Sei sulla pagina 1di 10

KIT DE MATERIAL EDUCATIVO ESCOLA SEM HOMOFOBIA

um conjunto de ferramentas educacionais, destinadas ao ensino mdio, que visam desconstruo de imagens estereotipadas sobre lsbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais e para a promoo do convvio democrtico com a diferena no ambiente escolar. Orienta-se pelos princpios da igualdade e respeito diversidade, da equidade, da laicidade do Estado, da universalidade das polticas, da justia social. Sua principal meta contribuir para o reconhecimento da diversidade de valores morais, sociais e culturais presentes na sociedade brasileira, heterognea e comprometida com os direitos humanos e a formao de uma cidadania que inclua de fato os direitos das pessoas LGBT por meio da: Alterao de concepes didticas, pedaggicas e curriculares, rotinas escolares e formas de convvio social que funcionam para manter dispositivos pedaggicos de gnero e sexualidade que alimentam a homofobia. Promoo de reflexes, interpretaes, anlises e crticas acerca de algumas noes que frequentemente habitam as escolas com tal naturalidade ou que se naturalizam de tal modo que se tornam quase imperceptveis, no que se refere no apenas aos contedos disciplinares como s interaes cotidianas que ocorrem nessa instituio. Cumprimento do artigo V do Estatuto da Criana e do Adolescente, segundo o qual: Nenhuma criana ou adolescente ser objeto de qualquer forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso, punido na forma da lei qualquer atentado, por ao ou omisso, aos seus direitos fundamentais. Divulgao e estmulo ao respeito aos direitos humanos e s leis contra a discriminao em seus diversos mbitos. Cumprimento das diretrizes do MEC; da SECAD; do Programa Brasil sem Homofobia; da Agenda Afirmativa para Gays e outros HSH e Agenda Afirmativa para Travestis do Plano Nacional de Enfrentamento da Epidemia de AIDS e das DST entre Gays, HSH e Travestis; dos Parmetros Curriculares Nacionais; do Plano Nacional de Promoo da Cidadania e Direitos Humanos de LGBT; do Programa Nacional de Direitos Humanos III; das deliberaes da 1 Conferncia Nacional de Educao; do Plano Nacional de Educao em Direitos Humanos; e outras. Cumprimento do artigo 5 da Constituio Federal: Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade. O KIT COMPOSTO DE: 1) Um caderno 2) Seis boletins (BOLESHS) 3) Trs audiovisuais e dois DVDs com seus respectivos guias 4) Um cartaz 5) Cartas de apresentao para a gestora ou o gestor e para educadoras e educadores.

1) Caderno Escola sem Homofobia Pea-chave do kit, articulado com os outros componentes (DVDs/audiovisuais, guias que acompanham os DVDs/audiovisuais, boletins). No traz respostas prontas, mas diretrizes, informaes, contedos tericos, marcos normativos e legais, conceitos bsicos e sugestes de dinmicas/oficinas prticas para a(o) educadora(or) trabalhar o tema da homo/lesbo/transfobia em sala de aula, na escola, na comunidade escolar, visando reflexo, compreenso, confronto e eliminao da homofobia no ambiente escolar. As propostas de dinmicas contidas no caderno tm interface com os DVDs, audiovisuais e boletins. O Caderno traz os seguintes captulos: 1. AGRADECIMENTOS, APRESENTAO E INTRODUO 2. DESFAZENDO A CONFUSO Gnero: as desigualdades entre as mulheres e os homens Diversidade sexual Homofobia A luta pela cidadania LGBT 3. RETRATOS DA HOMOFOBIA NA ESCOLA Preconceitos e esteretipos A Homofobia na escola:o que dizem algumas pesquisas A homofobia no currculo escolar Prticas e espaos escolares Para enfrentar a homofobia: rever prticas, espaos e suas intencionalidades O currculo e a transversalidade: a incluso dos temas sociais na escola 4. A DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA Caminhos para uma escola sem homofobia Projeto poltico-pedaggico e diversidade sexual na escola Plano de ao: uma escola sem homofobia Consideraes finais 5. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Anexo 1 Para trabalhar com os Boleshs Anexo 2 Como trabalhar com materiais audiovisuais O captulo Desfazendo a confuso apresenta e discute o conceito de gnero e a forma como os contedos das diversas disciplinas escolares transmitem os modos de pensar, sentir e agir considerados apropriados ao sexo masculino, em contraposio queles vistos como adequados ao sexo feminino. Ainda nesse captulo, em vista da necessidade de conhecer alguns conceitos importantes para entender a diversidade sexual, pretende-se esclarecer dvidas do senso comum e desconstruir conceitos equivocados a respeito de identidade de gnero e orientao sexual.

Evidenciando a premncia dessas discusses, o captulo aborda destacadamente a homofobia na escola, desvelando a necessidade de se observarem atentamente informaes e conhecimentos adquiridos no cotidiano escolar e nos livros didticos, e a importncia de falar do assunto como forma de enfrentar o preconceito e a discriminao contra a mulher e as/os LGBTs. Para finalizar, sob o subttulo A luta pela cidadania LGBT, o captulo aborda a histria dos movimentos, das conquistas e dos desafios das/os LGBTs por sua cidadania, no Brasil e em outros pases, revelando a importncia da insero desse grupo nos planos das polticas pblicas nas vrias reas e nveis, entre os quais a escola. O segundo captulo Retratos da homofobia na escola prope desocultar e desconstruir a homofobia no cotidiano escolar, explorando conceitos que possibilitem discutir e compreender as sutilidades dos esteretipos criados em torno de gays, lsbicas, bissexuais, transexuais e travestis, demonstrando como o silncio diante de manifestaes homofbicas pode conduzir a agresses e violncias de todo tipo. O objetivo fornecer fundamentos que estimulem a elaborao de um currculo que permita adotar a transversalidade como possibilidade de incluir, entre os temas sociais relevantes, o enfrentamento da discriminao e da violncia decorrentes dos preconceitos relativos a gnero e a orientao sexual. Tambm compem esse captulo dados de pesquisas que revelam a existncia de uma cultura homofbica nas escolas. Destaca-se, nessa parte, a importncia da discusso acerca das prticas escolares, nelas incluso o currculo, em que subjazem conceitos dogmticos, especulativos e naturalizantes sobre orientao sexual, seja por meio da linguagem utilizada no cotidiano do ambiente ou da forma em que os conhecimentos so oferecidos nos livros didticos e nas disciplinas ou matrias curriculares, assim como na organizao sexual dos espaos da escola. Em seu terceiro e ltimo captulo A diversidade sexual na escola , a proposta contribuir, com reflexes e sugestes de atividades, para a elaborao de planos de ao voltados construo de PPPs (Projetos Poltico-Pedaggicos) que respondam necessidade de enfrentamento da homofobia na escola. A idia central, nessa parte, a de mobilizar a comunidade escolar para que a diversidade seja contemplada com as devidas extenso e responsabilidade nos currculos e nas prticas escolares, enfrentando os desafios cotidianos relacionados orientao sexual e identidade de gnero de estudantes, professoras(es) e toda a comunidade escolar. Com esse objetivo, foram elaborados caminhos e pistas para uma escola sem homofobia, imbricados na sugesto de elaborao detalhada de PPP para subsidiar um processo coletivo de sua construo, execuo e avaliao. O Anexo 1 traz sugestes de atividades a serem desenvolvidas com cada Bolesh (Boletim Escola sem Homofobia). O Anexo 2 apresenta dicas gerais para trabalhar com audiovisuais (filmes, programas de televiso, internet), programas de rdio etc.

Cada captulo do Caderno pode ser lido e trabalhado separadamente e na ordem julgada a mais conveniente pela educadora(or). Cada eixo temtico tem seus significados. As indagaes dos diversos textos se reforam e se ampliam, permitindo que tambm sejam trabalhados em interface com os outros componentes do kit: os seis Boleshs e os DVDs e audiovisuais Medo de qu?, Boneca na mochila, Torpedo Encontrando Bianca e Probabilidade. Vale ressaltar que o Caderno no a resposta, mas apenas uma ferramenta ou uma coleo delas visando alterar concepes didticas, pedaggicas e curriculares, rotinas escolares e formas de convvio social que funcionam para manter fronteiras rgidas entre as sexualidades e entre os gneros que reproduzem a homofobia no mbito escolar, de onde so tambm retransmitidas aos demais ambientes sociais. A ideia fazer com que se percebam as situaes em que essas fronteiras so demarcadas e a homofobia reproduzida, e se aprenda com elas, tambm propondo novas formas de argumentao, mobilizando e multiplicando prticas e linguagens que abram possibilidades de contribuir com a construo de prticas pedaggicas e institucionais que valorizem positivamente a diversidade sexual.

2) BOLESHS - BOLETINS ESCOLA SEM HOMOFOBIA Srie de 6 boletins destinados s(aos) estudantes, cada um abordando um assunto relacionado ao tema da sexualidade, diversidade sexual e homofobia. Trazem contedos que contribuem para a compreenso da sexualidade como construo histrica e cultural; para saber diferenciar sexualidade e sexo; para reconhecer quando valores pessoais contribuem ou no para a manuteno dos mecanismos da discriminao a partir da reproduo dos esteretipos; para agir de modo solidrio em relao s pessoas, independente de sua orientao sexual, raa, religio, condio social, classe social, deficincia (fsica, motora, intelectual, sensorial); para perceber e corrigir situaes de agresso velada e aberta em relao a pessoas LGBTs. 3) AUDIOVISUAIS E DVDS COM SEUS RESPECTIVOS GUIAS Produtos audiovisuais, alm de responderem demanda de estudantes com algum tipo de deficincia sensorial (auditiva e visual), fsica e intelectual leve, tm uma linguagem que faz parte do cotidiano de lazer das pessoas. Essa proximidade e essa mdia favorecem o trabalho educativo de educadoras e educadores. So recursos didtico-pedaggicos que incentivam a participao de estudantes, na medida em que o(s) tema(s) e o formato permitem discutir na terceira pessoa. Os audiovisuais e os DVDs que fazem parte do kit de material educativo so acompanhados de guias de discusso com sinopse, comentrios e sugestes de atividades para a educadora ou o educador trabalhar os temas com a comunidade escolar. Medo de qu?, Torpedo, Encontrando Bianca e Probabilidade destinam-se especialmente a estudantes. Boneca na mochila um material a ser usado no apenas para a formao de educadoras(es), mas tambm com mes, pais e familiares da comunidade escolar, e estudantes em sala de aula. DVD Boneca na Mochila (Verso em LIBRAS)

Fico que promove a reflexo crtica sobre como as expectativas de gnero propagadas na sociedade influenciam a educao formal e informal de crianas, adolescentes e jovens atravs de situaes que, se no aconteceram em alguma escola, com certeza j foram vivenciadas por famlias no mesmo contexto ou em outros. Ao longo do audiovisual, so apresentados momentos que revelam o quanto de preconceito existe em relao s pessoas no heterossexuais. Baseado em histria verdica, mostra um motorista de txi que conduz uma mulher aflita chamada a comparecer escola onde seu filho estuda, apenas porque o flagraram com uma boneca na mochila. Durante o caminho, casualmente, o rdio do txi est sintonizando um programa sobre homossexualidade que, alm de noticiar o fato que se passa na escola aonde estuda o menino em questo, promove um debate com especialistas em educao e em psicologia, a respeito do assunto.

DVD Medo de qu? Desenho animado que promove uma reflexo crtica sobre como as expectativas que a sociedade tem em relao ao gnero influenciam a vivncia de cada pessoa com seus desejos, mostrando o cotidiano de personagens comuns na vida real. O formato desenho animado, sem falas, facilita sua exibio para pessoas de diferentes contextos culturais, independente do nvel de alfabetizao das/os espectadoras/es. Marcelo, o personagem principal, um garoto que, como tantos outros, tem sonhos, desejos e planos. Seus pais, seu amigo Joo e a comunidade onde vive mostram expectativas em relao a ele que no so diferentes das que a sociedade tem a respeito dos meninos. Porm nem sempre os desejos de Marcelo correspondem ao que as pessoas esperam dele. Mas quais so mesmo os desejos de Marcelo? Essa questo gera medo, tanto em Marcelo quanto nas pessoas que o cercam. Medo de qu? Em geral, as pessoas tm medo daquilo que no conhecem bem. Assim, muitas vezes alimentam preconceitos que se manifestam nas mais variadas formas de discriminao. A homofobia uma delas. Audiovisual Torpedo Audiovisual que rene trs histrias que acontecem no ambiente escolar: Torpedo; Encontrando Bianca e Probabilidade. Torpedo - animao com fotos, que apresenta a histria do incio do namoro de duas garotas que estudam na mesma escola: Ana Paula e Vanessa. Ana Paula estava na aula de informtica quando deparou toda a turma vendo na internet fotos dela e de Vanessa numa festa, que haviam sido divulgadas por algum para a escola toda. A partir da, as duas se questionam sobre como as pessoas iro reagir a isso e sobre que atitude devem tomar. Aps algumas especulaes, decidem se encontrar no ptio na hora do intervalo. L, assertivamente, assumem sua relao afetiva num abrao carinhoso assistido por todas e todos. Encontrando Bianca - por meio de narrativa ficcional em primeira pessoa, num tom confessional e sem autocomiserao, como num dirio ntimo, Jos Ricardo/Bianca revela a descoberta e a busca de sua identidade de travesti. Sempre narrada em tempo presente, acompanhamos a trajetria de Bianca e os dilemas de sua convivncia dentro do ambiente escolar: sua tendncia a se aproximar e se identificar com o universo das meninas; as primeiras vezes em que, em sua casa, se vestiu de mulher; a primeira vez em que foi para a escola com as unhas pintadas, cada vez assumindo mais, no ambiente escolar, sua identidade de travesti; a dificuldade de ser chamada pelo nome (Bianca) com o qual se identifica; os problemas por no conseguir utilizar, sem constrangimentos, tanto o banheiro feminino quanto o masculino; as ameaas e agresses de um lado e os poucos apoios de outro.

Probabilidade - com tom leve e bem-humorado, o narrador conta a histria de Leonardo, Carla, Mateus e Rafael. Leonardo namora Carla e fica triste quando sua famlia muda de cidade. Na nova escola, Leonardo bem recebido por Mateus, que se torna um grande amigo. Mas ele s compreende por que a galera fazia comentrios homofbicos a respeito dele e de Mateus quando este lhe diz ser gay. Um dia, Mateus convida Leonardo para a festa de despedida de um primo, Rafael, que tambm est de mudana. Durante a festa, Leonardo conversa com Rafael e, depois da despedida, fica refletindo sobre a atrao que sentiu pelo novo amigo que partia. Inicialmente sentiu-se confuso, porque tambm se sentia atrado por mulheres, mas ficou aliviado quando comeou a aceitar sua bissexualidade.

4) CARTAZ E CARTAS PARA GESTORA/R E EDUCADORAS/R A implantao de um programa educativo no tema deste projeto, ainda que apoiado por diretrizes e polticas pblicas, precisa contar com o compromisso de gestoras(es) e educadoras(es) quanto a essas polticas educativas em mbito local, para a implantao, desenvolvimento e continuidade de programas diferenciados de sua rotina. Dessa forma, o cartaz tem a finalidade de divulgar o projeto para a escola e para a comunidade escolar, chamando responsabilidade no sentido de a escola contribuir para a erradicao de preconceitos e de estigmas - velados e abertos existentes na comunidade escolar em relao a pessoas LGBTs. As cartas so instrumentos que chamam responsabilidade no sentido de a escola contribuir para a erradicao de preconceitos e de estigmas - velados e abertos existentes na comunidade escolar em relao a pessoas LGBTs.

CAPACITAO ESCOLA SEM HOMOFOBIA Segundo elemento da estratgia, a capacitao teve por objetivo habilitar um grupo de pessoas a atuar como multiplicadoras na compreenso dos conceitos principais e na utilizao do kit de material educativo do Projeto Escola sem Homofobia, como instrumento para contribuir para a erradicao da homofobia no ambiente escolar. Foram realizadas seis capacitaes com a participao de profissionais da educao de todos os estados brasileiros no uso dos materiais. As capacitaes foram realizadas em So Paulo e Salvador nos meses de agosto e setembro de 2010. Os(as) profissionais capacitados(as) atuaro como multiplicadores(as), responsveis por levar o conhecimento e tcnicas a outros(as) profissionais da educao no mbito local. A metodologia empregada nas capacitaes foi participativa e incorporou tcnicas de educomunicao, alm de discusses em grupo, troca de experincias. Utilizou tcnicas e contedos tericos presentes no Caderno Escola sem Homofobia e incorporou os outros elementos do kit (DVDs/audiovisuais, guias que acompanham os DVDs/audiovisuais, boletins). Foi criado um guia para a capacitao que orientou a equipe que ministrou a capacitao. Esse guia foi impresso, assim como o kit (caderno/manual, guias, boletins e DVDs) e disponibilizado para as(os) participantes. A capacitao contemplou a fundamentao terica dos principais conceitos (relaes de gnero, diversidade sexual, orientao sexual, heteronormatividade, homofobia) e a elaborao de um plano estratgico visando a incluso do projeto Escola sem Homofobia no projeto poltico pedaggico das escolas. A metodologia/dinmica empregada teve por fim: Favorecer o entendimento dos conceitos-chave para realizar aes educativas de enfrentamento da homofobia na escola; Criar condies de utilizao e familiaridade com esses conceitos atravs de dinmicas de trabalho em grupo; Demonstrar a metodologia para que possa ser replicada com colegas profissionais em espaos de formao docente e em diversos contextos educativos; Realizar um exerccio coletivo de elaborao de um plano de trabalho que possa ser incorporado ao projeto poltico pedaggico das escolas e que ponha em movimento um processo contnuo de aes que instituam o respeito s diferentes orientaes sexuais e identidades de gnero na comunidade escolar. A avaliao da capacitao foi feita por um instrumento preparado para tal fim, no qual as(os) participantes, segundo uma escala de apreciao, avaliaram a metodologia e o contedo da capacitao. Vale a pena destacar que tanto em So Paulo quanto em Salvador as capacitaes foram elogiadas e bem avaliadas. Entre os aspectos positivos da capacitao, no geral, as(os) participantes destacaram: a qualidade do material, a performance das(os) capacitadoras(es); o conhecimento do tema, a oportunidade de socializar experincias, a troca de experincias, a proposta de multiplicar as questes sobre homo/lesbo/transfobia, a aquisio de novos

conhecimentos/habilidades/possibilidades/acesso ao kit de materiais; o acolhimento; a organizao; a proposta do encontro.

Potrebbero piacerti anche