Sei sulla pagina 1di 8

O CONCEITO DE GNERO E SUA IMPORTNCIA PARA A ANLISE DAS RELAES SOCIAIS

Cssia Maria Carloto

Assistente Social, professora do Departamento de Servio Social da UEL, doutora em Servio Social pela PUC-SP.

RESUMO

O presente artigo aborda a emergncia e importncia do conceito de gnero, enquanto instrumento terico que permite uma abordagem emprica e analtica das relaes sociais. Priorizamos desenvolver, de forma breve, a constituio das relaes de gnero, a diviso sexual do trabalho como uma noo que nos permite discutir as bases materiais desta constituio e a relao gnero-classe e raa.

Palavras-chave: gnero, diviso sexual do trabalho, classe-gnero-raa.

Relaes de Gnero A produo de nossa existncia tem bases biolgicas que implicam a interveno conjunta dos dois sexos, o macho e a fmea. A produo social da existncia, em todas as sociedades conhecidas, implica por sua vez, na interveno conjunta dos dois gneros, o masculino e o feminino. Cada um dos gneros representa uma particular contribuio na produo e reproduo da existncia. Para Izquierdo 1 poderamos nos referir aos gneros como obras culturais, modelos de comportamento mutuamente excludentes cuja aplicao supem o hiperdesenvolvimento de um nmero de potencialidades comuns aos humanos em detrimento de outras. Modelos que se impem ditatorialmente s pessoas em funo do seu sexo. Mas esta s seria uma aproximao superestrutural do fenmeno dos gneros. A autora chama a ateno para as palavras de Marx quando este diz que na produo social de sua existncia, os homens entram em relaes determinadas, necessrias, independentes de sua vontade; estas relaes de produo correspondem a um grau determinado de desenvolvimento de suas foras produtivos materiais. O conjunto destas relaes de produo constituem a estrutura econmica da sociedade, a base real, sobre

a qual se eleva uma superestrutura jurdica e poltica e a qual correspondem formas sociais determinadas de conscincia. No a conscincia dos homens o que determina a realidade; ao contrrio, a realidade social a que determina sua conscincia (Marx apud IZQUIERDO, 199 ). A existncia de gneros a manifestao de uma desigual distribuio de responsabilidade na produo social da existncia. A sociedade estabelece uma distribuio de responsabilidades que so alheias as vontades das pessoas, sendo que os critrios desta distribuio so sexistas, classistas e racistas. Do lugar que atribudo socialmente a cada um, depender a forma como se ter acesso prpria sobrevivncia como sexo, classe e raa, sendoque esta relao com a realidade comporta uma viso particular da mesma. A construo dos gneros se d atravs da dinmica das relaes sociais. Os seres humanos s se constroem como tal em relao com os outros. Saffioti (1992, p. 210) considera queno se trata de perceber apenas corpos que entram em relao com outro. a totalidade formada pelo corpo, pelo intelecto, pela emoo, pelo carter do EU, que entra em relao com o outro.Cada ser humano a histria de suas relaes sociais, perpassadas por antagonismos e contradies de gnero, classe, raa/etnia. Chamamos a ateno, ao que Izquierdo coloca como sendo o espao social do gnero, j que isso tem uma grande importncia quando se analisa a questo da mulher na relao com a atividade trabalho. Para a autora, o modo masculino, que contribui para a produo da existncia, diferente do feminino. Alm disso,as atividades masculinas produtoras da existncia esto imbricadas em espaos distintos das femininas, que resultam em duas esferas: esfera de sobrevivncia (domstica); esfera de transcendncia (pblica). Cada uma destas esferas constitui o espao social de um dos gneros, sendo a esfera domstica o espao prprio do gnero feminino e a esfera pblica prpria do gnero masculino. A autora lembra que a separao da sobrevivncia e da transcendncia em duas esferas, converteas atividades que se desenvolvem em cada uma delas em alienadas, porque uma carece de sentido se no se refere outra. A questo no tanto estabelecer valoraes a respeito da importncia relativa de cada uma das esferas, mas assinalar que linearmente e circularmente, sobrevivncia e transcendncia domstica e pblica, masculinidade e feminilidade no so outra coisa que as duas caras da mesma realidade nica e indivisvel. A tentativa de construir o ser mulher enquanto subordinado, ou melhor, como diz Saffioti (1992), como dominada-explorada, vai ter a marca da naturalizao,do inquestionvel, j que dado pela natureza. Todos os espaos de aprendizado, os processos de socializao vo reforar os preconceitos e esteretipos dos gneros como prprios de uma suposta natureza (feminina e masculina), apoiando-se sobretudo na determinao biolgica. A diferena biolgica vai se transformar em desigualdade social e tomar uma aparncia de naturalidade.

As relaes de gnero, refletem concepes de gnero internalizadas por homens e mulheres. Eis porque o machismo no constitui privilgio de homens, sendo a maioria das mulheres tambm suas portadoras. No basta que um dos gneros conhea e

pratique atribuies que lhes so conferidas pela sociedade, imprescindvel que cada gnero conhea as responsabilidades do outro gnero (Saffioti, 1992, p. 10). O quem somos vai se constituindo atravs das relaes com os outros, com o mundo dado, objetivo. Cada indivduo encarna as relaes sociais, configurando uma identidade pessoal, uma histria de vida e um projeto de vida. Neste processo, o fato de se pertencer a um gnero ou outro, ser menino ou menina tambm conformam as referncias iniciais no mundo.

A identidade conseqncia e condio das relaes. Ou seja, pressuposta uma identidade que re-posta a cada momento. Uma vez que a identidade pressuposta reposta, ela vista como dada e no se dando. como se uma vez identificado o indivduo, a produo de sua identidade se esgotasse com o produto. Na linguagem corrente dizemos eu sou filho, ningum diz estou sendo filho (Ciampa 1990, p. 163). Neste sentido poderamos usar o estou sendo mulher e no sou mulher.Ciampa (1990) afirma que existe portanto, uma expectativa de que as pessoas devem agir de acordo com suas predicaes e ser tratadas como tal. De certa forma re-atualizamos, atravs de ritos sociais, uma identidade pressuposta, que assim vista como algo dado. Com isso retira-se o carter de historicidade da mesma, aproximando-se mais da noo de um mito que prescreve as condutas corretas, re-produzindo o social. No podemos deixar de destacar que a imposio de condutas e normas no so vividas de forma tranqila numa assimilao simples e mecnica. Ao contrrio medida que so impostos e no dados por uma pretensa natureza, h conflitos e resistncias que vo sendo confrontados com os limites concretos impostos muitas vezes pela violncia domstica e sexual. As relaes de gnero se estabelecem dentro de um sistema hierrquico que d lugar a relaes de poder, nas quais o masculino no unicamente diferente do feminino. Esta diferena de poder torna possvel a ordenao da existncia em funo do masculino, em que a hegemonia se traduz em um consenso generalizado a respeito da importncia e supremacia da esfera masculina.

Diviso Sexual do Trabalho: breves consideraes

Diviso sexual do trabalho, tem sido outro importante conceito para compreenso do processo de constituio das prticas sociais permeadas pelas construes dos gneros a partir de uma base material. O uso de prticas sociais aqui usado como uma noo indispensvel que permite a passagem do abstrato ao concreto; poder pensar simultaneamente o material e o simblico; restituir aos atores sociais o sentido de suas prticas, para queo sentido no seja dado de fora por puro determinismo (Kergoat, 1996).

A diviso sexual do trabalho assume formas conjunturais e histricas, constri-se como prtica social, ora conservando tradies que ordenam tarefas masculinas e tarefas femininas na indstria, ora criando modalidades da diviso sexual das tarefas. A subordinao de gnero, a assimetria nas relaes de trabalho masculinas e femininas se manifesta no apenas na diviso de tarefas, mas nos critrios que definem a qualificao das tarefas, nos salrios, na disciplina do trabalho. A diviso sexual do trabalho no to somente uma conseqncia da distribuio do trabalho por ramos ou setores de atividade, seno tambm o princpio organizador da desigualdade no trabalho (Lobo, 1991). Vale ressaltar como mostra Brito e Oliveira (1997, p. 252):que a diviso sexual do trabalho no cria a subordinao e a desigualdade das mulheres no mercado de trabalho, mas recria uma subordinao que existe tambm nas outras esferas do social. Portanto a diviso sexual do trabalho est inserida na diviso sexual da sociedade com uma evidente articulao entre trabalho de produo e reproduo. E a explicao pelo biolgico legitima esta articulao. O mundo da casa, o mundo privado seu lugar por excelncia na sociedade e a entrada na esfera pblica, seja atravs do trabalho ou de outro tipo de prtica social e poltica, ser marcada por este conjunto de representaes do feminino.

Conforme Humphrey (1987), a diviso sexual do trabalho um processo que no se resume a alocar homens e mulheres em estruturas ocupacionais, perfis de qualificao e tipos de postos de trabalho j definidos. Da mesma maneira a qualificao uma construo social fortemente sexuada, marcada pelos gneros, uma dimenso fundamental do processo de constituio das categorias que vo estruturar a definio dos postos de trabalho e dos perfis de qualificao e competncias a eles associados.

A diviso sexual do trabalho, como base material do sistema de sexo-gnero concretiza e d legitimidade s ideologias, representaes e imagens de gnero, estas por sua vez fazem o mesmo movimento em relao s prticas cotidianas que segregam as mulheres nas esferas reprodutivas-produtivas, num eterno processo de mediao.

A categoria gnero

A categoria gnero vai ser desenvolvida pelas tericas do feminismo contemporneo sob a perspectiva de compreender e responder, dentro de parmetros cientficos, a situao de desigualdade entre os sexos e como esta situao opera na realidade e interfere no conjunto das relaes sociais. Varikas (1989) afirma que ao tomar emprestado o termo da gramtica e da linguagem, as feministas postularam a necessidade de superar o sexo biolgico, mais ou menos dado pela natureza, do sexo social, produto de uma construo social permanente, que forma

em cada sociedade humana, a organizao das relaes entre os homens e as mulheres. A noo de gnero adquire um duplo carter epistemolgico, de um lado, funciona como categoria descritiva da realidade social, que concede uma nova visibilidade para as mulheres, referindo-se a diversas formas de discriminao e opresso, to simblicos quanto materiais, e de outro, como categoria analtica, como um novo esquema de leitura dos fenmenos sociais. A principal importncia desta abordagem que alm de ser um conceito que tenta desconstruir a relao entre as mulheres e a natureza como nos diz Surez (2000) um conceito acionado para distinguir e descrever categorias sociais (uso emprico) e para explicar as relaes que se estabelecem entre elas (uso analtico). Para Kergoat (1996), que fala em relaes sociais de sexo 2 o conceito leva a uma viso sexuada dos fundamentos e da organizao da sociedade, ancorada materialmente na diviso sexual do trabalho, num esforo para pensar de forma particular, mas no fragmentada, o conjunto do social, j que as relaes de gnero existem em todos os lugares, em todos os nveis do social. Esta abordagem deve estar integrada em uma anlise global da sociedade e ser pensada em termos dinmicos, pois repousa em antagonismos e contradies. Lauretis (1994), iniciando a reflexo sobre o termo gnero a partir da gramtica e de como este aparece na forma gramatical de diferentes maneiras, ou mesmo ausentes, conforme a lngua, verifica que: o termo gnero uma representao no apenas no sentido de que cada palavra, cada signo, representa seu referente, seja ele um objeto, uma coisa, ou ser animado. O termo gnero , na verdade, a representao de uma relao, a relao de pertencer a uma classe, um grupo, uma categoria. Gnero a representao de uma relao(...) o gnero constri uma relao entre uma entidade e outras entidades previamente constitudas como uma classe, uma relao de pertencer(...) Assim, gnero representa no um indivduo e sim uma relao, uma relao social; em outras palavras, representa um indivduo por meio de uma classe (Lauretis, 1994, p. 210) 3. Seguindo o texto de Lauretis (1994), as concepes de masculino e feminino, nas quais todos os seres humanos so classificados, formam em cada cultura, um sistema de gnero, um sistema simblico ou um sistema de significaes que relaciona o sexo a contedos culturais de acordo com valores e hierarquias sociais. Vale destacar, pela pertinncia ao tema deste texto, que embora os significados possam variar de uma cultura para outra, qualquer sistema de sexo-gnero est sempre intimamente interligado a fatores polticos e econmicos em cada sociedade. Sob essa tica, a construo cultural do sexo em gnero e a assimetria que caracteriza todos os sistemas de gnero atravs de diferentes culturas so entendidas como sendo sistematicamente ligadas organizao da desigualdade social (Lauretis, p. 212). Uma das principais proposies do texto de Lauretis (1994) quanto construo do gnero enquanto produto e processo:a construo do gnero tanto produto quanto o processo de sua representao. Para ela o sistema sexo-gnero, enfim, tanto uma construo sociocultural quanto um aparato semitico, um sistema de representaes que atribui significado (identidade, valor, prestgio, posio de parentesco, status dentro da hierarquia social etc.) a indivduos dentro da sociedade. Se as representaes de

gnero so posies sociais que trazem consigo significados diferenciais, ento o fato de algum ser representado ou se representar como masculino ou feminino subentende a totalidade daqueles atributos social (Lauretis, 1994, p. 212). Lauretis (1994, p. 216), chama a ateno para a relao ideologia-gnero. Diz ela: pois, se o sistema sexo-gnero um conjunto de relaes sociais que se mantm por meio da existncia social, ento o gnero efetivamente uma instncia primordial da ideologia, e obviamente no s para as mulheres. Alm disso, trata-se de uma instncia fundamental de ideologia, independentemente do fato de que certos indivduos se vejam fundamentalmente definidos(oprimidos) pelo gnero, como as feministas culturais brancas, ou por relaes de classe e raa, como o caso das mulheres de cor.

Classe social Uma questo terica importante que as pesquisadoras feministas enfrentaram quanto ao uso da categoria classe social. Kergoat (1996) trouxe uma importante contribuio a este debate. Para ela a utilizao que feita do conceito de classe no permite captar o lugar da mulher na produo e na reproduo sociais.As relaes de classe e relaes de gnero so coextensivas: tanto para as mulheres como para os homens s podem ser analisadas conjuntamente. Todos os indivduos so homens ou mulheres e, por outro lado, todos tm uma situao de classe a ser determinada.

Para Saffioti (1997, p. 61), os processos de subjetivao-objetivao esto constantemente sujeitos a capacidade-incapacidade de apropriao dos frutos da prxis humana por parte dos sujeitos, no somente em virtude da sociedade estar dividida em classes sociais, mas tambm por ser ela atravessada pelas contradies de gnero e raa/etnia. A autora no concebe, contudo, esses trs ordenamentos das relaes sociais como complexos, que correm paralelamente. Para Saffioti, estas trs dimenses so trs antagonismos fundamentais que entrelaam-se de modo a formar um n, que pem em relevo as contradies prprias de cada ordenamento das relaes sociais e que as potencializa, apresentando este n uma lgica contraditria. A autora ilustra a existncia do n atravs do que ela chama de um exame ligeiro da vocao do capital para a equalizao de todas as foras de trabalho: tomando-se gnero, raa/etnia como relaes diferenciadoras do mercado de trabalho, pode-se afirmar, sem medo de errar, que em todas as sociedades presididas pelo referido n, formado pelas trs contradies bsicas, o capital no obedece quela lgica abstrata que lhe permite prescindir do trabalho domstico gratuito (Saffioti 1997, p. 62). Segundo Saffioti a projeo de Marx de que a igualdade na explorao da fora de trabalho o primeiro dos direitos do capital (apud Marx 1959, p. 232) no se realizou em nenhuma sociedade, porquanto a fora de trabalho diferenciada em termos de gnero e raa/etnia. Sendo parte do n, o capital no tem alcance suficiente para equalizar todas as foras de trabalho. Concluindo, lembramos que embora o conceito de gnero tenha adquirido fora e destaque enquanto instrumento de anlise das condies das mulheres ele no deve ser

utilizado como sinnimo de mulher. O conceito usado tanto para distinguir e descrever as categorias mulher e homem, como para examinar as relaes estabelecidas entre elas e eles. Como diz Surez (2000) a expresso relaes de gnero destaca o uso analtico do conceito. Devemos destacar tambm que a emergncia do conceito e sua utilizao est fortemente impregnado de uma dimenso poltica, tanto no que diz respeito a suas origens, como quanto aos seus propsitos. Ele ganha fora a partir do movimento feminista, cujas principais propostas esto voltadas s mudanas nas relaes de poder tanto no mbito pblico como no privado, procurando abolir qualquer forma de dominao-explorao no conjunto das relaes sociais. NOTAS 1Bases materiales del sistema sexo/gnero de Maria Jesus Izquierdo, Profesora del Departamento de Sociologia na Universidad Autnoma de Barcelona. Notas esparsas utilizada em curso do SOF-Sempreviva Organizao Feminista. So Paulo, 1990. [voltar] 2 Kergoat chama ateno para o debate sobre a utilizao do termo gnero, relaes de gnero, ao invs de relaes sociais de sexo. Diz a autora (1996, p. 24) a primeira observao de bom senso: impossvel colocar em oposio gnero e relaes sociais de sexo; os dois termos so altamente polissmicos. Encontramos nos dois casos, os mesmo leque de acepes que vo da simples varivel mulheres, at uma anlise em termos de relaes sociais antagnicas (Scottr,1988). Trata-se a meu ver, menos de conceituaes alternativas do que formalizaes preferenciais.[voltar] 3 Lauretis utiliza o termo classe, segundo suas palavras, deliberatamente, embora sem querer aqui significar classe(s) social (s), pois quero preservar a acepo de Marx, que v classe como um grupo de pessoas unidas por determinantes e interesses sociais incluindo especialmente a ideologia que no so nem livremente escolhidos nem arbitrariamente determinados (Lauretis, 1994, p. 211).[voltar] ABSTRACT The present article approaches the emergence and the importance of the gender concept, as a theoretical instrument, which allows an empiric and analytical approach of social relations. We have prioritized to develop in a brief formal, the constitution of gender relations, and the sexual division of work, as a notion that allows us to discuss the material basis of this constitution and th fender-class-race relation. Key words: gender, sexual division of work, class-gender-race.

BIBLIOGRAFIA BRITO, J. ; OLIVEIRA, O. Diviso sexual do trabalho e desigualdade nos espaos de trabalho. In: SILVA FILHO, F. e JARDIM S. (orgs.) A Danao do Trabalho,. Te Cor. Rio de Janeiro. 1997. CIAMPA, A. C. A Estoria do Severino e a histria da Severina. So Paulo: Brasiliense, 1990.

HARDING, S. A Instabilidade das categorias analticas na teoria feminista. Revista Estudos Feministas, Rio de Janeiro, v.1, n.1,p. 7-32, 1993. HIRATA, H. ; KERGOAT, D. A Classe operria tem dois sexos. Revista Estudos Feministas. Rio de Janeiro, v.2, n.3, 1994. HUMPHREY, J. Gender and work in the third world, Londres / New York, Iavistok Publications, 1987. IZQUIERDO, M.J. Bases materiais del sistema sexo/gnero. So Paulo: SOF, [199?]. Mimeografado. KERGOAT, D. Relaes sociais de sexo e diviso sexual do trabalho. In: LOPES, M. J. M.; MEYER, D.E.; WALDOW, V.R. (Orgs.) Gnero e sade. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1996. LAURETIS, T. A tecnologia do gnero. In: HOLLANDA, B.H. Tendncias e impasses: o feminismo como crtica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. LOBO, E. S. A Classe operria tem dois sexos. So Paulo: Brasiliense, 1991. LOURO, G.L. Nas redes do conceito de gnero. In: LOPES, M. J. M; MEYER, D.E.; WALDOW, V.R. (Orgs.). Gnero e Sade. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1996. SAFFIOTI, H.I.B. Rearticulando gnero e classe social. In: COSTA, A.O. ; BRUSCHINI, C. (Orgs.) Uma Questo de gnero. So Paulo ; Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1992. ______. Violncia de gnero: lugar da prxis na construo da subjetividadade. Revista Lutas Sociais, So Paulo, n. 2, 1997. SUAREZ, M. Gnero: uma palavra para desconstruir idias e um conceito emprico e analtico. In: ENCONTRO DE INTERCMBIO DE EXPERINCIAS DO FUNDO DE GNERO NO BRASIL, 1, 2000. Gnero no mundo do trabalho. Braslia: [s.n.] 2000.

VARIKAS, E. Jornal das damas: feminismo no sec. XIX na Grcia. In: SEMINRIO RELAES SOCIAIS DE GNERO VERSUS RELAES DE SEXO. So Paulo:FFLCH/USP. 1989

Potrebbero piacerti anche