Sei sulla pagina 1di 8

Trabalho apresentado no III Congresso Ibero-americano de Psicogerontologia, sendo de total responsabilidade de seu(s) autor(es).

POLTICAS PBLICAS E O DIREITO DO IDOSO INSERO EM ESPAOS EDUCATIVOS Rita de Cssia Oliveira Paola Andressa Scortegagna Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, Brasil Flvia da Silva Oliveira Faculdade Unio, Ponta Grossa, Brasil O envelhecimento humano se desvela como um fenmeno mundial de grande repercusso e retrata um novo desenho demogrfico, que est influenciando diretamente a estrutura social, poltica e econmica no Brasil. Hoje, segundo o IBGE (2008), cerca de 19 milhes de brasileiros so idosos (9,7% da populao), e este grupo est continuamente crescendo e demandando mais aes e polticas para melhores condies de vida, alm da seguridade de seus direitos elementares (cidadania, igualdade, sade, educao, previdncia, habitao, entre outros). A pesquisa tem como problemtica a insero do idoso num espao educacional especfico, conforme prescrito nas polticas pblicas, relacionado com a realidade educacional que o idoso vivencia na cidade de Ponta Grossa. Esta investigao objetiva refletir sobre o conceito de velhice e o processo de envelhecimento; contextualizar a situao demogrfica das pessoas idosas no Brasil; identificar a implementao do Estatuto do Idoso enquanto poltica pblica na rea educacional em Ponta Grossa. Esta pesquisa qualitativa, com aplicao de questionrio a 219 alunos da Universidade Aberta para a Terceira Idade (UATI), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), que se constitui como nico espao educacional especfico para o idoso. Concluiu-se que existem polticas pblicas que garantem o acesso educao, com metodologias, materiais e professores adequados para atender as necessidades do idoso, porm, ainda so poucas as aes que garantem o cumprimento destes direitos. Palavras-chave: Terceira Idade, educao permanente, gerontologia. A terceira idade, nos ltimos anos, vem assumindo cada vez mais um papel relevante na sociedade brasileira. Observa-se que o nmero de idosos, est aumentando continuamente, reforando a quebra do paradigma da juventude populacional, pois o Brasil est envelhecendo. Segundo o IBGE, h cerca de 19 milhes de idosos, o que representa cerca de 10% da populao. Percebe-se, ento, a necessidade de uma viso clara do que representa a velhice e o prprio processo de envelhecimento, pois h atualmente um significativo nmero de idosos e, os idosos do futuro prximo j nasceram (CAMARANO; KANSO; LEITO e MELLO, 2004, p. 27).

Trabalho apresentado no III Congresso Ibero-americano de Psicogerontologia, sendo de total responsabilidade de seu(s) autor(es).

O envelhecimento humano um processo contnuo, o qual se inicia no feto e vai at a morte. Est diretamente relacionado a um processo biolgico que envolve a deteriorao progressiva das condies de sade, e este resultando na diminuio da capacidade funcional do indivduo. Mas, esta diminuio no depende apenas do avano da idade, como tambm das caractersticas individuais, dos estilos de vida e das condies de trabalho (CAMARANO; PASINATO, 2008, p.7). O processo de envelhecimento pressupe modificaes gradativas no indivduo, as quais no significam impossibilidade ou at a invalidez. Tais transformaes ocorrem no organismo, nas relaes sociais e nos aspectos psicolgicos durante todo clico vital. H progressivamente uma diminuio nas capacidades vitais, provenientes do envelhecer, porm a pessoa no se torna incapaz, a menos que tenha alguma patologia que acarrete algum comprometimento orgnico (FURTADO, 1997). Segundo Oliveira (1999) a sociedade coloca o velho numa situao tpica de marginalizao social, na proporo em que ergue contra ele inmeras barreiras sociais e desenvolve atitudes de preconceitos e discriminao social. Percebe-se, ento, que o idoso no tem um espao de ao, nem mesmo na sociedade, onde ele se encontra cada vez mais excludo. A sociedade impe imperativos de produo, agilidade e modernidade. O idoso, por questes biolgicas, pode apresentar algumas limitaes ou dificuldades, mas isso no significa a incapacidade de realizar tarefas. Porm, na perspectiva atual, o idoso considerado muitas vezes como incmodo, por no atuar na velocidade e na maneira em que os jovens julgam mais correta ou mais adequada. Os preconceitos acerca da velhice elucidam as faces da discriminao e opresso que muitos idosos sofrem, por serem considerados sujeitos improdutivos e sem capacidade de aprender. Nesse sentido, o idoso fica caracterizado como um peso para a sociedade, a qual por muitas vezes o oprime, considerando que seus conhecimentos so ultrapassados e suas experincias no tem significado. Por vezes o idoso, visto como incapaz de estabelecer suas aspiraes, cabendo somente o que lhe imposto ou referido. Como afirma Freire (2005), seria, realmente, uma violncia, como de fato , que os homens, seres histricos e necessariamente inseridos num

Trabalho apresentado no III Congresso Ibero-americano de Psicogerontologia, sendo de total responsabilidade de seu(s) autor(es).

movimento de busca, com outros homens, no fossem o sujeito de seu prprio movimento. Percebe-se ento, que a educao possui um carter de transformao, ultrapassando a mera idia de transmisso de informaes. Nesse sentido, parafraseando Piconez (2002), a educao instrumentaliza crtica e criativamente, tendo em vista a inovao da realidade. Desta maneira, observa-se o quanto o processo educativo permite um estgio de mudanas, independente da idade. Embora seja um processo constante em todas as sociedades, a educao no a mesma em todos os tempos e lugares, se vincula ao projeto de homem e de sociedade que se deseja emergir atravs do processo educativo. O fenmeno educativo s pode ser entendido como uma prtica social, que envolve uma multiplicidade de aspectos, os quais permeiam a vida total do homem. Dessa maneira, a educao o processo pelo qual a sociedade forma seus membros sua imagem e em funo de seus interesses (VIERIRA PINTO, 1989, p.29). Logo, a educao voltada para o segmento idoso deve revestir-se de uma ao consciente e que de fato atinja seus objetivos para este grupo, que necessita de uma especificidade prpria. A educao vem assumindo um papel de transformadora da sociedade, pois por meio dela se busca a reformulao dos ideais sociais, polticos, cientficos e culturais. Segundo Freire (1979, p. 27), a educao uma resposta da finitude da infinitude, pois o sujeito incompleto, e encontra nos processos educacionais pressupostos para suprir sua constituio pessoal inacabada, independente de sua idade ou situao social. O indivduo aprende constantemente em sua vida, assim, a educao no pode ser caracterizada apenas como uma etapa com tempo e espao pr-determinados. Segundo Furter (1976) homem um ser inacabado, que busca a perfeio. Assim, a educao processo contnuo que s termina com a morte. Ao se pensar a educao enquanto ao permanente e que o processo de aprendizagem ocorre durante toda a vida, no evidencia apenas uma evoluo do pensamento pedaggico, trata-se de uma necessidade de constante atualizao num ambiente globalizado onde as mudanas so rpidas e contnuas, permitindo que o homem evolua segundo estes preceitos.

Trabalho apresentado no III Congresso Ibero-americano de Psicogerontologia, sendo de total responsabilidade de seu(s) autor(es).

Desta maneira, a educao enquanto prtica social permite que o homem constantemente aprenda, tornando-se possvel pensar numa transformao cultural e na prpria sociedade. Para Vieira Pinto (1989, p. 39), a educao no uma conquista do indivduo, mas sim uma funo da sociedade e como tal dependente de seu grau de desenvolvimento. Onde h sociedade h educao: logo, esta permanente. A evoluo social decorre da ao educacional. Assim, pensar a educao para a transformao implica num carter permanente, tanto para que a sociedade possa se desenvolver, quanto para que o indivduo possa estar integrado a este desenvolvimento. Nesse ponto, Gadotti (1984, p. 69) afirma que, a educao permanente visa uma educao rearranjada, refletida e integrada no seu todo. Ela sustenta a idia de um controle de todos os recursos educativos possveis de uma sociedade e de sua execuo. A estrutura educacional comea a ser pensada num outro vis, emergindo do pensamento escolar, no o descaracterizando, mas assegurando que o processo de aprendizagem no se completa apenas nos bancos escolares. A preocupao bsica que orienta o desdobramento de educao permanente e desenvolvimento cultural no se refere contnua maturao humana, mas ao desenvolvimento socioeconmico e cultural (PAIVA, 1985). Possibilita-se, ento, que o homem, no espao histrico, cultural, poltico e social em que est inserido, consiga evoluir junto com a sociedade, e esta evoluo individual reflete diretamente na constante evoluo social. Neste sentido, o idoso, enquanto sujeito que possui tem inmeros direitos, inclusive relacionados questo educacional, por vezes no tem o conhecimento de quais so estes direitos. Percebe-se tambm, que em diversas situaes no h as mnimas condies de sobrevivncia e direitos bsicos no so respeitados, muito menos os relacionados educao, e o idoso encontra-se deriva na sociedade. Assim, h necessidade de polticas pblicas que atendam as demandas do segmento idoso, assegurando que direitos bsicos sejam garantidos. As polticas pblicas voltadas para a terceira idade visam estabelecer direitos para um pblico que se encontra excludo e que no tem os direitos elementares bsicos, prescritos na Constituio, respeitados.

Trabalho apresentado no III Congresso Ibero-americano de Psicogerontologia, sendo de total responsabilidade de seu(s) autor(es).

Ainda no existe uma poltica pblica especfica para o idoso na rea da educao. Mas, h polticas gerais que contemplam e fazem referncia ao direito da educao ao idoso. Segundo o Estatuto do Idoso (Lei 10741/03), nos artigos 20 ao 25, estabelece-se que o idoso tem direito educao, respeitando a peculiar condio de sua idade. O Poder Pblico criar oportunidades de acesso do idoso educao, havendo cursos especiais para que o mesmo integre-se vida moderna, alm de apoiar a criao de universidade aberta para as pessoas idosas e publicaes de livros e peridicos com contedos adequados populao da Terceira Idade. A partir da busca de mais qualidade para a educao dos idosos, alm da preocupao de quanto e como se aprende, se analisa como a aprendizagem realmente se efetiva em prol de benefcios prprios, da sociedade e do desenvolvimento. Sem duvidas, o perfil do idoso atual diferente de meio sculo atrs, o que exige novas aes educacionais para este segmento, num aspecto permanente. Aprender permanentemente desenvolve novas habilidades a melhor maneira de

enriquecimento pessoal da capital cultural, pois a educao profcua para o idoso. A sociedade se caracteriza pela desigualdade e por conflitos. A idade no pode ser considerada como aspecto negativo, mas focalizada como sinnimo de experincia, sabedoria acumulada ao longo dos anos que os idosos podem transmitir aos jovens. A esfera governamental precisa cumprir com sua funo de responsabilidade social, sendo a deciso do poder pblico de proporcionar aes comunitrias na regio em que est presente e minorar possveis danos provenientes de discriminaes da faixa etria. Responsabilidade social entendida aqui como um compromisso do poder pblico em relao sociedade em geral e uma forma de prestao de contas do seu desempenho. Ao exercitar seu papel social o homem utiliza suas perspectivas de cidadania, que para ser efetivamente exercitada, exige do indivduo a capacidade de analisar e compreender a realidade critic-la e atuar sobre ela. Porm, para essa nova realidade ser delineada se faz necessrio um novo olhar globalizado sobre o processo de envelhecimento, e o apoio da sociedade civil e pblica para que oportunizem aes preventivas permitindo a construo de uma nova realidade. Desta maneira, tambm

Trabalho apresentado no III Congresso Ibero-americano de Psicogerontologia, sendo de total responsabilidade de seu(s) autor(es).

se torna imprescindvel destacar que alm da capacidade de aprender, os idosos possuem o direito educao, como previsto em polticas pblicas. Sendo assim, o nico espao especfico, na cidade de Ponta Grossa, que atende a populao idosa e que tem por objetivo principal a educao, a Universidade Aberta para a Terceira Idade (UATI), na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Desde de 1992, a UATI, tem trabalhado a fim de resgatar o idoso para o convvio e integrao social por meio de atualizao cultural, valorizao e melhoria da qualidade de vida, contribuindo para que os idosos compartilhem seus sonhos, idias e retomem a prtica de construir projetos de vida, conquistando assim novos papis sociais. A UATI fundamenta-se na concepo de educao permanente e autorealizao do idoso. Estrutura-se numa abordagem multidisciplinar, priorizando o processo de valorizao humana e social, analisando constantemente a problemtica do idoso nos diversos aspectos; biopsicolgicos, filosficos, poltico, espiritual, religioso, econmico e sociocultural. Preocupa-se em proporcionar ao idoso uma melhor qualidade de vida, tornando-o mais ativo, participativo e integrado sociedade. Basicamente a UATI estrutura-se em disciplinas tericas e prticas, totalizando 240 horas (trs semestres letivos), seguindo o calendrio universitrio. As disciplinas tericas abordam as diferentes dimenses humanas e sociais, apresentadas por diferentes profissionais, entre elas: sociologia, filosofia, psicologia, direito, previdncia social, histria, geografia, relaes humanas, educao, esoterismo, poltica, economia, medicina, odontologia, nutrio, jornalismo, turismo, educao fsica e meio ambiente. As disciplinas prticas envolvem diferentes atividades, como: dana de salo, natao, hidroginstica, biodana, relaxamento e alongamento, atividades esportivas, informtica, francs, espanhol, ingls, oficina da comunicao, pintura, artesanato e seresta. O currculo organizado de maneira interativa, conforme as opes dos idosos, sendo as disciplinas tericas de carter obrigatrio e as prticas de carter optativo.

Trabalho apresentado no III Congresso Ibero-americano de Psicogerontologia, sendo de total responsabilidade de seu(s) autor(es).

O Estgio realizado na UATI constitui o ltimo semestre letivo do Programa, onde so programadas atividades como visitas a diversas instituies, entre elas: hospitais, asilos, creches, grupos de convivncia de idosos. So realizadas entrevistas para detectar as reais necessidades de cada local e depois se desenvolvem atividades filantrpicas, assistenciais, recreativas, visando uma socializao e integrao. Conclui-se que existem polticas pblicas que garantem o acesso educao, com metodologias, materiais e professores adequados para atender as necessidades do idoso, porm, ainda so poucas as aes que garantem o cumprimento destes direitos. Na cidade de Ponta Grossa, existem algumas aes voltadas para o assistencialismo dos idosos, e destaca-se apenas a UATI, como um lugar de atendimento ao idoso, que tem seu objetivo primeiro a educao. A UATI tem algumas limitaes, pois no tem condies de atender mais pessoas idosas, porm o trabalho desenvolvido permite que este curso seja referenciado devido a sua importncia, pois h atualizao, elevao de auto-estima, melhoria na qualidade de vida, maior insero social e cidad do idoso.

Referncias CAMARANO, Ana Amlia; KANSO, Solange; LEITO e MELLO, Juliana, Como vive o idoso brasileiro? In: CAMARANO, Ana Amlia (2004) Os novos idosos brasileiros: muito alm dos 60?, IPEA, RJ, p. 25-74. CAMARANO, Ana Amlia; PASINATO, Maria Tereza (2008) Envelhecimento funcional e suas implicaes para a oferta da fora de trabalho brasileira, IPEA, RJ. FREIRE, Paulo (1979) Educao e Mudana, Ed. Paz e Terra, RJ. ______. (2005) Pedagogia do oprimido, Ed. Paz e Terra, RJ. FURTADO, E. S. Terceira Idade: enfoques mltiplos, Motus Corporis, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p.121-147, nov. 1997. FURTER, Pierre (1976) Educao e vida, Ed. Vozes, Petrpolis. GADOTTI, Moacir (1984) A educao contra a educao, Ed. Paz e Terra, RJ. OLIVEIRA, Rita de Cssia da Silva (1999) Terceira Idade: do repensar dos limites aos sonhos possveis, Ed. Paulinas, SP.

Trabalho apresentado no III Congresso Ibero-americano de Psicogerontologia, sendo de total responsabilidade de seu(s) autor(es).

PAIVA, Vanilda, Educao Permanente: ideologia educativa ou necessidade econmico-social? In: PAIVA, Vanilda; RATTNER, Henrique (1985) Educao permanente e capitalismo tardio, Ed. Cortez, SP, p. 7-63. PICONEZ, Stela (2002) Educao escolar de jovens e adultos, Ed. Paulinas, SP. VIEIRA PINTO, lvaro (1989), Sete lies sobre a educao de adultos. Ed. Cortez, SP. Autoras Rita de Cssia Oliveira Doutora em Cincias da Educao pela Universidade de Santiago de Compostela. Professora do Departamento de Educao e Professora Efetiva do Mestrado em Educao da UEPG. Coordenadora da Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI). soliveira13@uol.com.br

Flvia da Silva Oliveira Advogada. Mestre em Cincias Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professora e Coordenadora do Curso de Direito da Faculdade UnioPonta Grossa. Professora da Universidade Aberta para a Terceira Idade. flasoliveira@uol.com.br

Paola Andressa Scortegagna Pedagoga. Mestranda em Educao pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professora da Universidade Aberta para a Terceira Idade. paola_scortegagna@hotmail.com

Potrebbero piacerti anche