Sei sulla pagina 1di 41

ADERNCIA

(Notas de aula)

Jos Luiz Pinheiro Melges

Setembro de 2009

1. INTRODUO
Conforme PINHEIRO & MUZARDO (2003), aderncia (bond, em ingls) a propriedade que impede que haja escorregamento de uma barra de ao em relao ao concreto que a envolve. , portanto, responsvel pela solidariedade entre o ao e o concreto, fazendo com que esses dois materiais trabalhem em conjunto, uma vez que no existe deslocamento relativo entre a barra de ao e o concreto que a envolve (s = c). A transferncia de esforos entre concreto e ao, bem como a compatibilidade de deformaes entre eles, so fundamentais para a existncia do concreto armado. Isto s possvel por causa da aderncia. J ancoragem a fixao da barra no concreto, para que ela possa ser interrompida. Na ancoragem por aderncia, deve ser previsto um comprimento suficiente para que o esforo da barra (de trao ou de compresso) seja transferido para o concreto. Ele denominado comprimento de ancoragem. Alm disso, em peas nas quais, por disposies construtivas ou pelo seu comprimento, necessita-se fazer emendas nas barras, tambm se deve garantir um comprimento suficiente para que os esforos sejam transferidos de uma barra para outra, na regio da emenda. Isto tambm possvel graas aderncia entre o ao e o concreto. A aderncia composta por trs fatores: adeso, atrito e mecnica.

1.1. Aderncia por adeso


Ocorre em funo das ligaes fsico-qumicas entre ao e concreto. Ex.: para separar os dois materiais, necessrio aplicar uma fora Fb1 (figura 1).

Figura 1 Adeso (PINHEIRO & MUZARDO, 2003)

1.2. Aderncia por atrito


Surge quando um material tende a se deslocar em relao ao outro (figura 2). Depende da rugosidade da barra e da compresso exercida pelo concreto sobre a barra em virtude da retrao. Na figura 2, a oposio ao Fb2 constituda pela resultante das tenses de aderncia (b) distribudas ao longo da barra.

Figura 2 Atrito (PINHEIRO & MUZARDO, 2003)

1.3. Aderncia mecnica


Conforme CAMACHO (1997), esta parcela da aderncia surge em funo da conformao superficial das barras (salincias ou mossas), gerando um engrenamento mecnico do tipo encaixe entre as armaduras e o concreto (figura 3). De todas, a contribuio mais importante na solidarizao ao/concreto.

Figura 3 Aderncia mecnica LEONHARDT (1977) menciona que mesmo uma barra lisa pode apresentar aderncia mecnica, em funo da rugosidade superficial, devida corroso e ao processo de fabricao, gerando um denteamento da superfcie.

Na figura 4, para efeito de comparao, so apresentadas superfcies microscpicas de barra de ao enferrujada, barra recm laminada e fio de ao obtido por laminao a quente e posterior encruamento a frio por estiramento. Nota-se que essas superfcies esto muito longe de serem efetivamente lisas.

Figura 4 Rugosidade superficial de barras e fios lisos (LEONHARDT, 1977) importante destacar que a separao da aderncia nas trs parcelas - adeso, atrito e aderncia mecnica - apenas esquemtica, pois no possvel quantificar isoladamente cada uma delas.

2. TENSO DE ADERNCIA
Uma barra est na iminncia de ser arrancada quando uma tenso ltima de aderncia, que atua na interface do concreto e do ao, atingida. Considera-se esta tenso como sendo uniformemente distribuda ao longo do comprimento da barra, embora, na realidade, ela no seja uniforme (figura 5).

Figura 5 Tenso ltima de aderncia ( fbd )

Nos ensaios de arrancamento (figura 6), obtm-se a fora de arrancamento Rs.

Figura 6 Ensaio de arrancamento

Conhecendo-se a fora de arrancamento (Rs), pode-se calcular o valor da tenso ltima de aderncia (fcb), conforme o procedimento mostrado a seguir: f bd

rea lateral da barra

..l = RS 14424b 3 4

f bd =

RS . . lb

, onde:

Rs a fora atuante na barra; o dimetro da barra; lb o comprimento de ancoragem. A tenso de aderncia depende de diversos fatores, entre os quais: Rugosidade da barra; Posio da barra durante a concretagem; Dimetro da barra; Resistncia do concreto; Retrao; Adensamento; Porosidade do concreto etc. Alguns desses aspectos sero considerados na seqncia deste texto.

3. ZONAS DE BOA E DE M ADERNCIA


Conforme PINHEIRO & MUZARDO (2003), na concretagem de uma pea, tanto no lanamento como no adensamento, o envolvimento da barra pelo concreto influenciado pela inclinao dessa barra. Sua inclinao interfere, portanto, nas condies de aderncia. Por causa disso, a NBR 6118:2003 considera em boa situao quanto aderncia os trechos das barras que estejam com inclinao maior que 45 em relao horizontal (figura 7a). As condies de aderncia so influenciadas por mais dois aspectos: altura da camada de concreto sobre a barra, cujo peso favorece o adensamento, melhorando as condies de aderncia; nvel da barra em relao ao fundo da forma; a exsudao produz porosidade no concreto, que mais intensa nas camadas mais altas, prejudicando a aderncia. Essas duas condies fazem com que a NBR 6118:2003 considere em boa situao quanto aderncia os trechos das barras que estejam em posio horizontal ou com inclinao menor que 45, desde que: para elementos estruturais com h < 60cm, localizados no mximo 30cm acima da face inferior do elemento ou da junta de concretagem mais prxima (figuras 7b e 7c); para elementos estruturais com h > 60cm, localizados no mnimo 30cm abaixo da face superior do elemento ou da junta de concretagem mais prxima (figura 7d). Em outras posies e quando do uso de formas deslizantes, os trechos das barras devem ser considerados em m situao quanto aderncia. No caso de lajes e vigas concretadas simultaneamente, a parte inferior da viga pode estar em uma regio de boa aderncia e a parte superior em regio de m aderncia. Se a laje tiver espessura menor do que 30cm, estar em uma regio de boa aderncia. Sugere-se, ento, a configurao das figuras 7e e 7f para determinao das zonas aderncia.

b) a)

c)

d)

e)

f)

Figura 7 Situaes de boa e de m aderncia (PINHEIRO & MUZARDO, 2003)

4. RESISTNCIA DE ADERNCIA
A resistncia de aderncia de clculo entre armadura e concreto dada pela expresso (NBR 6118, 2003, item 9.3.2.1):

f bd = 1 2 3 f ctd ;

onde:

1,0 para barras lisas 1 = 1,4 para barras entalhadas 2,25 para barras nervuradas
1,0 para situaes de boa aderncia 2 = 0,7 para situaes de m aderncia
1,0 para 32 mm 3 = (132 ) / 100 para > 32 mm
fctd = resistncia de clculo trao direta = 0,15 fck2/3 (em MPa) (fctd = fctk,inf / c = 0,7 fctm / 1,4 = 0,7 . 0,3 fck2/3 / 1,4, em MPa)
Para efeito da NBR 6118:2003, a conformao superficial medida pelo coeficiente 1, adotada em funo do tipo de ao, est mostrado na tabela 1. Tabela 1 Relao entre 1 e b Tipo de barra Coeficiente de conformao superficial b Lisa (CA 25) Entalhada (CA 60) Alta aderncia (CA 50) Observaes: b o valor mnimo do coeficiente de conformao superficial que a barra deve ter quando submetido a ensaio definido pela NBR 7477 (parmetro de qualidade) 1 o coeficiente para clculo da tenso de aderncia (parmetro de clculo) 1,0 1,2 1,5 1 1,0 1,4 2,25

5. COMPRIMENTO DE ANCORAGEM BSICO


Conforme CAMACHO (1997), para a viga em balano mostrada na figura 8, supondo-se que o valor da rea de armadura (As) no engaste seja o teoricamente necessrio (As = As proj.), a tenso na barra de ao ser (fyd). Percebe-se que a barra no poderia ser interrompida bruscamente no apoio A, sob pena da viga romper quando carregada. Logo, existe a necessidade da barra penetrar no apoio de um certo valor, dito de comprimento de ancoragem, de modo a transferir as tenses do ao para o concreto. Em se o PINHEIRO comprimento bsico para & de como que a seja ao Figura 8 Viga em balano

MUZARDO (2003), defineancoragem necessrio barra

sendo o comprimento reto mxima fora que atua na (Rs = As fyd) admitindo, de totalmente transferida para o concreto, resistncia longo desse comprimento, aderncia uniforme e igual a fbd (figura 9). Figura 9 Comprimento de ancoragem bsico O comprimento de ancoragem bsico obtido igualando-se o esforo na barra (Rs = As fyd) com a fora ltima de aderncia (= lb fbd):

A s f yd = f bd

2 lb f yd = f bd l b 4

f yd lb = . 4 f bd

De maneira simplificada, pode-se dizer que, a partir do ponto em que a barra no for mais necessria, basta assegurar a existncia de um comprimento suplementar transferncia das tenses da barra para o concreto.

l b que garanta a

6. COMPRIMENTO DE ANCORAGEM NECESSRIO


Nos casos em que a rea efetiva da armadura s,ef maior que a rea calculada As,calc, a tenso nas barras diminui e, portanto, o comprimento de ancoragem pode ser reduzido na mesma proporo. A presena de gancho na extremidade da barra tambm permite a reduo do comprimento de ancoragem, que pode ser calculado pela expresso:

l b, nec = 1. l b

A s, calc A s, ef

l b, min , onde:

1,0 para barras sem ganchos 1 = 0,7 para barras tracionadas com ganchos, com cobrimento 3 no plano normal ao do gancho

l b : comprimento de ancoragem bsico, calculado no item 5

l b, min

o maior valor entre 0,3

l b , 10 e 100 mm.

10

7. GANCHOS DAS ARMADURAS DE TRAO


Com base em PINHEIRO & MUZARDO (2003), os ganchos das extremidades das barras da armadura longitudinal de trao podem ser (item 9.4.2.3 da NBR 6118, 2003): semicirculares, com ponta reta de comprimento no inferior a 2 (figura 10a); em ngulo de 45 (interno), com ponta reta de comprimento no inferior a 4 (figura 10b); em ngulo reto, com ponta reta de comprimento no inferior as 8 (figura 10c). Vale ressaltar que, segundo as recomendaes da NBR 6118 (2003), as barras lisas devero ser sempre ancoradas com ganchos, sendo recomendados os semicirculares.

a)

b) Figura 10 Tipos de ganchos (armadura de trao)

c)

Ainda segundo a NBR 6118 (2003), o dimetro interno da curvatura dos ganchos das armaduras longitudinais de trao deve ser pelo menos igual ao estabelecido na tabela 2.

Tabela 2 Dimetros dos pinos de dobramento, para armadura de trao Bitola (mm) < 20 20 CA 25 4 5 CA 50 5 8 CA - 60 6 _

11

8. GANCHOS DOS ESTRIBOS


A NBR 6118:2003, item 9.4.6, estabelece que a ancoragem dos estribos deve necessariamente ser garantida por meio de ganchos ou barras longitudinais soldadas. Os ganchos dos estribos podem ser: semicirculares ou em ngulo de 45 (interno), com ponta reta de comprimento igual a 5, porm no inferior a 5cm (figura 11a); em ngulo reto, com ponta reta de comprimento maior ou igual a 10, porm no inferior a 7cm (figura 11b). Destaca-se que este tipo de gancho no deve ser utilizado para barras e fios lisos.

Figura 11 Tipos de ganchos (estribos)

O dimetro interno da curvatura dos estribos deve ser, no mnimo, igual ao valor dado na tabela 3.

Tabela 3 Dimetros dos pinos de dobramento, para estribos Bitola (mm) t 10 10 < t < 20 t 20 CA 25 3 t 4 t 5 t CA 50 3 t 5 t 8 t CA - 60 3 t _ _

12

9. ANCORAGEM DE BARRAS COMPRIMIDAS


H necessidade de se ancorar barras comprimidas nos seguintes casos: a) nas vigas, quando h barras longitudinais comprimidas (armadura dupla), conforme mostrado na figura 12;

Figura 12 Armadura dupla

b) nos pilares: nas regies de emendas por traspasse que ocorrem no nvel dos andares e nas regies junto aos blocos de fundaes (figura 13).

Figura 13 Pilares

As barras exclusivamente comprimidas ou que tenham alternncia de solicitaes (trao e compresso) devem ser ancoradas em trecho reto sem gancho (figura 14).

13

A presena do gancho gera concentrao de tenses, que pode levar ao fendilhamento do concreto ou flambagem das barras. Em termos de comportamento, a ancoragem de barras comprimidas e a de barras tracionadas diferente em dois aspectos. Primeiramente, por estar comprimido na regio da ancoragem, o concreto apresenta maior integridade (est menos fissurado) do que se estivesse tracionado, e poder-se-ia admitir comprimentos de ancoragem menores. Um segundo aspecto o efeito de ponta, como pode ser observado na figura 14. Esse fator bastante reduzido com o tempo, pelo efeito da fluncia do concreto. Na prtica, esses dois fatores so desprezados.

Figura 14 - Ancoragem de barras comprimidas (FUSCO, 1985)

Portanto, os comprimentos de ancoragem de barras comprimidas so calculados como no caso das tracionadas. Porm, nas comprimidas no se usam ganchos. No clculo do comprimento de traspasse expresso (NBR 6118, 2003, item 9.5.2.3):

l 0c de barras comprimidas, adota-se a seguinte

l 0c = l b, nec l 0c, min l 0c, min

, onde:

o maior valor entre 0,6

l b , 15 e 200 mm.

14

10. EMENDAS
Conforme CAMACHO (1997), as emendas nas barras devem ser evitadas sempre que possvel, aproveitando-se integralmente o comprimento das mesmas. No entanto, comum a necessidade de se efetuar emendas nas barras de ao para atender as necessidades de detalhamento. Nesses casos fundamental garantir que ocorra a transmisso de esforos de uma barra a outra. As emendas so classificadas em 2 grupos: emendas indiretas e diretas.

10.1. Emendas diretas


So aquelas em que o concreto no participa da transmisso dos esforos. As barras so emendadas diretamente entre si, da seguinte forma: i) Emendas com solda; ii) Emendas com luvas rosqueadas; iii) Emendas com outros dispositivos (luvas com preenchimento metlico, prensadas, etc.)

10.2. Emendas indiretas (ou emendas por traspasse)


So aquelas que necessitam do concreto para a transmisso dos esforos de uma barra a outra. As barras esto aderidas ao concreto, e, quando tracionadas, provocam o aparecimento de bielas de concreto comprimido, que transferem a fora aplicada em uma barra outra (figura 15). Observa-se que existe a necessidade da colocao de uma armadura transversal emenda com o objetivo de equilibrar essas bielas.

Figura 15 Transmisso de esforos em uma emenda por traspasse

15

Segundo LEONHARDT, deve-se, sempre que possvel, usar emendas com extremidades retas, ao invs de usar extremidades com ganchos, para que possa ser evitada a possibilidade do esmagamento do concreto nessa regio. A emenda por traspasse no permitida para os seguintes casos:
barras com bitola maior que 32 mm; tirantes e pendurais (elementos estruturais lineares de seo inteiramente tracionada); feixes cujo dimetro do crculo de mesma rea seja superior a 45 mm.

10.2.1. Proporo das barras emendadas


Consideram-se, como na mesma seo transversal, as emendas que se superpem ou cujas extremidades mais prximas estejam afastadas de menos que 20% do comprimento do trecho de traspasse (figura 16). Para barras com dimetros diferentes, o comprimento de traspasse deve ser calculado pela barra de maior dimetro.

Figura 16 Emendas supostas como na mesma seo transversal

A proporo mxima de barras tracionadas da armadura principal emendadas por traspasse na mesma seo transversal do elemento estrutural deve ser a indicada na tabela 4.

Tabela 4 Proporo mxima de barras tracionadas emendadas


Tipo de barra Alta aderncia Lisa Situao Em uma camada Em mais de uma camada < 16 mm 16 mm Tipo de carregamento Esttico Dinmico 100% 100% 50% 50% 50% 25% 25% 25%

16

Quando se tratar de armadura permanentemente comprimida ou de distribuio, todas as barras podem ser emendadas na mesma seo.

10.2.2. Comprimento de traspasse de barras tracionadas, isoladas


Quando a distncia livre entre barras emendadas estiver compreendida entre 0 e 4 (figura 17) , o comprimento do trecho de traspasse, para barras tracionadas deve ser:

l 0 t = 0 t l b, nec l 0 t , min , l 0 t , min

onde:

o maior valor entre 0,3 0t

l b , 15 e 200 mm.

0t o coeficiente dado em funo da porcentagem de barras emendadas na mesma seo,

mostrado na tabela 5.
Tabela 5 Valores do coeficiente 0t
Barras emendadas na mesma seo (%) Valores de 0t 20 1,2 25 1,4 33 1,6 50 1,8 > 50 2,0

Figura 17 Comprimento de traspasse de barra isolada, para distncia livre entre barras 4

J quando a distncia livre entre barras emendadas for maior que 4 , ao comprimento calculado

l 0 t ( l 0 t , min ) , deve ser acrescida a distncia livre entre barras emendadas.

17

10.2.3. Comprimento de traspasse de barras comprimidas


Comprimento da emenda por traspasse = comprimento de ancoragem compresso (item 9) Todas as barras podem ser emendadas na mesma seo transversal.

10.2.4. Armadura transversal


Conforme j mencionado, a transferncia de esforo de uma barra para outra se faz atravs de bielas comprimidas de concreto. Logo, existe a necessidade da colocao de uma armadura transversal emenda com o objetivo de equilibrar essas bielas. Como armadura transversal nessa regio, podem ser levados em considerao os ramos horizontais dos estribos.

a) Para barra da armadura principal tracionada (figura 18)

Quando < 16 mm e a proporo de barras emendadas for menor que 25%, faz-se necessria uma armadura transversal capaz de resistir a 25% da fora longitudinal de uma das barras ancoradas. Quando 16 mm ou a proporo de barras emendadas for maior ou igual a 25%, a armadura transversal deve:

ser capaz de resistir a uma fora igual

de uma barra emendada, considerando os ramos paralelos ao plano da emenda;

ser constituda por barras fechadas se a distncia entre as duas barras mais prximas de

duas emendas na mesma seo for < 10 ( = dimetro da barra emendada)

18

concentrar-se nos teros extremos da emenda.

Figura 18 Armadura transversal nas emendas, para barras tracionadas

b) Para barra da armadura principal comprimida (figura 19)

Devem ser mantidos os critrios estabelecidos para o caso anterior, com pelo menos uma barra de armadura transversal posicionada 4 alm das extremidades da emenda.

Figura 19 Armadura transversal nas emendas, para barras comprimidas

c) Para barra de armadura secundria

Quando < 32 mm, deve-se ter, ao longo da emenda, uma armadura transversal capaz de resistir a 25% da fora longitudinal de uma das barras ancoradas. Para dimetros maiores ou iguais a 32 mm, ver recomendaes do item 9.4.2.6.2. da NBR 6118:2003. Quando se tratar de barras comprimidas, pelo menos uma das barras constituintes da armadura transversal deve estar situada a uma distncia igual a quatro dimetros (da barra ancorada) alm da extremidade da barra.

19

11. ANCORAGEM DA ARMADURA LONGITUDINAL EM VIGAS DE EDIFCIOS


Nem todas as barras da armadura longitudinal, dimensionadas para o mximo momento fletor de clculo, necessitam chegar ao apoio. Algumas delas podem ser interrompidas, economizando armadura, desde que estejam devidamente ancoradas no concreto (figura 20). Deve-se, no entanto, garantir que uma quantidade mnima necessria seja ancorada nos apoios.

Obs.:

N1: porta-estribo /

N4: estribos / N2 e N3: armadura long. de trao

(N2 interrompida antes de chegar ao apoio)


Figura 20 Exemplo

20

11.1 Ancoragem nos apoios


De acordo com a NBR 6118 (2003), item 18.3.2.4, a armadura longitudinal de trao junto aos apoios deve ser calculada para satisfazer a mais severa das condies expostas nos itens a) a c):
a) no

caso de ocorrncia de momentos a armadura obtida atravs do

positivos,

dimensionamento da seo;

b) em apoios extremos, para garantir a ancoragem da diagonal de compresso, necessita-se

de uma rea de armadura capaz de resistir a uma fora de trao Rs dada por:
al Rs = Vd, face + N d , onde: d

Vd,face a fora cortante na face do apoio; Nd a fora de trao eventualmente existente; d a altura til da seo transversal;

Rs

al o valor do deslocamento do diagrama de momento, que ocorre em funo do

comportamento de trelia de uma viga fissurada (sero fornecidos maiores detalhes nos prximos itens). Na flexo simples, o esforo a ancorar dado por:

al Rs = Vd,face d
f yd

A armadura p/ resistir a esse esforo, com tenso s = f yd , dada por: A s,calc = R s

c) em apoios extremos e intermedirios, por prolongamento de uma parte da armadura de

trao do vo (As,vo), correspondente ao mximo momento positivo do tramo (Mvo), de modo que:
As vo 2 barras , para momentos nos apoios nulos ou negativos, inferiores a Asapoio 3 Ma 1/2 do momento mximo no vo (figura 21):
As vo As apoio Mv |Ma| Mv 2

Figura 21 Diagrama de momento fletor (CAMACHO, 1997)

21

As vo As apoio 2 barras , para momentos nos apoios negativos e maiores que 1/2 4 do momento mximo no vo (figura 22):
Ma

As vo As apoio Mv

|Ma| > Mv 2

Figura 22 Diagrama de momento fletor (CAMACHO, 1997)

11.1.1. Comprimento mnimo de ancoragem em apoios extremos


Em apoios extremos, para os casos (b) e (c) anteriores, a NBR 6118 (2003) prescreve que as barras devem ser ancoradas a partir da face do apoio, com comprimento mnimo dado por: l b,nec (conforme item 6) l be,min ( r + 5,5 ), sen do r o raio int erno da curvatura do gancho ( tabela 2) 60 mm Desta forma, pode-se determinar o comprimento mnimo necessrio do apoio:
t min = l be,min + c , no qual c o cobrimento da armadura (figuras 23a e 23b).

a) Barra com ponta reta

b) Barra com gancho

Figura 23 Ancoragem no apoio

22

A NBR 6118 (2003), item 18.3.2.4.1, estabelece que quando houver cobrimento da barra no trecho do gancho, medido normalmente ao plano do gancho, de pelo menos 70 mm, e as aes acidentais no ocorrerem com grande freqncia com seu valor mximo, o primeiro dos trs valores anteriores pode ser desconsiderado, prevalecendo as duas condies restantes.

11.1.3. Armadura necessria em apoios extremos


Na expresso do comprimento de ancoragem necessrio (item 6), tem-se que:
l b,nec = 1 . l b A s,calc A s,ef

, onde:
1 . l b A s,calc l b,disponivel

Impondo l b,nec = l b,disponvel e A s,nec = A s,ef , obtm-se:

A s,nec =

Portanto, a rea das barras ancoradas no apoio no pode ser inferior a As,nec.

11.1.4. Ancoragem em lao e por meio de grampos


Conforme CARVALHO & FIGUEIREDO FILHO (2001), quando no h espao para ancorar as barras prximas dos apoios extremos das vigas, uma soluo empregar ancoragem em lao, que consiste em dobrar a barra horizontalmente, em semi-crculo (figura 24). Existe uma especificao do raio mnimo de curvatura (r) que o lao deve ter, alm de outros casos em que necessrio colocar armadura suplementar normal ao plano da curva do lao.

23

Figura 24 Ancoragem em lao da armadura

Muitas vezes, a largura b da viga (figura 24) pequena para fazer o lao da armadura. Nessas situaes, os projetistas usam o conceito do porta-estribo. Considera-se, ento, como porta-estribo, a armadura do pilar (N2) indicada na figura 25. J como estribos, consideramse as barras N1, indicadas na figura 25. Devido ao seu formato, as barras N1 recebem o nome de grampos.

Figura 25 Ancoragem das barras junto ao apoio usando ferros tipo grampo

Na figura 26, tem-se um exemplo adaptado de CAMACHO (1997) mostrando a utilizao de grampos para ancorar a armadura de flexo da viga V1, que se encontra apoiada na viga V2.

24

b) Corte a) Planta Figura 26 Grampos

11.2 Barras tiradas de servio antes dos apoios


J foi mencionado que algumas barras longitudinais podem ser interrompidas antes dos apoios. Para determinar o ponto de incio de ancoragem dessas barras, h necessidade de se deslocar, de um comprimento al, o diagrama de momentos fletores de clculo. Conforme PINHEIRO & MUZARDO (2003), o deslocamento al fundamentado no comportamento previsto para resistncia da viga fora cortante, em que se considera que a viga funcione como uma trelia, com banzo comprimido e diagonais (bielas) formados pelo concreto, e banzo tracionado e montantes constitudos respectivamente pela armadura longitudinal e pelos estribos (figura 27). Nesse modelo h um acrscimo de esforo na armadura longitudinal de trao, que considerado atravs de um deslocamento al.

Figura 27 Analogia de uma viga de concreto fissurada com uma trelia

25

11.2.1. Deslocamento al do diagrama


VSd , max O valor de al dado pela expresso: a = d .(1 + cot g ) cot g , l 2 (V Sd , max Vc ) onde:

Vc = Vco = 0,6 f ctd b w d fctd = resistncia de clculo trao direta = 0,15 fck2/3 (em MPa)

Nos casos usuais, onde a armadura transversal (estribos) normal ao eixo da pea ( = 90), a expresso de al resulta: VSd, max al = d 2 (V Sd , max Vc )

0,5 d (caso geral, estribos a 90) 1) a l 0,2 d (para estribos inclinados a 45) Lembrar que: 2) a d (lim ite sugerido com base na verso anterior da Norma, item 4.1.1.2) l 3) Para valores negativos, adotar al = d

11.2.2. Trecho de ancoragem /


Ser calculado conforme o item 18.3.2.3.1 da NBR 6118, 2003 (Figura 28).

A ponto de incio de ancoragem da barra (onde a tenso s comea a diminuir). B ponto terico de tenso s nula. Ponto de incio de dobramento para as barras dobradas.

Figura 28 Ancoragem de barras em peas fletidas

26

O trecho da extremidade da barra de trao, considerado como de ancoragem tem incio na seo onde sua tenso s comea a diminuir, ou seja, o esforo da armadura comea a ser transferido para o concreto. A barra deve prolongar-se pelo menos 10 alm do ponto terico de tenso s nula, no podendo em nenhum caso ser inferior ao comprimento de ancoragem necessrio, calculado conforme o item 6. Portanto, na armadura longitudinal de trao das peas fletidas, o trecho de ancoragem da barra ter incio no ponto A (figura 28) do diagrama de foras Rs = Md/z deslocado. Se a barra no for dobrada, o trecho de ancoragem deve prolongar-se alm de B, no mnimo at 10. Se a barra for dobrada, o incio do dobramento poder coincidir com o ponto B (figura 28)

11.2.3. Cobrimento do diagrama de Rs (ou DMF)


11.2.3.1 Barras com mesmo dimetro
a) Para Armadura Tracionada

i) Divide-se o diagrama deslocado de al em (n) faixas, onde (n) representa o n de barras escalonadas de comprimentos diferentes. ii) Cada faixa ter uma altura X igual a (figura 29):

X = M mx / n

Figura 29 Diviso do diagrama de momento fletor deslocado em faixas

27

b) Para Armadura Comprimida

Para as barras comprimidas (As), no h necessidade de se efetuar o deslocamento do diagrama do valor al, em funo da analogia com a trelia clssica (figura 30).

Figura 30 - Armadura comprimida: diagrama momento fletor sem deslocamento de al

11.2.3.2 Barras com dimetros diferentes


Nesse caso, deve-se utilizar l b ao invs de l b, nec e a altura de cada faixa (Xi) ser proporcional rea de cada barra:

Xi =

M mx. . Asi , onde: As total

As total = armadura calculada para resistir Mmx Asi = rea da(s) barra(s) responsvel por absorver o quinho de esforo Xi.
Observao: esta formulao tambm pode ser usada para barras com mesmo dimetro.

11.2.4. Exemplo
Apresenta-se, a seguir, um exemplo do procedimento a ser seguido interrupo de barras. no processo de

28

Primeiro Passo) Dividir o diagrama de momentos em faixas

Neste exemplo, adotam-se quatro barras de mesmo dimetro para resistir ao momento mximo positivo. Deste modo, o diagrama pode ser dividido em 4 faixas de mesma altura. Cada faixa vai ter um comprimento (l) na face superior e outro na face inferior. Este comprimento pode ser obtido por meio de clculo ou de um desenho em escala (figura 31).
Figura 31 Diviso do diagrama de momento fletor em faixas

Segundo Passo) Deslocamento do diagrama de momentos fletores: al (figura 32)

Figura 32 Deslocamento do diagrama

Terceiro Passo) Ancoragem das barras nos apoios extremos (N1 e N2)

Supondo que seja necessrio ancorar duas barras nos apoios extremos, escolhem-se as barras que apresentam os maiores comprimentos para se estenderem ao longo de toda a viga e serem ancoradas nos apoios. o caso das barras N1 e N2 (figura 33).

29

Figura 33 Ancoragem das barras nos apoios extremos

Quarto e ltimo Passo) Interrupo das barras restantes (N3 e N4)

A ancoragem da barra tem incio na seo onde a sua tenso s comea a diminuir e deve prolongar-se pelo menos 10 alm do ponto terico de tenso s nula. Para cada faixa, faz-se a seguinte anlise: a) no ponto do diagrama deslocado, onde o momento comea a diminuir, deve-se somar o comprimento de ancoragem l b, nec b) no ponto onde o momento fletor foi totalmente absorvido pela barra, soma-se o valor de 10 c) o comprimento da barra devidamente ancorada ser o maior entre os comprimentos das faces inferior e superior da faixa Portanto: Barra 4 ( = faixa 4, figura 34)

l 4 + 2 al + 2 ( 10 ) l barra 2 al + 2 l b, nec

Figura 34 Ancoragem da barra 4

30

Barra 3 ( = faixa 3, figura 35)

l 3 + 2 al + 2 ( 10 ) l barra l 4 + 2 al + 2 l b, nec

Figura 35 Ancoragem da barra 3

Observao: o procedimento apresentado vlido tambm para as barras tracionadas

posicionadas junto s bordas superiores das vigas, ou seja, aquelas que absorvem momentos fletores de clculo convencionados como negativos (figura 36);

Figura 36 Ancoragem de barras tracionadas referentes a momentos negativos Observao: cuidado com diagramas assimtricos

31

11.3 Ancoragem em apoios intermedirios


Se o ponto A de incio de ancoragem estiver na face do apoio ou alm dela (figura 37a) e a fora Rs diminuir em direo ao centro do apoio, o trecho de ancoragem deve ser medido a partir dessa face, com a fora Rs dada no item 11.1.2. Quando o diagrama de momentos fletores de clculo (j deslocado de al) no atingir a face do apoio (figura 37b), as barras prolongadas at o apoio devem ter o comprimento de ancoragem marcado a partir do ponto A e, obrigatoriamente, devem ultrapassar 10 da face de apoio.

a) Incio da ancoragem dentro do apoio

b) Incio da ancoragem fora do apoio

Figura 37 Ancoragem em apoios intermedirios

Quando houver qualquer possibilidade da ocorrncia de momentos positivos nessa regio, provocados por situaes imprevistas, particularmente por efeitos de vento e eventuais recalques, as barras devero ser contnuas ou emendadas sobre o apoio.

11.4 Ancoragem de viga engastada elasticamente no pilar


Sempre que no clculo for considerada a transmisso de momento fletor da viga para o pilar (figuras 38), preciso prever armaduras no n viga/pilar que garanta a existncia e transferncia desse momento fletor.
Figura 38 Viga engastada no pilar

32

Duas situaes distintas podem ocorrer em funo da distribuio das tenses normais que atuam no pilar:
i) quando o pilar apresenta somente tenses de compresso pode-se adotar uma ancoragem

comum (figura 39).

Ancoragem comum Mvd compresso

Figura 39 Pilar submetido somente a tenses de compresso

ii) quando o pilar apresenta tenses de trao e compresso, deve-se garantir um comprimento

do trecho reto do gancho igual ao comprimento equivalente a uma emenda por traspasse, relativo a uma barra tracionada indicado na figura 40.

(l 0 t ) . Alm disso, deve-se adotar o raio de curvatura do gancho

Mvd

Figura 40 Pilar submetido a tenses de trao e de compresso

Alm disso, segundo LEONHARDT (1977), a transmisso dos momentos fletores da viga para os pilares extremos contnuos provoca, na regio do n, no s esforos de trao na direo diagonal, como tambm altas tenses de aderncia na armadura tracionada do pilar (figura 41).

33

c) Solicitao nas armaduras

d)Distribuio de tenses

e) Caminhos das tenses

Figura 40 Tenses de trao e de compresso na regio do n

O detalhamento recomendado LEONHARDT est mostrado na figura 41. A armadura inclinada deve ter rea igual a metade da rea da armadura a ancorar, e o dimetro das barras deve ser igual a 70% do dimetro das barras daquela armadura. Os estribos do pilar devem ter o espaamento reduzido para 10 cm (no mximo) no trecho de comprimento igual a duas vezes a largura do pilar (medida na direo da viga), acrescido da altura da viga.

a) Ancoragem em dobra

b) Ancoragem reta

Figura 41 Detalhamento recomendado por LEONHARDT (1977)

34

11.4 Ancoragem na extremidade de balanos


As barras que chegam at a extremidade de um balano devero ser ancoradas em forma de gancho, conforme mostrado na figura 42.

Figura 42 Ancoragem da barra na extremidade de um balano

Quando a extremidade do balano servir de apoio para outro elemento (geralmente vigas), a armadura ancorada dever ser capaz de resistir ao seguinte esforo Rst (figura 43):

Rst =

Vd. al d Quando lbe <

O trecho efetivo disponvel para ancoragem de barra vale: lbe = bw2 - c. lb,nec comum recorrer-se ao uso de grampos.

Figura 43 Ancoragem da barra em extremidade de balano carregado

comum, para proteger a borda livre, estender o gancho da armadura superior at a face inferior da viga, respeitados os cobrimentos (Figura 44).

Figura 44 Detalhe do gancho na extremidade de um balano

35

11.5 Ancoragem da armadura transversal em vigas (Estribos)


A ancoragem dos estribos (das vigas e dos pilares) deve ser garantida atravs de ganchos nas extremidades. Estes ganchos devem ter, em cada uma de suas quinas, uma barra longitudinal de dimetro adequado.

BIBLIOGRAFIA
ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS (1978). NBR 6118 - Projeto e execuo de obras de
concreto armado. Rio de Janeiro, ABNT.

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS (2003). NBR 6118 Projeto de estruturas de concreto. Rio de Janeiro, ABNT. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS - NBR 7197 (1989) Projeto de estruturas de concreto
protendido. 71p.

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS - NBR 8681 (1984) Aes e segurana nas estruturas. CAMACHO, J.S. (1997). Detalhamento de concreto armado. Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, UNESP, Ilha Solteira (apostila) CARVALHO, R.C.; FIGUEIREDO FILHO, J.R. (2001). Clculo e detalhamento de estruturas usuais de
concreto: segundo a NBR 6118 (NB1/80) e a proposta de 1999 (NB1/99). So Carlos, Editora da UFSCar.

FUSCO, P.B. (1975). Fundamentos da tcnica de armar: estruturas de concreto. v.3. So Paulo, Grmio Politcnico. GAIOTO, N. (1979) Estruturas de Arrimo e Empuxos de Terra. Escola de Engenharia de So Carlos, USP, So Carlos (apostila). GIONGO, S. (1993) Concreto Armado: Ancoragem por Aderncia. Escola de Engenharia de So Carlos, USP, So Carlos (apostila). LEME, R. A.S. (1993). Mtodos Atuais de Estabilizao de Taludes. So Paulo. LEONHARDT, F.; MNNIG, E. (1977). Construes de concreto: princpios bsicos do dimensionamento de
estruturas de concreto armado. v.1. Rio de Janeiro, Intercincia.

MOLITERNO, A. (1994). Caderno de Muros de Arrimo, Editora Edgar Blcher Ltda. So Paulo. MOREIRA DA ROCHA, A. (1987) Concreto Armado, Volume 3. Livraria Nobel S. A. So Paulo. PINHEIRO, L. M. ; MUZARDO, C.D. (2003) Aderncia e Ancoragem. Escola de Engenharia de So Carlos, USP, So Carlos (notas de aula). PINHEIRO, L. M. (1993). Concreto Armado: Tabelas e bacos, Escola de Engenharia de So Carlos, USP, So Carlos (apostila). VILAR, O. M., BUENO, B. S. (1985) USP, So Carlos (apostila). Mecnica dos Solos, Volume II. Escola de Engenharia de So Carlos,

36

QUESTO 3 PROVO 2002


Fazendo parte de uma equipe de clculo estrutural, voc examinou o detalhamento da armadura principal (armadura de combate flexo) de uma viga, representado esquematicamente na Figura 1, onde todas as outras armaduras (costelas, cisalhamento, etc.) foram omitidas. Voc observou tambm que no estava indicado o comprimento das barras N3.

Figura 1 - Desenho esquemtico do detalhamento da armadura principal no qual esto omitidas todas as outras armaduras da viga (costelas, cisalhamento, etc.).

Para determinar o comprimento das barras N3, inicialmente, voc calculou e desenhou o diagrama de foras Rst da viga (foras de trao na armadura), simtrico em relao ao centro, e traou 5 linhas paralelas ao eixo da viga, espaadas igualmente de forma que a distncia entre linhas contguas representasse a fora de trao absorvida por duas barras da armadura principal. Os comprimentos das linhashorizontais, medidos no interior do diagrama, esto indicados acima das mesmas (Figura 2).

Figura 2 - Diagrama de foras de trao na armadura (foras Rst).

O valor calculado para a decalagem a l , com a qual o diagrama de foras Rst encontrado anteriormente precisa ser deslocado, de 0,75 m. A ancoragem das barras ocorre em zona de boa aderncia e o comprimento de ancoragem ( l b ) deve ser obtido considerando que a armadura efetivamente utilizada (Ase) igual armadura calculada (As cal). Os pilares possuem largura de 30 cm e o vo terico da viga 10 m. Segundo a NBR 6118, o trecho da extremidade da barra de trao considerado como ancoragem tem incio onde sua tenso s comea a diminuir (o esforo comea a ser transferido para o concreto) e deve prolongar-se pelo menos 10 alm do ponto terico de tenso snula, no podendo em nenhum caso ser inferior ao comprimento necessrio de ancoragem ( l b )". De acordo com o acima exposto, na armadura longitudinal de trao de peas fletidas, o trecho de ancoragem da barra ter incio no pontoA (Figura 3) do diagrama de foras Rst deslocado; se a barra no for dobrada, o trecho de ancoragem se estender pelo menos at 10 alm do ponto B.Com base nos dados acima, determine o comprimento mnimo das barras N3, de acordo com o detalhamento da Figura 1. (valor: 10,0 pontos).

37

QUESTO 1 PROVO 2000

Voc foi designado para fazer parte de uma equipe de um projeto de drenagem urbana. Em um dos trechos, est prevista a construo de um canal retangular em concreto, enterrado no solo, conforme mostra o croquis da Figura 1. Para efeito de clculo estrutural, duas hipteses devem ser verificadas (Figura 1): Hiptese I: canal vazio dever resistir presso do solo; Hiptese II: canal completamente cheio dever resistir presso da gua, considerando que, tendo ocorrido um deslocamento do solo junto s paredes do canal, o solo no mais exerce presso sobre estas paredes.

Baseado nestas informaes, atenda ao solicitado abaixo. a) Faa um croquis da seo transversal, mostrando onde devem ser colocadas as armaduras do canal em concreto para atender s Hipteses I e II, identificando-as. No seu croquis, no se esquea de indicar as armaduras longitudinais. (valor: 5,0 pontos) b) Faa um croquis da distribuio de presso que agir sobre uma das paredes laterais do canal quando este estiver cheio (Hiptese II),indicando os valores mximo e mnimo da presso efetiva sobre esta parede do canal. Considere que o canal esteja totalmente cheio e em condio hidrosttica. (valor: 5,0 pontos) Dados/Informaes Adicionais: P = h, onde : P = presso em N/m2; = peso especfico da gua em N/m3; h = altura de gua em metros.

TABELA COMPRIMENTO DE ANCORAGEM BSICO (lb), PARA SITUAO DE BOA ADERNCIA AO CA50 (barras nervuradas) 69,4 53,0 43,7 37,7 33,4 30,1 27,5 25,5 23,7

CONCRETO C10 C15 C20 C25 C30 C35 C40 C45 C50 OBSERVAES:

CA25 (barras lisas) 78,1 59,6 49,2 42,4 37,5 33,9 31,0 28,6 26,7

CA60 (barras entalhadas) 133,8 102,1 84,3 72,6 64,3 58,0 53,1 49,1 45,8

: DIMETRO DA BARRA PARA SITUAO DE M ADERNCIA lb OBTIDO NA TABELA POR 0,7. DIVIDIR O VALOR DE

PARA BARRAS COM DIMETRO MAIOR QUE 32 MM DIVIDIR O VALOR DE lb OBTIDO NA TABELA POR [ (132 - ) / 100 ], COM DADO EM mm.

TABELA: COMPRIMENTO TOTAL DAS BARRAS COM GANCHOS


comprimento calculado considerando-se a linha que passa pelo c.g. da armadura = dimetro da barra; dob. = dimetro interno de dobra TR = trecho reto; L1 = projeo horizontal da barra
1) GANCHO TIPO A a) Extremidade com 2 ganchos: Ltot = 2 TR + L1 + 2,142 dob. +1,142

b) Extremidade com 1 gancho: Ltot = TR + L1 + 1,071 dob. +0,571

2) GANCHO TIPO B

a) Barra com ganchos nas duas extremidades: Ltot = 2 TR + L1 + 1,356 dob. + 0,356

b) Barra com gancho em uma das extremidades: Ltot = TR + L1 + 0,678 dob. +0,178

3) GANCHO TIPO C

a) Barra com ganchos nas duas extremidades: Ltot = 2 TR + L1 + 0,571 dob. - 0,429

b) Barra com gancho em uma das extremidades: Ltot = TR + L1 + 0,285 dob. - 0,215

TABELA: DETALHAMENTO DOS GANCHOS


ARMADURA DE TRAO:

a)

b) Dimetros dos pinos de dobramento, para armadura de trao

c)

Bitola (mm)

CA 25 4 5

CA 50 5 8

CA - 60 6 _

< 20 20

ESTRIBOS:

Dimetros dos pinos de dobramento, para estribos Bitola (mm) CA 25 3 t 4 t 5 t CA 50 3 t 5 t 8 t CA - 60 3 t _ _

t 10
10 < t < 20

t 20

Potrebbero piacerti anche