Sei sulla pagina 1di 20

PORTIFLIO EDUCAO CORPORATIVA

NOVA ACRPOLE

Viver a filosofia no cotidiano da organizao


va Acrpole oferece palestras e treinamentos, tendo como base o conhecimento filosfico prtico, um diferencial til para a gesto de pessoas de forma eficiente, sustentvel e tica. Nova Acrpole uma instituio voltada para a formao humana com uma histria de 55 anos em mais de 50 pases. Fundada na Argentina, desenvolve suas atividades de forma aberta nas suas sedes e, de forma mais dirigida, em organizaes pblicas e privadas. Em Braslia, Nova Acrpole atua h 24 anos e no ambiente corporativo, j ministrou palestras, dinmicas de grupo e cursos em diversas organizaes como: Anatel; Banco do Brasil; Caixa Econmica Federal; Cmara dos Deputados; Embratel; Infraero; Metr; Secretaria da Fazenda do GDF; Sematec-DF; Supremo Tribunal Federal; Superior Tribunal de Justia; Superior Tribunal Eleitoral; Tribunal de Contas da Unio; Tribunal Regional Federal; Viao Planeta/Satlite; Universidade de Braslia; e Faculdades diversas do Distrito Federal.

PORTIFLIO EDUCAO CORPORATIVA

Cursos

Os cursos utilizam uma metodologia prpria que combina aulas expositivas, dinmicas de grupo e exerccios de reflexo individuais. Os cursos tm uma abordagem prtica e ao mesmo tempo utiliza princpios filosficos. Aps os cursos, os alunos so convidados a participar de formao continuada na prpria Nova Acrpole que oferece oportunidades de reciclagem na rea de formao profissional e educao para a vida. Os principais cursos sero apresentados nas pginas seguintes.

Palestras

As palestras podem ser elaboradas de acordo com as demandas de cada organizao. Alguns exemplos so: Motivao, trabalho e sentido de vida; Renovao, realizao e a busca pelo centro; Relaes humanas; Liderana voltada para resultados e pessoas; Como gerar comprometimento e motivao; Realizao pessoal e profissional: como concili-las? tica e valores nas organizaes; Administrao eficaz do tempo; Harmonizao de conflitos; Habilidades interpessoais: chave para o xito; Teoria e prtica do voluntariado; Filosofia aplicada s organizaes; Filosofia para executivos.

NOVA ACRPOLE

Nova Acrpole no Mundo

24 09
4

55 50

anos no mundo pases anos em Braslia filiais no DF

PORTIFLIO EDUCAO CORPORATIVA

Sumrio

tica aplicada Administrao Pblica 08 Comunicao Assertiva 10 Harmonizao de conflitos 11 Aposentadoria: maturidade e sentido de vida 12 Relaes Interpessoais e qualidade de vida 13 Motivao + comprometimento = produtividade 14 Liderana baseada em valores 15 Administrao do tempo 16 Oratria: a arte de falar bem 17 Formao de Instrutores ou Multiplicadores 18 Coordenao pedaggica 21

NOVA ACRPOLE

tica aplicada Administrao Pblica


O curso tem por finalidade sistematizar princpios ticos aplicados gesto pblica e a normativa associada gesto da tica na Administrao Pblica Federal, sensibilizando os servidores para um princpio e prtica de tica que tenha razes filosficas e motivacionais mais profundas para alm das normas vigentes.

Mdulo I: tica e Filosofia


O imperativo categrico de Kant; Realizao humana e racionalidade em Aristteles; A tica poltica de Confcio; O utilitarismo e a cultura contempornea.

Mdulo II: a tica do Estado moderno


Histrico e princpios fundadores do Estado moderno; A racionalidade da Administrao Pblica; Desafios da cultura da Administrao Pblica no Brasil (patrimonialismo e histrico de reformas do servio pblico); O papel do agente pblico: atitudes, condutas e responsabilidades.

Este curso tambm est diponvel em verso para iniciativa privada.

PORTIFLIO EDUCAO CORPORATIVA

Mdulo III: Motivao no servio pblico


Harmonizao de conflitos; Gesto de relaes interpessoais; Cortesia, generosidade e auto-gesto; O ideal platnico do guardio.

Mdulo IV: gesto da tica na Administrao Pblica


Preveno, controle e correio; Sistema de gesto da tica pblica no Brasil; Principais normas federais; Regimento interno do rgo; Estrutura da gesto da tica: rgos e instncias federais.

Carga horria:
16 horas/aula.

Pblico alvo:
Servidores, membros da Comisso de tica e dirigentes.

NOVA ACRPOLE

Comunicao Assertiva
O curso tem por finalidade capacitar os alunos para uma comunicao que seja clara e efetiva, instrumentalizando os participante com tcnicas de comunicao em grupos, sensibilizando-os quanto importncia da escuta ativa e os auxiliando a identificar seus desafios na comunicao. O curso trabalha tambm com tcnicas de oratria.

Contedo:
Comunicao como processo e como instrumento; Princpios da boa comunicao; Comunicao como arte; Elementos do processo de comunicao; Qualidades do orador de acordo com Ccero; Vencendo o medo de se comunicar e falar em pblico. Tipos de comunicao: passiva, agressiva e assertiva; Tipos de personalidade e temperamento; Dificuldades de relacionamento; A leitura das posturas corporais e a importncia do olhar; Trabalho com a voz; Barreiras comunicao e erros mais comuns; Elementos da comunicao assertiva; O vocabulrio; Como preparar uma apresentao; Princpios de dialtica.

Carga horria: 20 horas/aula. Pblico alvo: Aberto. 8

PORTIFLIO EDUCAO CORPORATIVA

Harmonizao de conflitos
Neste curso, os conflitos so tratados como naturais e parte de um processo contnuo de ajuste da convivncia. So trabalhados elementos que ajudam a gerir os conflitos de forma saudvel e produtiva, em que as diferenas so reconhecidas e aproveitadas a partir da gerao de objetivos comuns que transcendam os interesses individuais. Aprende-se tambm a diferenciar o conflito saudvel do conflito improdutivo e vazio. O curso ajuda cada participante a identificar os seus padres de conflito e a descobrir como se relacionar melhor com as pessoas a partir de uma gesto mais consciente de si mesmo.

Contedo:
Origem do conflito: filosfica e prtica; Intensificao do conflito: passionalidade e dilemas reais; Aprendendo com o conflito: objetivo do ser humano; Tipos psicolgicos e sua relao com o conflito; Convivncia: o outro como espelho; A natureza humana: origem do conflito dentro de cada um; Gesto de relacionamentos; Aprendendo a conviver com a diferena; Gesto interior e interpessoal; O papel do lder na gesto de conflitos.

Carga horria:
6 horas/aula.

Pblico alvo:
Grupos pequenos ou com problema de conflitos e/ou grupos de dirigentes que precisam lidar com grandes equipes.

NOVA ACRPOLE

Aposentadoria: maturidade e sentido de vida


Este contedo visa promover entre os participantes a reflexo sobre o sentido da vida de modo a ajud-los no processo de preparao para a aposentadoria, motivando-os a programarem o que faro aps a sada do trabalho. A reflexo remonta a princpios de vida, vlidos do ponto de vista da tica em diferentes sistemas filosficos.

Contedo:
O sentido de cada etapa da vida; Maturidade como auto-domnio e clareza de propsito; O trabalho de auto-construo consciente; Sentido de vocao: servio independente da remunerao; A importncia dos relacionamentos; Os divinos cios dos gregos; Aprendendo a qualificar o tempo e se reciclar; Descobrindo a lgica da vida; Ideal de realizao humana baseado na filosofia; Confcio e a proposta de aperfeioamento humano; Aristteles e a busca pela felicidade; A filosofia hindu e a luta interior.

Carga horria:
2 a 6 horas/aula.

Pblico alvo:
Aposentados ou aposentandos.

Nas modalidades de palestra ou de oficina. 10

PORTIFLIO EDUCAO CORPORATIVA

Relaes Interpessoais e qualidade de vida


O curso tem por finalidade auxiliar as pessoas a gerir melhor suas relaes interpessoais tanto no trabalho quanto na sua vida familiar, dando ferramentas para reconhecer as projees feitas sobre os outros e encontrar na convivncia uma forma produtiva de crescimento e um meio para gerar mais realizao.

Contedo:
Vida convivncia; Relacionamento como forma de gerar conscincia sobre quem somos; Aprendizado a partir da convivncia; Homem completo: ideal de integrao de todos os elementos em si; Reconhecimento de onde estamos; Projees e sombras; Construo de centro gerenciador da experincia humana; Domnio das emoes; Construo de um ideal de vida; Vocao e sentido de vida; Harmonizao de todas as dimenses da vida do indivduo.

Carga horria:
6 horas/aula.

Pblico alvo:
Aberto.

11

NOVA ACRPOLE

Motivao + comprometimento = produtividade


Neste curso, trabalha-se com a motivao intrnseca do ser humano de se realizar e ser feliz, sendo a produtividade uma consequncia natural. A partir desta necessidade comum, status, reconhecimento e incentivos materiais tornam-se apenas complementares. O comprometimento com a excelncia o prprio comprometimento com a vida, de deixar uma marca na histria. A motivao gerada por este reconhecimento e tambm por prticas simples de renovao da vida que devem ser feitas cotidianamente. A motivao passa ainda pelo alinhamento do trabalho com a natureza e os objetivos individuais. Cada participante estimulado a desenvolver seu kit motivao que est associado ao despertar dos seus prprios sonhos de crescimento e realizao para alm das prticas de recompensa das organizaes.

Contedo:
Trabalho e sentido de vida; Crescimento e realizao; Planejamento de longo prazo; Como encontrar o meu lugar? Relacionamentos no trabalho: desafios e possibilidades; Reciclagem diria e reciclagem de vida; Exemplo, liderana e harmonizao interior.

Carga horria:
8 horas/aula.

Pblico alvo:
Preferencialmente gestores que lidem com muitas pessoas.

12

PORTIFLIO EDUCAO CORPORATIVA

Liderana baseada em valores


O trabalho do dirigente exige viso estratgica que s pode ser lograda a partir do centro, onde se v mais longe. A conquista do centro exige objetivos claros de vida, princpios que guiem a ao e coragem para se ver por dentro. O lder ouve, tem domnio sobre si mesmo e projeta o crescimento da empresa integrado ao crescimento da sua equipe de colaboradores. pragmtico ao definir metas viveis e ao mesmo tempo, visionrio para desafiar limites. Inspira e motiva, no por medo, mas por entusiasmo de quem acredita que possvel. Cumprir metas no suficiente, necessrio cumpr-las bem. Sucesso integral alia resultados ao crescimento humano e um bom lder sabe gerenciar os dois.

Contedo:
O princpio do centro nas Artes Marciais; O que so valores e sua importncia nas organizaes; Avaliao de valores individuais e organizacionais; Como gerar uma cultura de aprendizagem de valores; Planejamento e princpios de vida; O dirigente como mestre/professor/coach/facilitador; Como inspirar pessoas e no fatores de produo; Pragmatismo e a construo da vida interior.

Carga horria:
8 horas/aula.

Pblico alvo:
Preferencialmente gestores.

13

NOVA ACRPOLE

Administrao do Tempo
A boa administrao do tempo requer clareza de direo que possa se refletir na agenda semanal e diria. O curso ajuda a identificar o que tira o tempo e a planejar, confrontar e avaliar o seu uso. O curso oferece ainda ferramentas que ajudam a identificar como o tempo empregado e a construir uma rotina com menos ansiedade, que possa ser mais eficiente e produtiva.

Contedo:
O tempo mgico e o tempo cronolgico; Os componentes da personalidade humana; O uso estratgico do tempo; Os tira-tempo; Identificao do uso pessoal do tempo; Planejamento, monitoramento e avaliao do tempo.

Carga horria:
8 horas/aula.

Pblico alvo:
Aberto.

14

PORTIFLIO EDUCAO CORPORATIVA

Oratria: a arte de falar bem


A boa comunicao essencial em qualquer ambiente de trabalho. Ela informa, motiva e gera sintonia da equipe. O curso utiliza princpios filosficos do centro, do orador como veculo de uma idia e de organizao mental. O curso ensina a lidar com o medo e gerar sintonia com o pblico, apresentando ainda ferramentas para que a forma de apresentao seja adequada: o bom uso da voz, do corpo e de instrumentos como microfone, power point e tcnicas para falas de improviso. Falar bem depende de um entendimento profundo do que a comunicao, seus desafios e possibilidades.

Contedo:
Princpios da boa oratria; O sentido do centro fsico e psicolgico; Estratgias para a superao do medo; Estruturao do raciocnio; Oratria Ciceroniana; Como utilizar a voz; Posturas corporais; Tcnicas para uso do power point; T Tcnicas para o uso do microfone; T Tcnicas para a fala de improviso. T

Carga horria:
16 horas/aula.

Pblico alvo:
Aberto.

15

NOVA ACRPOLE

Formao de Instrutores ou Multiplicadores


O curso tem por finalidade auxiliar os alunos a ter uma oratria adequada na hora de ministrar aulas, provendo-os de conhecimento que facilitem a interao com seus prprios alunos e a preparao das aulas com base em princpios filosficos. O curso apresenta o conhecimento da andragogia que trata da educao de adultos. Este curso tem a caracterstica de ser muito participativo.

Contedo:
Andragogia e o processo de educao; Motivao, temperamentos e formas de aprendizagem; Plano de aula e de curso; Poder de sntese; Trabalhos em grupo; Interao inicial; Dinmicas de grupo; Mtodos de ensino; Oficina ou workshop; Seminrio; Estudos de caso; Diferentes metodologias de avaliao; tica do instrutor; Comunicao como processo e como instrumento; Princpios da boa comunicao; Comunicao como arte; Elementos do processo de comunicao;

16

PORTIFLIO EDUCAO CORPORATIVA

Contedo do que se comunica (qualidade do que fala); Qualidades do orador de acordo com Ccero; Benefcios da boa comunicao; Vencendo o medo de se comunicar e falar em pblico; Tipos de comunicao: passiva, agressiva e assertiva; Tipos de personalidade e temperamento; Dificuldades de relacionamento; A leitura das posturas corporais e a importncia do olhar; O trabalho com a voz; Barreiras comunicao e erros mais comuns; Elementos da comunicao assertiva; Tcnicas de assertividade e argumentao; T O vocabulrio; Como preparar uma apresentao; Como ter idias claras; Princpios de dialtica.

Carga horria:
20 horas/aula.

Pblico-alvo:
Candidatos a instrutores internos e/ou instrutores que j atuem.

17

NOVA ACRPOLE

Depoimentos
O evento ajudou no relacionamento com colegas de outros setores. Com certeza o que foi aprendido vai ser aplicado nas atividades do Tribunal, principalmente nas relaes interpessoais. A integrao e a partipao dos servidores foram valiosas. timo curso, recomendo a todos os servidores. Possibilita o desenvolvimento de habilidades de comunicao do servidor e ajuda a compreender e entender melhor as relaes humanas. Abordagem filosfica enriqueceu o contedo. Cursos como esses devem ser realizados anualmente para que todos os servidores possam ter oportunidade de se capacitar. Bom tema para nos conduzir reflexo quanto aos relacionamentos, especialmente, para os ocupantes de cargo de gesto. Inspirou para coisas novas na vida. Trabalha a realizao pessoal dos servidores, como aspecto motivador para o trabalho. Estimular pensamentos filosficos um excelente caminho para melhorar as aes dos servidores. Viso humana, no somente tcnica, tima iniciativa da secretaria de recursos humanos.

18

PORTIFLIO EDUCAO CORPORATIVA

Coordenao pedaggica
Melissa Andrade
Conferencista e professora de Nova Acrpole. Tem longa experincia na formao humana a partir do conhecimento filosfico. Ministra as ctedras de tica, Sociopoltica, Filosofia da Histria, Histria da Filosofia Antiga e Psicologia. dirigente voluntria da Nova Acrpole do Lago Sul e dirigente da consultoria em polticas pblicas e cooperao internacional - Rede de Humanizao do Desenvolvimento. Mestre em Poltica Social e Planejamento em Pases em Desenvolvimento pela London School of Economics, especialista em Gesto Pblica pela Fundao Getlio Vargas e graduada em Cincia Poltica pela Universidade de Braslia.

Contatos:
E-mail: andrade@terra.com.br Telefone: (61) 9269-4301

Editorao e Fotografias: Kenia Ribeiro

19

www.acropole.org.br (61) 3468-5006 SHIN CA 9 lote 18 Lago Norte, Braslia

Potrebbero piacerti anche