Sei sulla pagina 1di 6

Resumo do livro " A cidade e as serras" de Ea de Queirs

Publicado em 1901, no ano seguinte ao da morte de Ea de Queirs, o romance A Cidade e as Serras foi desenvolvido a partir da idia central contida no conto Civilizao, datado de 1892. um romance denso, belo, ao longo do qual Ea de Queirs ironiza ferrenhamente os males da civilizao, fazendo elogio dos valores da natureza.

uma obra das mais significativas de Ea de Queirs. Nela o escritor relata a travessia de Jacinto de Tormes, um ferrenho adepto do progresso e da civilizao - da cidade para as serras. Ele troca o mundo civilizado, repleto de comodidades provenientes do progresso tecnolgico, pelo mundo natural, selvagem, primitivo e pouco confortvel, no sentido dos bens que caracterizam a vida urbana moderna, mas onde encontra a felicidade, mudando radicalmente de opinio.

A Cidade e as Serras preconiza uma relao entre as elites e as classes

subalternas na qual aquelas promovessem estas socialmente, como faz Jacinto ao reformar sua propriedade no campo e melhorar as condies vida dos trabalhadores.

Por meio do personagem central, Jacinto de Tormes, que representa a elite portuguesa, a obra critica-lhe o estilo de vida afrancesado e desprovido de autenticidade, que enaltece o progresso urbano e industrial e se desenraiza do solo e da cultura do pas.

Na obra, a apologia da natureza no pode ser confundida com o elogio da mesmice e da mediocridade da vida campestre de Portugal. Ao contrrio, trata-se de agigantar o esprito lusitano, em seu carter ativo e trabalhador. Assim, podemos afirmar que depois da tese (a hipervalorizao da civilizao) e da anttese (a hipesvalorizao da natureza), o protagonista busca a sntese, ou seja, o equilbrio, que vem da racionalizao e da modernizao da vida no campo.

Um argumento para tal interpretao est no fato de que, quando se desloca para a serra, Jacinto sente uni irresistvel mpeto empreendedor, que luta inclusive contra as resistncias dos empregados ao trabalho.

Concluindo, Jacinto de Tormes, ao buscar a felicidade, empreendeu uma viagem que o reencontrou consigo mesmo e com o seu pas. Tal viagem, que concomitantemente exterior e interior, abarca a ptria portuguesa e se reveste de uma significao particular, pode ser lida como um processo de auto-conhecimento: um novo Portugal e um novo portugus se percebem nas serras que querem utilizam da cidade o necessrio para se civilizarem sem se corromperem.

Podemos considerar A Cidade e as Serras um romance no qual se destaca a categoria espao, na medida em que os ambientes so fundamentais para a compreenso da histria, destacando-se os

contrastes por meio dos quais se contrapem. Assim, a amplido da quinta de Tormes contrasta com a estreiteza do universo tecnolgico do 202, o que aponta para a oposio entre o espao civilizado e o espao natural, presente em todo o romance.

Foco narrativo

Escrito em primeira pessoa, A Cidade e as Serras, como a maioria dos romances de Ea de Queirs, h um narrador-personagem, Jos Fernandes, o qual no se confunde com o protagonista da obra, Jacinto de Tormes. Este narrador coloca-se como menos importante do que o protagonista, como podemos perceber, por exemplo, no incio da obra.

Nos primeiros pargrafos do livro o narrador, em vez de apresentar-se ao leitor, coloca-se em segundo plano para apresentar toda a descendncia dos de Tormes, at aparecer a figura de Jacinto. Alm disso, d-lhe tratamento diferenciado, parecendo idealizar Jacinto, na medida em que o chama de "Prncipe da Gr-Ventura", conforme apelido estudantil do protagonista.

Personagens

Uma particularidade da personagem Jos Fernandes, est na importncia que d aos instintos, sobrepondo-os sua capacidade de sentir ou de pensar. Assim, tanto desiluses amorosas quanto preocupaes sociais so tratadas com almoos extraordinrios. Ao longo do romance ele procura provar o engano que as crenas civilizatrias de seu amigo, Jacinto de Tormes, podem conduzir, embora o admire exageradamente.

Jacinto de Tormes filho de uma famlia de fidalgos portugueses, mas

nascido e criado em Paris. Se cerca de artefatos da civilizao e de tudo o que a cincia produz de mais moderno. Entretanto, o excesso de cio e conforto o entedia, a ponto de faz-lo perder o apetite, a sede lendria, a robustez fsica e a disposio intelectual da juventude. Levado pelas circunstncias a conhecer suas propriedades nas serras portuguesas, apaixona-se pelo campo, l introduzindo algumas inovaes.

Mesmo em contato com a natureza, Jacinto no abandona alguns de seus hbitos urbanos. Desenha futuras hortas, planeja bibliotecas na quinta, traz banheiras e vidros desconhecidos dos habitantes do lugar. Por fim, manda instalar uma linha telefnica nas serras, o que comprova que no fundo no houve grandes modificaes em suas crenas.

Ele representa no apenas uma crtica do escritor ultracivilizao, mas tambm a utopia de um novo Portugal, uma nova ptria, capaz de modernizar-se, sem perder as tradies e as particularidades nacionais.

Trata-se, enfim, de um D. Sebastio atualizado pelo socialismo e pelo positivismo. A trajetria percorrida pelo protagonista Jacinto de Tormes deve-se em grande parte, s instncias e insistncias de Jos Fernandes, que ao mesmo tempo contador da histria e um de seus personagens principais.

Os personagens ligados vida no campo caracterizam-se por atitudes simples e transparentes, embora tradicionalistas. Um exemplo pode ser o av de Jacinto, Gato, cuja ligao ancestral com o referido ambiente manifesta-se pela total devoo realeza absolutista, que o leva a abandonar Portugal depois da expulso de D. Miguel.

Entretanto, a melhor representao desse grupo de personagens da

obra pode ser atribuda a Joaninha, a mulher por quem Jacinto se apaixona, graas a seus atributos naturais e sua simplicidade de esprito. Enredo

O narrador centraliza seu interesse na figura de um certo Jacinto, descrevendo-o como um homem extremamente forte e rico, que, embora tenha nascido em Paris, no 202 dos Campos Elseos, tem seus proventos recolhidos de Portugal, onde a famlia possui extensas terras, desde os tempos de D. Dinis, com plantaes e produo de vinho, cortia e oliveira, que lhe rendem bem.

O av de Jacinto, tambm Jacinto, gordo e rico, a quem chamavam D. Galeo, era um fantico miguelista. Quando D. Miguel deixou o poder, Jacinto Galeo exilou-se voluntariamente em Paris, l morrendo de indigesto. D. Angelina Fafes, aps a morte do marido, no regressou a Portugal, e, em Paris, criou seu filho, o franzino e adoentado Cintinho que se casou com a filha de um desembargador, nascendo desta unio nosso protagonista.

Desde pequeno Jacinto brilhara, quer por sua inteligncia, quer por sua capacidade. Aos 23 anos tornou-se um soberbo rapaz, vestido impecavelmente, cabelos e bigodes bem tratados, e feliz da vida. Tudo de melhor acontecia com ele, sendo chamado pelos companheiros de Prncipe da Gr-Ventura.

Positivista animado, Jacinto defendia a idia de que o homem s superiormente feliz quando superiormente civilizado. A maior preocupao de Jacinto era defender a tese de que a civilizao cidade grande, mquina e progresso que chegavam atravs do fongrafo, do telefone cujos fios cortam milhares de ruas, barulhos de veculos, multides... Civilizao enxergar frente.

Com estes olhos que recebemos da Madre Natureza, lestos e sos, ns podemos apenas distinguir alm, atravs da Avenida, naquela loja, uma vidraa alumiada. Nada mais! Se eu porm aos meus olhos juntar os dois vidros simples de um binculo de corridas, percebo, por trs da vidraa, presuntos, queijos, boies de gelia e caixas de ameixa seca. Concluo, portanto, que uma mercearia.

Potrebbero piacerti anche