Sei sulla pagina 1di 5

DIREITO CONSTITUCIONAL ANALISTA NATALIA MASSON ORGANIZAO DO ESTADO FORMA DE GOVERNO: o modo como se relacionam governantes e governados.

os. Pode ser republicana (princpio da eletividade, onde os representantes so eleitos, por prazo certo e determinado, vigora o princpio da responsabilizao dos governantes) ou monrquica (vigora o princpio da hereditariedade e vitaliciedade, ausncia de responsabilizao). - No Brasil vigorou a monarquia at 1889. - Constituio imperial de 1824 (nossa primeira constituio histrica). - constituio republicana de 1891 (nossa primeira constituio republicana). - A forma de governo republicana no clausula ptrea. Existe a possibilidade, segundo a doutrina majoritria, de alterarmos a forma republicana para monrquica (por meio de uma emenda constitucional, posteriormente ratificada pelo povo) j que repblica no clausula ptrea.

SISTEMA DE GOVERNO: o modo como se relacionam os poderes executivo e legislativo. Pode ser presidencialista (concentrao das funes executivas no poder executivo, a chefia una, o presidente o chefe de Estado e de Governo, o poder legislativo no pode abreviar o mandato do presidente da repblica, salvo se o condenar pela prtica de crime de responsabilidade/infrao poltico-administrativa) ou parlamentarista (uma parcela das funes executivas, quais sejam, a chefia de governo, deslocada para o parlamento e exercida pelo primeiro ministro, a chefia dual, pois no h identidade fsica entre o chefe de estado e o chefe do governo). - J adotamos o parlamentarismo, em um primeiro momento foi um parlamentarismo as avessas durante a monarquia e, em uma segundo momento, entra setembro de 1961 a janeiro de 1963 (EC 04 a 06). - Presidencialismo no clusula ptrea, pode ser modificado por meio de EC, posteriormente ratificada pelo povo.

FORMA DE ESTADO: determina a existncia ou no de descentralizao no exerccio do poder poltico. Pode ser Unitrio (quando no h descentralizao no exerccio do poder poltico, s h um poder central; h descentralizao administrativa com a finalidade de melhorar a governabilidade; durante o perodo de Brasil Imprio e Brasil Colnia era Estado Unitrio) ou Federao (existe descentralizao poltica, existem entidades federadas - chamadas de entes da federao e o vinculo entre os entes federados indissolvel; inexiste direito secesso; o vinculo deve ser firmado por uma constituio). - A forma federada de estado um princpio fundamental e clusula ptrea (art. 60, par. 4, I, CF/88).

- Clusulas ptreas pode ser objeto de emenda constitucional, desde que a emenda no seja restritiva ou abolitiva. - Soberana (poder poltico em grau mximo) a Repblica Federativa do Brasil. - Autnomos so os entes da federao (Unio, Estados, Municpios e o DF). - Territrios federais, de acordo com o art. 18, par. II, da CF/88, os territrios integram a unio, logo no possuem qualquer autonomia (hoje no existem, todavia novos podem vir a ser criados). - Ler art. 14 e 15, ADCT. - Todo territrio federal ter um governador, que ser nomeado pelo presidente, aprovado pelo senado federal (84, inc. XIV c/c 52, III, c, CF/88). - Territrios federais, de acordo com o art. 33, podem ser divididos em municpios (j o DF, de acordo com o art. 32, no pode). - No h direito a secesso, no entanto, a arquitetura interna do pas pode ser modificada por meio da formao de novos estados e novos municpios (art. 18, par. III e IV). Em ambas as hipteses a populao deve ser consultada em um plebiscito e se a manifestao for desfavorvel o procedimento paralisado (por populao diretamente interessada entende-se, segundo o STF, a populao da rea a ser desmembrada e tambm a da rea remanescente).

REPARTIO CONSTITUCIONAL DE COMPETNCIA: no existe hierarquia entre os entes federados; mas todos esto subordinados CF/88. E esta, para assegurar o pacto federativo, estipula a chamada Repartio Constitucional de Competncias. - O princpio que guia CF/88 na diviso de tarefas o da predominncia dos interesses, se o interesse que predomina nacional cabe a unio, regional aos estados, e local aos municpios. - MUNICPIOS (ler art. 30): Inciso I: Competncia para legislar sobre assuntos de interesse local; a) coleta do lixo e normas de higiene para bares e restaurantes, b) transporte pblico intramunicipal, c) ordenao do solo urbano; * horrio de funcionamento de estabelecimento comercial (smula 645 do STF); *A unio determina o horrio do atendimento ao pblico nas agncias bancrias (smula 19 do STJ); * Normas que envolvam segurana e conforto dos usurios dos servios bancrios (tais como a que determina a instalao de sanitrios, cadeiras, bebedouros, tempo mximo de espera na fila, etc, so de competncia municipal (informativo 394, do STF). * De acordo com RE 397.094, municpio fixa tempo mximo de espera na fila de cartrio.

Inciso II: Suplementar a legislao federal e a estadual. O municpio s atua se h legislao federal ou estadual anterior, afinal sua funo a de complementar. * Referida complementao municipal recair principalmente sobre os temas que esto organizados no art. 24 da CF/88, incisos III a IX (so as competncias materiais administrativas).

ESTADOS MEMBROS: conforme o art. 25, pargrafo primeiro, da CF/88, a competncia dos estados possui natureza remanescente ou residual. *Ex: transporte pblico intermunicipal (ADI 845). *Pargrafo segundo: Estados possuem algumas atribuies expressas: ex: cabe aos estados, diretamente, ou mediante concesso, explorar os servios locais de gs canalizado, vedada a edio de medida provisria neste caso (ob: poucos estados membros possuem previso de medida provisria em suas constituies). O pargrafo supra traz competncia estadual expressa, apresenta uma atribuio relacionada a um servio local, no entanto, a competncia no municipal. Nos mostra que pode existir medida provisria em mbito estadual (se houver previso expressa na Constituio Estadual).

DISTRITO FEDERAL: (Art. 32, par. I, CF/88) O DF possui competncia legislativa cumulativa, Estadual e Municipal. * Cuidado, pois conforme o art. 21, inc. 13 e 14, e art. 22, inc. 17, a unio organiza e mantm algumas instituies no DF (Poder Judicirio, MP, Policia Civil e Militar e etc), portanto a autonomia do DF regrada pela unio. * A EC 69/12 alterou a competncia para organizar e manter a Defensoria Pblica do DF, antes pertencia unio, mas agora ao prprio DF.

UNIO: por ser a entidade com o maior volume de atribuies nossa federao chamada de centrpeta. COMPETNCIAS LEGISLATIVAS PRIVATIVAS: ART. 22:

COMPETNCIAS LEGISLATIVAS CONCORRENTES: ART. 24:

COMPETNCIAS MATERIAIS EXCLUSIVAS: ART. 21:

COMPETNCIAS MATERIAIS COMUNS: ART. 23:

Potrebbero piacerti anche