Perspectiva. p. 69-126 [original: 1957]. ARENDT, Hannah (2009). A Tradio e a poca Moderna. In: Entre o passado e o futuro. So Paulo: Perspectiva. p. 43-68 [original: 1956]. ARENDT, Hannah (2008). Kierkegaard. In: Compreender: formao, exlio e totalitarismo. So Paulo: Companhia das Letras. p. 73-77 [original: 1932]. ARENDT, Hannah. Franz Kafka: uma reavaliao. In: Compreender: formao, exlio e totalitarismo. So Paulo: Companhia das Letras, 2008. p. 97-108 [original: 1944].

A percepo do radicalmente novo a partir do sculo XIX, dando a impresso de que comeavam a ocorrer coisas at ento nunca vistas, comea a ser recorrente em diversos autores oitocentistas que foram amplamente examinados por Koselleck, alguns dos quais citados em nota anterior. Uma passagem de Democracia na Amrica (1835), de Tocqueville, ilustra bem a perturbao causada em muitos intelectuais pelos novos tempos extremamente acelerados: Embora a revoluo que est se processando na condio social, nas leis, nas opinies e nos sentimentos dos homens esteja ainda bem longe de se achar concluda, seus resultados, contudo, j no admitem comparao com nada que o mundo tenha antes testemunhado. Remonto-me, de poca a poca, at a mais remota antiguidade, porm no encontro paralelo para o que ocorre diante dos meus olhos; a partir do momento em que o passado cessou de lanar sua luz sobre o futuro, a mente do homem vagueia na obscuridade (TOCQUEVILE, 1945, p. 331).
Revista Pginas de Filosofia, v. 2, n. 2, p. 65-88, jul/dez. 2010

20

88

RUPTURAS ENTRE O PRESENTE E O PASSADO

ARISTTELES (1993). Potica. So Paulo: Ars Potica. ARNDT, Ernst. Moritz (1877). Geist der Zeit [Esprito do Tempo]. Altona: Hammerich [original: 1807]. BROD, Max. Franz Kafka. Paris: Gallimard, 1945. FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas (1999). So Paulo: Martins Fontes [original: 1966]. GERVINUS, Georg Gottfried (1853). Einleitung in die Geschichte des neunzehnten Jahrhunderts [Introduo Histria do sculo XIX]. Leipzig: Erler. HEIDEGGER, Martim (1997). O ser e o tempo. Petrpolis: Vozes [original: 1927]. HOBSBAWM, Eric (2006). A Era dos extremos breve sculo XX. So Paulo: Companhia das Letras [original: 1994]. KAFKA, Franz. The Great Wall of China: stories and reflections. New York: Willa & Edwin Muir, 1945. KAFKA, Franz. Narrativas do esplio. So Paulo: Companhia das Letras, 2002. KOSELLECK, Reinhart (2006). Modernidade. In: Futuro passado contribuio semntica dos tempos histricos. Rio de Janeiro: Contraponto, p. 267-303. KOSELLECK, Reinhart (2006). espao de experincia e horizonte de expectativas. In: Futuro passado contribuio semntica dos tempos histricos. Rio de Janeiro: Contraponto, p. 311-337 [original: 1979]. LAMARTINE, Alphonse de (1851). Histoire de La Restauration. Paris: Pagnerre, Lecou, Furne e co. MEYERHOFF, Hans. O tempo na literatura. So Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1976. MILO, Daniel S (1991). Trahir le temps: histoire. Paris: Les Belles Lettres. OZOUF, Mona (1989). Lhomme rgnr. Essais sur la Rvolution franaise. Paris: Gallimard, 1989. POUILLON. Jean. O tempo no romance. So Paulo: Cultrix, 1974. RICOEUR, Paul (1994). Tempo e narrativa. So Paulo: Papirus [original: 1983/1985]. ROSA, Hartmut (2010). Acclration. Une critique sociale du temps. Paris: La Dcouverte. TOCQUEVILLE, Alexis (1945). Democracy in America. New York: Vintage Books [original: 1835]. Revista Pginas de Filosofia, v. 2, n. 2, p. 65-88, jul/dez. 2010

Potrebbero piacerti anche