Sei sulla pagina 1di 19

Transformadores Reformados: economia e qualidade

Monografia submetida Universidade Federal de Santa Catarina como requisito para a aprovao da disciplina: EEL 7080: Seminrios de Engenharia Eltrica

Diego Luiz Paludo

Florianpolis, junho de 2007

Transformadores Reformados: economia e qualidade

Diego Luiz Paludo


Esta monografia foi julgada no contexto da disciplina EEL 7080: Seminrios de Engenharia Eltrica e aprovada na sua forma final pelo Curso de Engenharia Eltrica

Prof. Jorge Coelho Responsvel pela disciplina

Agradecimentos

Agradeo, em primeiro lugar aos meus pais, que possibilitam-me boas condies para que eu possa estudar e tentar um futuro promissor. Agradeo tambm aos colegas de trabalho da KVA Transformadores, empresa na qual eles dedicam seus esforos diariamente e que me motiva e me orgulha de estar entre eles futuramente.

ii

Resumo

O trabalho mostrar alguns procedimentos para a reforma de um transformador. As etapas envolvidas no processo se aplicam aos mais diversos tipos de equipamentos encontrado no mercado. Ser apresentado tambm o contexto do transformador no atual cenrio de transmisso e distribuio de energia brasileira, assim como um pouco da histria e como se baseia o funcionamento desta mquina. Alm disso, sero faladas as vantagens em se reforma um transformador, prtica essa utilizada em larga escala na sociedade brasileira. E como isso pode ajudar o meio ambiente e seus recursos naturais. E por ltimo, darei minha viso sobre as perspectiva deste mercado no futuro.

iii

Sumrio

Pgina Captulo 1: Introduo .......................................................... 01 Captulo 2: O sistema de energia brasileiro ......................... 02 Captulo 3: A histria do transformador ............................... 04 Captulo 4: O funcionamento bsico .................................... 05 Captulo 5: Nmeros e estudos no Brasil ............................. 06 Captulo 6: As vantagens de se reformar ............................. 07 Captulo 7: O procedimento da reforma ............................... 08 Captulo 8: Fatores importantes na reforma ......................... 10 Captulo 9: Certificando-se da qualidade ............................. 11 Captulo 10: Custos .............................................................. 12 Captulo 11: Concluso e perspectivas ................................ 13 Bibliografia ............................................................................ 14

iv

Captulo 1: Introduo

A transmisso e distribuio de energia em nosso pas feita de uma forma a minimizar as perdas nas linhas e assim obtermos um melhor rendimento da energia. A forma encontrada para tal, utilizar uma tenso alternada e elevada na transmisso e diminuindo at a tenso terminal prximo aos locais onde so utilizados a tenso comercial. As variaes no nvel de tenso so feitas atravs dos transformadores, mquinas com um altssimo rendimento e muito teis no atual sistema. A quantidade de transformadores instalados no Brasil um nmero bastante considervel, principalmente os transformadores de distribuio, que atuam rebaixando a tenso para o nvel comercial mais baixo. Como todas as mquinas possuem uma certa vida til, ao detectar-se algum problema deve-se tomar providncias, e a mais apropriada a manuteno do equipamento. Caso o problema seja maior, como no caso da queima do transformador, uma alternativa possvel a reforma do mesmo, eliminado os gastos da compra de um outro equipamento e dos demais problemas que iriam ser gerados. Essa prtica j utilizada pela grande maioria das concessionrias de energia no pas, e tambm pelas empresas privadas que possuem os equipamentos, pois alm de ser um servio rpido, normalizado e com qualidade, gera uma economia significativa. Uma viso geral sobre o sistema energtico e mais especificamente sobre o processo de reforma do transformador ser o assunto abordado no trabalho, assim como os demais assuntos relevantes neste contexto.

Captulo 2: O sistema de energia brasileiro.

A grande maioria da energia produzida no Brasil tm origem hidreltrica. Produzida em grandes usinas, melhores localizadas ambientalmente, a energia deve ser transportada at os grandes centros onde ficam as maiores cargas. Onde por fim realmente utilizada, para nos conceder conforto e subsidiar nossas necessidades. Os passos do modelo brasileiro de fornecimento de energia explicado basicamente abaixo: 1. Produo; Ocorre com a rotao de uma turbina (gerador), devido a fora da gua passando por suas ps. 2. Elevao da tenso; Eleva-se a tenso gerada a nveis mais altos, para diminuio das perdas. 3. Transmisso; Ocorre atravs de linhas de alta tenso, levando a energia da usina geradora at as subestaes prximas s cidades. 4. Primeiro abaixamento de tenso; Se d atravs das subestaes, onde a tenso abaixada at o nvel de distribuio, garantindo uma maior segurana a populao. 5. Distribuio; a energia levada das subestaes at o transformados prxima a carga final. 6. Abaixamento da tenso a nvel comercial; Esta a ltima mudana na energia gerada, o resultado a forma da tenso que recebemos em nossas casas, comrcio ou at em industriais.

Figura 1: Modelo de fornecimento de energia.

O modelo de transmisso brasileira, s possvel com o emprego dos transformadores nos locais onde se deseja modificar o nvel da tenso. Para isso a tenso gerada de forma alternada, e com o aumento da tenso a nveis mais altos. Com a tenso mais alta, o valor da corrente nos condutores ser menor, ou seja podemos utilizar condutores mais finos, gerando economia. Alm disso a temperatura nos mesmo ser menor, diminuindo as perdas e danos aos fios. O emprego dos transformadores pouco afeta a quantidade de perdas no sistema, uma vez que estes possuem um rendimento bastante elevado, prximos de 95%.

Captulo 3: A histria do transformador.

O transformador foi inventado em 1831 porm no foi empregado fora do laboratrio seno em 1885, quando William Stanley um engenheiro que trabalhava para George Westinghouse projetou e montou um sistema de distribuio de energia baseada em transformadores. Ele usou um gerador de 500 V e lanou a energia diretamente em uma linha de transmisso de 1200 m, no outro extremo da linha foi usado um transformador para baixar a tenso para 100 V. Whestinghouse imediatamente resolveu usar o sistema de distribuio de Stanley, reconhecendo-o como superior. Naquele mesmo ano constru a primeira usina, especialmente projetada para distribuio de energia por meio de transformadores sendo inaugurada em 30 de novembro de 1886.

Captulo 4: O funcionamento bsico.

O funcionamento do transformador explicado atravs da Lei de Faraday da Induo Eletromagntica (LFIEM), que nos diz que quando um circuito atravessado por uma corrente varivel produzido um campo magntico, e quando um circuito atravessado por um campo magntico varivel gerada uma corrente eltrica nesse circuito. O transformador bsico constitudo de dois circuitos independentes, geralmente espiras de fio, sendo o primeiro circuito chamado de primrio e o outro de secundrio. O circuito primrio atravessado por uma corrente alternada (varivel) IP. A gerado um campo magntico.

Figura 2: Esquema de um transformador mostrando o fluxo magntico no ncleo.

O circuito secundrio atravessado pelo campo magntico varivel gerado no circuito primrio, ento produzida no circuito secundrio uma corrente IS, que tem a mesma forma da corrente que atravessa o circuito primrio, mas com tenso alterada, para mais ou para menos, de acordo com um fator de proporcionalidade: a relao no nmero de espiras dos circuitos (Ns / Np). A tenso no circuito secundrio VS (tenso de sada) igual a tenso no circuito primrio VP (tenso de entrada) multiplicada pela frao NS / NP, sendo NS o nmero de espiras do circuito secundrio e NP o nmero de espiras do circuito primrio:

Captulo 5: Nmeros e estudos no Brasil.

A rea em questo j foi alvo de muitos estudos, devido seu grande valor e importncia para a sociedade. Estima-se que no estado de Santa Catarina, a Celesc, concessionria responsvel pela distribuio de energia da maioria das cidades catarinenses, possua mais de 100.000 transformadores instalados, que somam mais de 3.000 MVAs de potncia. Outro rgo responsvel por estudos a Copel, concessionria paranaense. A empresa levantou dados para determinar a vida til dos transformadores. Primeiramente viu-se o tempo em que normalmente ocorre a primeira falha, que pode ser visto no grfico abaixo.

Figura 3: Grfico da primeira falha em transformadores de distribuio.

Assim estimou-se a vida til dos equipamentos. 50 % destes tm sua vida til estimada em 12,4 anos, sendo que apenas 15% atingem os 20 anos de uso. Com isso v-se o que o volume de transformadores que teria que ser substitudos bastante elevada, fato solucionado pela reforma.

Captulo 6: As vantagens de se reformar.

As vantagens de se reformar o transformador abrange as mais diversas reas, desde a economia at a mudana de funo do mesmo equipamento. Um fator interessante, a possibilidade de se fazer reparos especficos. O funcionamento do transformador afetado mesmo tendo algumas partes dele ainda em bom estado. Com a reforma cria-se a alternativa de arrumar apenas a rea afetada, gerando uma economia no preo final do servio. Outro problema causado pela substituio, o destino final da sucata gerada pelo equipamento queimado. Com o atual estado dos nossos problemas ambientais, deve-se tomar muito cuidado com este fator, uma vez que derivados do leo isolante ou da borracha que veda as juntas podem agredir o ambiente. A maioria da matria prima empregadas nos transformadores so de origem mineral, como o cobre e o leo isolante, derivado do petrleo. Reformando-se os equipamentos estes materiais so reaproveitados com baixssimas perdas, preservando as reservas minerais do pas. H tambm a possibilidade de se aumentar a potncia do transformador original. Aps o equipamento ser aberto, faz-se um re-projeto em cima do ncleo de fabrica. Os materiais empregados atualmente sofreram melhorias comparados aos empregados a alguns anos atrs, como por exemplo a isolao dos condutores. Com isso o espao ocupado pelos fios diminui, e podemos projetar o equipamento colocando mais cobre nos enrolamentos, aumentando a potncia do transformador. O servio necessrio para uma reforma completa de um equipamento bastante rpida. Em cerca de alguns dias o equipamento j esta pronto para voltar ao sistema. Durante o perodo em que o transformador est no conserto pode-se instalar outro transformador semelhante no lugar, evitando transtornos maiores.

Captulo 7: O procedimento da reforma.

Os passos para reformar-se um transformador so esses: 1. Desmontagem; Retira-se a tampa superior, o leo isolante e posteriormente retira-se o ncleo de dentro do tanque. 2. Levantamento das avarias; Observa-se o ncleo e as avarias externas, levantado-se os defeitos no equipamento. Neste passo pode-se anotar caractersticas causadas pela queima, e possveis origens do defeito. Estes dados so fontes de estudos para proteo ou outras formas de evitar-se a queima do equipamento novamente. 3. Re-projeto; Aps a retirada dos enrolamentos antigos, mede-se o ncleo original, e calcula-se novamente o transformador para a potncia e as tenses desejadas. 4. Fabricao; Com o novo projeto parte-se para a fabricao. Novas bobinas so feitas, enquanto que o tanque, o ncleo, os isoladores, os contatos e o leo so preparados para seu emprego novamente. 5. Secagem do ncleo; Aps os enrolamentos serem novamente montados no ncleo, este passa por um estufa, onde fica por cerca de 48 horas a uma temperatura de 100 C, afim de retirar toda a umidade impregnada no papel ou entre as chapas do ncleo. 6. Montagem; Aps a secagem, coloca-se o ncleo no tanque j pintado e enche-se de leo isolante. 7. Teste eltricos; Com o transformador j montado, executa-se teste para verificar se houve alguma divergncia entre o projeto e a fabricao. Alm disso os teste determinam 8

as caractersticas reais do equipamento, como as perdas totais, diferenas no nvel de tenso entre as fases, etc. 8. Avaliao final; Por ltimo, o transformador passa por uma avaliao visual, onde feita alguns reparos na pintura, verificao e retirada de vazamentos, etc. Com tudo aprovado, o equipamento esta pronto para ser reutilizado no sistema.

Captulo 8: Fatores importantes na reforma.

Cobre

O reaproveitamento do cobre alm de ser uma forma de amenizar o impacto da explorao das reservas do metal uma forma de economia, pois o processo de industrializao da sucata mais barato que a extrao do mesmo. Tanque e ncleo

Tanto o tanque do transformador quanto o ncleo do mesmo, so totalmente reutilizveis pois conservam, na maioria das vezes, suas caractersticas originais. Necessitam apenas de reparos bsicos ou preparao de sua superfcie para o retorno linha de produo. Contatos e isoladores

Os contatos externos do transformador so limpos, retirados depsitos de gordura, leo e possveis pontos de sujeira acumulados. Aps isso, feita a estanhagem dos mesmo afim de diminuir a resistncia com os cabos ligados a eles. Os isoladores (buchas), passam por uma lavagem e secagem, sendo substitudos apenas em caso de quebra ou perda no esmalte externo. leo isolante

O leo isolante do transformador passa por uma filtragem, regenerao e secagem, garantindo seu emprego novamente com uma pequena porcentagem de perda no processo. Aps isso emitido um laudo indicando sua rigidez dieltrica, teor de gua, e outras caractersticas.

10

Captulo 9: Certificando-se da qualidade.

A prtica da reforma de transformadores largamente utilizada na sociedade brasileira, pois comprovou-se ao longo dos anos suas vantagens. A confiabilidade e qualidade do servio regularizada e mantida atravs das normas ABNT e acompanhamento dos servios por fiscais ou representantes da empresa possuidora do equipamento. Os transformadores reformados aproximam-se muito do original, e em algumas vezes obtm-se at um rendimento ainda melhor, devido aos materiais empregados e clculos mais precisos. Existem muitas empresas atuando no setor atualmente, porm a qualidade do servio varia muito. Deve-se sempre procurar empresas cujo histrico seja confivel, que mantenha em dia seus encargos tributrios, possua funcionrios qualificados e com experincia, alm de boas instalaes e atendimento.

11

Captulo 10: Custos.

Os custos para uma reforma completa de um transformador varia de acordo com sua potncia, mas gira em torno de 30% do valor de um equipamento novo. Caso os reparos sejam parciais esse valor pode ser ainda menor. Abaixo segue uma tabela com os servios discriminados para um transformador trifsico de 75 kVA, bem como seus valores em mdia. Servio Manuteno bsica Substituio do sistema de comutao Substituio da fiao do sist. de comutao (9 m) Jato Substituio do isolamento celulsico Substituio de molas e presilhas int. do isolador Placa Substituio de 3 fases de Alta Tenso Substituio de 3 fases de Baixa Tenso Terminal de aterramento Substituio tanque/tampa/radiador TOTAL Valor (R$) 483,00 48,30 20,70 161,00 110,40 27,60 6,90 839,50 473,80 6,90 113,85 2.291,95

Tabela 1: Valor dos servios para a reforma completa de um transformador de 75 kVA.

Comparando o valor final ao valor de um equipamento novo, em torno de R$ 7.100,00, percebe-se a economia gerada. A diferena de valores varia conforma a potncia dos transformadores, mas a relao percentual parecida para todos.

12

Captulo 11: Concluses e Perspectivas

Ao trmino deste, pode-se ver que a reforma de transformadores avariados uma boa alternativa para a maioria dos proprietrios dos equipamentos, incluindo concessionrias de energia e empresas privadas. O processo, dar-se de uma forma rpida, econmica e segura, transformando o equipamento queimado em um muito prximo do equipamento original. Alm disto modificaes nas caractersticas podem ser feitas na mesma estrutura, dentro de um limite, como por exemplo um aumento na potncia ou a mudana do nvel de tenso na sada. J existe um elevado nmero de equipamentos instalados, a maior parte destes ao ar livre. Futuramente este nmero deve aumentar, pois hoje j existem programas sociais, como o Luz para todos que incentivam o fornecimento de energia todas as famlias, aumentando a demanda de transformadores. A potncia dos transformadores tambm tende a aumentar j que o consumo de energia no Brasil, cresce todo ano, por volta de 4% acompanhando o crescimento econmico do pas. Uma vez que os transformadores esto sujeitos a foras da natureza, como tempestades, raios, etc, mesmo garantindo uma proteo adequada impossvel evitar a queima do equipamento, que se d principalmente pela deteorizao da isolao. A reforma vm para solucionar o problema da substituio, uma vez que teremos equipamentos cada vez mais caros, devidos aos recursos naturais empregados na fabricao, que diminuem com o passar dos anos. Economia, qualidade, rapidez, e a preservao dos nossos recursos naturais, essas so as principais caractersticas da reforma de transformadores, a qual acredito no crescimento e onde pretendo seguir minha carreira profissional.

13

Bibliografia:

[1]

MILASCH, Milan. Manuteno de transformadores em lquido isolante, So Paulo, Edgar Blcher Ltda, 1984.

[2] [3] [4] [5]

www.condupasqua.com.br www.mineraltec.com.br www.celesc.com.br www.procobre.org

14

Potrebbero piacerti anche