Sei sulla pagina 1di 7

SUMRIO 1. 2. 3. 4. 5. 5.1. 5.2. 6. 7. 8. 9.

Tema--------------------------------------------------------------4 Delimitao do tema-------------------------------------------4 Problema---------------------------------------------------------4 Hiptese de estudo---------------------------------------------4 Objetivos da pesquisa Objetivo geral-------------------------------------------------4 Objetivo Especfico-------------------------------------------4 Justificativas----------------------------------------------------5 Fundamentao Terica---------------------------------------5 Metodologia----------------------------------------------------6 Referencias------------------------------------------------------6

1. TEMA A importncia da Educao e comunicao quanto ao uso correto de EPI(s).

2. DELIMITAO DO TEMA A importncia da educao e comunicao no que se diz respeito ao uso correto dos equipamentos e procedimentos de segurana dos profissionais da enfermagem.

3. PROBLEMA Ser que existe Ser que existem funcionrios que mesmo sabendo dos riscos que esto expostos fazem uso incorreto dos equipamentos de segurana?

4. HIPTESE DE ESTUDO As vezes o uso incorreto ou at mesmo a falta do uso dos EPI(s) no por irresponsabilidade ou rebeldia dos trabalhadores, mas, pelas condies de trabalho.

5. OBJETIVOS 5.1. OBJETIVO GERAL Orientao da importncia do uso correto dos EPI(s) por meio da educao e comunicao. 5.2. OBJETIVO ESPECFICO Verificar o uso incorreto ou falta dos equipamentos de segurana, analisando as causas; Conscientizar o profissional dos riscos, pela no utilizao dos EPI(s); Proporcionar uma comunicao clara, com feed back; Diligenciar mudanas efetivas no ambiente de trabalho de riscos biolgicos.

6. JUSTIFICATIVA Os Profissionais de enfermagem esto expostos a diversos riscos em seu ambiente laboral. As vezes o risco ocupacional pode estar oculto por ignorncia ou por falta de informaes. Portanto, a educao para a conscientizao da importncia do uso dos EPI(s) uma medida preventiva e de controle, indispensvel para a segurana do profissional, como tambm para o cliente.

7. FUNDAMENTAO TERICA De acordo com FOCACCIA (2005) teoricamente, vrios so os mecanismos atravs dos qual profissional de sade pode vir a sofrer infeces de um paciente, dentre eles esto: ferimentos perfurantes por agulhas, ferimento por objetos cortantes, exposio de leses prvias de pele ao sangue do paciente, transmisso atravs de mucosas ou queimaduras por cautrio. Conforme afirmam SCCO ET AL., (2002), AS precaues padro so a melhor alternativa para a preservao da sade dos trabalhadores expostos ao risco biolgico, porm muitas vezes a ocorrncia de acidentes atribuda somente ao no seguimento destas normas, deixando de lado muitos outros fatores que tambm contribuem para os acidentes, como a sobrecarga de trabalho, a falta de treinamento, inesperincia, indisponibilidade de tarefas, dupla jornada de trabalho, entre outros. Ainda cabe assinalar que a execuo real do trabalho quase nunca segue ao p da letra as normas e instrues, sob o risco de prejudicar o prprio ritmo imposto ao trabalho (Laurell: Noriega, 1989 Apd steffens 2008).

8. METODOLOGIA Em busca de respostas para a pesquisa, aps a seleo de um grupo de profissionais da rea de sade (Tcnico de enfermagem) de nvel mdio de escolaridade, que trabalham no mesmo setor (Enfermeiras) de um hospital (maternidade de alto risco) foi realizado uma entrevista. Apartir da anlise dos questionrios preenchidos pelos profissionais, bem como, por meio de outras fontes de estudo, tornando-se possvel buscar solues e transmiti-las atravs da comunicao, a respeito da orientao do uso correto dos equipamentos de segurana e a conscientizao quanto aos riscos.

9. REFERENCIAS VIII semana da pesquisa da funda centro; Orientaes-para-elaborao-de-projetos; Apostila de enfermagem; NR 32

Potrebbero piacerti anche