Sei sulla pagina 1di 10

CAPITULO II

DIRETRIZES DA DIOCESE Admisso de sacramentos Divulg-los e torn-los conhecidos Uma equipe responsvel pela animao litrgica Participao de diversas pastorais Contribuir para a vida e a cultura do povo esteja presentes Haver nas celebraes uma boa acolhida Haver exata compreenso e transmisso da mensagem oferecida = As celebraes sejam adaptadas realidade da comunidade Celebrar a esperana Haver um acompanhamento aps recepo do Batismo, da Primeira Comunho, da Crisma e do Matrimnio.

DIRETRIZES ESPECFICAS A celebrao dos Sacramentos favorea a evangelizao e a catequese do povo de Deus, superando o ritualismo e os hbitos apenas devocionais e jurdicos de sua recepo. A Pastoral Sacramental, de fato, no se dirige apenas aos catlicos praticantes, que tm um bom conhecimento da doutrinada Igreja, participam assiduamente da liturgia e mesmo, em muitos casos, do uma contribuio ativa evangelizao a ao trabalho pastoral. A pastoral sacramental deve, tambm, cuidas do grande nmero de catlicos que desejam algum vnculo com a igreja, especialmente em certas ocasies: Matrimnio, batismo e primeira comunho dos filhos, exquias ou missas pelos defuntos da famlia. Muitos desses catlicos no praticantes no se sentem motivados para abraar formas mais complexas da vida na Igreja. Todas as pessoas que procuram a Igreja devem ser acolhidas com simpatia. Particular ateno deve ser dada aos jovens e adultos que pedem o batismo, para o qual devem era preparados segundo indicaes do Rito prprio. No devemos imps a todos, de forma indiscriminada, idnticas exigncias =, quando na realidade as pessoas so diversas e os graus de proximidade com a vida eclesial so muito diferentes. No se pode exigir dos adultos de boa vontade aquilo para o qual no lhes foi dada adequada motivao. Considerando cada caso segundo suas exigncias especificas. Mas se o dialogo levar concluso que a pessoa no tem condies de ser admitida ao sacramento, ela deve sair do encontro sentindo que foi acolhida escutada e que poder voltar, quando mais disposta a assumir os compromissos da f crist.

A comunidade eclesial deve sentir-se responsvel pela evangelizao de todos. Acolher com ateno e discernimento a religiosidade popular. E assim manter aberta no corao das pessoas, especialmente das mais pobres, a procura de um Deus verdadeira, Deus Conosco.

Os sacramentos so: (Ler e refletir com o grupo os principais tpicos dos sacramentos no livro) BATISMO CONFIRMAO OU CRISMA EUCARISTIA PENITNCIA MATRIMNIO ORDEM UNO DOS ENFERMOS RITO DE INICIAO CRIST DE ADULTOS RICA

HISTRICO O Rito de Iniciao Crist de Adultos est sendo implantado e mais um desafio da Igreja proposto pelo Conclio Vaticano II para a catequese de adultos. O RICA oferece extraordinria riqueza litrgica e preciosa fonte pastoral. Embora soe como novidade, j vem obtendo xito em diversas parquias no Brasil e no exterior, promovendo o aprofundamento e a plena vivncia crist

OBJETIVOS O RICA destinado a adultos que iluminados pelo Esprito Santo, ouviram o anncio do ministrio de Cristo e, conscientes e livres, procuram o Deus vivo e buscam o caminho da f e da converso.

ATIVIDADES

O RICA, embora voltado catequese de adultos, isto , queles que se encontram numa fase mais madura, tambm esta aberto a todos os interessados, maiores de 20 anos.

PRTICAS DE PIEDADE EM RELAO AOS MORTOS

FUNDAMENTAO: Urge, nesses momentos, favorecer um clima de orao, no qual a esperana supere o desespero e o realismo no d espao alienao. Tudo isso deve vir acompanhado de uma prova sincera de nossa amizade e, sobretudo, de nossa esperana na ressurreio.

VELRIO: o velrio um costume muito louvvel, desde que signifique manifestao de respeito e gratido aos que morreram e seja ocasio de orao e reflexo e de presena de conforto e amizade sincera famlia. Para encomendao do corpo que ser cremado, pode-se servir do ritual nossa Pscoa aprovado e recomendado pela CNBB, da Editora Paulus.

ENCOMENDAO DO CORPO: os sacerdotes se esforcem por levar conforto s famlias enlutadas. Seguindo uma pratica de nossa Diocese, haja, nas comunidades ministros leigos devidamente preparados para fazerem a orao de encomendao do corpo e levar s famlias enlutadas esse conforto da Igreja.

ENTERRO: que a famlia e amigos testemunhem a seus mortos carinho e gratido.

CELEBRAO DOS MORTOS: a orao pelos mortos da comunidade seja devidamente destacada, tanto nas Missas como nas Celebraes da Palavra, sobretudo Dominicais. Destacar a sabedoria da Igreja que coloca o perodo de sete dias como tempo simblico para o incio da cicatrizao das feridas abertas pela separao de um ente querido. E que sejam esforadas equipes de Pastoral da Esperana, para uma devida assistncia s famlias enlutadas.

OUTRAS PRTICAS: Haja nas comunidades um forte emprenho para esclarecer certas prticas supersticiosas ou errneas com relao aos mortos. Por exemplo: a devoo s 13 almas benditas e sabidas, as doutrinas e as praticas espritas relacionadas com a reencarnao, o atirar terra na cova, o medo dos mortos, e a procura de comunicao com eles.

CAPITULO III

ORGANIZAO DAS PASTORAIS, MOVIMENTOS E SERVIOS

PASTORAIS Pastoral toda ao organizada, dinmica e orgnica da Igreja, que visa evangelizar, que a razo de ser das vrias pastorais existentes na Igreja; e comunidade o lugar privilegiado onde se organizam as pastorais. Elas enriquecem a comunidade, so abertas ao novo que est nascendo constantemente. Elas devem ser planejadas, tendo em vista o dinamismo da Igreja e a Pastoral de Conjunto efetiva. Embora cada pastoral tenha caracterstica especificas, todas elas devem caminhar de forma orgnica e colaborar na formao da conscincia de pertena Igreja e no dinamismo da caminhada

MOVIMENTOS Conseguem trazer muitas pessoas experincia de Deus, ao encontro com Cristo, opo de f volta Igreja. Tm uma grande fora convocatria e aglutinadora. E muitas pessoas a partir dessa experincia de converso, reencontram amor Igreja. Entretanto, o entusiasmo da descoberta pode fazer com que muitos vejam a Igreja apenas sob prisma do Movimento e tenham dificuldade de se integrar nas comunidades eclesiais. Por isso, muitas vezes os movimentos correm o risco de caminhar paralelamente ao trabalho pastoral. Assim, devem ser orientados a se integrarem na Pastoral de Conjunto da Diocese.

SERVIOS Embora no se possam chamar de pastorais ou movimentos, esses servios colaboram eficientemente n realizao dos objetivos pastorais de nossa Igreja Particular. So eles:

CRITAS DIOCESANA

Entidade sem fins lucrativos, que deve vincular seus planos e programas s linhas de ao e diretrizes especificadas em mbito nacional. Objetivos principais: Promoo da solidariedade e justia social Atendimento s situaes de emergncias naturais e sociais Estudo da realidade dos grupos sociais, da famlia, da criana e do adolescente em situao de risco. Investigao das causas da misria e da pobreza

Formao para a cidadania Defesa dos direitos sociais e bsicos Promoo e animao de servios de solidariedade ecumnica libertadora Participao de defesa pela vida Participao nas organizaes populares Participao na construo de um projeto de sociedade a partir dos excludos e das excludas Contribuio para a conquista da cidadania plena apara todas as pessoas Desenvolvimento e participao em aes e projetos apara a melhoria do meio ambiente e de recursos hdricos.

ENTIDADES MEMBROS DA CRITAS Critas regionais e Diocesana Critas Paroquiais Setor Servio pastorais sociais conforme orientao da Diocese Entidades afins

A Critas Diocesana de Itabira tem como rgos deliberativos e administrativos: Assemblia Geral Diretoria Conselho fiscal Na Diocese de Itabira, a Critas atua como articuladora/animadora das pastorais sociais, bem como de seus projetos sociais.

COMISSO DE JUSTIA E PAZ

Tem como objetivo geral refletir conjunta, peridica e sistematicamente, sobre a realidade em que est inserida, procurando apontar o que precisa ser feito nessa realidade para que seja efetivamente construda uma sociedade justa, igualitria fraterna. O enforque tico o objeto da preocupao da Comisso de Justia e Paz. CLUBE DE MES Os Clubes de Mes tm como misso o trabalho integrado de seus objetivos sociais, junto comunidade, sendo expresso de servio e testemunho do evangelho.

SOCIEDADE SO VICENTE DE PAULO PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS: uma organizao catlica de leigos, fundada em Paris,no ano de 1833, por Antnio Frederico Ozanan e seus companheiros. Colocada sob patrocnio de So Vicente de Paulo, inspira-se no pensamento e na obra deste Santo.

ESPIRITUALIDADE Os vicentinos procuram, pela orao, pela meditao da Sagrada Escritura e pela fidelidade aos ensinamentos da Igreja, ser testemunhas do amor de Cristo, em suas relaes com os mais desprovidos, bem como nos diversos aspectos da vida quotidiana.

SETORES PASTORAIS Em nossa Diocese, as exigncias da evangelizao se denominam Setores.

SETOR SERVIO Este setor tem como funo coordenar e apoiar as atividades das pastorais sociais, servios e segmentos afins, com prioridade s iniciativas voltadas para os mais pobres e excludos. Pastorais, movimentos, servios e segmentos que podem compor este setor: Pastoral da Criana Pastoral do Menor Pastoral da Sade Pastoral Operria Pastoral Carcerria Pastoral da Sobriedade Pastoral da Esperana Pastoral da Moradia Pastoral do Migrante Pastoral do Pessoa Idosa Pastoral Afro Comisso Pastoral da Terra Clube de Mes Sociedade So Vicente de Paulo Comisso de Justia e Paz Critas Diocesana

SETOR DILOGO Cabe a este setor manter contato com outras Igrejas crists e outras religies, desenvolver iniciativas ecumnicas, como por exemplo a Semana de Orao, despetar e aprofundar o esprito ecumnico. Grupos que podem compor este setor: Comisso de Ensino Religioso Ncleo de Educadores Catlicos CEBI CEBS Conselho de Leigos Pastoral Universitria

SETOR ANNCIO

Este setor procurar coordenar iniciativas e movimentos que se voltam especialmente para a evangelizao e a aproximao das pessoas que no participam ordinariamente da vida eclesial. Pastorais, movimentos, servios e segmentos que podem compor este setor: COMIDI Catequese Grupos de Reflexo Misses Populares Pastoral do Batismo PASCOM

SETOR TESTEMUNHO DE COMUNHO

Este setor tem como funo contribuir e animar a vida comunitria da Igreja. Pastorais, movimentos, servios e segmentos que podem compor este setor: Pastoral da juventude Pastoral Familiar Pastoral do Dizimo Servio de Animao Vocacional Renovao Carismtica Catlica Apostolado da Orao Congregao Mariana Legio de Maria Tero da Libertao

Movimento Apostlico de Shoenstatt Oficina de Orao e Vida Novos movimentos religiosos e suas comunidades (comunidades de vida)

COMISSO DIOCESANA DE ANIMAO LITRGICA

A celebrao litrgica o momento mais visvel da comunidade eclesial, o momento que ela rene, convocada pelo Esprito de Deus e pela palavra, para louvar o Senhor, alimentar a f e celebrar a vida. A liturgia fonte e vrtice da vida da Igreja, e a Igreja faz a eucaristia. Para isto, a COMISSO DIOCESANA DE ANIMAO LITRGICA da Diocese de Itabira/Coronel Fabriciano dever ser organizada a partir dos mbitos paroquial e regional. O processo destas comisses depender da necessidade e da realidade de cada regional. Ressaltamos que, durante o processo de preparao para a assemblia diocesana e mesmo nas discusses durante a mesma, a liturgia foi alvo de muito questionamento, sobretudo no que se refere ACOLHIDA. Logo, esta comisso dever estar atenta dimenso da acolhida, que no se restringe a dar boas-vindas na porta das Igrejas no momento das celebraes. Trata-se mesmo, de cuidar para que todos os que procuram nossas comunidades se sintam em casa, sejam convidados a integrar-se nos diversos grupos e pastorais e possam ter participao ativa no processo evangelizador. A Comisso Diocesana de Animao Litrgica cuidar, portanto, de toda a dimenso orante e celebrativa da Diocese, sob o princpio de que os leigos so sujeitos e no objetos do processo evangelizador de nossa Igreja.

DZIMO Abel oferecia ao Senhor os primeiros carneiros nascidos no seu rebanho. E o senhor olhou com agrado para Abel e para suas ofertas (Gn. 4,4). Vocs no devem aparecer diante do Senhor com as mos vazias. Cada um dar de acordo com o que tem, em proporo das bnos que o Senhor lhe tiver dado (Dt. 16,16). Pode o homem enganar a Deus? Pois vs me enganais! E dizeis? em que te enganamos? Em relao ao dizimo e contribuio... Trazei o dizimo integral para o tesouro afim de que haja alimento em minha casa. Provai-me nisso diz o Senhor Todo poderoso para ver se eu no abrirei as janelas do cu e no derramei sobre vs bnos em abundncia (Mal 3,8-11), Jesus viu algumas pessoas ricas que colocavam suas ofertas no cofre do templo. Viu tambm uma viva pobre que colocou duas pequenas moedas. Ela deu tudo o que restava para seu sustento. (Lc 21, 1-4).

ORIENTAES O dizimo no deve ser imposto. Por isso no deve ser colocado como condio para receber os sacramentos e demais servios da Igreja.

A adoo do sistema do dizimo supe: A existncia de uma comunidade, ao menos em formao, Pessoas que tm vida eclesial, esprito de justia, doao e servio. Antes da organizao do dizimo: Haja uma conscientizao dos fiis, feita por leigos ou leigas.

BENOS A bno, como a igreja entende hoje, uma celebrao com a Palavra de Deus, cuja finalidade louvar a Deus (benedicere = bendizer) por todos os benefcios recebidos ou p algum beneficio em especial. A estrutura de cada bno comporta breve rito de abertura, leitura da Palavra de Deus com sinais que, normalmente, acompanham as bnos: Imposio das mos Sinal da Cruz Asperso com gua benta Freqentemente, os sacerdotes so solicitados a benzer instituies como casas de comrcio, clubes, etc, no momento da inaugurao. Geralmente, esse no o momento adequado para bno, pois sempre esto presentes diversas pessoas, crentes e no crentes. E bno um ato litrgico. O ideal, nesses casos, seria propor aos organizadores a realizao, em momento adequado, para a celebrao da Palavra de Deus com beno, com participantes que realmente creem. No se admite cobrar taxa pela bno.

RENOVAO CARISMTICA CATLICA A Renovao Carismtica um movimento de renovao espiritual e interior que teve inicio nos Estados Unidos em 1967 e chegou ao Brasil em 1972. Hoje se encontra espalhada por todo Brasil. Reconhecemos que o Esprito sopra onde quer e que copiosos frutos de converso tm advindo da Renovao Carismtica. Constatamos, no entanto, excessos, provenientes de falta do devido conhecimento teolgico ou provocados por desequilbrio emocional de participantes de grupos de orao. Isso tem sido causa de tenses e de preconceitos com a RCC. Por isso a exemplo de outras dioceses, a nossa elaborou alguns princpios e normas que devem ser rigorosamente observados. So os seguintes: No se deve explorar emotivamente, provocando-a artificialmente, por exemplo, atravs de ambiente escuro, para reunies de orao. Deve-se dar nfase ao dom maior e carisma principal, que a caridade (1Cor 14,1). Devido ao nosso contexto religioso e cultural, em nossa diocese, fica proibido apelar para os

carismas secundrios, como falar ou orar em lnguas, e o dom da cura pela imposio das mos, seja em pblico,seja em particular. Os participantes da Renovao Carismtica procurem inserir-se em algum setor de pastoral, para evitar qualquer risco de alienao. importante que a orao d sustentao ao pastoral. Em todas as reunies de grupos de orao reserve-se tempo considervel para estudo da doutrina da Igreja (Documentos Pontifcios, do Episcopado Latino-Americano e da CNBB, entre outros) Para maiores esclarecimentos, recomendamos de forma especial, leitura e o conhecimento do Documento 53 da CNBB, que traz seguras orientaes sobre a Renovao Carismtica Catlica. Os procos e sacerdotes da diocese procurem acompanhar os grupos de Renovao Carismtica existentes em sua respectiva rea, dando assistncia amiga e franca, de acordo com estas orientaes. de responsabilidade do Coordenador diocesano e dos coordenadores regionais o cuidado de manter os grupos Renovao Carismtica dentro das normas da Diocese, e que estes caminhem, visando sempre s prioridades votadas e aprovadas em Assemblia Diocesana. Sacerdotes, religiosos e leigos fora da Diocese s podero desenvolver alguma atividade Carismtica, em nossa diocese com aprovao prvia e por escrito do bispo diocesano e com o compromisso de observar as orientaes da diocese. Que os encaminhamentos passem primeiro pelo proco e este se incumbir de transferi-los ao bispo diocesano, dando o seu aval por escrito. No se marquem reunies ou outras atividades do RCC em horrios que coincidam em outras atividades da comunidade

Potrebbero piacerti anche